Brisa - Tópico Geral
Eu também entrei, mas antes do fecho.
Pontos que saliento:
Próximo da zona de suporte mais forte que permite ter um stop interessante;
Fase de compra de acções próprias (objectivo de chegar aos 10%, faltam +/-30M para o atingir);
Muita liquidez.
Pela negativa, a dependência interna (este mix de cortes com o custo dos combustiveis sempre a disparar pode levar ao disparo do stop).
Pontos que saliento:
Próximo da zona de suporte mais forte que permite ter um stop interessante;
Fase de compra de acções próprias (objectivo de chegar aos 10%, faltam +/-30M para o atingir);
Muita liquidez.
Pela negativa, a dependência interna (este mix de cortes com o custo dos combustiveis sempre a disparar pode levar ao disparo do stop).
- Registado: 14/8/2009 12:27
Vamos ver...
Entrei á maluca no fecho ao melhor.
Vi que ia terminar no minimo ou abaixo e entrei assim sem medo.
Lá fora tudo recuperou, um pouco.
Espero que segunda feira esta menina me traga alegrias.
Para mim uma variação de 4 céntimos já é negócio.
Abraços
Vi que ia terminar no minimo ou abaixo e entrei assim sem medo.
Lá fora tudo recuperou, um pouco.
Espero que segunda feira esta menina me traga alegrias.
Para mim uma variação de 4 céntimos já é negócio.
Abraços
- Registado: 29/11/2007 12:24
Analise Grafico
pdcarrico Escreveu:mfsr1980 Escreveu:Obrigado, Pedro Carriço.
De nada, dispõe
- Anexos
-
- BRISA.png (27.3 KiB) Visualizado 6743 vezes
-
- BRISA.png (42.05 KiB) Visualizado 6746 vezes
- Registado: 31/5/2010 14:22
10:48
[ACÇÕES]: A Fitch Ratings colocou sob vigilância de pendor negativo a classificação da dívida "A-" da "holding" Brisa Consessões Rodoviárias, entidade através da qual a Brisa se financia nos mercados de capitais.
gobulling
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
mfsr1980 Escreveu:
Gostava que os forenses opinassem sobre como é que aumentando o passivo em 5% acaba com uma divida liquida menor?
Esqueci-me de concluir o seguinte: se a empresa mantiver a mesma estrutura de passivo (isto é não tiver antecipado nenhum reembolso de dívida), continua com um passivo igual, ou então pode subir ou descer ligeiramente.
Mas recebendo uma pipa de massa, vai descer a dívida líquida, porque o dinheiro é uma disponibilidade líquida, coisa que a participação na CCR não era. Ou seja a queda abrupta da dívida líquida terá explicação nos fundos realizados.
Mas atenção que para o aumento de capitais próprios contribui a mais valia e não o valor da venda. Não me lembro bem do valor da venda nem tenho presente o valor do investimento, mas supondo que o valor contábil dos 16,5% da CCR era por exemplo de 500 milhões e agora era vendido por 1500, então a dívida líquida cairia 1500 e os capitais próprios aumentariam 1000.
Pedro Carriço
mfsr1980 Escreveu:A Brisa está-lhe a faltar o ar! Socorro!!
Gostava que os forenses opinassem sobre a venda da CCR, o que e que eles pretendem aplicar o dinheiro?
Gostava que os forenses opinassem sobre como é que aumentando o passivo em 5% acaba com uma divida liquida menor?
Em que é que consiste esse aumento enorme dos capitais próprios?
etc etc
Antecipadamente grato pelas respostas!
Sobre o que vão fazer com o dinheiro da CCR ainda não se sabe - podem investir na Índia, podem diminuir a dívida, parece-me que a decisão ainda não foi feita, segundo creio.
Sobre a dúvida do passivo:
Passivo é toda a responsabilidade financeira para com terceiros - inclui conta de fornecedores, trabalhadores, obrigacionistas, Estado, etc...
Deste passivo, uma parte não é remunerada e que tem que ver com condições de pagamento, direitos diferidos de trabalhadores, Estado, etc..
A dívida bruta é uma parcela deste passivo, sendo que é a parte que a empresa remunera com juros. E dívida líquida é um indicador que subtrai a dívida bruta, do valor de disponibilidades e activos corrente disponíveis para venda.
Um exemplo: uma empresa tem dívidas a fornecedores de 100, dívida ao banco de 70 e caixa de 30. O passivo é de 170, a dívida bruta 100 e a dívida líquida é 40.
Com a venda da CCR, realizou-se no ano de 2010 uma receita que foi superior ao valor do investimento, ou seja registou-se uma mais-valia nessa transacção, que vai a resultados e que por isso melhora contabilisticamente o valor do capital próprio. Financeiramente essa melhoria não afectou positivamente a cotação porque apesar dessa mais-valia, agora a brisa não poderá mais contar com um resultado financeiro decorrente dessa participação na CCR
Pedro Carriço
A Brisa está-lhe a faltar o ar! Socorro!!
Gostava que os forenses opinassem sobre a venda da CCR, onde é que eles pretendem aplicar o dinheiro?
etc etc
Gostava que os forenses opinassem sobre a venda da CCR, onde é que eles pretendem aplicar o dinheiro?
etc etc
- Registado: 3/5/2007 13:55
kknd Escreveu:agany Escreveu:Tens razão. Vendo o Bullish Engulfing de hoje, o de ontem, seria uma espécie de "Bullish Harami". Totice
Viva!
O meu comentário é independente da vela de hoje. Pelo que pude apurar o "Three Black Crows formation" é um padrão de inversão com 3 velas negras.
A Brisa vinha de muito mais velas negras, pelo que não havia inversão, só isso. (e também não tinha muito a ver com o comentário dos 2 toques no suporte dos ~4.70 espaçados no tempo, que estava comentado).
Agora temos 3 toques nesse suporte.
P.S. Não domino de todo estes padrões, mas despertou-me curiosidade.
Andava de olho nesta menina (desde que o Luka chamou a atenção)vigiando diáriamente os padrões que ela ía desenhando mas uma leitura/interpretação mais apressada impediu-me de ter entrado.
Como dizia o outro: "mais vale perder um bom negócio, do que..."
- Registado: 29/11/2007 1:44
agany Escreveu:Tens razão. Vendo o Bullish Engulfing de hoje, o de ontem, seria uma espécie de "Bullish Harami". Totice
Viva!
O meu comentário é independente da vela de hoje. Pelo que pude apurar o "Three Black Crows formation" é um padrão de inversão com 3 velas negras.
A Brisa vinha de muito mais velas negras, pelo que não havia inversão, só isso. (e também não tinha muito a ver com o comentário dos 2 toques no suporte dos ~4.70 espaçados no tempo, que estava comentado).
Agora temos 3 toques nesse suporte.
P.S. Não domino de todo estes padrões, mas despertou-me curiosidade.
kknd Escreveu:agany Escreveu:
Three Black Crows formation.
Podias explicar o que esse padrão tem a ver com a Brisa? É que tive a ver a explicação desse padrão e não tem nada a ver com a Brisa (e nem precisei de olhar para o gráfico da Brisa para chegar a essa conclusão).
Tens razão. Vendo o Bullish Engulfing de hoje, o de ontem, seria uma espécie de "Bullish Harami". Totice

- Registado: 29/11/2007 1:44
agany Escreveu:
Three Black Crows formation.
Podias explicar o que esse padrão tem a ver com a Brisa? É que tive a ver a explicação desse padrão e não tem nada a ver com a Brisa (e nem precisei de olhar para o gráfico da Brisa para chegar a essa conclusão).
Trisquel Escreveu:luisfna Escreveu:Estive tentado a reforçar hoje.
Quebrou a LTa e está abaixo das MMs, e como o Trisquel disse é um forte sinal de fraqueza, mas por outro lado, o RSI passou abaixo dos 30 (26) o que raramente tem acontecido com esta acção. E quando ela se tem aproximado dos 30, normalmente salta para cima bruscamente dando bons ganhos.
Vamos ver amanhã, mas é uma das acções que vou estar atento para poder entrar.
Já agora Luka, não acertaste na semana passada, mas gostaria de saber a tua opinião neste momento sobre uma entrada agora.
Obrigado e um abraço.
Eu esperava por uma inversão clara, caso contrário vejo um suporte nos 4.40!
Boa tarde
Esta é a minha primeira intervenção. Eu gostava de perguntar se antes dos 4.40 não serão os 4,73 uma resistência?
- Registado: 27/9/2010 14:09
Concordo totalmente com o Trisquel.
Do pouco que percebo, a Brisa não me parece nada numa tendência ascendente. Também acho que vai testar os 4.40 e se o suporte não funcionar provavelmente poderá fazer mínimos de 10 anos, na casa dos 3.60.
Mas não se fiem em mim que esta é a minha primeria análise técnica...
Do pouco que percebo, a Brisa não me parece nada numa tendência ascendente. Também acho que vai testar os 4.40 e se o suporte não funcionar provavelmente poderá fazer mínimos de 10 anos, na casa dos 3.60.
Mas não se fiem em mim que esta é a minha primeria análise técnica...

luisfna Escreveu:Estive tentado a reforçar hoje.
Quebrou a LTa e está abaixo das MMs, e como o Trisquel disse é um forte sinal de fraqueza, mas por outro lado, o RSI passou abaixo dos 30 (26) o que raramente tem acontecido com esta acção. E quando ela se tem aproximado dos 30, normalmente salta para cima bruscamente dando bons ganhos.
Vamos ver amanhã, mas é uma das acções que vou estar atento para poder entrar.
Já agora Luka, não acertaste na semana passada, mas gostaria de saber a tua opinião neste momento sobre uma entrada agora.
Obrigado e um abraço.
Eu esperava por uma inversão clara, caso contrário vejo um suporte nos 4.40!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.