Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pensamento para o 25º de Abril

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por LTCM » 26/4/2011 14:24

(...) Em 25 de Abril de 1974 os portugueses tiveram direito ao dia inicial inteiro e limpo. A maioria dos saudosistas da ditadura bolça inanidades a partir da mais completa ignorância. Nesse dia, começou a chegar ao fim uma guerra que em treze anos mobilizou meio milhão de portugueses. Foi extinta a polícia política. A imprensa deixou de submeter-se ao exame prévio da Censura. No dia 27, contra a opinião da Junta de Salvação Nacional, uma força de fuzileiros e paraquedistas (sob o comando de Abrantes Serra e Mário Pinto) começou a libertar os presos políticos. Só da prisão de Caxias saíram oitenta, entre eles Saldanha Sanches, Nuno Teotónio Pereira e José Tengarrinha; mas não Palma Inácio, considerado preso de delito comum...

Não vale a pena tentar tapar o sol com a peneira. Vivemos noutro país. Quem não percebe, devia meter explicador. Sempre é melhor do que ir parar à cadeia, como teria acontecido nesses “bons velhos tempos”.


http://daliteratura.blogspot.com/
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

por jbraven » 26/4/2011 13:55

varus Escreveu:Caro jbraven :

Quando entrei para o liceu em 1975, a maioria dos vidros estavam todos partidos , era quase impossível haver aulas no Inverno , as lutas diárias entre as facções eram mais que muitas , inclusivamente a PM , chegou a disparar dentro do recinto escolar .
Durante 6 meses não houve devido às greves e às RGA.
Quando íamos para o liceu era impossível de saber se iria haver aulas....

No meio destas convulsões , eras obrigado a ficar politizado rapidamente, porque toda a envolvente era politica e de confronto.


Quanto às pontuações , não estou minimamente atento, como fazem em regra a maioria dos que participam neste forum , é um detalhe.


Caro varus,

Em 1975 já eu estava a frequentar o antigo 7.º ano, actual 11.º. No liceu que frequentava, António Nobre, não havia vidros partidos, nem tampouco (pelo menos que fosse do meu conhecimento) nos restantes estabelecimentos de ensino da cidade do Porto (D.Manuel II, Carolina Michaelis, Alexandre Herculano, Rainha Santa); as aulas decorriam normalmente todos os dias e, que eu me lembre, só houve uma greve de três dias de âmbito nacional, por causa do sistema de exames. A este respeito, posso dizer-te que já havia greves antes do 25 de Abril (lembro-me de uma na cidade do Porto que teve uma adesão maciça).
Como vês, duas realidades bem diferentes para os mesmos tempos... não venhas é querer convencer-me que um miúdo de 10 ou 11 anos tinha, na altura, qualquer tipo de consciência política. Provavelmente nem sabias o que isso era!

Cumprimentos,

JB
 
Mensagens: 247
Registado: 10/2/2009 20:03
Localização: Vila Nova de Gaia

por varus » 26/4/2011 12:59

caro jbraven :

Na minha vida criei muito emprego , fundei algumas empresas , e uma delas até está exportar valores apreciáveis , portanto já fiz muito pelo país.

Enquanto que alguns que me criticam ,pouco nada fizeram e queriam ver este país como a antiga Albânia.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por varus » 26/4/2011 12:52

Caro jbraven :

Quando entrei para o liceu em 1975, a maioria dos vidros estavam todos partidos , era quase impossível haver aulas no Inverno , as lutas diárias entre as facções eram mais que muitas , inclusivamente a PM , chegou a disparar dentro do recinto escolar .
Durante 6 meses não houve devido às greves e às RGA.
Quando íamos para o liceu era impossível de saber se iria haver aulas....

No meio destas convulsões , eras obrigado a ficar politizado rapidamente, porque toda a envolvente era politica e de confronto.

Quanto às pontuações , não estou minimamente atento, como fazem em regra a maioria dos que participam neste forum , é um detalhe.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por bolo » 26/4/2011 11:32

O lugar comum da nossa percepção: Porque o mundo não é perfeito? Porquê eu? Porque é que não sou feliz? Porque é que os outros pensam e agem assim? Porque é que

Peço ao forenses que escrevem neste tópico que permitam que eu provoque um pouco esta discussão, pois esta mensagem concorre directamente com aquela prateleira onde, em casa ou na nossa cabeça, expomos, exibimos e contemplamos os nossos troféus - as memórias de factos que nos reforça a ideia que somos uma unidade funcional com um conjunto de valias coerentes e que em nós e perante os outros somos reconhecidos como tal. Essa prateleira banha-nos o ego.

Mas a vida não são só vitórias e este tópico assim como, diria que 99% dos off-toppic deste fórum, lembram-nos constantemente que não somos funcionais ou espectacularmente eficientes em todas as matérias e que em algumas somos uns frustrados. É diante destas prateleiras que exibem os troféus dos nossos fracassos que nos ajoelhamos com as mãos na cara em soluços molhados que competem com a euforia de outros momentos e que nos apetece partir a louça.
Não queremos continuar a contribuir para o avolumar desses objectos e memórias que nos desconstroem o ego e muito menos queremos continuar a fazer parte dos que, neste estado, vivem e vêm a sua vida como uma construção dolorosa.

Contudo, como organizar as ideias que se formam constantemente sobre a nossa percepção de tudo o que vimos diariamente e que não comprovam o modelo teórico que nós mentalmente idealizamos como possível e mais agradável para a realidade?
Reduzindo a minha resposta ao seu mínimo denominador para evitar viagens mais exigentes:
• A imperfeição ou perfeição do mundo é apenas uma aparência nossa, na medida em que ele nos satisfaz ou nos insatisfaz;
• A nossa visão do mundo encerra as limitações da nossa experiência que é sempre um ponto minúsculo no universo;
• A nossa percepção do mundo não é esse mundo mas a forma como organizamos mentalmente a nossa experiência;

Daqui retiro as seguintes conclusões:
• A necessidade de entendermos o nosso lugar numa construção, numa reflexão, etc;
• A necessidade de numa reflexão, construção, procurarmos um equilíbrio maior;

Sobre a discussão sobre Portugal, sobre os Portugueses, devemos partir do princípio que em caso de dúvidas ou mesmo na ausência delas, devemos considerar os factos como tal, como razões e argumentos de si mesmo, de factos. Traduzindo, os factos comprovam-se a si mesmo. Traduzindo, se aconteceu é porque não foi de outra maneira. Se pensámos que seria de outra maneira, falhámos nós.

O que peço?
É que não nos fiquemos pela contemplação do falhanço como um todo mas também que concluamos qual foi o nosso. Só assim esta actividade tem sentido. Atribuir os males da governação de Portugal ao trabalho de Sócrates, sem aceitar que Sócrates existe e que, como nós, ele tem o seu lugar, é um exercício do outro mundo.

O que é que assim de repente podemos fazer como indivíduos, isoladamente ou em grupo, nesta matéria? É a pergunta que vale um milhão de dólares!
Estou a brincar! No mínimo vale um pouco do nosso bem-estar!
Editado pela última vez por bolo em 26/4/2011 14:52, num total de 1 vez.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1118
Registado: 29/11/2007 2:18
Localização: via láctea

por pmpcpinto » 26/4/2011 11:01

Mas quem gosta assim tanto desses tempos tem bom remédio -- meta-se numa máquina do tempo e volte para lá!


Economica e financeiramente não me importava, pois não teria necessidade de tentar explicar ao meu filho o porquê de ele com apenas 4 anos ter uma dívida de € 15.000, à data de hoje.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 624
Registado: 25/5/2009 10:34
Localização: Oeiras

por Tlaloc » 26/4/2011 10:58

caro ulisses, compreendo a tua posição, mas é para mim muito dificil no dia 25 de abril ver uma cambada a defender a ditadura, baseada em argumentos economicos, planos de fomento, produção de tijolos, etc. Todas as ditaduras conseguem fazer até mais que isso. O nazismo na alemanha fez com os seus planos de rearmamento crescer a economia a uma media de 7.5% entre 1933-39. A URSS de estaline tb cresceu imenso e de um país atrasado como era, até foram os primeiros a meter um tipo no espaço. Isso não faz das ditaduras uma coisa boa, ou é só a quantidade de escravos a apanhar trigo que importa ? Quanto ao meu tom ofensivo é verdade, lamento , foi mais forte que eu, mas ha coisa mais ofensivas e covardes, para mim, que chamar cabeça de atum ( que lamento) que é ser provocador e cinico num dia tão importante. É como ir daqui a 30 anos para a prça Tharir no egipto dizer que no tempo do mubarak é que era bom. E seguramente haverá essa gente lá daqui a 30 anos. Saudosistas, filhos de gente do antigo regime a quem foi instilado o odio, injustiçados do novo regime, etc. Havera sempre quem se queixe, até na mais prospera democracia, mas é preciso nao confundir com os actos criminosos de um lider que mandou prender, torturar e matar compatriotas seus, apenas porque nao defendiam as suas ideias politicas. E como nao havia eleiçoes, com medo de perder, como podem adversarios politicos expressar o ser desagrado ? salazar era um covarde moral e politico. E claro, mandou milhares para um guerra contra um povo que apenas queria a auto determinação.
 
Mensagens: 65
Registado: 29/11/2007 13:54
Localização: Barreiro

por kuby » 26/4/2011 10:30

latrinaxxl Escreveu:Aos "faxos", aos salazaristas, aos saudosistas:
- não temos mortalidade infantil nos 37%;
- temos mais 10 anos de esperança de vida com mais qualidade;
- não temos taxa de analfabetismo de 70%;
- temos a liberdade de falar, pensar, expor...
- e a lista continuava........
Já cansa esta mentalidade deprimente e pessimista. Estão mal, comecem por vocês mesmos, enriqueçam essas cabeças, façam algo de novo, façam parte da solução e não do problema.
O perfeito não existe, mas enquanto procuramos a utopia, melhoramos, pensem positivo seus "velhos do restelo"!


Vergonhosa esta mensagem...
Fala em liberdade de falar, expressar, expor.... mas começa por ofender e rotular pessoas com vontades e ideologias diferentes chamando-lhes e cito "Faxos, Salazaristas...."!!!!!! Então onde está esta liberdade de falar, expor, pensar??????

Depois falas que a mortalidade infantil baixou e que a esperança média de vida aumentou, pois bem a ciência médica evolui de forma exponencial. Não conta??? Depois vamos viver mais tempo mas cada vez mais com menos rendimento disponível e tempo disponível para gozar esse incremento de vida. Será isso assim tão importante????
Somos menos analfabetos mas cada vez menos humanos, menos inteligentes e mais interesseiros!!!! Então para que serve a cultura se não sabemos como se deve utilizar. No tempo antigo dos mais analfabetos havia uma coisa que se chamava honra e que tinha muito valor. Fazia muita coisa com base na honra e na palavra. Hoje isso já não existe!!!

Podia continuar aqui a mostrar-te que tudo o que escreveste não passam de chavões que determinada classe interessada passa e quem quer absorve.....

Cumps

Kuby
 
Mensagens: 367
Registado: 29/11/2007 9:35
Localização: 16

por jbraven » 26/4/2011 10:18

varus Escreveu:O problema actual , é que a rapaziada nova é muito menos politizada , do que nós éramos como jovens, e confundem tudo.


Caro varus,

É impressão minha ou já vi um comentário teu em que afirmas que terias 12 ou 13 anos aquando do 25 de Abril? Achas que eras politizado com essa idade, ainda por cima naqueles tempos? Enfim...

Quanto às tuas restantes afirmações, só tenho a dizer-te que nunca vi, nem mesmo os mais acérrimos defensores do Estado Novo, "pintarem" um quadro tão cor-de-rosa. E olha que conheço alguns antigos agentes e inspectores da PIDE...

Por último, deixo-te um reparo: podes ter "aprendido" muita coisa, mas não aprendeste português; não consegues pontuar correctamente uma única frase e a construção gramatical é, regra geral, muito pobre. Foi a politização?

Cumprimentos,

JB
 
Mensagens: 247
Registado: 10/2/2009 20:03
Localização: Vila Nova de Gaia

por varus » 26/4/2011 9:30

O principal problema , é que este modelo politico em Portugal , está esgotado , só um regime presidencial , é que poderá resolver estes problemas e dar uma vassourada a uma quantidade de políticos, que tem só de nome, e são autênticos parasitas da sociedade.

Mas estes problema , já é de longa data , basta fazerem uma leitura sobre a história do século XIX , que foi uma perda em termos de desenvolvimento , com revoluções constantes, com miguelistas , cartistas , e posteriormente com outras forças a surgirem, foram muitos anos perdidos , regicídio, etc.
O início do século XX , também foi miserável , os republicanos, com as suas lutas internas .
Só com o 28 Maio o pais estabiliza , embora tenha havido o reviralho , e diversas revoltas como a de 1931.
O estado novo congregou , republicanos , monárquicos, integralistas e maçãos moderados. Acharam que era a única forma de acabarem com um século perdido.

Com 25A os herdeiros do século perdido ,regressam ,e estão a repetir os mesmos erros , a história esta repetir-se mas felizmente de uma forma calma .

A nossa democracia é uma paródia, mas que custa muito dinheiro e sacrifícios aos contribuintes.

Já é um problema de cultura de um povo , em que temos partidos que não negoceiam com os "fascistas" do FMI, mas não dão soluções alternativas, mas acham que é assim que defendem os interesses da sua clientela .

Concluindo o estado novo , foi o melhor período da história recente , com gente capaz e honesta .
É lógico que quando um país está em guerra , as liberdades não são totais, com pequenos grupos a fazerem atentados e colaborarem com os nossos inimigos .

Quando os nossos soldados estão a morrer em África, existem grupos financiados por Moscovo , e outros até assaltavam bancos , fazem atentados e tentam minar o esforço de guerra.

O que nome dá-mos a estes senhores , terroristas e colaborantes com o inimigo. Em qualquer estado do mundo seriam perseguidos e presos , como os da ETA.
Mas estes senhores não queriam implantar uma democracia , mas sim a ditadura do proletariado .

A pide não perseguia os moderados , e que queriam uma verdadeira democracia , sabia destingir as águas, até porque estes embora discordando em alguns pontos com o regime, o apoiavam , e estavam a sentir o desenvolvimento do país e nas colónias.

O problema actual , é que a rapaziada nova é muito menos politizada , do que nós éramos como jovens, e confundem tudo.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

Re: Pensamento para o 25º de Abril

por pmpcpinto » 26/4/2011 8:11

Ulisses, pessoalmente não defendo um regime ditadorial, mais lamento que o Marcello Caetano não tenha dado o passo em frente, em vez de ter ficado entre os conservadores e os liberais, pois Portugal podia ter sido um muito pais diferente.

Tinha tudo para transformar Potugal (Primavera Marcellista), num país desenvolvido e democrático, tinha o beneficío da dúvida do povo, tinha o tempo necessário, dado pelo exército, para negociar o futuro de Angola e Moçambique, tinha um acordo pronto a assinar com o PAIGC ....., mas infelizmente cedeu aos conservadores e arrastou o país para um beco sem saída.

No entanto, penso que em 37 anos foi feito muito pouco, tendo em conta os ideais de Abril e destruído o que de bom havia. Prova disso é que em 37 anos chamamos 3 vezes o FMI e só não o chamamos mais vezes, porque na década de 90 chegava dinheiro a granel de Bruxelas.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 624
Registado: 25/5/2009 10:34
Localização: Oeiras

por Ulisses Pereira » 26/4/2011 1:34

P.S. Bem sei que enerva ver alguém defender um regime ditadorial. É frustrante isso acontecer em pleno sex XXI quando o mundo está todo a acabar com regimes desses. Mas há que não perder a razão...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Ulisses Pereira » 26/4/2011 1:31

ducon, é uma vergonha para o 25 de Abril que estejas a insultar as pessoas como o estás a fazer. Estou inteiramente do teu lado nos argumentos. Estou completamente contra a forma como estás a fazer e fui obrigado a apagar o teu último post.

E a liberdade aqui é condicionada. Aqui não há espaço para o insulto gratuito. Se queres debater, fá-lo pela força dos argumentos e não dos insultos.

São as regras do Caldeirão. E o 25 de Abril existiu para haver liberdade de opinião, não para haver liberdade de insultar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por varus » 26/4/2011 0:04

caro rg7803 :

Sei muito bem quando alguém é comunista.

Tenho amigos comunistas de longa data , e sei muito quais são os argumentos e reacções .

Perdem rapidamente a calma , e acabam no insulto.

Os meus amigos comunistas até concordam com muitos dos meus pontos de vista, ás vezes perdem a cabeça, mas mantém a compostura e o respeito.
Só que já são comunistas aburguesados , e gostam de ganhar dinheiro como ninguém , e no fundo são mais capitalistas que os de direita, e são consumistas .
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por varus » 25/4/2011 23:46

Caro rg7803 :

Não eram farinha do mesmo saco,e não conheces a história do comunismo na URSS,como o da frente popular controlada pela NKVD em Espanha.

Uma coisa é barbárie em último grau e outra é um regime autoritário , mas com uma repressão muito leve.

Muitas democracias portaram-se muito pior que Salazar.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

Varus.

por rg7803 » 25/4/2011 23:36

varus Escreveu:Caro ducon00 :

Sou educado, e não venho para este ou outro forum insultar as pessoas , posso ter visões diferentes do mundo e da história .

Já desmascarou-se que é um comuna estalinista convicto , um dos grandes "erros" de Salazar foi de não ter enviado os comunistas portugueses e simpatizantes para a antiga URSS, para provarem nos Gulag , as verdadeiras delicias do comunismo .Fazendo um estágio no Hotel Lubianka SPA em Moscovo , em que tinha uma série de tratamentos de luxo , e estavam a anos de luz da PIDE.

Na URSS morreriam mais dissidentes por hora, que durante todos os anos do estado novo, e vem este "anjinho" dar lições e chamar nomes a Salazar.

Só em entre 1932 e 1934 na Ucrânia , roubaram o trigo e alimentos aos agricultores , para venderem no ocidente , e provocam a morte a milhões de Ucranianos .

Antes de dizer mal de Salazar tem conhecer a verdadeira história do comunismo e do nazismo ( outra faceta do comunismo).

Faz - me lembrar um amigo do liceu , que era e é comunista , pertencente á copula , dizia em 1978,que não havia Gulags na Sibéria , eram invenções da reacção!!!

Os comunistas são assim , quem não está por eles , está contra , ainda vivem no mundo das lutas de classes, do século XIX .

Nos dias de hoje , não falam com os "reaccionários" do FMI, mas não dizem qual é alternativa , para se pagar as dividas ....

No Prec ocuparam as empresas, herdades e paralisaram muitas empresas .

Caro amigo , você é que deve fazer uma introspecção meditativa , e vai chegar á conclusão que tenho razão.



Olá Varus.

Varus, há muita gente que não aprecia Salazar e o Estado Novo. Eu incluido; acredita que na minha família temos razões de sobra para querermos que a terra pese como chumbo sobre o caixão do ilustre estadista.

Mas por não apreciar a obra feita sou comunista, ou comunista estalinista !? Que raio de raciocinio é esse?

Varus, eu também li Solzhenitsyn e sei do que estás falar. Mas sabes, eram ambos farinha do mesmo saco...

Se há inferno eu quero que estejam no caldeirão mais quente...quer um quer outro...

Abraço.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4265
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por varus » 25/4/2011 23:23

Caro Atomez :

Portugal estava crescer mais rápido que a Europa na década de 60 e 70 e deixei linkes com as estatísticas , que provam isso .
Já nem falo das colónias nomeadamente de Angola , estava a ter um crescimento meteórico .

Após estes anos de democracia , o país a partir de 2000 não cresce, os impostos não param de subir , aperto fiscal que nunca houve , e os nossos governantes dizem-nos , que estamos falidos !!!
Quando em 1973 , tinha endividamento externo mais baixo de sempre com uma guerra , e uma moeda forte e credível.

O que me interessa , é a realidade actual comparada com 1973, em que o país está com um lastro , que vai provocar um distanciamento maior á europa e ao mundo.

Enquanto que durante o estado novo , o país continuava a crescer de uma forma sustentada e sólida .Porque o crescimento das últimas duas décadas, vão ficar comprometidas, e estamos num ponto de partida 1.000 vezes pior que 1973.

Resumindo , o modelo de gestão do estado novo era realista e não comprometeu o futuro das gerações futuras .
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por varus » 25/4/2011 23:04

Caro ducon00 :

Sou educado, e não venho para este ou outro forum insultar as pessoas , posso ter visões diferentes do mundo e da história .

Já desmascarou-se que é um comuna estalinista convicto , um dos grandes "erros" de Salazar foi de não ter enviado os comunistas portugueses e simpatizantes para a antiga URSS, para provarem nos Gulag , as verdadeiras delicias do comunismo .Fazendo um estágio no Hotel Lubianka SPA em Moscovo , em que tinha uma série de tratamentos de luxo , e estavam a anos de luz da PIDE.

Na URSS morreriam mais dissidentes por hora, que durante todos os anos do estado novo, e vem este "anjinho" dar lições e chamar nomes a Salazar.

Só em entre 1932 e 1934 na Ucrânia , roubaram o trigo e alimentos aos agricultores , para venderem no ocidente , e provocam a morte a milhões de Ucranianos .

Antes de dizer mal de Salazar tem conhecer a verdadeira história do comunismo e do nazismo ( outra faceta do comunismo).

Faz - me lembrar um amigo do liceu , que era e é comunista , pertencente á copula , dizia em 1978,que não havia Gulags na Sibéria , eram invenções da reacção!!!

Os comunistas são assim , quem não está por eles , está contra , ainda vivem no mundo das lutas de classes, do século XIX .

Nos dias de hoje , não falam com os "reaccionários" do FMI, mas não dizem qual é alternativa , para se pagar as dividas ....

No Prec ocuparam as empresas, herdades e paralisaram muitas empresas .

Caro amigo , você é que deve fazer uma introspecção meditativa , e vai chegar á conclusão que tenho razão.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

Re: Pensamento para o 25º de Abril

por atomez » 25/4/2011 22:24

pmpcpinto Escreveu:Permite-me discordar, em 74 não eramos o país mais pobre da europa ocidental

Pois discorde o que quiser, mas os factos são factos.

Ver aqui por exº

Dos 26 países da OCDE, Portugal esteve sempre na cauda da Europa Ocidental, atrás só tinha 3 países não europeus -- Turquia, México e Coreia.

Eu nem sei porque é que perco tempo a googlar dados para demonstrar coisas que toda a gente sabe e só mentecaptos se recusam a admitir...

pmpcpinto Escreveu:Penso que até meados da década de 50 Portugal estava parado, mas a partir dessa altura fez-se algo que nunca se fez a seguir a 74, planeou-se:

Essa então é para rir, não é???

Planeamento bem se fartaram de fazer os países comunistas e viu-se bem o lindo resultado que tiveram! (também)

Mas quem gosta assim tanto desses tempos tem bom remédio -- meta-se numa máquina do tempo e volte para lá!
Anexos
GDP1.PNG
GDP1.PNG (68.22 KiB) Visualizado 2264 vezes
GDP2.PNG
GDP2.PNG (54.22 KiB) Visualizado 2267 vezes
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

Re: Pensamento para o 25º de Abril

por pmpcpinto » 25/4/2011 20:12

Atomez Escreveu:O Antigo Regime em mais de 40 anos fez deste país o mais pobre e atrasado da Europa Ocidental.

O Novo Regime 37 anos passados conseguiu ... precisamente o mesmo.

Hoje sinto-me desiludido, acho que fomos uma geração com uma enorme oportunidade perdida pela frente.

Mas pronto, a vida continua. Inexoravelmente.

E que o futuro repare as asneiras do passado...


Permite-me discordar, em 74 não eramos o país mais pobre da europa ocidental, em 73 tinhamos um crescimento de cerca de 7%, superior à maior parte dos outros países europeus (isto suportando os custos de uma guerra em 3 frentes).

Penso que até meados da década de 50 Portugal estava parado, mas a partir dessa altura fez-se algo que nunca se fez a seguir a 74, planeou-se:


•I plano de fomento (1953-58) :
É um conjunto de investimentos orientados para a construção de infra-estruturas.

•II plano de fomento (1959-64):
Vai atribuir prioridade na estratégia de investimento, mas com base na iniciativa privada.

•O plano intercalar (1965-66)
Aparece pela 1ª vez, neste plano intercalar, a preocupação com o planeamento regional e com uma distribuição mais equitativa do rendimento;
Começa a despertar a necessidade de liberalização do comércio externo e de as empresas enfrentarem a concorrência externa.

•III Plano de Fomento (1967-73):
Reconhece-se a necessidade de abandonar o modelo de crescimento baseado na orientação interna (inward orientation) para uma visão baseada nas vantagens comparativas e na concorrência internacional;
Reconhece-se que o agravamento do défice da balança comercial se deve ao proteccionismo pautal, ao condicionalismo industrial e ao atraso da agricultura;

Surge claramente a ideia da necessidade de uma politica de promoção das exportações, no surgimento das críticas que começavam a surgir nos estudos das organizações internacionais (OCDE, Banco Mundial, NBER) .

• IV Plano de Fomento (1974-79):
Apenas teve um ano de execução;
Surge com maior acento a preocupação com a distribuição do rendimento e com os sectores sociais e a necessidade de assegurar um elevado crescimento para manter o pleno emprego.

Concordo que não aprendemos nada e perdemos 37 anos, por culpa de uma classe politica sem qualidade e oportunista.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 624
Registado: 25/5/2009 10:34
Localização: Oeiras

por JMHP » 25/4/2011 18:34

latrinaxxl Escreveu:
JMHP Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:Aos "faxos", aos salazaristas, aos saudosistas:
- não temos mortalidade infantil nos 37%;
- temos mais 10 anos de esperança de vida com mais qualidade;
- não temos taxa de analfabetismo de 70%;
- temos a liberdade de falar, pensar, expor...
- e a lista continuava........
Já cansa esta mentalidade deprimente e pessimista. Estão mal, comecem por vocês mesmos, enriqueçam essas cabeças, façam algo de novo, façam parte da solução e não do problema.
O perfeito não existe, mas enquanto procuramos a utopia, melhoramos, pensem positivo seus "velhos do restelo"!



Curioso.... Ainda recentemente num dos programas na TV sobre o 25 de Abril de 74, uma das criticas de condenação utilizadas pelo antigo regime no final de do regime era acusação sobre o pessimismo e deprimente desejo de mudança e liberdade que ia ganhando cada mais consenso entre a sociedade.

Curioso como a história se repete.... Os "meninos de coro", afilhados e acumudados nunca percebem quando o seu tempo está perto do fim. Quando não resta quase nada, sobra o insulto e a tentativa de oprimir outras mentalidades.


Só para rir :lol: :lol: sem mais comentários.


De facto motivos não faltam para rir depois do "Circo" em que o país se transformou ao longo de 37 anos de democracia.

37 anos depois país está na bancarrota, endividado para as décadas seguintes, com Estado obeso e acumudado, um país repleto de medo e de tabus, lobbies instalados e que progridem em torno de um socialismo podre e oportunista.

Não sei como será Portugal daqui alguns meses muito menos como vamos viver as próximas décadas, mas desconfio que hoje aqueles que defendem o actual regime e resistem contra as reformas e a revolução de mentalidade que o país necessita, serão os 1ºs daqui algum tempo atirar "pedras" e culpar o actual regime.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1659
Registado: 19/5/2009 18:26
Localização: 12

por atomez » 25/4/2011 17:46

A Liberdade é para ser usada, senão fica-se sem ela


<iframe title="YouTube video player" width="640" height="510" src="http://www.youtube.com/embed/mTO58XveTg4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por MarcoAntonio » 25/4/2011 17:39

Ducon00, modera por favor o tom dos teus posts.

Sugiro mesmo que edites a parte final do último post para eu não ter de o remover, dado que ele já está a ultrapassar o que consideramos aceitável para o forum...

Recordo que este forum é moderado e existem regras que terão de ser cumpridas por quem nele pretende participar.

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 40961
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Porto

por Tlaloc » 25/4/2011 17:36

"Salazar, o salvador...

Salvou milhares de crianças de atingir o martírio da idade escolar, garantindo elevada mortalidade infantil...

Salvou milhões da alfabetização, poupando-os a preocupações alheias ou descobertas inúteis...

Salvou milhões da longevidade, subtraindo-lhes sofrimento desnecessário, ao mesmo tempo que salvava a nação do desperdício com pensões...

Salvou comunistas evitando-lhes as agruras da gestão da coisa pública, de ter que ser pobres e honestos como ele enquanto engordava os monopólios que lhe sustentavam o poder e, até salvou muitos comunistas de morrer neste viridário, mandando-os para o Tarrafal onde morriam de “doença”, mas pelo menos fazendo-o numa terra de clima mais ameno, com mais praias e marisco à mistura...

Salvou a nação do sumptuosismo das eleições...

Salvou o povo dos apertos em ajuntamentos de mais de duas pessoas, com uma polícia que não só tinha esta tarefa como caso encontrasse alguém em tal desconforto ainda as levava para um SPA nas suas instalações com massagens, terapias do sono com sons repousantes e águas gotejantes transformando o individuo num homem novo, insistindo sempre para que o utente ali trouxesse os amigos...

Salvou milhões de portugueses da tão complexa e difícil tarefa de compreender as artes, fossem elas audiovisuais ou escritas, com uma caneta azul tudo era simplificado, democratizando a compreensão desses tantas vezes nebulosos ofícios...

Salvou durante décadas a liquidez do povo salvaguardando-os de contas de electricidade, água e telefone...

Salvou milhões da fome estabilizando o preço do pão, do pão com pão, do pão com dentes e até do pão com farinha...

Salvou milhões de pretos de decidirem o seu destino, outorgando hercúlea tarefa aos capatazes do império...

Salvou milhares de soldados do desconhecimento da guerra, empurrando-os para o altruísmo de lutar por uma terra que não era deles...

Salvou-nos tanto tanto mas mesmo tanto, muito até, das misérias que assolavam a Europa e o mundo que houve milhares a ir a pé a França para testemunhar que de facto habitávamos no melhor dos mundos..."


ó cabeça de atum varus, aprende, cresce e desaparece. Deves ser amigo de pidescos e bufos. Felizmente que Portugal já se livrou de gente como tu, agora podem abrir a bocarra e falar alegremente, é a democracia que o teu amo salazarento não permitia. é boa a democracia não é, tolinho ?
 
Mensagens: 65
Registado: 29/11/2007 13:54
Localização: Barreiro

por varus » 25/4/2011 16:36

Até o Otelo já elogia Salazar , e no dia em que lhe falhar a reforma na conta , por falta de dinheiro , aí que é que vai gritar a bom som por Caetano e Salazar.
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado: