Off Topic: Entrevista Sócrates
helderjsm Escreveu:Ou seja acreditas piamente que a economia não está em permanente mudança e que as realidades de uma década vão ser as mesmas da década seguinte? E nem que as realidades sócio-económicas se possam alterar de um dia para o outro?
O mundo muda todos os 15 dias... Não é de um dia para o outro... Agora a sério, não brinques...

helderjsm Escreveu:E mais ainda acreditas que existe um qualquer líder político que é tão bem intencionado que não muda a sua linha de pensamento sejam quais forem as realidades de um determinado momento?
Existem muitos líderes assim porque hoje em dia não há princípios na política. Apenas indivíduos que agem de forma arbitrária sobre um qualquer assunto ou sob pressão de grupos de interesses.
Exemplos: benefício fiscal para o golfe, cedências aos camionistas, cedências aos professores, etc, etc, etc...
helderjsm Escreveu:
Curiosa essa linha de pensamento... E especialmente cheia de substância.
Não percebo bem que linha de pensamento porque eu não exprimi nenhum. Tu é que deduziste, fizeste o teu filme.
Concordo com a queda do governo porque me sinto intoxicado pela mentira.
Mais substância é impossível.
Cumps
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
charles Escreveu:charles Escreveu:Mares Escreveu:charles Escreveu:Mares escreveu:....Precisamos de abrir um pouco mais a cabeça para vêrmos no geral. Quando um país é dominado pela farsa, cria-se uma opinião pública que qq coisa poderá virar verdade....
O País é dominado pela farsa? Entendi bem?
Quem são os farsantes?
Se não te importas explica as frases com que nos brindaste.
O que noto é que as pessoas condicionam muito a sua opinião (sobre alguém ou qualquer assunto, tentando que a sua ideia também condicione a dos outros) por uma ideia já pré-concebída e que tudo serve para arremessarem sempre as mesmas palavras de "ordem" (ou de desordem).
Quando isso aconteçe cria-se a falsa ideia que "uma mentira, tantas vezes repetída, possa passar a verdade". Então acho que isso não é o melhor método para que dessa forma, seja governo ou oposição, defendam os interesses do país. Da mesma forma, é válido para o comum dos cidadãos.
A questão que coloquei é, se o País é uma farsa, quem são os farsantes?
Mares boa tarde, só agora retomo o contato com o caldeirão, ainda não me respondeste à minha pergunta, eu gostava de saber quem são os farsantes no panorama politico e social atual em Portugal?
Charles,
já respondi à tua pergunta no meu post anterior (encontra-se em negríto).
Neste país tem muitas pessoas (entre eles muitos políticos) que utilizem sempre os mesmos argumentos para critícar este ou aquele político, este ou aquele partido, esta ou aquela medida, utilizando as palavras e não os factos para fundamentar a sua crítica. Fazem-no gratuitamente, como se isso pudesse virar a uma "verdade".
Vou-te dar alguns exemplos:
- Quando um tópico que é aberto, utilizando o argumento de uma entrevista, para apenas se dizer mal de um politico, considero isso uma farsa.
- Quando alguém utiliza o espaço público para chamar o outro de mentiroso, sem apresentar provas, considero isso uma farsa (http://economico.sapo.pt/noticias/carlo ... 15208.html)
- Quando os banqueiros, que são parte do problema e não apresentam ser solução, dizem que não vão emprestar mais dinheiro ao Estado, acho isso uma farsa.
- Quando certos programas televisivos são criados apenas para dizer mal de alguém, em que todos os intervenientes só vão lá para atacar uma pessoa que não está presente, acho isso uma farsa.
- Quando os mais beneficiados são poupados de sacrifícios e vem depois para a TV dizerem que tem familia para sustentar e por isso que os cortes não os devam atingír, acho isso uma farsa.
- Quando se vem agora defender as reformas mais baixas, como argumento para não se cortarem as reformas mais altas, acho isso uma farsa.
- Quando se utiliza o argumento de que não se deva aumentar o IVA de certos produtos, como argumento para proteger os beneficios fiscais das classes mais abastadas, acho isso uma farsa.
Então temos muitos exemplos... Felizmente que neste país tem ainda pessoas que são esclarecídas e que irão certamente demarcarem-se dessas farsas.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
JMHP Escreveu:Então ainda á poucas semanas não estava tudo controlado?!
Há ano e meio estávamos a ir tão bem e lindamente que até deu para aumentos de 3% nos salários da FP.
Em 2008 em pleno estoiro da crise mundial não havia nada a temer.... «Vinhamos avisados» dizes tu, mas Ele tinha opinião contraria, até porque porque baixou o défice para menos de 3%... Mas a divida disparava!
Há poucas (e não á poucas como tu dizes) semanas o governo estava a tentar arranjar soluções para pagar a dívida. E como podemos ver até temos arranjado o dinheiro que precisávamos (independentemente de onde ele vinha o que interessa é que alguém estava a fazer por isso e não era a oposição).
Sou completamente contra os aumentos da Função Pública e tenho defendido isso. Infelizmente temos feito demasiadas vontades aos sindicatos e faz-me lembrar as greves da CP quando a empresa está totalmente falida. No entanto nota que o discurso da oposição parece defender o aumento de salários...
Se bem me recordo Portugal até foi dos menos afectados pela crise inicialmente. Isto até que as empresas exportadoras começaram a sentir na pele os efeitos dos cortes. Isso em conjunto com todos os incentivos e subsídios e ajudas a empresas em insolvência traduziu-se na situação em que nos encontramos (mas isso todos sabemos). Agora em relação à dívida esta só começou a disparar há um ano atrás devido primeiro ao que se passou com o Dubai, em seguida a Grécia e finalmente a Irlanda. Claro que tudo isto começou a pesar nas cabeças dos investidores internacionais (e não digo que é para menos) que depois de verem país atrás de país a recorrer ao FMI, começaram a especular quem seria o próximo. Sinceramente acredito que apesar de Portugal ter abusado da dívida durante estes anos, a verdade é que apanhou de tabela.
Não digo que há um ano estivesse tudo controlado e não defendo que este governo fez tudo o que devia ser feito. No entanto continuo a defender (e já disse isto mais do que uma vez) que este governo fez os possíveis para acalmar o sentimento internacional em relação a Portugal (chamem-lhe mentiroso se quiserem para mim não passa de semântica).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
MarcoAntonio Escreveu:Migluso, então estamos essencialmente de acordo.
Automech, eu não coloquei lá mais porque para desenterrar e reunir as datas do PEC já tive um trabalho considerável. Mas se quiserem e conseguirem reunir outras datas com eventos importantes e potencialmente relevantes, força. Até acho útil e interessante...
Eu já o deixei bem claro mas volto a sublinhar que nunca foi meu argumento que só o PEC4 é que contou para o que quer que seja (na verdade, a descrição que lhe deixei foi de "ponta de um iceberg" logo no primeiro post).
Como já disse antes, um dos motivos foi este:
BCE não comprou dívida soberana na semana passada Escreveu:
O Banco Central Europeu (BCE) indicou hoje que não comprou títulos de dívida soberana no mercado secundário na semana passada, mantendo em carteira cerca de 77 mil milhões de euros destes títulos.
Depois de na semana anterior ter adquirido 432 milhões de euros em títulos de dívida soberana, ao abrigo do seu programa de compra de dívida, o Securitires Markets Programme (SMP), o último balanço da instituição aponta que não foram comprados novos títulos na semana entre 28 de março e 01 de abril.
O valor dos títulos de dívida soberana que o BCE tem neste momento em carteira ronda os 77 mil milhões de euros, com a instituição a anunciar nova operação de depósitos a uma semana com uma taxa máxima de um por cento até ao total deste valor, de forma a absorver a liquidez extraordinária injetada no mercado com a compra dos títulos.
http://www2.netmadeira.com/noticias/eco ... na-passada
- Registado: 7/4/2007 17:13
helderjsm Escreveu:JMHP Escreveu:Ou seja preferes um louco e desgovernado no poder, mesmo que seja evidente que vamos afundar com ele...
Isso parece ser a tua opinião. Obviamente não é a minha. Quanto ao afundanço do país já vínhamos avisados faz muitos muitos anos. Mas claro... Em época de crises e quando a bomba arrebenta é mais fácil arranjar um bode expiatório sempre foi assim e sempre será.
Então ainda á poucas semanas não estava tudo controlado?!
Há ano e meio estávamos a ir tão bem e lindamente que até deu para aumentos de 3% nos salários da FP.
Em 2008 em pleno estoiro da crise mundial não havia nada a temer.... «Vinhamos avisados» dizes tu, mas Ele tinha opinião contraria, até porque porque baixou o défice para menos de 3%... Mas a divida disparava!

otangas Escreveu:Parece-me que está a ter uma visão muito ingénua da questão. O nosso destino está traçado há pelo menos mais de 1 ano, e ficou definitivamente marcado com os dados "revistos" das nossas contas.
Olhando para a evolução das yields a 10 anos só tenho uma coisa a dizer...
Se calhar não:
- Anexos
-
- divida-a-10-anos.png (8.88 KiB) Visualizado 2143 vezes
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
JMHP Escreveu:Ou seja preferes um louco e desgovernado no poder, mesmo que seja evidente que vamos afundar com ele...
Isso parece ser a tua opinião. Obviamente não é a minha. Quanto ao afundanço do país já vínhamos avisados faz muitos muitos anos. Mas claro... Em época de crises e quando a bomba arrebenta é mais fácil arranjar um bode expiatório sempre foi assim e sempre será.
migluso Escreveu:Eu defendo... Já estava intoxicado de mentiras...
Ou seja acreditas piamente que a economia não está em permanente mudança e que as realidades de uma década vão ser as mesmas da década seguinte? E nem que as realidades sócio-económicas se possam alterar de um dia para o outro?
E mais ainda acreditas que existe um qualquer líder político que é tão bem intencionado que não muda a sua linha de pensamento sejam quais forem as realidades de um determinado momento?
Curiosa essa linha de pensamento... E especialmente cheia de substância.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
Re: O grande caracter de um Homem e de um Poliitico.
bboniek00 Escreveu:Grande entrevista deu o nosso Primeiro-Ministro, Eng. Jose Socrates ontem na televisao.
Foi com enorme clareza que respondeu a todas as questoes, sem recurso a sofismas nem a ataques soezes; tivemos perante noos um Poliitico de alta craveira.
Fica demonstrado a todos os que ainda duvidavam que o Secretaario-Geral do PS (re-eleito com uma massiva votac,ao), estaa pronto para continuar a servir a Nac,ao com o mesmo grau de Dedicac,ao e Estoicismo que demonstrou nos consulados anteriores, lamentando-se apenas a atitude destrutiva daqueles que, sem apresentarem alternativas aos Portugueses, souberam derrubar um Governo que tanto lutou por Portugal.
Mas ee assim a Democracia.
E Jose Socrates deu-nos um exemplo elevado de como se devem respeitar os adversaarios ideoloogicos sem recurso aa ofensa ou a trocadilhos que apenas se destinam a enganar o Povo. Este mesmo Povo que no prooximo dia 5 de Junho votaraa em massa no Lider que tanto tem ainda para oferecer aa Paatria, e que tanta necessidade ela tem de Homens de um Caracter assim.
Bravo ! Bravo, Eng. Jose Socrates !
Boa, 5 estrelas, um dos melhores da Europa, é como disse o colega, um excelente momento de humor.
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
charles Escreveu:Mares Escreveu:charles Escreveu:Mares escreveu:....Precisamos de abrir um pouco mais a cabeça para vêrmos no geral. Quando um país é dominado pela farsa, cria-se uma opinião pública que qq coisa poderá virar verdade....
O País é dominado pela farsa? Entendi bem?
Quem são os farsantes?
Se não te importas explica as frases com que nos brindaste.
O que noto é que as pessoas condicionam muito a sua opinião (sobre alguém ou qualquer assunto, tentando que a sua ideia também condicione a dos outros) por uma ideia já pré-concebída e que tudo serve para arremessarem sempre as mesmas palavras de "ordem" (ou de desordem).
Quando isso aconteçe cria-se a falsa ideia que "uma mentira, tantas vezes repetída, possa passar a verdade". Então acho que isso não é o melhor método para que dessa forma, seja governo ou oposição, defendam os interesses do país. Da mesma forma, é válido para o comum dos cidadãos.
A questão que coloquei é, se o País é uma farsa, quem são os farsantes?
Mares boa tarde, só agora retomo o contato com o caldeirão, ainda não me respondeste à minha pergunta, eu gostava de saber quem são os farsantes no panorama politico e social atual em Portugal?
Cumpt
Sabem o que me deixa mesmo preocupado? Perceber que num fórum destes, utilizado por pessoas com cultura acima da média nacional, embora já ninguém consiga defender a sua côr (laranja ou rosa) abertamente, esta ainda se nota com muita clareza pela tentativa de desculpabilizar com um "o outro ainda é pior".
Isso é o que eles querem, e estes partidos sempre fizeram... dividir para reinar.
Se os Portugueses não disserem agora BASTA a estas BOSTAS... estamos fritos por mais umas quantas gerações.
Isso é o que eles querem, e estes partidos sempre fizeram... dividir para reinar.
Se os Portugueses não disserem agora BASTA a estas BOSTAS... estamos fritos por mais umas quantas gerações.
Abraço,
Carrancho
Carrancho
helderjsm Escreveu:Agora o que não acredito é que haja quem defenda que a oposição fez algum tipo de favor ao país ao reprovar o PEC (fosse o 4, o 5, o 6...).
Eu defendo... Já estava intoxicado de mentiras...
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
helderjsm Escreveu:rmachado Escreveu:Meus amigos, este Socrátes é um estratega brilhante
Embora vá distorcer um pouco o que disseste, mas não é isso que precisamos de um estratega brilhante? Eu sempre defendi e defendo que antes um governo mentiroso que faz alguma coisa pelo país do que termos um líder cego pelo poder que nem sequer tem uma estratégia definida. E até porque muito certamente não vai fazer melhor (discutível, mas sem conclusões óbvias).
Ou seja preferes um louco e desgovernado no poder, mesmo que seja evidente que vamos afundar com ele...
Não sei se PPC está cego pelo poder, tenho muitas duvidas e não quero entrar em demagogia, mas não sei quantos neste país querem aquele lugar que nos tempos de hoje parece um "inferno".
Na realidade acredito que a oposição fez um enorme favor a Sócrates... Era oportunidade que ele e o PS já desesperavam.
helderjsm Escreveu:Oi? Até aqui andavam a criticar o homem porque estava a adiar este pedido de ajuda negociando com gregos e troianos (neste caso Chineses, Europa e mais uns quantos porque os gregos já estão falidos). E agora ainda há quem diga que ele não negociou nada???
Acho que há diferenças em negociar quais os credores que nos vão emprestar dinheiro e as medidas que vão ser implementadas em Portugal e que vão ter impactos no nível de vida dos portugueses...
helderjsm Escreveu:Quanto ao PEC4 mas então não foi mais que dito que o PS estava disposto a negociar? Mas o PSD não disse que não negociava feito criança mimada? Se calhar ouvi mal as notícias.
Depois de apresentar?

Qual a negociação possível sobre factos consumados?
- Registado: 18/10/2009 15:37
Sumarizando: não me admiraria nada que os três partidos venham a ter resultados muito próximos nas próximas eleições - todos entre 20-30%.
Pois eu não sei o que vai dar até lá, mas aposto que além de CDS o PCP e Bloco também vão crescer, ainda para mais quando parece que se querem aproximar!
Não acho mal, pelo contrário, está na altura de PS/PSD levarem um abanão a sério provocando uma limpeza profunda às suas máquinas.
Eu não vou votar em nenhum dos 5 com acento na AR. O que conheço é suficientemente aterrador para temer o desconhecido.
Qual é o partido daquele madeirense que se candidatou a PR?

Abraço,
Carrancho
Carrancho
radiohead Escreveu:helderjsm Escreveu:Agora o que não acredito é que haja quem defenda que a oposição fez algum tipo de favor ao país ao reprovar o PEC (fosse o 4, o 5, o 6...).
Mas o Sócrates negociou alguma coisa?
Vai a Bruxelas assumir medidas já a contar com os votos da oposição?
Já se dá por adquirido que os votos dos partidos da oposição são dele?
Oi? Até aqui andavam a criticar o homem porque estava a adiar este pedido de ajuda negociando com gregos e troianos (neste caso Chineses, Europa e mais uns quantos porque os gregos já estão falidos). E agora ainda há quem diga que ele não negociou nada???
Quanto ao PEC4 mas então não foi mais que dito que o PS estava disposto a negociar? Mas o PSD não disse que não negociava feito criança mimada? Se calhar ouvi mal as notícias.

Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
rmachado Escreveu:Meus amigos, este Socrátes é um estratega brilhante
Embora vá distorcer um pouco o que disseste, mas não é isso que precisamos de um estratega brilhante? Eu sempre defendi e defendo que antes um governo mentiroso que faz alguma coisa pelo país do que termos um líder cego pelo poder que nem sequer tem uma estratégia definida. E até porque muito certamente não vai fazer melhor (discutível, mas sem conclusões óbvias).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
helderjsm Escreveu:Agora o que não acredito é que haja quem defenda que a oposição fez algum tipo de favor ao país ao reprovar o PEC (fosse o 4, o 5, o 6...).
Mas o Sócrates negociou alguma coisa?
Vai a Bruxelas assumir medidas já a contar com os votos da oposição?
Já se dá por adquirido que os votos dos partidos da oposição são dele?
- Registado: 18/10/2009 15:37
otangas Escreveu:helderjsm Escreveu:AutoMech Escreveu:Se o PEC4 tivesse sido aprovado claro que nada disto tinha acontecido....... agora. Só daqui a uns meses quando viesse o PEC5.
Mas antes ir pagando juros mais baixos e perante uma possível redução da despesa, os mercados podiam acalmar. Se lá tivesse que vir o PEC5 antes isso, mas pelo menos os mercados não nos encostavam à parede.
Acredita mesmo nisso?? Com os dados do país que sairam, acredita mesmo que com PEC4 "aprovado" os mercados iam continuar como antes de cair o governo (leia-se, com taxas de juros já a níveis incomportáveis)?
Parece-me que está a ter uma visão muito ingénua da questão. O nosso destino está traçado há pelo menos mais de 1 ano, e ficou definitivamente marcado com os dados "revistos" das nossas contas.
De qualquer das formas, não vale a pena continuar a bater na tecla do "se não tivessemos feito X, não estaríamos nesta posição". Estamos onde estamos, por culpa própria. Esqueçam de uma vez por todas o porquê de termos chegado a este ponto, e pensem em como sair de onde estamos e nunca voltarmos a uma situação destas (pelo menos, durante umas dezenas de anos...).
Pode-me tratar por tu...
Se acredito? Não interessa o que acredito! O que sei é que os factos falam por si... Os dados revistos até parece que foram alguma surpresa. Já todos sabíamos ou pelo menos devíamos saber que dados preliminares podem ser reajustados. Nem as empresas que fazem auditoria tem sempre os dados todos disponíveis.
Se se refere aos 8% pela incorporação do BPN então isso é que já era Old News, pois já era do conhecimento público que em alguma altura iam ter que ser incorporados no défice (até já se falou sobre isso aqui no caldeirão).
Agora o que não acredito é que haja quem defenda que a oposição fez algum tipo de favor ao país ao reprovar o PEC (fosse o 4, o 5, o 6...).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
Uhm...
As medidas do PEC4 só eram efectivas em 2012...
Helder, achas mesmo que foi por causa da rejeição do dito que os juros subiram?
Meus amigos, este Socrátes é um estratega brilhante, ele sabia o que se ia passar com o défice e toca de criar aqui um PEC que ia contra o já previamente combinado para termos desculpas...
Isto como dizia a pouco um colega, é como o tipo que se faz ao penalti, ele não simula a falta mas espera pelo contacto para cair.
Ontem foi a fase do agarrado a canela para ver se o arbrito(eleitores) expulsa o jogado adversário(PSD).
As medidas do PEC4 só eram efectivas em 2012...
Helder, achas mesmo que foi por causa da rejeição do dito que os juros subiram?
Meus amigos, este Socrátes é um estratega brilhante, ele sabia o que se ia passar com o défice e toca de criar aqui um PEC que ia contra o já previamente combinado para termos desculpas...
Isto como dizia a pouco um colega, é como o tipo que se faz ao penalti, ele não simula a falta mas espera pelo contacto para cair.
Ontem foi a fase do agarrado a canela para ver se o arbrito(eleitores) expulsa o jogado adversário(PSD).
- Registado: 24/8/2004 10:42
Muita gente, eu incluído, até já estava bem fartinha deste governo e depositavam alguma esperança no novo líder da oposição...
O Pedro Passos Coelho, assim que ganhou as eleições internas do PSD, começou muito bem: há cerca de um ano atrás, quando os mercados da dívida estavam a estalar por causa da Grécia, deu o seu aval a um primeiro PEC (detesto este nome, pois estes programas não tem muito a ver com estabilidade e nada com crescimento; quando muito deveria ser Programa de Contenção/Redução de Despesa) - mostrou uma verdadeira postura de estadista. Automaticamente aí ganharia o meu voto cego.
Se bem me lembro, as primeiras sondagens publicadas logo depois davam-lhe maioria absoluta com uma perna às costas.
Desde então, cada vez que age, mete a pata na poça! Começou com a revisão constitucional, passando por ora diminuição ora aumento do IVA, sugerindo privatizações de activos estratégicos numa altura que a ser vendidos será pelo preço da uva mijona, e culminando na sua pièce de résistance que foi a forma como apresentou o chumbo ao PEC4, adicionando a suspenção da avaliação de professores.
Neste momento, como eleitor potencial, estou numa situação que será semelhante à de muitos Portugueses (e já agora, e ao contrário do que fazem parecer muitos do que por aqui escrevem, o Português médio não é assim tão estúpido e mal informado como crêem - bem pelo contrário): em quem confiar o próximo Governo?! Num, que aparentemente muita m**** fez, ou noutro que nem isso parece saber fazer?!
O CDS, e nomeadamente o Paulo Portas (inteligente como ele é) certamente irá capitalizar com todo este desnorte do PSD - antevejo o melhor resultado de sempre para o CDS, não contando com os resultados de quando esteve coligado com o PSD, na AD.
De facto, não me admiraria que, com o José Sócrates a afinar ainda mais o seu discurso, e o Pedro Passos Coelho a continuar a bazukar os pés, quando chegarmos perto das eleições a diferença entre ambos será provavelmente tão curta que já nem será possível ter a certeza de saber quem ganha, apenas com sondagens. As sondagens que vão sendo publicadas nas últimas semanas mostram já esta tendência. E ainda nem começaram os debates... Se o PPC não se prepara melhor (e ele não tem desculpas para não se preparar, pois é um político da oposição a tempo inteiro, ao contrário do JS que, mal ou bem ainda tem que governar - e nos últimos meses a coisa até deve estar a dar muito trabalho), assim que os dois se encontrarem frente a frente, o Sócrates mete-o num bolso!
Sumarizando: não me admiraria nada que os três partidos venham a ter resultados muito próximos nas próximas eleições - todos entre 20-30%.
O Pedro Passos Coelho, assim que ganhou as eleições internas do PSD, começou muito bem: há cerca de um ano atrás, quando os mercados da dívida estavam a estalar por causa da Grécia, deu o seu aval a um primeiro PEC (detesto este nome, pois estes programas não tem muito a ver com estabilidade e nada com crescimento; quando muito deveria ser Programa de Contenção/Redução de Despesa) - mostrou uma verdadeira postura de estadista. Automaticamente aí ganharia o meu voto cego.
Se bem me lembro, as primeiras sondagens publicadas logo depois davam-lhe maioria absoluta com uma perna às costas.
Desde então, cada vez que age, mete a pata na poça! Começou com a revisão constitucional, passando por ora diminuição ora aumento do IVA, sugerindo privatizações de activos estratégicos numa altura que a ser vendidos será pelo preço da uva mijona, e culminando na sua pièce de résistance que foi a forma como apresentou o chumbo ao PEC4, adicionando a suspenção da avaliação de professores.
Neste momento, como eleitor potencial, estou numa situação que será semelhante à de muitos Portugueses (e já agora, e ao contrário do que fazem parecer muitos do que por aqui escrevem, o Português médio não é assim tão estúpido e mal informado como crêem - bem pelo contrário): em quem confiar o próximo Governo?! Num, que aparentemente muita m**** fez, ou noutro que nem isso parece saber fazer?!
O CDS, e nomeadamente o Paulo Portas (inteligente como ele é) certamente irá capitalizar com todo este desnorte do PSD - antevejo o melhor resultado de sempre para o CDS, não contando com os resultados de quando esteve coligado com o PSD, na AD.
De facto, não me admiraria que, com o José Sócrates a afinar ainda mais o seu discurso, e o Pedro Passos Coelho a continuar a bazukar os pés, quando chegarmos perto das eleições a diferença entre ambos será provavelmente tão curta que já nem será possível ter a certeza de saber quem ganha, apenas com sondagens. As sondagens que vão sendo publicadas nas últimas semanas mostram já esta tendência. E ainda nem começaram os debates... Se o PPC não se prepara melhor (e ele não tem desculpas para não se preparar, pois é um político da oposição a tempo inteiro, ao contrário do JS que, mal ou bem ainda tem que governar - e nos últimos meses a coisa até deve estar a dar muito trabalho), assim que os dois se encontrarem frente a frente, o Sócrates mete-o num bolso!
- Registado: 8/11/2002 12:16
helderjsm Escreveu:Moody’s diz que oposição tem de dizer como vai cortar défice
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=477759
Hehe. Não é que já não disseram?
Os verdes vão aumentar os salários. O PSD diz que não corta as pensões (tá na altura dos velhotes comprarem mais uns Mercedes novos). O BE e o PCP não cortam em nada. (Pois o PS também lá segue com o TGV e uns subsídios para compra de carros eléctricos) e o CDS quer é que o PM se demita mesmo que para isso o país se afunde.
Parabéns a todos aqueles que defenderam a oposição e a queda do governo. Fomos todos avisados do que aí vinha, mas lindo lindo era uma queda do governo.
E o povo pá?
Bem, eles (Moody’s e as outras) já começam a entender que não vai ser nada fácil receberem o dinheirinho de volta

Por aqui, vão colocando as culpas uns para cima dos outros e assim adiam as obrigações... E eles (investidores) pensando..."E o nosso dinheiro pá!?!?!? ).
E...:
- os pensionistas: e o "povo", pá!?!?
- os governantes: e o "povo", pá!?!!?
- os "homens da luta": e o povo, pá?!!?
- e o povo: pá, pá, pá, pá,...(toma lá na cabeça para aprenderes!)...
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
Eu culpo o Socrates por logo a seguir a Grecia ter pedido ajuda não ter feito o mesmo.
Ele sabia e sabe muito bem que nós estamos em situação igual a eles. Mas não, continuou e fez pior.
Agora um ano depois e muito mais endividados e ja na bancarrota é que vamos pedir a ajuda.
Faz-me lembrar as familias que só depois de receberem o accionar da penhora e que vão ao banco ver o que se pode fazer.
Ele sabia e sabe muito bem que nós estamos em situação igual a eles. Mas não, continuou e fez pior.
Agora um ano depois e muito mais endividados e ja na bancarrota é que vamos pedir a ajuda.
Faz-me lembrar as familias que só depois de receberem o accionar da penhora e que vão ao banco ver o que se pode fazer.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
helderjsm Escreveu:AutoMech Escreveu:Se o PEC4 tivesse sido aprovado claro que nada disto tinha acontecido....... agora. Só daqui a uns meses quando viesse o PEC5.
Mas antes ir pagando juros mais baixos e perante uma possível redução da despesa, os mercados podiam acalmar. Se lá tivesse que vir o PEC5 antes isso, mas pelo menos os mercados não nos encostavam à parede.
Acredita mesmo nisso?? Com os dados do país que sairam, acredita mesmo que com PEC4 "aprovado" os mercados iam continuar como antes de cair o governo (leia-se, com taxas de juros já a níveis incomportáveis)?
Parece-me que está a ter uma visão muito ingénua da questão. O nosso destino está traçado há pelo menos mais de 1 ano, e ficou definitivamente marcado com os dados "revistos" das nossas contas.
De qualquer das formas, não vale a pena continuar a bater na tecla do "se não tivessemos feito X, não estaríamos nesta posição". Estamos onde estamos, por culpa própria. Esqueçam de uma vez por todas o porquê de termos chegado a este ponto, e pensem em como sair de onde estamos e nunca voltarmos a uma situação destas (pelo menos, durante umas dezenas de anos...).
AutoMech Escreveu:Se o PEC4 tivesse sido aprovado claro que nada disto tinha acontecido....... agora. Só daqui a uns meses quando viesse o PEC5.
A verdade é que temos pago sempre juros mais baixos do que as taxas de referência, e nesse ponto temos que dar crédito ao PM que se tem mexido para conseguir financiamento seja da China, da Rússia ou seja de quem for.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, darkreflection, Garfield, Google [Bot], Goya777, lito, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard, silva_39, slbnnbobadela, trilhos2006, TTM62 e 234 visitantes