Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ginásios - IVA de 21% para 5%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 15/7/2011 19:52

Aumento do IVA põe 20% dos ginásios em risco de fechar este ano
Económico
14/07/11 17:47

Mais de 20% dos ginásios portugueses podem encerrar ainda este ano devido ao aumento do IVA no sector, revela um estudo da AGAP.

De acordo com o documento, sustenta a Associação Nacional de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), "o mercado do Fitness está em quebra desde o início de 2010, mas acentuou-se em Outubro do ano passado com a perda de 10% de redução de sócios".

Num inquérito realizado em Junho junto das unidades do sector, "uma grande cadeia nacional registou quebras de 18 por cento na facturação e de 10 por cento em clientes no espaço de um ano".

"No mesmo período, um operador de um clube de Lisboa perdeu 22% dos elementos e mais de 30% da facturação, ao mesmo tempo que uma cadeia de média dimensão reduziu as vendas em 50 por cento e duas grandes cadeias fecharam em conjunto 10 espaços", informa a AGAP em comunicado.

Segundo a AGAP, é preciso "travar esta queda abrupta", sendo "urgente" analisar detalhadamente o impacto económico do diploma que aumenta a taxa de IVA de seis para 23 por cento no sector.

O estudo refere ainda que, dada a conjuntura económica actual, os ginásios não têm margem para reflectir os aumentos do IVA nos clientes.

"Existe o risco evidente para 200 a 300 clubes em Portugal encerrarem este ano", conclui-se.

A parte que assinalei a bold mostra bem como a lógica do IVA não funciona em Portugal.

Os preços deveriam ser sempre na base do xis + IVA (em que xis se mantinha mesmo que a taxa variasse) mas em vez disso temos o xis IVA incluído.

Registado: 5/11/2002 12:21

por habanero04 » 16/3/2011 10:45

Mas ontem não foi dia 1 de Abril... :lol:

Registado: 8/11/2007 17:14

por Bakano » 16/3/2011 10:29

Já agora, em vez de reduzir de 23% para 6%, perdendo os cofres do Estado 17%, porque não isentar de IVA?

Quem pode prescindir de 17%, também pode prescindir de mais 6%. :x

Pouca diferença faz

Registado: 29/11/2007 2:11

IVA fica a 6% para salvar a Ryder Cup

por dfviegas » 16/3/2011 9:57

IVA fica a 6% para salvar a Ryder Cup
R.C.

A candidatura de Portugal à Ryder Cup de 2018 sairá claramente prejudicada se o Governo reiterar em tributar os campos de golfe à nova taxa de 23%, em vez dos 6% até aqui praticados. Eis a consequência desportiva, mas há também a turística: o país perderá competitividade como grande destino internacional da modalidade, que gera 500 milhões de euros. "Seria um péssimo sinal para a Ryder Cup Europe [organismo a quem cabe a decisão sobre a nação anfitriã da Ryder Cup]. Estaríamos a dizer que vai passar a ser mais caro jogar golfe em Portugal", considera o presidente da Federação Portuguesa de Golfe, Manuel Agrellos. Portugal concorre com a Alemanha, França, Holanda e Espanha, e a decisão será anunciada a 17 de Maio.

Diogo Gaspar Ferreira, presidente do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), diz que a questão do IVA é uma matéria que pode ser entendida como desportiva, mas que em Portugal é sobretudo turística, ou seja, de exportação. E traça um quadro negro para o IVA a 23%: "Os turistas deixariam de vir jogar golfe para o Algarve e este transformar-se-ia numa Croácia, Sardenha ou ilhas gregas, com períodos balneares de quatro meses."

Perante a onda de choque que percorreu o país, indignado pelo tratamento privilegiado ao golfe, tanto Agrellos como Gaspar Ferreira fizeram questão de frisar que a eventual decisão não afectará os praticantes portugueses, pois a maioria destes não paga green fees, antes quotas ou anuidades aos clubes de que fazem parte. São cerca de 350 mil os turistas que visitam anualmente Portugal para jogar golfe.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Bakano » 15/3/2011 23:40

aaugustobb Escreveu:O IVA nos ginásios deveria ir para os 50%...o pessoal que quisesse fazer exercicio puderia fazer de várias formas:

- queria ir às compras ia a pé

- queria ir ao cinema ia a pé

- queria ir trabalhar ia de bicicleta

- queria fazer flexões, praticava mais sexo

- queria fazer abdominais, ia para os jardins apanhar presentes dos cães

Vantagens:

- as pessoas ficavam com mais dinheiro disponivel para outras coisas...e não deixavam de fazer exercicio

- as pessoas poupavam mais dinheiro em combustivel

- poupavam em desgaste dos veiculos

- diminuiam a poluição

- as mulheres andavam mais felizes

- os jardins ficavam mais limpos

- o estado poupava em funcionários para limpar os jardins

- aumentava a produção de sapatos...criava-se mais empregos

8-) 8-)

De facto existe muita forma de perder calorias.

Fica aqui um link com o gasto de calorias em muita actividade que não necessita de gastar dinheiro :mrgreen:

http://perder-peso-sempre.blogspot.com/ ... as-em.html

Registado: 29/11/2007 2:11

por The Mechanic » 15/3/2011 23:13

" Não desconfies da incompetencia humana. Ela não tem limites . " - The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Azul10 » 15/3/2011 22:46

Acho que não deve ter sido uma falha, seria demasiado mau para ser verdade, se calhar foi alguém que decidiu ser engraçado :lol:

Registado: 4/10/2010 11:29

por tonirai » 15/3/2011 22:29

Azul10 Escreveu:Eu também vi isso em directo, o que me ri :lol:

Bem, eu por acaso na hora escapou-me... mas é uma falha surreal... quanto a mim, daquelas de fazer rolar cabeças! :lol:

Registado: 19/4/2007 18:26

por Azul10 » 15/3/2011 22:08

Eu também vi isso em directo, o que me ri :lol:

por AC Investor Blog » 15/3/2011 20:48

Tratando-se da hora de almoço, alguém bebeu demais.... Incrivel numa televisão vista por milhares de pessoas.
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por The Mechanic » 15/3/2011 20:41

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por carf2007 » 15/3/2011 20:01

Eu vi em directo e fartei-me de rir :mrgreen:
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por moppie85 » 15/3/2011 19:32

Registado: 15/4/2008 14:12

por Azul10 » 15/3/2011 19:08

Podia, se tivesse receita médica para a despesa, coisa que não tenho pois o médico diz-me que a recuperação já está feita.
Embora eu lhe explique que se não fizer esse reforço muscular, que iniciei depois da operação por ordem dele durante 3 meses, perco muita massa muscular e volto a ter dores de joelho ele diz que isso é impressão minha.

por pocoyo » 15/3/2011 18:51

Azul10 Escreveu:Não se esqueçam que quem frequenta os ginásios não é exclusivamente por questões de beleza ou para manter a forma. Há muita gente, e eu faço parte deste lote, que o faz por questões de saúde.

Depois de uma operação num joelho tenho que fazer reforço muscular pelo menos 2 vezes por semana para não ficar com os músculos atroficados e novamente com dores no joelho.

O estado nesse caso permite que deduzas essa despesa no IRS (30% sobre a base + o iva).

Ainda queres o IVA mais baixo?
Logo mais queres que te arranje uma massagista (grátis). :mrgreen:

Registado: 15/1/2010 15:30

por Lion_Heart » 15/3/2011 18:44

Sabem porque o IVA desce no Golf? Porque a pessoa mais influente deste País (o verdadeiro PM) tem fortes investimentos nesse sector.

Essa é que é a verdade!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Azul10 » 15/3/2011 17:34

Não se esqueçam que quem frequenta os ginásios não é exclusivamente por questões de beleza ou para manter a forma. Há muita gente, e eu faço parte deste lote, que o faz por questões de saúde.

Depois de uma operação num joelho tenho que fazer reforço muscular pelo menos 2 vezes por semana para não ficar com os músculos atroficados e novamente com dores no joelho.

Quais são as alternativas?
É que ou pago o aumento de 35 para 40€ de mensalidade e faço os 4km de casa ao ginásio ou então pago 20€ a sessão num fisioterapeuta para fazer um trabalho semelhante (embora mais profissional) e que me fica a 15Km de casa.

Comprar os aparelhos para casa também não é solução pois precisava de comprar 3 máquinas de musculação fixas que são bastante grandes mais um tapete e uma bicicleta, não tenho espaço em casa para isso mas mesmo que tivesse o investimento inicial seria muito elevado.

Compreendo a passagem do IVA para a taxa agravada mas no meu caso e no caso de outras pessoas que estão na minha situação é frustrante, se a mensalidade anterior já pesava agora pesa um pouco mais, felizmente tenho possibilidades para continuar a frequentar o ginásio sem problemas de maior caso contrário teria um grande problema para resolver.

por aaugustobb_69 » 15/3/2011 17:10

FilRib Escreveu:
aaugustobb Escreveu:O IVA nos ginásios deveria ir para os 50%...o pessoal que quisesse fazer exercicio puderia fazer de várias formas:

Vantagens:

- as pessoas ficavam com mais dinheiro disponivel para outras coisas...e não deixavam de fazer exercicio

- diminuiam a poluição

8-) 8-)

Quem te ouvir falar parece que as mulheres andam pouco felizes por falta de sexo! Elas que estão sempre a queixar que os homens querem sexo a mais!

Os homens que querem sexo a mais...se calhar não são os de casa... :mrgreen: :wink:

Registado: 29/11/2007 1:39

por Vanek » 15/3/2011 17:06

Não vao ao ginasio... depois não aguentam a procura :lol:

Registado: 28/4/2010 9:02

por habanero04 » 15/3/2011 17:06

Vantagens:

- diminuiam a poluição

8-) 8-)

Mas rebentavas com:
-o negócio dos ginásios e de todos os seus fornecedores;
-os impostos que o Estado embolsa por essa via;
-o emprego dos funcionários desse ramo.

Registado: 8/11/2007 17:14

por FilRib » 15/3/2011 17:05

Krupper Escreveu:
FilRib Escreveu:Quem te ouvir falar parece que as mulheres andam pouco felizes por falta de sexo! Elas que estão sempre a queixar que os homens querem sexo a mais!

Andas envolvido com as mulheres erradas... :twisted:

Então, estou a ver que são os homens a falhar... e o augustbb tem razão.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Krupper » 15/3/2011 17:00

FilRib Escreveu:Quem te ouvir falar parece que as mulheres andam pouco felizes por falta de sexo! Elas que estão sempre a queixar que os homens querem sexo a mais!

Andas envolvido com as mulheres erradas... :twisted:

Registado: 30/9/2010 13:54

por FilRib » 15/3/2011 16:59

Vantagens:

- diminuiam a poluição

8-) 8-)

Quem te ouvir falar parece que as mulheres andam pouco felizes por falta de sexo! Elas que estão sempre a queixar que os homens querem sexo a mais!

Registado: 4/8/2010 10:09

por aaugustobb_69 » 15/3/2011 16:52

O IVA nos ginásios deveria ir para os 50%...o pessoal que quisesse fazer exercicio puderia fazer de várias formas:

Vantagens:

- diminuiam a poluição

8-) 8-)

Registado: 29/11/2007 1:39

por TheTraveler » 15/3/2011 16:41

Continuo sem entender essa baixa de IVA para o Golfe e essa pseudo-preocupação com o turismo. Aumentaram tudo o que é imposto e as despesas dos hoteleiros aumentaram bastante nos últimos anos, e agora de repente passaram a estar preocupados, mas só num pequeno nicho de mercado. Se realmente estivessem preocupados baixavam também as tarifas de IVA de outros serviços turísticos e que nos rendem muito mais.

Cá em baixo temos visto nas últimas semanas a entrada de milhares de turistas Espanhóis para cá passarem uns diazinhos e ao fim de semana muito que só vêem cá por umas horas. Assim que começarem as portagens naquela via que da fronteira até Albufeira NÃO É SCUT, a entrada de Espanhós vai levar um corte brutal, vão preferir ir para alternativas que têm no próprio país e onde não pagam portagem. Mas para este governozito de terceira parece que se tratam dos males do turismo só com o golfe.
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], macau5m, trilhos2006 e 212 visitantes