Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como lucrar com a escalada do petróleo?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por EuroVerde » 4/6/2012 23:16

Eu não acredito que ele manteve a posição longa.

O crude teve hoje o primeiro dia positivo diante de uma das semanas de maior queda da matéria prima e agora vai marinar?

Registado: 29/11/2007 11:19

por agany » 4/6/2012 20:21

alvim Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Alguém que negoceia crude tem coragem de estar longo neste momento? 8-)

A bolsa pode voltar a cair forte quando o curde chegar aos 127usd. Até lá, penso que há espaço para uma recuperação tanto na Europa como uma sustentação nos EUA no SP500, etc.

O Crude ao chegar perto dos 127usd tem uma pequena correcção que leva a bolsa a cair forte (quem sabe até mesmo crash) e o curde continua a subir até aos 147usd (max histórico).

Eu estou longo! :P
Certificates 4x

Isto é que é confiança. :mrgreen:

Continuas Longo?

Registado: 29/11/2007 1:44

por alvim » 28/5/2012 16:12

EuroVerde Escreveu:Alguém que negoceia crude tem coragem de estar longo neste momento? 8-)

A bolsa pode voltar a cair forte quando o curde chegar aos 127usd. Até lá, penso que há espaço para uma recuperação tanto na Europa como uma sustentação nos EUA no SP500, etc.

O Crude ao chegar perto dos 127usd tem uma pequena correcção que leva a bolsa a cair forte (quem sabe até mesmo crash) e o curde continua a subir até aos 147usd (max histórico).

Eu estou longo! :P
Certificates 4x

Isto é que é confiança. :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 1:52

por EuroVerde » 27/5/2012 22:49

Alguém que negoceia crude tem coragem de estar longo neste momento? 8-)

Registado: 29/11/2007 11:19

por LTCM » 27/4/2011 20:46

Turning to Cushing Oklahoma, the delivery point of the Nymex WTI futures contract, pipeline firms Enterprise Product Partners and Energy Transfer Partners have teamed up to build a pipeline system that will carry crude from landlocked storage in Oklahoma to refineries on the US Gulf Coast. The system should be finished by 2012 and include a 400,000 b/d pipeline from Cushing to Houston as well as 500,000 barrels of additional storage capacity at the ending point of the pipeline.

The glut of crude at Cushing has brought benchmark WTI to record discounts to rival Brent. A fast-track construction of a 400,000 b/d pipeline would substantially ease the pressure on WTI, way ahead of current market consensus of about 2-3 years (based on Magellan, Keystone XL). However, it will be interesting to see how much resistance the two companies will face in the approval process, given strong interest of some market participants to extend the current situation.

Point is, if a large enough arbitrage exists, chances are someone somewhere will figure out how to take it — even if it involves some hefty investment in physical infrastructure.

http://ftalphaville.ft.com/blog/2011/04 ... -possibly/
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Como lucrar com a escalada do petróleo?

por lsilva4 » 27/2/2011 2:12

paulop2009 Escreveu:Caros,

antes de abrir o tópico procurei detalhadamente se havia algo semelhante, mas não encontrei.

Com a escalada do petróleo neste momento, gostava de ter o contributo do caldeirão acerca de quais as empresas, ou derivados que estarão mais sensíveis (para a subida ou para a queda) ao petroleo.

Deade já avanço com algumas ideias
- Shortar companhias aéreas (alguma em especial?)
- Shortar empresas de derivados de plástico (alguma em especial?)

No mundo das commodities, alguém tem alguma ideia sobre quais serão mais sensíveis ao petróleo?

Obrigado

Do ponto de vista da gestão e da estratégia uma companhia ou empresa que implemente um modelo de integração vertical (Exxon, shell, Chevron entre outras deste sector) beneficiará de um maior número proveitos em relação às que não o implementam, principalmente quando o preço do seu input central sobe...
Uma análise individual à cadeia de valor destas empresas poderá ser uma forma de identificar quais as que conseguem os menores custos e as mais elevadas margens

Cumps
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!

Registado: 12/11/2009 22:20

por Supermann » 26/2/2011 21:41

Anomaly in 2011

In Feb. 2011, WTI was trading around $85/barrel while Brent was at $103/barrel. The reason that most cite for this anomaly is that Cushing has reached capacity, depressing the oil market in North America which is centered on the WTI price. However, Brent is moving up in reaction to civil unrest in Egypt and across the Middle East. Since stockpiles at Cushing cannot be easily transported to the Gulf Coast for export, WTI crude is unable to be arbitraged in bringing the two back into parity. This large spread is likely to continue until unrest across the Middle East subsides or fleets of trucks start hauling oil from Cushing, OK to Port Arthur, TX.

Registado: 18/12/2009 18:54

por LTCM » 26/2/2011 15:01

Supermann Escreveu:
Elias Escreveu:Obrigado LTCM. Eu já calculava que não seria fácil. Seja como for penso que não seja possível comprar um contrato de crude em NY e vendê-lo como Brent em Londres, pois tal como referes são produtos diferentes (seria como comprar derivados sobre a Coca-cola e querer vendê-los como derivados sobre a Pepsi ou vice-versa 8-))

O que eu disse nao é arbitragem uma vez que não há um lucro imediato ou o tal chamado "almoço grátis" que os arbitragistas fazem num instante e colocam tudo outra vez no equilibrio.

Mas sim um spread trade entre os dois tipos de crude. Obviamente há o risco que este spread elevado historicamente seja para se manter ou até mesmo continuar a subir. Estando longo no WTI e curto no Brent estarias na expectativa da diferença entre os dois convergir no futuro e fazeres a diferença

Tens toda a razão Supermann, é verdade que se pode vender Brent e comprar WTI (https://www.theice.com/productguide/Pro ... pecId=1242) mas pelo que percebi das mensagens anteriores não era de “spread trading” que se estava a falar. Erro meu provavelmente.
Por outro lado, mesmo não sabendo como está a capacidade de refinação do WTI, “shortar” Brent nesta altura é IMHO (muito) arriscado [e muito rentável] devido à incógnita que é o Suez.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por Supermann » 26/2/2011 14:17

Elias Escreveu:Obrigado LTCM. Eu já calculava que não seria fácil. Seja como for penso que não seja possível comprar um contrato de crude em NY e vendê-lo como Brent em Londres, pois tal como referes são produtos diferentes (seria como comprar derivados sobre a Coca-cola e querer vendê-los como derivados sobre a Pepsi ou vice-versa 8-))

O que eu disse nao é arbitragem uma vez que não há um lucro imediato ou o tal chamado "almoço grátis" que os arbitragistas fazem num instante e colocam tudo outra vez no equilibrio.

Mas sim um spread trade entre os dois tipos de crude. Obviamente há o risco que este spread elevado historicamente seja para se manter ou até mesmo continuar a subir. Estando longo no WTI e curto no Brent estarias na expectativa da diferença entre os dois convergir no futuro e fazeres a diferença

por Batmax » 26/2/2011 13:23

antes de abrir o tópico procurei detalhadamente se havia algo semelhante, mas não encontrei.

Com a escalada do petróleo neste momento, gostava de ter o contributo do caldeirão acerca de quais as empresas, ou derivados que estarão mais sensíveis (para a subida ou para a queda) ao petroleo.

Deade já avanço com algumas ideias
- Shortar companhias aéreas (alguma em especial?)
- Shortar empresas de derivados de plástico (alguma em especial?)

No mundo das commodities, alguém tem alguma ideia sobre quais serão mais sensíveis ao petróleo?

Obrigado

Sem duvida que no passado foi muito rentavel olhando como ex. a LCC pelas ultimas velas eu diria que nuvens negras pairam sobre a mesma isto para não falar que em AT o lado longo esta muito mau, a juntar a isto o sector ainda nem sequer recuperou da anterior escalada... portanto se o crude se mantiver porque não shortar as mais fracas ;).
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por Elias » 26/2/2011 12:55

Obrigado LTCM. Eu já calculava que não seria fácil. Seja como for penso que não seja possível comprar um contrato de crude em NY e vendê-lo como Brent em Londres, pois tal como referes são produtos diferentes (seria como comprar derivados sobre a Coca-cola e querer vendê-los como derivados sobre a Pepsi ou vice-versa 8-))

Registado: 5/11/2002 12:21

por LTCM » 26/2/2011 12:49

Elias Escreveu:
Supermann Escreveu:E está... nao há problema nenhum.

Fazer um spread trade. Com o spread em território histórico, o que o Lion disse faz perfeito sentido

Mas se isso é assim tão simples deve haver montes de gente a ganhar dinheiro à pala disso... e o mercado tende a anular essas oportunidades de arbitragem.

O que é que me está a escapar? :roll:

Não sou um “expert” no assunto, portanto agradeço correcções, mas não te está a escapar nada Elias.
Os futuros na NYMEX são usados em larga escala para hedging, só cerca de 10% dos contratos são para entrega efectiva de barris.
A arbitragem entre o WTI e o Brent, de momento, é muito próxima do impossível. São tipos de crude com características de refinação distintos, que originam produtos diversos, destinados a regiões do mundo com diferentes necessidades.
A única possibilidade é conseguir desembocar todo o WTI no golfo do México e exportar para as refinarias na Europa, através de super petroleiros, o que demora duas semanas, e isso tem custos (armazenagem, carga, seguro, transporte) de cerca de $15-$20 por barril, portanto é duvidoso que apesar de tudo possa ser rentável. Quer-me parecer que esta possibilidade não está ao alcance de um pequeno investidor.

por Elias » 26/2/2011 10:34

Supermann Escreveu:E está... nao há problema nenhum.

Fazer um spread trade. Com o spread em território histórico, o que o Lion disse faz perfeito sentido

Mas se isso é assim tão simples deve haver montes de gente a ganhar dinheiro à pala disso... e o mercado tende a anular essas oportunidades de arbitragem.

O que é que me está a escapar? :roll:

por Supermann » 26/2/2011 1:55

E está... nao há problema nenhum.

por Elias » 25/2/2011 23:55

LOL, Lion, tá boa essa.

por Lion_Heart » 25/2/2011 23:47

Lucrar com o oil , é comprar nos EUA e vender em Londres :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por pdcarrico » 25/2/2011 19:44

Sem ter muita certeza, porque não tenho dados sobre o Open Interest de hedgers e de produtores, eu diria que o fenómeno só tem ocorrido porque o risco de variação de preço se tornou muito mais relevante para quem precisa de comprar do que quem precisa de vender. Isto é, é muito mais útil para uma transportadora um contrato de compra do que para uma petrolífera um contrato de venda.

Num outro mercado que tenho procurado seguir, o da pasta de papel, que é no entanto muito mais ilíquido, mas onde a necessidade de cobertura se sente mais por parte de produtores, o mercado de futuros tem se comportado na forma backwardation. Mesmo com expectativa de oferta limitada, o preço de futuros é mais baixo que o à vista, e possivelmente porque grandes players produtores sentindo o risco de variação de preço, procuram fazer hedging na venda.

Possivelmente se o custo-combustível se tornásse menos importante, talvez não ocorresse tanto hedging na compra e o fenómeno contango poderia não existir. mas isso são especulações minhas que talvez nem façam muito sentido.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por Fingerspitzengefuhl » 25/2/2011 19:41

Como lucrar com a escalada do petróleo?
Obrigado

http://pt.wikipedia.org/wiki/Contrato_de_futuros

Registado: 9/2/2010 6:36

por MarcoAntonio » 25/2/2011 19:31

Já agora, convém notar que o fenómeno de contango é um fenómeno variável e que houve alturas em tempos recentes (quando o petróleo estava lá em baixo) em que ele foi particularmente acentuado tendo significado no caso de prazos a cerca de um ano um diferencial de várias dezenas de dolars (foi a esse propósito precisamente que eu publiquei sobre o assunto numa edição da minha coluna). Mas essa situação foi algo atípica, normalmente o efeito é muito menor (neste momento o spread é já muito inferior).

Para quem teve de estar exposto nessa altura de forma continuada acabou a absorver esse custo a prazo, mas como digo, nem todos estão sujeitos a essa falta de flexibilidade...

Aliás, isso é visível no gráfico do artigo que colocaste: a maior parte da divergência dá-se precisamente nos últimos dois anos, precisamente pelo disparar do spread entre prazos para valores atípicos que ocorreu quando o petróleo andava lá por baixo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pdcarrico » 25/2/2011 19:25

MarcoAntonio Escreveu:
Hedgers, Fundos, etc são investidores com pouca mobilidade e que tendem a estar no produto por longos-prazos (no caso do hedger não existe flexibilidade nenhuma). Mas é um problema menor para quem investe em derivados com vista a realizar ganhos com os movimentos do petróleo, normalmente focados no curto/médio-prazo. O perfil de investimento e mobilidade não são os mesmos nem pouco mais ou menos, um pequeno investidor/especulador pode adquirir hoje contratos e vendê-los daqui a umas semanas, o contango é praticamente irrelevante para ele e o efeito desprezível face à volatilidade mesmo que apanhe um ou dois roll-overs...

De acordo. Efectivamente um pequeno investidor que procura estar exposto a movimentos como o ocasionado pela crise na Líbia vai, num curto espaço de tempo, ganhar/perder em dimensão muito superior aos custos em manter uma posição por um tempo longo.

Mas quando o Paulo colocou a questão, a minha conclusão é que, das duas uma, ou ele quer beneficiar deste mini-choque petrolífero, e se for comprar provavelmente encontrará o valor do brent, com vencimento daqui a um/dois meses, com valor significativamente mais alto que o valor à vista (possivelmente o gap até deve estar maior por conta dos acontecimentos reforçando o efeito contango - talvez até tenha ocorrido um aumento da exposição compradora de hedgers ou fundos antecipando um risco político maior), ou então ele quer estar exposto ao petróleo no longo prazo porque entende que é uma matéria prima que vale a pena investir por ter um rácio apertado de oferta/procura.

No primeiro caso, ele vai investir num futuro com preço já muito salgado (presumo eu, em relação ao valor à vista), no segundo caso, ele teria custos decorrentes do roll-over dos contratos. Mas se a ideia dele for comprar hoje para vender amanhã, concordo contigo que a melhor solução é comprar um futuro. Se a ideia é ficar exposto ao petróleo num prazo mais longo parece-me que a solução de comprar acções de uma petrolífera é uma boa solução.
Pedro Carriço

por carf2007 » 25/2/2011 19:01

Quando as noticias de conflitos começaram há alguns dias atrás podias tem entrado em CFD ou Call Warrants (oil Brent Crude Future)

Eu como já disse no tópico sobre petróleo comprei num dia e vendi no outro dia de manhã com lucro de 100%

Agora vou ficar atento e quando o Gadaffi "cair", se os mercados acalmarem, pode ser boa altura para entrar em Put Warrants
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MarcoAntonio » 25/2/2011 18:59

pdcarrico Escreveu:O contango é um problema para quem quer ficar longo em petróleo, e dentro desse grupo, estão os hedgers.

Eu estou perfeitamente familiarizado com o fenómeno de contango, na altura em que escrevia artigos para o Negócios também publiquei um sobre essa matéria.

Hedgers, Fundos, etc são investidores com pouca mobilidade e que tendem a estar no produto por longos-prazos (no caso do hedger não existe flexibilidade nenhuma). Mas é um problema menor para quem investe em derivados com vista a realizar ganhos com os movimentos do petróleo, normalmente focados no curto/médio-prazo. O perfil de investimento e mobilidade não são os mesmos nem pouco mais ou menos, um pequeno investidor/especulador pode adquirir hoje contratos e vendê-los daqui a umas semanas, o contango é praticamente irrelevante para ele e o efeito desprezível face à volatilidade mesmo que apanhe um ou dois roll-overs...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por pdcarrico » 25/2/2011 18:43

MarcoAntonio Escreveu:
Uma petrolífera tb não segue de uma forma próxima o preço do crude. É de longe preferível investir em derivados do petróleo, mesmo com os custos envolvidos...

Investir noutra coisa não é investir em petróleo e se se vai beneficiar da subida ou não (e em que medida em relação ao petróleo) é bastante incerto.

De facto não segue. Não existem alternativas ideais, o caso por exemplo da BP, que caiu nas ruas da amargura por motivos que nada tinham a ver com o preço do crude, mas também pode acontecer o contrário, ie, uma petrolífera ter bons resultados para além do preço do petróleo.

MarcoAntonio Escreveu:
O contango é um "problema potencial" para quem pretende fazer hedging, não para quem pretende tirar proveito directo das subidas/descidas da matéria prima através do investimento em derivados.

O contango é um problema para quem quer ficar longo em petróleo, e dentro desse grupo, estão os hedgers. Mas também fundos de investimento ligados ao petróleo. naturalmente que quem quer ficar curto ficará todo contente com o contango.

Lembro-me de um artigo interessante que uma vez saiu no negocios que falava sobre o assunto:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=446957
Pedro Carriço

por MarcoAntonio » 25/2/2011 18:34

pdcarrico Escreveu:O problema dos derivados de petróleo é que muitas vezes negoceiam a prémio face ao valor presente (fenómeno contango), e o custo para fazer a rolagem entre diferentes datas de maturidade tem um custo (o preço futuro costuma estar mais alto que à vista) que frequentemente anula parte dos ganhos numa subida.

E o problema é que como há custos expressivos na stockagem nem dá para arbitrar. O ideal mesmo é ficar longo numa petrolífera.

Uma petrolífera tb não segue de uma forma próxima o preço do crude. É de longe preferível investir em derivados do petróleo, mesmo com os custos envolvidos...

Investir noutra coisa não é investir em petróleo e se se vai beneficiar da subida ou não (e em que medida em relação ao petróleo) é bastante incerto.

O contango é um "problema potencial" para quem pretende fazer hedging, não para quem pretende tirar proveito directo das subidas/descidas da matéria prima através do investimento em derivados.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 25/2/2011 18:32

pdcarrico Escreveu:O ideal mesmo é ficar longo numa petrolífera.

isso também não é linear.

A Total por exemplo, subiu uns magros 20% nos últimos dois anos - no mesmo período o brent subiu perto de 200%.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Phil2014, richardj, VALHALLA e 225 visitantes