Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF Topic: Salário dos professores 15 anos vs PIB

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 8/4/2011 3:25

Exacto , os 20 são alunos/turma.

Professores por aluno em Portugal dava 13. Foram essas as minhas contas, 1 700 000 alunos por 140 000 professores.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 8/4/2011 3:16

Lion_Heart Escreveu:Os dados da OCDE mostram que Portugal tem um número de alunos por turma nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico inferiores à média dos países da OCDE: Vejamos os números do Relatório da OCDE, Education at a Glance, 2009:

Lion, alunos por turma e alunos por professor não é a mesma coisa. O percurso escolar não é composto por uma turma / uma disciplina. Isso é variável ao longo do percurso escolar. E ainda falta outro factor mas já lá vou...

Lion_Heart Escreveu:Em Portugal, país onde as turmas eram em média mais pequenas em todos os ciclos do ensino básico, nos 1.º e 2.º ciclos o número de alunos por turma era de 19,7, enquanto nos países da OCDE a média era de 21,4. No 3.º ciclo do ensino básico as turmas portuguesas tinham 22,3 alunos, enquanto os restantes países da OCDE registam em média 23,9 alunos por turma.

Como se pode ver aqui, os alunos por turma (por sala) diferem muito pouco!

Lion_Heart Escreveu:Em Portugal, existia um maior número de professores por aluno. Nos 1.º e 2.º ciclos, o número de alunos por professor era de 11,8, contrastando com os 16 alunos por professor nos países da OCDE. No 3.º ciclo, a relação era de 7,9 alunos por professor, enquanto nos países da OCDE a média se situava nos 13,2 alunos por professor. No ensino secundário, Portugal apresentava um rácio de 8,4 alunos por professor, comparativamente com os países da OCDE em que esta relação era de 12,5 alunos por professor.

Fui pela média da OCDE

Como os alunos por turma diferem muito pouco e aqui a diferença é proporcionalmente maior, deduz-se que existe pelo menos um outro factor indutor da diferença. Esse factor, assim de repente, parece-me ser a carga horária de cada professor (ou de parte dos professores, aqueles com horário incompleto).

Repara bem, tu podes ter 1 ou 2 professores por turma (num cenário simplificado de uma turma / uma disciplina) e ser em termos práticos a mesma coisa. Basta que por exemplo a turma esteja 80% do tempo com um professor e 20% do tempo com outro professor no segundo caso...

O ratio mais importante é o ratio de alunos por turma (alunos por sala de aula, se quiseres) e esse difere muito pouco. É uma diferença para a média na ordem dos 10%...

Lion_Heart Escreveu:Fui pela média da OCDE

Mas as média da OCDE não é nem 25 nem 20 mas muito mais baixa como podes ver:

Lion_Heart Escreveu:

(...) enquanto nos países da OCDE a média se situava nos 13,2 alunos por professor.

(...) com os países da OCDE em que esta relação era de 12,5 alunos por professor.

Onde é que estão os 20 ou 25 alunos por professor?

E depois, como é que medes o peso de professores com horário reduzido?

Como te apontei acima, os alunos por sala diferem muito pouco!

Pela tua lógica ainda acabavamos com 40 ou 50 alunos por sala de aula...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 8/4/2011 3:26, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lion_Heart » 8/4/2011 3:04

MarcoAntonio Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:(vou exagerar e fazer as contas para 1.700.000 alunos).O que para mim seria excelente (média 20 alunos/turma) , daria um maximo de 85000 professores ) , mas aceito 25 , o que daria 68000 .
Daqui tiremos 10% para o ensino privado teriamos 61200 professores.

Como é que chegas as estes números de 20 e 25 alunos por professor como sendo aceitáveis ou excelentes?

Os dados da OCDE mostram que Portugal tem um número de alunos por turma nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico inferiores à média dos países da OCDE: Vejamos os números do Relatório da OCDE, Education at a Glance, 2009:

Em Portugal, país onde as turmas eram em média mais pequenas em todos os ciclos do ensino básico, nos 1.º e 2.º ciclos o número de alunos por turma era de 19,7, enquanto nos países da OCDE a média era de 21,4. No 3.º ciclo do ensino básico as turmas portuguesas tinham 22,3 alunos, enquanto os restantes países da OCDE registam em média 23,9 alunos por turma.
Em Portugal, existia um maior número de professores por aluno. Nos 1.º e 2.º ciclos, o número de alunos por professor era de 11,8, contrastando com os 16 alunos por professor nos países da OCDE. No 3.º ciclo, a relação era de 7,9 alunos por professor, enquanto nos países da OCDE a média se situava nos 13,2 alunos por professor. No ensino secundário, Portugal apresentava um rácio de 8,4 alunos por professor, comparativamente com os países da OCDE em que esta relação era de 12,5 alunos por professor.

Fui pela média da OCDE
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Lion_Heart » 8/4/2011 3:01

Eu tentei calcular uma média alunos/turma.

Se grande parte dos professores anda em serviços admnistrativos, no ministério nas dre tem horario 0 ou proximo disso ja não sei.

O que me parece é muito professor.

Quanto a salarios. Acho uma boa base para começar um salario a rondar 1.000 eur/mês . Depois de varias avaliações um salario a rondar 1.500 eur , no maximo 2000 eur.

Média 1500 eur (dobro salario médio Nacional) acho suficiente para as condições de Portugal.

Se fossemos um País rico acredito que poderia ser bem mais, mas infelizmente não somos.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 8/4/2011 3:14, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por MarcoAntonio » 8/4/2011 2:52

Lion_Heart Escreveu:(vou exagerar e fazer as contas para 1.700.000 alunos).O que para mim seria excelente (média 20 alunos/turma) , daria um maximo de 85000 professores ) , mas aceito 25 , o que daria 68000 .

Como é que chegas as estes números de 20 e 25 alunos por professor como sendo aceitáveis ou excelentes?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por artista_ » 8/4/2011 2:50

Lion_Heart Escreveu:Não sou da area mas vou tentar.

Como tudo em Portugal determinar vários valores ao numero exacto e ano exacto é sempre complicado, não sei porque mas é assim.

No Google descobri isto:

Segundo o recenseamento escolar divulgado esta segunda-feira à Agência Lusa pelo Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) do Ministério da Educação, o número de alunos matriculados no ano lectivo de 2006/2007 passou de 1.648.278 para 1.669.470.

Daqui temos que retirar uma % que está no ensino privado (ja que estamos a falar de f.publicos).

(vou exagerar e fazer as contas para 1.700.000 alunos).O que para mim seria excelente (média 20 alunos/turma) , daria um maximo de 85000 professores ) , mas aceito 25 , o que daria 68000 .

Qunato ao nº de professores no activo, mais uma vez não e facil encontrar , mas encontrei isto que deve estar proximo da realidade:

No próximo ano lectivo, as escolas públicas vão ter menos 2500 professores do quadro, que vão ser substituídos por contratados. Estas são as contas feitas por sindicatos e movimentos, que esperam uma corrida às reformas antecipadas de mais de dois mil professores, em função dos cortes anunciados pelo Governo nos salários. Se somarmos às aposentações cerca de 12 mil dispensas previstas por falta de horários nas escolas, teremos menos de 140 mil professores a darem aulas em 2011/2012, o que nos coloca ao nível de professores do final da década de 1980, altura em que tínhamos cerca de 135 mil docentes públicos.

De 2006 a 2009, segundo dados da Fenprof, reformaram-se 5200 professores. Mas as estimativas sindicais apontam que as aposentações durante este ano deverão atingir quase metade desse número, o que aliado às mudanças ditadas pelo Orçamento do Estado e pelas reformas no sector vão baixar em muito o número de professores no activo, que agora se situa nos 150 mil.

Eu nem acredito neste numero, 150 000!

E ainda acham pouco?

sabes quanto da 1700 000 alunos a dividir por 140 000 professores ? nem a 13 chega! 13!

Agora até fiquei sem palavras.

Bom, eu não estou a ver que o estado contrate professores para eles não fazerem nada. Essas contas de algibeira sem grande conhecimento do assunto estão completamente erradas. Há pelo menos algumas situações facilmente decifráveis. A começar logo pelo facto de estares a considerar um professor por turma, um horário de uma turma é maior que o de um professor (em termos de horas lectivas). Depois o facto de muitos professores não darem aulas por terem outros competências (direcção, cargos de gestão, etc)

No final haverá alguns professores com horário zero (eu sinceramente nem conheço nenhum mas deve haver) cujos casos deveriam ser analisados...

Mas uma coisa é certa, eu sempre tive perto de 200 alunos (houve anos em que tive mais) e os colegas que conheço também têm...

De qualquer forma se houver professores a mais pois que se corte... não estou a ver é onde é que eles estão? quem é que eles são? mas os que estiverem a mais sou o primeiro interessado em que a situação seja resolvida/esclarecida!

Esqueceste-te de responder à outra pergunta! Por acaso era a que eu tinha mais curiosidade em ver a tua resposta! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 8/4/2011 2:47

Lion_Heart Escreveu:Portanto se temos 150.000 professores o numero de assalariados do Estado não sao os 675 000 f. publicos (esses devem ser os efectivos) , mas devem ser pelo menos o triplo deste número.

O Estado deve ter a volta de 2.000.000 empregados.

Acho que ninguém sabe ao certo mas não são 2 milhões com toda a certeza...

Mete mais umas centenas de milhar (poucas) em cima dos perto de 700 mil funcionários públicos.

Claro que existe ainda outsourcing e empresas para quem o Estado é um cliente muito importante. As pessoas que estão muito dependentes do Estado são muito mais do que os 600 e tal mil funcionários públicos, claro, mas tratar isso tudo como empregados do Estado não me parece razoável.
Imagem

Administrador Fórum

por kuppka » 8/4/2011 2:43

Lion_Heart Escreveu:Portanto se temos 150.000 professores o numero de assalariados do Estado não sao os 675 000 f. publicos (esses devem ser os efectivos) , mas devem ser pelo menos o triplo deste número.

Adoravas q fossem 2.000.001

Registado: 31/5/2009 15:22

por Lion_Heart » 8/4/2011 2:39

Portanto se temos 150.000 professores o numero de assalariados do Estado não sao os 675 000 f. publicos (esses devem ser os efectivos) , mas devem ser pelo menos o triplo deste número.

Lion_Heart

por kuppka » 8/4/2011 2:30

Lois_II Escreveu:? Já agora, que estudou tanto o Sr. Prof. Kuppka, onde raio aprendeu a escrever da maneira que escreve?!? ou as suas aulas são dadas por msn's e/ou sms's

Pois com os meus alunos..., isto de ser professor é uma história de COMUNICAÇÃO e $$$$$ arrepie-se por futuros acordos ortográficos.
Cmps!

por Lion_Heart » 8/4/2011 2:30

Não sou da area mas vou tentar.

Como tudo em Portugal determinar vários valores ao numero exacto e ano exacto é sempre complicado, não sei porque mas é assim.

No Google descobri isto:

Segundo o recenseamento escolar divulgado esta segunda-feira à Agência Lusa pelo Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) do Ministério da Educação, o número de alunos matriculados no ano lectivo de 2006/2007 passou de 1.648.278 para 1.669.470.

Daqui temos que retirar uma % que está no ensino privado (ja que estamos a falar de f.publicos).

(vou exagerar e fazer as contas para 1.700.000 alunos).O que para mim seria excelente (média 20 alunos/turma) , daria um maximo de 85000 professores ) , mas aceito 25 , o que daria 68000 .

Qunato ao nº de professores no activo, mais uma vez não e facil encontrar , mas encontrei isto que deve estar proximo da realidade:

No próximo ano lectivo, as escolas públicas vão ter menos 2500 professores do quadro, que vão ser substituídos por contratados. Estas são as contas feitas por sindicatos e movimentos, que esperam uma corrida às reformas antecipadas de mais de dois mil professores, em função dos cortes anunciados pelo Governo nos salários. Se somarmos às aposentações cerca de 12 mil dispensas previstas por falta de horários nas escolas, teremos menos de 140 mil professores a darem aulas em 2011/2012, o que nos coloca ao nível de professores do final da década de 1980, altura em que tínhamos cerca de 135 mil docentes públicos.

De 2006 a 2009, segundo dados da Fenprof, reformaram-se 5200 professores. Mas as estimativas sindicais apontam que as aposentações durante este ano deverão atingir quase metade desse número, o que aliado às mudanças ditadas pelo Orçamento do Estado e pelas reformas no sector vão baixar em muito o número de professores no activo, que agora se situa nos 150 mil.

Eu nem acredito neste numero, 150 000!

E ainda acham pouco?

sabes quanto da 1700 000 alunos a dividir por 140 000 professores ? nem a 13 chega! 13!

Agora até fiquei sem palavras.

Lion_Heart

por artista_ » 8/4/2011 2:06

Lion_Heart Escreveu:Artista & Ca. vou dar uma de Elias e perguntar:

Qual achas que seria o salario justo de um professor?

Qual seria o número de professores necessário em Portugal?

Eu não faço a mínima idéia de quantos são os professores que precisamos. Nem falámos sequer disso aqui... acho que devemos ter os que forem necessários para assegurar um ensino de qualidade. Ou então decide-se privatizar (ou semi-privatizar) o ensino.

O salário justo é algo difícil de definir mas deverá ser de acordo com as funções que desempenha tendo em conta as competências que lhes são exigidas.
Nunca disse que achava que ganhava pouco, que tinha poucas regalias ou outra qualquer coisa do género, podes procurar todos os meus comentários que não encontras nada do género. O que eu não aceito é mentiras (já me chegam as do Sócrates). Se, por exemplo, alguém disser(como já alguns escreveram aqui no forum) que os professores ganham 3 mil euros por mês, quando eu ganho cerca de 1/3 disso e sei que pelo menos mais 40 mil ganham no máximo isso, tenho de responder, ou não devia?

Já agora devolvo-te as perguntas, és capaz de responder?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por kuppka » 8/4/2011 2:03

kuppka Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
artista Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Voces ja me cansam com esta conversa.

Não existe vagas para tanto professor. Não percebem isso?

Os que la estão (efectivos, estão muito bem) , os outros também queriam , mas ja chegaram tarde, se não estão contentes mudem de vida! Os que lá estão só saem aos 65 anos, ou antes se começam a lhes cortar nas reformas.

Já cansa ouvir sempre a mesma convera. Não temos espaço nem dinheiro para a maioria de voces! Procurem emprego noutro lugar. Eu faço o mesmo!

Desculpa lá Lion, mas se alguém aqui tem de se calar és tu e outros como tu. Ou achas normal que cada um escreva o que quer e lhe apetece, incluíndo falsidades, e ninguém responda!? Dizes que "não há lugar para todos", mas tu viste aqui alguém a pedir uma vaga? ou a queixar-se sequer das condições que tem? o que vês são respostas a comentários completamente descabidos e falsos...

Por acaso gostava de saber o que tu fazes para vir para aqui dizer mal de ti... era só para ver se te calavas ou se respondias!? :)

Eu já fiz de tudo um pouco, já fui gerente de loja , corretor de bolsa , empresário na area das finanças , ultimamente ando na area de vinhos , azeites e paineis solares.

Como podes ver , não vivo as custas do Estado, nunca vivi , sempre procurei algo melhor, e ando a saltar de um lado para o outro. A vida é assim.

Portanto quando aparecem corporações cheias de regalias (os que não as tem , que se revoltem contra quem as tem, mas não venham é exigir o mesmo) , fazer greves, exigência e regalias, fico irritado, alias fico piurso.O País na falência e ainda aparece malta a querer mais.

Quem acha que é mal paga e tem poucas regalias que vá fazer vida para outro lado. E assim que eu faço.

Podias ter estudado mais,...não para ter REGALIAS mas para não pinchar tanto. A culpa foi dos professores?

$$$$$$$$$$$$
(esquece) ... alguma vez ENSINASTES? Gerência de loja,bolsa, finanças, vinhos, azeites ou paineis solares?

Se por acaso fores professor, ...gostarás que o valor das aulas com os teus alunos fique atrás de um (tempão) bilião de reuniões e um trilião de papéis para provar que és bom naquilo que fazes? Basta que os alunos sintam paixão por uma dessas áreas não é?
$$$$$$$$$$$$

Mas (pelo ruído) tb é natural que dês um salto á kilo q n percebes.

Cmps!

por amon.rosa » 8/4/2011 2:02

Analisar um ordenado de um professor em função do rendimento per-capita é no mínimo redutor! De facto um professor é superior ao ordenado médio, o que faz todo o sentido pois a classe docente não deve ter um condição económica refém do sistema.
Antes de se analisar se um professor ganha bem, primeiro deveríamos analisar os "pobres de espírito", que não cumprem com as suas responsabilidades como cidadãos. Será o rendimento per-capita português o real? Acrescentem-lhe a batota da economia paralela, que há neste país, os impostos devidos ao estado, aquilo que não é contável debaixo da mesa e que atinge as classes mais ricas e as mais pobres... na verdade entre os verdadeiramente ricos e verdadeiramente pobres a linha há muito ténue.
Quantos são aqueles que não passam recibos pelos serviços prestados, quantos fogem aos impostos, quantos pobres contribuem para o estado?
O que eu vejo é que há muita gente que supostamente não deveriam ter nada porque as suas profissões são precárias, mas quando os vejo na rua, é os melhores carros, bons restaurantes, roupa da melhor marca, óculos finesses, casa maravilha, e sem descontarem uma gaita para o estado!
Diz-se na minha terra que o pobre só nasceu para meter vergonha ao rico e que boa verdade é esta!
O verdadeiramente pobre, nas crises meus amigos não perde nada, pois a definição de pobre do senso comum "é aquele que nada tem", ora quem nada tem nada pode perder!
O que eu vejo, é que as pessoas nunca falam de crise do prisma dos deveres, é sempre dos direitos! De facto há direitos se houver um compromisso de deveres mas de todos.
A mim não importa nada que me cortem 30% no ordenado por exemplo, desde que as responsabilidades sejam repartidas. Não é empurrar para um ou para outro!
Os vícios estão instalados em todos os sítios, até nas próprias variáveis. Este país só vai lá apartir do momento, em haja uma educação decente em Portugal, não da desvalorização do que aqui se faz, o português não valoriza o que é seu, o que é genuinamente seu, prefere a realidade alheia, faz comparações com o estrangeiro, importam toda a bosta do estrangeiro, e só sabem viver das importações do estrangeiro, é estudos, produtos, tecnologia, matérias primas, rock-roll, língua inglesa, facebooks, ebays a verdadeira bosta. E nossa realidade? as nossas raízes? os nossos valores? as nossas aprendizagens?
O português quer ser igual para ser melhor... mas não entende para se igual é preciso ser-se diferente, é na diferença que está o ganho, é na diferença que há identificação, é na diferença que a cor sobressai! Que tristes almas lusitanas!
Editado pela última vez por amon.rosa em 8/4/2011 2:04, num total de 1 vez.

Registado: 13/10/2008 12:41

por artista_ » 8/4/2011 1:55

jorgemmc Escreveu:A avaliação foi o principal motivo, sem avaliação não teria havido manif e tu sabes bem disso. Como eu disse, a burocracia, a violência, etc. sempre existiram e pioraram todos os anos. Mas nunca foram motivo para uma mobilização como a dos 100 mil!!!

Sim foi a principal razão, mas não foi pela avaliação em si. Se fosse voltavam continuavam a ir e isso não aconteceu depois da versão simplex... a razão porque foram 100 mil para as ruas foi porque o modelo inicial era IMPRATICÁVEL. Já o escrevi aqui umas 100 vezes. As pessoas não se manifestam por nada, uma classe inteira não se manifesta sem razão alguma, só por interesse, se assim fosse havia muitas outras coisas que tinham levado 100 mil para a rua, mas não levaram....

jorgemmc Escreveu:A precariedade dos professores, já desde o tempo dos mini-concursos, sempre me pareceu razão suficiente para mobilizar a classe ao nível que vimos por causa da avaliação. Mas como a precariedade só afectava os precários e não o pessoal do quadro...

Bem me parecia... não sabes do que estás a falar, e são essas falsas idéias pré-concebidas que depois dão em comentários completamente descabidos!

Na altura dos mini-concursos o número de professores contratados rondava os 3 mil, hoje são cerca de 40 mil! Nessa altura em poucos anos conseguia-se ter acesso à carreira, hoje há anos que não entra ninguém... mas eu nem me estou a queixar e sei que hoje é impossível o país suportar os custos da manutenção das coisas como estavam. Não preciso é de ver comentários completamente falsos e descabidos sobre a situação dos professores...

por Lion_Heart » 8/4/2011 1:54

artista Escreveu:
migluso Escreveu:Por fim, podes deixar o link para o estudo que mencionaste?

Eu nunca tive nenhum link, mas já passaram por aqui alguns gráficos, acho difícil que não os tenhas visto, nem te lembres deles! Fui procurar mas não tenho nem jeito nem tempo para o fazer, ainda assim foi fácil encontrar isto:

http://economico.sapo.pt/noticias/profe ... 69131.html

Portugal
Professores ganham abaixo da média da OCDE Andrea Duarte
08/09/09 11:16

--------------------------------------------------------------------------------

Portugal investe 5,6% do PIB em Educação.
Collapse Notícias Relacionadas
Portugal investe 5,6% do PIB em Educação

Professores e alunos passam mais tempo na sala de aulas

Portugal é dos países que mais gasta nos salários dos professores em relação ao investimento total feito na Educação.

A fatia de leão nos gastos no ensino é sempre os salários, lembra a OCDE, uma verdade inquestionável sobretudo quando o investimento total fica abaixo da média da OCDE. O relatório Education at a Glance 2009 revela que Portugal gasta 85% do orçamento da Educação para o ensino básico em salários de docentes, quando a média da OCDE é de 64%.

Em 2007, o salário médio dos professores portugueses do ensino básico foi menos de metade do rendimento dos docentes do Luxemburgo, mas superou os vencimentos dos professores franceses e italianos.

No ensino básico, os professores portugueses com 15 anos de experiência ganham, segundo a OCDE, 34.876 dólares anuais. Um valor bem abaixo da média da OCDE, de 41.993 dólares. Na vizinha Espanha, os professores no mesmo nível ganham 44.774 dólares, mas o valor mais elevado está no Luxemburgo e é de 89.864 dólares.

O relatório da OCDE mostra ainda que em Portugal os professores no topo da carreira ganham três vezes mais do que os docentes que começam o seu percurso profissional.

Também podes ver isto:

http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=160&doc=11851&mid=2

http://arnaldomadureira.blogs.sapo.pt/39365.html

E há muitos mais... mas há sempre gente que consegue cirurgicamente ver apenas o que lhe interessa! É o que eu digo, os exemplo vem de cima e a coisa pega-se... ou então o exemplo de cima não é mais que o reflexo de baixo!!

E o mais interessante é que eu gostaria de ver aqui todos interessados em construir uma educação de qualidade, onde a exigência e o rigor fossem o mais importante. Mas não, o importante é apenas pagar menos! :roll:

Avaliação, exigência, despedimentos por falta de produtividade e outras medidas são para mim perfeitamente aceitáveis, e para quem não são paciência...

Os dados da OCDE mostram que Portugal tem um número de alunos por turma nos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico inferiores à média dos países da OCDE: Vejamos os números do Relatório da OCDE, Education at a Glance, 2009:

Em Portugal, país onde as turmas eram em média mais pequenas em todos os ciclos do ensino básico, nos 1.º e 2.º ciclos o número de alunos por turma era de 19,7, enquanto nos países da OCDE a média era de 21,4. No 3.º ciclo do ensino básico as turmas portuguesas tinham 22,3 alunos, enquanto os restantes países da OCDE registam em média 23,9 alunos por turma.
Em Portugal, existia um maior número de professores por aluno. Nos 1.º e 2.º ciclos, o número de alunos por professor era de 11,8, contrastando com os 16 alunos por professor nos países da OCDE. No 3.º ciclo, a relação era de 7,9 alunos por professor, enquanto nos países da OCDE a média se situava nos 13,2 alunos por professor. No ensino secundário, Portugal apresentava um rácio de 8,4 alunos por professor, comparativamente com os países da OCDE em que esta relação era de 12,5 alunos por professor.

Lion_Heart

por Lion_Heart » 8/4/2011 1:48

Artista & Ca. vou dar uma de Elias e perguntar:

Qual achas que seria o salario justo de um professor?

Qual seria o número de professores necessário em Portugal?

Lion_Heart

por artista_ » 8/4/2011 1:42

migluso Escreveu:Por fim, podes deixar o link para o estudo que mencionaste?

Eu nunca tive nenhum link, mas já passaram por aqui alguns gráficos, acho difícil que não os tenhas visto, nem te lembres deles! Fui procurar mas não tenho nem jeito nem tempo para o fazer, ainda assim foi fácil encontrar isto:

http://economico.sapo.pt/noticias/profe ... 69131.html

Portugal
Professores ganham abaixo da média da OCDE Andrea Duarte
08/09/09 11:16

--------------------------------------------------------------------------------

Portugal investe 5,6% do PIB em Educação.
Collapse Notícias Relacionadas
Portugal investe 5,6% do PIB em Educação

Professores e alunos passam mais tempo na sala de aulas

Portugal é dos países que mais gasta nos salários dos professores em relação ao investimento total feito na Educação.

A fatia de leão nos gastos no ensino é sempre os salários, lembra a OCDE, uma verdade inquestionável sobretudo quando o investimento total fica abaixo da média da OCDE. O relatório Education at a Glance 2009 revela que Portugal gasta 85% do orçamento da Educação para o ensino básico em salários de docentes, quando a média da OCDE é de 64%.

Em 2007, o salário médio dos professores portugueses do ensino básico foi menos de metade do rendimento dos docentes do Luxemburgo, mas superou os vencimentos dos professores franceses e italianos.

No ensino básico, os professores portugueses com 15 anos de experiência ganham, segundo a OCDE, 34.876 dólares anuais. Um valor bem abaixo da média da OCDE, de 41.993 dólares. Na vizinha Espanha, os professores no mesmo nível ganham 44.774 dólares, mas o valor mais elevado está no Luxemburgo e é de 89.864 dólares.

O relatório da OCDE mostra ainda que em Portugal os professores no topo da carreira ganham três vezes mais do que os docentes que começam o seu percurso profissional.

Também podes ver isto:

http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=160&doc=11851&mid=2

http://arnaldomadureira.blogs.sapo.pt/39365.html

E há muitos mais... mas há sempre gente que consegue cirurgicamente ver apenas o que lhe interessa! É o que eu digo, os exemplo vem de cima e a coisa pega-se... ou então o exemplo de cima não é mais que o reflexo de baixo!!

E o mais interessante é que eu gostaria de ver aqui todos interessados em construir uma educação de qualidade, onde a exigência e o rigor fossem o mais importante. Mas não, o importante é apenas pagar menos! :roll:

Avaliação, exigência, despedimentos por falta de produtividade e outras medidas são para mim perfeitamente aceitáveis, e para quem não são paciência...

por migluso » 8/4/2011 1:42

nportugal Escreveu:Não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente (René Descartes)

Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles (Madame de Stael)

http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3 ... me_1226283
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por nportugal » 8/4/2011 1:28

Não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente (René Descartes)

Registado: 18/9/2008 16:16

por Lois_II » 8/4/2011 1:26

Caro kuppka, está agora a pedir certificados de habilitações ao lion? Já agora, que estudou tanto o Sr. Prof. Kuppka, onde raio aprendeu a escrever da maneira que escreve?!? ou as suas aulas são dadas por msn's e/ou sms's?

Queixam-se ainda do tempo que a profissão lhes exige, mas quando falam em horários completos, são 22horas semanais, conheço professores que choram baba e ranho que o seu horário "completo" são 16horas semanais e depois, ainda tem horas "extraordinárias". Isto não é um roubo descarado?!? Não, é o sistema a precisar de reforma... Ahh, mas e os direitos adquiridos? Professores à manif, já!!

Registado: 1/2/2011 15:25

por Lion_Heart » 8/4/2011 1:21

kuppka Escreveu:Podias ter estudado mais,...não para ter REGALIAS mas para não pinchar tanto. A culpa foi dos professores?

Estudar mais, só se fosse mestrado. Mas para quê? Eu salto sempre a procura de algo melhor . Não sou comodista.

Eu não estou contra os professores. Eu sou contra é o excesso de f. publicos e as suas regalias. O País faliu! Não entedem isso! Não ha dinheiro!!! Quem não tem dinheiro não tem vicios.

Lion_Heart

por Perigoso Neoliberal » 8/4/2011 1:18

artista Escreveu:As progressões estão congeladas há alguns anos. O acesso à carreira também, por isso o número de professores contratados já atinge os 42 mil (foi o último número que vi escrito).

Estão congeladas desde Agosto de 2005, tens razão. Mas não deviam estar congeladas, deviam acabar de vez. Nos moldes em que estão feitas são uma espécie de escada rolante em que quem "ingressa" vai subindo, independentemente disso ser ou não sustentável para a organização em que trabalham.

artista Escreveu:Os 100 mil vieram para a rua por várias razões, umas das quais era um modelo impraticável que acabou por ser reformulado dando origem a uma versão simplex...

A avaliação foi o principal motivo, sem avaliação não teria havido manif e tu sabes bem disso. Como eu disse, a burocracia, a violência, etc. sempre existiram e pioraram todos os anos. Mas nunca foram motivo para uma mobilização como a dos 100 mil!!! Este é o ponto que mais me choca. Eu já estive desse lado, só um ano, mas estive. Isto além dos 12 anos como aluno do Básico e Secundário em que não estive a ver passar a banda. E vi bem os aspectos negativos que mencionei prejudicarem os professores todos os dias, mas nunca terem a resposta adequada por parte deles enquanto classe.

artista Escreveu:de qualquer forma os professores sempre foram avaliados, provavelmente só este ano é que não serão!

Se calhar não me expliquei bem. Quando digo avaliação quero dizer avaliação no sentido mais "empresarial" da palavra, aquele sentido que toda a gente que é avaliada no privado atribui ao termo. Não me refiro a isto http://educar.no.sapo.pt/AvaliacaoProfessores01.htm .

artista Escreveu:A burocracia não nasceu com a Avaliação, ela tem crescido imenso, não deves ter filhos em idade escolar, se tivesses percebias a quantidade de informação que te chega a casa...

Acho que não percebeste. Eu não estava a ser irónico. Ela sempre esteve lá e a piorar. Mas até chegar a burocracia provocada pela avaliação, nunca vi mobilização para a combater.

Não tenho filhos mas tenho um irmão que até ao ano passado esteve no secundário e também já tive de preencher papéis do lado de lá, será que é suficiente?

artista Escreveu:Quanto à precariedade nem percebi bem o que quiseste dizer?!

A precariedade dos professores, já desde o tempo dos mini-concursos, sempre me pareceu razão suficiente para mobilizar a classe ao nível que vimos por causa da avaliação. Mas como a precariedade só afectava os precários e não o pessoal do quadro...
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - B. Baruch

Registado: 25/10/2007 0:02

por kuppka » 8/4/2011 1:08

Lion_Heart Escreveu:
artista Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Voces ja me cansam com esta conversa.

Não existe vagas para tanto professor. Não percebem isso?

Os que la estão (efectivos, estão muito bem) , os outros também queriam , mas ja chegaram tarde, se não estão contentes mudem de vida! Os que lá estão só saem aos 65 anos, ou antes se começam a lhes cortar nas reformas.

Já cansa ouvir sempre a mesma convera. Não temos espaço nem dinheiro para a maioria de voces! Procurem emprego noutro lugar. Eu faço o mesmo!

Desculpa lá Lion, mas se alguém aqui tem de se calar és tu e outros como tu. Ou achas normal que cada um escreva o que quer e lhe apetece, incluíndo falsidades, e ninguém responda!? Dizes que "não há lugar para todos", mas tu viste aqui alguém a pedir uma vaga? ou a queixar-se sequer das condições que tem? o que vês são respostas a comentários completamente descabidos e falsos...

Por acaso gostava de saber o que tu fazes para vir para aqui dizer mal de ti... era só para ver se te calavas ou se respondias!? :)

Eu já fiz de tudo um pouco, já fui gerente de loja , corretor de bolsa , empresário na area das finanças , ultimamente ando na area de vinhos , azeites e paineis solares.

Como podes ver , não vivo as custas do Estado, nunca vivi , sempre procurei algo melhor, e ando a saltar de um lado para o outro. A vida é assim.

Portanto quando aparecem corporações cheias de regalias (os que não as tem , que se revoltem contra quem as tem, mas não venham é exigir o mesmo) , fazer greves, exigência e regalias, fico irritado, alias fico piurso.O País na falência e ainda aparece malta a querer mais.

Quem acha que é mal paga e tem poucas regalias que vá fazer vida para outro lado. E assim que eu faço.

Podias ter estudado mais,...não para ter REGALIAS mas para não pinchar tanto. A culpa foi dos professores?

por nportugal » 8/4/2011 1:07

Imagem
Já agora vamos jogar com todas as cartas... que tal comentarem este gráfico... aqui não falamos de final de carreira... o panorama é só um "bocadito" diferente...[/url]
Editado pela última vez por nportugal em 8/4/2011 1:25, num total de 2 vezes.

Registado: 18/9/2008 16:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, paulosantinhoamado e 161 visitantes