Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inflação na zona euro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 6/3/2011 13:57

Pata-Hari Escreveu:Consegue-se arranjar um mapa comparativo com o resto da europa? tenho sérias dúvidas que se consiga mostrar que os países a norte de frança sejam de melhor utilização.

Assim de repente não...

ferradura Escreveu:Eu dou-lhe N exemplos de terras que poderiam estar a produzir...e estão ao abandono.

Então venham de lá esses exemplos e já agora explica que culturas é que lá colocavas.

Registado: 5/11/2002 12:21

por ferradura » 6/3/2011 13:45

Pata-Hari, para essa vocação agricula poder ser concretizada, teria que:

1-Procceder a um golpe de estado em Portugal
2-Sair da EU

Motivo:
O PS e PSD receberam subornos (os vários governos e ministros) para tirarem a capacidade agricula a Portugal., em prol de Espanha e França.

Por isso teria de haver uma revolição no regime, e esqueçer as quotas de produção impostas, etc, etc.

Na minha opinião, a agricultura é hoje mais importante do que o exercito ou a marinha.

Será uma questão de sobrevivÊncia de uam nação.

Eu dou-lhe N exemplos de terras que poderiam estar a produzir...e estão ao abandono.

Pata-Hari Escreveu:Temos condições de clima e de terra para poder ser um fornecedor importante de alimentação para a Europa. Temos é micro-produções, sem capacidade para produzir em escala e maximizar produtividade, temos uma agricultura completamente desorganizada. E esta é uma excelente oportunidade para tomar posição, se o soubermos fazer. Aliás, acho que me está a nascer uma vocação agrícola que nunca tive!

Registado: 5/4/2010 21:14

por Pata-Hari » 6/3/2011 12:49

Consegue-se arranjar um mapa comparativo com o resto da europa? tenho sérias dúvidas que se consiga mostrar que os países a norte de frança sejam de melhor utilização.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 6/3/2011 12:00

Pata-Hari Escreveu:Temos condições de clima e de terra para poder ser um fornecedor importante de alimentação para a Europa.

Achas que sim? Eu tenho ideia que a maioria dos nossos solos tem baixíssima aptidão agrícola.

A imagem anexa é uma CARTA DA CAPACIDADE DE USO DO SOLO - foi retirada daqui e a explicação das várias classes é a seguinte:

Classe A - Solos com capacidade de uso muito elevada; com poucas limitações; sem riscos de erosão ou com riscos ligeiros; susceptíveis de uso agrícola intensivo;

Classe B - Solos com capacidade de uso elevada; limitações moderadas, riscos de erosão moderados; uso agrícola moderadamente intensivo e outras utilizações;

Classe C - Solos com capacidade de uso mediana; limitações acentuadas; riscos de erosão no máximo elevados; susceptíveis de utilização agrícola pouco intensiva e de outras utilizações;

Classe D - Solos com capacidade de uso muito baixa; limitações muito severas; riscos de erosão, no máximo elevados; não susceptível de uso agrícola; severas, a muito severas limitações para pastagens; exploração de matos e exploração floresta, podendo recomendar-se nalguns casos o uso de floresta de protecção ou recuperaçõo.

Classe E - Solos com capacidade de uso muito baixa; limitações muito severas; riscos de erosão elevados; não susceptível de uso agrícola; severas a muito severas limitações para pastagens; exploração de matos e exploração florestal, podendo recomendar-se nalguns casos uso exclusivamente de floresta de protecção ou recuperação.

Basicamente os solos aptos para a agricultura são os os solos das classes A e B, contudo nota que os solos deste tipo estão concentrados nas terras baixas do litoral (precisamente nas zonas onde a ocupação por tecido urbano é maior!) - o resto do território português, com excepção de pequenas bolsas aqui e ali (como por exemplo os "barros de Beja"), é dominado por solos das classes D e E e por isso não presta para a agricultura.
Anexos
uso do solo.gif
uso do solo.gif (66.04 KiB) Visualizado 938 vezes

por rsacramento » 6/3/2011 11:50

Pata-Hari Escreveu:(...) E esta é uma excelente oportunidade para tomar posição, se o soubermos fazer. Aliás, acho que me está a nascer uma vocação agrícola que nunca tive!

:mrgreen:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Pata-Hari » 6/3/2011 11:39

Temos condições de clima e de terra para poder ser um fornecedor importante de alimentação para a Europa. Temos é micro-produções, sem capacidade para produzir em escala e maximizar produtividade, temos uma agricultura completamente desorganizada. E esta é uma excelente oportunidade para tomar posição, se o soubermos fazer. Aliás, acho que me está a nascer uma vocação agrícola que nunca tive!
Administrador Fórum

por Elias » 6/3/2011 11:13

Pata-Hari Escreveu:E Portugal pode bem estar bem colocado para competir se se souber organizar e aproveitar.

Podes elaborar?

por Pata-Hari » 6/3/2011 10:58

Exactamente, rsacramento....! é mesmo isso! O mandato do BCE, ao contrário do mandato do FED, é apenas da gestão da inflação.

Também sabemos que neste momento está a assumir um papel de suster economias e pergunto-me se não teremos também que rever a função do ECB para se assemelhar com o papel do FED.

A outra questão, a das matérias primas, pode bem vir a ser a grande questão do futuro. O petróleo, acredito, conforme os preços subirem, será substituído por outros tipos de energia. Esse é um processo que está já a ser feito com o boom das renováveis, cujo crescimento será tanto maior quanto mais elevados forem os preços. A grande questão sem resposta para já é mesmo a da alimentação. Temos um mundo cada vez maior em termos de riqueza per capita e temos as produções a não acompanharem o aumento da procura (além de ainda termos muita, muita fome no mundo). Não será este o próximo sector onde teremos mesmo que fazer investimentos e fazer crescer quer em número, quer sobretudo em produtividade?

E Portugal pode bem estar bem colocado para competir se se souber organizar e aproveitar.
Administrador Fórum

por Elias » 6/3/2011 1:35

Já agora fica aqui um link bastante interessante sobre a forma como a inflação é medida na UE:

http://ec.europa.eu/economy_finance/foc ... ing_pt.htm

por rsacramento » 5/3/2011 22:46

eu não percebo nada do assunto; dito isto, a missão primeira do BCE é manter a inflação abaixo dos 2.X

neste momento temos de facto a inflação a trepar e também há pressões inflacionistas da parte das matérias primas, de modo que o homem já lançou o aviso: não tarda nada subo as taxas :)

Registado: 29/11/2007 12:50

Inflação na zona euro

por Elias » 5/3/2011 22:28

Achei interessante este gráfico que vem no Financial Times.

Repare-se como as taxas não estão a acompanhar a inflação.
Anexos
inflacao zona euro.jpg
inflacao zona euro.jpg (74.67 KiB) Visualizado 1076 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, cmsbarros, Dc team, Garfield, Google [Bot], lito, MADxMAX, malakas, MR32, OCTAMA, peterteam2, PiFer e 150 visitantes