Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ginásios - IVA de 21% para 5%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por habanero04 » 15/3/2011 16:23

O problema é que os estrangeiros deixam de nos chamar "Portugueses" e passam a chamar-nos " Vara" .


Eh lááá! Vara é que não. E muito menos Armando... :mrgreen:

Eu ainda gostava era que, no caso do IVA descer efectivamente, fizessem um estudo para ver se os preços baixavam efectivamente! Não me esqueço que quando o IVA dos ginásios desceu de 21 para 5%, praticamente nenhum ginásio desceu o preço da mensalidade, ou nos casos em que desceram, desceram menos do que a diferença de IVA!

Se bem conheço os Portugueses, isto mais não é do que uma maneira de haver mais lucros no negócio do golf!


Ah pois é! :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1264
Registado: 8/11/2007 17:14
Localização: Lisboa

por The Mechanic » 15/3/2011 16:09

Bakano
Se calhar o problema está na má gestão de quem gere estes espaços em Portugal, e afinal nada tenha a ver com o IVA.
Digo eu...


Pois , há por ai muita má gestão, há .E a politica do Turismo ( e falo em termos empresariais )tambem não é a melhor .Mas isso, é outra história dentro da história , porque má gestão e más politicas de gestão , há em todo o lado e todos os sectores .

Tio Patinhas ,
Uma coisa é falar no Golfe , outra é falar em lacticinios. O que se aplica a um , não se aplica a outro ( mesmo em termos de fiscalidade ). São coisas muito diferentes .Não podemos generalizar tudo e aplicar uma coisa a todas ass outras que nãda tem a ver com ela.
Quanto à água , é verdade, é uma enormidade e não é por acaso que, em anos de seca , os campos de Gole são logo dos que levam "indicações " de corte, no que toca a não "desperdiçar" água.
Mas à parte isso, o nosso pais tem muita água e a agua que os campos consomem...pagam-na . Como qualquer um de nós.

FilRib

Abatem-se sobreiros e florestas para os campos de golf.

Vamos tornar Portugal num parque de diversões, e uma espécie de hotel gigante para os estrangeiros virem usufruir do que nós não podemos nem sabemos....


Por essa ordem de idéias... vamos antes acabar com esses campos de Golfe e vamos fazer de Portugal um gigante campo de sobreiros e florestas , para os estrangeiros não virem para cá e só nós usufruirmos do que podemos e sabemos .Depois passamos todos a comer só bolota. O problema é que os estrangeiros deixam de nos chamar "Portugueses" e passam a chamar-nos " Vara" .

( aliás... nós já somos PIIGS...nem precisamos generalizar o Sobreiro )

Não são 30 ou 40 campos de Golf que acabam com as florestas e sobreiros . O que acaba com elas são o abandono e os incendios .


Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

por Krupper » 15/3/2011 16:08

Eu ainda gostava era que, no caso do IVA descer efectivamente, fizessem um estudo para ver se os preços baixavam efectivamente! Não me esqueço que quando o IVA dos ginásios desceu de 21 para 5%, praticamente nenhum ginásio desceu o preço da mensalidade, ou nos casos em que desceram, desceram menos do que a diferença de IVA!

Se bem conheço os Portugueses, isto mais não é do que uma maneira de haver mais lucros no negócio do golf!
 
Mensagens: 705
Registado: 30/9/2010 13:54

por Vanek » 15/3/2011 16:03

Ginasio e piscinas menos má forma, menos gastos em saude a longo prazo e não se esqueçam que muita gente vai ao ginasio por uma questão de saude, reforçar os musculos das costas por ex.
Gostava de ver pessoas a fazer exercico em Lisboa como aqui sugerido. Só se for flexões em xixi e cocos de cão.
Golfe? Há pois... é o turismo. O vinho a 12%, mais turismo. Já agora que tal baixar o iva dos materiais contra incendio... fogo nas serras e campos de Portugal tb não faz bem ao turismo. Ardeu a tua casa ou carro, não faz mal não és turista. Os teus filhos morreram num incêndio... ah pois tb não são turistas... mas a maddie era, pois.
Como são os "gordos" que jogam golfe... muda-se o iva sem problemas.

Se querem reduzir o deficit ir pela receita nao é solução, que tal cortar no excesso de sindicalistas pagos na função publica pelo estado... que tal acabar com os ajustes directos nas compras.
 
Mensagens: 125
Registado: 28/4/2010 9:02
Localização: 16

por FilRib » 15/3/2011 15:49

tiopatinhas Escreveu:Como se deve baixar IVA nos desportos se se quer aumentar no leite e produtos básicos :?:
Que confusão vai nestas cabecinhas :roll: :!: No minimo é ultrajante o que se pretende fazer :!: Já viram a água que se gasta no golfe?


Abatem-se sobreiros e florestas para os campos de golf.

Vamos tornar Portugal num parque de diversões, e uma espécie de hotel gigante para os estrangeiros virem usufruir do que nós não podemos nem sabemos....
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por tiopatinhas » 15/3/2011 15:43

Como se deve baixar IVA nos desportos se se quer aumentar no leite e produtos básicos :?:
Que confusão vai nestas cabecinhas :roll: :!: No minimo é ultrajante o que se pretende fazer :!: Já viram a água que se gasta no golfe?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por FilRib » 15/3/2011 15:38

Eu estava a ser um pouco brincalhão com a ideia dos custos a pesar num turista que joga golf de vez em quando, não falava dos maniacos do golf...
Só gostava de perceber porque se há-de baixar o IVA no golf e não nos ginásios? A receita para o estado de certeza que sofreu um corte devido às quebras de 14% no sector... o comércio não saiu prejudicado?
Alguns argumentos para aplicar excepções são sempre muitos discutíves....
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por Bakano » 15/3/2011 15:27

Eu só gostava de colocar uma questão simples.
Qual o motivo pelo qual não conseguimos ter um preço competitivo com outros países? O IVA sobre o golfe cá é superior ao IVA aplicado nos locais que referem?

A mão de obra cá é mais cara que nesses locais?
Sim, mão de obra parece-me ser uma componente muito determinante na manutenção de um campo de golf...
Afinal porque não podemos fazer preços concorrenciais?

Talvez o facto seja que em Portugal para se consiiderar um bom negócio, queremos sempre lucros maiores que os "outros".

Se calhar o problema está na má gestão de quem gere estes espaços em Portugal, e afinal nada tenha a ver com o IVA.
Digo eu... :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 279
Registado: 29/11/2007 2:11
Localização: Corroios

por Automech » 15/3/2011 15:03

The Mechanic Escreveu:Já que o Auto-Mech me pediu opinião :


É sempre interessante ter a visão do sector turístico num tema destes. Obrigado Mec.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por The Mechanic » 15/3/2011 14:48

Já que o Auto-Mech me pediu opinião :

Antes de mais, não há que estar a comparar Golf com Ginásios . A tendencia de colocar as coisas em " o Golf é para ricos e não aumentam o IVA e o Ginásio é para os pobres e aumentam" ,não se deve aplicar aqui .

Quem quer realmente fazer desporto, não precisa de ir ao Ginásio . Vá fazer jogging na rua, andar de bicicleta ,etc. Se vái ao ginásio, não é tão pobre assim .

Já o golf, é um desporto mais elitista, é verdade . Tem de se comprar roupa adequada, sapatos com spikes , um set de tacos custa um bom dinheiro e acima de tudo, o gree fee é para quem tem dinheiro . Cada green fee ( pra quem não sabe , é um "bilhete" para poder ir fazer um jogo de 9 ou 18 buracos ) anda entre 50 a 200 Euros, consoante o campo e a epoca .

Por esta ordem de ideias, não deveria haver uma diferenciação de iva quando aplicada aos dois "desportos" .

O Lobby do Turismo tem tentado levar a agua ao seu moinho , por causa da concorrencia dos paises mediterranicos , Espanha e até os paradisiacos e tentado melhorar as coisas em termos de impostos em hotelaria, restauração e afins, como o Golf .

O Golf é um nicho de mercado que atrai muitos estrangeiros , principalmente na epoca baixa, quando os campos Europeus estão debaixo de neve ou com más condições . E o jogador de golf é um maniaco ! Eles vêm para cá uma semana e jogam os 7 dias , até duas vezes se for possivel ( para isso tem de ter uma saida logo pelas 07h - 8h da manhã , uma vez que o jogo demora umas 4h e outra à tarde , ao inico ...mas em geral até é só um jogo ) . Levam as mulheres e amigos , bebem e comem bem , tem poder de compra , gastam, pagam . E em época baixa, é isso que se quer .

Só nessa optica posso entender essa baixa de IVA . Se em Espanha , o greenfee for 100 e aqui for 123 ... uma semana, são ( 7 x 23 )161 Euros e se forem duas pessoas a jogar , são 320 ... então , eles pegam e vão para Espanha ! Porque se estão bem a lixar para o Sol e a cultura, a gastronomia e a simpatia das pessoas não lhes interessam . Os gajos só vêem golf à frente dos olhos.

E ao estado convem mais ter 10,000 jogadores Ingleses e Alemães a jogar 7 vezes por semana a 6% , do que 1,000 Portugueses a jogar 1 por semana a 23% .
Interessa em termos de impostos e em termos de divisas que entram atravez das dormidas e restauração e tudo o resto .

Por isso, a alteração não deve ser vista como mais uma benesse aos ricos ( que a é, claramente )em detrimento dos pobres , coitadinhos que não tem a mesma sorte no seu ginásio ( embora possam ter a sua razão em que não deveria haver diferenciação ), mas antes uma tentativa de manter a competitividade num sector , numa altura do ano , em que pode ser muito importante para a nossa Industria Hoteleira .


Aliás, se houvesses esta sensibilidade em relação a muitos outros sectores da industria ( textil, calçado, etc. ) , talvez muitas empresas fossem mais competitivas ( não todas, mas algumas seriam certamente ) e talvez algumas delas não tivessem fechado .

Talvez.



Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4564
Registado: 16/12/2004 15:48
Localização: Sintra

Pois

por dfviegas » 15/3/2011 14:34

AutoMech Escreveu:Mas Viegas, se é 3 vezes mais caro então também não é o IVA que vai resolver :wink:


Verdade :oops:
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por Automech » 15/3/2011 14:09

Mas Viegas, se é 3 vezes mais caro então também não é o IVA que vai resolver :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

Re: 6%

por dfviegas » 15/3/2011 14:06

Lion_Heart Escreveu:
AutoMech Escreveu:[
Não é pelo preço que vais la, porque vais ter sempre alguém com preços mais baratos.

O cliente do golfe sinceramente na sua maioria esta-se a marimbar para uma diferença de preços de iva (isso gastam eles em gorjas). Ele quer é qualidade de serviços.


Isso tambem é verdade, mas por exemplo estive o ano passado em Junho em Antalya, Tempo sempre excelente no hotel club voyage procura na net para veres o que eu falo e depois compara a oferta portuguesa, provavelmente só encontraras em vale do lobo ou coisa que o valha 3 vezes mais caro.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por FilRib » 15/3/2011 13:48

Pois, é pelo Turismo.
Já estou a imaginar os turistas a fazerem as contas ao alojamento e comidas, viagens e ao golf. "É pá, o golf em Portugal subiu 10 €!"; "Esquece Portugal, vamos para a Turquia!"

Não nos podemos esquecer que o ginásio é de facto pratica de desporto, e o golf tem muito pouco de suor e é totalmente elitista!

Haja bom senso!
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

Re: 6%

por Lion_Heart » 15/3/2011 13:23

AutoMech Escreveu:
dfviegas Escreveu:A questão é que deveriam ser ambos a 6%, o nosso golfe trás turismo, trás ingleses com papel para gastarem. Se os preços continuarem altos eles vão para outros lados mais baratos como a Turquia que está a tornar-se num locail muito bom para a práctica do golfe.


dfviegas, a minha opinião é a de que o segmento do golfe se combate mais pelas condições climatéricas, hotéis de qualidade, programas alternativos, segurança, etc. e não tanto pelo preço, mas admito que possas ter razão.

Era interessante ouvir a opinião do Mechanic sobre isto.


Não é pelo preço que vais la, porque vais ter sempre alguém com preços mais baratos.


Ainda a semana passada um amigo meu aqui do norte se queixava de que uma ida e volta ao algarve no seu carro lhe custava a volta de 300 a 400 eur.


Eu respondi, es nabo, vais de avião ou vais para palma que pagas menos que isso por uma semana de férias.

e ele disse: opa mas eu gosto do algarve e de ter o meu conforto (poder se deslocar a vontade).


O cliente do golfe sinceramente na sua maioria esta-se a marimbar para uma diferença de preços de iva (isso gastam eles em gorjas). Ele quer é qualidade de serviços.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

Re: 6%

por Automech » 15/3/2011 13:17

dfviegas Escreveu:A questão é que deveriam ser ambos a 6%, o nosso golfe trás turismo, trás ingleses com papel para gastarem. Se os preços continuarem altos eles vão para outros lados mais baratos como a Turquia que está a tornar-se num locail muito bom para a práctica do golfe.


dfviegas, a minha opinião é a de que o segmento do golfe se combate mais pelas condições climatéricas, hotéis de qualidade, programas alternativos, segurança, etc. e não tanto pelo preço, mas admito que possas ter razão.

Era interessante ouvir a opinião do Mechanic sobre isto.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9360
Registado: 4/6/2010 12:12
Localização: 16

por Lion_Heart » 15/3/2011 13:14

O golf (dos desportos mais caros que existem) precisa mesmo de uma descida de IVA , porque um cliente nao pode pagar por ex. 123 , mas pode pagar 106!

Não me façam rir.

Dou sempre o exemplo do papel higienico que tem um iva de 23% :shock:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7051
Registado: 6/11/2002 22:32
Localização: Toquio

6%

por dfviegas » 15/3/2011 12:54

A questão é que deveriam ser ambos a 6%, o nosso golfe trás turismo, trás ingleses com papel para gastarem. Se os preços continuarem altos eles vão para outros lados mais baratos como a Turquia que está a tornar-se num locail muito bom para a práctica do golfe.

A mentalidade tambem não pode ser se eu não tenho aquele tambem não pode ter.

A mentalidade tem de ser se eles tem direito nós tambem temos de ter o mesmo direito.

Escandaliza-me muito mais a noticia que ouvi hoje na sicnoticias, que os iates de luxo e embarcações de recreio pagam 0,80 centimos no gasóleo.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por vasco » 15/3/2011 11:58

FilRib Escreveu:Os ginásios pagam 23%, mas o golfe paga 6% !?!

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=473027


Desporto ao ar livre é mais saudável... :mrgreen:

É, no mínimo, uma afronta.
 
Mensagens: 339
Registado: 8/11/2002 17:27
Localização: 14

por FilRib » 15/3/2011 11:54

Os ginásios pagam 23%, mas o golfe paga 6% !?!

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=473027
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por FilRib » 15/2/2011 11:34

Elias Escreveu:Fisco impõe taxa máxima de IVA a todas as actividades dos ginásios
15 Fevereiro 2011 | 00:01
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt

Director-geral dos Impostos revoga entendimento anterior das Finanças segundo o qual a a mera utilização das instalações dos ginásios poderia manter-se na taxa reduzida de imposto.

Todas as actividades dos ginásios, seja com acompanhamento de professores, seja a prática solitária de actividade física, terão de ser taxadas a 23% de IVA, sem que exista qualquer excepção à taxa máxima do imposto.

A decisão foi esta semana transmitida aos serviços, num despacho assinado pelo director-geral dos impostos, José Azevedo Pereira. No documento, a que o Negócios teve acesso, revoga-se um anterior entendimento do Fisco segundo o qual as actividades desportivas não acompanhadas mas de utilização das instalações poderiam beneficiar da taxa reduzida do imposto.


Não concordo. O ginásio que frequento já perdeu imensos clientes. É aquela última ajuda à desmotivação....
 
Mensagens: 787
Registado: 4/8/2010 10:09
Localização: 13

por Elias » 15/2/2011 1:54

Fisco impõe taxa máxima de IVA a todas as actividades dos ginásios
15 Fevereiro 2011 | 00:01
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt

Director-geral dos Impostos revoga entendimento anterior das Finanças segundo o qual a a mera utilização das instalações dos ginásios poderia manter-se na taxa reduzida de imposto.

Todas as actividades dos ginásios, seja com acompanhamento de professores, seja a prática solitária de actividade física, terão de ser taxadas a 23% de IVA, sem que exista qualquer excepção à taxa máxima do imposto.

A decisão foi esta semana transmitida aos serviços, num despacho assinado pelo director-geral dos impostos, José Azevedo Pereira. No documento, a que o Negócios teve acesso, revoga-se um anterior entendimento do Fisco segundo o qual as actividades desportivas não acompanhadas mas de utilização das instalações poderiam beneficiar da taxa reduzida do imposto.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Dukco » 2/11/2010 20:14

Isto é muito fácil de compeender: O Sr. Dr. Engenheiro quer que os portugueses façam desporto para ficarem com menos barriguinha; assim podem apertar cada vez mais o cinto! :lol:
 
Mensagens: 55
Registado: 22/3/2009 21:48
Localização: 12

Re: 5% ou 6%

por Viandeiro » 2/11/2010 19:50

canguru Escreveu:
Viandeiro Escreveu:P.S. Claro que em muitas associações (normalmente consideradas de utilidade pública ou similares) não se paga IVA em nenhuma actividade (desportiva ou recreativa), mas isso é só mais uma distorção do nosso sistema fiscal.


Viandeiro é como tu dizes, tens inúmeras associações de utilidade pública, colectividades etc... (onde não pagas IVA) que por esse país fora fazem mais pelo desporto que qualquer ginásio da moda: incentivam os putos, muitas vezes a troco de pouco ou nada, à prática de atletismo, futebol, futsal, volei, andebol, hóquei, remo, whatever, muitas vezes até com material e carrinha para os putos.


Correcto. Mas faz sentido matar a concorrência (6% de diferença é pouco, mas 23% faz mossa) só porque se tem um estatuto de utilidade pública, que só raras vezes está associado ao desporto?

V.
 
Mensagens: 53
Registado: 11/2/2009 13:10
Localização: 16

Re: 5% ou 6%

por canguru » 2/11/2010 19:19

Viandeiro Escreveu:P.S. Claro que em muitas associações (normalmente consideradas de utilidade pública ou similares) não se paga IVA em nenhuma actividade (desportiva ou recreativa), mas isso é só mais uma distorção do nosso sistema fiscal.


Viandeiro é como tu dizes, tens inúmeras associações de utilidade pública, colectividades etc... (onde não pagas IVA) que por esse país fora fazem mais pelo desporto que qualquer ginásio da moda: incentivam os putos, muitas vezes a troco de pouco ou nada, à prática de atletismo, futebol, futsal, volei, andebol, hóquei, remo, whatever, muitas vezes até com material e carrinha para os putos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], macau5m, rg7803, trilhos2006 e 116 visitantes