Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Paralisação dos camionistas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 17/3/2011 0:07

A-330 Escreveu:Já conhecemos as nossas opiniões a cerca deste assunto.Como não vamos mudar o sistema e nem as nossas opiniões , creio que ir para a caminha e aproveitá-la da melhor maneira possível é mais fértil do que continuar nesta discussão que começa a tornar-se estéril.

Ok, bons sonhos então :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por A330-300 » 16/3/2011 23:55

Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:Vc e o Marco perguntam o que é que eu quero.Nada. Simplesmente não entendo porque é que há gente que ainda abastece nos postos tradicionais se há outros mais baratos.Mas por mim tudo bem.Até podem deixar gorgetas.

Mas aborreces-te se eu disser que costumo abastecer na GALP? E se eu disser que não gosto de ir aos postos dos hipermercados e que só ocasionalmente abasteço aí, isso incomoda-te? Se eu te disser que valorizo outras coisas para além do preço anunciado na bomba, isso faz algum sentido para ti?

Ou será que achas que eu devia ir aos postos dos hipermercados, num gesto de solidariedade para com quem não quer pagar tanto? :lol:

Noto que está curioso. Tá a ver se eu faço algum "juizo de valor sobre as suas opções de consumo"... Mas é melhor não.

Já conhecemos as nossas opiniões a cerca deste assunto.Como não vamos mudar o sistema e nem as nossas opiniões , creio que ir para a caminha e aproveitá-la da melhor maneira possível é mais fértil do que continuar nesta discussão que começa a tornar-se estéril.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Pemides » 16/3/2011 21:26

Elias Escreveu:por isso já ninguém se pode queixar que na sua região não há gasolina barata.

Gasolina mais barata :mrgreen:

Quando ao raciocínio do número de clientes VS lucro por cliente, há ainda que ter em conta que as bombas low cost se localizam normalmente junto a hipermercados, e pode fazer sentido praticar preços inferiores aos preços maximizadores de lucro miópicos, já que isso pode trazer uma externalidade positiva à outra vertente do negócio (vendas do hiper). Um incentivo para baixar preços que as gasolineiras "de marca" não têm :)
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por Elias » 16/3/2011 19:53

A-330 Escreveu:Vc e o Marco perguntam o que é que eu quero.Nada. Simplesmente não entendo porque é que há gente que ainda abastece nos postos tradicionais se há outros mais baratos.Mas por mim tudo bem.Até podem deixar gorgetas.

Mas aborreces-te se eu disser que costumo abastecer na GALP? E se eu disser que não gosto de ir aos postos dos hipermercados e que só ocasionalmente abasteço aí, isso incomoda-te? Se eu te disser que valorizo outras coisas para além do preço anunciado na bomba, isso faz algum sentido para ti?

Ou será que achas que eu devia ir aos postos dos hipermercados, num gesto de solidariedade para com quem não quer pagar tanto? :lol:

A-330 Escreveu:Só acho que quem abre mão de lucros tem que ser beneficiado com a preferencia do consumidor.Também eles poderiam vender o combustível ao preço dos outros ou com uma margem menor e ainda assim teriam clientes.

O teu raciocínio encerra uma falácia: partes do princípio de que ter mais clientes é melhor.

Acontece que o objectivo de uma gasolineira (ou de qualquer outro negócio) não passa por maximizar o número de clientes, mas sim por maximizar o lucro. Sendo RMN a Receita Média por Clientes, há um preço ideal, acima do qual a perda de clientes não compensa o aumento da RMC e abaixo do qual o aumento do número de clientes não compensa a quebra de RMC.

Não sendo a gasolina um bem de primeira necessidade, não vejo porque é que as gasolineiras haviam de baixar o preço só para fazer o jeito a quem tem o desejo de abastecer mais barato. Aliás, hoje em dia todos os concelhos do país têm uma bomba low-cost no próprio concelho ou num concelho adjacente, por isso já ninguém se pode queixar que na sua região não há gasolina barata.

por MarcoAntonio » 16/3/2011 19:52

Mas já te explicamos e mostramos que até pode ficar mais barato abastecer numa GALP ou BP para determinado utilizador. Além disso, outros podem ir lá por outras razões (se calhar aproveitam para tomar um cafézinho, comprar uma revista ou lanchar). Ou por qualquer razão gostam mais do combustivel de lá (podem preferir os premium, que não existem nas lowcost) seja essa preferência correcta ou não...

Portanto, tu não entendias antes.

Mas agora já entendes, não é?

A-330 Escreveu:Só acho que quem abre mão de lucros tem que ser beneficiado com a preferencia do consumidor.

Explica lá isso...

É uma noção completamente nova para mim que o factor de decisão relevante é a margem de lucro do vendedor. Eu tinha na ideia que inclusivamente era um factor irrelevante (uma vez que na prática isso pode significar um sem número de coisas diferentes).

Se tu ainda dissesses "o preço final" eu ainda dizia, sim é um dos factores. Não o único mas um dos mais importantes...

Mas... a "margem de lucro"?

Bem, essa é nova!

:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 16/3/2011 19:49

Quanto aos camionistas :

A união dá sempre resultados. Sempre haverão os cobardolas, mas enquanto os que estiverem unidos forem maioria ,os resultados aparecem.

Que digam os franceses.

A330

por A330-300 » 16/3/2011 19:44

Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:Não acho que o lucro se estabelece por decreto. Até podem cobrar 3 euros por litro.Mas há uma lei,a lei de mercado , que vale mais do que um decreto.

Exacto. E a lei de mercado diz que cada um põe à venda os seus produtos aos preços que quiser e que os compradores só compram se quiserem. É o princípio das transacções livres: ninguém é obrigado a comprar.

A-330 Escreveu:Eu quero chegar a um posto e ter o combustível mais barato.

Tens bom remédio: vais aos hipermercados que é onde podes comprar mais barato e tens o teu problema resolvido.

Não podes é obrigar os outros postos a vender mais barato só porque te apetece.

Não há dúvidas. Vou mesmo aos low-cost.

Eu obrigar porque me apetece? Deve ter-me em muito alta conta.Não tenho tanto poder quanto pensa que tenho e se tivesse não é com o preço da gasolina que me preocuparia.Mas obrigado de qualquer maneira.

Vc e o Marco perguntam o que é que eu quero.Nada. Simplesmente não entendo porque é que há gente que ainda abastece nos postos tradicionais se há outros mais baratos.Mas por mim tudo bem.Até podem deixar gorgetas.

Só acho que quem abre mão de lucros tem que ser beneficiado com a preferencia do consumidor.Também eles poderiam vender o combustível ao preço dos outros ou com uma margem menor e ainda assim teriam clientes.Não teriam é tantos.O risco de vender mais barato tem que ser recompensado.E são.È a lei do mercado.

Também não entendia a diferença dos preços entre os hermanos e Portugal, mas já sei agora que são impostos.

Só isso.

A330

por Elias » 16/3/2011 11:27

A-330 Escreveu:Não acho que o lucro se estabelece por decreto. Até podem cobrar 3 euros por litro.Mas há uma lei,a lei de mercado , que vale mais do que um decreto.

Exacto. E a lei de mercado diz que cada um põe à venda os seus produtos aos preços que quiser e que os compradores só compram se quiserem. É o princípio das transacções livres: ninguém é obrigado a comprar.

A-330 Escreveu:Eu quero chegar a um posto e ter o combustível mais barato.

Tens bom remédio: vais aos hipermercados que é onde podes comprar mais barato e tens o teu problema resolvido.

Não podes é obrigar os outros postos a vender mais barato só porque te apetece.

por MarcoAntonio » 16/3/2011 11:22

A-330 Escreveu:Marco,
Em outros setores , eu sei o que é abrir um negócio quando este concorre com os grandes ou com empresas do governo. São só dificuldades , os processos não andam , e muitas vezes são inviabilizados sem justificação lógica.

O que não faltam são postos de todas as marcas e feitios...

A-330 Escreveu:Não tenho dúvidas que com as gasolineiras se passa o mesmo.Admito que as margens de lucro sejam mais baixas (se os impostos são os mesmos) e claramente serão, mas elas vão comprar combustível à GALP ou outra qualquer(que já lucra com isto) e ao praticarem preços mais baixos , vendem mais(tem filas quase 24 horas por dia) , logo ao final das contas para o seu proprietário ,uma gasolineira destas deve dar tanto lucro como uma GALP ou BP.

Sim, é capaz. Porque as marcas chamadas brancas "abdicam" de ter um lucro relevante...

Qual é o teu ponto mesmo? Que a GALP devia ser uma petrolífera de vão de escada? Que abdica de crescer, expandir-se, prospectar petróleo no Brasil, etc e se deve dedicar a bombas de esquina junto a supermercados?

Qual é o teu ponto, a ver se entendemos...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por A330-300 » 16/3/2011 11:16

Não acho que o lucro se estabelece por decreto. Até podem cobrar 3 euros por litro.Mas há uma lei,a lei de mercado , que vale mais do que um decreto.

Marco,
Em outros setores , eu sei o que é abrir um negócio quando este concorre com os grandes ou com empresas do governo. São só dificuldades , os processos não andam , e muitas vezes são inviabilizados sem justificação lógica.

Não tenho dúvidas que com as gasolineiras se passa o mesmo.Admito que as margens de lucro sejam mais baixas (se os impostos são os mesmos) e claramente serão, mas elas vão comprar combustível à GALP ou outra qualquer(que já lucra com isto) e ao praticarem preços mais baixos , vendem mais(tem filas quase 24 horas por dia) , logo ao final das contas para o seu proprietário ,uma gasolineira destas deve dar tanto lucro como uma GALP ou BP.

A330

por tonirai » 16/3/2011 11:14

MarcoAntonio Escreveu:
Agora que fizeste o diagnóstico é fácil eliminar as tuas dúvidas...

:wink:

Não sei não Marco... acho que "só não vê quem não quer" que para isso, é preciso muita "Engenharia mental" :roll: :mrgreen:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Elias » 16/3/2011 11:03

A-330 Escreveu:2.Nem um nem outro , mas se uns vendem mais barato , pagam os mesmos impostos e tem lucro...alguém está a querer ter lucro a mais , ou os postos low cost são instituições beneficentes , quiçá pertencentes à Santa Casa.

"lucro a mais"... expressão interessante... portanto tu achas que a margem de lucro "justa" se pode estabelecer por decreto... ou pior ainda, de forma arbitrária?

Se é isso que achas, então estamos conversados acerca disto.

por MarcoAntonio » 16/3/2011 11:03

A-330 Escreveu:Marco ,

Entendo que hajam parcerias e que os preços possam cair bastante.Mas eu não estou para andar a juntar cupões e escravo de engenharias mentais a pensar onde e como vou comprar para depois ter descontos , etc. Eu quero chegar a um posto e ter o combustível mais barato.

Eu também prefiro preços directos, não são fã de descontos e talões...

As marcas escolhem as suas estratégias. E nós escolhemos onde abastecer!

Se compensa ou não ou onde se prefere abastecer, seja lá porque razão for, cada um é que determina. De resto, tu abastecendo num local, o que tens com quem abastece noutro?

A-330 Escreveu:Eu insisto: Se a carga fiscal é igual para todos, como é que os postos linha branca vendem mais barato?

A maior parte dos postos de linha branca - de resto já tantas vezes admitido em público - não têm praticamente lucro nenhum. O seu core business é outro, a venda de combustiveis é apenas um processo para atrair o cliente o outro negócio...

Não são directamente comparáveis: não têm postos em qualquer local, não investem em refinarias, não investem na prospecção ou extracção de petróleo, etc, etc.

Se só existem "linha branca" o teu carro estava parado na garagem porque... não existia gasolina para abastecer!

Qual é a questão mesmo?

A-330 Escreveu:Acho que só não vê quem não quer.

Agora que fizeste o diagnóstico é fácil eliminar as tuas dúvidas...

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 16/3/2011 11:04, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por A330-300 » 16/3/2011 10:53

Elias Escreveu:A-330,

Eu já te dirigi um post esta manhã ao qual não respondeste e por isso copio novamente o que então escrevi:

A-330 Escreveu:Se há postos que podem vender mais barato(supermercados) , porque não podem todos vender mais barato?

A-330, és contra o lucro das empresas?
Ou és apenas contra o lucro das gasolineiras?

A-330 Escreveu:Se Espanha que está aqui ao lado pode vendê-lo mais barato , por que não Portugal?

Suponho que tens consciência que a diferença de preço entre Portugal e Espanha se deve exclusivamente a impostos... ou não sabias isso?

A-330 Escreveu:O que me espanta é que ainda haja gente que abasteça em postos normais , como galp , repsol,etc.

Eu abasteço sempre nos low-cost porque poupo, mas principalmente como forma de protesto contra o sistema.

Qual sistema?

A-330 Escreveu:Se as pessoas abstecessem todas nos low cost , iam ver como o combustível não baixava.

Os combustíveis é um exemplo de que as pessoas também tomam na cabeça em parte porque são estúpidas.

Desculpa lá mas estás a falar à toa.

Eu não costumo abastecer nas low cost porque considero que não tenho vantagem em fazê-lo. Não aceito que tu ou qualquer outra pessoa faça juízos de valor sobre as minhas opções de compra (tal como eu não faço sobre as tuas).

Elias Escreveu:A-330,

Eu já te dirigi um post esta manhã ao qual não respondeste e por isso copio novamente o que então escrevi:

A-330 Escreveu:Se há postos que podem vender mais barato(supermercados) , porque não podem todos vender mais barato?

A-330, és contra o lucro das empresas?
Ou és apenas contra o lucro das gasolineiras?

A-330 Escreveu:Se Espanha que está aqui ao lado pode vendê-lo mais barato , por que não Portugal?

Suponho que tens consciência que a diferença de preço entre Portugal e Espanha se deve exclusivamente a impostos... ou não sabias isso?

A-330 Escreveu:O que me espanta é que ainda haja gente que abasteça em postos normais , como galp , repsol,etc.

Eu abasteço sempre nos low-cost porque poupo, mas principalmente como forma de protesto contra o sistema.

Qual sistema?

A-330 Escreveu:Se as pessoas abstecessem todas nos low cost , iam ver como o combustível não baixava.

Os combustíveis é um exemplo de que as pessoas também tomam na cabeça em parte porque são estúpidas.

Desculpa lá mas estás a falar à toa.

Eu não costumo abastecer nas low cost porque considero que não tenho vantagem em fazê-lo. Não aceito que tu ou qualquer outra pessoa faça juízos de valor sobre as minhas opções de compra (tal como eu não faço sobre as tuas).

Elias,
Respondendo por ordem

1.Desculpe , não vi.

2.Nem um nem outro , mas se uns vendem mais barato , pagam os mesmos impostos e tem lucro...alguém está a querer ter lucro a mais , ou os postos low cost são instituições beneficentes , quiçá pertencentes à Santa Casa.

3.Por caso não sabia. Mas mais reforça a idéia que tenho deste país da treta.

4.A cartelização das gasolineiras , ainda recentemente denunciada pelo ACP.Há 2 meses a GALP abriu dois postos low-cost para experiência.De certeza que não o faria não fosse a concorrência.Disseram que o combustível desses postos não teria cartões e tretas e que o combustível não teria uns aditivos XPTO. Foram feitos testes químicos e veio a descobrir-se que afinal a diferença era só mesmo no preço.
Essa autoridade da concorrência é uma treta. Às gasolineiras , como é óbvio interessa aumentar preços e ao governo também , já que ganha mais com impostos. Só o Zezinho é que ainda acredita em histórias.

5.Até escrever o meu post eu não sabia qual era a SUA opção de escolha.Voçê não a escreveu aqui. Logo eu não fiz um juízo de valor da SUA opção. Ou acha mesmo que deveria saber qual é a opção de abastecimento de todos os caldeireiros? Mas não se chateie. Agora que já sei qual é a sua opção guardarei a minha opinião só para mim.

Marco ,

Entendo que hajam parcerias e que os preços possam cair bastante.Mas eu não estou para andar a juntar cupões e escravo de engenharias mentais a pensar onde e como vou comprar para depois ter descontos , etc. Eu quero chegar a um posto e ter o combustível mais barato.
Não estou para comprar no continente podendo comprar no Makro só porque o posto X me vai dar desconto. Acabo por ganhar de um lado e perder de outro.

Eu insisto: Se a carga fiscal é igual para todos, como é que os postos linha branca vendem mais barato?Para mim é a mesma coisa dos produtos linha branca de supermercados.Ou então andam a fazer caridade.
Acho que só não vê quem não quer.

A330

por e-finance » 15/3/2011 23:17

Admitindo que as margens deles estão esmagadas porque razão não lutam pelo aumento das tarifas junto dos seus clientes?

Durante quanto tempo iria durar a vantagem de terem gasóleo profissional? Apenas até o mercado se adaptar e fazer pressão sobre os preços dos fretes, assim como o aumento do número de empresas pois passa a ser mais rentável.

Imaginemos que o petróleo sobe aos 200$ quanto iria ser o valor do gasóleo profissional?

Tal como alguns funcionários públicos estes só lutam porque têm poder para tal, e por norma quem tem poder nunca está tão mal como isso...

Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por PequenoInvest » 15/3/2011 22:47

Já há acordo.

A jornalista da SIC Notícias acabou de anunciar enquanto entrevistava o quase engenheiro sócrates.

Registado: 24/7/2009 12:13

por tonirai » 15/3/2011 14:50

AutoMech Escreveu:
tncm Escreveu:E também é claro que estes preços altos se devem maioritariamente a impostos, mas repara... hoje o petróleo desceu 3%, vês os preços a baixar amanhã? Se pelo contrário o petróleo subisse 3% num dia, amanhã leváva-mos logo com aumentos nas bombas. É este anacronismo que acho injusto e deveria ser considerado ilegal!

Acho que o Marco e o Elias vão ter um AVC depois de ler isto, tantas vezes que já foi explicado no tópico dos combustíveis... :twisted:

Podes crer... deve ser desmotivante gastar tanto tempo e "latim" a explicar estas coisas com dados concretos, em tópico próprio... e continuar a ouvir-se bacoradas destas :?
Ilegal e criminoso, deveria ser fazer afirmações destas :twisted:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Supermann » 15/3/2011 14:39

tncm Escreveu:É óbvio que ninguém pode ser contra o lucro senão não havia empresas, talvez cooperativas...

A questão é que num país com tão baixos rendimentos, os combustíveis a este preço são um luxo a que agora milhões de portugueses tem de ponderar adquirir.

E também é claro que estes preços altos se devem maioritariamente a impostos, mas repara... hoje o petróleo desceu 3%, vês os preços a baixar amanhã? Se pelo contrário o petróleo subisse 3% num dia, amanhã leváva-mos logo com aumentos nas bombas. É este anacronismo que acho injusto e deveria ser considerado ilegal!

Mentira... mesmo que subisse 10% amanha nao o vias a subir o preço da gasolina... há 1 semana ou duas viste isso? O aumento só se repercutiu na semana posterior como é habito os preços baseia-se na media da semana anterior e os preços alteram-se geralmente á segunda feira e/ou 4a feira

Registado: 18/12/2009 18:54

por tncm » 15/3/2011 14:36

...e também acho que isto é como aquele ditado de dar a mão e quererem logo o braço.... acho que ter lucro é salutar e espectável, mas depenem o Tuga mais gentilmente, e não à bruta! :twisted:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por tncm » 15/3/2011 14:32

Isto é como as bruxas, ninguém acredita mas que las hay hay!!! Existe sim anacronismo na distribuição de combustíveis... em função do lucro, claro.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por Automech » 15/3/2011 14:22

tncm Escreveu:E também é claro que estes preços altos se devem maioritariamente a impostos, mas repara... hoje o petróleo desceu 3%, vês os preços a baixar amanhã? Se pelo contrário o petróleo subisse 3% num dia, amanhã leváva-mos logo com aumentos nas bombas. É este anacronismo que acho injusto e deveria ser considerado ilegal!

Acho que o Marco e o Elias vão ter um AVC depois de ler isto, tantas vezes que já foi explicado no tópico dos combustíveis... :twisted:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por tncm » 15/3/2011 14:17

É óbvio que ninguém pode ser contra o lucro senão não havia empresas, talvez cooperativas...

A questão é que num país com tão baixos rendimentos, os combustíveis a este preço são um luxo a que agora milhões de portugueses tem de ponderar adquirir.

E também é claro que estes preços altos se devem maioritariamente a impostos, mas repara... hoje o petróleo desceu 3%, vês os preços a baixar amanhã? Se pelo contrário o petróleo subisse 3% num dia, amanhã leváva-mos logo com aumentos nas bombas. É este anacronismo que acho injusto e deveria ser considerado ilegal!

por Elias » 15/3/2011 13:29

tncm Escreveu:Elias, se a Galp pode fazer descontos até 16cts o litro, então penso que o preços dos combustíveis podiam estar 16cts mais baratos em relação ao preço actual... pois não acredito que mesmo vendendo com a promoção de -16cts/litro, eles não tenham lucro.

Portanto posso concluir que és contra o lucro?

por Lion_Heart » 15/3/2011 13:09

tncm Escreveu:Elias, se a Galp pode fazer descontos até 16cts o litro, então penso que o preços dos combustíveis podiam estar 16cts mais baratos em relação ao preço actual... pois não acredito que mesmo vendendo com a promoção de -16cts/litro, eles não tenham lucro.

Uma questão: esses 16 centimos não são obtidos através de vendas cruzadas? (o que para mim deveria ser ilegal)

Tem que ter lucro, senão é dumping ( o que é ilegal) , mas existe ai aos pontapés.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 15/3/2011 13:08

Duas coisas:

1) o desconto de 16 centimos é via parcerias, não existe razão para entender que a única que tem encargos com o desconto é a GALP; na verdade, não só olhando para os moldes da parceria como conhecendo os preços dos combustiveis à saída da refinaria nos mercados internacionais é bastante evidente que não são.

2) independentemente do valor a que se chegue, o facto de fazer um preço no âmbito de um desconto (que nem todos os clientes utilizam) não significa que possa ou seja viável fazê-lo o tempo todo, em quaisquer condições.
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, cali010201, Garfield, Google [Bot], malakas, MR32, OCTAMA, peterteam2, TheKuby e 169 visitantes