Como reduzir a despesa pública?
Bem, a discussão teve pelo menos o condão de mostrar a barbaridade de despesas militares que temos em % do PIB, a disparidade que temos em relação a outros países europeus, a provável ineficiência na distribuição dessas despesas e, pelo menos a mim, confirmou aquilo de que já suspeitava que é estarmos a gastar muitíssimo mais do que devíamos, com algo cuja preocupação inerente são os perigos meramente hipotéticos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Confesso que sou inflexível nas minhas opiniões.
Mas chamar idiotice a uma ideia da qual partilho... é chamar-me também um idiota...
Dai o troco...
Mas longe de ofender... apenas que numa idiotice há de facto idiotas.. mas aqueles que a conseguem identificar como tal também são idiotas só pelo facto de identificar a idiotice...
Longe de ofender....
Mas chamar idiotice a uma ideia da qual partilho... é chamar-me também um idiota...
Dai o troco...
Mas longe de ofender... apenas que numa idiotice há de facto idiotas.. mas aqueles que a conseguem identificar como tal também são idiotas só pelo facto de identificar a idiotice...
Longe de ofender....
- Registado: 13/10/2008 12:41
E agora, na qualidade de moderador, tenho de pedir que se baixe o tom da discussão porque começa a passar para lá do que consideramos aceitável no Forum...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: .
amon.rosa Escreveu:Que eu saiba a palavra idiotice saiu teve uma origem primeira... Como a tomei como um adjectivo... uma atributo em grau...devolvi a mesma idiotice ao idiota critico da idiotice!
Ah, então era para mim ? Já podias ter dito pá !
Eu chamei idiotice ao serviço militar obrigatório (conceito). E tu apelidaste-me de idiota a mim (pessoa).
Uma notável diferença e que no fundo confirma que estás habilitado a conviver com o senhor que já reproduzi anteriormente ou, na falta desse, com qualquer troglodita de África, como já sugeriu o Marco.
amon.rosa Escreveu:Que eu saiba a palavra idiotice saiu teve uma origem primeira... Como a tomei como um adjectivo... uma atributo em grau...devolvi a mesma idiotice ao idiota critico da idiotice!
Entre dizer que o serviço militar obrigatório é uma idiotice e chamar idiota ao Automech vai um mar de diferença...
O que eu acho extraordinário é tu, como parte do teu argumento, trazeres a questão dos valores (como humildade!) ao mesmo tempo que vais mostrando quais são os teus: impor coisas aos outros, chamar-lhes nomes, etc!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
.
"Ó tempo volta para trás..."
Que mania o povo Português de fazer comparações com o maldito estrangeiro...
Portugal tem um responsabilidade acrescida sobre os mares do atlântico, onde está a marinha sem marinheiros?
Que mania de querer-se ser igual quando na verdade o nosso povo é distinto?
Que comece a escassear o petróleo e daqui uns tempos falamos da importância real das forças armadas e do serviço militar obrigatório...
É quando falta o pão....
Que mania o povo Português de fazer comparações com o maldito estrangeiro...
Portugal tem um responsabilidade acrescida sobre os mares do atlântico, onde está a marinha sem marinheiros?
Que mania de querer-se ser igual quando na verdade o nosso povo é distinto?
Que comece a escassear o petróleo e daqui uns tempos falamos da importância real das forças armadas e do serviço militar obrigatório...
É quando falta o pão....
Re: ..
amon.rosa Escreveu:O problema é precisamente a idiotice da própria idiotice... presumo que o que identifica a idiotice é mesmo idiota!
Quando depois de certas posições terem sido defendidas se parte para o insulto... é a cereja em cima do bolo!
Curiosamente, eu disse que entendia a tua posição, apenas não me identificava com ela. Infelizmente isso para ti não é suficiente, foste escalando por aí acima agressivamente e tens de forçar a tua ideologia pela garganta do próximo abaixo nem que seja à força!
O teu índice de tolerância e respeito pelos outros está bem à vista.
E queres tu o serviço militar obrigatório para "transmitir valores"...
Ok, ok!

amon.rosa Escreveu:Mas podes ter a certeza meu amigo... se fosse alguém que mandasse neste país impunha-ta caso gostasses ou não gostasses, pois um patriota sabe que esse é um dever mais que legitimo para com a sua nação! Esse é o problema do Português olha para o seu umbigo, pois que eu saiba ninguém gosta de ser militar só por se gostar... há um valor implicíto ao estado soberano e de natureza indiscutível a um patriota! Esse valor é um dever!!!!
Pelo menos este tópico sempre deu para rir

Tens aqui um tipo para conversar e debater ideias:

amon.rosa Escreveu:Mas podes ter a certeza meu amigo... se fosse alguém que mandasse neste país impunha-ta caso gostasses ou não gostasses, ...
Podes ir sempre para um daqueles muitos países africanos...
amon.rosa Escreveu: Esse é o problema do Português olha para o seu umbigo, pois que eu saiba ninguém gosta de ser militar só por se gostar...
É...
Do português e da maior parte do mundo desenvolvido.
Mas o teu discurso em Africa fica muito bem!
O mapa mundi do serviço militar obrigatório (a vermelho; países em fase de abolição a amarelo também).
- Anexos
-
- smo.PNG (69.54 KiB) Visualizado 1774 vezes
.
Mas podes ter a certeza meu amigo... se fosse alguém que mandasse neste país impunha-ta caso gostasses ou não gostasses, pois um patriota sabe que esse é um dever mais que legitimo para com a sua nação! Esse é o problema do Português olha para o seu umbigo, pois que eu saiba ninguém gosta de ser militar só por se gostar... há um valor implicíto ao estado soberano e de natureza indiscutível a um patriota! Esse valor é um dever!!!!
amon.rosa Escreveu:O que eu defendo é serviço militar obrigatório para todos os cidadãos masculinos e o fim dos mercenários da tropa... esses sim vendem um serviço ao país e fazem parte da despesa... é isso que eu defendo!
Felizmente que essa idiotice já acabou.
Além disso se fosse obrigatório, presume-se que não seja uma vida, o que significa que a nossa defesa estaria encarregue a um bando de amadores contrariados e treinados de forma limitada, uma vez que o período obrigatório presumo que não seja de 5 anos, certo ?
Se o teu ponto é o Serviço Militar Obrigatório, sou contra. Ainda bem que acabou...
O dever que eu sinto é de me defender a mim próprio e a maior parte das ameaças que eu vejo e me preocupam são internas!
Eu respeito a tua opinião e consigo entendê-la. Mas não me peças para me identificar com ela e muito menos me tentes impô-la...
O dever que eu sinto é de me defender a mim próprio e a maior parte das ameaças que eu vejo e me preocupam são internas!
Eu respeito a tua opinião e consigo entendê-la. Mas não me peças para me identificar com ela e muito menos me tentes impô-la...
Re: ...
amon.rosa Escreveu:Desculpa lá Marco mas o poder militar está associado ao poder económico e vice-versa!! Nenhuma nação pode inutilizar nenhum poder em função do outro. Estar a tirar a importância ao poder militar é algo de quem só vê a frente do pano, no imediato, típico de qualquer português.
Não, é típico é de quem vê que Portugal gasta quase o dobro (em % do PiB) do que a Espanha em defesa e mais do que a maioria dos países europeus.
E a tua retórica do hipotético é a típica retórica do tuga que não abdica de inutilidades e inventa perigos, mesmo quando já tem o FMI em casa.
Como dizia o Frei Fernando Ventura: "Acordem senhores, vivemos numa barraca com um submarino à porta."
..
Eu não estou a discutir a probalidade de isso acontecer... Eu estou a discutir a importância do serviço militar obrigatório! Porque a "tropa" é mais que um problema de guerra. O serviço militar tem outras funções importantes, uma é de educar os seus cidadãos, outra é transmitir aos cidadãos uma identificação, soberania, sentido de sacrifício e claro saber-se defender... Eu perguntei.. então foram a tropa? Onde está esse dever para com a nação? O dever de a defender caso seja necessário?
Re: ...
amon.rosa Escreveu:Desculpa lá Marco mas o poder militar está associado ao poder económico e vice-versa!! Nenhuma nação pode inutilizar nenhum poder em função do outro. Estar a tirar a importância ao poder militar é algo de quem só vê a frente do pano, no imediato, típico de qualquer português. Vou-te dar um exemplo simples... há uns anos atrás uns pescadores portugueses andavam a pescar palmeta, no norte do atlântico portugal... não mandou nenhum barco de guerra, curiosamente os espanhois fizeram-no... quem ficou a ganhar realmente nas negocições???
Hoje no mundo há abundância e os estados procederam a desmilitarizaçãp, mas quando o ciclo da escassez volta, os conflitos agravam-se! A história volta-se a repetir...
Eu não disse em lado nenhum que deveríamos eliminar o Ministério da Defesa e que deviamos acabar com as Forças Armadas.
(engraçado, já é a segunda vez que tenho de escrever isto neste tópico)
Em contrapartida pergunto-te: o que estás a sugerir então é que aumentemos a dimensão das nossas Forças Armadas?
Re: mercenários não obrigado!
BlackEagle Escreveu:Os efectivos estão limitados aos acordos Internacionais, ou seja a menos que não sejam cumpridos não é possível reduzir.
Vai-te documentar melhor porque isto que disseste (e já repetiste várias vezes neste tópico) está incorrecto. Nós temos 40.000 efectivos e não temos isso em missões internacionais, nem lá perto.
Eu já sei aprox quanto são mas não te vou dizer porque já estou farto de procurar informação que devias ser tu a saber. Só digo que estás redondamente enganado e, pior ainda, a enganar as pessoas que lêem este tópico, levando-as a acreditar que a maioria do pessoal está em forças internacionais.
BlackEagle Escreveu:Onde é que há margem para reduzir este orçamento?
Reduzindo os efectivos, obviamente.
BlackEagle Escreveu:Deixamos de cumprir os acordos? Que repercussões politicas isto teria?
Nenhumas. Achas que alguém vai condenar um país, que tem cá o FMI a cortar em tudo o que mexe, por nós cortarmos nas missões de paz ?
amon.rosa Escreveu:Antes de se discutir se há militares a mais, deviam discutir era se a "tropa" devia ser profissionalizada! Os militares na verdade são mercenários! Quantos de vós cumpriu o serviço militar obrigatório?
Mas o que é que isto tem a ver com a necessidade de FA ?
amon.rosa Escreveu:Quanto ao facto de poder haver guerra com Espanha ou outro país qualquer, que eu saiba as guerras não se prevêem acontecem e acontecem quando menos se espera! Portanto uma solução para o país deveria ser a que o serviço militar fosse obrigatório para todos, talvez o povo Português apreendesse a ser mais humilde e disciplinado. Infelizmente o Tuga é patriota nas "papaias" mas no que toca a responsabilidades a defesa nacional é uma questão de mercenários!!! Longe de ser um problema de todos os portugueses!!
Bem, se seguirmos este raciocinio também deveremos construir vários mega hospitais em Lisboa, assim como ter 100 vezes mais bombeiros porque a possibilidade de um sismo em Lisboa não é de descartar.
É preciso perceber uma coisa: se aumentarmos o dinheiro para as FA ele vem de impostos. Impostos esses que não vão para outra coisa.
Já hoje gastamos muito mais do que a Espanha em % do PIB, muito mais do que maioria dos países europeus e tu estás aqui, sem perceber que temos cá o FMI, que estamos em banca rota, a reclamar mais para algo que pode hipoteticamente acontecer ? Se nós não temos dinheiro para as coisas reais, quanto mais para as hipotéticas...
...
Desculpa lá Marco mas o poder militar está associado ao poder económico e vice-versa!! Nenhuma nação pode inutilizar nenhum poder em função do outro. Estar a tirar a importância ao poder militar é algo de quem só vê a frente do pano, no imediato, típico de qualquer português. Vou-te dar um exemplo simples... há uns anos atrás uns pescadores portugueses andavam a pescar palmeta, no norte do atlântico portugal... não mandou nenhum barco de guerra, curiosamente os espanhois fizeram-no... quem ficou a ganhar realmente nas negocições???
Hoje no mundo há abundância e os estados procederam a desmilitarizaçãp, mas quando o ciclo da escassez volta, os conflitos agravam-se! A história volta-se a repetir...
Além disso, nós temos o Sócrates!
É só mantê-lo por cá que ninguém nos invade...
Ok, esta devia ir para o tópico "Pra Descontra"!
A verdade é que eu não consigo levar a sério uma discussão sobre uma ameaça militar espanhola. Acho que não faz sentido no actual contexto economico e social onde o caminho é e tem sido cada vez mais o de uma integração internacional no plano europeu. A ameaça militar é tão distante, tão secundária e tão irrelevante que não consigo levar a sério os posts sobre essa matéria: se entrassemos em conflito com a Espanha, tinhamos tantos problemas que o aspecto militar era certamente o menor deles todos!
É só mantê-lo por cá que ninguém nos invade...

Ok, esta devia ir para o tópico "Pra Descontra"!

A verdade é que eu não consigo levar a sério uma discussão sobre uma ameaça militar espanhola. Acho que não faz sentido no actual contexto economico e social onde o caminho é e tem sido cada vez mais o de uma integração internacional no plano europeu. A ameaça militar é tão distante, tão secundária e tão irrelevante que não consigo levar a sério os posts sobre essa matéria: se entrassemos em conflito com a Espanha, tinhamos tantos problemas que o aspecto militar era certamente o menor deles todos!
Re: mercenários não obrigado!
amon.rosa Escreveu:Quanto ao facto de poder haver guerra com Espanha ou outro país qualquer, que eu saiba as guerras não se prevêem acontecem e acontecem quando menos se espera! Portanto uma solução para o país deveria ser a que o serviço militar fosse obrigatório para todos, talvez o povo Português apreendesse a ser mais humilde e disciplinado.
Ameaça Espanhola?
Serviço militar obrigatório?
Bolas, eu rendo-me já...

Invadidos já nós estamos, a Espanha além de ser o nosso maior credor, é o nosso maior fornecedor e tem a maior presença internacional no nosso tecido empresarial.
A nossa maior ameaça, a nossa maior guerra, não é militar... é económica!
Se eles apontarem as armas para cá, isso já é um mero pormenor e eu rendo-me logo...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Ferreiratrade, jprgodinho, macau5m, Nightrader, PAULOJOAO e 191 visitantes