Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Certificados de aforro em perigo ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zezezinho » 15/4/2011 14:58

Entre teres o dinheiro numa conta à ordem na CGD, ou então em tua casa, é mais arriscado deixares o dinheiro em casa :mrgreen:

Registado: 30/6/2010 0:10

por sombrio » 15/4/2011 14:58

as alternativas sao os depositos a prazo nos bancos, ou os depositos a prazo nao servem como alternativas?
Editado pela última vez por sombrio em 15/4/2011 15:00, num total de 1 vez.

Registado: 15/11/2010 19:07

por Bull Bull » 15/4/2011 14:58

Ulisses Pereira Escreveu:Clinger, mas a questão é essa: É que produtos financeiros que antes eram de baixo risco agora são de alto risco e, por isso, as rentabilidades oferecidas sobem. Esta é a realidade. E por se mostrar a realidade tem que se dizer a alternativa de baixo risco? Ok, se assim queres: Obrigações alemãs. Baixo risco, baixa rentabilidade.

Ulisses diz muito bem. Sempre ouvi dizer quanto maior a possibilidade da rentabilidade maior é o risco. É como nos fundos, um da classe 1 não é de esperar grandes rentabilidades mas ao contrário também é igual.
só o que me está a fazer confusão é se existe perda do capital nesses produtos então vejo essas rentabilidades oferecidas umas misérias face ao risco elevado. Então para isso mais vale um fundo que o risco de perda de capital deve ser menor

Registado: 21/12/2009 18:46

Cada vez com mais receio...

por poseidon635 » 15/4/2011 14:55

Estava a pensar aplicar parte das minhas poupanças ne CT's. Neste momento, nem pensar. Prefiro não ganhar dinheiro (juros), mas pelo menos "controlar" o que é meu (apesar de saber que dinheiro "parado" desvaloriza, mas... :? ) .

Quanto a todas esta notícias que têm surgido, vou pensar seriamente se para a semana não levanto pelo menos parte do dinheiro que tenho no banco (CGD).

Espero que não tenha que chegar a este ponto (muito mau), mas a minha confiança nessas instituições já não é o que era... :(

Registado: 13/6/2008 10:22

por Ulisses Pereira » 15/4/2011 14:53

Clinger, mas a questão é essa: É que produtos financeiros que antes eram de baixo risco agora são de alto risco e, por isso, as rentabilidades oferecidas sobem. Esta é a realidade. E por se mostrar a realidade tem que se dizer a alternativa de baixo risco? Ok, se assim queres: Obrigações alemãs. Baixo risco, baixa rentabilidade.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Krupper » 15/4/2011 14:52

clinger Escreveu:"Quem tem essas aplicações ou quem pensa em fazê-las tem que estar alertado que, nesta altura, são aplicações de ALTO RISCO.
Ai desculpem... devia dizer que são seguríssimas..."

Então mas e qual a alternativa de BAIXO RISCO?! É isto que crítico dizem "Cuidado com isto", mas depois não dão alternativas de investimento...

Não me parece que por se referir que uma aplicação é de elevado risco, se tenha que apresentar uma alternativa...

Registado: 30/9/2010 13:54

por clinger » 15/4/2011 14:48

"Quem tem essas aplicações ou quem pensa em fazê-las tem que estar alertado que, nesta altura, são aplicações de ALTO RISCO.
Ai desculpem... devia dizer que são seguríssimas..."

Então mas e qual a alternativa de BAIXO RISCO?! É isto que crítico dizem "Cuidado com isto", mas depois não dão alternativas de investimento...

Registado: 29/11/2007 2:40

por ssargo » 15/4/2011 14:48

O risco existe sempre em tudo e em todo o lado, a questão é avaliar o nível de risco em função da rentabilidade esperada.

Atenção à caixa de pão em casa, pois este pode começar a escassear e nos motins sociais ser saqueada. Depois não digam que não avisei para ter cuidado a investir no pão.

Registado: 12/4/2011 16:04

por Bull Bull » 15/4/2011 14:45

Ulisses Pereira Escreveu:Bull dei-te uma opinião genérica sobre obrigações da banca e dívida portuguesa. Não vou entrar em análises sobre produtos específicos.

obrigado ulisses

Abraço, bull

por Ulisses Pereira » 15/4/2011 14:41

Bull dei-te uma opinião genérica sobre obrigações da banca e dívida portuguesa. Não vou entrar em análises sobre produtos específicos.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Bull Bull » 15/4/2011 14:33

Ulisses Pereira Escreveu:Risco de obrigações sobre Banca e dívida portuguesa? O risco é máximo, por isso as rentabilidades são tão atractivas. Nunca se foge a este trade-off.

Um abraço,
Ulisses

Mas achas que o produto que falo tem um elevado risco?

por Ulisses Pereira » 15/4/2011 14:31

Risco de obrigações sobre Banca e dívida portuguesa? O risco é máximo, por isso as rentabilidades são tão atractivas. Nunca se foge a este trade-off.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Bull Bull » 15/4/2011 14:22

Ulisses, dá-me um conselho.
Estou tentado a entrar em obrigações da PT sobre o BES, tenho o tópico aberto.
O que achas deste produto em termos de risco?
Se tivesses que atribuir entre 1 a 5, qual valor davas?

abraço, bull

por Trisquel » 15/4/2011 14:15

Ulisses Pereira Escreveu:Isso faz-me lembrar quando as acções começam a cair, alguém diz que pode vir aí um Bear Market terrível e começa tudo a dizer que não se deve dizer isso porque pode gerar pânico. Se soubesses quantas vezes eu fui acusado disso. Se soubesses o orgulho que tenho de tantos que accionaram stops e deixaram de entrar em acções e salvaram quedas de 80%. Mas passei por catastrofista.

Quem tem essas aplicações ou quem pensa em fazê-las tem que estar alertado que, nesta altura, são aplicações de ALTO RISCO.

Ai desculpem... devia dizer que são seguríssimas...

Cuidado com as palavras que ainda dizem que as queres comprar barato! :lol:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Ulisses Pereira » 15/4/2011 14:10

Isso faz-me lembrar quando as acções começam a cair, alguém diz que pode vir aí um Bear Market terrível e começa tudo a dizer que não se deve dizer isso porque pode gerar pânico. Se soubesses quantas vezes eu fui acusado disso. Se soubesses o orgulho que tenho de tantos que accionaram stops e deixaram de entrar em acções e salvaram quedas de 80%. Mas passei por catastrofista.

Quem tem essas aplicações ou quem pensa em fazê-las tem que estar alertado que, nesta altura, são aplicações de ALTO RISCO.

Ai desculpem... devia dizer que são seguríssimas...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por clinger » 15/4/2011 14:00

Oh Ulisses no teu post anterior mencionas "Esconder a realidade é tudo menos boa informação" e agora eu pergunto onde está a realidade desta notícia? É ou não esta notícia uma hipótese? Qual o propósito da notícia? Gerar pânico, filas nos CTT, ir buscar o dinheiro e aplicar nos bancos?

Informar o cidadão é sempre bom, mas então vamos alertar para as alternativas a estes produtos e quais os seus riscos e aí esbarramos com uma parede e chegamos todos à conclusão que o melhor é estoirar o dinheiro todo em vez de poupar!

O que critico é a forma como os rastilhos começam com pequenas notícias e depois ganham proporções onde já não é possível evitar a histeria, são as chamadas profecias de auto-realização pois se vocês dos média falarem muito nisto podem ter a certeza que acabam por criar pânico e corrida a tudo o que seja aplicação financeira...

Para quem não se contenta em apenas culpar o Sócrates e os sucessivos governos talvez deva ler isto:
http://www.nytimes.com/2011/04/13/opini ... ted=1&_r=1

por Zezezinho » 15/4/2011 13:50

Ulisses Pereira Escreveu:
Se me disseres onde isso está escrito na notícia...

Oi ?

Caso Portugal tenha de reescalonar a sua dívida pública, nenhum investidor do Estado está a salvo à partida. É que a lei trata todos os credores (grandes, pequenos, nacionais ou estrangeiros) e todos os produtos (obrigações e bilhetes do tesouro, certificados de aforro e do tesouro) da mesma forma.

por Ulisses Pereira » 15/4/2011 13:41

Oh Ulisses desculpa lá onde é que está a realidade/ veracidade/ confirmação de que os certificados do tesouro ou de aforro vão lesar quem neles investiu?

Se me disseres onde isso está escrito na notícia...

Mas tens alguma dúvida que nunca o risco dessas aplicações foi tão grande como hoje? Sim. E os investidores devem saber isso nas decisões a tomar.

Mas o melhor é fazer como o Sócrates tem feito ao longo dos últimos anos: As más notícias, os cenários negativos, varrem-se para debaixo do tapete. É melhor não falar, dá azar...

Se achas que isto é sensacionalismo, espero que tenhas razão. Nunca me esqueço que quando se começou a escrever em jornais sobre a vinda do FMI, há um ano atrás, também eram todos uns sensacionalistas.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por clinger » 15/4/2011 13:28

Oh Ulisses desculpa lá onde é que está a realidade/ veracidade/ confirmação de que os certificados do tesouro ou de aforro vão lesar quem neles investiu?

Este tipo de notícia é tao plausível como dizer que os depósitos até 100 mil eur estão todos em risco de não serem pagos...

Francamente esperasse de um Jornal destes um pouco menos de sensacionalismo e mais de sensatez. Se é para afundar o país de vez que nos metam terra em cima e nos enterrem a todos!

E para além do mais se o FMI quer incentivar a poupança ia queimar a poupança de milhares de portugueses...

Re: Certificados de aforro em perigo ?

por Nunooo » 15/4/2011 13:26

Zezezinho Escreveu:
Nunooo Escreveu:
Zezezinho Escreveu:Esta notícias lançada hoje serve para que ?

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=479563

Eu cá continuo com os meus 200000 € em certificados de aforro e lá continuarão.

zezinho, de aforro ou de tesouro??? :wink:

abç

Não entendi.

Perguntei se tinhas em certificados de Aforro ou de tesouro. È que o risco sendo igual para ambos, os certificados de tesouro dão-te uma rendibilidade muito superior.

.
Editado pela última vez por Nunooo em 15/4/2011 13:31, num total de 1 vez.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Zezezinho » 15/4/2011 12:42

Nunooo Escreveu:

abç

Não entendi.

por Ulisses Pereira » 15/4/2011 12:13

Zezezinho, o melhor então é fazer como a avestruz, não falar em cenários possíveis e ninguém tomar decisão com base nos cenários que podemos ter pela frente?

Esconder a realidade é tudo menos boa informação.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 15/4/2011 11:50

Isto é uma piada:

Em caso de haircut , quem investiu e votou nos governos PSD pede a eles o resto do capital. Quem votou e investiu nos governos PS pede a estes. Assim ficam todos responsaveis pelos seus actos. :wink:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Branc0 » 15/4/2011 11:47

Nunooo Escreveu:Uma duvida:
Em caso de reestruturação de divida, essa medida afecta todos os Bilhetes de Tesouro (ou outros intrumentos de divida) que estão no mercado, ou a reestruturação pode por exemplo ser feita apenas para algumas emissoes dos mesmos? (ex: reestruturaçaõ das emissoes de BT que tem maturidade em 2014 e 2015, mas nao tocando noutros prazos).

A restruturação pode ser feita de várias maneiras, depende da vontade política e da capacidade financeira do país. Passará provavelmente pelos mais variados instrumentos e em prazos de curta e média duração mais fortemente.

Estas noticias servem para que depois as pessoas não vão chorar à porta de um qualquer ministério a dizer que não faziam a mínima ideia e que ninguém os avisou que as suas poupanças estavam em risco.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por Trisquel » 15/4/2011 11:47

Nunooo Escreveu:

abç

Certificados de aforro sob ameaça em caso de "default"
15 Abril 2011 | 00:01
Elisabete Miranda - elisabetemiranda@negocios.pt

Rui Peres Jorge - rpjorge@negocios.pt

Lei trata todos os credores e instrumentos de dívida por igual. Em caso de renegociação, todos deverão ser penalizados da mesma forma. Todos, menos o FMI
Caso Portugal tenha de reescalonar a sua dívida pública, nenhum investidor do Estado está a salvo à partida. É que a lei trata todos os credores (grandes, pequenos, nacionais ou estrangeiros) e todos os produtos (obrigações e bilhetes do tesouro, certificados de aforro e do tesouro) da mesma forma.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 256 visitantes