Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Metastock: Adaptação histórico do Y! Finance para downloader

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ilusion » 4/3/2011 1:59

AutoMech Escreveu:Acho que era o Quote Reader do Bender. Nunca cheguei a utilizar. Coragem porque o tópico é enorme e penso que houve várias versões.

http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... sc&start=0

Thks....Vou depois dar uma vista de olhos...

Registado: 27/8/2009 23:00

por Automech » 4/3/2011 1:49

Acho que era o Quote Reader do Bender. Nunca cheguei a utilizar. Coragem porque o tópico é enorme e penso que houve várias versões.

http://caldeiraodebolsa.negocios.pt/vie ... sc&start=0
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por yabadoo » 4/3/2011 1:40

Penso que essas tarefas podem (devem ?) ser feitas de modo automático para n activos através de código. Para a yahoo nunca experimentei, mas com no site da euronext é possível, a partir duma lista dos isins+mercado dos activos (por exemplo do cac todo), fazer o download e tratamento dos dados, de modo a ficarem com o formato que queremos (no meu caso geralmente ninja), tudo automaticamente.
Alias, creio que há um topico sobre alguem que constriu uma aplicação que faz algo semelhante.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por Automech » 4/3/2011 0:46

Eu como uso o ML Downloader também é só carregar no botão (cambada de preguiçoso :wink: ).

Mas há uns anos atrás, antes de o comprar, fazia como o Elias (o que era uma verdadeira seca e limitava muito o número de acções devido ao tempo).

Não te quero desanimar mas tanto quanto me lembro não era possível fazer o retrieve do histórico de múltiplos símbolos sem usar algum programa, ou seja, era mesmo um a um.

Quanto ao diário, depois de ter o histórico o que eu fazia era ter um portfolio criado com essas acções todas.
No fim do dia exportava esse portfolio para Excel (onde estava o OHLC e volume do dia), martelava de forma parecida ao que o Elias descreve e importava tudo (esse diário) de uma só vez para o Meta.

Ainda há que referir que este procedimento manual não ajusta para stock splits ou dividendos, para o caso de achares necessário. Tem de ser à mão.

É por isso que eu, sem ganhar um cêntimo com isso, faço tanta publicidade ao MLDownloader cujo preço é bastante acessível para o tempo e chatices que se poupam.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ilusion » 4/3/2011 0:23

Ulisses Pereira Escreveu:Ilusion, como utilizo o Reuters Datalink, clicko num botão e já está. :)

Um abraço,
Ulisses

Ok,

Será que alguem pode ajudar neste aspecto?

por Ulisses Pereira » 3/3/2011 13:10

Ilusion, como utilizo o Reuters Datalink, clicko num botão e já está. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Metastock: Adaptação histórico do Y! Finance para downlo

por Elias » 3/3/2011 12:13

ilusion Escreveu:Mas agora outra questão: Estes passos apenas terei de realizar quando pretendo obter o histórico completo de cada titulo ou tenho de o fazer diariamente?

Eu só tenho de fazer isto no download dos históricos. Quando faço o download diário o formato já vem correctamente (com ticker e sem hífens), podendo ser imediatamente convertido.

Registado: 5/11/2002 12:21

Re: Metastock: Adaptação histórico do Y! Finance para downlo

por ilusion » 3/3/2011 12:06

Elias Escreveu:Em resposta ao pedido do ilusion aqui ficam algumas indicações:

ilusion Escreveu:Entao penso que sei onde é que se faz o download do historico. Mas outro problema vem depois. O ficheiro é um csv penso eu. E quando uso o downloader do metastock 11 surge-me erro. Como é que tu fazes para resolver esse problema?

Eu costumo proceder da seguinte forma:

Passo 1 - Fazer o download do activo pretendido a partir do Yahoo Finance para formato csv.

Passo 2 - Abrir o ficheiro CSV. O formato dos campos não está exactamente como o downloader pretende, porque tem 2 problemas: primeiro, falta o ticker, e segundo é preciso eliminar os hífens; além disso, aproveito para eliminar a primeira linha que não está lá a fazer nada.

Passo 3 - Adicionar o ticker e eliminar o primeiro hífen; imaginemos que á o DAX (ticker= ^GDAXI); procedo da seguinte forma: selecciono a coluna A e faço replace de "2011-" por "^GDAXI,2011"; repetir este passo para cada ano que conste do histórico (2010, 2009, etc.) - a razão de substituir o primeiro hífen neste passo (algo que poderia ser feito no passo 4) tem a ver com o seguinte: se o volume desse dia for de 2011418 - ou seja, contém a sequência 2011), ele vai fazer uma substituição incorrecta; desta forma eu garanto que só substitui a sequência 2011 em datas e não noutros campos.

Passo 4 - Eliminar o segundo hífen: fazer replace de "-" por nada.

Passo 5 - Gravar e converter com o Downloader, já deverá converter correctamente.

Depois diz-me se funcionou :wink:

1 abraço,
Elias

Obrigado pela explicação.

Mas agora outra questão: Estes passos apenas terei de realizar quando pretendo obter o histórico completo de cada titulo ou tenho de o fazer diariamente?

Já agora, enquanto andei a pesquisar se seria possível obter mais do que o historico de um titulo de cada vez, deparei-me no site do clubeinvest com algumas pessoas que o conseguiam fazer.

O Ulisses uma vez que faz esse procedimento e utiliza muito o Metastock é que podia dar aqui uma ajuda importante.

Cumps

Metastock: Adaptação histórico do Y! Finance para downloader

por Elias » 3/3/2011 11:58

Em resposta ao pedido do ilusion aqui ficam algumas indicações:

ilusion Escreveu:Entao penso que sei onde é que se faz o download do historico. Mas outro problema vem depois. O ficheiro é um csv penso eu. E quando uso o downloader do metastock 11 surge-me erro. Como é que tu fazes para resolver esse problema?

Eu costumo proceder da seguinte forma:

Passo 1 - Fazer o download do activo pretendido a partir do Yahoo Finance para formato csv.

Passo 2 - Abrir o ficheiro CSV. O formato dos campos não está exactamente como o downloader pretende, porque tem 2 problemas: primeiro, falta o ticker, e segundo é preciso eliminar os hífens; além disso, aproveito para eliminar a primeira linha que não está lá a fazer nada.

Passo 3 - Adicionar o ticker e eliminar o primeiro hífen; imaginemos que á o DAX (ticker= ^GDAXI); procedo da seguinte forma: selecciono a coluna A e faço replace de "2011-" por "^GDAXI,2011"; repetir este passo para cada ano que conste do histórico (2010, 2009, etc.) - a razão de substituir o primeiro hífen neste passo (algo que poderia ser feito no passo 4) tem a ver com o seguinte: se o volume desse dia for de 2011418 - ou seja, contém a sequência 2011), ele vai fazer uma substituição incorrecta; desta forma eu garanto que só substitui a sequência 2011 em datas e não noutros campos.

Passo 4 - Eliminar o segundo hífen: fazer replace de "-" por nada.

Passo 5 - Gravar e converter com o Downloader, já deverá converter correctamente.

Depois diz-me se funcionou :wink:

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cmsbarros, Google [Bot], latbal, navaldoc, OCTAMA, paul_invest, rg7803, Shimazaki_2, trilhos2006 e 163 visitantes