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Caldeirão da Bolsa

Portagens nas SCUT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FilRib » 30/3/2011 17:29

Elias Escreveu:E tu achas que de Quiaios até à Marinha das ondas vais a 70???

Então e os semáforos na Figueira? E aquelas curvas apertadas seguidas de semáforos na Gala? Nada disso interessa?


Sim, acho. Entre a Figueira a Marinha das Ondas então, apenas tens 2 limites de 70...

Semaforos na Figueira, há quanto tempo não passas naquelas estrada?
Curvas apertadas?! e semaforos na Gala?
Os únicos semaforos entre desde a Figueira à Marinha das Ondas são no cruzamento da Portucel e estão regulados a 70 km/h...
 
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por Elias » 30/3/2011 17:13

E tu achas que de Quiaios até à Marinha das ondas vais a 70???

Então e os semáforos na Figueira? E aquelas curvas apertadas seguidas de semáforos na Gala? Nada disso interessa?
 
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por FilRib » 30/3/2011 17:06

Elias Escreveu:Podes elaborar porque consideras uma alternativa viável?


Segui os requisitos ali do rmachado.
 
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por Elias » 30/3/2011 16:39

Podes elaborar porque consideras uma alternativa viável?
 
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por FilRib » 30/3/2011 16:37

Eh pá. Sequei mesmo a discussão...! 8-)
 
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por FilRib » 30/3/2011 15:08

rmachado Escreveu:Uhm...

Suspender a avaliação de professores é aproveitamento eleitoral...

E suspender o pagamento nas ex-scuts não é?

Realmente esta classe é engraçada.

Eu recomendo vivamente a quem acha que é prejudicado por esta medida que me diga qual é a AE no pais inteiro com alternativa viavel (tanto de disntância como de tempo onde se tenha uma média de digamos 70km/h).
Assim não temos cá pseudo guerras Norte-Sul e/ou Interior-Litoral

Obrigado


A14 e A17 (Quiaios - Marinha das Ondas)
 
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por rmachado » 30/3/2011 14:38

Uhm...

Suspender a avaliação de professores é aproveitamento eleitoral...

E suspender o pagamento nas ex-scuts não é?

Realmente esta classe é engraçada.

Eu recomendo vivamente a quem acha que é prejudicado por esta medida que me diga qual é a AE no pais inteiro com alternativa viavel (tanto de disntância como de tempo onde se tenha uma média de digamos 70km/h).
Assim não temos cá pseudo guerras Norte-Sul e/ou Interior-Litoral

Obrigado
 
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Re: Via do Infante

por flugufrelsarinn » 30/3/2011 14:30

AutoMech Escreveu:Por favor não vamos tornar o debate numa guerra norte sul.

Até porque se quisermos falar do sul "beneficiado", de Borba a Estremoz paga-se portagem, de Arraiolos a Montemor paga-se portagem, de Elvas a Lisboa paga-se portagem, já se pagas aliás há muitos anos e o Alentejo não é a zona mais rica do país (e nem sequer há bonificações para residentes).

O principio tem de ser o de haver portagens em todo o lado, seja onde for. Não é uma questão de ser sul ou norte.


Não me estava a referir a auto-estradas, nem portagens unicamente, senão daria o exemplo do distrito de Bragança que tem 0 km de portagens...e auto-estradas...
Tb sou a favor que deva existir portagens em todo o lado, agora não posso é com pessoas que se estão a queixar e apenas olham para o seu próprio umbigo
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por Automech » 30/3/2011 14:28

A contestação apareceu porque se cometeu o erro de criar as SCUTs. Se, desde o principio tivesse havido portagens a conversa tinha morrido à nascença. É a velha lógica dos direitos adquiridos. Quando se tenta retirar alguma coisa dá sempre (e naturalmente) contestação.
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Por cá

por eba » 30/3/2011 14:20

Aqui na minha terra diz-se que pimenta no ass dos outros é refresco.
O que é certo é que para trabalhar sou sujeito a mais um encargo nacional, isso ninguém tira, agora quando se trata de fazer campanha para as eleições tudo é possivel.
O velho principio do utilizador/pagador vai para as urtigas...
 
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Re: Via do Infante

por Automech » 30/3/2011 14:03

Por favor não vamos tornar o debate numa guerra norte sul.

Até porque se quisermos falar do sul "beneficiado", de Borba a Estremoz paga-se portagem, de Arraiolos a Montemor paga-se portagem, de Elvas a Lisboa paga-se portagem, já se pagas aliás há muitos anos e o Alentejo não é a zona mais rica do país (e nem sequer há bonificações para residentes).

O principio tem de ser o de haver portagens em todo o lado, seja onde for. Não é uma questão de ser sul ou norte.
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Re: Via do Infante

por flugufrelsarinn » 30/3/2011 13:55

scorpionlabel Escreveu:Olha ó ebalves, tu que tão descontraidamente falas da Via do Infante e que provavelmente como mais uns bons milhares de Tugas para cá vêm passar uns dias estendidos ao sol, devias passar é a tua vida a fazer o caminho de casa para o trabalho na EN125, sabes? Aquela que é conhecida por toda a Europa que não somente Portugal como a estrada da morte? Sim essa! É que sabes nem todos cá vêm passar férias, há uns que trabalham e que contribuem para o PIB desta tristeza chamada Portugal. Mas eu compreendo porque vocês quando se lembram do Algarve só pensam é nas férias e praia, é normal que sejas assim, um pouco pro ignorante! Já não basta aturar politicos idiotas e ignorantes que cvhamam isto do ALLGARVE, imagine-se, ainda tenho que aturar estas postas de pescada... Mas estása convidado a vir dar uma voltinha pela EN125, se não morreres, que espero não aconteça, pode ser que tenhas um pouco do que mereces e do que passamos todos os dias os que aqui vivemos, porque sim aqui não se passam só férias também há quem trabalhe!
É uma vergonha sim é falar sem saber do que se fala.
Um abraço cordial.


aproveita e vai do porto a viana pela nacional de camião e vais ver o que te acontece. ou do porto a aveiro pela 109 em hora de ponta; aproveita e leva uns dvd's para veres pelo caminho que ate chamas à 125 de autoestrada...
Realmente é vergonhoso falar do que não se sabe... mas mais vergonhoso é esta medida, mais uma a beneficiar a terra dos ingleses, sim pq eu pago pq não hão os outros de pagar...
Tenho uma pena do pessoal do sul... são sempre prejudicados coitados...
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por Elias » 30/3/2011 13:54

Scorpion eu conheço a N125 em toda a sua extensão. Tem problemas de fluidez? Tem, mas as outras estradas nacionais do país também os têm.

Sinceramente não encontro motivos para a A22 (Via do Infante) ter um tratamento privilegiado em relação a outras auto-estradas.
 
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por TheTraveler » 30/3/2011 13:54

A via do infante não é scut de Albufeira à fronteira de Espanha. É scut sim de Albufeira a Lagos.
Scuts são, para quem não sabe, vias construídas e pagas pelo concessionário privado a que está entregue. De Albufeira a Espanha foi paga pelo estado e fundos comunitários, logo, não é scut.
Imagem
 
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Via do Infante

por scorpionlabel » 30/3/2011 13:37

Olha ó ebalves, tu que tão descontraidamente falas da Via do Infante e que provavelmente como mais uns bons milhares de Tugas para cá vêm passar uns dias estendidos ao sol, devias passar é a tua vida a fazer o caminho de casa para o trabalho na EN125, sabes? Aquela que é conhecida por toda a Europa que não somente Portugal como a estrada da morte? Sim essa! É que sabes nem todos cá vêm passar férias, há uns que trabalham e que contribuem para o PIB desta tristeza chamada Portugal. Mas eu compreendo porque vocês quando se lembram do Algarve só pensam é nas férias e praia, é normal que sejas assim, um pouco pro ignorante! Já não basta aturar politicos idiotas e ignorantes que cvhamam isto do ALLGARVE, imagine-se, ainda tenho que aturar estas postas de pescada... Mas estása convidado a vir dar uma voltinha pela EN125, se não morreres, que espero não aconteça, pode ser que tenhas um pouco do que mereces e do que passamos todos os dias os que aqui vivemos, porque sim aqui não se passam só férias também há quem trabalhe!
É uma vergonha sim é falar sem saber do que se fala.
Um abraço cordial.
 
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Assim vai este país

por eba » 30/3/2011 11:35

Eu que mora na margem sul so Porto, utilizo para ir trabalhar várias (s)ctus que me deixam felicissimo por contribuir para a máquina fiscal do governo.
Ao ver que a introdução de novas porttagens nas scuts já está em causa, imagino os cabelos ao vento nos descapotáveis a cheirar a maresia da via do infante.
Será que o governo demissionário já está a pensar nas férias, forçadas ou não?
Realmente é uma vergonha,
 
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Governo estuda congelar portagens nas Scut devido à crise po

por FilRib » 30/3/2011 9:55

Governo estuda congelar portagens nas Scut devido à crise política



O Governo está a estudar se deve congelar a introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para os utilizadores (Scut). O facto de o Executivo estar em gestão e de estar em causa uma decisão polémica são as razões em cima da mesa.
A crise política levou a que o Governo de José Sócrates reabrisse o dossiê sobre a introdução das portagens nas SCUT. Segundo noticia hoje o “Diário de Notícias”, o Executivo está a estudar se, no actual contexto, deve avançar com esta medida, anunciada no âmbito dos primeiros pacotes de medidas de austeridade.

Como a demissão do primeiro-ministro colocou o Governo em gestão, um dos pontos que se pretende avaliar é se, juridicamente, a formalização da introdução das portagens nas Scut é legalmente correcta, esclarece o “DN”.

Por outro lado, antes de avançar com novas portagens nas restantes auto-estradas, pretende-se fazer uma reflexão sobre se, politicamente, faz sentido avançar com uma decisão polémica ou deixá-la para o Executivo que sair das eleições que o Presidente da República deve marcar na próxima sexta-feira. Uma análise que deve ter lugar na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=476545
 
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por Pemides » 27/3/2011 1:30

MarcoAntonio Escreveu:O "teu" sistema, mesmo com distâncias de 10Km, também permite que se circule a 200Km/h e saber que não se vai ser multado (nem sequer é preciso parar de seguida).

Até dava para umas partidas de street racing entre pórticos de 10 em 10Km sabendo que não se vai ser multado!


Sabes tanto que não vais ser multado como com o actual sistema! (sem radares).

Acho que o sistema que o Elias está a propor não invalida que haja polícia a circular, nem que hajam eventuais operações com radares de velocidade instantânea. Por isso o risco de ser apanhado existe, tal como sem qualquer sistema de radares há gente apanhada em excesso de velocidade...

Eu também acho que é um bom sistema para desencorajar a circulação a velocidades elevadas... o sistema de controlo de velocidade instantânea é bastante inferior. No exemplo que deste, o condutor faz o gosto ao pé durante um minuto, para depois andar 4 minutos como uma velhinha. Com controlo de velocidade instantânea pode andar todo o percurso a "fazer o gosto ao pé", abrandando só nos radares. A única forma de evitar isso é mudar os radares frequentemente (hoje em dia vão poucos dias entre instalares um radar e conseguires obter na net um ficheiro com a localização dos mesmos para instalares no GPS), o que tem elevados custos logísticos (aliás, o sistema em si tem custos mais elevados que o sistema que o elias propõe, que simplesmente capitaliza na infraestrutura já existente).

Claro que o o controlo de velocidades médias é menos efectivo para viagens grandes... mas (e o Elias que confirme) não me parece que a ideia dele implique a extinção da BT 8-)
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"
 
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por Sr_SNiper » 27/3/2011 1:23

Para descontrair das portagens...

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/26tnndX3vJg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
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por Elias » 27/3/2011 0:20

Portagens entre Torres Novas e Abrantes implicam violação da lei
25 de Março

Os responsáveis do “Movimento Pró IP6” consideram que a introdução de portagens no troço da A23, entre Torres Novas e Abrantes, implica uma “clara violação da lei”, rejeitando o estatuto de interesse público invocado pelo Governo. A tomada de posição foi expressa numa conferência de imprensa realizada na tarde de quinta-feira, em Abrantes.

De acordo com João Viana Rodrigues e Sónia Onofre, dois rostos deste movimento, o troço SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador) inicia-se em Abrantes desenvolvendo-se até à Guarda. “Nesse troço, o PS e o PSD, já decidiram que temos de pagar. É uma decisão política. Mas no troço entre Torres Novas e Abrantes a decisão já não é politica mas sim dos Tribunais”, referiram, vincando que “a taxar-se esse troço, só porque é uma via rápida, teriam de taxar-se também, por exemplo, o IC-19, que liga Lisboa a Sintra ou até mesmo a 2ª Circular e o Eixo Norte-Sul, para só falar na Grande Lisboa”.

O movimento apresentou no dia 11 de Março uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Leiria para suspender os trabalhos tendentes à colocação de pórticos para cobrança de portagens no referido troço da A23, uma iniciativa aceite pelo Tribunal de Leiria e a que o Ministério das Obras Públicas (MOPTC) respondeu invocando o interesse público da medida.

“O efeito suspensivo da colocação de pórticos mantém-se até à decisão do Tribunal relativamente ao interesse público invocado pelo MOPTC, um estatuto reclamado sem fundamento de direito”, disse o advogado José Amaral, um dos responsáveis pela apresentação da providência cautelar, acrescentando que a resposta em relação a esta matéria deverá ser conhecida até 26 de Março.

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEd ... on=noticia
 
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por Elias » 22/3/2011 20:05

Espanha quer que Bruxelas clarifique posição sobre portagens automáticas em Portugal
22 Março 2011 | 18:42
Carla Pedro - cpedro@negocios.pt

Dois eurodeputados espanhóis instaram a Comissão Europeia a pronunciar-se sobre a legalidade do sistema de cobrança electrónica de portagens em território português.

Francisco Millán Mon e Luis de Grandes, eurodeputados do Partido Popular espanhol, pediram hoje à Comissão Europeia que explique se o sistema de cobrança electrónica de portagens implementado nas autoestradas do Norte de Portugal são compatíveis com a legislação europeia ou se violam o princípio da não-discriminação.

Os dois eurodeputados voltaram a pedir explicações ao comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, devido ao facto de este sistema ir estender-se a outras autoestradas a partir de 15 de Abril.

“Já passaram cinco meses desde a entrada em vigor do sistema e as normas portuguesas que impõem a portagem continuam em vigor”, diz o texto da interpelação, citado pela “Europa Press”.

Ambos os deputados do Parlamento Europeu denunciaram o sistema em Outubro passsado, tendo pedido a Bruxelas que investigasse a sua compatibilidade com a legislação comunitária, relembra a mesma publicação, sublinhando que a Comissão Europeia respondeu em Dezembro, referindo na altura que estava à espera dos pormenores sobre o sistema que tinha solicitado ao Governo português.

“Desde então e até agora, Bruxelas manteve o silêncio sobre o assunto, apesar de o sistema de portagens – diferente para portugueses e espanhóis – colocar muitos problemas aos condutores, sendo discriminatório e, por isso, contrário às regras comunitárias”, diz o PP espanhol, segundo a “Europa Press”.

Recorde-se que, também em Outubro, Nuno Melo, eurodeputado português do CDS, questionou Bruxelas sobre as “graves consequências económicas” do custo “abusivo” das portagens na A28 e o consequente afastamento de visitantes estrangeiros.

Bruxelas instada a divulgar resultado da investigação

Os dois eurodeputados espanhóis querem agora que o Executivo comunitário divulgue publicamente o resultado da sua investigação antes da entrada em vigor da nova vaga de portagens noutras autoestradas de Portugal. Isso, segundo o PP, “terá consequências não só na Galiza, como também noutras regiões espanholas fronteiriças, como Andaluzia e Castela e Leão, precisamente antes das férias da Semana Santa”.

Entretanto, a edição online do jornal “La Voz de Galicia” avança que os empresários do noroeste peninsular garantiram que a Comissão Europeia não está satisfeita com a informação dada por Portugal para justificar o sistema de portagem automática nas ex-Scut. Segundo estes empresários, Bruxelas considera “escassa e deficiente” a informação remetida por Lisboa.

Ontem, a Confederação dos Empresários da Galiza (CEG) denunciou o incumprimento, por parte do Governo português, de pôr em marcha novos mecanismos de pagamento nas autoestradas para facilitar a circulação de cidadãos estrangeiros em Portugal, sublinha o “Finanzas.com”.

Antonio Fontenla, presidente da CEG, declarou à agência Lusa que os espanhóis “querem um sistema de cobrança efectivo”, ou seja, que se retire um cartão ao entrar na autoestrada e que se pague no final do trajecto.

Recorde-se que, inicialmente, fixou-se que os condutores dos veículos de matrícula estrangeira teriam de pagar 27 euros pelo dispositivo eletrónico de pagamento das portagens, tal como os cidadãos portugueses, e carregá-lo com um mínimo de 50 euros (100 euros no caso dos veículos pesados) não reembolsáveis.

Depois, o Governo português prometeu alterar as regras de pagamento para os condutores espanhóis, comprometendo-se a acabar com os carregamentos mínimos de 50 euros para os automóveis que tivessem matrícula estrangeira.

A nova proposta seria aplicar a esses veículos um pré-pagamento mínimo dos aparelhos electrónicos com 10 euros (veículos ligeiros) e 20 euros (pesados), em vez dos referidos 50 euros.
 
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por Elias » 11/3/2011 1:39

Ok.
 
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por MarcoAntonio » 11/3/2011 1:31

Elias Escreveu:Não porque no caso dos radades o pessoal só reduz quando se aproxima dos mesmos e depois é prego a fundo - julgo que tu próprio tens a noção disso.


Epá, oh elias, tu não estás a ler. Lê o que eu escrevi neste e no outro tópico...

O "teu" sistema é que tem esse problema porque assenta em locais perfeitamente identificáveis.

O "teu" sistema, mesmo com distâncias de 10Km, também permite que se circule a 200Km/h e saber que não se vai ser multado (nem sequer é preciso parar de seguida).

Em distâncias maiores, ainda se torna menos eficaz e há locais sem pórticos durante várias dezenas de kilómetros.



Elias Escreveu:No caso de dois (ou vários) pórticos, por mais visíveis que eles estejam, vais ter de andar a velocidade moderada ao longo de todo o percurso. Podes fazer um bocado a 140 mas depois tens de ir um bocado a 100 para baixar a média.



Pelo contrário, com dois ou vários pórticos perfeitamente visíveis e localizados, o condutor sabe perfeitamente, se quiser, o que é que precisa de fazer para não ser multado.


O que estás a dizer ("vais ter de andar a velocidade moderada ao longo de todo o percurso") é falso e em parte estás a cair num aspecto contra-intuitivo das velocidades.

Repara bem:

> Se tu circulares 1 minuto a 210Km/h perfazes 3.5Km;

> Se circulares o resto do tempo a 90Km/h perfazes 6.5Km em 4minutos e 20 segundos.

Demoraste mais 20 segundos que o necessário garantindo que estás "legal" por larga margem...


Não obstante, fizeste mais de um terço do caminho a uma velocidade extremamente elevada (quase o dobro da legal).

Até dava para umas partidas de street racing entre pórticos de 10 em 10Km sabendo que não se vai ser multado!


Isto é para 10Km, agora imagina em trajectos de 50Km sem pórtico como existem o que dava para fazer...




E como já disse, hoje em dia o pessoal tem dispositivos que lhes dizem a velocidade média, nem precisam de fazer contas!
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Elias » 11/3/2011 1:20

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Se tiveres pórticos ao longo de todo o percurso, o controlo não é sobre a velocidade do percurso global mas sobre a velocidade em cada troço.


Elias, se vais colocar controlos de velocidade de 10 em 10Km tanto colocas radares de velocidade instantanea como de velocidade média, né? e nem precisam de ser pórticos visíveis que o condutor vê que estão ali mesmo á frente...


Não porque no caso dos radades o pessoal só reduz quando se aproxima dos mesmos e depois é prego a fundo - julgo que tu próprio tens a noção disso.

No caso de dois (ou vários) pórticos, por mais visíveis que eles estejam, vais ter de andar a velocidade moderada ao longo de todo o percurso. Podes fazer um bocado a 140 mas depois tens de ir um bocado a 100 para baixar a média.

Além disso o sistema é mais barato pois nem precisas de radares: basta recolheres os dados das horas de passagem e depois, como dizia o toneca, é fazer as contas :P
 
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por MarcoAntonio » 11/3/2011 1:16

Elias Escreveu:Se tiveres pórticos ao longo de todo o percurso, o controlo não é sobre a velocidade do percurso global mas sobre a velocidade em cada troço.


Elias, se vais colocar controlos de velocidade de 10 em 10Km tanto colocas radares de velocidade instantanea como de velocidade média, né? e nem precisam de ser pórticos visíveis que o condutor vê que estão ali mesmo á frente...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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