[Focus] Vale a pena ser Funcionário Público?
diabo1982 Escreveu:Penso que este estudo de Eugénio Rosa desmistifica um bocado a teoria de que os funcionários públicos são uma classe privilegiada.
Aconselho a ler.
http://www.eugeniorosa.com/Sites/eugeni ... ABLICA.pdf
Não desmistifica nada do essencial.
Quantos FPs é que ganham mais do que deviam ?
Quantos é que simplesmente não são necessários porque o seu trabalho é redundante ?
Um estudo sério terá obrigatoriamente de responder a estas duas perguntas. Se não o fizer é porque está simplesmente a defender a corporação, metendo no mesmo saco gente útil e trabalhadora com outros que estão a mais no sistema.
Tenho pena que não sejam os próprios FPs a querer expurgar quem está a mais e que dá má fama a todos os outros.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:
É a velha táctica. Não mexam aqui porque ali há outra coisa pior.
Como há sempre uma coisa pior do que aquela para onde estamos a olhar, nunca se mexe em nada.
Mas, Automech, isso não é verdade!
Porque tem-se actuado sobre a Função Pública. Anda-se a actuar sobre ela há 10 anos...
E continua-se a falar como se não se tivesse feito nada.
Enfim, eu já falei e já o mostrei n vezes noutros tópicos. É com este discurso que eu não concordo. Fala-se como se não se andasse a mexer há 10 anos na Função Pública e como se o cenário hoje fosse o mesmo que era há 10 anos atrás!
Em contrapartida há outras coisas onde não se fez virtualmente nada, muito pouco ou não se fez mesmo nada de todo!
Este tratamento é desproporcionado e pernicioso porque é permissivo em relação às áreas onde ainda há muito por fazer...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/4/2011 16:40, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
aaugustobb Escreveu:Não estejam sempre a atacar os funcionários publicos!!!...ataquem aqueles «pobres» que só declaram o salário minimo, e ganham 2 e 3 salarios!!!!....ataquem aqueles que contribuem para a economia paralela!!!...que fogem ao fisco!!!...se o pessoal lutasse contra estes criminosos...o país estava bem!!!...toda a gente podia ganhar mais e pagar menos impostos!!!!
É a velha táctica. Não mexam aqui porque ali há outra coisa pior.
Como há sempre uma coisa pior do que aquela para onde estamos a olhar, nunca se mexe em nada.
nportugal Escreveu:Espero bem q sim... eu sou um dos "comilões" dos fps e por acaso até já fui "referenciado"... sou professor do ensino secundário à 14 anos (contratado) e recebo no final do mês 1084€ (uma fortuna) da qual só levo para casa cerca de 400€ (!!!!!)... pois trabalho a 200km de casa e não tenho nem autoestradas nem scuts... tenho q pagar alojamento e alimentação, só vejo a mulher e os 2 filhos ao fds... mas sou um privilegiado...
Pq não saio? 1º Pq prof. foi o q sempre quis ser desde q me conheço (isso n vale nada) e pq sei q sou mt bom no que faço (sim pedi sempre avaliação e fui avaliado sempre em MB... sem padrinhos) 2º na minha área (História) não é fácil... mas se alguém tiver conhecimento de uma proposta interessante eu estou sempre disponível para a estudar...[/b]
Se tens consciência de que produzes para justificar o teu salário, então este tópico não te afecta.
É curioso como isto tem suscitado tantas reacções, precisamente de pessoas trabalhadoras e merecedoras do ordenado e que não são o alvo dos comentários que foram feitos aqui no tópico.
Ou seja, são FPs que se deviam insurgir contra outros FPs (os tais inúteis ou os que ganham demais), mas a reação é precisamente a oposta: defender a corporação de forma cega e indiscriminada. Não admira que depois os metam todos no mesmo saco.
aaugustobb Escreveu:Não estejam sempre a atacar os funcionários publicos!!!...ataquem aqueles «pobres» que só declaram o salário minimo, e ganham 2 e 3 salarios!!!!....ataquem aqueles que contribuem para a economia paralela!!!...que fogem ao fisco!!!...se o pessoal lutasse contra estes criminosos...o país estava bem!!!...toda a gente podia ganhar mais e pagar menos impostos!!!!
...2 e 3 salários minimos e só declaram o salário minimo...
Nesse caso até o Al Capone tería sído FP (tería tído bastantes mais regalías e de uma forma legalizada...)

- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Mares Escreveu:
Caro MarcoAntonio,
o Estado tem um papel importante na economia do país (seja por ser empregador, seja por ser empreendedor).
Ele substituí em parte a iniciativa privada (ou a falta de iniciativa).
Neste momento estamos em profunda crise. Achas que o Estado deverá abandonar o seu papel impulsionador da economia?
Criar emprego só é positivo se o que é produzido não é destrutivo para a economia.
Portugal e o Estado Português tem uma longa tradição em matéria de obras públicas e em matéria de transportes públicos de criar enormes buracos. Buracos para onde se enterra dinheiro continuamente...
O interesse do TGV é duvidoso. Considero completamente surreal a insistência em avançar com o TGV neste momento!
Se há capacidade para produzir um TGV então não tenho praticamente qualquer duvida que essa capacidade podia ser aplicada de outras formas com efeitos bem mais positivos, utilizar essa capacidade para gerar competitividade no sector privado (por exemplo, baixar impostos sobre o trabalho e outros encargos associados ao trabalho, para que o sector privado possa ser ELE mais empreendedor) do que empregar pessoas e recursos numa mega-obra que não é indispensável e que com elevada probabilidade no futuro o que vai criar é encargos que se traduzirão em impostos que por sua vez ciclicamente sufocam a economia e por arrasto a iniciativa privada!
O TGV poderia ser muito bem reavaliado daqui a uns 3 ou 4 ou 5 anos. A rede de resto em que pretensamente se vai integrar é algo ainda em construção e que daqui a 10 anos não vai estar completa nem pouco mais ou menos...
Qual era o problema de repensarmos o TGV daqui a 5 anos por exemplo?
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Penso que este estudo de Eugénio Rosa desmistifica um bocado a teoria de que os funcionários públicos são uma classe privilegiada.
Aconselho a ler.
Aconselho a ler.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Não estejam sempre a atacar os funcionários publicos!!!...ataquem aqueles «pobres» que só declaram o salário minimo, e ganham 2 e 3 salarios!!!!....ataquem aqueles que contribuem para a economia paralela!!!...que fogem ao fisco!!!...se o pessoal lutasse contra estes criminosos...o país estava bem!!!...toda a gente podia ganhar mais e pagar menos impostos!!!!
- Registado: 29/11/2007 1:39
MarcoAntonio Escreveu: Isso e o TGV!... Portugal pode estar a cair de podre que o TGV tem de avançar!
Caro MarcoAntonio,
o Estado tem um papel importante na economia do país (seja por ser empregador, seja por ser empreendedor).
Ele substituí em parte a iniciativa privada (ou a falta de iniciativa).
Neste momento estamos em profunda crise. Achas que o Estado deverá abandonar o seu papel impulsionador da economia?
Se sim, qual sería o modelo para colocar-nos a crescer de novo?
Se não, o que sería preciso mudar na sua relação com a inciatíva privada?
O modelo das PPPs só tem desvantagens ou tem algumas vantagens? O que pode-se aproveitar desse modelo de desenvolvimento? Ou o Estado deve desbaratar tudo e entregar as PPPs aos privados a qualquer preço?
As PPPs tem ou não um papel social na sociedade?
Re: Choca
frodovic Escreveu:Pelos vistos não vos choca um juíz trabalhar 3 dias por semana, ganhar uma catrafada de subsídios e alcavalas tal como o subsídio de habitação mesmo que more em casa própria na cidade onde viveu toda a vida e depois apareçam em escutas a trocar a custódia de uma criança por um par de bilhetes de camarote para um Porto-Manchester ??
POVO DE ***** É O QUE VOCÊS TODOS SÃO !! POVO BURRO E DE ***** QUE MERECE A FALÊNCIA !!! NÃO SE INDIGNEM QUE NÃO VALE A PENA ...
A mim não me choca nada.
(desculpa, mas é a única resposta que me ocorre perante a tua verborreia).
Re: Este tópico serve para o quê?
rmachado Escreveu:A diferença não é tão grande e ambas trabalham 35 horas...
Isso encontra paralelo nos professores do publico vs privado. Os colégios privados, por exemplo, tendem a aproveitar o seu trabalhador, rentabilizando as suas horas semanais, dentro das suas competências e do interesse do colégio, coisa que o estado não faz.
Isto é mais um exemplo que dá razão a algumas das críticas que têm sido aqui feitas. Mas se reparares o comentário mais atrás de alguém foi de que o privado é que é uma exploração.

frodovic Escreveu:Pelos vistos não vos choca um juíz trabalhar 3 dias por semana, ganhar uma catrafada de subsídios e alcavalas tal como o subsídio de habitação mesmo que more em casa própria na cidade onde viveu toda a vida e depois apareçam em escutas a trocar a custódia de uma criança por um par de bilhetes de camarote para um Porto-Manchester ??
POVO DE ***** É O QUE VOCÊS TODOS SÃO !! POVO BURRO E DE ***** QUE MERECE A FALÊNCIA !!! NÃO SE INDIGNEM QUE NÃO VALE A PENA ...
Não precisa se chatear

Eu entendí a sua revolta, mas o mais importante e demonstrar o que está errado e propôr alternativas.
Acho que precisamos de lá chegar com os nossos pés. É tudo uma questão de tempo e esperêmos que não sejam "os de fora" a terêm de nos mostrarem que estamos errados.
Fica um voto de paciência e esperança.
A responsabilidade não é dos funcionários públicos, obviamente.
A responsabilidade é do princípio económico que sempre esteve por trás do funcionamento dos serviços públicos em Portugal.
Enquanto uma empresa privada tem, para sobreviver, que conquistar clientes, ao Estado basta-lhe aumentar coercivamente os impostos ou endividar-se em nome de todos nós de forma a manter em funcionamento serviços ineficientes e, em muitos casos, absolutamente dispensáveis pelos consumidores.
A responsabilidade é do princípio económico que sempre esteve por trás do funcionamento dos serviços públicos em Portugal.
Enquanto uma empresa privada tem, para sobreviver, que conquistar clientes, ao Estado basta-lhe aumentar coercivamente os impostos ou endividar-se em nome de todos nós de forma a manter em funcionamento serviços ineficientes e, em muitos casos, absolutamente dispensáveis pelos consumidores.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
Claro que choca...
E que tal uma queixa para essa situação?
- Registado: 24/8/2004 10:42
MarcoAntonio Escreveu:
A minha questão neste ponto é essencialmente esta: a forma como este assunto é tratado (nos media, etc) é desproporcionada face à relevância do problema.
Não é preciso ir muito longe, basta pegar naquela infografia que colocaste hoje: as despesas com pessoal no activo não chegam a 25% do Orçamento do Estado.
Mas passa-se uma mensagem completamente diferente!
Depois há os aposentados. Aí sim, é quase tudo com excelentes vencimentos. Mas aí não cortam, parece que cortar é tabu...
Um tabu que o FEEF e o FMI provavelmente vão desfazer!
Espero bem q sim... eu sou um dos "comilões" dos fps e por acaso até já fui "referenciado"... sou professor do ensino secundário à 14 anos (contratado) e recebo no final do mês 1084€ (uma fortuna) da qual só levo para casa cerca de 400€ (!!!!!)... pois trabalho a 200km de casa e não tenho nem autoestradas nem scuts... tenho q pagar alojamento e alimentação, só vejo a mulher e os 2 filhos ao fds... mas sou um privilegiado...
Pq não saio? 1º Pq prof. foi o q sempre quis ser desde q me conheço (isso n vale nada) e pq sei q sou mt bom no que faço (sim pedi sempre avaliação e fui avaliado sempre em MB... sem padrinhos) 2º na minha área (História) não é fácil... mas se alguém tiver conhecimento de uma proposta interessante eu estou sempre disponível para a estudar...[/b]
AutoMech Escreveu:Penso que os "FPs" das empresas publicas não estão incluídos ali, mas não consegui confirmar.
Quanto ao resto, estamos de acordo. As reformas são um grande sufoco para o país, sobretudo porque, ao contrário do que as pessoas pensam, nem ninguém descontou para a sua reforma (porque o sistema é redistributivo) nem, se tal fosse verdade, ninguém descontou o suficiente para a reforma que tem.
Exacto. É o que tenho respondido quando me vêm com o argumento: ah e tal, não é justo porque descontaram...
Descontaram mas não chegou!
E descontarm tb descontam os que estão a trabalhar e nunca os descontos foram tão altos, em média e proporcionalmente, como agora. Para na futuro receber-se sabe-se lá o quê|
Portanto, o argumento de que não se pode mexer porque descontaram não cola...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 7/4/2011 16:08, num total de 1 vez.
Sinner Escreveu:Agora o que tento dizer é que não se deve fazer dos FP bodes expiatórios.
Nem ninguém disse isso aqui no tópico. O que se disse é que há uma parte dos FPs que são parte do problema.
Quem ? Os que estão a mais (cujo trabalho não é necessário) ou os que recebem demais para o que produzem.
Quem não concordar com isto é porque defende, incondicionalmente e sem objecções, todos os FPs, independentemente do que ganhem, façam o que façam e tenham ou não utilidade.
Mares Escreveu:No meu ponto de vista, precisamos de deixar de lado tantas lamúrias, conhecer a realidade e procurarmos um modelo de desenvolvimento mais justo e solidário.
As crises são ótimas oportunidades para criar-se um país muito melhor, do que os acontecimentos passados recentes que apenas nos levou a esta situação.
Assino por baixo
AutoMech Escreveu:rmachado Escreveu:Um exemplo:
A minha sogra é auxiliar de acção educativa e ganha mal trabalhando 35 horas. A Educadora que está com ela ganha uns 2 mil e tal, trabalha 5 horas diárias e nas férias escolares "tem reuniões..."
É pedido muito mais a minha Sogra mesmo em termos de responsabilidade do que a educadora.. mas se fosse no privado...
Mas isto está em linha com o que já disse. O problema é de quem ganha demais para o que faz (ou de quem ganha e nem é preciso).
Pode não ser a tua sogra que ganhe mal mas sim a professora que ganhe bem (ou ambos os casos, admito).
O que é que querias dizer com "se fosse no privado..."
A diferença não é tão grande e ambas trabalham 35 horas...
- Registado: 24/8/2004 10:42
MarcoAntonio Escreveu:Não é preciso ir muito longe, basta pegar naquela infografia que colocaste hoje: as despesas com pessoal no activo não chegam a 25% do Orçamento do Estado.
Penso que os "FPs" das empresas publicas não estão incluídos ali, mas não consegui confirmar.
Quanto ao resto, estamos de acordo. As reformas são um grande sufoco para o país, sobretudo porque, ao contrário do que as pessoas pensam, nem ninguém descontou para a sua reforma (porque o sistema é redistributivo) nem, se tal fosse verdade, ninguém descontou o suficiente para a reforma que tem.
Choca
Pelos vistos não vos choca um juíz trabalhar 3 dias por semana, ganhar uma catrafada de subsídios e alcavalas tal como o subsídio de habitação mesmo que more em casa própria na cidade onde viveu toda a vida e depois apareçam em escutas a trocar a custódia de uma criança por um par de bilhetes de camarote para um Porto-Manchester ??
- Registado: 12/2/2009 4:46
Sinner Escreveu:Desde que não se queira cortar o subsidio de férias e o 13º mês ao camarario, só porque cometeu o crime de ser FP.
Pois no privado o funcionário não tem esse "mal menor" de ficar sem o 13.º mês... No privado é despedido, fica sem o 1.º, o 2.º,... e o 14.º.
No privado há licenciados a ganharem muito menos de 1000€. Normalmente trabalham em call centers ou nas caixas dos supermercados.
Só por que são licenciados devem ganhar mais de 1000€? Ter canudo jamais deve ser argumento para ganhar x ou y. Ganhar x ou y deve depender do valor que o mercado atribui a essa profissão e do mérito de cada um.
Quando assim não é, acontece-nos isto - a bancarrota.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
lagosta Escreveu:nao vejo muitos comentarios a culpabilizar os FP's na generalidade, mas pelos, vistos os visados veem atacar algo...
Sinner,
Onde é que pretendes chegar? Que o cantoneiro da camara do interior ganhe perto de 1000€ ou 1500 brutos e que tenha sido "cortado em 5%" e ate que faça mas é uma greve porque é extremamente injusto?
cá para mim está no lote de FP's que estão lá (na FP)mas ainda nao fazem parte da horda que estão bem e por isso sao os injustiçados e infelizes...eu queria era ser assim...
espero que isso acabe em breve ( 30 ou 40 anos) e que se mude a constituiçao para permitir um tratamento mais igualitario, que venham para o desemprego e se sujeitem ás condiçoes dos privados para ver se custa ou nao custa produzir algo
Por acaso está errado, fiz parte da FP mas saí para o privado.
A minha analise é uma questão de consiência não de enquadramento pessoal, porque não faço parte porque saí.
Agora o que tento dizer é que não se deve fazer dos FP bodes expiatórios.
A maioria que critica está noutra posição, que é de criticar porque não faz parte. (politica da terra queimada e de viver bem com o mal do vizinho)
sem2006 Escreveu:Já que falamos (ou alguns) falam dos "privilégios" dos fp, talvez seja mais bonito enumerar os "privilégios" dados a privados também
Enquanto que o 'privilegiado' (foste tu que usaste a palavra e não eu) da FP é pago inteiramente com os nossos impostos, o 'privilegiado' do privado é pago pelo pelo dono / accionistas da empresa e, no limite, o máximo com que contribuímos é com a parcela que esse "privilegio" reduz nos impostos a pagar pela empresa.
A ordem de grandeza nem é comparável. Para um contribuis na totalidade e, no outro contribuis, no limite, apenas com uma parte (e diga-se que os tais privilégios têm vindo a ser muito mais apertados do ponto de vista fiscal, com a taxação autónoma).
MarcoAntonio Escreveu:sem2006 Escreveu:Não, não é mandar bocas... Aqui pode ter sido debatido inúmeras vezes... Mas infelizmente, assim como aqui e em muitos sítios, não passou do debatido para a frente e poucos serão realmente os que conhecem ou querem conhecer a realidade...
Já que falamos (ou alguns) falam dos "privilégios" dos fp, talvez seja mais bonito enumerar os "privilégios" dados a privados também
Falar até se fala...
E até se criam blogs e sites para "desmascarar" as situações, bem como artigos e notícias nos Média.
O problema é que não acontece nada!
Enquanto aumentar impostos e outras medidas de contenção agora já é às várias vezes ao ano, em certas "gorduras" do sistema continua a não se tocar, por muito que se fale e denuncie.
E isso, realmente, irrita "um bocado"...
Isso e o TGV!... Portugal pode estar a cair de podre que o TGV tem de avançar!
Estamos 100% de acordo. O TGV é só mais uma forma de os mesmos se encherem e encherem os amigalhotes...
Aliás, não consigo perceber como é que alguém pode ser a favor deste elefante branco

- Registado: 29/4/2009 13:31
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Garfield, Luzemburg, malakas, MR32, OCTAMA, peterteam2 e 151 visitantes