Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

AJUDA- obrigações BES e OUTRAS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bull Bull » 15/4/2011 13:55

Pata, sobre a situação económica do Pais, será seguro investir em obrigações?

Registado: 21/12/2009 18:46

por Bull Bull » 14/4/2011 14:20

Pata-Hari Escreveu:Depende do valor nomianl: ou é 1000 euros ou é 50 000 euros de valor nominal (a minha sala, no entanto, só aceita ordens acima de 50 000 de nominal)

então é esse mesmo. são 50000€ que o meu gestor disse que em regra costuma ser.

por Pata-Hari » 14/4/2011 14:05

Depende do valor nomianl: ou é 1000 euros ou é 50 000 euros de valor nominal (a minha sala, no entanto, só aceita ordens acima de 50 000 de nominal)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Bull Bull » 14/4/2011 13:49

Pata-Hari Escreveu:Exacto, se o risco pt directo paga melhor que o risco BES+PT, para quê subscriever via BES um produto que paga menos e tem maior risco?

qual o montante mínimo de investimento para essa obrigação?

por Pata-Hari » 14/4/2011 13:47

Exacto, se o risco pt directo paga melhor que o risco BES+PT, para quê subscriever via BES um produto que paga menos e tem maior risco?
Administrador Fórum

por Bull Bull » 14/4/2011 12:52

Almendra Escreveu:Efectivamente ainda não existe ficha técnica para esse produto.
Mas deixo aqui o link do produto anterior em que o subjacente era a EDP, estão disponíveis na CMVM.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd19706.pdf

Bull-bull existe risco de capital em caso de falência do BES ou em caso de evento de crédito da PT. Mas, provavelmente preferia este estruturado a OT's neste momento.

Ontem deixei aqui a tabela de obrigações da PT hoje deixo do BES.

Abraço[/img]

esse é bem melhor. O risco desse é só do Bes.
8%?
juros pagos como?
qual o montante minimo?

conhecem alguma obrigação desse tipo que tenha levado á perda do capital

por Pipo79 » 14/4/2011 12:12

Efectivamente ainda não existe ficha técnica para esse produto.
Mas deixo aqui o link do produto anterior em que o subjacente era a EDP, estão disponíveis na CMVM.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/pfc/docs/fsd19706.pdf

Bull-bull existe risco de capital em caso de falência do BES ou em caso de evento de crédito da PT. Mas, provavelmente preferia este estruturado a OT's neste momento.

Ontem deixei aqui a tabela de obrigações da PT hoje deixo do BES.

Abraço[/img]
Anexos
BES bonds.PNG
BES bonds.PNG (13.69 KiB) Visualizado 1627 vezes

Registado: 29/11/2007 1:51

por Bull Bull » 14/4/2011 10:34

Pata-Hari Escreveu:Bull Bull, não percebi em momento nenhum que não estávamos a falar de um estruturado sobre uma emissão, sorry. Ainda bem que o Ferreira percebeu!

Bull Bull, se é um produto sobre outro produto, à partida as garantias são menores mas nem é necessariamente verdade (imagina que uma instituição muito boa emite para se proteger do risco de deter, estando disposta a pagar um prémio para ter esse "seguro-passa-a-outro-e-não-ao-mesmo". Nesse caso até podes estar mais seguro porque o emitente é melhor em caso de falha do que o subjacente do produto). A parte que te é importante é mesmo o emitente, que é quem te vai pagar em caso de problema. Mostrem lá qual é o produto para se entender. Recordo-me de termos discutido longamente num tópico a montagem de estruturados sobre obrigações.... não sei onde.

Boas Pata, mas só existe perda de capital se falir neste caso o BES ou a PT, correcto?
Estou à espera que o meu gestor me dei a ficha no entanto ele disse que ainda não está disponivel mas que ira estar brevement

por Pata-Hari » 14/4/2011 7:25

Bull Bull, não percebi em momento nenhum que não estávamos a falar de um estruturado sobre uma emissão, sorry. Ainda bem que o Ferreira percebeu!

Bull Bull, se é um produto sobre outro produto, à partida as garantias são menores mas nem é necessariamente verdade (imagina que uma instituição muito boa emite para se proteger do risco de deter, estando disposta a pagar um prémio para ter esse "seguro-passa-a-outro-e-não-ao-mesmo". Nesse caso até podes estar mais seguro porque o emitente é melhor em caso de falha do que o subjacente do produto). A parte que te é importante é mesmo o emitente, que é quem te vai pagar em caso de problema. Mostrem lá qual é o produto para se entender. Recordo-me de termos discutido longamente num tópico a montagem de estruturados sobre obrigações.... não sei onde.
Administrador Fórum

por Bull Bull » 14/4/2011 0:52

Almendra Escreveu:Ferreira10:

Não é necessariamente verdade que um fundo de obrigações de taxa fixa esteja condenado ao fracasso, há muitas variáveis a ter em conta, tens por exemplo os cupões que as obrigações pagam periodicamente, vão valorizando as up's.
Claro que à partida a vertente de trading do fundo e de valor de cada obrigação será ligeiramente afectado influenciando a rentabilidade anual do fundo, por isso mesmo esse efeito tem de ser compensado com a taxa de cupão de cada obrigação que o constitui levando a rentabilidades positivas, embora não tão espectaculares como as que assistimos durante o ano de 2009 em que alguns fundos de obrigações valorizaram mais de 50%.

Bull bull:

Essas obrigações da PT de que falas não serão emitidas pela própria empresa, mas sim pela BES Investment sobre o risco da PT, trata-se de um produto estruturado, o emitente é a BESI. Convém não fazer confusão são coisas distintas.

Mas, já agora as cotações das obrigações da PT emitidas pela própria podes ver aqui:

https://www.boerse-stuttgart.de/en/tool ... =Searching

Abraço

Mas sendo assim é pior ou melhor em termos de garantias?
Eu quero receber os meus 6,50% e ter o capital o máximo protegido pois caso contrário não entro nesse produto

por Pipo79 » 14/4/2011 0:13

Ferreira10:

Não é necessariamente verdade que um fundo de obrigações de taxa fixa esteja condenado ao fracasso, há muitas variáveis a ter em conta, tens por exemplo os cupões que as obrigações pagam periodicamente, vão valorizando as up's.
Claro que à partida a vertente de trading do fundo e de valor de cada obrigação será ligeiramente afectado influenciando a rentabilidade anual do fundo, por isso mesmo esse efeito tem de ser compensado com a taxa de cupão de cada obrigação que o constitui levando a rentabilidades positivas, embora não tão espectaculares como as que assistimos durante o ano de 2009 em que alguns fundos de obrigações valorizaram mais de 50%.

Bull bull:

Essas obrigações da PT de que falas não serão emitidas pela própria empresa, mas sim pela BES Investment sobre o risco da PT, trata-se de um produto estruturado, o emitente é a BESI. Convém não fazer confusão são coisas distintas.

Mas, já agora as cotações das obrigações da PT emitidas pela própria podes ver aqui:

https://www.boerse-stuttgart.de/en/tool ... =Searching

Abraço
Anexos
Portel.PNG
Portel.PNG (31.46 KiB) Visualizado 2327 vezes

por Bull Bull » 13/4/2011 23:36

Pata-Hari Escreveu:
Bull Bull Escreveu:Vamos supor que subscreve a uma obrigação de taxa fixa com maturidade a 3 anos de taxa fixa.
Se passado um ano fechar a minha posição, o que acontece e a que preço em regra costuma ser fechado

Depende do que se passar neste ano. Se o risco diminuir, o preço pode subir. Se as taxas subirem, o preço pode descer. O preço daqui a um ano dependerá disso.

Se o risco diminuir o preço pode subir mas quando compre uma obrigação dizem qual o preço que comprei e depois onde posso consultar o preço depois.
Por exemplo a obrigação que a PT vai lançar

por ferreira10 » 13/4/2011 23:32

Ajudaram com certeza.Detenho à mais de um ano umas unidades de um fundo cuja política de investimento passa maioritariamente pela aposta em obrigações de taxa fixa.Tenho também de taxa variável.
Mas o que me preocupa é o primeiro.Como é gerido por gestores, tentava avaliar acerca do espaço de manobra, sempre de acordo com a política do fundo, que esses senhores têm de modo a desfazerem-se de obrigações que fiquem menos atrativas com a subida da taxa diretora. Já não falo das outras variáveis, associadas.

Mas suponho que não obstante, ser um fundo denominado de obrigações de taxa fixa,eles podem sempre jogar com todas essas variáveis que influenciam o preço das obrigações.Ou seja; numa perspetiva de subida das taxas diretoras, um fundo com estas características não está necessariamente condenado ao fracasso.Ou estará?
.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Pipo79 » 13/4/2011 22:52

Hummm....

Vai por aqui alguma confusão, que a Pata-Hari explicou bastante bem, mas eu vou dar aqui uma "achega".

Bull-Bull:

O que tu tens estado a falar não são obrigações "puras", se assim lhe posso chamar, os dois produtos que tu expuseste são produtos estruturados do BEST emitidos sobre a forma de obrigações pela BESI sobre outros activos.
No caso do primeiro é um estruturado de capital garantido a 1 ano, e concordo que tens melhores taxas em Dep Prazo, mas se quiseres mesmo obrigações tens algumas de bancos portugueses com yields superiores a depósitos, não têm é a mesma liquidez.
O segundo é um estruturado sobre o risco da PT que paga mensalmente uma taxa anual de 6,5%.

Ferreira10:

Como a Pata mencionou as obrigações não têm gestor, os fundos de investimento de obrigações como o que mencionaste (JPM Income Opportunity) tem.

O preço das obrigações não depende só do tipo de taxa (fixa ou variável), depende também de diversos riscos (emitente, país, político, etc.). Numa situação de "normal" o aumento das taxas directores provoca a descida do preço das obrigações de taxa fixa.
Mas, no exemplo da Pata (obrigações BCP) já estão com um preço tão baixo que com o aumento da taxa pelo BCE não implicou a descida, mas a entrada do FMI ao reduzir um pouco o risco da banca até as fez subir de preço.

Espero ter ajudado.

Abraço

por Pata-Hari » 13/4/2011 21:26

Bull Bull Escreveu:Vamos supor que subscreve a uma obrigação de taxa fixa com maturidade a 3 anos de taxa fixa.
Se passado um ano fechar a minha posição, o que acontece e a que preço em regra costuma ser fechado

Depende do que se passar neste ano. Se o risco diminuir, o preço pode subir. Se as taxas subirem, o preço pode descer. O preço daqui a um ano dependerá disso.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 13/4/2011 21:22

ferreira10 Escreveu:Vou aproveitar a tua presença aqui no fórum para perguntar o seguinte.O tópico, até apropriado.Sei que és versada nestas matérias.:lol:

Uma pergunta banal, mas enfim;

Subscrever obrigações neste momento, numa perspetiva de aumento das taxas de juro, só se forem obrigações de taxa variável?Certo?

O que acontece às obrigações de taxa fixa nestes momentos?Com esta conjetura?É forçoso que decaia o seu valor?Ou os gestores das ditas obrigações dispõem de estratégias para minimizar essa mais do que previsível queda?

O preço depende da expectativa de taxa de juro e do risco de cada uma delas avaliado pelo mercado. Se comprares uma obrigação do BCP com uma yield "do caraças", as taxas descerem mas o risco do BCP tal como avaliado pelo mercado neste momento diminuir significativamente, o preço pode bem cair. Ou seja, tens sempre uma combinação dos dois factores a determinar o valor de mercado. Não sei se fui clara, tenho ideia de não ter sido.

E não existe gestor de uma obrigação, existem gestores de fundos de obrigações, tal-e-qualmente ( :mrgreen: ) existem para as acções.
Administrador Fórum

por Bull Bull » 13/4/2011 9:18

Vamos supor que subscreve a uma obrigação de taxa fixa com maturidade a 3 anos de taxa fixa.

por ferreira10 » 12/4/2011 23:55

Vou aproveitar a tua presença aqui no fórum para perguntar o seguinte.O tópico, até apropriado.Sei que és versada nestas matérias.:lol:

Uma pergunta banal, mas enfim;

Subscrever obrigações neste momento, numa perspetiva de aumento das taxas de juro, só se forem obrigações de taxa variável?Certo?

O que acontece às obrigações de taxa fixa nestes momentos?Com esta conjetura?É forçoso que decaia o seu valor?Ou os gestores das ditas obrigações dispõem de estratégias para minimizar essa mais do que previsível queda?
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por Pata-Hari » 12/4/2011 23:55

Opá, ocorreu-me...! :mrgreen: não foi por mal. :mrgreen:
Administrador Fórum

por ferreira10 » 12/4/2011 23:47

Pata-Hari Escreveu:uma senhora sediada nos estados unidos...?

Queres que diga a gestora? :lol: :lol:
Vá lá "Pata", diz-me tu qual é essa gestora dos States.lol:
Eu estava a ver se não fazia publicidade.Até porque não granjeou muita simpatia pela dita "Senhora".De modo a equilibrar a simpatia do«passa a publicidade», teria que «cascar» um bocado na dita "gestora". :lol: E não há nexexidade!Estou naturalmente a brincar!

por Pata-Hari » 12/4/2011 23:36

uma senhora sediada nos estados unidos...?
Administrador Fórum

por ferreira10 » 12/4/2011 23:34

Curiosamente, hoje, uma gestora de carteiras que por ai anda, no mercado Português, numa rotação da carteira, recomenda o fundo JPMorgan Income Opportunities; fundo flexível com exposição aos diferentes segmentos de dívida.Alegam que o problema Português está já descontado.A maior exposição às ações, da carteira anterior, deu lugar, nesta rotação, a uma diminuição dessa rubrica.

Encerra algum risco, naturalmente;mas é uma aposta na diversificação.Além do mais, do que eu tenho visto,o problema que eles apresentam, no que à gestão de carteiras diz respeito, é que de modo a fazer hedging, apostam às vezes na divisa errada.À parte disso,alguns dos fundos que escolhem, chegam a ter, em 2 meses qq coisa como 8% de rendibilidade.
Editado pela última vez por ferreira10 em 12/4/2011 23:37, num total de 1 vez.

por Bull Bull » 12/4/2011 23:17

Não subscrevi, achei muito pouco. Agora o meu gestor disse que mais dia menos dia vai sair as obrigações da PT a 3 anos, julgo ser uma taxa na ordem dos 6% com juros creditados ao mês.
E este produto o que acham?

por Zezezinho » 12/4/2011 23:06

Taxas rídiculas, em comparação com os DP actuais.

Registado: 30/6/2010 0:10

por jota007 » 12/4/2011 18:02

Também tens aqui uma obrigação a 2anos do mesmo banco mas com a taxa um pouco mais alta!

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd19956.pdf

Cumprimentos

Registado: 25/5/2009 20:57

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bar38, BenjaminMartins, cali010201, Carrancho_, Musus, PAULOJOAO, smog63 e 198 visitantes