António Mexia faz declarações Surpreendentes!!
21 mensagens
|Página 1 de 1
Elias Escreveu:bolo Escreveu:+ electricidade mais barata que a média europeia (vai buscar)
Penso que qualquer comparação com a média europeia tem de levar em conta dois factores:
- existência ou não de subsídios
- liberdade do mercado na fixação do preço (cá, por exemplo, é indexado à inflação, logo não é livre).
arrisco a dizer que não, considerando que ele defende com valores (certos ou não) que o efeito da diminuição da importação de petróleo e gás natural compensa actualmente o custo anual do investimento, com subsídios incluídos. se bem que o investimento e subsídios vêm de lados diferentes, ele grosso modo defende que as renováveis se pagam a si próprias. se dúvidas houverem posso tentar citar.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
O Petroil tá aqu:
"Outras: 4,2%"
O Mexia mexeu-se bem... e para justificar o lucro recorde atirou areia para os olhos da malta.
Digo isto pq ele não refere coisas como:
Tem mais ou menos clientes em Portugal?
Em média as pessoas tem tentando poupar mais energia ou não?
Dizer só que não sobe o valor facturado não chega.. é preciso "Eliasar" a questão e dar os valores todos.
Para comprovar o que digo posso dar o meu exemplo que nos últimos 3 anos não aumentou a factura da EDP tendo inclusivamente baixado no ano passado.
"Outras: 4,2%"

O Mexia mexeu-se bem... e para justificar o lucro recorde atirou areia para os olhos da malta.
Digo isto pq ele não refere coisas como:
Tem mais ou menos clientes em Portugal?
Em média as pessoas tem tentando poupar mais energia ou não?
Dizer só que não sobe o valor facturado não chega.. é preciso "Eliasar" a questão e dar os valores todos.
Para comprovar o que digo posso dar o meu exemplo que nos últimos 3 anos não aumentou a factura da EDP tendo inclusivamente baixado no ano passado.
- Registado: 24/8/2004 10:42
bolo Escreveu:+ electricidade mais barata que a média europeia (vai buscar)
Penso que qualquer comparação com a média europeia tem de levar em conta dois factores:
- existência ou não de subsídios
- liberdade do mercado na fixação do preço (cá, por exemplo, é indexado à inflação, logo não é livre).
- Registado: 5/11/2002 12:21
Atomez Escreveu:Elias Escreveu:Atomez Escreveu:Aqui na fatura da EDP diz:
Vejo que o meu amigo já aderiu ao desacordo.
Cá pour moi quanto menos letras melhor, gasta-se menos a ponta dos dedos
continuo a achar que este acordo ortográfico foi só areia para os olhos. Acho que se poderia escrever e falar com muito menos letras. Existe um grande potencial de poupança em bla bla que se poderia explorar... mas pronto tiramos uns "c" e uns "p" e o pessoal já fica contente! Ah, e ainda há os masoquistas? digo maso.
quanto ao António Mexia, recentemente defendeu num entrevista mais ou menos bem conduzida pelo José Gomes Ferreira, várias coisas contrárias ao que julgo serem as percepções generalizadas, pelo menos como eu as percebo.
+ electricidade mais barata que a média europeia (vai buscar)
+ a energia eólica é um projecto que se paga a si próprio, já metido o custo de subsidiação. E mais, para além de ser mais benéfica para a balança comercial, irá proporcioanr daqui a 15 anos, após nova equação do preço de compra/venda, um parque de produção de energia mais barata, nacional, ecológica, etc
defendeu outras coisas também normalmente vilipendiadas, entre as quais os lucros da EDP, com argumentos que penso que deixam os vilipendiadores, os quais eu não abandono neste momento difícil, como se tivessem sido bafejados, não pela sorte, mas pelo sopro de uma valente tempestade de areia!
pormenores, é só pedir. eu comprei uma data deles.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Elias Escreveu:Atomez Escreveu:Aqui na fatura da EDP diz:
Vejo que o meu amigo já aderiu ao desacordo.
Cá pour moi quanto menos letras melhor, gasta-se menos a ponta dos dedos

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Podia também informar a quantidade de petróleo que usa para produzir electricidade , e quais as alternativas mais baratas que podia utilizar (eu pensava que era o carvão , mas esse deve ser mais caro).
Que eu saiba a nossa electricidade não vem do petróleo (vem do carvão, do sol, do vento e do nuclear).
Aqui na fatura da EDP diz:
Eólica: 38,8%
Hídrica: 14%
Gás natural: 14,1%
Carvão: 8,6%
Nuclear: 3,6%
Cogeração e Microprodução: 16,1%
Outras: 4,2%
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
MarcoAntonio Escreveu:Lion, os preços da electricidade (e outras fontes de energia) estão relacionados com o preço de petróleo mesmo que pouco ou nenhum petróleo de um dado produtor seja utilizado para a produção de energia eléctrica...
Isto porque as energias concorrem todas pelo mesmo espaço pelo que na prática acabam por se indexar umas às outras, por razões de mercado, estabelecendo diferentes preços de equilibrio conforme diferentes condições!
Eu confesso que por vezes fico um pouco espantado, em particular sendo este um Forum sobre mercados, como as pessoas frequentemente mostram não perceber como é que o mercado funciona!
Repara bem: se a energia eléctrica (admitamos, num determinado cenário - de um dado produtor - obtida de forma independente do petróleo) estiver barata face ao petróleo, o que ocorre é que a procura por essa energia eléctrica aumenta, puxando inevitavelmente o preço para cima.
Isto acontece com qualquer matéria prima ou produto, não apenas com a electricidade, gás e petroleo mas com qualquer matéria ou produto que compete por um espaço. Imagina por exemplo que é possivel produzir papel a partir de três espécies de árvores diferentes e por qualquer razão, o papel produzido pela árvore do tipo x sobe. O preço do papel produzido pelas árvores do tipo y e z não vão ficar estupidamente no mesmo valor, vão subir para um novo preço de equilibrio!
Portanto, sim, se o petróleo sobe o preço da electricidade sobe também mesmo que um dado produtor não utilize petróleo para a produção da energia eléctrica e isso deveria ser do conhecimento e entendimento comum!
Parte deste artigo contraria o que dizes:
One of the most remarkable developments in energy markets in the last few years has been the disconnection of US natural gas prices from oil prices, due in large part to rising shale gas production. From 1995-2005 the front-month natural gas contract on the New York Mercantile Exchange traded at an average of 80% of the futures price of West Texas Intermediate crude oil, on an energy-equivalent basis. But from 2006-2010 natural gas averaged just 49% of the oil price, while the average so far this year is a mere 28%. So when oil prices go up today, gas prices don't follow, nor should electricity prices. That means that higher oil prices no longer make electricity from renewable sources more competitive, in the way they formerly did.
http://www.energytribune.com/articles.c ... Renewables
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
tb achei surpreendente!
Eu concordo que o Mexia está a tentar que as pessoas nao se escandalizem com os proveitos da EDP e por isso diz aquelas coisas sem sentido. Deu a entender que as energias renovaveis faziam depender menos o negocios do preco do petroleo. Só que na realidade para mim o que a EDP vende é energia, venha ela de onde venha, e para mim a vantagem das energias renovaveis é só terem subsidios do estado para as terem implementado. O discurso do mexia procura só que as pessoas nao liguem lucros grandes à sua factura e ainda à parte da factura derivada das renovaveis.
Para mim o que é claro é:
1) nao tivemos juizo e tivemos de vender a EDP. Por isso se os portugueses a cobiçarem tanto que juntem um pé de meia e que comprem umas accoes... De outra forma a EDP é uma empresa que porventura o que mais tem de portugues é o nome e vender-nos electricidade.
2) as renovaveis sao um negocio antigo e até a edp só se meteu nele se houvessem comparticipacoes do estado. Sao essas que pagamos agora.
Claro que tudo poderia ter de ser revisto se houvesse uma sublevação popular. É isso que o mexia procura evitar...
wuzzu
Para mim o que é claro é:
1) nao tivemos juizo e tivemos de vender a EDP. Por isso se os portugueses a cobiçarem tanto que juntem um pé de meia e que comprem umas accoes... De outra forma a EDP é uma empresa que porventura o que mais tem de portugues é o nome e vender-nos electricidade.
2) as renovaveis sao um negocio antigo e até a edp só se meteu nele se houvessem comparticipacoes do estado. Sao essas que pagamos agora.
Claro que tudo poderia ter de ser revisto se houvesse uma sublevação popular. É isso que o mexia procura evitar...
wuzzu
- Registado: 31/8/2005 10:51
Estive a dar uma olhadela no relatório. Mas mais parecia um burro a olhar para um palácio.
De qualquer forma vi números de proveitos operacionais maiores em Espanha do que em Portugal. E pareceu-me que o Brasil também já conta com uma grande fatia. No entanto era óptimo era que alguém com conhecimento de causa comentasse o relatório.
De qualquer forma vi números de proveitos operacionais maiores em Espanha do que em Portugal. E pareceu-me que o Brasil também já conta com uma grande fatia. No entanto era óptimo era que alguém com conhecimento de causa comentasse o relatório.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
Lion,
Mas preferias que a EDP uma empresa que tem uma divida de 5 biliões tivesse prejuízo? É preciso ver que se calhar e dada a dimensão da empresa, 1 bilião pode até nem ser muito. Para além disso é preciso ver que activos foram alienados (se é que algum), etc.
Estou a falar assim de cabeça porque não li o relatório, mas há muito mais do que os números do lucro.
Por isso é preciso ver que se a EDP estiver a obter lucros à custa da sua internacionalização é de louvar e não de criticar.
Eu também fico "frustrado" com os preços actuais que pagamos pela energia, mas é preciso pensar com cabeça fria.
Mas preferias que a EDP uma empresa que tem uma divida de 5 biliões tivesse prejuízo? É preciso ver que se calhar e dada a dimensão da empresa, 1 bilião pode até nem ser muito. Para além disso é preciso ver que activos foram alienados (se é que algum), etc.
Estou a falar assim de cabeça porque não li o relatório, mas há muito mais do que os números do lucro.
Por isso é preciso ver que se a EDP estiver a obter lucros à custa da sua internacionalização é de louvar e não de criticar.
Eu também fico "frustrado" com os preços actuais que pagamos pela energia, mas é preciso pensar com cabeça fria.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
Helder Magalhães
Lion, os preços da electricidade (e outras fontes de energia) estão relacionados com o preço de petróleo mesmo que pouco ou nenhum petróleo de um dado produtor seja utilizado para a produção de energia eléctrica...
Isto porque as energias concorrem todas pelo mesmo espaço pelo que na prática acabam por se indexar umas às outras, por razões de mercado, estabelecendo diferentes preços de equilibrio conforme diferentes condições!
Eu confesso que por vezes fico um pouco espantado, em particular sendo este um Forum sobre mercados, como as pessoas frequentemente mostram não perceber como é que o mercado funciona!
Repara bem: se a energia eléctrica (admitamos, num determinado cenário - de um dado produtor - obtida de forma independente do petróleo) estiver barata face ao petróleo, o que ocorre é que a procura por essa energia eléctrica aumenta, puxando inevitavelmente o preço para cima.
Isto acontece com qualquer matéria prima ou produto, não apenas com a electricidade, gás e petroleo mas com qualquer matéria ou produto que compete por um espaço. Imagina por exemplo que é possivel produzir papel a partir de três espécies de árvores diferentes e por qualquer razão, o papel produzido pela árvore do tipo x sobe. O preço do papel produzido pelas árvores do tipo y e z não vão ficar estupidamente no mesmo valor, vão subir para um novo preço de equilibrio!
Portanto, sim, se o petróleo sobe o preço da electricidade sobe também mesmo que um dado produtor não utilize petróleo para a produção da energia eléctrica e isso deveria ser do conhecimento e entendimento comum!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Lion_Heart Escreveu:Bem, eu fico na duvida se és sempre assim ou é só para arreliar:
Sou sempre assim, podes tar descansado

Lion_Heart Escreveu:"Sublinhando que a "subida do preço da factura vai depender da evolução do preço do petróleo", o presidente da EDP declarou que a empresa está "a tentar criar condições para que os preços da energia em Portugal sejam menos sensíveis às condições exteriores como, por exemplo, o aumento do preço do petróleo"."
Menos sensíveis não significa mais baratos. Pode significar mais caros, se o petróleo descer aos 33 USD como aconteceu em 2009.
Lion_Heart Escreveu:"Mexia sublinhou ainda a aposta da empresa nas energias renováveis, com a qual, notou, se pretende precisamente conseguir diminuir essa sensibilidade ao nervosismo dos mercados energéticos."
Menor sensibilidade ao nervosismo não é sinónimo de mais barato.
Resumindo e baralhando: o Mexia falou em reduzir a sensibilidade face ao petróleo e tu interpretaste que isso queria necessariamente dizer pagar menos.
Já agora podia explicar porque uma empresa privada , monopolista serve de cobrador de impostos para o Estado para além de cobrar impostos para algumas outras empresas privadas lucrarem através da subsidiação de uma energia que custa muito mais ao contribuinte. Se não explica é porque é conivente!!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Podia também informar a quantidade de petróleo que usa para produzir electricidade , e quais as alternativas mais baratas que podia utilizar (eu pensava que era o carvão , mas esse deve ser mais caro).
Que eu saiba a nossa electricidade não vem do petróleo (vem do carvão, do sol, do vento e do nuclear).Lion_Heart Escreveu:Também fico admirado com a resposta de que quanto mais energias renováveis tivermos menos pagamos na factura
Essa afirmação é tua, porque na notícia não diz nada disso.
Bem, eu fico na duvida se és sempre assim ou é só para arreliar:
"Sublinhando que a "subida do preço da factura vai depender da evolução do preço do petróleo", o presidente da EDP declarou que a empresa está "a tentar criar condições para que os preços da energia em Portugal sejam menos sensíveis às condições exteriores como, por exemplo, o aumento do preço do petróleo"."
"Mexia sublinhou ainda a aposta da empresa nas energias renováveis, com a qual, notou, se pretende precisamente conseguir diminuir essa sensibilidade ao nervosismo dos mercados energéticos."
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Podia também informar a quantidade de petróleo que usa para produzir electricidade , e quais as alternativas mais baratas que podia utilizar (eu pensava que era o carvão , mas esse deve ser mais caro).
Que eu saiba a nossa electricidade não vem do petróleo (vem do carvão, do sol, do vento e do nuclear).
Lion_Heart Escreveu:Também fico admirado com a resposta de que quanto mais energias renováveis tivermos menos pagamos na factura
Essa afirmação é tua, porque na notícia não diz nada disso.
Estas personagens são espantosas.
Ou eles vendem bananas ou o lucro só pode aumentar através do aumento das facturas (tanto em PT como no Estrangeiro)!
Ou então sé é como o António Mexia diz , que tenha a coragem de dizer a quantidade de impostos , subsidios (renovaveis incluidos) que estão contidos numa factura de electricidade!
Podia também informar a quantidade de petróleo que usa para produzir electricidade , e quais as alternativas mais baratas que podia utilizar (eu pensava que era o carvão , mas esse deve ser mais caro).
Também fico admirado com a resposta de que quanto mais energias renováveis tivermos menos pagamos na factura, o que vai no sentido oposto do que disse acima (o petroleo continua a ser bem mais barato).
Ou eles vendem bananas ou o lucro só pode aumentar através do aumento das facturas (tanto em PT como no Estrangeiro)!
Ou então sé é como o António Mexia diz , que tenha a coragem de dizer a quantidade de impostos , subsidios (renovaveis incluidos) que estão contidos numa factura de electricidade!
Podia também informar a quantidade de petróleo que usa para produzir electricidade , e quais as alternativas mais baratas que podia utilizar (eu pensava que era o carvão , mas esse deve ser mais caro).
Também fico admirado com a resposta de que quanto mais energias renováveis tivermos menos pagamos na factura, o que vai no sentido oposto do que disse acima (o petroleo continua a ser bem mais barato).
Lion_Heart
Lion_Heart
António Mexia faz declarações Surpreendentes!!
EDP diz que subida de lucros não se deve à factura da luz Margarida Vaqueiro Lopes
03/03/11 17:55
António Mexia recusou hoje que os preços no consumidor estejam na base do lucro de 1.079 milhões de 2010.
Na conferência de apresentação dos resultados anuais, que cresceram 5% e são os segundos mais elevados de sempre, o CEO da EDP recusou que tenha sido os preços da electricidade paga pelos consumidores portugueses a impulsionar os lucros. "Os resultados da companhia em Portugal estão, em termos reais, 35% abaixo do que era há 13 anos. Fica exclusivamente a dever-se à sua capacidade de internacionalização e não à factura", disse o gestor.
Sublinhando que a "subida do preço da factura vai depender da evolução do preço do petróleo", o presidente da EDP declarou que a empresa está "a tentar criar condições para que os preços da energia em Portugal sejam menos sensíveis às condições exteriores como, por exemplo, o aumento do preço do petróleo".
Mexia sublinhou ainda a aposta da empresa nas energias renováveis, com a qual, notou, se pretende precisamente conseguir diminuir essa sensibilidade ao nervosismo dos mercados energéticos.
Sobre a política de remuneração dos accionistas, o presidente da EDP confirmou que será distribuído um dividendo de 0,17 euros por acção, valor que nos próximos dois anos vai crescer para 0,20 euros, sinalizou.
"Conseguiu-se o crescimento, a manutenção do perfil de baixo risco e, como tal, é natural que queiramos ver esse resultado distribuído pelos accionistas", destacou.
Sobre 2011, Mexia avançou com a intenção de aumentar salários em 1,79%, sem contudo adiantar mais pormenores sobre o assunto. Ao nível dos mercados, o CEO da eléctrica salientou ser "importante a percepção que os mercados têm de Portugal" e relativizou a exposição da EDP por ter "liquidez suficiente para não sofrer no curto prazo".
In http://economico.sapo.pt
03/03/11 17:55
António Mexia recusou hoje que os preços no consumidor estejam na base do lucro de 1.079 milhões de 2010.
Na conferência de apresentação dos resultados anuais, que cresceram 5% e são os segundos mais elevados de sempre, o CEO da EDP recusou que tenha sido os preços da electricidade paga pelos consumidores portugueses a impulsionar os lucros. "Os resultados da companhia em Portugal estão, em termos reais, 35% abaixo do que era há 13 anos. Fica exclusivamente a dever-se à sua capacidade de internacionalização e não à factura", disse o gestor.
Sublinhando que a "subida do preço da factura vai depender da evolução do preço do petróleo", o presidente da EDP declarou que a empresa está "a tentar criar condições para que os preços da energia em Portugal sejam menos sensíveis às condições exteriores como, por exemplo, o aumento do preço do petróleo".
Mexia sublinhou ainda a aposta da empresa nas energias renováveis, com a qual, notou, se pretende precisamente conseguir diminuir essa sensibilidade ao nervosismo dos mercados energéticos.
Sobre a política de remuneração dos accionistas, o presidente da EDP confirmou que será distribuído um dividendo de 0,17 euros por acção, valor que nos próximos dois anos vai crescer para 0,20 euros, sinalizou.
"Conseguiu-se o crescimento, a manutenção do perfil de baixo risco e, como tal, é natural que queiramos ver esse resultado distribuído pelos accionistas", destacou.
Sobre 2011, Mexia avançou com a intenção de aumentar salários em 1,79%, sem contudo adiantar mais pormenores sobre o assunto. Ao nível dos mercados, o CEO da eléctrica salientou ser "importante a percepção que os mercados têm de Portugal" e relativizou a exposição da EDP por ter "liquidez suficiente para não sofrer no curto prazo".
In http://economico.sapo.pt
Lion_Heart
Lion_Heart
21 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Garfield, Luzemburg, malakas, MR32, OCTAMA, peterteam2 e 163 visitantes