Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Forte abalo sismico no Japão - Tsunami Warning

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por patacas » 16/3/2011 18:52

Catedrático de física nuclear
"Fukushima no puede en ningún caso estallar como Chernóbil"
Luis Herrero ha entrevistado a Ignacio Durán, catedrático de física nuclear que ha explicado que la situación real, "es un escándalo hablar de apocalipsis".

La información sobre la crisis que está viviendo la central nuclear de Fukushima en Japón tras el terremoto de magnitud 9 en la escala de Richter y el tsunami posterior es muy confusa. El comisario europeo de energía habla incluso de apocalipsis.

Luis Herrero ha entrevistado En Casa de Herrero a Ignacio Durán, catedrático de física nuclear de la Universidad de Santiago de Compostela. Durán ha comenzado asegurando que "la tragedia de Japón es enorme, incluso el emperador ha hablado, pero hay que tener en cuenta que a lo mejor lo de menos es el problema nuclear ya que hay 20.000 desaparecidos, fábricas destruidas y un tsunami impresionante".

"Una central de este tipo nunca va a dar lugar a una explosión nuclear como la de Chernóbil, estas centrales no pueden explotar", ha sentenciado Ignacio Durán. El catedrático de física nuclear ha explicado que la central está recuperándose, "está dispersando mil veces menos energía que el primer día, está enfriándose".

De hecho, ha subrayado que "están tratando de enfriar la central lo más rápido posible, pero ésta se está enfriando ya sola, aunque no se hiciese nada se enfriaría". No obstante, el proceso de enfriamiento "va a tardar semanas o meses, durante los cuales el acceso será restringido y los operarios tendrán que tomar precauciones".

Los responsables de tratar la normalización de Fukushima fueron al principio 50 operarios, que han sido aumentados a más de un centenar. Durán ha matizado sobre el "halo de heroicidad que le están dando ya que llevan sus trajes, medidores... a día de hoy se están tomando medidas prudentes, realizan turnos cortos en los que se turnan". Están allí "abriendo y cerrando las válvulas porque los mecanismos automáticos se han dañado".

¿Qué ha pasado?

Según el catedrático de física nuclear, "tenemos una central que tiene problemas enormes en 4 reactores porque ha habido fallos de diseño que habrá que analizar y asumir". Durán ha explicado que "cuando las diseñaron no pensaban que la temperatura subiera 2.000 grados, por encima de 2.000 grados se produce hidrógeno y éste explota, cuanto más hidrógeno hay dentro se tiene que quitar presión pero entonces no consiguen refrigerar".

Entre los intentos por enfriar la central "han usado un helicóptero para tratar de introducir una manguera por uno de los agujeros del techo". La operación ha fracasado porque "si se quiere trabajar seguro, hay que hacerlo por debajo de unos parámetros de exposición, y si no lograron introducirla rápido se tuvieron que retirar".

No hay riesgo para la población

Ignacio Durán ha explicado que "es normal que la gente esté saliendo de Tokio en dirección el oeste, porque si no puedo ayudar, mejor estoy a 100 kilómetros, pero no hay un riesgo de que la fuga aumente, aunque eso no quiere decir que sea seguro". Durán ha puesto como ejemplo que "puede caer un meteorito, que es lo que falta".

Por tanto, las evacuaciones de la zona – 30 Km en estos momentos – "se están realizando de forma preventiva".

El peor escenario

El peor escenario posible sería, según Durán, "que haya una fuga de líquido, porque el líquido que ha estado en contacto con el combustible podría tener ya contaminantes peores que los soltados a la atmósfera". Ese líquido "arrastraría uranio o trazas del combustible".

No obstante, las consecuencias que eso tendría sería "el cierre hipotético de la bahía de Fukushima, en ningún caso muerte de personas". No obstante, "la radiación es un riesgo de cáncer, si duplicas la radiación natural empiezas a incidir sobre el riesgo de cáncer".

Por todo ello, Ignacio Durán ha señalado que "es un escándalo que se diga apocalipsis, nadie tiene derecho a decirlo, Chernóbil fue una bomba y no ha sido un apocalipsis". De todas formas, "esto no va a ser Chernóbil", insiste el catedrático de física nuclear.

Registado: 3/4/2008 11:50

por nelsonfilipe » 16/3/2011 18:47

MarcoAntonio Escreveu:
nelsonfilipe Escreveu:Marco não há novidades importantes por enquanto não?

A situação é muito dinâmica e nas últimas horas não pude estar a acompanhar. Mas assim de repente, pelo que já vi até agora neste bocado parece não existirem evoluções assinaláveis...

Actualmente e como já tinha mencionado antes e pelas razões que mencionei, parte da atenção tem-se focado agora nas pools de combustivel gasto.

Penso que é ainda o último desenvolvimento mais digno de nota...

Ok obrigado. :)

Registado: 10/9/2009 15:41

por MarcoAntonio » 16/3/2011 18:38

nelsonfilipe Escreveu:Marco não há novidades importantes por enquanto não?

A situação é muito dinâmica e nas últimas horas não pude estar a acompanhar. Mas assim de repente, pelo que já vi até agora neste bocado parece não existirem evoluções assinaláveis...

Actualmente e como já tinha mencionado antes e pelas razões que mencionei, parte da atenção tem-se focado agora nas pools de combustivel gasto.

Penso que é ainda o último desenvolvimento mais digno de nota...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tava3 » 16/3/2011 18:37

Os Estados Unidos recomendam aos cidadãos que vivam a 80 km da central que sejam evacuados.

Fonte: CNBC
Editado pela última vez por Visitante em 16/3/2011 18:38, num total de 1 vez.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Madeirense » 16/3/2011 18:36

Patrick Monteiro de Barros continua a defender o nuclear em Portugal, apesar dos problemas no Japão.

"Portugal tem capacidade para ter uma ou duas centrais. A questão central é que se quisermos ser competitivos e ser um País que exporta, temos de ter acesso à energia e nos próximos anos a solução mais competitiva, em termos de preço, mais limpa, em termos de emissões de CO2, e a mais segura, é o nuclear", disse o empresário ao Diário de Notícias.

Há tipos que nunca aprendem ou a cegueira dos lucros imediatos não os deixa aprender.... :evil:

Registado: 5/11/2002 18:56

por nelsonfilipe » 16/3/2011 18:34

MarcoAntonio Escreveu:HUB de informação colocado online por elementos do departamento de Ciência e Engenharia Nuclear do MIT:

http://mitnse.com/

Tem a forma de blog conforme explicado no "about" mas pode confirmar-se aqui a sua ligação directa ao MIT - http://web.mit.edu/nse/ (do lado direito).

Entre outras coisas tem dados disponibilizados pelos média seguidos de explicações e perspectivas do que esses dados nos trazem.

Extremamente útil dado que Energia e Ciência Nuclear não é algo com que a generalidade das pessoas esteja familiarizada e os media generalistas desempenham um péssimo papel a fazê-lo com frequentes incorrências.

Muitas vezes também aqueles que são apresentados como peritos nos média mais generalistas não têm a credibilidade que é subentendida (por vezes não são peritos de todo nas áreas que estão a abordar em concreto).

Marco não há novidades importantes por enquanto não?

por MarcoAntonio » 16/3/2011 18:30

HUB de informação colocado online por elementos do departamento de Ciência e Engenharia Nuclear do MIT:

http://mitnse.com/

Tem a forma de blog conforme explicado no "about" mas pode confirmar-se aqui a sua ligação directa ao MIT - http://web.mit.edu/nse/ (do lado direito).

Entre outras coisas tem dados disponibilizados pelos média seguidos de explicações e perspectivas do que esses dados nos trazem.

Extremamente útil dado que Energia e Ciência Nuclear não é algo com que a generalidade das pessoas esteja familiarizada e os media generalistas desempenham um péssimo papel a fazê-lo com frequentes incorrências.

Muitas vezes também aqueles que são apresentados como peritos nos média mais generalistas não têm a credibilidade que é subentendida (por vezes não são peritos de todo nas áreas que estão a abordar em concreto).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por incrivel_raposo » 16/3/2011 17:33

Tokyo Electric Power Company (Tepco) has warned: "The possibility of re-criticality is not zero"
(...)
In the company's view, it is possible that enough fissile uranium is present in enough density to form a critical mass in the cooling pond - meaning that a nuclear fission reaction could start in the building, outside the containment shield that surrounds the actual reactor.

http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-12762608

Isto está mesmo a correr mal... :(

Registado: 6/1/2011 16:34

por nelsonfilipe » 16/3/2011 17:28

rpmt Escreveu:Parece-me que esta perto o cumprimento do que aqui esta escrito.

http://gracio-site.planetaclix.pt/est_d ... /anjos.htm

“Crises financeiras acontecerão na Ásia. Elas abalarão o mundo.”.

Epah não venham meter aqui essas balelas de primeira.. profetas do fim mundo pra aqui é que não..

por tava3 » 16/3/2011 17:27

Pois gostavas também eu gostava de promenores, eu e secalhar muitos milhões por esse mundo fora. Isto de regular os mercados não é ideia minha, não sei se sabes. :wink:
Mas dou-te uma ideia, viveres em democracia és livre mas tens regras porque se não era uma anarquia, não sei se me fiz entender.

8-)

por Elias » 16/3/2011 17:24

tavaverquenao2 Escreveu:Mercado livre mas com regulação, que parece que o pessoal só se lembra quando está com as calças na mão ou à porta dos bancos a exigir o dinheiro de volta. Não vais agora querer que te faça um programa de governo, certo?

:)

lol, não quero nenhum programa de governo.

Mas gostava de perceber que tipo de regulação é que defendes. Preço fixado por lei, margens de lucro fixadas por lei, para todos os produtos ou só para alguns?

Registado: 5/11/2002 12:21

por rpmt » 16/3/2011 17:24

Parece-me que esta perto o cumprimento do que aqui esta escrito.

http://gracio-site.planetaclix.pt/est_d ... /anjos.htm

“Crises financeiras acontecerão na Ásia. Elas abalarão o mundo.”.

Registado: 14/11/2006 17:47

por tava3 » 16/3/2011 17:16

Auto-destroi mas não se vai embora sem secar tudo à volta. Somos unicos sim.

por Shevet » 16/3/2011 17:11

Não são só os Japoneses a sofrer com esta possivel catastrofe.................P*** Que Pariu as centrais nucleares, ainda estou para ver em que é que isto vai afectar as comunidades mundiais!!

Estou para ver se as radiações não se irão espalhar!!

Estou para ver as especies mutantes que vão
aparecer!!

Estou para ver os animais contaminados que vão chegar aos nossos pratos, peixes que viajam pelos oceanos!!!!

Hoje até vou comer SUSHI, sei la se amanha, não vai estar tudo lixado!!!

Já dizia o meu Avo, o ser humano é incrivel, é o unico ser que se auto-destroi!!!!

Abraços
Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

por tava3 » 16/3/2011 17:10

Mercado livre mas com regulação, que parece que o pessoal só se lembra quando está com as calças na mão ou à porta dos bancos a exigir o dinheiro de volta. Não vais agora querer que te faça um programa de governo, certo?

por Elias » 16/3/2011 17:08

tavaverquenao2 Escreveu:Eu sou a favor do mercado livre mas não do capitalismo selvagem.

Podes concretizar o que entendes por "capitalismo selvagem"?

Em que circunstâncias és a favor do mercado livre?

por tava3 » 16/3/2011 17:06

O modelo de desenvolvimento baseado no petroleo não serve e baseado no nuclear parece que pode deixar de ser. Eu sou a favor do mercado livre mas não do capitalismo selvagem.

por Elias » 16/3/2011 17:04

tavaverquenao2 Escreveu:Lembraste aquando do 11 de Setembro, que houve uma espécie de acordo de cavalheiros para não enterrar muito a bolsa?

Lembro-me dos pedidos do GW Bush para as pessoas não venderem. E conseguiu alguma coisa? Não! Depois de um breve rebound, nos 12 meses seguintes a bolsa (que já vinha em queda) caiu mais 50%.

tavaverquenao2 Escreveu:Seria qualquer coisa do género para no curto prazo não afundar muito as economias.

Traduzindo: a malta é a favor de mercados livres quando a economia se expande e a favor de mercados regulados quando a economia se contrai.

Esse modelo parece fixe. \:D/

Conheces algum país onde tenha sido implementado?:-k

tavaverquenao2 Escreveu:Achas sustentavel por muito tempo se o petroleo chegar aos 200 dolares ou mais?

Com ou sem preço regulado, o que eu não acho sustentável é o nosso modelo de desenvolvimento baseado no petróleo. Se fixarmos o preço, estamos a promover um modelo que já de si não tem sustentabilidade no longo prazo.

tavaverquenao2 Escreveu:Queres um preço? Pelo que pode vir por aí, se o fixares a 100 dolares já não era tão mau e não assustava muito os tubarões. Mas tinha de ser já porque, se ele chegar a 150 já vai ser dificil convence-los com os 100.

Boa! E depois se o petróleo voltar a cair para os 80 dólares, então deixas de defender os 100 dólares porque já não dá jeito, certo? 8-)

por tava3 » 16/3/2011 17:00

Queres um preço? Pelo que pode vir por aí, se o fixares a 100 dolares já não era tão mau e não assustava muito os tubarões. Mas tinha de ser já porque, se ele chegar a 150 já vai ser dificil convence-los com os 100.

por marciop » 16/3/2011 16:56

Japão
Funcionários do IKEA e H&M deixam Tóquio

Diogo Carreira
16/03/11 15:22

O IKEA e a H&M estão a propor aos funcionários que trabalham em Tóquio deixar a capital rumo ao sul.

Tóquio ainda é uma cidade considerada segura pelas autoridades, mas a verdade é que começam os sinais de alerta e as empresas multinacionais não escondem o receio de uma catástrofe nuclear.

Por isso, empresas como o IKEA e a H&M estão a propor aos funcionários deixar a capital do país rumo ao sul. Segundo um porta-voz do IKEA, citado pela France Press, a empresa "propôs aos colaboradores de Tóquio que desejarem para se deslocarem para sul". A companhia tem perto de dois mil funcionários em todo o país. Já os cerca de 90 profissionais estrangeiros estão autorizados a deixar o país.

Já a cadeia de lojas de roupa H&M decidiu fechar as nove lojas em Tóquio e Yokohama. No Japão, a empresa emprega perto de 900 pessoas. O conselho foi o mesmo: os empregados devem deslocar-se para as zonas do sul.

Os relatos que chegam da região descrevem uma verdadeira fuga não só da capital, mas do país em geral. Os aeroportos começam a registar uma afluência cada vez maior de passageiros que querem voar para outras regiões do mundo. Algumas operadoras aéreas já tomaram a decisão de deslocar as ligações para zonas a sul do Japão.

http://economico.sapo.pt/noticias/funci ... 13541.html

Começa a haver um medo generalizado entre os Japoneses :|

Registado: 31/3/2009 21:49

por tava3 » 16/3/2011 16:55

Lembraste aquando do 11 de Setembro, que houve uma espécie de acordo de cavalheiros para não enterrar muito a bolsa? Seria qualquer coisa do género para no curto prazo não afundar muito as economias. Achas sustentavel por muito tempo se o petroleo chegar aos 200 dolares ou mais?

por Elias » 16/3/2011 16:54

tavaverquenao2 Escreveu:Elias, se achas que falar do preço da bica e do preço do barril petroleo, que condiciona toda a economia, é a mesma coisa estamos conversados.

:wink:

tavaverquenao, posso depreender que és a favor dos mercados livres "quando dá jeito" e és contra "quando não dá jeito"?

Recordo que há uns anos tínhamos o preço dos combustíveis regulado por lei e muita gente defendia a liberalização; agora temos os combustíveis liberalizados e outras pessoas (ou se calhar as mesmas), com o Bloco à cabeça, defendem os preços tabelados. Tanto num caso como noutro, as pessoas que defendem a alteração da lei acham que pagam demais (eu também acho, mas acho isso por causa dos impostos; adiante).

O que tu estás a propor é mais complexo do que parece: mesmo que impusesses um preço de, digamos, 50 dólares por barril, isso só por si não ia resolver muito. Repara que nada te impedia que as gasolineiras e as distribuidoras aumentassem as margens de lucro - terias então de legislar igualmente sobre as margens de lucro a praticar pelas gasolineiras; além disso poderias ainda ter o Estado a aumentar os impostos, fazendo o preço final ficar igual ou quase.

De qualquer forma fica o desafio: diz lá qual o preço que fixavas para o barril e qual o preço de venda final dos combustíveis nessa situação :P

por Quimporta » 16/3/2011 16:47

tavaverquenao2 Escreveu:Elias, se achas que falar do preço da bica e do preço do barril petroleo, que condiciona toda a economia, é a mesma coisa estamos conversados.

Do meu ponto de vista é o "mesmo jogo" mas "noutro campeonato" :)
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Nunooo » 16/3/2011 16:46

QuimPorta Escreveu:Ao dizer "nas próximas horas" não disse quantas.

Ainda não percebi se as declarações foram repetidas ou a noticia é que vem atrasada. No site do negócios também não está claro.

Abraço

Comissário Europeu diz que pode ocorrer uma catástrofe no Japão nas "próximas horas" (act)
16 Março 2011 | 15:17
Nuno Carregueiro - nc@negocios.ptPartilhar8
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

Oettinger alerta para a possibilidade de ocorrer uma “catástrofe” nas próximas horas na central nuclear do Japão.

O comissário europeu para a Energia, Guenther Oettinger, afirmou hoje que a situação na central nuclear do Japão está “fora de controlo”, falando mesmo que pode ocorrer uma “catástrofe” nas próximas horas.

As declarações, citadas pela agência de notícias Dow Jones, surgem depois de ontem o mesmo responsável ter afirmado que a situação no Japão estava “fora de controlo”.Guenther Oettinger não tem sido discreto nas palavras que tem dito em relação às consequências do sismo que se abateu sobre o Japão na sexta-feira e que levou aos problemas agora sentidos na central nuclear em Fukushima.

“Falou-se em apocalipse e, na minha opinião, é uma palavra muito bem escolhida”, afirmou o comissário ontem o comissário.

Hoje Oettinger repetiu que a situação no país asiático está fora de controlo e foi ainda mais longe, ao falar da possibilidade de ocorrer uma “catástrofe nas próximas horas”.

Declarações que tiveram impacto imediato nos mercados financeiros, com as bolsas a acentuarem as perdas que já estavam a registar.

O comissário europeu para a Energia revelou à Dow Jones que os líderes europeus vão discutir a política energética na próxima semana, pretendendo que as regras de segurança das centrais nucleares na Euroap sejam revistas no próximo ano.

A forte radioatividade junto da central nuclear japonesa de Fukushima impediu hoje um helicóptero de se aproximar do reator 4 e de derramar água para arrefecer o combustível que ameaça entrar em fusão, segundo a NHK.

As radiações fora da zona de exclusão de 20 quilómetros em volta da central nuclear de Fukushisma "não representam perigo imediato para a saúde", declarou hoje o porta-voz do Governo japonês, Yukio Edano. Mais de 200 pessoas foram retiradas num raio de 20 quilómetros

Registado: 1/4/2009 0:25

por tava3 » 16/3/2011 16:43

Elias, se achas que falar do preço da bica e do preço do barril petroleo, que condiciona toda a economia, é a mesma coisa estamos conversados.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Opcard33, trend=friend e 170 visitantes