OT - Mundo Automóvel
MarcoAntonio Escreveu:sem2006 Escreveu:Marco:
Apontas muitos defeitos ao Leaf, mas a verdade é que pelo contrário eu só lhe vejo benefícios e com a continua escalada da subida do petróleo, cada vez são mais.
Eu enumerei as desvantagens...
Tu "dizes" que só vês benefícios.sem2006 Escreveu:Não fosse ter o meu carro apenas 3 anos e garanto que hoje teria comprado um Leaf. Para o que faço, chega bem e a poupança é bem significativa.
Poupança em relação a quê?
1º - Eu dei 19100€ pelo meu carro actual, mas graças ao abate do que tinha antes e a promoções do concessionário, senão teria dado na casa dos 22500€
2º - O meu carro actual é mais pequeno que o Leaf (não muito, mas mais um bocado)
3º- Actualmente tenho uma média de 5 a 5,5 litros /100Km (depende das vezes que uma porcaria chamada Filtro activo de partículas se lembra de ligar). Resultado: quase 8€ por cada 100Km e a tendência é para aumentar. No Leaf, fica na casa dos 1,5€
4º - Actualmente pago 110€ todos os anos de IUC. O Leaf paga alguma coisa destas? (Aqui confesso que não sei)
5º - A manutenção é muito mais cara no meu carro do que será no Leaf
6º - Por dia faço na casa dos 60 a 100Km, logo posso obter poupanças na casa dos 5 a 6,5€ por dia (valores por alto, mas feitas as contas são 110€ por mês, mais coisa, menos coisa, logo cerca de 1200€ por ano e isto era se o gasóleo mantivesse o preço constante).
Agora, algo em que posso concordar contigo (mas isso é em qualquer área): quem paga os custos iniciais são sempre os early adopters, mas aqui é um caso em que não me importava nada de pagar.
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MarcoAntonio Escreveu:AC Investor Blog Escreveu: Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado.....
Que tal este, como alternativa?
Olha o meu pó-pó! Agora tenho um igualzinho. E estou agradavelmente surpreendido como dito, é melhor do que estava à espera, para a cidade e arredores é o ideal.
Agora tem o sistema dito "micro hybrid drive" mas é um mero gimmick de marketing, é apenas um start-stop que desliga o motor quando se está parado e a carregar no travão. Sempre poupa um pouco de gasolina mas não é realmente um híbrido.
Gostava era de ver este modelo com motor elétrico a baterias para em vez das mudanças automáticas, que funcionam bem mas são um pouco lentas, não precisar de mudanças nenhumas.
Até está previsto que venha a ser comercializado:
<iframe title="YouTube video player" width="640" height="510" src="http://www.youtube.com/embed/8zQZ6USXSSw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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AC Investor Blog Escreveu: Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado.....
Que tal este, como alternativa?

Só a diferença de preço à cabeça dá para mais de 400.000/500.000Km. Mas fazendo as contas todas jamais o "investimento" no LEAF seria recuperado.
Depois, em cidade, além de se poupar na carteira estacionam-se dois no lugar de um LEAF!

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AC Investor Blog Escreveu: Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo....
(...)
Enquanto a tecnologia ainda for cara,
(...)
AC, primeiro dizes que se poupa em tudo. De seguida admites que a tecnologia é cara!
Em que ficamos, poupa-se ou não se poupa?
AC Investor Blog Escreveu:
o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
Previsões podemos atirar para o ar as que nos apetecer...
É perfeitamente possivel e até relativamente provável que dentro de dois anos a autonomia seja semelhante e o preço mais elevado. Afinal, o incentivo do Estado está limitado aos primeiros 5 mil veículos eléctricos e termina no final de 2012. Mesmo estando praticamente isento de imposto, um LEAF é extremamente caro. Quando passar a pagar imposto, como fica?
Sim, a prazo - não dois anos mas provavelmente bastante mais - é uma tecnologia que se poderá vir a tornar competitiva. Mas nós estavamos a falar do LEAF, certo?
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AC Investor Blog Escreveu:Caros,
Independemente das desvantagens aqui mencionadas pelo Marco, eu que experimentei o carro durante vários Km, só vejo vantagens para descolações curtas..... Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo.... ninguém tem as respostas para o dia de amanhã, mas para o presente já existe, Nissan LEAF. Experimentei voçês mesmos. Enquanto a tecnologia ainda for cara, o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
Daqui a 2 anos com essa autonomia e esse preço: COMPRO

No jogo da bolsa, as mãos fracas e fortes estão sempre a perder, quem ganha sempre é a "casa" (corretoras e bancos).
AC Investor Blog Escreveu:Caros,
Independemente das desvantagens aqui mencionadas pelo Marco, eu que experimentei o carro durante vários Km, só vejo vantagens para descolações curtas..... Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo.... ninguém tem as respostas para o dia de amanhã, mas para o presente já existe, Nissan LEAF. Experimentei voçês mesmos. Enquanto a tecnologia ainda for cara, o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
Só +2 anos para autonomias dessas parece-me pouco. E 20 mil euros sem incentivos nem pensar.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
Caros,
Independemente das desvantagens aqui mencionadas pelo Marco, eu que experimentei o carro durante vários Km, só vejo vantagens para descolações curtas..... Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo.... ninguém tem as respostas para o dia de amanhã, mas para o presente já existe, Nissan LEAF. Experimentei voçês mesmos. Enquanto a tecnologia ainda for cara, o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
Independemente das desvantagens aqui mencionadas pelo Marco, eu que experimentei o carro durante vários Km, só vejo vantagens para descolações curtas..... Se usam habitaulamente o vosso carro, na cidade, para distâncias inferiores a 150 km dia, não há escolha melhor no mercado..... poupam em tudo.... ninguém tem as respostas para o dia de amanhã, mas para o presente já existe, Nissan LEAF. Experimentei voçês mesmos. Enquanto a tecnologia ainda for cara, o carro não terá assim muita procura, mas acredito que dentro de pouco tempo, talvez +2 anos, os carros tenderam aproximar-se dos 20 mil euros e com autonomias na casa dos 400-500Kms.
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Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
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sem2006 Escreveu:Marco:
Apontas muitos defeitos ao Leaf, mas a verdade é que pelo contrário eu só lhe vejo benefícios e com a continua escalada da subida do petróleo, cada vez são mais.
Eu enumerei as desvantagens...
Tu "dizes" que só vês benefícios.
sem2006 Escreveu:Não fosse ter o meu carro apenas 3 anos e garanto que hoje teria comprado um Leaf. Para o que faço, chega bem e a poupança é bem significativa.
Poupança em relação a quê?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Atomez Escreveu:Isso da autonomia dos carros elétricos também tem muito que se lhe diga... Os fabricantes anunciam autonomias realizadas em situações otimizadas e a velocidades médias ou baixas.
O Top Gear experimentou um Tesla, anunciado com uma autonomia de 320 km, e verificaram que puxando o carro sempre aos limites na pista de teste, tal como fazem com os outros carros desportivos normais, a autonomia foi de ... 90 km. E depois 16 horas de espera para dar mais umas voltinhas...
O tipo de condução, velocidade e outros fatores como a temperatura ambiente afetam imenso a autonomia.
<iframe title="YouTube video player" width="853" height="510" src="http://www.youtube.com/embed/8DfHyGD7_pM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
E a Tesla já processou o Top Gear por informação falsa. A verdade é qu eo top gear embora seja um excelente programa, é extremamente tendencioso

Marco:
Apontas muitos defeitos ao Leaf, mas a verdade é que pelo contrário eu só lhe vejo benefícios e com a continua escalada da subida do petróleo, cada vez são mais.
Não fosse ter o meu carro apenas 3 anos e garanto que hoje teria comprado um Leaf. Para o que faço, chega bem e a poupança é bem significativa. Quanto à durabilidade das baterias, daqui a 10 anos o preço destas será bem mais baixo!
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Isso da autonomia dos carros elétricos também tem muito que se lhe diga... Os fabricantes anunciam autonomias realizadas em situações otimizadas e a velocidades médias ou baixas.
O Top Gear experimentou um Tesla, anunciado com uma autonomia de 320 km, e verificaram que puxando o carro sempre aos limites na pista de teste, tal como fazem com os outros carros desportivos normais, a autonomia foi de ... 90 km. E depois 16 horas de espera para dar mais umas voltinhas...
O tipo de condução, velocidade e outros fatores como a temperatura ambiente afetam imenso a autonomia.
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O Top Gear experimentou um Tesla, anunciado com uma autonomia de 320 km, e verificaram que puxando o carro sempre aos limites na pista de teste, tal como fazem com os outros carros desportivos normais, a autonomia foi de ... 90 km. E depois 16 horas de espera para dar mais umas voltinhas...
O tipo de condução, velocidade e outros fatores como a temperatura ambiente afetam imenso a autonomia.
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AC Investor Blog Escreveu:Meus amigos,
Esta semana tive o prazer de conduzir o NISSAN LEAF e posso-vos dizer que é uma censação única e indescritivel. Andamos no carro sem se ouvir qualquer ruido, além de que, este carro tem uma aceleração impressionante ao nivel dos 1.6 ou mesmo 1.8 que eu já guiei. Isto sim, é o futuro, só perca mesmo pelos 175 Km de autonomia.
Só peca mesmo pelos 175Km de autonomia...
e pelo tempo de recarga...
e pelo desgaste da bateria a prazo...
e pelos cerca de 30 mil euros antes de ajudas e impostos, ou seja, o dobro de um automóvel equivalente convencional, preço este que mesmo assim provavelmente gera prejuízo à Nissan...
e que mesmo do ponto de vista do utilizador, já incluindo as ajudas estatais temporárias, não compensa em termos económicos.

Se lhe tirarmos todos os defeitos, é uma maravilha!

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:Europcar já aluga carros eléctricos:
http://www.europcar.pt/EBE/module/rende ... eugeot-iOn
Meus amigos,
Esta semana tive o prazer de conduzir o NISSAN LEAF e posso-vos dizer que é uma censação única e indescritivel. Andamos no carro sem se ouvir qualquer ruido, além de que, este carro tem uma aceleração impressionante ao nivel dos 1.6 ou mesmo 1.8 que eu já guiei. Isto sim, é o futuro, só perca mesmo pelos 175 Km de autonomia.
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Nissan LEAF "arranca" mal...
Vários clientes têm-se queixado que por vezes o seu Nissan LEAF não arranca. A marca entretanto lançou uma press release sobre o assunto:
Vários clientes têm-se queixado que por vezes o seu Nissan LEAF não arranca. A marca entretanto lançou uma press release sobre o assunto:
Nissan has found that a very small proportion of the Nissan LEAFs in the market today have reported incidents which require reprogramming of the Vehicle Control Module to address incorrect diagnosis programming. Yet, as the LEAF is very important to us, Nissan has decided to perform a service campaign on 5,300 Nissan LEAF vehicles in the Japanese, North American, European and other markets to ensure all of our customers are satisfied.
This is not a safety issue as the vehicle will not stop running while being driven, but may not restart once it is turned off.
Approximately 500 Nissan LEAF customer vehicles in the U.S. are affected by this campaign. In an effort to minimize the inconvenience to these customers a message will be sent through the on-board telematics system early next week prompting the owners to contact their Nissan dealer to arrange reprogramming of the software to address this issue. Nissan will also contact potentially affected owners through traditional channels to inform them about this issue.
We are fully aware that this issue may have inconvenienced some of our customers. Nissan is committed to a high level of customer service and satisfaction, and is working with dealers to promptly address the issue.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Correcto, João. Eu já tinha mencionado isso aqui mesmo no tópico.
A razão porque isso acontece é fácil de entender: uma das grandes diferenças entre o motor de combustão interna e o eléctrico é a eficiência energética em função da rotação. Enquanto se trata de uma curva acentuada no CI (uma "lomba"), o motor eléctrico tem um binário estável em função das rotações.
Em auto-estrada o veículo tende a circular em velocidade cruzeiro, com um regime de rotações que não andará muito longe do ponto óptimo para este motor.
Contudo, quando se entra em circuito citadino, o para-arranca constante faz o motor trabalhar frequentemente em regimes "sub-optimos", um problema que é minimizado no motor eléctrico.
Como disse na altura, é disparatado gastar a bateria em auto-estrada se se vai a seguir circular em cidade!
Concordo 100% de facto o motor de combustão interna é muito pouco eficiente a baixa carga (baixo binário) quando comparado com o motor eléctrico que apresenta alta eficiência em praticamente todo o regime de rotação e binário. A caixa de velocidades e transmissão utilizada nos veículos convencionais não ajuda. A tecnologia Start/Stop é interessante para os veículos convencionais mas a maior parte dos que circula ainda não a tem o que provoca o pára/arranque num ainda maior desperdício de combustível.
Correcto, João. Eu já tinha mencionado isso aqui mesmo no tópico.
A razão porque isso acontece é fácil de entender: uma das grandes diferenças entre o motor de combustão interna e o eléctrico é a eficiência energética em função da rotação. Enquanto se trata de uma curva acentuada no CI (uma "lomba"), o motor eléctrico tem um binário estável em função das rotações.
Em auto-estrada o veículo tende a circular em velocidade cruzeiro, com um regime de rotações que não andará muito longe do ponto óptimo para este motor.
Contudo, quando se entra em circuito citadino, o para-arranca constante faz o motor trabalhar frequentemente em regimes "sub-optimos", um problema que é minimizado no motor eléctrico.
Como disse na altura, é disparatado gastar a bateria em auto-estrada se se vai a seguir circular em cidade!
A razão porque isso acontece é fácil de entender: uma das grandes diferenças entre o motor de combustão interna e o eléctrico é a eficiência energética em função da rotação. Enquanto se trata de uma curva acentuada no CI (uma "lomba"), o motor eléctrico tem um binário estável em função das rotações.
Em auto-estrada o veículo tende a circular em velocidade cruzeiro, com um regime de rotações que não andará muito longe do ponto óptimo para este motor.
Contudo, quando se entra em circuito citadino, o para-arranca constante faz o motor trabalhar frequentemente em regimes "sub-optimos", um problema que é minimizado no motor eléctrico.
Como disse na altura, é disparatado gastar a bateria em auto-estrada se se vai a seguir circular em cidade!
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Concordo, só em situações muito particulares poderia ter tal baixo consumo.
Queria ainda referir um aspecto: para uma utilização citadina um veículo é tanto melhor escolha quanto mais eléctrico ou híbrido eléctrico (plug-in) o veículo for. Numa utilização estrada/auto-estrada um veículo convencional Diesel ou até mesmo Gasolina face ao híbrido não apresenta grandes diferenças em consumo de combustível (em especial o Diesel) o mesmo não poderá ser dito numa condução citadina onde as diferenças podem ser muito significativas.
Queria ainda referir um aspecto: para uma utilização citadina um veículo é tanto melhor escolha quanto mais eléctrico ou híbrido eléctrico (plug-in) o veículo for. Numa utilização estrada/auto-estrada um veículo convencional Diesel ou até mesmo Gasolina face ao híbrido não apresenta grandes diferenças em consumo de combustível (em especial o Diesel) o mesmo não poderá ser dito numa condução citadina onde as diferenças podem ser muito significativas.
pocoyo Escreveu:Estive a pesquisar e reparei que só os segmentos altos é que estão a estudar estes hibridos.
1.9 num volvo, Uau!!!
Num Polo 1.2tdi deve dar meio litro aos 100.
O incremento de custos de produção são maiores (proporcionalmente) em veículos mais pequenos. Acresce ainda que os automóveis pequenos gastam poucos litros por quilometro e a poupança vai ser menos expressiva...
Iniciou-se pelas gamas médias (Prius/Civic/etc), alargou-se às altas mas em versão muito soft (o Lexus é o primeiro "verdadeiramente" híbrido acima do Prius) e também estão a planear tanto a Honda (com um Jazz híbrido) como a Toyota alargar ao segmento dos compactos. Mas ainda não chegaram ao mercado. O primeiro acho que vai ser o Jazz híbrido.
Quanto aos 1.9L/100 do Volvo, eu vou esperar para ver...

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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Se recuares umas páginas eu falo disso mais atrás.
Pocoyo, aqui fica um dos posts onde falo dele:
MarcoAntonio Escreveu:(...)
Tb uma actualização à informação de cima em relação à Volvo: a versão comercial será, anuncia a marca, uma V60 que alegadamente terá os tais 1.9L/100 de consumo. Terá 3 modos de funcionamento, algo na linha do que começa a ser a nova tendência nos Híbridos:
- Funcionamento como puro eléctrico, enquanto for possivel (leia-se, enquanto a carga das baterias se mantém acima de determinado nível); com carga completa poderá chegar a 50Km de autonomia no modo eléctrico puro;
- Funcionamento no modo híbrido, com o motor diesel a ser utilizado para a locomoção auxiliado pelo motor eléctrico num funcionamento idêntico aos actuais Prius ou Civic híbridos; a autonomia neste modo é da ordem dos 1200Km;
- Modo Power, supõe-se que para situações de exigência, combina os dois motores por forma a disponibilizar um total de 285CV, que permite por exemplo o veículo acelerar dos 0 aos 100Km/h em 6.9s!
A Volvo planeia colocá-la no mercado lá para 2012...
Eu não acredito que o consumo real (em condições reais de normal utilização) vá ser aquele que a Volvo anuncia.

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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
pocoyo Escreveu:E porque é que não há hibridos a diesel?
Deverá surgir em breve no mercado um Volvo, como já referi. E concepts já apareceram alguns...
O problema é o custo de fabrico adicional: um híbrido já fica mais caro que um "simples" combustão interna e um híbrido diesel ainda fica mais caro que um híbrido gasolina. Isto retira-lhe potencial comercial, ainda para mais quando um "simples" diesel já é mais eficiente energeticamente que um "simples" gasolina.
Vamos ver a que preço vai surgir o Volvo, qual o desempenho, consumos, etc. Eles (a Volvo) prometem consumos fantásticos mas logo é que se vê...
Se recuares umas páginas eu falo disso mais atrás.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Jolly Roger Escreveu:Marco, uma última pergunta sobre o tema.
Um dos problemas dos eléctricos puros é a longevidade das baterias e o seu preço elevado.
As baterias usadas nos híbridos não sofrem do mesmo mal? Não são também elas caras, pesadas e de longevidade limitada?
Sim.
Mas são mais pequenas, têm muito menos capacidade.
Logo, inflacionam menos o preço e a prazo representarão um custo mais pequeno quando se esgotarem.
Acresce ainda que, dependendo da tipologia, a utilização/desgaste por quilómetro da bateria pode ser inferior. Isto é particularmente verdade para o Prius por exemplo mas não irá ser verdade para o Volt em princípio pois a utilização da bateria é maximizada.
Jolly Roger Escreveu:E se são, isso não coloca um híbrido com 200.000 kms numa dor de cabeça a curto prazo dada a necessidade de troca de baterias? Qual é a tua opinião sobre isso?
O Nissan LEAF por exemplo tem uma bateria de 24KWh de capacidade.
O Toyota Prius tem uma bateria de 1.3kWh, o Honda Insight tem uma bateria de 0.9kWh de capacidade.
Não tenho valores exactos mas, por estimativa uma bateria destas deve custar umas centenas de euros. Troca-la deve ser o correspondente a um jogo novo de pneus, talvez um pouco mais.
Eu julgo que a bateria se paga a ela própria em comparação com um automóvel a gasolina mas não se paga a ela própria em comparação com um diesel.
Para um europeu e como o híbrido não tem as ajudas fiscais que tem um eléctrico, o diesel é muito apetecível. O híbrido é atraente se se está a pensar adquirir um automóvel a gasolina.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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