Inflação na zona euro
11 mensagens
|Página 1 de 1
Pata-Hari Escreveu:Consegue-se arranjar um mapa comparativo com o resto da europa? tenho sérias dúvidas que se consiga mostrar que os países a norte de frança sejam de melhor utilização.
Assim de repente não...
ferradura Escreveu:Eu dou-lhe N exemplos de terras que poderiam estar a produzir...e estão ao abandono.
Então venham de lá esses exemplos e já agora explica que culturas é que lá colocavas.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Pata-Hari, para essa vocação agricula poder ser concretizada, teria que:
1-Procceder a um golpe de estado em Portugal
2-Sair da EU
Motivo:
O PS e PSD receberam subornos (os vários governos e ministros) para tirarem a capacidade agricula a Portugal., em prol de Espanha e França.
Por isso teria de haver uma revolição no regime, e esqueçer as quotas de produção impostas, etc, etc.
Na minha opinião, a agricultura é hoje mais importante do que o exercito ou a marinha.
Será uma questão de sobrevivÊncia de uam nação.
Eu dou-lhe N exemplos de terras que poderiam estar a produzir...e estão ao abandono.
1-Procceder a um golpe de estado em Portugal
2-Sair da EU
Motivo:
O PS e PSD receberam subornos (os vários governos e ministros) para tirarem a capacidade agricula a Portugal., em prol de Espanha e França.
Por isso teria de haver uma revolição no regime, e esqueçer as quotas de produção impostas, etc, etc.
Na minha opinião, a agricultura é hoje mais importante do que o exercito ou a marinha.
Será uma questão de sobrevivÊncia de uam nação.
Eu dou-lhe N exemplos de terras que poderiam estar a produzir...e estão ao abandono.
Pata-Hari Escreveu:Temos condições de clima e de terra para poder ser um fornecedor importante de alimentação para a Europa. Temos é micro-produções, sem capacidade para produzir em escala e maximizar produtividade, temos uma agricultura completamente desorganizada. E esta é uma excelente oportunidade para tomar posição, se o soubermos fazer. Aliás, acho que me está a nascer uma vocação agrícola que nunca tive!
- Registado: 5/4/2010 21:14
Pata-Hari Escreveu:Temos condições de clima e de terra para poder ser um fornecedor importante de alimentação para a Europa.
Achas que sim? Eu tenho ideia que a maioria dos nossos solos tem baixíssima aptidão agrícola.
A imagem anexa é uma CARTA DA CAPACIDADE DE USO DO SOLO - foi retirada daqui e a explicação das várias classes é a seguinte:
Classe A - Solos com capacidade de uso muito elevada; com poucas limitações; sem riscos de erosão ou com riscos ligeiros; susceptíveis de uso agrícola intensivo;
Classe B - Solos com capacidade de uso elevada; limitações moderadas, riscos de erosão moderados; uso agrícola moderadamente intensivo e outras utilizações;
Classe C - Solos com capacidade de uso mediana; limitações acentuadas; riscos de erosão no máximo elevados; susceptíveis de utilização agrícola pouco intensiva e de outras utilizações;
Classe D - Solos com capacidade de uso muito baixa; limitações muito severas; riscos de erosão, no máximo elevados; não susceptível de uso agrícola; severas, a muito severas limitações para pastagens; exploração de matos e exploração floresta, podendo recomendar-se nalguns casos o uso de floresta de protecção ou recuperaçõo.
Classe E - Solos com capacidade de uso muito baixa; limitações muito severas; riscos de erosão elevados; não susceptível de uso agrícola; severas a muito severas limitações para pastagens; exploração de matos e exploração florestal, podendo recomendar-se nalguns casos uso exclusivamente de floresta de protecção ou recuperação.
Basicamente os solos aptos para a agricultura são os os solos das classes A e B, contudo nota que os solos deste tipo estão concentrados nas terras baixas do litoral (precisamente nas zonas onde a ocupação por tecido urbano é maior!) - o resto do território português, com excepção de pequenas bolsas aqui e ali (como por exemplo os "barros de Beja"), é dominado por solos das classes D e E e por isso não presta para a agricultura.
- Anexos
-
- uso do solo.gif (66.04 KiB) Visualizado 938 vezes
Temos condições de clima e de terra para poder ser um fornecedor importante de alimentação para a Europa. Temos é micro-produções, sem capacidade para produzir em escala e maximizar produtividade, temos uma agricultura completamente desorganizada. E esta é uma excelente oportunidade para tomar posição, se o soubermos fazer. Aliás, acho que me está a nascer uma vocação agrícola que nunca tive!
Exactamente, rsacramento....! é mesmo isso! O mandato do BCE, ao contrário do mandato do FED, é apenas da gestão da inflação.
Também sabemos que neste momento está a assumir um papel de suster economias e pergunto-me se não teremos também que rever a função do ECB para se assemelhar com o papel do FED.
A outra questão, a das matérias primas, pode bem vir a ser a grande questão do futuro. O petróleo, acredito, conforme os preços subirem, será substituído por outros tipos de energia. Esse é um processo que está já a ser feito com o boom das renováveis, cujo crescimento será tanto maior quanto mais elevados forem os preços. A grande questão sem resposta para já é mesmo a da alimentação. Temos um mundo cada vez maior em termos de riqueza per capita e temos as produções a não acompanharem o aumento da procura (além de ainda termos muita, muita fome no mundo). Não será este o próximo sector onde teremos mesmo que fazer investimentos e fazer crescer quer em número, quer sobretudo em produtividade?
E Portugal pode bem estar bem colocado para competir se se souber organizar e aproveitar.
Também sabemos que neste momento está a assumir um papel de suster economias e pergunto-me se não teremos também que rever a função do ECB para se assemelhar com o papel do FED.
A outra questão, a das matérias primas, pode bem vir a ser a grande questão do futuro. O petróleo, acredito, conforme os preços subirem, será substituído por outros tipos de energia. Esse é um processo que está já a ser feito com o boom das renováveis, cujo crescimento será tanto maior quanto mais elevados forem os preços. A grande questão sem resposta para já é mesmo a da alimentação. Temos um mundo cada vez maior em termos de riqueza per capita e temos as produções a não acompanharem o aumento da procura (além de ainda termos muita, muita fome no mundo). Não será este o próximo sector onde teremos mesmo que fazer investimentos e fazer crescer quer em número, quer sobretudo em produtividade?
E Portugal pode bem estar bem colocado para competir se se souber organizar e aproveitar.
Já agora fica aqui um link bastante interessante sobre a forma como a inflação é medida na UE:
http://ec.europa.eu/economy_finance/foc ... ing_pt.htm
http://ec.europa.eu/economy_finance/foc ... ing_pt.htm
Inflação na zona euro
Achei interessante este gráfico que vem no Financial Times.
Repare-se como as taxas não estão a acompanhar a inflação.
Repare-se como as taxas não estão a acompanhar a inflação.
- Anexos
-
- inflacao zona euro.jpg (74.67 KiB) Visualizado 1076 vezes
11 mensagens
|Página 1 de 1