Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

dúvida acerca de agências de rating

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por dfviegas » 7/4/2011 10:22

carf2007 Escreveu:Estão a falar das crediveis agencias que avaliavam a Lehman em AAA no dia anterior à falência ???

Dessas agencias crediveis que avaliam Portugal abaixo da Libia ?

Ou das agencias "ao serviço do Dolar" que apenas procuram desestabilizar o Euro ?

Tens toda a razão, estive a ver o filme inside job, e é impressionante a desfasatez perante o senado americano daqueles representantes das 3 principais agências de rating moodys, santard and poors e fintch, a dizerem que os ratings que lançavam em antes da crise de AAA e AA+ dias antes das falências da LBrothers e AIG eram mera opiniões.
O que não percebo é como é que agora estas mesmas agências ao darem ratings perto de junk e junk possam ter alguma credibilidade.
Será que vamos ve-los em breve a dizer que os ratings baixissimos tambem são meras opiniões?

Registado: 29/11/2007 2:53

por migluso » 6/4/2011 19:51

AM,

Uma solução do género da apontada pelo artista faz sentido, isto é, as comissões de transacção preverem uma percentagem para as AdR.
O sistema tal como está levanta muitas dúvidas e desconfiança. Julgo ser necessária uma reforma neste domínio.

Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Automech » 6/4/2011 19:31

migluso Escreveu:"Until the early 1970s, bond credit ratings agencies were paid for their work by investors who wanted impartial information on the credit worthiness of securities issuers and their particular offerings."

http://en.wikipedia.org/wiki/Bond_credit_rating

Obviamente, deviam ser os investidores a pagarem às agências de rating.

É assim que funciona no mercado das pme que são avaliadas pela dun ou pela coface.
A pme nada paga para ser avaliada. O investidor ou o credor que quiser ter acesso aos dados é que incorre num custo.

Claro Migluso. E isso faria com que as agências procurassem fazer um bom trabalho de avaliação para os seus clientes, além de saberem de antemão que seriam 'responsabilizadas' quando fizessem más avaliações (quando digo responsabilizadas é porque alguém que faz sistematicamente um mau trabalho é varrido do mercado).

A desvantagem disto seriam provavelmente as pequenas emissões, com pouco interesse por parte do mercado, que sairiam sistematicamente sem rating porque ninguém quereria pagar um trabalho caro que, quando há muita gente interessada, torna-se mais barato por haver muitos clientes.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por artista_ » 6/4/2011 19:23

Pois, concordo, uma parte das comissões das ordens de bolsa devia pagar isso, assim é mais difícil acreditar que estão a ser imparciais!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por migluso » 6/4/2011 19:18

"Until the early 1970s, bond credit ratings agencies were paid for their work by investors who wanted impartial information on the credit worthiness of securities issuers and their particular offerings."

http://en.wikipedia.org/wiki/Bond_credit_rating

Obviamente, deviam ser os investidores a pagarem às agências de rating.

É assim que funciona no mercado das pme que são avaliadas pela dun ou pela coface.
A pme nada paga para ser avaliada. O investidor ou o credor que quiser ter acesso aos dados é que incorre num custo.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

Re: dúvida acerca de agências de rating

por Automech » 6/4/2011 0:02

rsacramento Escreveu:ao ler isto, reparei na seguinte frase:
O BES rescindiu com a Fitch

com que então são os avaliados quem paga aos avaliadores? o Bes, a República também? e Cascais, já agora?

alguém me esclarece?

Sim Sacramento, são os emissores que pagam às agências. Caso decidam não o fazer correm o risco de não ter procura pelas emissões (ou dificuldades nos empréstimos), devido à falta de rating.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por T1ag0 » 5/4/2011 21:10

Lion_Heart Escreveu:Tens tres hipoteses de "mandar" nas agências de rating

Es poderoso , es rico , ou mantens um low profile.

Portugal não é nada dissso.

Realmente a história das agências de rating é quase um conto de fadas para as próprias.
São pagas, e bem pagas, para darem a notação que lhes apetece. Sim porque mesmo que as notações estejam completamente erradas não há problema, eram só opiniões.
Por outro lado as empresas e países não as podem evitar porque grande parte dos fundos não compram dívida sem que esta tenha uma notação (e não convêm que seja "lixo").

Registado: 29/3/2010 17:06

por Lion_Heart » 5/4/2011 21:03

Tens tres hipoteses de "mandar" nas agências de rating

Es poderoso , es rico , ou mantens um low profile.

Portugal não é nada dissso.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por T1ag0 » 5/4/2011 21:01

carf2007 Escreveu:Estão a falar das crediveis agencias que avaliavam a Lehman em AAA no dia anterior à falência ???

Ou das agencias "ao serviço do Dolar" que apenas procuram desestabilizar o Euro ?

Estamos a falar de um tipo de agências em especial que têm tudo isso em comum...

Registado: 29/3/2010 17:06

por carf2007 » 5/4/2011 20:56

Estão a falar das crediveis agencias que avaliavam a Lehman em AAA no dia anterior à falência ???

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por charles » 5/4/2011 20:14

Mares Escreveu:
charles Escreveu:Claro, a mim o que me surpreende um pouco é as agências de rating serem penso que Americanas, fazia todo o sentido haver agências de rating Europeias, não sei se isto é possivel!

Isso já foi discutído num passado recente (quando estalou a crise na Grécia), os alemães e franceses tentaram fazer isso.

Mas agora que economia deles está crescendo e os "ratings" deles são mantídos, então já se esqueceram disso...

E no fundo, quanto mais os "porcos" andarem "à rasca", mais os francêses e alemães dar-se-ão melhor.

Tá bem, mas vai lá ao outro tópico responder à minha pergunta :mrgreen: :!:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por charles » 5/4/2011 20:13

andre_ferreira Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
charles Escreveu:Claro, a mim o que me surpreende um pouco é as agências de rating serem penso que Americanas, fazia todo o sentido haver agências de rating Europeias, não sei se isto é possivel!

Ia dar ao mesmo, pq umas nao podiam dar AAA e outras BBB a mesma empresa ou Estado.

Para além que criar empresas dessas demora muito tempo a ter credibilidade.

Com a crise do subprime as agencias perderam muita da credibilidade que tinham (e com razão!!). Foram mesmo consideradas pelo Congresso americano umas das culpadas da crise e as agencias limitaram-se a dizer que só expressavam opiniões.

Mas agora passados 2 anos já toda gente se esqueceu do papel que elas tiveram na crise e já têm a credibilidade toda.

E, ainda, estão a tentar redimir-se dos seus erros do passado ao cortarem os ratings dos paises de forma rapida e drastica.

Curiosamente quando o Lion postou, eu estava a lembrar-me de algumas avaliações muito recentes, talvez do incio deste ano, eu li nessa altura que o risco de incumprimento da divida Portuguesa era zero, e agora é o que se vê, é certo que houve a demissão do PM que veio complicar tudo mas já se percebia no inicio deste ano que as coisas iam acabar mal em termos politicos, acho que o que está a acontecer neste momento é a verdade nua e crua, claro que ninguém gosta!
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

por Mares » 5/4/2011 20:06

Isso já foi discutído num passado recente (quando estalou a crise na Grécia), os alemães e franceses tentaram fazer isso.

Mas agora que economia deles está crescendo e os "ratings" deles são mantídos, então já se esqueceram disso...

E no fundo, quanto mais os "porcos" andarem "à rasca", mais os francêses e alemães dar-se-ão melhor.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por andre_ferreira » 5/4/2011 19:51

Lion_Heart Escreveu:

Ia dar ao mesmo, pq umas nao podiam dar AAA e outras BBB a mesma empresa ou Estado.

Com a crise do subprime as agencias perderam muita da credibilidade que tinham (e com razão!!). Foram mesmo consideradas pelo Congresso americano umas das culpadas da crise e as agencias limitaram-se a dizer que só expressavam opiniões.

Mas agora passados 2 anos já toda gente se esqueceu do papel que elas tiveram na crise e já têm a credibilidade toda.

E, ainda, estão a tentar redimir-se dos seus erros do passado ao cortarem os ratings dos paises de forma rapida e drastica.

Registado: 1/4/2010 19:47

por Lion_Heart » 5/4/2011 19:33

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por charles » 5/4/2011 19:31

Claro, a mim o que me surpreende um pouco é as agências de rating serem penso que Americanas, fazia todo o sentido haver agências de rating Europeias, não sei se isto é possivel!
Cumpt

por pepi » 5/4/2011 19:20

Quem não é avaliado não tem acesso aos "mercados"...

Registado: 17/3/2009 14:43

por Lion_Heart » 5/4/2011 19:19

O problema é:

se não pagas , não tens rating , se não tens rating quando pedes emprestado ninguém te empresta.

Só se pode dar ao luxo de não ter rating quem não precisa de créditos. (penso que seja assim)

Lion_Heart

por Mares » 5/4/2011 19:19

charles Escreveu:Encontrei isto,também estou um pouco surpreendido :shock:

Historicamente, as primeiras agências de classificação de risco foram Fitch Ratings, Moody's e Standard & Poor's. Essas agências operam, sob remuneração, por solicitação de empresas e eventualmente de estados que desejam ser classificados, mas com independência em relação aos solicitantes.

Mas isso está certo....

Até para levarmos porrada, temos de pagar...

Mas tem muitos que gostariam de levar porrada, mas eles não aceitam...

Então o que podemos pedir é, ... batam, mas devagarinho... :wink:
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por charles » 5/4/2011 19:15

Encontrei isto,também estou um pouco surpreendido :shock:

Historicamente, as primeiras agências de classificação de risco foram Fitch Ratings, Moody's e Standard & Poor's. Essas agências operam, sob remuneração, por solicitação de empresas e eventualmente de estados que desejam ser classificados, mas com independência em relação aos solicitantes.
Cumpt

dúvida acerca de agências de rating

por rsacramento » 5/4/2011 19:11

ao ler isto, reparei na seguinte frase:
O BES rescindiu com a Fitch

com que então são os avaliados quem paga aos avaliadores? o Bes, a República também? e Cascais, já agora?

alguém me esclarece?

Registado: 29/11/2007 12:50

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], cali010201, danielme1962, Garfield, latbal, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, peterteam2, trilhos2006 e 175 visitantes