Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Medidas do FMI em 1983 - Duvida!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Reislb » 14/4/2011 9:47

Em 1983 ainda não tinha nascido. Mas o melhor é dares razão à tua mulher, se não ......
loool

Foi só para descomprimir um pouco. :mrgreen:

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por Jolly Roger » 14/4/2011 1:41

djovarius Escreveu:Bom dia,

Os episódios de racionamento do leite foram antes e nada têm a ver com a intervenção do FMI de 1983.

Aliás, essa última deveu-se ao, não a uma grande dívida pública em geral, mas à necessidade de financiar o défice sem recurso à monetização.
Além disso, o Fundo garantiu dólares (necessários porque tínhamos entrado em défice da balança de pagamentos) para adquirir energia e petróleo, os quais haviam subido na sequência do 2º choque do petróleo.
Aliás, a entrada do FMI em 1983 ocorre nessa data, mas os problemas já vinham de trás.
Em 1981 e 1982 as coisas não andavam nada bem na sequência do dito choque e da recessão internacional. Ainda por cima, o USD estava em alta, encarecendo as importações que tínhamos de fazer.

Portanto, a crise do leite é anterior à ajuda externa e ocorre já como consequência da necessidade de não gastar os escassos dólares.
Assim, passámos a consumir leite nacional em quase exclusividade, o qual mal chegava para o consumo. Como isso produzia rumores de que o preço iria subir, o Governo AD foi obrigado a decretar esses limites para evitar açambarcamentos.

O mesmo já tinha acontecido pontualmente antes (77 a 79) com esse e outros produtos daquilo a que nossa infância chamavam "cabaz de compras". :mrgreen:

Saudações a todos

dj

Acho que posso mais ou menos confirmar isto.
Recordo-me de não ser possivel comprar a quantidade que se queria, mas acho que isso não teve a ver com o FMI. A questão era mais simples - a produção nacional não cobria as necessidades do país. Importava-se leite da Holanda por exemplo, isso lembro-me bem. Como num país deficitário em produção, as importações só agravam o défice externo, optou-se pelo racionamento. Mas houve nessa altura outros produtos racionados pelo mesmo motivo - bananas por exemplo.

.
.

Registado: 22/7/2009 12:55

por djovarius » 14/4/2011 1:08

Bom dia,

Os episódios de racionamento do leite foram antes e nada têm a ver com a intervenção do FMI de 1983.

Aliás, essa última deveu-se ao, não a uma grande dívida pública em geral, mas à necessidade de financiar o défice sem recurso à monetização.
Além disso, o Fundo garantiu dólares (necessários porque tínhamos entrado em défice da balança de pagamentos) para adquirir energia e petróleo, os quais haviam subido na sequência do 2º choque do petróleo.
Aliás, a entrada do FMI em 1983 ocorre nessa data, mas os problemas já vinham de trás.
Em 1981 e 1982 as coisas não andavam nada bem na sequência do dito choque e da recessão internacional. Ainda por cima, o USD estava em alta, encarecendo as importações que tínhamos de fazer.

Portanto, a crise do leite é anterior à ajuda externa e ocorre já como consequência da necessidade de não gastar os escassos dólares.
Assim, passámos a consumir leite nacional em quase exclusividade, o qual mal chegava para o consumo. Como isso produzia rumores de que o preço iria subir, o Governo AD foi obrigado a decretar esses limites para evitar açambarcamentos.

O mesmo já tinha acontecido pontualmente antes (77 a 79) com esse e outros produtos daquilo a que nossa infância chamavam "cabaz de compras". :mrgreen:

Saudações a todos

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Re: Medidas do FMI em 1983 - Duvida!

por Bull Bull » 13/4/2011 11:35

pocoyo Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Lembro-me muito pouco nessa crise, era muito novo.
...

Escreveste duas vezes a mesma coisa, queres com isto dizer que eras bebé? :mrgreen:

:lol: fiz copy e esqueci de apagar.
Era novo, queria era sugos :lol:

Registado: 21/12/2009 18:46

por MarcoAntonio » 13/4/2011 11:20

Pode ter sido uma consequência local das medidas ou da situação em que o páis se encontrava e que terá originado racionalização (afinal ainda hoje ocorre pontualmente sem mesmo que haja uma crise generalizada profunda na economia). Estou bastante certo que não se tratou de nenhuma medida directa imposta pelo FMI!

Em relação ao tipo de medidas, deixo dois endereços onde se pode ver um resumo do que se fez, uma notícia e uma apresentação em PDF:

http://www.ionline.pt/mobile/116951-198 ... resultados

http://www.ideff.pt/xms/files/Dr.a_Tere ... assian.pdf

Deixo também um endereço que já tinha deixado antes com uma exposição histórica (económica e politico-social) quer da intervenção de 77 quer da de 83:

http://www.iseg.utl.pt/aphes30/docs/pro ... 0NUNES.pdf
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jbraven » 13/4/2011 11:18

habanero04 Escreveu:Lembro-me que nos anos 80 isso acontecia, só se podia comprar um determinado numero de pacotes de leite mas não me lembro se era só 1 ou se eram 2 ou 3. Eram uns pacotes de leite em plástico flexivel que agora já não existem. Não faço é ideia se isso tinha alguma coisa a ver com o FMI...

Não, não houve nada disso, mais a mais sendo Portugal um país com produção excedentária de leite. Pode ter havido um outro caso pontual, mas não era qualquer regra imposta.
O que houve, na altura, foi a imposição de circulação alternada aos fins-de-semana dos veículos com matrículas pares e ímpares, restrição à saída de capitais (para ires de férias só podias levar 20 contos por pessoa) e outras restrições do género, mas nada em produtos de primeira necessidade; lembro-me também que os funcionários públicos recebiam o 13.º mês em certificados de aforro, por exemplo.

Cumps,

JB

EDIT: tinha escrito certificados de tesouro quando era bem certificados de aforro.
Editado pela última vez por jbraven em 13/4/2011 11:24, num total de 1 vez.

Registado: 10/2/2009 20:03

por Lion_Heart » 13/4/2011 11:13

habanero04 Escreveu:Lembro-me que nos anos 80 isso acontecia, só se podia comprar um determinado numero de pacotes de leite mas não me lembro se era só 1 ou se eram 2 ou 3. Eram uns pacotes de leite em plástico flexivel que agora já não existem. Não faço é ideia se isso tinha alguma coisa a ver com o FMI...

Ainda me lembro desses pacotes. :mrgreen: Quanto ao FMI ja não me lembro.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por habanero04 » 13/4/2011 11:05

Lembro-me que nos anos 80 isso acontecia, só se podia comprar um determinado numero de pacotes de leite mas não me lembro se era só 1 ou se eram 2 ou 3. Eram uns pacotes de leite em plástico flexivel que agora já não existem. Não faço é ideia se isso tinha alguma coisa a ver com o FMI...

Registado: 8/11/2007 17:14

por paulop2009 » 13/4/2011 10:21

Eu em 83 ainda nem sabia ler... :)

Só não consigo é entender qual seria o propósito economico/financeiro do rateio de pacotes de leite... É que até é um produto nacional, portanto nem sequer nos aumenta o rácio de importações...

Registado: 15/9/2010 15:02

por pocoyo » 13/4/2011 10:18

Bull Bull Escreveu:
...

Escreveste duas vezes a mesma coisa, queres com isto dizer que eras bebé? :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por Bull Bull » 13/4/2011 10:10

sem2006 Escreveu:Desculpem lá criar mais um tópico sobre FMI, crise, etc... mas isto é uma pequena duvida persistente e depois de estar respondida, podem apagar, bloquear, seja lá o que for (só pedia que não o fizessem até eu dar sinal para tal).

Numa conversa com a minha mulher, esta insiste que quando o FMI entrou em Portugal em 1983, uma das medidas impostas foi limitar o número de pacotes de leite do dia a 1 por família. Eu não me lembro de tal coisa e acho que não faz nenhum sentido, mas ela teima em que tal aconteceu (ela morava em Lisboa, eu morava nos arredores de Coimbra e dai pode haver tb. algumas diferenças na aplicação dessa medida/lei) e que para contornar isso, ia ela o irmão e a mãe cada um comprar um pacote a uma mercearia diferente...

Alguém pode confirmar isto?

Cumprimentos.

Quase garante que não, não me recordo nada disso e não ouvi nunca isso, por isso talvez não tivesse sido aplicada nessa altura

Registado: 21/12/2009 18:46

por pocoyo » 13/4/2011 9:48

No leite não sei, não era um bem de 1ª necessidade para mim.
Lembro-me de ter acontecido isso com os pacotes de sugos. :)

Registado: 15/1/2010 15:30

Medidas do FMI em 1983 - Duvida!

por sem2006 » 13/4/2011 9:36

Desculpem lá criar mais um tópico sobre FMI, crise, etc... mas isto é uma pequena duvida persistente e depois de estar respondida, podem apagar, bloquear, seja lá o que for (só pedia que não o fizessem até eu dar sinal para tal).

Numa conversa com a minha mulher, esta insiste que quando o FMI entrou em Portugal em 1983, uma das medidas impostas foi limitar o número de pacotes de leite do dia a 1 por família. Eu não me lembro de tal coisa e acho que não faz nenhum sentido, mas ela teima em que tal aconteceu (ela morava em Lisboa, eu morava nos arredores de Coimbra e dai pode haver tb. algumas diferenças na aplicação dessa medida/lei) e que para contornar isso, ia ela o irmão e a mãe cada um comprar um pacote a uma mercearia diferente...

Alguém pode confirmar isto?

Cumprimentos.

Registado: 29/4/2009 13:31

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, bruno8526, Majestic-12 [Bot], PAULOJOAO, paulosantinhoamado e 151 visitantes