Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

[Focus] Vale a pena ser Funcionário Público?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por sargotrons » 16/4/2011 1:48

Afinal vale a pena ser Funcionário Público? Ou não?
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por migluso » 16/4/2011 1:39

Mares Escreveu:Já é tempo para que o tecido empresarial adaptar-se a essas mudanças.

Mares,

Eu não vou debater contigo, pois as refutações seriam muitas, o debate longo, provavelmente infrutífero para os leitores e em relação a nós os dois o mais certo seria chegarmos ao final e continuarmos a divergir.

Esta frase resume um pouco as diferenças. Tu pensas que é o tecido empresarial e com ele todo o mercado, repito todo mercado, que deve adaptar-se à escola.
Eu penso o inverso, a escola é que se deve adaptar ao mundo empresarial, ao mercado, à realidade.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Mares » 16/4/2011 1:32

artista Escreveu:
Mares Escreveu:Migluso e artista,

acredito que não seja apenas por uma questão ideológica que estejamos em completo desacordo.

Sabemos que esse modelo (ensino privado) tentado em Portugal deu errado. É só olharmos para a qualidade das universidades privadas e toda a polémica à volta delas. Olhem para esses exemplos e tentem defendê-los na vossa ótica.

Não estás a ler tudo o que escrevo, ainda nesta página escrevi que tenho dúvidas de que um sistema totalmente privado funcione. Embora ache que o ensino superior não possa ser directamente comparável pode ser um exemplo do que disse lá atrás para justificar as minhas dúvidas em relação a um sistema totalmente privado...

Mares Escreveu:Dinheiro público é para defender ensino público de qualidade para todas as crianças e não para subsidiar interesses privados, que quando bem sucedidos (que muito dificilmente o serão) sirvam apenas para elitizar a sociedade.

De certa forma concordo com isto que está em conformidade com o que defendi lá atrás, penso que só com algumas regras bem definidas uma actividade sem fins lucrativos poderia ser entregue totalmente aos privados. A forma como acho que poderia ser entregue tornará o sistema semi-privado...

Mares Escreveu:Então esse modelo é completamente errado. Aqui estamos a têr uma conversa entre "colegas". Mas isto discutido pela sociedade, até serviría para uma boa anedota.

Desculpem ser tão directo.

Não vejo porque possa ser visto como uma anedota, o migluso não é propriamente o primeiro a falar nessa hipótese. Eu tenho algumas dúvidas que se encontre uma forma de o tornar completamente privado mas não me parece que seja de excluir o debate sobre o assunto...

artista,

ainda bem que estamos em acordo em alguns pontos.

Possivelmente, parte das pessoas neste "Cladeirão" cresceram num modelo educacional em que funcionou razoavelmente bem. As escolas públicas, de uma forma geral, tinham qualidade. Isso será motivo de orgulho para todos os que poderam partilhar esssa experiência.

Sabemos que o investimento feito foi por um interesse maior.

Infelizmente não foi sempre assim. Muitos erros foram cometidos e certamente precisamos de recuperar o tempo perdido.

A sociedade tb precisará de estar mais presente nessas mudanças.
Já é tempo para que o tecido empresarial adapte-se e participe dessas mudanças.

Enquanto não se mudarem mentalidades, muito dificilmente o país mudará.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por migluso » 16/4/2011 1:28

artista Escreveu:Pois, isso é tudo muito bonito mas duvido que se aplique a tudo e mais alguma coisa. Pelo menos nos casos da Educação e Saúde duvido que se possa pensar assim, a lógica é outra...

De onde vem esse lucro? da melhor gestão? sem perca de qualidade?! hum, tenho dúvidas... ou o estado paga mais ou o lucro dos privados será obtido à conta de baixa nos salários, é que ali não se vende nada, apenas se presta um serviço social, público, essencial ao desenvolvimento do país!

O lucro num mercado concorrencial tende, no longo prazo, para uma taxa natural. 3,4,5%. Haverá períodos em que uma determinada escola ou um determinado curso escolar, ou numa determinada região, os lucros sejam superiores à média. Isto pode acontecer devido a inúmeros factores, entre os quais a melhor gestão. Como a qualidade é fundamental para aumentar os lucros, porque aumenta a procura, logo pode praticar preços mais elevados, é natural que os agentes procurem oferecer a máxima qualidade.

Como disse, defendo educação para todos e que o Estado seja o garante do acesso a quem não possa pagar. Defendo, também, que os melhores alunos, independentemente da condição económica e social da família, tenham oportunidade de escolher a escola que pretendem frequentar.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por artista_ » 16/4/2011 0:33

migluso Escreveu:
artista Escreveu:A mim parece-me óbvio mas... sem controle apertado, numa actividade que não dá lucro o objectivo poderia muito bem passar a ser "poupar o máximo", quando o que se pretenderia é que fosse "atingir a maior qualidade possível"...

A educação seria para dar lucro. E ainda bem. O lucro é o mecanismo que sinaliza aos empresários onde devem investir, quer em termos geográficos quer em termos sectoriais (no caso, investir em cursos de informática ou economia, por exemplo). O lucro é o mecanismo que sinaliza ao empresário o bem ou o serviço que o mercado procura, que a população necessita (um empresário pode ser qualquer um de nós, sempre que no dia a dia, em qualquer situação, tiramos partido de uma oportunidade. É isso que o empresário faz. Tira partido de uma oportunidade ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades de uma determinada população - os clientes.)

Quanto mais controlo, pior. Claro que há regras que devem ser estabelecidas, especialmente as que garantem a defesa da dignidade humana. A partir daí, quanto mais liberdade for permitida ao mercado (todos os agentes participantes) melhor.

Pois, isso é tudo muito bonito mas duvido que se aplique a tudo e mais alguma coisa. Pelo menos nos casos da Educação e Saúde duvido que se possa pensar assim, a lógica é outra...

De onde vem esse lucro? da melhor gestão? sem perca de qualidade?! hum, tenho dúvidas... ou o estado paga mais ou o lucro dos privados será obtido à conta de baixa nos salários, é que ali não se vende nada, apenas se presta um serviço social, público, essencial ao desenvolvimento do país!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 16/4/2011 0:28

Mares Escreveu:Migluso e artista,

acredito que não seja apenas por uma questão ideológica que estejamos em completo desacordo.

Sabemos que esse modelo (ensino privado) tentado em Portugal deu errado. É só olharmos para a qualidade das universidades privadas e toda a polémica à volta delas. Olhem para esses exemplos e tentem defendê-los na vossa ótica.

Não estás a ler tudo o que escrevo, ainda nesta página escrevi que tenho dúvidas de que um sistema totalmente privado funcione. Embora ache que o ensino superior não possa ser directamente comparável pode ser um exemplo do que disse lá atrás para justificar as minhas dúvidas em relação a um sistema totalmente privado...

Mares Escreveu:Dinheiro público é para defender ensino público de qualidade para todas as crianças e não para subsidiar interesses privados, que quando bem sucedidos (que muito dificilmente o serão) sirvam apenas para elitizar a sociedade.

De certa forma concordo com isto que está em conformidade com o que defendi lá atrás, penso que só com algumas regras bem definidas uma actividade sem fins lucrativos poderia ser entregue totalmente aos privados. A forma como acho que poderia ser entregue tornará o sistema semi-privado...

Mares Escreveu:Então esse modelo é completamente errado. Aqui estamos a têr uma conversa entre "colegas". Mas isto discutido pela sociedade, até serviría para uma boa anedota.

Não vejo porque possa ser visto como uma anedota, o migluso não é propriamente o primeiro a falar nessa hipótese. Eu tenho algumas dúvidas que se encontre uma forma de o tornar completamente privado mas não me parece que seja de excluir o debate sobre o assunto...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Mares » 16/4/2011 0:16

Migluso e artista,

Dinheiro público é para defender ensino público de qualidade para todas as crianças e não para subsidiar interesses privados, que quando bem sucedidos (que muito dificilmente o serão) sirvam apenas para elitizar a sociedade.

Então esse modelo é completamente errado. Aqui estamos a têr uma conversa entre "colegas". Mas isto discutido pela sociedade, até serviría para uma boa anedota.

por migluso » 15/4/2011 23:34

Mares Escreveu:Perante isto pergunto, quem pagaría os professores contratados pelas escolas? E se eram "os melhores professores", quem iría definir o salário deles?

Depois tem outra questão... ele sugere que uma escola X de um dia para outro despede todos os professores e abre vagas para fazer uma novas seleção para as suas vagas. Escolhe os melhores (ou que acha que são os melhores) e o que faz aos outros? O Estado ficava com eles? Iría os colocar numa escola da periferia?

Então parece-me que é uma proposta sem muito nexo... a menos que não tenha entendido as ideias dele....

Mares, chama-se mercado. É o local onde todas essas situações, espontaneamente, se organizam e funcionam melhor do que se decretadas na secretaria.

Quanto à questão dos professores despedidos, é facilmente resolvida com uma coisa que tu bem conheces - o contrato, assinado livre e voluntariamente pelas partes.

por artista_ » 15/4/2011 23:31

Mares Escreveu:Perante isto pergunto, quem pagaría os professores contratados pelas escolas? E se eram "os melhores professores", quem iría definir o salário deles?

Pois essa parece uma questão pertinente embora me pareça resolúvel, com alguma criatividade!

Mares Escreveu:Parece-me que esse modelo iría criar escolas de elite (com os melhores professores e os melhores alunos), mas pagas com o dinheiro de todos os contribuintes. As restantes iríam ter os piores alunos e os piores professores, mas por quais critérios?

Talvez não, obrigaria era todos a trabalharem melhor, desde a direcção aos funcionários...

Mares Escreveu:Depois tem outra questão... ele sugere que uma escola X de um dia para outro despede todos os professores e abre vagas para fazer uma novas seleção para as suas vagas. Escolhe os melhores (ou que acha que são os melhores) e o que faz aos outros? O Estado ficava com eles? Iría os colocar numa escola da periferia?

O caminho já foi mais ou menos preparado, o número de professores contratados já é tão grande que não seria preciso alterar assim tanta coisa. Numa primeira fase as escolas manteriam os professores efectivos nessa escola e escolheriam os contratados que entendessem. Isto até já acontece embora com algumas condições, as escolas podem (e estão a fazê-lo) manter um professor contratado de um ano para o outro desde que este tenha um horário completo!

Mares Escreveu:Então parece-me que é uma proposta sem muito nexo... a menos que não tenha entendido as ideias dele....

Não tenho dúvidas que é para aí que estamos a caminhar, faltará saber é se vamos mais depressa ou mais devagar! :)

por migluso » 15/4/2011 23:23

artista Escreveu:A mim parece-me óbvio mas... sem controle apertado, numa actividade que não dá lucro o objectivo poderia muito bem passar a ser "poupar o máximo", quando o que se pretenderia é que fosse "atingir a maior qualidade possível"...

A educação seria para dar lucro. E ainda bem. O lucro é o mecanismo que sinaliza aos empresários onde devem investir, quer em termos geográficos quer em termos sectoriais (no caso, investir em cursos de informática ou economia, por exemplo). O lucro é o mecanismo que sinaliza ao empresário o bem ou o serviço que o mercado procura, que a população necessita (um empresário pode ser qualquer um de nós, sempre que no dia a dia, em qualquer situação, tiramos partido de uma oportunidade. É isso que o empresário faz. Tira partido de uma oportunidade ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades de uma determinada população - os clientes.)

Quanto mais controlo, pior. Claro que há regras que devem ser estabelecidas, especialmente as que garantem a defesa da dignidade humana. A partir daí, quanto mais liberdade for permitida ao mercado (todos os agentes participantes) melhor.

por Mares » 15/4/2011 23:16

MarcoAntonio Escreveu:Mares, leste o texto ou só o título?
:lol:

MarcoAntonio,

confesso que lí rapidamente o texto, mas mantenho as mesmas dúvidas em relação às propostas dele para a educação.

Concordo com as palavras dele, em que sugere que o Estado deverá ter um mais um papel regulador, establecendo objectivos de qualidade e verificação dos objectivos (mas já o deverá ter).

Agora vem as propostas dele: "Atribuiría às escolas mais autonomia e responsabilidade para atrairem os melhores alunos e contratarem os melhores professores".

Perante isto pergunto, quem pagaría os professores contratados pelas escolas? E se eram "os melhores professores", quem iría definir o salário deles?

Parece-me que esse modelo iría criar escolas de elite (com os melhores professores e os melhores alunos), mas pagas com o dinheiro de todos os contribuintes. As restantes iríam ter os piores alunos e os piores professores, mas por quais critérios?

Depois tem outra questão... ele sugere que uma escola X de um dia para outro despede todos os professores e abre vagas para fazer uma novas seleção para as suas vagas. Escolhe os melhores (ou que acha que são os melhores) e o que faz aos outros? O Estado ficava com eles? Iría os colocar numa escola da periferia?

Então parece-me que é uma proposta sem muito nexo... a menos que não tenha entendido as ideias dele....

por artista_ » 15/4/2011 23:06

migluso Escreveu:Tu no fim acabas por ir de encontro a este princípio, não percebo muito bem por que não acreditas que a qualidade tenderá a aumentar.

A mim parece-me óbvio mas... sem controle apertado, numa actividade que não dá lucro o objectivo poderia muito bem passar a ser "poupar o máximo", quando o que se pretenderia é que fosse "atingir a maior qualidade possível"...

por migluso » 15/4/2011 23:00

artista Escreveu:Totalmente privatizado tenho algumas dúvidas, penso que a escola teria tendência a perder qualidade se o estado se afastasse totalmente mas admito que com algumas regras seja um caminho possível... não tenho dúvidas é que as escolas têm de ter autonomia na escolha dos seus professores, só assim se pode exigir resultados às direcções.

O processo de privatização deveria ser gradual. Quanto a perder qualidade, não acredito que isso se verificasse, antes pelo contrário. Ao promover a competição entre escolas, professores e alunos a qualidade tende a melhorar. Tu no fim acabas por ir de encontro a este princípio, não percebo muito bem por que não acreditas que a qualidade tenderá a aumentar.

Cumps

por nikos » 15/4/2011 21:56

No campo empresarial, são três as propostas essenciais de José Salcedo."Devem ser tomadas medidas que promovam o crescimento e a competitividade, eliminando obstáculos no mercado de produtos e de trabalho, e promovendo empreendedorismo e inovação".

Que novidadae! A sério? E já agora como se faz?! è que até essa parte já todos lá chegamos...

''Finalmente, José Salcedo propõe medidas que facilitem a contratação de pessoas qualificadas com licenciatura, mestrado e doutoramento, reduzindo para 20% do valor actual os encargos que as empresas têm de suportar sobre os correspondentes salários.''

Não percebi!? Pagar menos 20% de salarios aos trabalhadores ? foi isso que disse, nao percebi bem (sinceramente)

Enfim, ideias ZERO

Registado: 22/6/2010 19:02

por artista_ » 15/4/2011 21:55

migluso Escreveu:
Mares Escreveu:

José Salcedo: "Retirar todos os professores da função pública"

Finalmente vejo alguém com CV ir de encontro ao que defendo. Apesar de não dizer, está implícito, privatização das escolas sendo o papel do Estado focado no apoio às famílias carenciadas.

Totalmente privatizado tenho algumas dúvidas, penso que a escola teria tendência a perder qualidade se o estado se afastasse totalmente mas admito que com algumas regras seja um caminho possível... não tenho dúvidas é que as escolas têm de ter autonomia na escolha dos seus professores, só assim se pode exigir resultados às direcções.

por migluso » 15/4/2011 21:40

Mares Escreveu:

Finalmente vejo alguém com CV ir de encontro ao que defendo. Apesar de não dizer, está implícito, privatização das escolas sendo o papel do Estado focado no apoio às famílias carenciadas.

por artista_ » 15/4/2011 21:34

MarcoAntonio Escreveu:Mares, leste o texto ou só o título?

Pois, ou não leu ou não percebeu... há muito que defendo que é para esse tipo de autonomia que devemos caminhar rapidamente, quanto mais depressa se conseguir chegar a uma autonomia total das escolas, sobretudo na escolha do seu pessoal, professores mas não só!

por MarcoAntonio » 15/4/2011 21:02

Mares, leste o texto ou só o título?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Mares » 15/4/2011 19:28

Qual é a viabilidade desta medida? O que são "todos" os professores? O que eles iríam fazer? Serem trocados por quem? E o que iría fazer aos que já lá estão?

Ideias, ideias....

O presidente da Multiwave e ex-professor catedrático sugere várias medidas para tornar Portugal melhor, a pensar nas empresas e na educação.
O sector educativo é uma das prioridades para José Salcedo, presidente da Multiwave e ex-professor catedrático. Duas das suas sugestões são dedicadas à educação. Outras duas são para melhor a competitividade empresarial.

"Actuar sobre o sector educativo a todos os níveis, reformulando o papel do Estado, por forma a que este passe a estabelecer objectivos de qualidade num extremo e de verificação do cumprimento desses objectivos no outro", diz José Salcedo, que entregaria às escolas "a autonomia e responsabilidade para poderem atrair os melhor alunos e contrarem os melhores professores".

Assim, "retiraria todos os professores da função pública, entregando a sua contratação às escolas onde trabalham".

Ao Estado, concretiza, cabe a tarefa de corrigir assimetrias e garantir que as pessoas mais carenciadas tenham iguais oportunidades e promover um desenvolvimento equilibrado de todas as regiões do País.

"Para tal, recomendo a extinção de muitos serviços do actual Ministério da Educação, sobretudo aqueles que têm vindo a estabelecer políticas educativas".

No campo empresarial, são três as propostas essenciais de José Salcedo."Devem ser tomadas medidas que promovam o crescimento e a competitividade, eliminando obstáculos no mercado de produtos e de trabalho, e promovendo empreendedorismo e inovação".

José Salcedo fala, também, da necessidade de se reformular o capital de risco público, juntando numa única entidade o que hoje está disperso pela Caixa Capital, AICEP Capital e InovCapital. Essa capital de risco pública "deveria ser gerida por pessoas qualificadas e experientes internacionalmente, apoiadas por uma equipa de elevado gabarito e com demonstrada experiência internacional".

Essa entidade deveria gerir uma carteira de fundos flexíveis que totalizaria, pelas contas de José Salcedo, mil milhões de euros de fundos nacionais, que "poderia ter um impacto gigante na transformação do País".

Finalmente, José Salcedo propõe medidas que facilitem a contratação de pessoas qualificadas com licenciatura, mestrado e doutoramento, reduzindo para 20% do valor actual os encargos que as empresas têm de suportar sobre os correspondentes salários.

Numa leitura mais macroeconómica, este empreendedor, que preside a uma empresa exportadora, sugere "a realização de uma auditoria exaustiva e externa para determinar o real estado das nossas contas públicas, a realizar por uma entidade idónea e independente, tornando público o resultado dessa auditoria".

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=479539

por Mares » 15/4/2011 18:54

Será que alguns FPs saíram do "barco" cedo demais?

Ao saírem da FP antecipadamente, para írem para a reforma, sofreram penalizações por antecipação na reforma. Além disso, a reforma passa a ser 10% inferior à média dos salários dos últimos 5 anos.

Caso o FMI aprove o corte também nas reformas, tal como fez nos salários, então estes mesmos aposentados sofrerão um novo corte...

Possivelmente houve precipitação e o "céu" era a trabalhar e não a receber a reforma...

Desta forma o Estado está reduzindo o número de trabalhadores na FP e simultaneamente o défice nas contas públicas.... :mrgreen:

E o povo, pá?

Governo restringe regresso de reformados à Função Pública

Novo diploma estipula, além do "interesse público excepcional", um conjunto de requisitos cumulativos
Os reformados que queiram voltar a exercer funções no Estado vão ter a vida mais dificultada. Uma portaria hoje publicada em Diário da República vem estipular que a necessária autorização, exigida no Estatuto da Aposentação, só pode ser concedida se, “além do interesse público excepcional”, se verificarem também, “comprovadamente” um conjunto de “requisitos cumulativos”.

Assim, exige-se, desde logo, a “não coincidência entre as funções públicas subjacentes à proposta de autorização e as funções que o aposentado exercia à data da aposentação”. As nova funções não poderão, sequer, ser exercidas “mesmo serviço, entidade ou empresa”.

Por outro lado, exige-se que a nomeação ou contratação do aposentado em causa seja imprescidível “no âmbito do serviço, entidade ou empresa onde as funções devam ser exercidas, designadamente em virtude da comprovada carência de pessoal habilitado, formado ou especializado para o exercício dessas mesmas funções”.

Deverá também haver uma “estreita relação entre as características das funções públicas a exercer e o nível habilitacional, área de formação e experiência profissional do aposentado em causa”.

Este também só poderá ser reintegrado para o exercício de funções que não possam ser exercidas – ou em que tal não seja conveniente - por funcionários que estejam no regime de mobilidade especial.

A autorização para o regresso implicará ainda “a existência de um benefício em termos de despesa pública”, que terá como referência “o impacto, nesta sede, das eventuais soluções alternativas à autorização”.

Finalmente, só será admissível a contratação de aposentados para o exercício de funções públicas transitórias e em período não superior a um ano. A excepção serão os “cargos dirigentes ou de chefia, cujo período legal de duração seja superior”.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=479667

por rmachado » 14/4/2011 13:39

rjmsilva Escreveu:É inegável que essa situação se passava e muito no privado, conheço alguns casos desses, declara-se o mínimo, o resto é por fora.

É a lógica do "assim fica já cá"... mas esquecem-se depois da reforma, e com o novo sistema serão muito mais penalizados.
Esquecem-se tb que só se estão a prejudicar por via de menos pagamento de impostos.
Estas situação tb só passam pela ineficácia do nosso sistema fiscal... (que já melhorou muito)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Mares » 14/4/2011 12:30

rjmsilva Escreveu:É inegável que essa situação se passava e muito no privado, conheço alguns casos desses, declara-se o mínimo, o resto é por fora.

Realmente é uma situação inegável aquela em que observamos que num sistema ideal, i.e. em que "todos declaram" e a todos é garantído uma vida tranquila na reforma, mas que infelizmente esse modelo seja insustentável.

Para analisarmos isso, deixo a tabela onde são apresentadas as fontes de financiamento e a aplicação dos recursos em aposentações e pensões de sobreviência, na Caixa Geral de Aposentações referentes ao ano de 2009.

Podemos observar que o montante utilizado para aposentações e pensões de sobrevivência somam um valor de 8,0 mil milhões de euros. Já da parte das quotizações esse valor fica-se pelos 2,85 mil milhões de euros (valor muito abaixo para suprimir as necessidades). A diferença entre os que recebem e os que descontam para o sistema da CGA é de 5,15 mil milhões de euros.

Retirando outras transferências (fundos dos CTT, etc), vêmos que, por exemplo, somente no ítem " dotações pelo Orçamento do Estado" este valor ascende a 3,47 mil milhões de euros.

Para termos noção deste valor transferído anulmente do Estado para a CGA, estes 3,47 mil milhões daríam para construír 4 Scuts...

Isso demonstra que o sistema da CGA está completamente desiquilibrado, consumindo recursos do Estado e desta forma condenando o país ao atraso.

Falarmos de cortes nos gastos do Estado, em libertar recursos do Estado para investimento produtivo ou da necessidade de uma convergência entre o sistema público e privado de reformas, certamente que teremos de reflectír sobre estes dados.
Anexos
CGA_Financiamento_2009_a.PNG
CGA_Financiamento_2009_a.PNG (52.91 KiB) Visualizado 1335 vezes

por rjmsilva » 13/4/2011 23:31

É inegável que essa situação se passava e muito no privado, conheço alguns casos desses, declara-se o mínimo, o resto é por fora.

Registado: 27/12/2010 21:02

por Automech » 13/4/2011 23:27

Não AikyFriu. A CGA sempre teve foi regras muito mais vantajosas do que a SS, originando este desequilíbrio.

Os tipos que fizeram essas regras e permitiram que isso acontecesse deviam estar na cadeia.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por AikyFriu » 13/4/2011 22:21

Esta discussão faz-me lembrar um conhecido que durante anos se gabava de apenas declarar cerca de 1/3 do que ganhava.
Quando se reformou deixou de falar ao melhor amigo porque a reforma do outro era muito superior à dele (segundo o 1º havia ali cunhas)

Não se passará um pouco isto no privado vs fp?

Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro

Registado: 23/2/2008 20:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado: