Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Paralisação dos camionistas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tncm » 15/3/2011 13:03

Elias, se a Galp pode fazer descontos até 16cts o litro, então penso que o preços dos combustíveis podiam estar 16cts mais baratos em relação ao preço actual... pois não acredito que mesmo vendendo com a promoção de -16cts/litro, eles não tenham lucro.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por MarcoAntonio » 15/3/2011 1:09

A-330 Escreveu:O que eu não entendo é:

Como é que a Espanha que está aqui ao lado pode vender combustível mais barato que nós?

A explicação porque não entendes é simples: nunca tentaste entender.

A diferença deve-se a impostos: os preços antes de impostos são identicos em Portugal e Espanha, as diferenças são mínimas (na ordem de 1 ou 2 centimos) e por vezes o valor médio até está mais baixo em Portugal.

A-330 Escreveu:Por que é que alguns postos podem vender combustível mais barato que outros?

Da mesma forma que o Continente vende exactamente os mesmos produtos a diferentes preços em diferentes locais!

A-330 Escreveu:Se todos abastecessem só em postos low cost em vez de acharem que ganham alguma coisa com os pontos da GALP,de certeza que teríamos mais postos low cost e combustível mais barato.

Se estiveres em condições de aproveitar as promoções disponíveis na BP e na GALP, os preços acabam por ser muito semelhantes (e às vezes até mais baixo) do que as lowcost.

Esta questão tem mais que ver com a forma como as marcas decidiram atacar o mercado do que com outra coisa.

Por sinal, em Portugal, as grandes superfícies utilizem uma estratégia semelhante e de resto algumas até fizeram parcerias com gasolineiras de tanto que a estratégia é semelhante!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 14/3/2011 22:47

A-330,

Eu já te dirigi um post esta manhã ao qual não respondeste e por isso copio novamente o que então escrevi:

A-330 Escreveu:Se há postos que podem vender mais barato(supermercados) , porque não podem todos vender mais barato?

A-330, és contra o lucro das empresas?
Ou és apenas contra o lucro das gasolineiras?

A-330 Escreveu:Se Espanha que está aqui ao lado pode vendê-lo mais barato , por que não Portugal?

Suponho que tens consciência que a diferença de preço entre Portugal e Espanha se deve exclusivamente a impostos... ou não sabias isso?

A-330 Escreveu:O que me espanta é que ainda haja gente que abasteça em postos normais , como galp , repsol,etc.

Eu abasteço sempre nos low-cost porque poupo, mas principalmente como forma de protesto contra o sistema.

Qual sistema?

A-330 Escreveu:Se as pessoas abstecessem todas nos low cost , iam ver como o combustível não baixava.

Os combustíveis é um exemplo de que as pessoas também tomam na cabeça em parte porque são estúpidas.

Desculpa lá mas estás a falar à toa.

Eu não costumo abastecer nas low cost porque considero que não tenho vantagem em fazê-lo. Não aceito que tu ou qualquer outra pessoa faça juízos de valor sobre as minhas opções de compra (tal como eu não faço sobre as tuas).

Registado: 5/11/2002 12:21

por A330-300 » 14/3/2011 22:41

Elias Escreveu:
tncm Escreveu:Elias, por este andar o "mercado" em Portugal vai acabar mal... e se assim é podiam aumentar 5 ou mais cêntimos em vez de 1... vai ver que tiveram peninha...

Tamos mesmo à rasca, e porreiros pá! :shock:

Bem, então diz-me lá: em tua opinião qual devia ser o preço dos combustíveis?

Sem querer intrometer-me mas já a intrometer-me não entro na discussão de quanto deveria ou não ter aumentado o combustível.

O que eu não entendo é:

Como é que a Espanha que está aqui ao lado pode vender combustível mais barato que nós?

Por que é que alguns postos podem vender combustível mais barato que outros?

E por fim,sendo esta a nossa realidade acho que o normal cidadão também tem muita culpa nisto. Se todos abastecessem só em postos low cost em vez de acharem que ganham alguma coisa com os pontos da GALP,de certeza que teríamos mais postos low cost e combustível mais barato.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por Lion_Heart » 14/3/2011 20:49

Ultimas de Espanha :

Petrol - 1.29 low cost - 1.33 Marca
Diesel - 1.26 low cost - 1.30 Marca
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 14/3/2011 20:29

tncm Escreveu:Elias, por este andar o "mercado" em Portugal vai acabar mal... e se assim é podiam aumentar 5 ou mais cêntimos em vez de 1... vai ver que tiveram peninha...

Bem, então diz-me lá: em tua opinião qual devia ser o preço dos combustíveis?

Re: E entretanto, as distribuidoras de combustíveis...

por pedrom » 14/3/2011 20:27

tncm Escreveu:E entretanto nalguns postos de abastecimento os combustíveis subiram um "misterioso" cêntimo esta segunda feira, sem fundamento a não ser aproveitar a alta afluência esperada para facturar uns milhões extra... vergonhoso!

Já estava previsto na sexta feira passada ser +/- este o aumento.

Mas mesmo caro se a paralização continuar é aproveitar e encher amanhã!!!! :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por tncm » 14/3/2011 20:26

Elias, por este andar o "mercado" em Portugal vai acabar mal... e se assim é podiam aumentar 5 ou mais cêntimos em vez de 1... vai ver que tiveram peninha...

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."

por nelsonfilipe » 14/3/2011 20:20

tncm Escreveu:E entretanto nalguns postos de abastecimento os combustíveis subiram um "misterioso" cêntimo esta segunda feira, sem fundamento a não ser aproveitar a alta afluência esperada para facturar uns milhões extra... vergonhoso!

E mái nada. :shock:

Registado: 10/9/2009 15:41

por Elias » 14/3/2011 20:19

Não achas normal que o preço suba quando a procura aumenta?

E entretanto, as distribuidoras de combustíveis...

por tncm » 14/3/2011 20:18

E entretanto nalguns postos de abastecimento os combustíveis subiram um "misterioso" cêntimo esta segunda feira, sem fundamento a não ser aproveitar a alta afluência esperada para facturar uns milhões extra... vergonhoso!

por ffgeconomista » 14/3/2011 20:14

Bom acho que um ordenado para circular em Portugal de 1500€ não é um mau ordenado, quanto aos que se deixam explorar penso que já deves ter ouvido falar de romenos etc.
Não sou patrão mas sou responsavel por contratar por vezes pessoas para varios serviços e quando entrevisto um portugues e lhe ofereço esse salário ele por vezes ainda fica a pensar quando falo com alguem de leste eu antes de falar em renumerações ele já comenta que o ultimo patrão não lhe pagou que isto e aquilo e que por 800 euros era mesmo bom e acabam sempre por dizer eu faço tudo não tem problema.
por fim digo que quando contratamos o ordenado é igual quer para portugues quer para os de leste.

Reparei na forma como entendes-te o meu post mas não era esse o raciocinio.

Registado: 9/3/2011 21:02

por pedrom » 14/3/2011 20:13

AutoMech Escreveu:
Qual é um salário de camionista digno para ti ?

Depende do trabalho que faça.... :wink:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por nelsonfilipe » 14/3/2011 20:11

AutoMech Escreveu:
ffgeconomista Escreveu:Não, mas repara que á empresas que parece que não têm noção dos preços que praticam e só o conseguem pk têm pessoas a trabalhar a receber misérias,

A trabalhar voluntariamente.

ffgeconomista Escreveu:não fazem descontos, e obrigam os funcionarios a trabalhar dia e noite,

Aqui temos dois problemas. Um é a nível de fiscalização e penalização (infelizmente Portugal é um paraíso para os vigaros).

Outro são os funcionários que supostamente, pelas tuas palavras, se deixam explorar. Mas fazem-no voluntariamente.

Nenhuma destas razões justifica aquilo que transparece no teu post que é limitar a criação de empresas, não é ? :wink:

Quando alguém monta uma empresa não se sabe se é um tipo 'bom' ou 'mau'. Como é que tu farias para impedir os 'maus' de abrirem empresas ?

ffgeconomista Escreveu:depois as empresas que pagam todos os impostos a tempo e horas e conseguem oferecer aos seus funcionários salarios dignos, não conseguem concorrer com essas tais empresas tipo familiares.

Os salários dos camionistas que fazem nacional somente, recebem entre 800 euros e 1200/1300 euros. E no internacional recebem desde os 1500 euros até aos 3xxx euros. Tudo valores liquidos.

Registado: 10/9/2009 15:41

por Automech » 14/3/2011 20:03

ffgeconomista Escreveu:Não, mas repara que á empresas que parece que não têm noção dos preços que praticam e só o conseguem pk têm pessoas a trabalhar a receber misérias,

A trabalhar voluntariamente.

ffgeconomista Escreveu:não fazem descontos, e obrigam os funcionarios a trabalhar dia e noite,

Aqui temos dois problemas. Um é a nível de fiscalização e penalização (infelizmente Portugal é um paraíso para os vigaros).

Outro são os funcionários que supostamente, pelas tuas palavras, se deixam explorar. Mas fazem-no voluntariamente.

Nenhuma destas razões justifica aquilo que transparece no teu post que é limitar a criação de empresas, não é ? :wink:

Quando alguém monta uma empresa não se sabe se é um tipo 'bom' ou 'mau'. Como é que tu farias para impedir os 'maus' de abrirem empresas ?

ffgeconomista Escreveu:depois as empresas que pagam todos os impostos a tempo e horas e conseguem oferecer aos seus funcionários salarios dignos, não conseguem concorrer com essas tais empresas tipo familiares.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ffgeconomista » 14/3/2011 19:58

Reparem no seguinte, se vais concorrer a uma obra publica é exegido que apresentes declaração de não divida á segurança social etc etc, pk não fazer o mesmo a todas as empresas de camionagem? se fosse assim acho que o mercado ficava mais justo defendendo na mesma a livre concorrência

por ffgeconomista » 14/3/2011 19:55

AutoMech Escreveu:
ffgeconomista Escreveu: o problema deste e de outros sectores é que toda a gente acha que pode ter uma empresa e depois estraga os preços de mercado esse é o problema.

Então defendes o racionamento de empresas, ou seja restrições à iniciativa privada ? Defendes limitações à concorrência ? Ou defendes preços administrativos em todos os sectores ?

Não, mas repara que á empresas que parece que não têm noção dos preços que praticam e só o conseguem pk têm pessoas a trabalhar a receber misérias, não fazem descontos, e obrigam os funcionarios a trabalhar dia e noite, depois as empresas que pagam todos os impostos a tempo e horas e conseguem oferecer aos seus funcionários salarios dignos, não conseguem concorrer com essas tais empresas tipo familiares.

por MiamiBlue » 14/3/2011 19:42

urukai Escreveu:Alguém sabe se o imposto do Estado no preço é uma taxa indexada ao mesmo ou é um valor fixo (por exemplo por litro)?

Esta é a verdadeira questão.

Sou totalmente contra mais um subsidio, mas se o Estado está a aproveitar o aumento para meter mais ao bolso, é lamentável. A confirmar-se é mais uma vez o Estado a ajudar a dar cabo da economia.

Tenho ideia que é uam taxa indexada, mas não tenho a certeza.

Alguém esclarece?

Registado: 17/10/2010 19:32

por Automech » 14/3/2011 19:37

ffgeconomista Escreveu: o problema deste e de outros sectores é que toda a gente acha que pode ter uma empresa e depois estraga os preços de mercado esse é o problema.

Então defendes o racionamento de empresas, ou seja restrições à iniciativa privada ? Defendes limitações à concorrência ? Ou defendes preços administrativos em todos os sectores ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por e-finance » 14/3/2011 19:35

ffgeconomista Escreveu:Bom se não paralizarem todos a greve não tem o efeito desejado, embora gasoleo mais barato não vai haver, mas falta dizer o seguinte os patrões do internacional sabem que mandam os funcionarios abastecer fora de Portugal é uma regra, o problema deste e de outros sectores é que toda a gente acha que pode ter uma empresa e depois estraga os preços de mercado esse é o problema.

O que você chama "preços estragados" é precisamente o mercado/concorrência a funcionar, em países ditos civilizados é assim que funciona, nos terceiromundistas funciona mais o cartel.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por ffgeconomista » 14/3/2011 19:21

Bom se não paralizarem todos a greve não tem o efeito desejado, embora gasoleo mais barato não vai haver, mas falta dizer o seguinte os patrões do internacional sabem que mandam os funcionarios abastecer fora de Portugal é uma regra, o problema deste e de outros sectores é que toda a gente acha que pode ter uma empresa e depois estraga os preços de mercado esse é o problema.

por gabrielfrmartins » 14/3/2011 19:10

isto é que eu não percebo, o quererem à força obrigar todos os outros a fazer greve.

O direito a fazer greve é Voluntário

Registado: 29/11/2007 3:36

por Trisquel » 14/3/2011 18:51

Policia de intervenção no bosto de abastecimento de Coina, confrontos entre abastecedores e piquetes!
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por Tridion » 14/3/2011 15:50

rmachado Escreveu:Curioso tb é ver que só agora colocaram carril até ao Porto de Aveiro... algo que já deviam ter feito a 20 ou 30 anos...

Contudo o porto de Aveiro não é especializado no tipo de mercadorias que os camiões transpotam, na medida que os contentores são a parte menos importante do porto de Aveiro.

O porto de Aveiro é especializado em granéis sólidos e líquidos, ou seja, produtos com baixo valor por tonelada em oposição ao que é transportado por via terrestre em camiões.

Registado: 13/5/2010 17:53

por rmachado » 14/3/2011 15:17

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:Ao que parece tb a Linha do Norte está saturada logo não se consegue aumentar o transporte de mercadorias.

Podem sempre fazê-lo no período nocturno.

Segundo li aqui é o que fazem mas mesmo assim tá saturada (isto dito por um forista que tinha experiência na matéria)

Registado: 24/8/2004 10:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, darkreflection, Garfield, Google [Bot], hugob0ss, lito, m-m, macau5m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, silva_39, Tiago2006, VALHALLA e 235 visitantes