Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banco Comercial Português, SA: Aumento de capital por incorp

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 29/4/2011 22:53

Pcybergod Escreveu:Alguem me explica porque ha pessoas a comprar esses direitos? Segundo pude apurar as acoes que sao as novas saiem a 0,583 se elas de momento esta a 0,53.

Eu tenho de comprar essas acoes segundo entendi.

Não leves a mal mas vocês têm de procurar informar-se antes de perguntar... já está ai para trás uma série de esclarecimentos, é só ler!

Quem tem direitos não tem de comprar acções têm-as de graça de acordo com o rácio de troca de direitos (acho que são 22 direitos por cada nova acção).

Quem comprar direitos com toda a certeza que as acções lhes ficam mais baratas que a cotação actual do banco (acho que na casa dos 0,53€). Têm é de contar com as comissões que pagam (dependem das quatidades que comprarem e da corretora/banco onde o fizerem) e com algum tempo de indisponibilidade das novas acções que só serão admitidas à negociação depois da operação concluída!

Eu nem tenho acções do BCP... nem espero vir a ter! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pcybergod » 29/4/2011 22:44

Alguem me explica porque ha pessoas a comprar esses direitos? Segundo pude apurar as acoes que sao as novas saiem a 0,583 se elas de momento esta a 0,53.

Eu tenho de comprar essas acoes segundo entendi.

Registado: 15/4/2011 20:01

por Pata-Hari » 29/4/2011 22:15

fnabais, esta operação da conversão de obrigações em acções não chega para o aumento de capital total que o BCP precisa. Ou seja, em função do que for convertido, maior ou menor será o posterior aumento de capital necessário. E nesse terás ou que vender os direitos, ou entrar com cacau. Fiz-me explicar?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Será que estou a pensar mal??

por artista_ » 29/4/2011 20:21

RcrdPrnt Escreveu:Boas

Será que esteja a pensar mal?

Se cada direito dá 0.04399 acção.

Imaginem:

Por exemplo, investir 500€
(preço de acções e direitos no momento)

em direitos dá 21739 ao preço 0.023 portanto receberia 956 acções!
em acções dá 927 ao preço 0.539

Isto está correcto?? Iríamos buscar mais 29 acções com o mesmo investimento mas nos direitos!!

Não faço a mínima idéia da cotação dos direitos, mas de certeza que os direitos estarão a baixo do preço directo de ajuste, há que contar com as comissões para compra de direitos e troca por acções, além do natural desconto que resultaria do facto de dar mais trabalho e de as novas acções só virem a estar disponíveis mais tarde, não imediactamente a seguir à compra...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por carf2007 » 29/4/2011 18:57

Penso que sim. A cotação dos direitos e das acções variam conforme a procura e oferta, portanto pode haver essas diferenças
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

Será que estou a pensar mal??

por RcrdPrnt » 29/4/2011 18:50

Boas

Será que esteja a pensar mal?

Se cada direito dá 0.04399 acção.

Imaginem:

Por exemplo, investir 500€
(preço de acções e direitos no momento)

em direitos dá 21739 ao preço 0.023 portanto receberia 956 acções!
em acções dá 927 ao preço 0.539

Isto está correcto?? Iríamos buscar mais 29 acções com o mesmo investimento mas nos direitos!!

Registado: 28/9/2009 17:01

por fnabais.ferro » 29/4/2011 18:17

Pata-Hari Escreveu:fnabais, nesta fase não tens que fazer nada. Elas caem-te sozinhas na conta. Mas quando for feita a conversão das obrigações e o posterior aumento de capital, serás chamado a acompanhar ou não.

Não percebi a última frase! :oops:

Em relação ás acções caírem na conta automaticamente também o BCP confirmou.
... Confirmamos que a atribuição das novas acções BCP será realizada de forma automática, pelo que não será necessário que os detentores dos direitos de incorporação efectuem qualquer declaração para o efeito.

Essa parte de "conversão das obrigações e posterior aumento de capital" é que já não percebi!!! :?

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por artista_ » 29/4/2011 18:12

Pcybergod Escreveu:Vou dar o meu exemplo.
Tenho cerca de 49000 accoes bcp. Logo pelos comentarios terei cerca de 2000 accoes. Mas essas accoes vao ter de ser compradas por mim? É que o valor que falam de 0,583 nao me interessa pois a cotacao está abaixo desse valor.
Será melhor vender os meus direitos e ja ganhar algum dinheiro?
Quantos direitos vou a ter direito com essas minhas 49000 accoes. Acho confuso. E infelizmente nao tive tempo de me informar via telefone.
Acho co

Não tens de pagar nada nem fazer nada, as acções serão creditadas na tua conta, talvez tenhas apenas de pagar uma comissão de negociação!?

por Pcybergod » 29/4/2011 18:06

Vou dar o meu exemplo.
Tenho cerca de 49000 accoes bcp. Logo pelos comentarios terei cerca de 2000 accoes. Mas essas accoes vao ter de ser compradas por mim? É que o valor que falam de 0,583 nao me interessa pois a cotacao está abaixo desse valor.
Será melhor vender os meus direitos e ja ganhar algum dinheiro?
Quantos direitos vou a ter direito com essas minhas 49000 accoes. Acho confuso. E infelizmente nao tive tempo de me informar via telefone.
Acho co

Registado: 15/4/2011 20:01

por Um curioso... » 29/4/2011 16:44

Ulisses Pereira Escreveu:O imposto sobre as mais valias em Bolsa não é retido na fonte. Tens que declarar e pagar se as tiveres.

Um abraço,
Ulisses

Pois é Ulisses, daí a surpresa com o post do Cassis :mrgreen:
Como era o 1º post dele e com o já estava inscrito no forum há 1 ano, pensava que estava mesmo a dar uma novidade!
Afinal, era só para ver se a malta estava atenta :lol:

Registado: 29/11/2007 14:04

por Ulisses Pereira » 29/4/2011 12:21

O imposto sobre as mais valias em Bolsa não é retido na fonte. Tens que declarar e pagar se as tiveres.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Um curioso... » 29/4/2011 8:51

cassis Escreveu:
never Escreveu:
pocoyo Escreveu:
das Escreveu:Ja agora uma pergunta, se mais tarde eu vender essas acções recebidas, essa venda é contabilizada para o apuramento de mais valias de compra e venda de acções para o IRS?

Claro.

pois essa já sabia claro que tens que declarar

Já não é preciso declarar é retido á cabeça a retençao, isso era antigamente.

Cassis, não tenho de momento acções do PSI-20 (excepto EDP de muito longo prazo e que não penso negociar). Por conseguinte não fiz nenhuma venda no PSI este ano e descponhecia que o imposto de mais valia era retido na fonte(?!). Se entretanto houver menos valias o acerto faz-se na declaração de IRS?
Alguém confirma isto? Se tiverem um link com a confirmação(?) agradecia que o "postassem".

Registado: 29/11/2007 14:04

por Pata-Hari » 29/4/2011 7:40

fnabais, nesta fase não tens que fazer nada. Elas caem-te sozinhas na conta. Mas quando for feita a conversão das obrigações e o posterior aumento de capital, serás chamado a acompanhar ou não.
Administrador Fórum

por Garfield » 29/4/2011 0:48

Boas,

As acções atribuidas em caso de venda têm um custo de aquisição de 0,583€.

Os direitos atribuidos em caso de venda têm um custo de aquisição de 0,02564€.

Sugiro à administração que abra um tópico especifico sobre a negociação e evolução da cotação destes direitos.

O "link" na Euronext é este :

http://www.euronext.com/trader/advancedmarket/advancedmarket-2594-EN-PTBCP0AMI015.html?selectedMep=5

BN
Garfield

Registado: 9/2/2005 4:29

por nickforum » 28/4/2011 23:44

never Escreveu:
pocoyo Escreveu:
das Escreveu:Ja agora uma pergunta, se mais tarde eu vender essas acções recebidas, essa venda é contabilizada para o apuramento de mais valias de compra e venda de acções para o IRS?

Claro.

pois essa já sabia claro que tens que declarar

Já não é preciso declarar é retido á cabeça a retençao, isso era antigamente.

Registado: 30/12/2010 10:18

por Ulisses Pereira » 28/4/2011 17:39

Sim, a cotação já ajustou.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por carf2007 » 28/4/2011 17:38

lmgreis Escreveu:Numa incorporação de reservas tem-se direito às acções sem ter de se pagar nada. É como se o banco estivesse a pagar dividendos, só que, em vez de ser em dinheiro, é em acções. Há um periodo em que se pode negociar os direitos, que face ao valor das acções neste momento, e pelas minhas contas (que podem estar erradas, claro), os direitos serão transaccionados à volta dos 0,023.

Não se paga nada, mas também "não se ganha nada" uma vez que a cotação desce/ajusta. certo ?
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por carf2007 » 28/4/2011 17:35

Garfield Escreveu:Boas,

Se 10000 acções dão direito a 439 novas acções emtidas a 0,583€ representam uma distribuição de 255,94€ ou seja, 0,0256€ por acção.

Estes 0,0256€ são o dividendo implicito.

Ora se o total do dividendo é 255,94€ e se a um dividendo corresponde uma nova acção então não deverá ser o valor do direito de 0,583€?

A mim parece-me a única forma de rceber em "cash" um valor idêntico ao das novas acções atribuidas.

BN
Garfield

Não. Trocas acções por direitos e fica :
"10000 direitos dão direito a 439 novas acções emtidas a 0,583€ e representam uma distribuição de 255,94€ ou seja, 0,0256€ por direito."

por pjota1 » 28/4/2011 15:39

Uma pergunta: Se vender os meus direitos como são calculadas as mais valias sobre essa venda visto que não tenho preço de aquisição?

Registado: 30/4/2009 15:34

por fnabais.ferro » 28/4/2011 12:02

Zezezinho Escreveu:Se não vender os direitos, automaticamente receberei as novas acções sem fazer mais nada ?

pocoyo Escreveu:Ulisses não é preciso subscrever?

Basta deter?

Bom dia,

O Montepio Geral mandou o seguinte comunicado:

Banco Comercial Português, S.A. informa: aumento do capital social

Relativamente à componente de incorporação de reservas, as 206.518.010 acções a emitir, com valor de emissão de 0,583 Euros, serão atribuídas gratuitamente aos accionistas nos termos legais, através da aplicação do factor 0,0439905445 ao número de direitos de incorporação detidos, com arredondamento por defeito.

Os direitos de incorporação serão negociáveis no Mercado Regulamentado Euronext Lisbon entre os dias 28 de Abril de 2011 e 5 de Maio de 2011 e as acções BCP negoceiam sem direitos de incorporação desde o dia 21 de Abril de 2011 inclusive), pelo que o dia 20 de Abril foi o último dia em que as acções BCP transaccionaram em bolsa com direitos de incorporação.

Poderá negociar os direitos de incorporação através do seu Balcão Gestor ou através do serviço Phone24 (707 20 20 24).

A atribuição das novas acções será realizada de forma automática, pelo que não será necessário que os detentores dos direitos de incorporação apresentem uma ordem para o exercício dos mesmos junto do Montepio.

Os direitos não exercidos caducarão findo o aumento de capital por incorporação de reservas.

Relativamente à OPT, a mesma será objecto de lançamento, nos termos legais e após obtenção de registo prévio na CMVM, através de anúncio autónomo ao mercado.

Será solicitada à NYSE Euronext Lisbon a admissão à negociação, no Mercado Regulamentado Euronext Lisbon, de todas as acções a emitir no âmbito do referido aumento do capital. De acordo com o previsto na lei, a admissão deverá ser solicitada no prazo máximo de 90 dias após a emissão das novas acções, a qual depende, designadamente, do registo comercial do aumento de capital na competente Conservatória do Registo Comercial.

A Assembleia Geral deliberou ainda, no âmbito do ponto 4-B da ordem de trabalhos, e sem prejuízo ou limitação das competências estatutárias do Conselho de Administração
Executivo e da avaliação que este venha a fazer da necessidade ou conveniência de reforço de fundos próprios, dar desde já aprovação, para complementar o montante do aumento acima referido, à eventual realização subsequente de aumento de capital em numerário, com direito de preferência dos accionistas, a deliberar pelo Conselho de Administração Executivo, em montante correspondente à parte da subscrição que houver ficado
incompleta, ou, no caso de a percentagem de subscrição ser igual ou superior a 75%, correspondente à parte não subscrita acrescida de 250.000.000 Euros.

Mais se informa que a Assembleia Geral do Banco deliberou igualmente no dia 18 de Abril de 2011, no âmbito do ponto 4 da ordem de trabalhos, a transformação da totalidade das acções representativas do seu capital social de acções com valor nominal de 1 Euro para acções sem valor nominal, pelo que todas as novas acções a emitir acima referidas serão já acções sem valor nominal. As acções BCP transaccionam sem valor nominal desde o dia 21 de Abril de 2011 (inclusive).

Pelo que percebi (coloquei a Bold), a atribuição será feita automaticamente sem que seja preciso subscrever nada. Deduzo que seja igual em todos os bancos / intermediários financeiros. Vou tentar validar junto do BCP.

Abraço,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Pata-Hari » 28/4/2011 10:11

O factor de conversão de direitos em acções é de 0.0439905445. A negociação dos direitos começa hoje e termina a 5/5.

Na conversão da dívida, divide-se o valor ao par por 0.615 e dá como resultado o número de acções que os obrigacionistas irão receber.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 28/4/2011 7:18

Eu tenho a informação no escritório. Gritem se eu me esquecer!
Administrador Fórum

por RcrdPrnt » 28/4/2011 2:11

Garfield Escreveu:Boas,

Não começava hoje o periodo de negociação dos direitos relativos ao aumento de capital?

Nenhuma informação na CMVM, na impressa especializada nem nenhum comentário aqui no fórum.

Anyone?

BN
Garfield

Á pouco fui ver a minha carteira, e tinha lá cenas do BCP!!

a preço por unidade a 0.03...
Anexos
fg.JPG
fg.JPG (22.84 KiB) Visualizado 3640 vezes

Registado: 28/9/2009 17:01

por Garfield » 28/4/2011 1:39

Boas,

Não começava hoje o periodo de negociação dos direitos relativos ao aumento de capital?

Nenhuma informação na CMVM, na impressa especializada nem nenhum comentário aqui no fórum.

Anyone?

BN
Garfield

por Garfield » 23/4/2011 20:18

Boas,

Se 10000 acções dão direito a 439 novas acções emtidas a 0,583€ representam uma distribuição de 255,94€ ou seja, 0,0256€ por acção.

Estes 0,0256€ são o dividendo implicito.

Ora se o total do dividendo é 255,94€ e se a um dividendo corresponde uma nova acção então não deverá ser o valor do direito de 0,583€?

A mim parece-me a única forma de rceber em "cash" um valor idêntico ao das novas acções atribuidas.

BN
Garfield

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Minsk, PAULOJOAO e 78 visitantes