Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off Topic: Entrevista Sócrates

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulrich » 4/4/2011 23:14

O PANTOMINEIRO tem uma característica que o distingue à légua do vulgar mentiroso ou da pessoa com falhas de memória: fala, fala, fala, e nunca se lembra do que disse há uma hora, e muito menos do que disse há um dia, há uma semana, há um mês ou há um ano atrás. Reconheço que entrevistar um pantomineiro é uma tarefa difícil, porque o pantomineiro, sendo um farsante, quando é entrevistado, faz questão de evitar que lhe façam perguntas, não deixa que os jornalistas o questionem, porque ele não quer responder, mas apenas fazer teatro e falar, falar e falar, em círculos e em elipses, dizendo inanidades, sem chegar a lado nenhum. O pantomineiro, o que ele quer é queimar tempo, ficar em roda livre, fingir e falar, falar, falar, sem gaguejar, despejando sentenças, dizendo disparates e barbaridades até à exaustão.Dar tempo de antena ao pantomineiro é pura perda de tempo, um desperdício, quando o país passa tantas dificuldades, por obra e graça das crueldades do pantomineiro. Dar tempo de antena ao pantomineiro é publicidade enganosa, no pior sentido. Dar tempo de antena ao pantomineiro faz mal à saúde.Dar tempo de antena ao pantomineiro é um atentado à inteligência.
Publicada por Fernando Torres em 22:33

in http://aessenciadapolvora.blogspot.com
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por MarcoAntonio » 4/4/2011 23:11

Marco Martins, tudo é despoletado pelo chumbo do PEC4 europeu.

Tu agora até podes argumentar que o Sócrates provocou o chumbo de propósito para ter um argumento para se demitir...

Eu não vou perder tempo a discutir de quem foi a culpa com mais detalhe do que já disse: que todos os partidos com assento na assembleia da república tiveram responsabilidades no chumbo do PEC4 europeu, incluindo o próprio PS.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por charles » 4/4/2011 23:08

Mares escreveu:

....Precisamos de abrir um pouco mais a cabeça para vêrmos no geral. Quando um país é dominado pela farsa, cria-se uma opinião pública que qq coisa poderá virar verdade....

O País é dominado pela farsa? Entendi bem?
Quem são os farsantes?

Se não te importas explica as frases com que nos brindaste.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

Re: Off Topic: Entrevista Sócrates

por Marco Martins » 4/4/2011 23:01

MarcoAntonio Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Migluso, o que é que não é verdade?

Os juros da dívida começam a galopar rapida e notoriamente a seguir ao chumbo do PEC4 europeu!

Depois vem a revisão dos défices que estarlhadaçam mais uns cacos...

Na verdade, até se começa a notar nas vésperas, provavelmente porque o mercado já estava a antecipar o chumbo que já parecia iminente (nas vésperas da votação o PSD foi muito vocal a dizer que não o aprovaria, portanto é perfeitamente natural que o mercado o tenha começado a descontar).

O que é evidente contudo é que é em torno do chumbo do PEC4 que se dá uma "inversão", os juros tinham como que estabilizado nas últimas semanas que antecederam o episódio do PEC 4.

Sugiro que vejam em pormenor aqui, onde podem verificar as datas e consultar os valores ao dia, em lugar para uma imagem extremamente compactada que não deixa perceber quase nada com datas tão próximas:

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT5YR:IND

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT2YR:IND

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT10YR:IND

No momento em que o Sócrates disse que se demitia, o BCE deixou de comprar dívida portuguesa.
Esse foi o motivo das subidas das taxas de juro.

Registado: 7/4/2007 17:13

por Mares » 4/4/2011 23:01

Lion_Heart Escreveu:
Mares Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Mares Escreveu:No meu ponto de vista, o JS é um dos melhores oradores e político que Portugal já teve (claro que vou ser já associado a alguma côr política, mas desde já digo que não tenho côr politica).

Para mim não é mais do que um bom vendedor. Sabe que mente com quantos dentes tem mas diz aquilo com tanta convicção que acaba por convencer as pessoas.

O mal destes vendedores e que a coisa acaba sempre por correr mal. A sorte da maioria deles é que normalmente corre mal é para os outros. O que eu quero dizer: O JS esta sempre garantido, o povo é que vai sofrer.

Tentei reproduzír no meu post, parte da entrevista.

Na tua opinião, quais foram os pontos onde ele (JS) mentíu?

Não vi a entrevista, nem preciso. As mentiras dele não são de hoje. Eu ao contrario da maioria não me esqueço das coisas.

Mas deverías ter visto pois este tópico é para debater a "entrevista a JS". Então a tua opinião podería estar melhor fundamentada para debater o que lá foi referído.

Quanto ao vídeo que colocas, encaro que as políticas de um governo deverão adaptar-se à realidade e às condições que vão aparecendo. Se o IVA sobe ou desçe, certamente é um instrumento que qualquer governo usa para determinada situação da economia. Assim como o faría com a taxa de juros ou câmbio. Deverías vêr que isso é um procedimento normal.

Obama (presidente dos EUA) definíu como uma das prioridades da sua governação sería fechar Guantânamo... Fêz-lo? Para contornarem a crise americana fizeram um primeiro pacote de 700 mil milhões de dolares, depois foram fazendo outros... Até à pouco tempo havia dúvidas se todas as injeções de capital seríam suficientes para animar a economia... A taxa de juros nos EUA já esteve a 5% e já foi para 0,0-0,5%... e agora vão aumentar.... Que mal tem isso?

Precisamos de abrir um pouco mais a cabeça para vêrmos no geral. Quando um país é dominado pela farsa, cria-se uma opinião pública que qq coisa poderá virar verdade....

Não devería ser essa a nossa abordagem.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Lion_Heart » 4/4/2011 22:48

Infelizmente umas das poucas verdades que ele disse foi esta:

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/8vahQ0zrQSE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Lion_Heart » 4/4/2011 22:44

Mares Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
Mares Escreveu:No meu ponto de vista, o JS é um dos melhores oradores e político que Portugal já teve (claro que vou ser já associado a alguma côr política, mas desde já digo que não tenho côr politica).

Para mim não é mais do que um bom vendedor. Sabe que mente com quantos dentes tem mas diz aquilo com tanta convicção que acaba por convencer as pessoas.

O mal destes vendedores e que a coisa acaba sempre por correr mal. A sorte da maioria deles é que normalmente corre mal é para os outros. O que eu quero dizer: O JS esta sempre garantido, o povo é que vai sofrer.

Não vi a entrevista, nem preciso. As mentiras dele não são de hoje. Eu ao contrario da maioria não me esqueço das coisas.

Aqui seguem algumas perolas:

<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/osTrDMu5o1M" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/eTw1PtoqG7k" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por charles » 4/4/2011 22:43

Um bom orador diz a verdade, ainda por cima na posição dele e perante a gravidade em que o País se encontra mergulhado, tem mais que obrigação de não ocultar a verdade, um bom orador não deturpa a verdade ao dizer que quem provocou tudo isto foi o lider da oposição, basta só este exemplo a este exemplo eu chamo mentir aos eleitores e ao povo Português em geral, acho que todos percebemos que este problema resulta da crise mundial sem dúvida, mas também resulta de 6 anos de governação errada.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Mares » 4/4/2011 22:40

Lion_Heart Escreveu:

por Lion_Heart » 4/4/2011 22:35

Lion_Heart

por Mares » 4/4/2011 22:30

No meu ponto de vista, o JS é um dos melhores oradores e político que Portugal já teve (claro que vou ser já associado a alguma côr política, mas desde já digo que não tenho côr politica).

Quanto à entrevista, ele ataca frontalmente a oposição pela irresponsabilidade em reprovar o PEC.

Toma esse chumbo como uma deslealdade para com os interesses do país e que foi apenas uma sede pelo poder (apontando para o PPC).

Mostra frontalidade em tomar as mesmas medidas (que já foram apresentadas no PEC4), pois considera que essa será a melhor forma de defender Portugal, do que as medidas mais rigorosas (que poderão vir a ser impostas pelo FMI).

Em grande parte do discurso fala da sua política na defesa dos interesses dos funcionários públicos. Tal como já referí antes, considero-o um bom primeiro-ministro para defender os interesses dos seus funcionários,.... mas esquecendo-se de que ele governa um povo e não apenas uma parte (aquela que é das mais privilegiadas da sociedade).

Quando lhe colocam a questão de a dívida pública têr duplicado durante a governação dele (JS), ele esquivasse e fala do défice de 6,xx% e que isso aconteçeu em muitos outros países (ele demonstra habilidade em contornar a questão).

Mas quando é repetída a pergunta da dívida, JS vai buscar a situação de outros países europeus que teem uma dívida muito maior que a de Portugal (Itália, Bélgica,...).

Depois, mais no final apareçe o povo.... um caso real de um casal de classe média que perdeu o emprego... O que o JS tem a dizer para esse casal? Bem, aí deu a resposta ao jeito da política que ele fez.... Quando foi para tirar o "tapete", ele começou pelos mais desprotegídos... Então falou do esforço que o Estado fez para criar uma "almofada" perante a crise, mas não disse que foi a esses os que ele (JS) retírou o "tapete".

Então, quem o ouviu com cuidado, sabe que ele defende os interesses de Portugal, mas apenas de uma parte de Portugal, pois ele defende o interesse das elítes.

No global, não fico admirado que as sondagens sejam favoráveis ao JS pois ele faz uma interpretação correcta da realidade (tem frontalidade para apresentar medidas que até vão "contra" os mais favorecídos), mas que são "realistas". Ele para minimizar esse sacrificio os mais favorecídos, ele "mete a faca" nos mais pobres.

Fala no final das reformas de 200 euros (que só agora apareçem na discussão política agora, mas que essa triste realidade existe à anos e anos!) e refere que foi adicionado um "complemento de solidariedade", que "coloca essas reformas acima do limite da miséria".... Muito sinceramente, JS não conheçe (e nem quer conheçer) a realidade dessas pessoas, para falar isso!!

Mas pronto, isto foi o que ví e interpretei da entrevista dele.

Ps-não votarei no JS, etc,... por convicção, tal como já fiz notar em outros posts.

por MarcoAntonio » 4/4/2011 22:27

AutoMech Escreveu:Marco, se analisarmos o teu comentário do ponto de vista meramente factual é verdade.

E deixei um gráfico interactivo onde se pode confirmar o que descrevi (ver links acima). Na minha opinião é extremamente mais útil e eficaz para uma análise cuidada do que o que estás a deixar...

AutoMech Escreveu:Mas na escalada dos juros já tinha havido períodos idênticos de estabilização (tal como existem em qualquer cotação) a que se seguiram novas medidas.

Mas onde é que isso contraria o que eu disse?

O que eu disse está sustentado pelos números das taxas de juros da dívida.

E tal como disse também, isso é só a ponta do iceberg claro. Comecei logo por dizê-lo no primeiro post sobre o tema!

Eu não sou o Sócrates e o meu discurso não tem nada que ver com o dele...

:lol:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 4/4/2011 22:21

Quico Escreveu:Pois, porque até lá ia tudo bem!

Quico, estás a pegar numa frase escrita em resposta a um ponto concreto apontado pelo Migluso e assim, a distorcer completamente a minha mensagem.

O que eu disse sobre o que tu estás agora a aludir foi isto:

MarcoAntonio Escreveu:
(...)

Mas isto, note-se bem, só quer dizer que quanto muito a não aprovação do PEC4 é responsável pelo agravamento dos últimos dias. E isso é só a ponta do iceberg!

E ainda, convém dizer, a não aprovação do PEC4 é da responsabilidade de todos os partidos, todos deram a sua contribuição para que ele não passasse...

(...)

Eu não disse nem sugeri em lado nenhum que antes estava tudo bem. Antes pelo contrário!

O que eu escrevi percebe-se bem desde que se leiam os posts completos e se siga a sequência da conversa: entretanto o Migluso disse que não era verdade o que eu tinha escrito. Mas é verdade e eu mostrei-o deixando inclusivamente os links para gráficos interactivos onde todos podem confirmar o que descrevi.
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 4/4/2011 22:21

MarcoAntonio Escreveu:O que é evidente contudo é que é em torno do chumbo do PEC4 que se dá uma "inversão", os juros tinham como que estabilizado nas últimas semanas que antecederam o episódio do PEC 4.

Marco, se analisarmos o teu comentário do ponto de vista meramente factual é verdade.

Mas na escalada dos juros já tinha havido períodos idênticos de estabilização (tal como existem em qualquer cotação) a que se seguiram novas medidas.

A big picture:

Imagem
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por artista_ » 4/4/2011 22:18

O que é certo é que o tipo é difícil de vergar, estou muito curioso em ver o frente a frente dele com o PPC. Acho que será o grande teste que definirá muito do futuro político do PPC... e de certa forma do país!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Quico » 4/4/2011 22:16

MarcoAntonio Escreveu:Os juros da dívida começam a galopar rapida e notoriamente a seguir ao chumbo do PEC4 europeu!

Pois, porque até lá ia tudo bem!

Olhem, parem lá com o discurso do "eu nem votei no gajo, só estou aqui a tentar ter uma visão apartidária" e assumam, poça!
E já agora votem lá no gajo, já que se empenham tanto em desculpabilizar o estado a que isto chegou!

Se voltarmos ao mesmo após as eleições, é para o lado que durmo melhor; depois de tantos anos de incompetência e demagogia voltarem a eleger este gajo, dormirei o sono de Pilatos (como dizia o outro). É a confirmação que me faltava de que isto é um manicómio a céu aberto.
E não tenho pena nenhuma: merecem o que vos espera! :twisted:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por varus » 4/4/2011 22:07

Ainda tem paciência para ouvir esta rapaziada da politica , que vos gozam todos dias . Prefiro ver o canal Hollwood , é mais divertido.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Mares » 4/4/2011 22:06

Tirando 2 ou 3 posts, onde se tenta puxar a discussão para uma interpretação do que foi falado na entrevista, os restantes posts fazem apenas críticas avulsas e lançam mal decência...

Eu acho isso lamentável, pois deveriam vêr o interesse nestas entrevistas para esclareçer as pessoas.

Se não soubermos ouvir e fazermos uma interpretação do que ouvímos, que interesse tem discutír-se assuntos que são sérios para a democracia?

por JMHP » 4/4/2011 22:06

Engraçado e curioso ver todos os outros canais com entrevistas a economistas ao mesmo tempo da entrevista de JS e TODOS sem excepção estão de acordo sobre a realidade e situação do país e a contradizer JS.

Digam-lá em que mundo ou país vive aquela "criatura"?!

Apelida-lo de Pinóquio começa a parecer um verdadeiro insulto ao verdadeiro pinóquio do imaginário.

Até um dos seus "colaboradores" já o contradiz:

Santos Ferreira: Portugal deve pedir já um empréstimo externo de 10 mil milhões de euros

Portugal deve solicitar com urgência o apoio do Fundo de Estabilização Europeu/FMI, negociando um empréstimo intercalar de pelo menos de 10 mil milhões de euros, defendeu Carlos Santos Ferreira numa entrevista ao Jornal Nacional da TVI, conduzida por Judite de Sousa.
http://economia.publico.pt/Noticia/sant ... os_1488256
Editado pela última vez por JMHP em 4/4/2011 22:10, num total de 2 vezes.

Registado: 19/5/2009 18:26

por MarcoAntonio » 4/4/2011 22:01

MarcoAntonio Escreveu:Migluso, o que é que não é verdade?

Os juros da dívida começam a galopar rapida e notoriamente a seguir ao chumbo do PEC4 europeu!

Na verdade, até se começa a notar nas vésperas, provavelmente porque o mercado já estava a antecipar o chumbo que já parecia iminente (nas vésperas da votação o PSD foi muito vocal a dizer que não o aprovaria, portanto é perfeitamente natural que o mercado o tenha começado a descontar).

O que é evidente contudo é que é em torno do chumbo do PEC4 que se dá uma "inversão", os juros tinham como que estabilizado nas últimas semanas que antecederam o episódio do PEC 4.

Sugiro que vejam em pormenor aqui, onde podem verificar as datas e consultar os valores ao dia, em lugar para uma imagem extremamente compactada que não deixa perceber quase nada com datas tão próximas:

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT5YR:IND

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT2YR:IND

http://www.bloomberg.com/apps/quote?ticker=GSPT10YR:IND
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/4/2011 22:07, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Valete » 4/4/2011 22:00

Os debates vão ser fixes. Acho que ainda vai chover, principalmente nos debates com o Portas e o Louçã. Haja alegria.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Quico » 4/4/2011 21:57

tavaverquenao2 Escreveu:São uns malandros, as privadas é que são serias. :roll:

Não é condição suficiente*, mas será condição necessária! :mrgreen:

* - Na TSF acho que até lhe "lamberiam as botas" com afinco! ...na RTP ainda tentam disfarçar, de facto.
Editado pela última vez por Quico em 4/4/2011 22:00, num total de 2 vezes.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Automech » 4/4/2011 21:55

Lion_Heart Escreveu:Não esquecer que as perguntas foram combinadas. E tudo uma encenação.

Por acaso até acho que foi uma das entrevistas mais duras que já fizeram ao Sócrates desde que ele é primeiro ministro, a tentarem entalarem-no e interromperem-no constantemente. O tipo já estava a espumar. Amanhã os jornalistas correm o risco de serem chamados ao chefe.

Se era ensaiado, como dizes, então foi uma boa peça.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por canguru » 4/4/2011 21:55

Quico Escreveu:
canguru Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Não esquecer que as perguntas foram combinadas. E tudo uma encenação.

as coisas que este homem sabe!

É para isso que serve um canal de serviço público. Estavam à espera de quê?!

Estava á espera de mais originalidade do que dizer "que as perguntas foram combinadas" ou "E tudo uma encenação".

Registado: 6/4/2008 22:41

por MarcoAntonio » 4/4/2011 21:55

migluso Escreveu:Marco,

Isto não é verdade. Eu e o AutoMech já tentámos demonstrar isto, julgo que no tópico da dívida...

O factor responsável, a crer no comportamento das yields da dívida, foi a revisão dos défices e não o chumbo do pec iv.

Migluso, o que é que não é verdade?

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/4/2011 21:55, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Conservador, darkreflection, Garfield, Google [Bot], Goya777, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard, silva_39, Tiago2006 e 238 visitantes