Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - A Máquina poderosa da minha adolescência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Luis19 » 28/1/2013 23:16

E para os saudosistas do ZX Spectrum:

http://www.zxspectrum.net/
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.

Registado: 4/12/2007 16:30

por MarcoAntonio » 28/1/2013 22:14

Procura por "rom mame" que por certo logo encontras.

As ROM ("read only memory") era o que cada máquina levava com o jogo (identico ao que algumas consolas caseiras antigas levavam, ao que se dava o nome cartdriges). As arcade não eram de resto muito diferentes de uma consola (a placa mãe podiam levar outras roms compatíveis, a mesma arquitectura poderia servir para n jogos, dependendo da ROM que levava).

Os ficheiros que o MAME lê são copias exactas do código contido nessas rom.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 28/1/2013 22:07

MarcoAntonio Escreveu:Existem emuladores de arcade para PC que dá para correr a generalidade dos jogos de arcade da década de 80 (acho que há jogos de arcade que actualmente já são de utilização livre onde já não há problemas de direitos de autor mas confirma).

Acho que o melhor é este:

http://mamedev.org/

Sabes qual é a designação ou a extensão dos ficheiro que esses jogos têm ? Não faço ideia de como procurar no Google.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 28/1/2013 18:58

Lion_Heart Escreveu:Alguem sabe onde arranjar aquele jogo de pinball electronico que era um sucesso? Que ate dava creditos de borla

pinball action

Existem emuladores de arcade para PC que dá para correr a generalidade dos jogos de arcade da década de 80 (acho que há jogos de arcade que actualmente já são de utilização livre onde já não há problemas de direitos de autor mas confirma).

Acho que o melhor é este:

http://mamedev.org/
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lion_Heart » 28/1/2013 13:30

Alguem sabe onde arranjar aquele jogo de pinball electronico que era um sucesso? Que ate dava creditos de borla

pinball action
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 27/1/2013 22:10

Para os saudosista dos jogos Atari:
http://www.atari.com/arcade#!/arcade/asteroids

por Automech » 28/3/2011 19:02

Parece que o windows XP também vai ter um upgrade
Anexos
specxp.gif
specxp.gif (3.03 KiB) Visualizado 2269 vezes

por Quimporta » 28/3/2011 18:46

AC Investor Blog Escreveu:Por falar em chucki egg, acho que o proximo modelo da AAPLE será mais ou menos assim como o da imagem, mas com versão Sinclair... :mrgreen: e ali está o famoso jogo dos ovos.... QuimPorta, que tal ? temos cliente , certo ? :mrgreen:

até me saltaram lágrimas aos olhos... :lol: :lol:
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por tncm » 28/3/2011 12:59

Xiii... Já lá vão que tempos... Passava tardes em frente do televisor com o meu spectrum +2A a programar joguinhos em BASIC, tive sorte em não queimar os olhos nessas andanças 8-)
Verdade seja dita, desenvolvi as minhas capacidades de lógica e matemática, bem como o inglês. Sem comparação com o que temos hoje, cujo o efeito parece ser o contrário (o de emburrecer)
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Lion_Heart » 28/3/2011 12:19

Ja Agora não se esqueçam da Sega 8 bit e 16 bit
Anexos
sega.jpg
sega.jpg (15.35 KiB) Visualizado 3710 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Re: Off topic - A Máquina poderosa da minha adolescência

por habanero04 » 28/3/2011 11:46

AutoMech Escreveu:
Redvil Escreveu:Tinha lá uma lista de jogos numa capa A4 N´s escolgíamos o jogo que queríamos e ele piratiava os mesmo. Penso que começou a pedir 50$00 por jogo e rapidamente chegou aos 200$00.
Muitas vezes os jogos não entravam e iamos lá reclamar. No gravador dele (hiper afinado) entravam sempre. No meu (computone) falhavam...

Eheheh, eu acho que era assim em todo o país. Onde eu e os meus amigos compravamos os jogos eram também todos piratados. O tipo tinha uma loja na rua central da cidade e dava-se ao luxo de por as cassetes dos jogos piratados na montra, com capas fotocopiadas (a preto e branco e de muito má qualidade).

O que o pessoal depois fazia era trocar jogos e gravávamos cassetes de 1 hora em que ficavam uns 6 ou 7 jogos de cada lado.

Era uma autêntica aventura porque ninguém tinha 2 decks (caríssimos na altura) e a técnica era ligar 2 gravadores simultaneamente em que um gravava enquanto o outro metia o jogo. E até havia cassetes de 10 minutos, salvo erro, já para este 'segmento de mercado'. Era mesmo surreal.

Podes crer. Nos anos 80 havia uma loja nas Paivas, num micro centro comercial, que o dono também fazia esse tipo de gravações. Eu ia lá comprar as cassetes gravadas e com a capa fotocopiada. Também piratava muita cassete de música acabada de sair e era onde eu comprava porque saia muito mais barato.

O pessoal hoje em dia já nem sabe o que é uma cassete, quando dava o R Tape Loading Error só dava vontade de partir o gravador. Ainda bem que foram substituidas por tecnologia mais avançada, quando a fita se enrolava e ficava toda lixada lá ia o jogo para o galheiro e nas cassetes de música ficava a ouvir-se com ruídos.

Eu tive um destes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Timex_Computer_2048

Imagem

Registado: 8/11/2007 17:14

por whitesting » 28/3/2011 10:48

Olá a todos,

Esta thread foi boa ideia :)
Eu comecei com um ZX Spectrum 48k e o Pong em 1983, tinha acabado de entrar na escola primária.
Cheguei a experimentar o Odyssey da Philips, o Commodore Amiga (gráficos e som brutais!), Timex 2068, Spectrum 128k antes de passar para os PC x86 e por aí adiante...e a informática passou a fazer parte do dia-a-dia :)

A principal piada que eu vejo nos jogos antigos é que, não existindo grandes gráficos, havia uma abstracão da realidade e contexto criativo (e surreal) que tornava os mesmos um vício. Os jogos actuais são mais simuladores de física.
Curiosamente, já na altura esta diferenca se procurava. O Chuckie Egg, de ZX Spectrum/Commodore Amiga é diferente da versão para o Amstrad CPC, sendo que o segundo seguia um modelo real de física nos saltos e nas quedas.

Dito isto, não vos quero estragar o dia... http://www.zxspectrum.net/

Registado: 12/3/2010 10:50

por Automech » 28/3/2011 8:32

Redvil Escreveu:Tinha lá uma lista de jogos numa capa A4 N´s escolgíamos o jogo que queríamos e ele piratiava os mesmo. Penso que começou a pedir 50$00 por jogo e rapidamente chegou aos 200$00.
Muitas vezes os jogos não entravam e iamos lá reclamar. No gravador dele (hiper afinado) entravam sempre. No meu (computone) falhavam...

Eheheh, eu acho que era assim em todo o país. Onde eu e os meus amigos compravamos os jogos eram também todos piratados. O tipo tinha uma loja na rua central da cidade e dava-se ao luxo de por as cassetes dos jogos piratados na montra, com capas fotocopiadas (a preto e branco e de muito má qualidade).

O que o pessoal depois fazia era trocar jogos e gravávamos cassetes de 1 hora em que ficavam uns 6 ou 7 jogos de cada lado.

Era uma autêntica aventura porque ninguém tinha 2 decks (caríssimos na altura) e a técnica era ligar 2 gravadores simultaneamente em que um gravava enquanto o outro metia o jogo. E até havia cassetes de 10 minutos, salvo erro, já para este 'segmento de mercado'. Era mesmo surreal.

por Elpikas » 28/3/2011 7:35

Duas das minhas primeiras máquinas. A rapidez do Zx81 era fabulosa hehehe. Bons tempos em que tínhamos de descobrir a tecnologia, isto sem qualquer acesso à Net.
Anexos
zx81.jpg
zx81
zx81.jpg (6.75 KiB) Visualizado 3849 vezes
300px-Amstrad_PC1512.jpg
Amstrad
300px-Amstrad_PC1512.jpg (25.7 KiB) Visualizado 3845 vezes

Registado: 3/4/2009 13:05

por Lion_Heart » 28/3/2011 2:52

http://www.zxspectrum.net/

Aqui podem matar saudades de muitos jogos do Spectrum :wink:

Lion_Heart

por Redvil » 28/3/2011 2:29

AC Investor Blog Escreveu:
AutoMech Escreveu:Ò AC, 120 contos na altura era mesmo uma pipa de massa !

Foi mesmo esse valor, nunca mais me esqueço daquela loja no Dallas "Shopping" junto ao Estádio do Bessa onde ele me comprou no Natal. O senhor da loja até chegou a dizer-me, tens muita sorte rapaz.... á palavras que ficam na memória pra sempre. Eu delirava quando via os jogos na televisão, pois sempre cresci com os computadores. Tive um Spectrum, depois Spectrum + ( cassette integrada ) a seguir veio o Commodore 64 e passados 2 anos e com boas notas a Matemática o meu Pai decidiu que era hora de comprar o computador dos meus sonhos, o Commodore Amiga. Fica a evolução em imagens....

A loja mais famosa do Dallas era a Burótica (depois apareceu a Peninha).
Tinha lá uma lista de jogos numa capa A4 N´s escolgíamos o jogo que queríamos e ele piratiava os mesmo. Penso que começou a pedir 50$00 por jogo e rapidamente chegou aos 200$00.

Quem quiser recordar os jogos, tem o emulador online - http://www.zxspectrum.net/ - estão lá todos os jogos, sem necessidade do "load "" <enter>"

Arrepia-me este site - http://www.rtapeloadingerror.com/ - faz-me regressar 25 anos atrás...

Registado: 15/10/2010 0:16

por charles » 28/3/2011 0:12

charles Escreveu:AC Investor, já agora importas-te de fazer ai uma pequena cronologia desses aparelhos :lol: :!:

Tens aqui um link no wikipedia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_dom%C3%A9stico

Pois é, realmente o ZX Spectrum a partir de 1982 é o único de que me lembro de ouvir a malta a falar, tal como aqui.

Os jogos que estão a falar agora são muito parecidos com o que referi, vistas as iamgens, as escadas os níveis, só que era um boneco a abrir buracos e matar uns bichos anda a pesquisar a ver se o descubro :lol:, grandes recordações :!:
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por AC Investor Blog » 26/3/2011 17:20

Por falar em chucki egg, acho que o proximo modelo da AAPLE será mais ou menos assim como o da imagem, mas com versão Sinclair... :mrgreen: e ali está o famoso jogo dos ovos.... QuimPorta, que tal ? temos cliente , certo ? :mrgreen:
Anexos
sc.jpg
sc.jpg (45.97 KiB) Visualizado 3979 vezes
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Re: Amiga

por Automech » 26/3/2011 16:47

AC Investor Blog Escreveu:LOAD"" ---> enter :mrgreen:

Eheheh e esperar que não desse R Tape Loading Error.

Eram 5 minutos a carregar um jogo, para não falar nas afinações da cabeça do gravador para aquilo entrar.

Re: Amiga

por AC Investor Blog » 26/3/2011 16:11

madame Min Escreveu:Belos tempos, eu perdia horas a jogar um jogo fabuloso :"Rodland" alguém se lembra?

Quem não se lembra, aqui fica um excerto....

http://www.youtube.com/watch?v=55f6W_8zCQ0

QuimPorta.....

Fonix... nunca consegui chegar ao fim... lembra-te que antes de ver o filme tens de fazer

LOAD"" ---> enter :mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=tsGebNnCY_I
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Amiga

por amendoa » 26/3/2011 16:02

Belos tempos, eu perdia horas a jogar um jogo fabuloso :"Rodland" alguém se lembra?
Na bolsa, como na vida, referenciar o passado e perspectivar o futuro.

Registado: 29/11/2007 2:31

por canguru » 26/3/2011 13:51

charles Escreveu:Gandas sortudos, eu não tive nada disso :| , eu contentei-me com o jogo da carica, do guelas, com uns carrinhos de esferas pela rua abaixo, com umas cartadas nas escadas dos amigos da vizinhança, e umas pedaladas quando arranjava uma bicla emprestada :lol: , e coisas do género.

sortudos? quais sortudos?
há melhor coisa que ser puto e andar a brincar na rua com outros?
nós tinhamos a poderosa máquina social. :lol:
old school boys ou será old street boys?

Registado: 6/4/2008 22:41

por KAM » 26/3/2011 13:22

Eu nesse tempo recebi um Schneider Euro Pc mas não era grande coisa para jogos na altura também custou ao meu pai para cima de 100 contos. Tinha monitor monocromático amarelo/preto e para jogar certos jogos tinha de correr um emulador cga. Outros tempos :lol:

http://www.homecomputermuseum.de/comp/55_de.htm

Registado: 15/1/2011 20:27

por AC Investor Blog » 26/3/2011 9:24

charles Escreveu:AC Investor, já agora importas-te de fazer ai uma pequena cronologia desses aparelhos :lol: :!:

Tens aqui um link no wikipedia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_dom%C3%A9stico
AC Investor Blog

por Marcohvm » 26/3/2011 2:07

Eu, como não era tão bom a matemática, fiquei no 2º grau!!! no Spectrum +2 !!!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço

AutoMech Escreveu:Ò AC, 120 contos na altura era mesmo uma pipa de massa !

Foi mesmo esse valor, nunca mais me esqueço daquela loja no Dallas "Shopping" junto ao Estádio do Bessa onde ele me comprou no Natal. O senhor da loja até chegou a dizer-me, tens muita sorte rapaz.... á palavras que ficam na memória pra sempre. Eu delirava quando via os jogos na televisão, pois sempre cresci com os computadores. Tive um Spectrum, depois Spectrum + ( cassette integrada ) a seguir veio o Commodore 64 e passados 2 anos e com boas notas a Matemática o meu Pai decidiu que era hora de comprar o computador dos meus sonhos, o Commodore Amiga. Fica a evolução em imagens....
"Saber esperar é uma virtude"

Registado: 19/10/2006 18:28

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Xãd e 327 visitantes