Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Acordem ! A dívida de Portugal a 10 anos está altíssima

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MatildeSerrano » 23/3/2011 12:09

Não entendo a razão pela qual a entrada do FMI é vista com maus olhos.
Desta maneira o estado português poderá financiar-se a taxas mais baixas que os actuais 8%.

E já agora, andam todos a reclamar do PS.
Mas....não foram os portugueses que votaram no PS ?
Não é a maioria que está a ler este tópico que votou nesses palhaços ?
Pois é...

Registado: 30/6/2008 20:42

por Automech » 23/3/2011 12:05

migluso Escreveu:O recurso à ajuda externa é inevitável, com ou sem eleições antecipadas... não nos deixemos enganar pelos políticos. E de preferência com a presença do FMI, para bem dos portugueses.

Já que o Tribunal de Contas é um mero bibelot ao menos que venha alguém de fora policiar (seja o governo de direita ou de esquerda).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por migluso » 23/3/2011 11:54

mancha preta Escreveu:Estou na Bolsa por Loucura.

Sempre que leio isto dou uma risada. Obrigado mancha preta.

Também se poderia aplicar ao Sócrates: "Estou no governo por Loucura", ou aos portugueses: "votámos Sócrates por Loucura"...

És apreciador de Erasmo de Roterdão? :mrgreen:

Entretanto, nada melhor do que analisar a yield das obrigações a 2 anos para desmascarar a jogada do governo. O recurso à ajuda externa é inevitável, com ou sem eleições antecipadas... não nos deixemos enganar pelos políticos. E de preferência com a presença do FMI, para bem dos portugueses.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=474815

Dia 10 de Março a yield a 2 anos disparou quase 200 pontos, um dia antes de sair a notícia que havia suspeitas em relação à transparência das contas públicas, algo que hoje é notícia também.

Afinal quem manipula? No caso, parece ser o governo, mas tal como os jogadores dos mercados que jogam dessa forma, mais tarde ou mais cedo a verdade é descoberta.
Anexos
portuguese 2y bond yield.png
portuguese 2y bond yield.png (6.55 KiB) Visualizado 6205 vezes
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por mancha preta » 23/3/2011 8:38

Leiam o artigo do Jornal Negócios, do Pedro Santos Guerreiro.

A CRISE POLÍTICA MAIS ESTÚPIDA DE SEMPRE.

Estou na Bolsa por Loucura.

Registado: 1/11/2009 1:38

por Trisquel » 22/3/2011 18:07

Juros da dívida portuguesa a cinco anos superam pela primeira vez os 8% (act)
22 Março 2011 | 12:49
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt

No dia posterior à entrega do PEC no Parlamento e na véspera da votação do documento, que poderá abrir uma crise política, os juros da dívida pública portuguesa voltam a disparar.
A taxa de juro das Obrigações do Tesouro a cinco anos superou, pela primeira vez desde a entrada no euro, a fasquia dos 8%. A “yield” destes títulos, de acordo com a taxa genérica na Bloomberg, avança 23 pontos base para 7,93%.

Durante a sessão chegaram a atingir 8,01%, superando o anterior recorde, que tinha sido fixado na semana passada nos 8%.

Nos restantes prazos a tendência é também de subida, com os juros das obrigações a 10 anos a subir 5 pontos base para 7,41%. O diferencial entre os títulos a 5 e 10 anos é agora superior a 50 pontos base, espelhando o maior cepticismo dos investidores com a situação de Portugal nos prazos mais curtos. Apenas na maturidade a dois anos os juros estão em queda e abaixo dos 7%.

A tendência de subida dos juros também se verifica nos outros países do euro, sobretudo nos periféricos. Os juros da Irlanda a cinco anos sobem 36 pontos base e avançam 14 pontos base a 10 anos. Em Espanha a subida é bem mais moderada, com os juros a 10 anos a avançarem 2 pontos base para 5,16%.

O prémio de risco que os investidores exigem para comprarem dívida portuguesa em detrimento da alemã está hoje nos 537 pontos base no prazo a cinco anos e 415 pontos base na maturidade a 10 anos.

A escalada dos juros da dívida pública portuguesa surge numa altura em que a crise política parece inevitável em Portugal, já que os partidos avisam que deverão chumbar o PEC que amanhã será votado na Assembleia da República.

No documento que ontem foi entregue na Assembleia da República, cujas linhas gerais o Governo tinha levado à última cimeira europeia, o executivo liderado por José Sócrates prevê uma contracção de 0,9% na economia portuguesa.

O PS e o Governo têm apelado a que os partidos da oposição, sobretudo o PSD, viabilizem o documento no Parlamento. Contudo, Pedro Passos Coelho rejeita este cenário, sinalizando que prefere a realização de eleições antecipadas, já que o Governo deverá demitir-se se o PEC for chumbado.

Este agudizar da crise política em Portugal surge a dois dias da cimeira europeia, onde deverá ser aprovado o reforço das linhas de defesa do euro e as regras de disciplina orçamental.
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por yabadoo » 22/3/2011 18:02

migluso Escreveu:
Elias Escreveu:Juro a 5 anos supera 8%

É curiosa a curva de rendimentos de Portugal. Nem sei como interpretar... Alguém me ajude...
A partir de 1 ano e até 2 a curva é demasiado acentuada. A partir de 5 anos inverte...
:roll: :roll:

Mais uma década perdida?!?!?

http://www.bportugal.pt/en-US/PoliticaM ... ento_e.pdf

Para mim indica que os investidores acreditam que vamos ter maior probabilidade de incumprimento a 5 anos do que a 10 (embora a 10 anos essa probabilidade também seja muito alta, claro).
Estou convencido que em breve vamos ver uma curva de yield acentuadamente de 'pernas para o ar' - Maturidades mais baixas com yields mais altos - exactamente ao contrário duma situação normal, mas que espelha a convicção de que nos horizontes próximos as hipóteses de imcumprimento são muito maiores que a prazos alargados.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por Sr_SNiper » 22/3/2011 14:41

Lion_Heart Escreveu:Preço a subir, procura a descer, mas outro sucesso pois ainda emprestam.

Eu também vou emprestar emAbril em CT´s...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por pvg80713 » 22/3/2011 14:17

e os oito por cento ! estão aí !

oito ! quem dá mais ?

se amanhã o governo cair, o que vai acontecer ?

Registado: 19/4/2005 11:11

por Lion_Heart » 16/3/2011 11:46

Preço a subir, procura a descer, mas outro sucesso pois ainda emprestam.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Trisquel » 16/3/2011 11:42

16 Mar 2011 at 10:41:40 (GMT)

*PORTUGAL SELLS BILLS DUE MARCH 2012

*PORTUGAL 2012 BILL AVG. YIELD 4.331% VS 4.057% ON MARCH 2.

*PORTUGAL 2012 BILL BID-TO-COVER 2.2 TIMES VS 3.1 ON MARCH 2
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

por e-finance » 15/3/2011 23:22

Agência de notação financeira Moodys reduziu "rating" da dívida portuguese de A1 para A3, uma diminuição em dois níveis.
Portugal viu hoje o "rating" da sua dívida ser diminuído de A1 para A3. A previsão para a economia portuguesa é "negativa".

negocios.pt
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por JMHP » 15/3/2011 19:29

Crise no Japão leva Bélgica a adiar emissão de dívida

A Bélgica decidiu adiar uma emissão sindicada de dívida pública que estava agendada para esta terça-feira, invocando a "maior volatilidade nos mercados" causada pela crise no Japão.
O Estado belga havia contratado o Citigroup, o Deutsche Bank, o KBC Bank e o Morgan Stanley para gerir a colocação dos títulos de dívida a seis anos. Mas um dos bancos disse à agência Dow Jones que os livros não foram abertos devido à "maior volatilidade nos mercados".

Um dos bancos gestores da operação disse que não se sabe ainda quando a dívida será emitida.

A situação no Japão está a criar grande nervosismo junto dos investidores, nomeadamente os europeus, fazendo o índice que mede a volatilidade nos mercados do Velho Continente disparar mais de 40%.

O VStoxx, que é também conhecido como o "índice do medo", por reflectir a aversão dos investidores ao risco, está a registar uma forte subida. Avança 43% para 38,29 pontos, na sessão de hoje, sendo este um máximo de Junho de 2010.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=473521

Registado: 19/5/2009 18:26

por Mares » 12/3/2011 21:46

A culpa é destes políticos...

"Eles comem tudo..."

fontes:

http://www.tvi24.iol.pt/fotos/1/141338
http://fotos.sapo.pt/blogsapo/fotos/man ... yh&aid=468
Anexos
Manif_a_rasca_12_03_2011_a.PNG
Manif_a_rasca_12_03_2011_a.PNG (676.09 KiB) Visualizado 6988 vezes
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Elias » 12/3/2011 2:11

Supermann Escreveu:
migluso Escreveu:

É curiosa a curva de rendimentos de Portugal. Nem sei como interpretar... Alguém me ajude...
A partir de 1 ano e até 2 a curva é demasiado acentuada. A partir de 5 anos inverte...

Bailout a curto prazo e nao acreditam em nos no medio e longo...

Os mercados já estavam a adivinhar que não ia haver acordo, por isso os juros continuaram a subir durante o dia de sexta...

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: E mais.............

por migluso » 11/3/2011 23:44

ocart Escreveu:Até para pagar os juros temos que voltar a pedir!!!!!Não sei como há quem defenda este metodo!!!!!

Mas... sempre foi assim!!! Por que só ao fim de 35 anos é que os malditos mercados se lembraram disso?!?

Elias Escreveu:migluso, eu não diria que inverte mas sim que estabiliza.

A minha interpretação: o mercado não acredita que daqui a 5 ou mais anos o país tenha cheta para pagar aos credores. :roll:

Sim, tens razão... Ainda não se pode considerar que inverteu. Mas, não deixa de ser mau presságio. Em vez de 5, diria 2 anos.

Mares Escreveu:Vamos mas é ter uma década FXXXXX!!!! :cry:

Acrescentaria o MUITO a seguir a década!!! :cry:

Supermann Escreveu:Bailout a curto prazo e nao acreditam em nos no medio e longo...

Também vou por aí... Mas, acrescento, os mercados não acreditam no bailout total. Do meu ponto de vista, os mercados estão convencidos que estas medidas são apenas uma forma dos países ganharem tempo (2 anos) para se montarem "operações de default controladas". Enquanto o spread em relação às obrigações alemãs não vierem para níveis na ordem dos 200/250 pontos (pág.4 do link para ter uma perspectiva histórica até Nov.09... agora é superior ao pico atingido), pois não acredito que volte a ser como no início do Euro, considero que significa que os mercados continuam a atribuir uma probabilidade alta de incumprimento.
http://ec.europa.eu/economy_finance/pub ... 255_en.pdf

Claro, se a Europa decidir pela via da monetização à la Fed, o que eu não acredito e muito menos defendo, a resultado será o empobrecimento pela via da desvalorização da moeda e muito provavelmente o problema manter-se-ia, mas acrescido de outros riscos bem graves.

Bom fim-de-semana para todos.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

Re: E mais.............

por Mares » 11/3/2011 23:04

ocart Escreveu:Até para pagar os juros temos que voltar a pedir!!!!!Não sei como há quem defenda este metodo!!!!!

tem sim....

os pilantras, os pobres de juízo, e....

claro os políticos....

Eles vão pedir para eles e o povo é quem vai pagar...

E mais.............

por ocart » 11/3/2011 23:01

Até para pagar os juros temos que voltar a pedir!!!!!Não sei como há quem defenda este metodo!!!!!

Registado: 29/11/2007 11:18

por Tridion » 11/3/2011 20:09

Lion_Heart Escreveu:Eu não pagava :mrgreen: :mrgreen:

Bem não sei será assim, até porque a ponte 25 de Abril continua a ser paga à Lusoponte...por isso os nossos políticos vão encontar forma de prolongarem os pagamentos para além da extinção do sol :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por Supermann » 11/3/2011 20:08

migluso Escreveu:

Bailout a curto prazo e nao acreditam em nos no medio e longo...

Registado: 18/12/2009 18:54

por Mares » 11/3/2011 20:06

migluso Escreveu:

década perdida?!?!? ......

Isso sería muito bom!!!!!!!!!!!!

Vamos mas é ter uma década FXXXXX!!!! :cry:

por Lion_Heart » 11/3/2011 19:51

Elias Escreveu:
Tridion Escreveu:Sim, não devemos ter dinheiro para pagar aos credores até porque a partir de 2013 a maioria das PPP's começam a ser pagas!

Pois, mas isso aí quem vier nessa altura que pague a conta :twisted:

Eu não pagava :mrgreen: :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 11/3/2011 19:48

Tridion Escreveu:Sim, não devemos ter dinheiro para pagar aos credores até porque a partir de 2013 a maioria das PPP's começam a ser pagas!

Pois, mas isso aí quem vier nessa altura que pague a conta :twisted:

por Tridion » 11/3/2011 19:43

Sim, não devemos ter dinheiro para pagar aos credores até porque a partir de 2013 a maioria das PPP's começam a ser pagas!

Registado: 13/5/2010 17:53

por Lion_Heart » 11/3/2011 19:37

Elias Escreveu:migluso, eu não diria que inverte mas sim que estabiliza.

A minha interpretação: o mercado não acredita que daqui a 5 ou mais anos o país tenha cheta para pagar aos credores. :roll:

Nem agora nem daqui a 5 ou mesmo 10 anos.

Sem cheta andamos a muito, agora andamos sem cheta e sem crédito.

Lion_Heart

por Elias » 11/3/2011 19:35

migluso, eu não diria que inverte mas sim que estabiliza.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot] e 130 visitantes