Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dúvida de excel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PatraoPedro » 4/3/2011 23:56

Eu queria deixar uma outra sugestão, que é mais simpática e mais rápida também.

No menu “Data” existe uma ferramenta chamada “Pivot Table”, é muito fácil de usar e o seu potêncial é imenso.

Seleciona a informação que pretendes trabalhar incluindo cabeçalhos, abre o menu DATA> Pivot Table> e segue os passos do wizard.

Como resultado é apresentada uma tabela em branco e uma outra com todos os campos da tabela original. Para o teu caso arrasta o campo das letras para a zona da esquerda e os dados na zona de Data.

Por defeito o excel vai calcular a soma de cada uma das linhas mas podes escolher média, maximo, minimo, etc.

Um abraço

Registado: 6/11/2008 23:23

por rsacramento » 4/3/2011 19:28

MarcoAntonio Escreveu:
rsacramento Escreveu:embora ambos os exemplos (teu e meu) funcionem, no meu quando digo o critério (que é estar escrito "A"), eu uso "A", e tu usas a célula B11 - é por lá estar escrito "A"?

É. Isso permite-te por exemplo mudar o critério a qualquer altura de uma forma mais simples do que editar a fórmula...

Também permite (facilita) replicar a fórmula para utilizar noutro quadro por exemplo.

Sempre que possivel, os parâmetros devem estar colocados em células próprias em lugar de estar inseridos directamente na fórmula. Tem várias vantagens ao nível da manutenção e evolução/desenvolvimento da folha de cálculo, a prazo é francamente melhor: mais simples, eficaz e menos confuso.

! :)

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 4/3/2011 19:23

rsacramento Escreveu:embora ambos os exemplos (teu e meu) funcionem, no meu quando digo o critério (que é estar escrito "A"), eu uso "A", e tu usas a célula B11 - é por lá estar escrito "A"?

É. Isso permite-te por exemplo mudar o critério a qualquer altura de uma forma mais simples do que editar a fórmula...

Também permite (facilita) replicar a fórmula para utilizar noutro quadro por exemplo.

Sempre que possivel, os parâmetros devem estar colocados em células próprias em lugar de estar inseridos directamente nas fórmulas. Tem várias vantagens ao nível da manutenção e evolução/desenvolvimento da folha de cálculo, a prazo é francamente melhor: mais simples, eficaz e menos confuso.

Nota que um mesmo parametro pode inclusivamente estar a ser utilizado em várias formulas/células: se precisares de o alterar, alteras na respectiva células e imediatamente tens o ajuste efectuado em todos os locais.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/3/2011 19:30, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rsacramento » 4/3/2011 19:13

rjac Escreveu:
rsacramento Escreveu:acho que já dei com a coisa (mesmo sem excel):
Código: Selecionar todos
=SOMA.SE(A2:A8;"A";B2:B8)

parece funcionar bem :)

assim deve funcionar bem. A questão é q se tiveres n sei quantas letras tens q andar a mudar o código para cada letra. Deves sempre por apenas a letra numa célula e depois na fórmula apontas para essa célula e dps já podes arrastar para quantas letras tiveres. Não te esqueças é de trancar os ranges com $ senão qd arrastares ficas com os ranges marados.

Espero ter-me feito entender.

Cpts,
rjac

em 1º lugar obrigado a todos vocês

há uma coisa que não estou a perceber bem:

embora ambos os exemplos (teu e meu) funcionem, no meu quando digo o critério (que é estar escrito "A"), eu uso "A", e tu usas a célula B11 - é por lá estar escrito "A"?

por rjac » 4/3/2011 18:59

rsacramento Escreveu:acho que já dei com a coisa (mesmo sem excel):

assim deve funcionar bem. A questão é q se tiveres n sei quantas letras tens q andar a mudar o código para cada letra. Deves sempre por apenas a letra numa célula e depois na fórmula apontas para essa célula e dps já podes arrastar para quantas letras tiveres. Não te esqueças é de trancar os ranges com $ senão qd arrastares ficas com os ranges marados.

Espero ter-me feito entender.

Cpts,
rjac

Registado: 29/7/2008 7:57

por marciop » 4/3/2011 18:57

rsacramento Escreveu:vou tentar fazer o upload de uma folha para se perceber melhor, ou para a troca :wink:

Para o Excel 2007 os comandos são estes:
Anexos
ex.bmp
ex.bmp (221.54 KiB) Visualizado 1152 vezes
Cópia de teste.xls
(18 KiB) Transferido 114 Vezes

Registado: 31/3/2009 21:49

por rsacramento » 4/3/2011 18:56

acho que já dei com a coisa (mesmo sem excel):

por rjac » 4/3/2011 18:56

segue o teu exemplo com a solução pronta para poderes arrastar à vontade.

Se tiveres alguma dúvida apita
Anexos
teste.xls
(22.5 KiB) Transferido 118 Vezes

por rsacramento » 4/3/2011 18:40

vou tentar fazer o upload de uma folha para se perceber melhor, ou para a troca :wink:
Anexos
teste.xls
(13.5 KiB) Transferido 150 Vezes

por rsacramento » 4/3/2011 18:34

rjac Escreveu:Boas,

tens várias opções.

A mais simples é utilizar o sumif. (excel em inglês)

Em tuga será algo como somarse suponho.

a sintaxe é: =SUMIF(range_das_colunas_onde_tens_as_letras;critério_para_somar;range_das_colunas_onde_tens_os_numeros_a_somar)

atenção que onde tenho ";" pode ser "," consoante as definições que tenhas no teu pc.

Espero ter ajudado.

cpts,
rjac

não te preocupes com o inglês :wink:

então neste caso o range seria (faz de conta) a coluna A

qual seria o critério para somar? somar tudo o que na coluna A tem "C"? como codifico isso?

obrigado e desculpa lá a nabice :wink:

por N. » 4/3/2011 18:34

Nota: O critério_para_somar tem de estar entre "", por exemplo sum if(range_das_colunas_onde_tens_as_letras;"=A";range_das_colunas_onde_tens_os_numeros_a_somar)

Registado: 9/7/2009 18:45

por pepi » 4/3/2011 18:28

Excel 2000 é old school... :lol:

Registado: 17/3/2009 14:43

por rjac » 4/3/2011 18:24

Boas,

tens várias opções.

A mais simples é utilizar o sumif. (excel em inglês)

Em tuga será algo como somarse suponho.

a sintaxe é: =SUMIF(range_das_colunas_onde_tens_as_letras;critério_para_somar;range_das_colunas_onde_tens_os_numeros_a_somar)

atenção que onde tenho ";" pode ser "," consoante as definições que tenhas no teu pc.

Espero ter ajudado.

cpts,
rjac

Dúvida de excel

por rsacramento » 4/3/2011 18:19

imaginem que tenho várias linhas
A 200
A 199
B 2,7
A 202
C 45
B 2,8
C 44,3
será que consigo ter o a soma de todos os "A" ou "B" ou "C"?
nesse caso como faria?

obrigado antecipadamente pela resposta

(o meu excel é o 2000)

edit: não sei como veio parar ao fórum geral, embora eu estivesse no de questões informáticas .. :?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, darkreflection, Garfield, hugob0ss, lito, m-m, macau5m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Tiago2006 e 215 visitantes