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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por habanero04 » 10/3/2011 12:24

Elias Escreveu:Bem, então de facto não vale a pena perder tempo a escrever sobre a questão dos impostos... :roll:

Toca mas é a malhar nas petrolíferas que isso é que é giro :mrgreen:


Eu não estou a falar das petroliferas, estou a falar do Estado. Esses sacanas dos governos que temos tido é que são responsáveis pela situação actual e é quem mete ao bolso os nossos impostos.

Quanto às petroliferas, pelo que tem sido aqui demonstrado o preço base é idêntico ao de outros países e a questão principal de pagarmos tanto pelos combustíveis é mesmo a carga fiscal. Ora, mas isto não quer dizer que as petroliferas não tenham também uma margem grande. Vê-se pelos lucros que apresentam e também pelas promoções que fazem. Se em certos dias cobram menos X cêntimos por litro porque razão não cobram com esse desconto todos os dias? Além disso, todos sabemos que os preços variam entre postos de abastecimento da mesma marca, porque razão também cobram mais nuns do que noutros?
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por MarcoAntonio » 10/3/2011 12:12

Elias Escreveu:habanero, mas é claro que o PSD não vai baixar ISP coisa nenhuma.

Mas já agora deixa-me perguntar-te: o que achas do ISP? Está bem como está?


Eu não sou o habanero mas vou dizer o que defenderia, actualmente. O que defenderia actualmente é uma manutenção do imposto, o que não custaria nada ao Estado, por definição!


Desde o início do ano tivemos uma série de aumentos que são da responsabilidade do Estado:

1) Tivemos a subida do IVA no início do ano (+2% na gasolina e no gasóleo);

2) Tivemos em Fevereiro a alteração da legislação sobre a componente biodiesel no gasóleo que resultou na subida de +2 centimos no diesel;

3) Tivemos a subida da componente de IVA, ocorrida com a subida do preço base.


Isto resultou que desde 31 de Dezembro, o Estado seja responsável pela subida de 3 centimos na Gasolina e de 6 centimos no Gasóleo. Ou seja... sensivelmente metade da subida que ocorreu no preço na bomba!



A medida poderia ser provisória, com revisões do ISP ad-hoc de xis em xis semanas, enquanto tivessemos este binómio de crise/dívida e alta no petróleo.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Elias » 10/3/2011 12:10

Bem, então de facto não vale a pena perder tempo a escrever sobre a questão dos impostos... :roll:

Toca mas é a malhar nas petrolíferas que isso é que é giro :mrgreen:
 
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por habanero04 » 10/3/2011 12:08

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:Acho mal. Não, não está bem.


Então e o que achas que deveria ser feito relativamente a esse imposto em concreto?


Obviamente que esse imposto deveria ser muito inferior, aliás todos os impostos deveriam ser muito inferiores quando sabemos que esse dinheiro não é bem gerido por quem o recebe.

O problema é que andam por aí uns meninos que gostam muito de brincar com o dinheiro dos outros, dinheiro que não lhes custa a ganhar (ler com sotaque do candidato Coelho). Gastar o que não lhes pertence é muito fácil...
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por pocoyo » 10/3/2011 12:01

Elias Escreveu:
pocoyo Escreveu:Elias, nem parece teu... claro que estão bem enquanto esses dois pontos se mantiverem.


Para quem concordar em continuar a alimentar uma despesa que continua a crescer, então se calhar os impostos estão mesmo bem como estão... :roll:



A minha resposta foi a isto:
Elias Escreveu:Se não podemos baixar impostos por causa da dívida...
Se não podemos aumentá-los por causa da crise...



Agora vens falar de despesa!!! são coisas diferentes e que todos estamos de acordo, mas não se faz de um dia para o outro.

Se estás a insinuar preferencia politica da minha parte, podes esquecer. Eu nunca votei, mas tenho idade para isso. :)
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por Elias » 10/3/2011 11:59

habanero04 Escreveu:Acho mal. Não, não está bem.


Então e o que achas que deveria ser feito relativamente a esse imposto em concreto?
 
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por habanero04 » 10/3/2011 11:59

Acho mal. Não, não está bem.
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por Elias » 10/3/2011 11:56

habanero, mas é claro que o PSD não vai baixar ISP coisa nenhuma.

Mas já agora deixa-me perguntar-te: o que achas do ISP? Está bem como está?
 
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por habanero04 » 10/3/2011 11:51

Elias Escreveu:Um artigo bastante esclarecedor...



Baixem o preço da gasolina, sff
Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:55 Quinta feira, 10 de Março de 2011

É impressionante: na discussão sobre o preço da gasolina, os impostos continuam a ser desprezados. Nas conversas de café, as pessoas - pura e simplesmente - não sabem que 60% do preço da gasolina é imposto (ISP e IVA). As conversas giram em torno dos "bandidos" dos políticos e dos "bandidos" das gasolineiras. Sim, claro que é preciso discutir a questão do monopólio de certa e determinada companhia sobre a refinação em Portugal. Com certeza. Até porque esse monopólio é protegido pelo regime. Mas, caramba, nós temos uma carga fiscal absurda sobre os combustíveis. É isso que torna a nossa gasolina muito mais cara do que, por exemplo, a gasolina em Espanha. A realidade é esta: 60% do preço da gasolina é imposto. 60%. Se eu gastar 10 euros em gasolina, 6 euros vão direitinhos para os cofres do Estado. Um exercício de memória para ilustrar este ponto: há uns aninhos, Sócrates aumentou o ISP com o objectivo de "pagar" as SCUT; agora, com o fim das SCUT, por que razão não baixam o imposto? Porquê? Porque, para os socialistas, os impostos têm de desafiar a gravidade: sobem, mas nunca caem.

Ora, eu não estou à espera que o PS defenda um abaixamento dos impostos. Faz parte da sua natureza pilhar a sociedade através do sistema fiscal. O socratismo aumentou todos os impostos. Todos. E, como diz o Presidente, há limites aos sacrifícios que um cidadão pode fazer. Neste sentido, eu não percebo por que razão o PSD e o CDS não apresentam - já - um discurso político contra estes impostos altíssimos sobre os combustíveis. Além de ser coerentíssimo do ponto de vista político, este discurso é altamente popular. As pessoas querem ouvir alguma coisa sobre este sufoco petrolífero. Meus caros Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, não custa nadar dizer isto: "portugueses, nós vamos baixar o preço da gasolina, porque vamos baixar os impostos sobre a gasolina. Quando dizemos que o Estado tem de ser reduzido e reorganizado, estamos a pensar precisamente nisto: não podemos continuar a saquear a população através de impostos". Custa assim tanto desenvolver esta narrativa?


Este jornalista deve ser um bocado parvo e cegueta... então agora o PSD ia vir com esse discurso porquê? para ser populista e obter votos? e depois? Se calhar ainda virá com promessas destas ou outras quaisquer, eu é que já não acredito nesses gajos que andam atrás do tacho... se ele for para o poder com certeza irá manter a carga fiscal ou aumentá-la ainda mais, e lixar quem trabalha como já li aqui em outro tópico.
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por Elias » 10/3/2011 11:49

pocoyo Escreveu:Elias, nem parece teu... claro que estão bem enquanto esses dois pontos se mantiverem.


Para quem concordar em continuar a alimentar uma despesa que continua a crescer, então se calhar os impostos estão mesmo bem como estão... :roll:

pocoyo Escreveu:Quando a divida for reduzida e por consequencia os juros também, essa poupança com os juros dará para reduzir impostos.

Quando eliminarmos o problema da divida a crise vai acabar.


Exacto. E o Pai Natal existe. :P

pocoyo Escreveu:Até lá, temos que ser sérios e aguentar.


Todos temos um limite. Para a maioria que continua a usar o popó diariamente, esse limite ainda não foi atingido.

Esta questão dos impostos é, acima de tudo, uma questão política.

pocoyo Escreveu:Esse artigo é muito fraquinho e irresponsavel, a não ser que se aumente a divida para diminuir impostos.


Este artigo é politicamente tendencioso, mas nota que isso é claramente assumido pelo autor (ao contrário de muitos outros que escrevem alarvidades sobre o tema e nem sequer assumem as suas posições).

Acima de tudo considero esclarecedor que haja um texto publicado na imprensa a explicar o peso dos impostos no preço de venda dos combustíveis.

Mas este é um assunto que as pessoas não gostam de falar. Como isto já mexe com as convicções políticas das pessoas, a questão dos impostos (que poderia de facto fazer baixar, e muito, o preço de venda dos combustíveis) é empurrada para canto e o pessoal prefere malhar nas gasolineiras - o impacto no preço é muito menor, para não dizer zero, mas o pessoal sente-se bem em focalizar nas petrolíferas, pois assim não se ferem susceptibilidades políticas.
 
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por pocoyo » 10/3/2011 11:37

Elias Escreveu:
Se não podemos baixar impostos por causa da dívida...
Se não podemos aumentá-los por causa da crise...

Então só é possível concluir uma coisa: os impostos estão bem como estão :lol:


EDIT: Vou ali e já venho 8-)


Elias, nem parece teu... claro que estão bem enquanto esses dois pontos se mantiverem.

Quando a divida for reduzida e por consequencia os juros também, essa poupança com os juros dará para reduzir impostos.

Quando eliminarmos o problema da divida a crise vai acabar.

Até lá, temos que ser sérios e aguentar.
Esse artigo é muito fraquinho e irresponsavel, a não ser que se aumente a divida para diminuir impostos.
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por Trisquel » 10/3/2011 11:37

Elias Escreveu:
Trisquel Escreveu:
Elias Escreveu:Um artigo bastante esclarecedor...


A tecla é sempre a mesma, enquanto não baixarmos a despesa/endividamento substancialmente como podemos baixar impostos, não é só pedir e ficar alheio á realidade!


Trisquel,

Se não podemos baixar impostos por causa da dívida...
Se não podemos aumentá-los por causa da crise...

Então só é possível concluir uma coisa: os impostos estão bem como estão :lol:


EDIT: Vou ali e já venho 8-)


Conclusão: Se não fizermos nada, considero que são preciso mais impostos, como tu dizes não são a solução então tem de haver coragem e cortar mais na despesa, Portugal precisa de menos estado na economia.

Menos estado, menos despesa, menos impostos, mais economia, mais receita! Saber aplicar esta receita também é fundamental!
Cumpts.
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por MarcoAntonio » 10/3/2011 11:29

Mas eles estão a aumentar: sempre que o preço (base) sobe, o imposto aumenta por força do IVA (já para não falar que o próprio IVA aumentou tb duas vezes no passado recente).
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por Elias » 10/3/2011 11:22

Trisquel Escreveu:
Elias Escreveu:Um artigo bastante esclarecedor...


A tecla é sempre a mesma, enquanto não baixarmos a despesa/endividamento substancialmente como podemos baixar impostos, não é só pedir e ficar alheio á realidade!


Trisquel,

Se não podemos baixar impostos por causa da dívida...
Se não podemos aumentá-los por causa da crise...

Então só é possível concluir uma coisa: os impostos estão bem como estão :lol:


EDIT: Vou ali e já venho 8-)
 
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por Trisquel » 10/3/2011 11:12

Elias Escreveu:Um artigo bastante esclarecedor...


A tecla é sempre a mesma, enquanto não baixarmos a despesa/endividamento substancialmente como podemos baixar impostos, não é só pedir e ficar alheio á realidade!
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por Elias » 10/3/2011 11:01

Um artigo bastante esclarecedor...



Baixem o preço da gasolina, sff
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8:55 Quinta feira, 10 de Março de 2011

É impressionante: na discussão sobre o preço da gasolina, os impostos continuam a ser desprezados. Nas conversas de café, as pessoas - pura e simplesmente - não sabem que 60% do preço da gasolina é imposto (ISP e IVA). As conversas giram em torno dos "bandidos" dos políticos e dos "bandidos" das gasolineiras. Sim, claro que é preciso discutir a questão do monopólio de certa e determinada companhia sobre a refinação em Portugal. Com certeza. Até porque esse monopólio é protegido pelo regime. Mas, caramba, nós temos uma carga fiscal absurda sobre os combustíveis. É isso que torna a nossa gasolina muito mais cara do que, por exemplo, a gasolina em Espanha. A realidade é esta: 60% do preço da gasolina é imposto. 60%. Se eu gastar 10 euros em gasolina, 6 euros vão direitinhos para os cofres do Estado. Um exercício de memória para ilustrar este ponto: há uns aninhos, Sócrates aumentou o ISP com o objectivo de "pagar" as SCUT; agora, com o fim das SCUT, por que razão não baixam o imposto? Porquê? Porque, para os socialistas, os impostos têm de desafiar a gravidade: sobem, mas nunca caem.

Ora, eu não estou à espera que o PS defenda um abaixamento dos impostos. Faz parte da sua natureza pilhar a sociedade através do sistema fiscal. O socratismo aumentou todos os impostos. Todos. E, como diz o Presidente, há limites aos sacrifícios que um cidadão pode fazer. Neste sentido, eu não percebo por que razão o PSD e o CDS não apresentam - já - um discurso político contra estes impostos altíssimos sobre os combustíveis. Além de ser coerentíssimo do ponto de vista político, este discurso é altamente popular. As pessoas querem ouvir alguma coisa sobre este sufoco petrolífero. Meus caros Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, não custa nadar dizer isto: "portugueses, nós vamos baixar o preço da gasolina, porque vamos baixar os impostos sobre a gasolina. Quando dizemos que o Estado tem de ser reduzido e reorganizado, estamos a pensar precisamente nisto: não podemos continuar a saquear a população através de impostos". Custa assim tanto desenvolver esta narrativa?
 
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por MarcoAntonio » 9/3/2011 23:00

À tabela de cima, acrescento esta com os dois Híbridos mais expressivos disponíveis no mercado.

Honda Civic 1.3/102 (híbrido) 4.4L/100 ; 101g/Km

Elegance.. Es:20888 vs Pt:20200 Elegance
Executive Es:22788 vs Pt:22350 Executive


Toyota Prius 1.8/136 (híbrido) 3.9L/100 ; 89g/Km

eco(base) Es:24325 vs Pt:27873 (base)
advance.. Es:26525 vs Pt:29841 sol
executive Es:30125 vs Pt:31563 premium


O padrão acaba por ser semelhante e tb aqui podemos ver a "cegueira" do nosso ISV: o Toyota é um híbrido mais sofisticado que obtém melhores resultados sendo mais económico que o Honda. Contudo, é penalizado pela cilindrada (uma medida por vezes completamente inútil e inadequada) e acaba a custar mais 7 mil euros que o Honda em Portugal. Em Espanha a diferença situa-se nos 4 mil euros, sensivelmente...


A oferta de híbridos vai alargar-se fortemente nos próximos anos, ainda mais do que a oferta de eléctricos puros. Entre as marcas que já começaram ou vão colocar brevemente híbridos no mercado para fazer companhia e concorrência ao Prius e ao Insight encontram-se a Ford, a Lexus, a Volvo, a Opel, a VW, etc.

As estimativas apontam para que em 2020 cerca de 3 em cada 4 "automóveis eléctricos" sejam na realidade híbridos.

Os média falam pouco dos híbridos - falta-lhes o elan e a "bandeira ecológica" dos puros eléctricos - e "inundam-nos" de páginas sobre os eléctricos com números todos escamoteados (ver por exemplo o artigo postado pelo Atomez onde os articulistas puseram os automóveis convencionais a gastar o dobro do que realmente gastam) talvez, quiçá, para não se perceber o quão má opção são actualmente. Mas a realidade é esta e o que as marcas vão fazer é "inundar" o mercado de híbridos.

E também aqui o nosso ISV está pouco preparado para tributar adequadamente esta oferta...
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por MarcoAntonio » 9/3/2011 21:34

Para ilustrar uma série de coisas que escrevi nos últimos posts, aqui ficam reunidas 5 viaturas de diferentes classes, com uma gama de preços que vai dos 10 mil aos 50 mil euros.

Apresento o preço em Portugal e Espanha, tratando-se sempre do mesmo modelo e versão, igual carroçaria, equipamento e potência semelhante. Além do preço em Portugal e em Espanha (valor base sem extras adicionais), apresento também o consumo médio e as emissoes de CO2:

Smart Fortwo 1.0/61 Pure (gasolina) Es:10140 PT:9709 (-431) 4.2L/100 ; 97g/Km
Smart Fortwo 0.8/54 Pure (gasoleo) Es:12124 PT:12609 (+485) 3.3L/100 ; 86g/Km
> Diesel penalizado em 916 euros comparado com a Espanha.


Ford Fiesta 1.25/82 Trend (gasolina) Es:15321 Pt:16010 (+689) 5.6L/100 ; 129g/Km
Ford Fiesta 1.4/70 Trend (gasoleo).. Es:16021 Pt:19210 (+3189) 4.1L/100 ; 107g/Km
> Diesel penalizado em 2500 euros comparado com a Espanha.


Peugeot 308 1.4/98 Envy (gasolina) Es:18430 Pt:19745 (+1315) 6.3L/100 ; 144g/Km
Peugeot 308 1.6/92 Envy (gasoleo). Es:19770 Pt:22620 (+2850) 4.4L/100 ; 115g/Km
> Diesel penalizado em 1535 euros comparado com a Espanha.


Audi A4 1.8/120 (gasolina) Es:30331 Pt:35155 (+4824) 7.1L/100 ; 164g/Km
Audi A4 2.0/136 (gasoleo).. Es:32397 Pt:37965 (+5568) 4.6L/100 ; 120g/Km
> Diesel penalizado em 744 euros comparado com a Espanha.


Mercedes E200 1.8/184 (gasolina) Es:44950 Pt:48727 (+3777) 7.3L/100 ; 176g/Km
Mercedes E220 2.1/170 (gasoleo) Es:43200 Pt:55237 (+12037) 5.0L/100 ; 139g/Km
> Diesel penalizado em 8260 euros comparado com a Espanha.




Nota: usei métodos diferentes para reunir os preços em Portugal e Espanha o que poderá explicar parte da diferença (tendencialmente mais baixos em Espanha) mas não o diferencial (penalização) do gasóleo, que é um dos pontos centrais da comparação; para PT usei os sites das marcas e para ES usei o http://www.cochesyconcesionarios.com retirando o melhor preço com um codigo postal de Madrid.
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por MarcoAntonio » 9/3/2011 18:29

Elias Escreveu:Este diferencial significa na prática que os consumidores que usam gasóleo (que pagam menos ISP) estão a ser subsidiados pelos que pagam gasolina (que pagam mais ISP).


Passa-se o inverso na aquisição: os compradores de carros a gasóleo subsidiam os compradores de carros a gasolina uma vez que o imposto está desenhado de tal forma que penaliza o preço de aquisição de um diesel.

Como já disse várias vezes, inclusivamente neste tópico, este é um falso problema porque na generalidade dos casos, o que se está a pagar a menos quando se vai à bomba é para abater ao que se pagou a mais à cabeça quando se comprou o veículo...

O Estado nunca beneficiou verdadeiramente os Diesel e a situação, em termos práticos, acaba por pouco diferir do cenário Europeu em geral (com a idiossincrasia de ser mais favorável que a média no consumo mas mais penalizador que a média na aquisição).

A evolução tecnológica e a aposta dos construtores a nível Europeu (é uma coisa que o Estado português não controla, sobre o qual tem uma influência desprezível) é que foi tornando o Diesel cada vez mais e mais atraente como opção de compra e a tendência foi crescendo a nível Europeu.

Por motivos diversos que eu já apontei mais atrás...
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por MarcoAntonio » 9/3/2011 18:08

habanero04 Escreveu:Já agora, também não percebo porque razão não existe uma tabela única que se aplique a todo o parque automóvel. Por que raio é que eu se tiver um automóvel novo tenha que pagar de IUC muito mais que um automóvel com 5 anos? Por exemplo, um 1.9 a diesel anterior a 2007 paga 30 e tal euros e um 1.5 deste ano paga cerca de 150. É uma diferença substancial...


Quando foi introduzido o actual IUC, o IA/ISV baixou para a maior parte dos veículos (de certa forma, parte do IA/ISV foi redireccionada para o IUC). Na prática, os automóveis antigos já pagaram parte do IUC à cabeça quando foram comprados...
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por habanero04 » 9/3/2011 18:05

Nesse caso até acho que seria uma boa alteração e muito mais justa. A ver se os políticos pensam nisso...

O que eu não acho nada justo é a situação actual em que o mais eficiente é penalizado. Deveria existir uma tabela que também não fizesse distinção entre diesel e gasolina, e ter então essa componente do consumo mais as emissões de CO2.

Já agora, também não percebo porque razão não existe uma tabela única que se aplique a todo o parque automóvel. Por que raio é que eu se tiver um automóvel novo tenha que pagar de IUC muito mais que um automóvel com 5 anos? Por exemplo, um 1.9 a diesel anterior a 2007 paga 30 e tal euros e um 1.5 deste ano paga cerca de 150. É uma diferença substancial...
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por MarcoAntonio » 9/3/2011 17:54

Aliás, não andam a anunciar que estão a estudar medidas para combater a subida do preço do petróleo?

Então metam lá no pacote: reformulação do imposto para penalizar menos os veículos de baixo consumo e incentivar a sua aquisição.

Era um momento bem oportuno e das medidas mais eficazes. Nada como ter um carro que gasta menos 1 ou 2L ou 3L aos cem para poupar em combustível ao fim do ano.


Era também uma medida estrutural que ia ter grande impacto a longo-prazo em lugar das medidinhas tomadas para o fim-de-semana seguinte mas que não resolvem nada a prazo que se passa o tempo todo a tomar em Portugal!
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por MarcoAntonio » 9/3/2011 17:47

habanero04 Escreveu:Eu concordo contigo, mas se calhar essa medida mais adequada e com maior lógica não é a que melhor encaixe financeiro tenha para os cofres do Estado. Penso que se o fosse já teria sido implementada.


Mas a formula pode ser ajustada para gerar "o valor que se quiser". Tudo depende do peso da componente e da sua progressão, não há razões para perda de receita uma vez que quem cria o imposto e define quanto ele é, é o Estado.

E uma formula como eu digo é o mais justo e inteligente porque já cobra todas as componentes que me ocorrem ser relevantes:

- ISV, componente CO2: componente ecológica do imposto que cobra sobre a poluição;

- ISV, componente consumo: componente económica que proponho, incentivando à racionalização do consumo de energia e incrementando por arrasto a independencia dos consumos fósseis (nota: como já tenho dito várias vezes, os híbridos poderiam - e justamente - beneficiar tb nesta parcela uma vez que efectivamente eles consomem menos);

- IVA: acentando sobre o preço total e portanto sendo relativamente proporcional ao custo de produção, já "penaliza" os bens (nesta caso, carros) de luxo. E se fosse mais fácil ou sentir-se necessário para controlar a receita, podia introduzir-se tb um imposto especial para automóveis de luxo (a aplicar a veículos a partir de determinado valor ou que reunisse determinadas características).


No IVA não se mexe, já está criado. No CO2 não é preciso mexer. Na componente do consumo, colocam-se lá os valores que se quiser, se se quer manter a receita total dentro do que actualmente se obtém, isso é perfeitamente conseguível (aliás, foi o que se fez quando se introduziu o CO2 no IA transformando-o em ISV).
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por habanero04 » 9/3/2011 17:39

MarcoAntonio Escreveu:
habanero04 Escreveu:Marco, não li a conversa toda mas aqui fica a minha opinião.

Se calhar é por ir buscar uma parte substancial de impostos no combustivel, e quanto mais se gastar mais compensa para o Estado em temos de receita.


Não creio que se possa dizer isso uma vez que o imposto não está desenhado para incentivar a comprar veículos que gastam mais, genericamente falando. Apenas se pode dizer que não está optimizado para incentivar a comprar os que gastam menos, o que é algo diferente (não está optimizado porque não é o que mede realmente, o que mede é a cilindrada e esta não é sempre proporcional ao consumo).

Portanto, o que está em causa não é "inverter" a medida mas antes usar a medida mais adequada, a mais correcta.


Anteriormente ainda existia uma justificação: as marcas poderiam mentir relativamente aos consumos e para evitar isso era preciso implantar uma estrutura de homologação.

Acontece que hoje a estrutura já existe, o dado está aí medido por uma entidade independente e é só começar a usá-lo...


Eu concordo contigo, mas se calhar essa medida mais adequada e com maior lógica não é a que melhor encaixe financeiro tenha para os cofres do Estado. Penso que se o fosse já teria sido implementada.
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por habanero04 » 9/3/2011 17:35

Elias Escreveu:habanero quando escreves "automóveis antigos" estás a pensar em carros com quantos anos?


Não estou a falar de clássicos... pelos vistos o termo dá azo a más interpretações... quero referir-me aos que têm data de matricula anterior à entrada em vigor da tabela actual do IUC, que salvo erro foi em Julho de 2007.
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