Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Moody’s Downgrades Portugal to A3 From A1, Negative Outlook

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 17/3/2011 8:15

Anthony Thomas
“Governo terá de intervir nos bancos e nas empresas públicas”
Mónica Silvares
17/03/11 00:05

--------------------------------------------------------------------------------

Anthony Thomas reconhece que a hipótese de Portugal ter eleições antecipadas fui tida em conta na análise da Moody’s.
Collapse
Notícias RelacionadasMoody’s pode voltar a rever em baixa o ‘rating’
.As condições de mercado vão ser determinantes. Em caso de eleições o novo Governo também terá de consolidar.

O Governo está em risco de refinanciar a dívida do Sector Empresarial do Estado e injectar dinheiro no capital dos bancos. Essa é a expectativa de Anthony Thomas, o analista que segue a economia nacional e que desceu o ‘rating' de Portugal em dois níveis na terça-feira à noite. Em entrevista ao Diário Económico, o responsável reconhece que já tem em conta a possibilidade de eleições antecipadas, mas deixa um alerta: venha quem vier, o fundamental é continuar o esforço de consolidação.

Há algum tipo de hierarquia nas razões apontadas para descer o ‘rating' de Portugal?
Damos um peso idêntico a todas as medidas. Todas, em conjunto contribuíram para a decisão de descer em dois níveis o ‘rating' do país: as perspectivas de crescimento, os riscos na implementação da consolidação orçamental, a possibilidade do Governo ter de dar apoio aos bancos e ao sector empresarial do Estado e ter de pagar ‘yields' elevadas para ter acesso aos mercados.

Como o PEC IV já foi tido em conta na vossa avaliação, caso não seja aprovado isso terá um impacto no ‘rating'?
É uma situação hipotética.

Não é hipotética. O PSD já anunciou que não dará apoio a mais medidas de austeridade.
Não atribuímos o ‘rating' com base num pacote específico de medidas. Damos uma grande importância ao facto de ambos os partidos estarem empenhados na consolidação orçamental, é isso que sustenta a permanência de Portugal no nível A. Estamos conscientes de que o Governo e o principal partido de oposição discordam na forma como o conseguir, mas é o empenho na consolidação orçamental que importa. Dito isto, reconhecemos que haverá um debate político considerável em torno destas questões e que o pacote de medidas anunciado sexta-feira poderá variar de alguma forma.

A hipótese de Portugal ter eleições antecipadas - o primeiro-ministro já o admitiu - poderá ter um impacto negativo no ‘rating'?
Estamos conscientes da possibilidade de haver eleições antecipadas, foi tido em conta na nossa decisão. Mas nesta fase não podemos avaliar qual será o resultado de eventuais eleições antecipadas. Para nós, a chave é os principais partidos permaneçam empenhados na consolidação. Há diferenças entre os partidos sobre a forma como reduzir o défice. Esse é um debate perfeitamente válido para os dois partidos, não tem nada a ver connosco. A nossa preocupação é se o défice orçamental desce ou não. Deixamos para os políticos a decisão de como o fazer.

Fonte é o DE e não tenho o artigo completo porque não assino.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ferreira10 » 17/3/2011 2:00

citação Escreveu:A hipótese de Portugal ter eleições antecipadas - o primeiro-ministro já o admitiu - poderá ter um impacto negativo no ‘rating'?
Estamos conscientes da possibilidade de haver eleições antecipadas, foi tido em conta na nossa decisão. Mas nesta fase não podemos avaliar qual será o resultado de eventuais eleições antecipadas. Para nós, a chave é os principais partidos permaneçam empenhados na consolidação. Há diferenças entre os partidos sobre a forma como reduzir o défice. Esse é um debate perfeitamente válido para os dois partidos, não tem nada a ver connosco. A nossa preocupação é se o défice orçamental desce ou não. Deixamos para os políticos a decisão de como o fazer.
Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 13606.html

Então mas não têm uma escala de avaliação?Critérios previamente definidos?Adicionam, de um momento para o outro, um qq motivo que lhes dá na real gana?Ou haverá para ai uma qualquer folga? De modo a que se introduzam outras rubricas de nome; "outras variáveis"? Tudo isto me parece pouco cientifico.E como é que mensuram essa variável de "nome";"eleições antecipadas"?LOL. Atiram uns pontos para a frente?

Tudo isto me faz lembrar o documentário de nome "Inside Job".Nas várias vezes que as empresas de rating foram chamadas a depor,perante o congresso, argumentaram sistematicamente, que se limitavam a emitir "opinions".

Os investidores, para além de terem que levar em linha de conta com o rating atribuído a uma empresa,têm que contabilizar também o risco inerente ao facto de a base de trabalho ser uma "opinion".Começa a ser risco a mais! :mrgreen:
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por mfsr1980 » 16/3/2011 23:41

greeneon Escreveu:Mares,
Muita gente comprou casas que não podia pagar..culpa os bancos.
Depois toda a gente queria carros...que não podia ter.
E agora parte deles ficaram sem parte do salario ou desempregados.

Vou contar um dos muitos casos que conheço..as mulheres ganhavam pouco mas recusavam fazer horas extras..noites e por ai fora.
Agora muitos deles estão desempregados e com redução de ordenado..essas mesma senhoras ja querem fazer horas...mas como se aumentou o quadro de pessoas..passou a ter a bolsa horaria..e o ordenado ficou na mesma.
Mas com a agravante de ter menos dinheiro para pagar as contas.

O que se faz...muitos arranjam depressões para justificarem as liberdades do credito..e depois para pedirem aos pais que corte os pinheiro na aldeia para pagar os excessos do credito.

Isso de voçês afirmarem que as pessoas compraram casas não podiam pagar é que me deixa perplexo!
É evidente que quem pede dinheiro ao banco para comprar uma casa é porque não tem para a comprar em "cash". Muitas pessoas fizeram isso até com juros de 20 a 30% e não foi por isso que deixaram de pagar!
Porque é que agora deixaram de pagar? porque foram apanhadas pelo desemprego e isso lhes alterou a capacidade de cumprir o compromisso. Essa pessoa não foi irresponsavel. Culpar essa pessoa de irresponsabilidade é ignorância!

Registado: 3/5/2007 13:55

por greeneon » 16/3/2011 23:29

Mares,
Muita gente comprou casas que não podia pagar..culpa os bancos.
Depois toda a gente queria carros...que não podia ter.
E agora parte deles ficaram sem parte do salario ou desempregados.

Vou contar um dos muitos casos que conheço..as mulheres ganhavam pouco mas recusavam fazer horas extras..noites e por ai fora.
Agora muitos deles estão desempregados e com redução de ordenado..essas mesma senhoras ja querem fazer horas...mas como se aumentou o quadro de pessoas..passou a ter a bolsa horaria..e o ordenado ficou na mesma.
Mas com a agravante de ter menos dinheiro para pagar as contas.

O que se faz...muitos arranjam depressões para justificarem as liberdades do credito..e depois para pedirem aos pais que corte os pinheiro na aldeia para pagar os excessos do credito.

Registado: 20/1/2011 13:03

por Mares » 16/3/2011 10:12

Mares Escreveu:
greeneon Escreveu:Mares..terrenos,quintas,hoteis,e claro tecido empresarial.
Um fornecedor meu ficou com uma fabrica em oliveira do hospital em troca das dividas...e já subiu a facturação em 80%.
Nunca tivemos tanta procura para produzir para a europa..em paços ja se fala em subcontratação para o ikea..felgueiras o mercado fervilha nos sapatos..
A crise existe sim..mas so para alguns...um outro fornecedor meu exportou toda a fruta..pela primeira vez em 20 anos.

A maior empresa do mundo de produtos de luxo ja se encontra a construir uma fabrica de topo..onde estima 500 empregados..ate um maximo de 2000..Isso aqui nem em lado nenhum na comunicação social se fala porquê?

Sabem o que fez comprou uma fabrica falida..e não paga o salario minimo...

greeneon,

a taxa de desemprego elevada leva a que os salários sejam achatados e se o dinheiro não chegar aos trabalhadores (e com os bancos restringíndo o crédito), isso levará a que o sector imobiliário seja muito afectado.

Eu não sei quais foram os motivos que levaram os donos dos aps. para os colocarem à venda. Aqui é tranquilo e não tem casos de violência nem nada disso.
É apenas uma constatação.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Sr_SNiper » 16/3/2011 9:13

Sr_SNiper Escreveu:Já ninguem liga a isto...
Amanhã até sobe o PSI 20...

Até abre em Gap Up
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Mares » 16/3/2011 1:05

greeneon Escreveu:Mares..terrenos,quintas,hoteis,e claro tecido empresarial.
Um fornecedor meu ficou com uma fabrica em oliveira do hospital em troca das dividas...e já subiu a facturação em 80%.
Nunca tivemos tanta procura para produzir para a europa..em paços ja se fala em subcontratação para o ikea..felgueiras o mercado fervilha nos sapatos..
A crise existe sim..mas so para alguns...um outro fornecedor meu exportou toda a fruta..pela primeira vez em 20 anos.

A maior empresa do mundo de produtos de luxo ja se encontra a construir uma fabrica de topo..onde estima 500 empregados..ate um maximo de 2000..Isso aqui nem em lado nenhum na comunicação social se fala porquê?

greeneon,

com a taxa de desemprego elevado leva a que os salários sejam achatados e se o dinheiro não chegar aos trabalhadores (e com os bancos restrigíndo o crédito), isso levará que o sector imobiliário seja muito afectado.

Eu não sei quais foram os motivos que levaram os donos dos aps. para os colocarem à venda. Aqui é tranquilo e não tem casos de violência nem nada disso.
É apenas uma constatação.

por asrael » 16/3/2011 0:59

Que a crise existe é um facto, conheço empresas com muitas dificuldades. Pessoalmente na minha area de negócio ainda não senti essa crise. Pelo contrário, a carteira de trabalhos até aumentou em comparação com períodos homólogos.
Por esse facto, num periodo de dificuldades adquiri uma empresa do meu setor que estava a passar um mau bocado. Negocios nesta fase que podem ser muito bons, com retornos mais elevados, como podem ser muito maus, com percas mais elevadas.
Foi um risco que assumi e que espero levar a bom porto.
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

por mfsr1980 » 16/3/2011 0:38

Infelizmente, quem tem dinheiro também acabará por sucumbir.
Hoje a destruição da actividade económica na Europa é impressionante e deixa-me a pensar...
Não é só ter-se deixado a indústria toda deslocalizar-se. Hoje quando vi a Merkel mandar fechar 7 centrais sem mais nem menos, sem indicar uma política energética alternativa e sabendo eu que sem energia não há crescimento económico, nem emprego, deixou-me cilindrado! uau!
Estamos numa nova era pós-indústrial, andamos completamente à deriva, a viver de empréstimos, com um desemprego avassalador e quase sem capacidade de criar riqueza e a ideia que ocorre a Merkel é criar mais um entrave ao crescimento.
Assim iremos inevitavelmente para uma recessão e depois a convulsão social destruirá tudo!

Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por greeneon » 16/3/2011 0:17

Mares..terrenos,quintas,hoteis,e claro tecido empresarial.

por Mares » 16/3/2011 0:02

greeneon Escreveu:Hoje um cliente meu internacional disse.." voces nem a ver o que se passou na grecia e irlanda se entendem.."
Sabem quem vai pagar esta crise va ou não para la o messias dos passos de coelho..somos todos..mas alguns de nos deslocalizam as sedes das empresas para o luxemburgo...e passamos a ter carros de alta cilidrada com matricula espanhola..apenas pagando ca a gasolina.

Agora os funcionarios publicos e demais que vivem do estado esses vão sofrer.Quem continua a ter dinheiro ainda se vai rir deste ping ping de acusações...ah e quem tem dinheiro acabara por ir comprar os aneis dos pobres de espirito.Mas claro que os ricos devem acabar..e com ajuda da geração a rasca criamos uma sociedade de kibuts.

Nos últimos 6 meses apareçeram 4 novos apartamentos para vender.... E tudo continua para vender...

por caracinha » 16/3/2011 0:01

amanha e dia de ir as compras

Registado: 23/6/2009 21:43

por greeneon » 15/3/2011 23:38

Hoje um cliente meu internacional disse.." voces nem a ver o que se passou na grecia e irlanda se entendem.."
Sabem quem vai pagar esta crise va ou não para la o messias dos passos de coelho..somos todos..mas alguns de nos deslocalizam as sedes das empresas para o luxemburgo...e passamos a ter carros de alta cilidrada com matricula espanhola..apenas pagando ca a gasolina.

Agora os funcionarios publicos e demais que vivem do estado esses vão sofrer.Quem continua a ter dinheiro ainda se vai rir deste ping ping de acusações...ah e quem tem dinheiro acabara por ir comprar os aneis dos pobres de espirito.

Mas claro que os ricos devem acabar..e com ajuda da geração a rasca criamos uma sociedade de kibuts.

por Pata-Hari » 15/3/2011 23:33

Exacto, era o que era expectável depois do downgrade da parpublica, refer e metro.

S_Sniper, não é bem assim. Alguns gestores de alguns fundos são obrigados a vender para manter as características de prospecto do que gerem. Infelizmente, num mercado ilíquido, isto dói. Bué.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Mares » 15/3/2011 23:26

A caminho de "junk"...

por Sr_SNiper » 15/3/2011 23:24

Já ninguem liga a isto...
Amanhã até sobe o PSI 20...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

Moody’s Downgrades Portugal to A3 From A1, Negative Outlook

por PequenoInvest » 15/3/2011 23:22

Era uma questão de tempo...

Registado: 24/7/2009 12:13

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Garfield, icemetal, lito, malakas, MR32, OCTAMA, peterteam2 e 190 visitantes