Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nasdaq Composite - Breve comentário e gráfico actualizado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 6/12/2002 14:40

Bem, pelas minhas contas... A LT «do Antunes» passa apenas por dois mínimos locais, perto de um terceiro e à quarta foi quebrada...
:mrgreen:

(é assim qq coisa como um 2+1+1 que não chega a ser 4)

A minha passa pelos 3 mínimos das swings e «mini-swings» de baixa do Nasdaq além do mínimo da swing actual (q tb não conta por inteiro logicamente).

O facto de passar pelo mínimo de Outubro para mim não é particularmente relevante (até porq dou menos peso aos primeiros spikes e mais peso aos seguintes já que o mercado vai FORMANDO tendências... não as tem «predestinadas»).

É a minha opinião...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

MarcoAntonio...

por Antunes » 6/12/2002 14:31

...a "minha" LT tem 7 toques (incluindo o da quebra) e a tua tem 6 :mrgreen:

Agora a sério, quanto a mim, tem mais importância justamente por partir do mínimo relativo e subir por aí for e SOBRETUDO por ter sido quebrada na 4ª feira em fecho.

Não me leves a mal, ok? Acho que estamos aqui para aprender uns com os outros e eu sou o primeiro a aprender muito com muitos elementos deste e de outros foruns.

Registado: 4/12/2002 11:16

por MarcoAntonio » 6/12/2002 14:31

Não creio que uma LT tão ascendente venha a ser retestada nem que o mercado deva estar à espera disso. É uma LT muito inclinada e os retests em LT's muito inclinadas são bastante raros. Repare o quanto tinha de subir agora o Nasdaq só para fazer o retest... se subisse tanto isso só por si era sinal de grande força!... Quando o índice lá chegasse já estaríamos em novos máximos ou perto dos actuais... E ficariam muitas dúvidas quanto ao interesse de considerar esse movimento como retest num cenário desses.

Sinceramente creio que o mercado deve agora olhar para esta LT e se resiste ou vai ser quebrada. Ou seja, como o Nasdaq vai reagir a este possível suporte (note-se que coincide praticamente com o Suporte horizontal o que aumenta ainda mais a importancia destes níveis de suporte). Aliás, se voltar a subir a partir daqui, poderemos tb considerar um retest ao suporte horizontal.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

MA

por Bonaparte » 6/12/2002 14:19

Além disso, essa outra que refere já foi quebrada em baixa (o que provavelmente ajudou naquele <i>gap-down</i>) pelo que agora tem pouco interesse estar a falar dela, pois já ficou para trás... Isto não quer dizer que aquela LT não tenha tido a sua importância, penso mesmo que teve. Mas já foi quebrada e agora o mercado olhará para outros potenciais suportes...[/quote]

Boa Tarde, concordo que é necessário procurar outros suportes, mas discordo com esta afirmação, por mais que não seja com um possível retest (que costuma suceder com a quebra das linhas de tendência)

Registado: 28/11/2002 17:54

por MarcoAntonio » 6/12/2002 14:11

Antunes, naturalmente que a LT que refere não é esta, portanto qnd me diz que se «esta» fosse traçada pelos mínimos de Outubro, sería mais consistente, a minha resposta é naturalmente... não. Aí estamos a falar de outra LT...

Apresento o gráfico em anexo das duas LT's. Como poderá ver, o número de pontos é semelhante. Mas a que tracei é ligeiramente mais consistente porque como se pode ver os pontos estão espaçados de forma bastante mais homogénea (a LT acompanha melhor o movimento e os testes são mais regulares). Inclusivamente a MM50 encontra-se agora praticamente paralela com essa LT (o que se traduz numa maior coerência desta LT com a tendência actual do Nasdaq).

Além disso, essa outra que refere já foi quebrada em baixa (o que provavelmente ajudou naquele <i>gap-down</i>) pelo que agora tem pouco interesse estar a falar dela, pois já ficou para trás... Isto não quer dizer que aquela LT não tenha tido a sua importância, penso mesmo que teve. Mas já foi quebrada e agora o mercado olhará para outros potenciais suportes...
Anexos
compx-20021206a.gif
compx-20021206a.gif (18.65 KiB) Visualizado 2528 vezes
Imagem

Administrador Fórum

MarcoAntonio...

por Antunes » 6/12/2002 13:47

...essa LT ascendente não teria mais significado e consistência técnica se desenhada nos mínimos de Outubro? Penso que sim e até com mais toques... E sendo assim ela já foi quebrada em fecho.

PS: lá estou eu a criticar, desculpem-me....zzz....

Registado: 4/12/2002 11:16

Concordo plenamente Marco

por Camisa Roxa » 6/12/2002 13:36

a subida não poderia continuar quase na vertical, tornou-se necessário vir ao encontro das primeiras linhas de tendência menos inclinadas

Os bears estão já em euforia com as quedas, eu próprio estou bear e hoje vou shortar qualquer coisa porque sigo à risca a máxima "the trend is your friend" (trend de muito curto prazo para daytrading), mas analisando de raspão os gráficos de cerca de 50 empresas do nasdaq, muitas delas ontem viraram para cima, outras tiveram quedas muito fracas relativamente aos fechos

Contudo, são as gigantes do nasdaq que, quanto a mim, apresentam mais sinais negativos, como a CSCO, AMZN, JDSU, o que deve levar o nas para baixo devido ao seu impacto

Estamos portanto numa fase decisiva para confirmar a validade do rally ou voltarmos aos velhos tempos bear

Cumprimentos

Registado: 5/11/2002 11:27

Nasdaq Composite - Breve comentário e gráfico actualizado

por MarcoAntonio » 6/12/2002 1:53

Já faz algum tempo que não deixo qq comentário em relação aos índices americanos. Bem, aqui vai um curto comentário de curto-prazo em relação ao Nasdaq Composite:

O índice vem descrevendo uma <i>swing</i> de baixa que até ao momento não colocou em causa o <i>rebound</i>. No entanto, esse estado de graça parece-me agora nos seus limites... Se optarmos pelos S/R horizontais e definirmos uma zona de S/R como se apresenta no gráfico (a laranja), o Nasdaq Composite fechou hoje no limite inferior dessa banda;se optarmos por uma LTa, a mais fiável e consistente parece-me a que se encontra marcada a lilaz e tb por esse prisma o Nasdaq fechou mesmo «nos limites».

Ora, até ver a queda deu-se com volume relativamente reduzido e apesar de «aparentemente violenta» (como dão a entender as velas relativamente longas e até um <i>gap-down</i>), talvez a pressão vendedora não seja assim tão grande. Na verdade, do ponto de vista técnico, subidas a partir destes níveis seríam excelentes para a continuidade do <i>rebound</i>: o índice tería aliviado do seu estado relativamente <i>overbought</i> e (re)testado suportes, incluindo o Suporte Horizontal (antes resistência) que tanta luta deu para vencer...

Caso retornem as subidas, será importante atentar nos volumes a ver se voltam a aumentar.

Este sería de facto um cenário excelente. No entanto, há que contar com a possibilidade desta <i>swing</i> não terminar já. Nesse caso a situação técnica degradar-se-á bastante, dado que teremos dois suportes bastante evidentes a ser quebrados...

Também neste caso será imporante verificar se as quebras são acompanhadas de fortes volumes ou não.
Anexos
comp-20021205a.gif
comp-20021205a.gif (20.76 KiB) Visualizado 2628 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, smog63, trend=friend, trilhos2006, VALHALLA e 140 visitantes