Continente e P.Doce abertos dia 1, o que acham ?
Elias Escreveu:rmachado Escreveu:É pá..
Eu não sou extremista do género tudo aberto vs Tudo fechado... algures no meio deve estar uma solução mais consensual. Agora que acho que muitos deviam estar fechados acho.
Claro, claro. Aquilo que nos dá jeito usar ao fim-de-semana deve permanecer aberto
rmachado Escreveu:PS - Eu uso Via Verde...
Eu também.
E não te parece legítimo exigir que ao fim-de-semana não haja portageiros, argumentando que qualquer pessoa pode aderir à Via Verde?
É pá.. não Elias...
Tu agora pareces que engoliste uma cassete.
Não é o que me dá jeito... se fosse assim então defendia estar tudo aberto..

Mas acho que muitos dos serviços que estão abertos podiam estar fechados sem vir dai mal ao mundo.
- Registado: 24/8/2004 10:42
rmachado Escreveu:É pá..
Eu não sou extremista do género tudo aberto vs Tudo fechado... algures no meio deve estar uma solução mais consensual. Agora que acho que muitos deviam estar fechados acho.
Claro, claro. Aquilo que nos dá jeito usar ao fim-de-semana deve permanecer aberto

rmachado Escreveu:PS - Eu uso Via Verde...
Eu também.
E não te parece legítimo exigir que ao fim-de-semana não haja portageiros, argumentando que qualquer pessoa pode aderir à Via Verde?
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Uma coisa parece-me mais ou menos evidente: o modelo de desenvolvimento adoptado pela nossa sociedade faz com que haja um número cada vez maior de serviços considerados "essenciais" - a tendência é, pois, a de haver cada vez mais coisas abertas ao domingo.
Basta pensar no turismo: muitas famílias vão para fora essencialmente ao fim-de-semana, e nessa altura esperam poder dispor de serviços "essenciais" como a hotelaria, a restauração, os transportes, as bombas de gasolinas, as portagens (!) e por aí adiante. Se defendermos que nada, mas mesmo nada, deve poder funcionar ao domingo, então matamos a indústria do turismo.
Já agora, rmachado, o que pensas sobre o facto de os portageiros trabalharem ao domingo? Não podem ir almoçar com as respectivas famílias, pois têm de estar receber os pagamentos dos que tiraram o dia para irem passear com a família. É chato, não é?
É pá..
PS - Eu uso Via Verde...

Se tens dúvidas, questiona a administração destas duas empresas.
Eles não são mentirosos.
Irão confirmar que sempre estiveram encerrados neste dia.
Eles não são mentirosos.
Irão confirmar que sempre estiveram encerrados neste dia.
Elias Escreveu:ferradura Escreveu:Em causa estão duas empresas que SEMPRE estiveram fechados este dia.
Em que te baseias para escrever isto?
- Registado: 5/4/2010 21:14
Penso que ainda nao entenderam nada, pelo menos alguns senhores.
Em causa estão duas empresas que SEMPRE estiveram fechados este dia.
Porque motivo mudaram de ideias ?
Esse é o perigo.
Estará em causa o dia de Natal e ano novo ?
Estarão em causa as férias ?
Em causa estão duas empresas que SEMPRE estiveram fechados este dia.
Porque motivo mudaram de ideias ?
Esse é o perigo.
Estará em causa o dia de Natal e ano novo ?
Estarão em causa as férias ?
- Registado: 5/4/2010 21:14
Uma coisa parece-me mais ou menos evidente: o modelo de desenvolvimento adoptado pela nossa sociedade faz com que haja um número cada vez maior de serviços considerados "essenciais" - a tendência é, pois, a de haver cada vez mais coisas abertas ao domingo.
Basta pensar no turismo: muitas famílias vão para fora essencialmente ao fim-de-semana, e nessa altura esperam poder dispor de serviços "essenciais" como a hotelaria, a restauração, os transportes, as bombas de gasolinas, as portagens (!) e por aí adiante. Se defendermos que nada, mas mesmo nada, deve poder funcionar ao domingo, então matamos a indústria do turismo.
Já agora, rmachado, o que pensas sobre o facto de os portageiros trabalharem ao domingo? Não podem ir almoçar com as respectivas famílias, pois têm de estar receber os pagamentos dos que tiraram o dia para irem passear com a família. É chato, não é?

"apenas urgências" Elias?
E os acamados, e os convalescentes enfim todas as pessoas que infelizmente lá estão?
Apenas as consultas externas não funcionam... o resto está lá.. (na pratica não é bem assim mas percebes a ideia)
(e sim até as visitas hospitalares são um passeio de familia... alguns até muito felizes (nascimento))
Bem.. façamos assim..
Quem quer ir vai, quem não quer não vai as lojas...
Agora o argumento do "dá jeito" é que me complica o sistema... mas admito que pode ser a minha veia sindicalista a falar (e eu detesto sindicatos).
E os acamados, e os convalescentes enfim todas as pessoas que infelizmente lá estão?
Apenas as consultas externas não funcionam... o resto está lá.. (na pratica não é bem assim mas percebes a ideia)
(e sim até as visitas hospitalares são um passeio de familia... alguns até muito felizes (nascimento))
Bem.. façamos assim..
Quem quer ir vai, quem não quer não vai as lojas...
Agora o argumento do "dá jeito" é que me complica o sistema... mas admito que pode ser a minha veia sindicalista a falar (e eu detesto sindicatos).
Pergunta: E em relação às centenas de industrias nacionais onde laboram 4 turnos 24 horas por dia 7 dias por semana?
Resposta: Acho que se deve parar a produção ao fim-de-semana, nem que se tenha que nacionalizar as industrias, pois o mais provável seria os empresários deslocarem a produção. Tenho a certeza que o acréscimo na produção de uma empresa nacionalizada e com os trabalhadores cheios de força por causa do descanso do fim-de-semana anula o custo de desligar um forno ou parar uma linha de produção...
Concluindo, acho que se deve nacionalizar as empresas que obriguem os trabalhadores a trabalhar ao fim-de-semana. Todas, a começar nos agricultores que tiram o leite às vacas aos domingos...
Resposta: Acho que se deve parar a produção ao fim-de-semana, nem que se tenha que nacionalizar as industrias, pois o mais provável seria os empresários deslocarem a produção. Tenho a certeza que o acréscimo na produção de uma empresa nacionalizada e com os trabalhadores cheios de força por causa do descanso do fim-de-semana anula o custo de desligar um forno ou parar uma linha de produção...
Concluindo, acho que se deve nacionalizar as empresas que obriguem os trabalhadores a trabalhar ao fim-de-semana. Todas, a começar nos agricultores que tiram o leite às vacas aos domingos...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
rmachado Escreveu:O MC não serve em continuo... muitos fecham as 24h tendo o Drive aberto até as 02h (e depende do dia).
Certo, mas alguém tem de lá estar a atender, certo?
rmachado Escreveu:A Portugalia referes-te a qual?
Há várias, a começar pela da Almirante Reis.
rmachado Escreveu:E tb não generalizes.. Os hospitais têm de estar abertos e alguns serviços tb.
Nos hospitais apenas funcionam as urgências. Os serviços de consultas regulares não te atendem ao domingo em parte nenhuma.
Não vamos confundir urgências com passeios de família, pois não?
O Elias
Que belos exmplos foste buscar...
O MC não serve em continuo... muitos fecham as 24h tendo o Drive aberto até as 02h (e depende do dia).
A Portugalia referes-te a qual?
Entretanto estive a ler o "teu" link e é curioso que a Meca do capitalismo é dos sitios que mais restringe a abertura aos Domingos... curioso.
E tb não generalizes.. Os hospitais têm de estar abertos e alguns serviços tb.
O grande problema destas aberturas ao Domingo é que existe um aproveitamento muito grande da "disponibilidade" da força de trabalho... e embora se diga que não são obrigados... enfim... é muito bonito dizer isto para quem não está lá. (e sim sei do que estou a falar, não é de boca)
Que belos exmplos foste buscar...
O MC não serve em continuo... muitos fecham as 24h tendo o Drive aberto até as 02h (e depende do dia).
A Portugalia referes-te a qual?
Entretanto estive a ler o "teu" link e é curioso que a Meca do capitalismo é dos sitios que mais restringe a abertura aos Domingos... curioso.
E tb não generalizes.. Os hospitais têm de estar abertos e alguns serviços tb.
O grande problema destas aberturas ao Domingo é que existe um aproveitamento muito grande da "disponibilidade" da força de trabalho... e embora se diga que não são obrigados... enfim... é muito bonito dizer isto para quem não está lá. (e sim sei do que estou a falar, não é de boca)
rmachado Escreveu:Por acaso não...
Eu até o faço muito raramente ao fds... (curiosamente fi-lo ontem mas por ser dia da Mãe)
E deu jeito ter restaurantes abertos, não deu?

rmachado Escreveu:Além do mais a especificidade do ramo da restauração permite muitas vezes que os horários sejam bastante mais flexiveis que os de "hiper".
Temos vários que encerram ao Domingo ao jantar, Ao Domingo completo, aos Jantares, a Segunda, e muitos são negócios familiares...
Já no Hiper... não é bem assim...
Não generalizes rmachado. Há muitos restaurantes que servem em contínuo. Dou-te já dois exemplos: McDonald's e Portugália, que funcionam por turnos e servem refeições a qualquer hora, por vezes bem para lá da meia-noite. Estas cadeias são tudo menos familiares...
TheTraveler Escreveu:rmachado Escreveu:Eu acho que deviam fechar ao Domingo por que acho que realmente se queremos uma melhor sociedade acho que pelo menos as familias tinham um dia para elas.rmachado Escreveu:Para mim só restauração é que devia estar aberta ao Domingo.
E há uma explicação lógica para que se defenda um dia para as famílias e ao mesmo tempo se diga que as famílias com elementos a trabalhar na restauração não tenham esse direito?
É o "defendo o encerramento ao domingo mas desde que aquilo que eu gosto de fazer, almoçar fora, continue a ser possível"
Por acaso não...
Eu até o faço muito raramente ao fds... (curiosamente fi-lo ontem mas por ser dia da Mãe)
Além do mais a especificidade do ramo da restauração permite muitas vezes que os horários sejam bastante mais flexiveis que os de "hiper".
Temos vários que encerram ao Domingo ao jantar, Ao Domingo completo, aos Jantares, a Segunda, e muitos são negócios familiares...
Já no Hiper... não é bem assim...
rmachado Escreveu:Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Eu acho que deviam fechar ao Domingo por que acho que realmente se queremos uma melhor sociedade acho que pelo menos as familias tinham um dia para elas.
Mas isso leva-nos de volta à questão anterior: já que é suposto passar o domingo em família, então as famílias vão ocupar os domingos a fazer o quê?
Lol...
Passear (a Pé), fazer umas grandes patuscadas em casa, conviver etc...
Ou será que têm todos de ir para as mecas do consumismo?
Mas a televisão deve funcionar ao domingo, certo?

Elias Escreveu:rmachado Escreveu:Eu acho que deviam fechar ao Domingo por que acho que realmente se queremos uma melhor sociedade acho que pelo menos as familias tinham um dia para elas.
Mas isso leva-nos de volta à questão anterior: já que é suposto passar o domingo em família, então as famílias vão ocupar os domingos a fazer o quê?
Lol...
Passear (a Pé), fazer umas grandes patuscadas em casa, conviver etc...
Ou será que têm todos de ir para as mecas do consumismo?
Aqui fica um artigo bastante interessante da Wikipedia anglófona que faz o ponto de situação sobre a abertura de lojas ao domingo por esse mundo fora...
http://en.wikipedia.org/wiki/Sunday_shopping
http://en.wikipedia.org/wiki/Sunday_shopping
rmachado Escreveu:Eu acho que deviam fechar ao Domingo por que acho que realmente se queremos uma melhor sociedade acho que pelo menos as familias tinham um dia para elas.
rmachado Escreveu:Para mim só restauração é que devia estar aberta ao Domingo.
E há uma explicação lógica para que se defenda um dia para as famílias e ao mesmo tempo se diga que as famílias com elementos a trabalhar na restauração não tenham esse direito?
É o "defendo o encerramento ao domingo mas desde que aquilo que eu gosto de fazer, almoçar fora, continue a ser possível"
- Registado: 10/10/2003 10:04
rmachado Escreveu:Eu acho que deviam fechar ao Domingo por que acho que realmente se queremos uma melhor sociedade acho que pelo menos as familias tinham um dia para elas.
Elias, tou contigo.
Eu acho que deviam fechar ao Domingo por que acho que realmente se queremos uma melhor sociedade acho que pelo menos as familias tinham um dia para elas.
Acho tb que a comodidade é egoista pois muitos de nós só lá vão pq se esqueceram de alguma coisa ou em situações muito pontuais.
Tb acho que "lá fora" muitos estabelecimentos estão fechados aos Domingo. (tive várias experiências neste sentido).
Para mim só restauração é que devia estar aberta ao Domingo.
Eu acho que deviam fechar ao Domingo por que acho que realmente se queremos uma melhor sociedade acho que pelo menos as familias tinham um dia para elas.
Acho tb que a comodidade é egoista pois muitos de nós só lá vão pq se esqueceram de alguma coisa ou em situações muito pontuais.
Tb acho que "lá fora" muitos estabelecimentos estão fechados aos Domingo. (tive várias experiências neste sentido).
Para mim só restauração é que devia estar aberta ao Domingo.
rmachado Escreveu:Dos que acham bem quantos trabalham ao Domingo e/ou Feriados e/ou por turnos para se manterem serviços abertos?
rmachado, já agora aproveito para esclarecer a minha posição sobre este assunto.
Eu não acho mal que esteja tudo aberto ao domingo, assim como não acharei mal se alguém resolver legislar no sentido de ao domingo estar tudo fechado.
O que eu acho mal é esta dualidade de critérios em que uns (hipermercados) supostamente devem fechar aos domingos e feriados porque coitadinhos dos trabalhadores blá blá e para outros sectores / cadeias / lojas (nomeadamente lojas nos shoppings) isso já não tem importância nenhuma.
Só uma pequena questão.
Dos que acham bem quantos trabalham ao Domingo e/ou Feriados e/ou por turnos para se manterem serviços abertos?
Além disso quantos vão por mês as compras ao Domingo?
Curioso é ver que os supermercados de "cariz Alemão", esse pais subdesenvolvido como sabemos, estavam fechados.
Será que a economia deles é assim tão má?
Dos que acham bem quantos trabalham ao Domingo e/ou Feriados e/ou por turnos para se manterem serviços abertos?
Além disso quantos vão por mês as compras ao Domingo?
Curioso é ver que os supermercados de "cariz Alemão", esse pais subdesenvolvido como sabemos, estavam fechados.
Será que a economia deles é assim tão má?
Bom dia,
Eu não sou contra a que se trabalhe nos FDS e feriados, eu mesmo já trabalhei. Mas fico um pouco preplexo com algumas coisas que li aqui: Dizer que não veem problema desde que os trabalhadores não sejam coagidos, é passar ao lado da questão. A esmagadora maioria desses trabalhadores não têm escolha. Quanto muito podem escolher entre trabalhar nesses dias e não trabalhar de todo!
Isso mostra que a maioria dos participantes deste forum são utilizadores de serviços nos FDS e feriados e não fornecedores de serviços
Eu não sou contra a que se trabalhe nos FDS e feriados, eu mesmo já trabalhei. Mas fico um pouco preplexo com algumas coisas que li aqui: Dizer que não veem problema desde que os trabalhadores não sejam coagidos, é passar ao lado da questão. A esmagadora maioria desses trabalhadores não têm escolha. Quanto muito podem escolher entre trabalhar nesses dias e não trabalhar de todo!
Isso mostra que a maioria dos participantes deste forum são utilizadores de serviços nos FDS e feriados e não fornecedores de serviços

Ui !! Se fossemos viver daquilo que Portugal produz voltávamos à idade média.
A mim não me incomoda ver o chocolate Lindt na prateleira do supermercado, mas os submarinos alemães e o TGV...
Vamos deixar de nos preocupar com porcarias pequenas e olhar para o que realmente é importante.
Quanto a trabalhar aos fins de semana e feriados? A maioria das pessoas que o faz (meu caso) gostam muito. Quando folgamos aos dias de semana temos tudo a funcionar a pleno (bancos,instituições públicas,etc) para resolver problemas pessoais, esplanadas e praias quase vazias quando não temos nada para fazer, uma maravilha.
Esta discussão a mim me parece mais uma polémica da treta no género daquela que todos os anos se levanta quando se muda para o horário de verão e vice versa e vem a público uns totós dizerem que as pessoas vão sofrer de jetlag.
A330
A mim não me incomoda ver o chocolate Lindt na prateleira do supermercado, mas os submarinos alemães e o TGV...
Vamos deixar de nos preocupar com porcarias pequenas e olhar para o que realmente é importante.
Quanto a trabalhar aos fins de semana e feriados? A maioria das pessoas que o faz (meu caso) gostam muito. Quando folgamos aos dias de semana temos tudo a funcionar a pleno (bancos,instituições públicas,etc) para resolver problemas pessoais, esplanadas e praias quase vazias quando não temos nada para fazer, uma maravilha.
Esta discussão a mim me parece mais uma polémica da treta no género daquela que todos os anos se levanta quando se muda para o horário de verão e vice versa e vem a público uns totós dizerem que as pessoas vão sofrer de jetlag.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
Lion_Heart Escreveu:Isso era no tempo do papel e da caneta, hoje em dia esta tudo no computador , não acredito que se demore mais que 30 minutos a 1 hora no máximo a arrumar a papelada . Não te esqueças que essas pessoas trabalham 35h/semana.
Ficam a trabalhar pelo menos até às 17h, quando não é mais.
O que é que interessa agora se trabalham com papel e caneta ou computador?
O computador permite que se faça mais trabalho em menos tempo, para além de disponibilizar outras operações de difícil ou impossível execução no passado. Não tem de significar que por causa disso passem a trabalhar mais horas. Nos estabelecimentos comerciais também passaram a emitir facturas e a gerir stocks por computador, os professores já não escrevem testes à mão ou dactilografados. So what?
Lion_Heart Escreveu:Ficariam a trabalhar como ficam as pessoas nos shoppings e nos hipers.
Trabalham por turnos!

Lion_Heart Escreveu:Começavam a trabalhar por turnos como nesses locais, quanto aos f. do estado, não é preciso contratar mais, não te esuqeças que a Constituição diz que não se pode despedir esses "trabalhadores excepcionais" , ora como a troika vai dizer que é preciso reduzir malta , vamos ter um problema.
Deu-te para o disparate: queres estabelecimentos de serviços abertos até às 22h e ainda dizes que não é preciso contratar mais...
Isso consegue-se como?
Lion_Heart Escreveu:Portanto trabalham por turnos e prestam um serviço aos cidadãos , como os cidadãos prestam um serviço a eles nos seus mais variados trabalhaos e as mais variadas horas.
Já paraste para pensar um bocadinho?
Lion_Heart Escreveu:Pois, quando se fala de algo diferente começam logo as criticas. Para o consumo até se pode estar aberto 24h , para os serviços do Estado e banca , as 06h30m do costume (alguns até menos). Aqui não pode existir turnos, rotatividade e por ai fora. Não te esqueças que quando os hipers e shoppings fecham também se fica la a trabalhar.
Oh lion, para fazer o que sugeres tens 3 ou 4 soluções:
1. Institucionalizas a escravatura;
2. Degradas o serviço;
3. Empregas mais pessoas;
4. Pagas uma exorbitância em horas extras.
A primeira é radicalmente imoral e a segunda é inconveniente para aqueles a quem o serviço é prestado (se alargas o horário para o dobro e divides em dois turnos, sem mexer mais nada, passas a ter metade das pessoas a cada momento, não sei se já te ocorreu isso).
Se não queres esbarrar com nenhuma destas duas, tens as outras que custam imenso dinheiro...
Lion_Heart Escreveu:E já agora pq ninguém fala nos call centers, muitos deles a funcionar 24h/dia, com maus salarios e sem regalias?
Isso vem a propósito de quê?
É trabalho pouco ou nada qualificado, porque é que haveria de ser bem pago e porque é que haveria de ter regalias?
Eu estou a borrifar-me para os call centers de resto. O mesmo não digo de um Hospital onde um dia posso ir parar (e por onde já tenho passado, de resto) ou da Escola onde estão os meus filhos...
Voltando ao assunto dos horários, é claro que os serviços como os que enumeras poderiam ter horários mais alargados. Mas isso tem custos e consequências: custos e consequências que serias tu (e eu e os outros) a pagar!
Eu não quero mais comissões bancárias e mais impostos para ter esses serviços abertos até às 10 da noite (e também não quero esperar numa fila ainda maior durante o dia por só lá estar meio turno).
Tu queres?
E já existem turnos e rotatividade de horário no estado, mas é quando é mesmo necessário (como nos hospitais, por exemplo). Noutros casos não é necessário e não se justifica o custo que isso teria!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 187 visitantes