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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 26/2/2011 23:30

Zundy Escreveu:Os preços antes de impostos em Portugal são dos mais elevados a nível europeu. Será assim tão disparatado suspeitar dos preços à saída da refinação ?


» Portugal é um país periférico e deslocado face aos mercados petrolíferos como o do Norte da Europa.

» Os preços são extremamente semelhantes ao de Espanha, antes de impostos.

» A própria diferença para a média é relativamente reduzida (uns 2 centimos por litro).


Mas, isto até pode não interessar para nada. Dois pontos ainda mais importantes:

» O PVP antes de impostos não é o preço à saída da refinação: cobre ainda custos de transporte, armazenagem e retalho. Uma aferição sobre o que se passa à saída da refinaria a partir do PVP antes de impostos é altamente falível.

» O PVP antes de impostos não representa o preço médio de venda real. Em Portugal, actualmente, existe uma política de descontos/fidelização (e nalguns casos envolvendo parcerias) com impacto relevante no preço, algo que se acentuou particularmete nos últimos dois anos. O que é que se passa nos outros paises a este respeito? (os dados assim apresentados não contabilizam esse factor de forma nenhuma, é completamente ignorado passe-se o que se passar a estes níveis)


Isto já foi tudo dito aqui no tópico mas é continuamente ignorado...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 26/2/2011 23:33, num total de 1 vez.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Zundy » 26/2/2011 23:18

Utilizei os dados de Janeiro da DGEG e criei estes gráficos:

Imagem
http://i54.tinypic.com/2a4y0i0.gif

Os preços antes de impostos em Portugal são dos mais elevados a nível europeu. Será assim tão disparatado suspeitar dos preços à saída da refinação ? Outra curiosidade, isso também sucede com Itália e Espanha e afinal a italiana ENI até é das maiores accionistas da nossa Galp :roll:

E parece-me que a Galp não tem problemas em termos de custos na refinação, afinal exporta bastante para países bem longe, e sendo assim podemos supor que refina gasolina de forma competitiva....
 
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por Elias » 26/2/2011 14:02

Está aqui o link para a audição do presidente da AdC na Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, em Fevereiro de 2010.

Convido todos aqueles que acham que a AdC nada faz para resolver a questao dos combustíveis a ouvirem esta audição (eu tive oportunidade de a seguir em directo e já na altura a achei muito instrutiva) e a a darem a sua opinião sobre a mesma!

A audição tem cerca de 2 horas e 45 minutos.
 
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por Elias » 26/2/2011 0:09

Bem, o PS não quis ficar de fora :lol:

Deputado socialista quer Galp a vender combustíveis mais baratos
24 de Fevereiro, 2011

Jorge Seguro Sanches, deputado do PS, defende numa carta-aberta hoje enviada a Ferreira de Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Galp Energia, a disponibilização em todo o território nacional de combustíveis low cost - iguais aos que a Galp vende, de forma experimental, no seu posto de Setúbal.

Dessa forma, os consumidores poderiam poupar entre 12 a 20 cêntimos por litro no gasóleo ou cerca de 13 cêntimos por litro no caso da gasolina sem chumbo 95. Ou seja, poderiam poupar 7,14 ou 7,56 euros no abastecimento de um depósito com 60 litros.

Na missiva, Seguro Sanches pergunta ao presidente da Galp sobre a data em que a petrolífera «vai colocar em prática a possibilidade de os consumidores poderem escolher todas as gamas de combustíveis que a marca comercializa» em Setúbal.

Os postos da Galp apenas disponibilizam os combustíveis aditivados e superaditivados - precisamente os produtos mais caros. A cidade de Setúbal é a única excepção, pois desde de Setembro do ano passado vende combustíveis pouco aditivados. Neste posto, a Galp pratica preços muito semelhantes aos que são praticados nas gasolineiras dos hipermercados e não muito longe do preçário dos postos espanhóis - onde os impostos sobre os produtos petrolíferos são mais baratos.

Por exemplo, o gasóleo na Galp de Setúbal custa hoje 1, 279 euros, enquanto que a gasolina sem chumbo (95) está a ser vendida a 1,419 euros por litro. No resto do país, a petrolífera nacional está a vender o gasóleo entre os 1,398 e os 1,479 euros e a gasolina a 1,545 euros.

Jorge Seguro Sanches defende que o alargamento da experiência de Setúbal permitiria «dar aos consumidores a opção mais económica e cada vez mais procurada».

O facto de os postos da Galp e das restantes petrolíferas apenas venderem «os dois combustíveis mais sofisticados e caros» é, no entender do deputado socialista, «passível de distorcer um mercado que todos queremos livre» - além de ameaçarem a sustentabilidade económica dos postos de combustíveis portugueses nas zonas fronteiriças. Por isso mesmo, Seguro Sanches insta a Galp a liderar o mercado nacional a ser mais competitivo.

SOL
 
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por Lion_Heart » 25/2/2011 23:45

os combustiveis agora dão votos. Logo as sanguessugas andam todas la.
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por Elias » 25/2/2011 21:03

O Portas também aproveita para malhar na AdC :lol:

Combustíveis: Paulo Portas diz que AdC "fracassou" e acusa regulador de "subserviência" em relação a interesses instalados
24 de Fevereiro de 2011, 13:24

Lisboa, 24 fev (Lusa) - O líder do CDS-PP, Paulo Portas, defendeu hoje a realização de um estudo independente que "ponha a nu o fracasso" da Autoridade da Concorrência (AdC), acusando o regulador de "subserviência" relativamente aos interesses instalados.

"Só há uma coisa a fazer: um estudo independente que talvez ponha a nu não apenas as más práticas que protegem os interesses dominantes no setor dos combustíveis e ponha a nu também o fracasso da Autoridade da Concorrência, porque precisamos de uma boa AdC e de um regulador forte, corajoso, incómodo se necessário e não o que temos", afirmou Paulo Portas.

O presidente do CDS-PP falava aos jornalistas à margem de uma visita à Bolsa de Turismo de Lisboa, depois de conhecida a decisão do regulador de não abrir uma investigação ao pedido da Automóvel Clube de Portugal sobre o mercado dos combustíveis em Portugal.
 
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por Elias » 25/2/2011 20:33

Cada cabeça, sua sentença.

(preços "justos"? :shock: o que raio são preços justos? e já agora, antes ou depois de impostos? LOL)

Combustíveis: Sócrates quer «preços justos»
Autoridade da Concorrência tem de garantir preços. Primeiro-ministro não acredita que aumento do preço do petróleo afecte Orçamento

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que a Autoridade da Concorrência deve «velar por preços justos» nos combustíveis, mas alertou para o perigo de regular «administrativamente os preços». Se tal acontecesse, «isso significaria que não seriam os consumidores a pagar, mas os contribuintes».

À saída do debate quinzenal, o primeiro-ministro mostrou-se preocupado com a instabilidade vivida no Magrebe, sobretudo na Líbia: a escala do petróelo «tem um efeito inflacionário» para todas as economias, disse.

Já sobre as consequências do preço do petróleo no Orçamento do Estado [uma vez que no documento está inscrito um valor, que foi já ultrapassado], Sócrates considera que «não há motivo para preocupação», «até porque a execução orçamental foi boa».

http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---e ... -5797.html
 
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por Elias » 25/2/2011 20:29

Agora é a vez do presidente do ACP:

Combustíveis: querem demissão de presidente da AdC

ACP acusa Manuel Sebastião de «laxismo total» ao recusar intervenção no mercado dos combustíveis

2011-02-25 07:46
Agência Financeira

O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) defende a demissão do presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), considerando que o organismo «não pode continuar no laxismo total» e recusar a intervenção no mercado dos combustíveis portugueses.

Carlos Barbosa reagia, em declarações à agência Lusa, ao comunicado emitido ontem, quinta-feira, pela AdC sobre o facto de não abrir uma investigação ao pedido do ACP sobre o mercado de combustíveis em Portugal, confirmando que foi «citada pelo Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa».

O presidente do ACP entende que a AdC «tem de funcionar de uma vez por todas e não pode continuar no laxismo, a fazer comunicados que não têm nem pés nem cabeça e, sobretudo, não intervir» e «cumprir o que lhe exigido, que é verificar se há ou não concertação de preços nos combustíveis em Portugal e por que é os preços são tão altos».

Carlos Barbosa lembrou que «o próprio ministro da Economia, Vieira da Silva, não consegue perceber o preço dos combustíveis» e vincou a necessidade de substituição do presidente da AdC, Manuel Sebastião.

«Se o próprio ministro discorda de um seu funcionário, não posso dizer mais nada. [O presidente da AdC] tem de ser demitido imediatamente e deve ser substituído por alguma pessoa que tenha efetivamente capacidade para analisar este assunto seriamente».

Para o presidente do Automóvel Club de Portugal, «é perfeitamente caricato» a recusa do organismo tutelado pelo Ministério da Economia em abrir uma investigação a pedido do ACP.

«A AdC vai ser obviamente obrigada pelo tribunal a fazê-lo. Os partidos políticos estão todos do nosso lado, da extrema esquerda à direita, porque o que se está a passar em Portugal não faz sentido absolutamente nenhum, independentemente do aumento do crude devido às crises no Médio Oriente».

Carlos Barbosa afirmou que «tem de haver uma solução» e considerou que «é perturbante» prever que a greve dos transportes, incluindo os de mercadoria, convocada para segunda-feira, «possa paralizar o país».
 
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por Trisquel » 25/2/2011 18:36

Elias Escreveu:Claro que este é um tema a que a opinião pública é sensível, logo politicamente relevante, mas interrogo-me quantos destes políticos conhecem de facto o mercado dos combustíveis.



Podemos-lhe enviar o Link deste Tópico. :lol: :lol:

Qualquer dúvida que surja o Marco dá uma ajuda! :wink:
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por Elias » 25/2/2011 18:29

Trisquel Escreveu:Passos Coelho: Autoridade da Concorrência "não tem actuado" face a preços dos combustíveis
25 Fevereiro 2011 | 17:12
Lusa Partilhar

O líder do PSD considerou hoje que a Autoridade da Concorrência (AdC) "não tem actuado" relativamente à "divergência entre os preços praticados" na venda de combustíveis e as flutuações do valor da matéria-prima nos mercados internacionais.


E viva a demagogia. Isto parece que é à vez.

Aqui há tempos era o BE, na semana passada era o PCP, ontem vi o Portas na TV a falar disto mesmo e agora faltava o Passos para compor o ramalhete.

Claro que este é um tema a que a opinião pública é sensível, logo politicamente relevante, mas interrogo-me quantos destes políticos conhecem de facto o mercado dos combustíveis.

O Sebastião foi à AR no ano passado explicar isto tudo (na minha opinião explicou bem!), mas parece que já passaram uma esponja sobre tudo o que ele disse.
 
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por Trisquel » 25/2/2011 18:26

Passos Coelho: Autoridade da Concorrência "não tem actuado" face a preços dos combustíveis
25 Fevereiro 2011 | 17:12
Lusa Partilhar

O líder do PSD considerou hoje que a Autoridade da Concorrência (AdC) "não tem actuado" relativamente à "divergência entre os preços praticados" na venda de combustíveis e as flutuações do valor da matéria-prima nos mercados internacionais.
O líder do PSD considerou hoje que a Autoridade da Concorrência (AdC) "não tem actuado" relativamente à "divergência entre os preços praticados" na venda de combustíveis e as flutuações do valor da matéria-prima nos mercados internacionais.

Pedro Passos Coelho, que falava à margem de uma visita à Bolsa de Turismo de Lisboa, a decorrer no Parque das Nações, disse que era necessário que a AdC "explicitasse" a razão "de haver esta divergência".

"Não tem actuado. Era preciso que actuasse e interviesse de forma a explicitar ao país qual a razão de haver esta divergência entre os preços que são praticados hoje e aquilo que o mercado propiciava quando há dois anos atrás os preços eram muito parecidos embora nessa altura o preço do crude fosse muito mais elevado", disse.

Considerando "preocupante" a recente subida dos combustíveis, Passos Coelho defendeu que Portugal, por estar entre os países "mais vulneráveis e com mais dificuldades", deveria actuar "de forma mais diligente" em relação à situação" para se "proteger melhor".

"Eu continuo sem perceber porque é que a autoridade para a concorrência não atua relativamente àquilo que já era um problema antes mesmo da subida dos preços nos mercados internacionais", salientou.

Tanto mais que os preços dos combustíveis hoje praticados "não encontram justificação no mercado".

"E incompreensivelmente a Autoridade da Concorrência não consegue dar uma resposta satisfatória nessa matéria. Portanto, se em vez de estarmos sempre a sacudir a água do capote com aquilo que não depende de nós como é o caso do aumento do crude nas praças internacionais, se fizéssemos aquilo que está ao nosso alcance de modo a ver como é que os preços podem não ser tão elevados, não havendo justificação no mercado para terem atingido esse valor, se começássemos por aí já estaríamos a fazer alguma coisa de positivo", referiu.
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por Lion_Heart » 24/2/2011 2:16

Ora bom com estas subidas do "bidão" nos ultimos dias não será de estranhar nas proximas semana(s) ver o petrol a 1,60.

O diesel ainda se agunta abaixo dos maximos mas vai de certeza ultrapassar essa barreira.

Se o preço continua a escalar o estado tem uma de duas hipoteses , ou fica a ver a economia real degradar ainda mais ou desce o imposto.
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por Elias » 23/2/2011 23:58

ferradura Escreveu:Isto dos preços é tudo mentira, e nós portugueses, somos o povo mais estupido da europa, e como as empresas de combustiveis sabem isso, fazem e argumentam o que querem.

ferradura Escreveu:Por isso digo, o povo português, é o mais estupido da Europa, pois "come" todo o que lhe dizem, sem espirito critico.


Acho piada a estas afirmações sobre o povo português, como se lá fora fosse diferente. Vejamos alguns comentários feitos por leitores a notícias sobre os combustíveis na imprensa estrangeira.

por exemplo em França:
La hausse à la pompe est répercutée très rapidement comme d'habitude! C'est révoltant et on peut se demander pourquoi les Frannçais sont si passifs!

http://www.letelegramme.com/ig/generale ... 215365.php

Reino Unido
we need to come out onto the streets , or are we going to just carrying on moaning at each other and do nothing.


Read more: http://www.belfasttelegraph.co.uk/news/ ... z1EpEUdV57
 
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por Elias » 23/2/2011 23:38

PCP quer ouvir Governo sobre preço "insuportável" dos combustíveis

Económico com Lusa
23/02/11 19:05

O PCP pediu hoje a audição no Parlamento de Vieira da Silva para questionar o Governo quanto aos preços dos combustíveis

O grupo parlamentar comunista quer ouvir o ministro na comissão parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia "para que diga diga ao Parlamento o que [o Governo] tenciona fazer, ou se não tenciona fazer nada" quanto aos preços dos combustíveis praticados em Portugal, "superiores aos valores médios, antes de impostos, da União Europeia", afirmou o deputado do PCP Bruno Dias.

Apontando que a Galp teve no ano passado lucros superiores a 300 milhões de euros, mais de 43% do que em 2009, o deputado comunista considerou "difícil desligar esses resultados dos preços praticados pela Galp" na gasolina e gasóleo.

"Numa situação da economia cada vez mais difícil, empresas e população estão a pagar um preço verdadeiramente insuportável", criticou Bruno Dias.

Para o PCP, a Autoridade da Concorrência "manifesta uma impotência total perante a forma como os preços são praticados nos combustíveis".

"É importante que o Governo tenha uma palavra a dizer e que esclareça quais são as medidas que tencionam tomar, para que o interesse da nossa economia e das populações sejam defendidos, em vez de estarmos a financiar, no meio da crise, os lucros cada vez maiores desta empresa petrolífera", considerou o deputado do PCP.

O Governo, defendem os comunistas, tem de ter "uma estratégia, enquanto accionista e enquanto tutela económica".
 
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por MarcoAntonio » 19/2/2011 0:43

Pemides Escreveu:O que é que pode explicar isto?


O Diesel e a Gasolina não seguem exactamente a mesma curva de preço, por vezes o gasóleo encarece face à gasolina ou vice-versa.

Além das diferentes evoluções dos preços, este ano e há umas semanas atrás (salvo erro foi desde o dia 1 de Fevereiro) devido à perda de isenção fiscal do biodiesel, resultou numa subida adicional do gasóleo em cerca de 2 centimos (foi noticiado na altura).
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por dr_sedento » 19/2/2011 0:30

Elias Escreveu:Para quem abastece na GALP: não se esqueçam que depois de amanhã é o terceiro domingo do mês, o dia em que é possível beneficiar de um desconto suplementar de 6 cêntimos.

Combustíveis ficam mais caros na próxima semana

18/02/11 15:20
economico.pt

O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana 3% e 1%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis em Portugal a partir de segunda-feira.

Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,374 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. São os preços mais elevados quer da gasolina quer do gasóleo desde o terceiro trimestre de 2008.

As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 10 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 2,5 cêntimos. O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.



Algo que me parece deveria ser do senso comum:
http://www.precoscombustiveis.dgge.pt/

Neste site da DGGE encontram-se os preços dos combustíveis actualizados.

A data indicada em cada posto de abastecimento é a data da ultima alteração do preço nesse posto.

São infinitas as conclusões que se podem tirar daqui, principalmente se seleccionarmos 3 ou 4 postos e efectuarmos comparações semanais da evolução dos preços...
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por Pemides » 19/2/2011 0:18

Elias Escreveu:Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 10 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 2,5 cêntimos


O que é que pode explicar isto? São diferenças nos impostos? Espero que sim... que isto de usar o combustível mais barato (gasolina) e depois pagar mais por ele do que por gasóleo por via fiscal, é completamente ridículo :roll:
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por Elias » 18/2/2011 23:28

Para quem abastece na GALP: não se esqueçam que depois de amanhã é o terceiro domingo do mês, o dia em que é possível beneficiar de um desconto suplementar de 6 cêntimos.

Combustíveis ficam mais caros na próxima semana

18/02/11 15:20
economico.pt

O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos subiram esta semana 3% e 1%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis em Portugal a partir de segunda-feira.

Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,374 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. São os preços mais elevados quer da gasolina quer do gasóleo desde o terceiro trimestre de 2008.

As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 10 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 2,5 cêntimos. O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.
 
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por Elias » 17/2/2011 2:25

Trisquel Escreveu:Abel Mateus acusa
Governo nada faz para resolver falta de concorrência nos combustíveis
09 Fevereiro 2011 | 10:26
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo presidente da Autoridade da Concorrência acusa o Governo de nada fazer para promover a concorrência no sector.
Entrevistado no programa “Terça à Noite”, Abel Mateus diz que “não vi nenhuma medida estrutural e concreta para resolver a questão da concorrência” no sector energético, e em particular dos combustíveis.

Diz também que não percebe o que são combustíveis “low cost” e lança o desafio: se é possível baixar preços que eles baixem para todos. “Não percebo o que são combustíveis low cost, sei é que havia grande concorrência dos postos dos hipermercados e, se calhar, é apenas uma tentativa de entrar nesse mercado. Se é possível baixar os preços, então baixe-se para todos”.

O antigo presidente da Autoridade da Concorrência, o primeiro a assumir aquele cargo, diz que, na actual situação de crise, os cortes nos salários deviam ser acompanhados por uma descida dos preços dos bens que são sujeitos a regulação, como a energia, por exemplo.

“Estarmos a cortar salários e não reduzimos os preços dos chamados bens não transaccionáveis, como a energia, as telecomunicações, do meu ponto de vista, está errado, estamos a dar um tiro no pé. É preciso acompanhar isso de uma redução de preços dos bens
que são sujeitos a regulação”.

Sobre as energias renováveis, Abel Mateus critica a “bandeira de Sócrates”, lembra que a energia está mais cara e que Portugal continua a importar o mesmo.



Abel Mateus vai ao Parlamento após dizer que Governo não promove concorrência na energia
15 Fevereiro 2011 | 17:50
Diogo Cavaleiro - diogocavaleiro@negocios.pt

Proposta do Bloco de Esquerda para que antigo presidente da Autoridade da Concorrência fosse ouvido na Assembleia foi aprovada por unanimidade.
O antigo presidente da Autoridade da Concorrência, Abel Mateus, vai ser ouvido na Assembleia da República depois das declarações em que defendeu a inacção do Governo na promoção da concorrência no sector energético.

A Comissão de Assuntos Económicos, Inovação e Energia aprovou por unanimidade a proposta de audição de Abel Mateus lançada pelo Bloco de Esquerda, após a entrevista do antigo presidente da Autoridade da Concorrência ao programa da Rádio Renascença “Terça à Noite”. Abel Mateus afirmou não ver “nenhuma medida estrutural e concreta para resolver a questão da concorrência” no sector energético por parte do Governo.

A “gravidades destas afirmações”, ainda para mais, “vindas de uma personalidade com a importância do professor Abel Mateus” foram razões presentes na proposta do grupo parlamentar da esquerda política. O debate é necessário, segundo o Bloco de Esquerda, por poder ter alguma relação com a diferença dos preços praticados nos combustíveis entre, por exemplo, Portugal e Espanha.

Na entrevista à Renascença, o antigo presidente da Autoridade da Concorrência também defendeu que não percebe o conceito de “combustíveis low cost”, salientando que se há quem pode baixar os preços, é porque é possível para os outros também o fazer.
 
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por MarcoAntonio » 12/2/2011 15:23

Berluscony Escreveu:Refiro-me ao retalho!

Entretanto encontrei o relatório da AdC de Junho de 2008, verificam exactamente o que acabei de referir.

"56. Para além disso, existe evidência de um desfasamento temporal entre as alterações
no preço do petróleo e nos preços médios de venda ao público (doravante PMVP)20
antes de impostos dos combustíveis na Europa, e, em particular, em Portugal."

...

58. Concluiu pela existência de evidência de um desfasamento médio de 4 semanas
entre uma alteração do preço do crude nos mercados internacionais e um
ajustamento do PMVP da gasolina IO95 e do gasóleo rodoviário (doravante gasóleo)
em Portugal.

...

59. A generalidade dos países europeus (12 no caso do gasóleo e 11 no caso da
gasolina) ajustava com uma velocidade de entre 1 e 2 semanas."


Berluscony, não estás a copiar o texto todo. Isso diz respeito a uma análise de 2005 (o que está indicado no ponto 57). Actualmente o desfazamento é de uma semana e em 2007 era de duas semanas e já estava em linha com o resto da Europa!

Aliás, logo nos pontos seguintes (60/61) refere a actualização desse ajuste ainda em 2008 (embora não diga para que prazo passou, mas está, se não estou em erro, em relatórios posteriores a esse e já se tinha percebido e analizado neste tópico em que prazos se situava então).
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por pedrom » 12/2/2011 15:21

Berluscony Escreveu:Refiro-me ao retalho!

Entretanto encontrei o relatório da AdC de Junho de 2008, verificam exactamente o que acabei de referir.

"56. Para além disso, existe evidência de um desfasamento temporal entre as alterações
no preço do petróleo e nos preços médios de venda ao público (doravante PMVP)20
antes de impostos dos combustíveis na Europa, e, em particular, em Portugal."

...

58. Concluiu pela existência de evidência de um desfasamento médio de 4 semanas
entre uma alteração do preço do crude nos mercados internacionais e um
ajustamento do PMVP da gasolina IO95 e do gasóleo rodoviário (doravante gasóleo)
em Portugal.

...

59. A generalidade dos países europeus (12 no caso do gasóleo e 11 no caso da
gasolina) ajustava com uma velocidade de entre 1 e 2 semanas."


Se é ao retalho estás completamente enganado, pois são os retalhistas (entenda-se por aqueles que compram à galp, repsol, bp, cepsa, ou outros???) os principais prejudicados, juntamente com os consumidores claro!!! Além das margens semanais serem constantes, segundo consta nesse mesmo relatório ou outro mais recente (?), com a subida dos preços aumentam o risco nos clientes e perdem poder de compra juntos das companhias.


À parte de tudo isto, segundo consta tem aumentado significativamente o número de pessoas que circula em transportes públicos e até já ouvi dizer que em lisboa se circula melhor, pelo que o aumento dos combustiveis não é prejudicial em tudo!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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por Berluscony » 12/2/2011 14:49

Refiro-me ao retalho!

Entretanto encontrei o relatório da AdC de Junho de 2008, verificam exactamente o que acabei de referir.

"56. Para além disso, existe evidência de um desfasamento temporal entre as alterações
no preço do petróleo e nos preços médios de venda ao público (doravante PMVP)20
antes de impostos dos combustíveis na Europa, e, em particular, em Portugal."

...

58. Concluiu pela existência de evidência de um desfasamento médio de 4 semanas
entre uma alteração do preço do crude nos mercados internacionais e um
ajustamento do PMVP da gasolina IO95 e do gasóleo rodoviário (doravante gasóleo)
em Portugal.

...

59. A generalidade dos países europeus (12 no caso do gasóleo e 11 no caso da
gasolina) ajustava com uma velocidade de entre 1 e 2 semanas."
 
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por pedrom » 12/2/2011 14:30

Berluscony Escreveu:
A GALP, como qualquer empresa, tem custos fixos que não dependem do preço do petróleo. Por exemplo, não te passa certamente pela cabeça que quando o brent baixa 20%, os vencimentos dos colaboradores baixem igualmente 20%... ou passa?


Claro que não, da mesma forma que a valorização de 30% do Brent em 2010 não se traduziu em aumentos de vencimentos, talvez se tenha traduzido num aumento no valor de premios de gestão.

Para mim está claro que o aumento do PVP se traduz claramente num aumento dos lucros dos distribuidores!

Vamos agora ao preço à saída da refinaria...

Ao contrário do que eu esperava o preço à saída da refinaria não reflete directamente os custos associados à produção de combustíveis, preço do petroleo, custos de refinação e respectiva margem de lucro, isto é, o preço é estabelecido após a consulta do mercado de Roterdão diferido em 1 semana. Tenho muitas dúvidas que o processo de transformação tenha apenas a duração de uma semana... Era importante saber a duração do mesmo, desde a compra de petroleo até à venda de combustivel.

Tendo em conta que a compra da matéria prima é feita com base em futuros a 1 mês, a relação directa entre o preço de custo e o preço de venda é logo eliminada!!

Assim o nosso "mercado livre", permite desde logo a existência de uma janela temporal para que possam ocorrer movimentos especulativos altamente rentáveis para as refinarias!! Não tenho nada contra a gestão e eficiência das refinarias, apenas não percebo porque é que é imputado um preço de custo ao combustivel que não corresponde à realidade!! Esta parece-me ser a questão central!

Se a tudo isto juntarmos que a Galp controla certa de 80% dos produtos refinados, e somarmos mais 80% da rede de distibuição, acho que era interessante saber qual a relação entre a margem de lucro relativa ao efeito de stock com a margem de lucro total...


O que entendes por distribuidores?
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por pedrom » 12/2/2011 14:26

TheTraveler Escreveu:
pedrom Escreveu:Um dos grandes problemas dos preços não pararem de aumentar é que as tranportadoras que trabalham para os belmiros deste pais e companhia Lda. que recebem a pronto e adiantado são obrigadas a cumprir contratos a perder dinheiro e a receber a perder de vista, só que para os transportadores parar, ainda que seja para resolver este problema, é morrer!!!!


Não os ouvi reclamar quando os preços baixaram e tinham contractos assinados a preços altos...


Claro que não.... mas em alguns casos que conheço alguns contratos foram renegociados para poderem continuar a fazer os serviços!!!
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por pedrom » 12/2/2011 14:23

Elias Escreveu:pedrom é bom lembrar que quem lucra mais com este negócio dos combustíveis é o Estado.


Claro!!! :twisted: Eu sei bem como é que funciona este negócio!!! :wink:
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