Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal é o país da Europa onde mais horas se trabalha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por bolsa » 12/4/2011 20:33

Anda para aí muita gente que não faz nenhum para chegar a esta média, porque há muitos muitos anos que eu trabalho mais ou menos das 07.00 até cerca das 20.00, de inverno termino um pouco mais cedo, só tenho pena que o cansaço e a família não me permitam mais tempo.

Cump.s e B.N.

Registado: 7/2/2005 18:06

por Lion_Heart » 12/4/2011 19:03

Este estudo vem confirmar uma sensação que eu sempre tive.
O tuga esta grande parte do dia no "trabalho" e depois não tem tempo para o lazer , dai os nossos centros urbanos andarem cada vez mais abandonados.
O problema é que no "trabalho" não somos produtivos.
Isto é porque além de não termos noção de trabalho ou produtividade , aproveitamos esse tempo para o lazer que deveriamos fazer depois (café de hora em hora, longos almoços, conversas e etc.)
Um amigo meu diz: noção de trabalho para um tuga: fazer 200km numa manhã para ir a aveiro a uma reunião de 10 minutos que se podia fazer por video conferência. Ou andar esses 200km a entregar ou recolher papeis que se podiam enviar por carta ou email. E depois acha que já fez um grande trabalho nesse dia.

Conclusão: é preciso fazer cada coisa no seu tempo. Durante horario trabalho, trabalhar e no horario de lazer, descansar. Mas como o exemplo vem sempre de cima , O Estado deveria ser o primeiro a fazer isto.
Basta ver José Socrates ou Teixeira dos Santos que nunca chegam a horas a uma reunião ou conferência de imprensa por mais grave que seja o assunto (ou ficar na conversa para as tv´s enquanto estão todos a espera dele para cumprir o protocolo).
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por BYPASS » 12/4/2011 18:41

O problema são ambientes em que apenas a minoria efectivamente produz para os outros.

Pausas para café, refeição em qualquer sítio organizado estão definidos e são cumpridos e encarados como melhoria para a produtividade geral.

Cá fazem-se várias pausas, que arruinam a produtividade, promovem-se "apadrinhados" por mais incompetentes que sejam, cultiva-se a política da antiguidade em vez de competência para cargos superiores.

No fim existe desmotivação, pouco sentido de organização e do papel a representar nela e ainda impotência para mudar o status quo.

É cultural esta maneira descontraída e desorganizada de encarar o local e as regras no trabalho.

Registado: 6/11/2008 13:21

por The Mechanic » 12/4/2011 18:13

Agora dessas 8,79 horas ( 8h79 minutos?!!? ou 8h e 79% de 1 hora ?!...bom... não interessa. ), é favor retirar :

- Chegada 10 minutos atrasados ( comboio atrasou-se )
- Ir falar aos colegas de trabalho.
- Ir para o posto de trabalho e "tomar-lhe a medida" ( ligar o pc ou verificar ferramentas ou colocar equipamento ou vestir roupa de trabalho ou ...)
- Comentar detalhadamente o fim de semana futebolistico , o proximo fim de semana futebolistico , a Lili Caneças com o vestido a arder , a reportagem da "Caras" sobre o seio da Rita Pereira , e uma serie de outros assuntos, terminando no "tempo que faz" .
- Pausa para um cigarro
- Olhar à volta pra ver se não há mosca
- Pausa para pequeno almoço
- Cigarro
- Procurar entre os colegas o que vái ser o almoço
- Ir ao Farmville , citiville, sexville , mandar e-mails engraçados para as pessoas , ler e-mails engraçados recebidos.
- Ir fazer um mejinha
- Já que está de pé, vái tomar um café
- Porra, já é hora de almoço e um gajo "com tanta cena pra fazer ainda"
- Almoço
- Café
- Cigarro
- Descanso pra "pegar no trabalho"
- Ir para o posto de trabalho
- Encontra a mosca
- Tenta assassinar a mosca com elaboradas fisgas de elasticos e clips e agrafos
- A mosca foge
- Vamos mas é ao café que isto a vida não é só trabalho
- cigarro
- comentar boatos sobre colegas que possam : andar com o patrão, andar com outros colegas, mostrar declaradamente que papava todas as gajs do posto de trabalho, se não estivesse tão ocupado e "se quisesse"
- ir trabalhar. Sentar. Olha!...tem mais e-maisl para ler .retirar som ao pc, que o conteudo é escabroso . lembrar de rever o video recebido, mas com som .
- porra ! são 17h10 ... o tempo passa depressa quando um gajo está apinhado de trabalho .
- colocar as pastas que estão em cima da secretária por ordem alfabetica . afinal , 30 minutos nisto e elas já estavam por ordem alfabetica .
- Cigarro.
- 17h45... bom , vou-me pirar mais cedo que não quero perder o autocarro e chegar tarde a casa.

" ATÉ AMANHÃ ! "

.
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por rmachado » 12/4/2011 17:50

Poupado Escreveu:ainda dizem que a produtividade é baixa...

todos sabemos onde ela é baixa!!! não é na produção, isso garanto eu!!!

Claro que é baixa... se trabalhas mais tempo baixas a produtividade...

Solução trabalhar menos tempo. :)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Poupado » 12/4/2011 17:46

ainda dizem que a produtividade é baixa...

todos sabemos onde ela é baixa!!! não é na produção, isso garanto eu!!!
Cumprimentos

Poupado

Registado: 16/5/2003 19:23

Re: Portugal é o país da Europa onde mais horas se trabalha

por pepi » 12/4/2011 17:45

Bull Bull Escreveu:A produtividade é baixa, se trabalhos mais e produzimos pouco. Ou estamos a trabalhar mal ou então não sei.

Confesso que a bolsa e o caldeirão contribuem, por vezes, para uma diminuição da minha produtividade... qualquer dia bloqueiam-me o caldeirão!

Registado: 17/3/2009 14:43

por artista_ » 12/4/2011 17:43

Caiu um mito, afinal os portugueses são uns grandes trabalhadores, o problema parece que está na falta de organização, trabalha-se muito produz-me pouco... eu nas escolas percebo perfeitamente isto, faz-se tanto trabalho que não serve para nada que sobra realmente pouco tempo para o que é realmente importante...

Ainda assim custa-me a perceber como é que eles calculam as horas de trabalho não remunerado, segundo ouvi na rádio, contam até horas de trabalho doméstico. Ora eu ontem estive a lavar a roupa e a passar a ferro e não estava ninguém da OCDE a contabilizá-las! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Portugal é o país da Europa onde mais horas se trabalha

por Bull Bull » 12/4/2011 17:27

Portugal é o país europeu da OCDE que mais horas trabalha, segundo um estudo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico para 26 dos seus 34 membros.

Apesar de o estudo sobre horas de trabalho, realizado pela OCDE, concluir que é na Europa Ocidental que menos horas se trabalha (sendo fora do Velho Continente que estão os patamares laborais horários mais elevados), Portugal foge à regra, já que as horas totais de trabalho diário (remunerado e não remunerado) ascendem a 8,79.

A trabalharem mais do que os portugueses, na OCDE, só estão os mexicanos (9,9 horas por dia) e os japoneses (9 horas diárias). No fim do "ranking" está a Bélgica, com 7,1 horas. A média total da OCDE é de 8 horas por dia.

Apesar de Portugal ser o país da Europa onde mais horas se trabalha por dia, esse resultado não se reflecte em termos de produtividade, já que este é um aspecto que o País tem de melhorar.

Em matéria de horas não remuneradas, Portugal também ocupa o lugar cimeiro da lista (em termos europeus) elaborada pela Organização, com 3,8 horas por dia. Acima, está o México com 4,2 horas diárias, a Turquia com 4,1 horas e a Austrália com 4,05 horas. A Coreia do Sul é onde se encontram menos horas diárias não remuneradas (2,2 horas).

Entre as funções não remuneradas conta-se o tempo passado a cozinhar (os americanos despendem menos tempo por dia com esta tarefa – 30 minutos – e os turcos são os que gastam mais tempo na cozinha: 74 minutos), bem como a fazer compras, a limpar a casa e a prestar cuidados.

Trabalho não remunerado vale 53% do PIB

O relatório da OCDE pretendeu igualmente estimar qual o valor, em percentagem do PIB, do trabalho não remunerado – isto para os 25 países da OCDE para os quais este dado estava disponível. E concluiu que o valor do trabalho não remunerado é considerável, sendo equivalente a cerca de um terço do PIB nos países membros da Organização, desde um mínimo de 19% na Coreia do Sul a um máximo de 53% em Portugal.

Quanto a horas remuneradas, Portugal ocupa a sétima posição, com 4,91 horas, sendo suplantado pelo Japão (6,27 horas), Coreia (5,80), México (5,69), China (5,66), Canadá (5,33) e Áustria (5,10).

Este estudo da OCDE incidiu sobre 26 dos seus 34 países membros e também a China, Índia e África do Sul. Os oito membros da OCDE que não estão incluídos no estudo são o Chile, República Checa, Eslováquia, Grécia, Islândia, Israel, Suíça e Luxemburgo.

fonte: negócios

A produtividade é baixa, se trabalhos mais e produzimos pouco. Ou estamos a trabalhar mal ou então não sei.

Registado: 21/12/2009 18:46

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39, Xãd e 308 visitantes