Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal na Bancarrota >>

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 23/2/2011 2:25

Atomez Escreveu:
mais_um Escreveu:
Atomez Escreveu:Não sabem googlar?

List of countries by external debt

20 Portugal 497,800,000,000 30 June 2010 47,632 201% (GDP)

Esse é o valor "apenas" da divida externa, falta a outra parcela.

Qual outra parcela?

Leiam! Está lá:

This is a list of countries by external debt, the total public and private debt owed to nonresidents repayable in foreign currency, goods, or services,[1] where the public debt is the money or credit owed by any level of government, from central to local, and the private debt the money or credit owed by private households or private corporations based in the country under consideration.

Humm, não quero ser chato, mas estás equivocado, o valor que referiste é a divida publica e divida privada ao exterior.

E a pergunta é:

Alguém sabe ao certo o valor do endividamento do Estado + famílias + empresas de Portugal?

Logo é o valor da divida total, o que se pediu lá fora e cá dentro, por exemplo os meus certifcados do tesouro, dinheiro que emprestei ao Estado, não entram no valor referido por ti. Eu ainda sou português. :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por artista_ » 23/2/2011 2:23

Pois, isso está em dólares, eu euros é um bocado menos, mas até assusta...e dá para ver que a dívida do estado está longe de ser o nosso único problema! Enquanto houver quem compre a crédito a torto e a direito será difícil equilibrar isto!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por atomez » 23/2/2011 2:19

mais_um Escreveu:

Qual outra parcela?

Leiam! Está lá:

This is a list of countries by external debt, the total public and private debt owed to nonresidents repayable in foreign currency, goods, or services,[1] where the public debt is the money or credit owed by any level of government, from central to local, and the private debt the money or credit owed by private households or private corporations based in the country under consideration.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por mais_um » 23/2/2011 2:17

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por atomez » 23/2/2011 2:16

Não sabem googlar?

Mas o problema não é a dívida em si, é a capacidade para a pagar.
Editado pela última vez por atomez em 23/2/2011 2:18, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por artista_ » 23/2/2011 2:11

Mcmad Escreveu:Alguém sabe ao certo o valor do endividamento do Estado + famílias + empresas de Portugal?

Uma batelada, já ouvi falar em valores na casa dos 400 mil milhões mas também gostava de saber ao certo... se é que alguém sabe!? :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mcmad » 23/2/2011 1:58

Alguém sabe ao certo o valor do endividamento do Estado + famílias + empresas de Portugal?
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por EuroVerde » 22/2/2011 17:02

Não venham me cá é a falar de um Estado Social em que se gastou demasiado, sim, mas não por ser social.
Naturalmente existe sempre a outra face da moeda.

O comportamento da bolsa para uma interpretação no mercado obrigacionista como será? Ao ver 7% a 5 e 10 anos...
- 2007 a 2017 topos
e uma década sem passar os máximos mas também sem recessão sem que atingimos novos minimos para alem dos de Março 2009.

Registado: 29/11/2007 11:19

por RiscoCalculado » 22/2/2011 13:17

Mas o que é certo é que desde o 4º trimestre de 2010 já andam nos sete e pico mas as emissões nunca ultrapassaram a barreira psicológica dos sete que o ministro falou.

Não é de todo assim. Antes de 2011 a yield dos 10 anos esteve apenas por brevíssimos períodos acima de 7%.
(ver gráfico)

Não há qualquer evidência nos últimos tempos de que o Estado se consiga financiar a taxas significativamente diferentes daquelas que estão a a ser praticadas no mercado secundário.

Aliás, já aqui
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=67015&postdays=0&postorder=asc&start=225
o mais_um tb tinha sugerido algo do género e como ficou provado não tinha razão - o mercado secundário dá de facto boas indicações sobre as taxas a que o Estado se conseguirá financiar em emissões futuras.
Anexos
GSPT10YR_21Fev2011.JPG
GSPT10YR_21Fev2011.JPG (34.61 KiB) Visualizado 2069 vezes
"In my whole life, I have known no wise people over a broad subject matter area who didn't read all the time - none, zero" - Charlie Munger

"Entre os seres humanos, existe uma espécie de interacção que assenta não nos conhecimentos, nem sequer na falta de conhecimentos, mas no facto de não se saber quanto não se sabe ..." - John Kenneth Galbraith

Registado: 11/11/2008 18:23

por MiamiBlue » 22/2/2011 12:11

Batmax Escreveu:O estado só se importou em cortar despesa na Saúde, Segurança e Educação pois na mama deles ninguém toca !

É chocante verificar que as despesas subiram contrariamente ao que era previsto. Com cortes em salários,subsidios,na educação na saúde, como é possível que a despesa tenha subido!!!!

Como é possível, que não haja alguém minimamente competente naquele Governo para baixar a despesa??
E a culpa agora não é da FP, dos Suibsidios e afins.. O dinheiro está a ir para algum lado mas parece que ninguém conhece descobrir!!!

As receitas aumentaram imenso mas em dezembro venderam-se imensos automóveis , situação que não se vai voltar a repetir e o abrandamente da economia está ai.. Por isso, as receitas vão baixar..

Santa incompetência..

Registado: 17/10/2010 19:32

por Rockerduck » 22/2/2011 11:58

hmaavv Escreveu:
Rockerduck Escreveu:Expliquem-me uma coisa, esta história das obrigações a 10 anos com taxas acima de 7% tem sido somente no mercado secundário. Não é? Creio que isso é o cálculo da diferença entre o cupão da dita OT e a cotação da mesma no mercado secundário. Certo? Então não é o Estado que anda a pagar taxas de sete e tal que diariamente ouvimos nas notícias. Essa diferença é suportada por quem vende a OT abaixo do valor que a comprou ao Estado.
Então parece-me que há um certo exagero e má preparação dos jornalistas que não estudam o assunto antes de divulgar a notícia.

Certo , mas serve de referencia para as próximas emissões , se a taxa de juro das novas emissões for muito inferior à taxa de juro do mercado secundário não haverá procura.

Mesmo com taxas de 6% a 10 anos por cada 1000 milhões vamos pagar 600 milhões de juros (contas redondas ) com economia estagnada ,é ver o pais a empobrecer todos os anos, e ainda vemos os politicos a brindar no final de cada nova emissão de divida

Mas o que é certo é que desde o 4º trimestre de 2010 já andam nos sete e pico mas as emissões nunca ultrapassaram a barreira psicológica dos sete que o ministro falou.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por Batmax » 22/2/2011 11:12

O estado só se importou em cortar despesa na Saúde, Segurança e Educação pois na mama deles ninguém toca !
User mudou de nick - > Wallstreetrader

Registado: 29/11/2007 2:13

por hmaavv » 22/2/2011 1:11

Rockerduck Escreveu:Expliquem-me uma coisa, esta história das obrigações a 10 anos com taxas acima de 7% tem sido somente no mercado secundário. Não é? Creio que isso é o cálculo da diferença entre o cupão da dita OT e a cotação da mesma no mercado secundário. Certo? Então não é o Estado que anda a pagar taxas de sete e tal que diariamente ouvimos nas notícias. Essa diferença é suportada por quem vende a OT abaixo do valor que a comprou ao Estado.
Então parece-me que há um certo exagero e má preparação dos jornalistas que não estudam o assunto antes de divulgar a notícia.

Certo , mas serve de referencia para as próximas emissões , se a taxa de juro das novas emissões for muito inferior à taxa de juro do mercado secundário não haverá procura.

Mesmo com taxas de 6% a 10 anos por cada 1000 milhões vamos pagar 600 milhões de juros (contas redondas ) com economia estagnada ,é ver o pais a empobrecer todos os anos, e ainda vemos os politicos a brindar no final de cada nova emissão de divida

Registado: 14/1/2008 0:05

por luisfna » 21/2/2011 23:51

Boa noite

Desculpem lá a minha ignorancia sobre esta euforia em relação ao défice.

A noticia é de que o défice no mês de Janeiro, está previsto ter uma redução de 58% em relação ao mesmo mês de 2010, não é?

Mas que espectáculo, assim sim, finalmente um milagre. Agora é que todos vão acreditar em nós.

Bem se não me engano o défice esperado para este ano era de 7,3% ( mas dizem por aí que vai ser menos, vamos ver ), e se conseguiram o milagre de o baixar em 58%, então quer dizer que no primeiro mês estamos com um défice próximo de 3%.

E não é este o valor que temos que apresentar no fim deste ano na Comunidade Europeia? 3%? Então vamos ter muitos milagres durante o ano. Só faltam mais 11 milagres iguais.

Um abraço.

Registado: 19/11/2010 10:12

Re: Despesa corrente primária derrapa em Janeiro 0,2%

por PequenoInvest » 21/2/2011 22:09

jcldsm Escreveu:Despesa corrente primária derrapa em Janeiro 0,2%

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=12369

:x

É vergonhoso!

Registado: 24/7/2009 12:13

por Rockerduck » 21/2/2011 21:58

Expliquem-me uma coisa, esta história das obrigações a 10 anos com taxas acima de 7% tem sido somente no mercado secundário. Não é? Creio que isso é o cálculo da diferença entre o cupão da dita OT e a cotação da mesma no mercado secundário. Certo? Então não é o Estado que anda a pagar taxas de sete e tal que diariamente ouvimos nas notícias. Essa diferença é suportada por quem vende a OT abaixo do valor que a comprou ao Estado.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por atomez » 21/2/2011 21:03

Vamos a ver o que acontece depois de amanhã!
Niccolò Machiavelli

Despesa corrente primária derrapa em Janeiro 0,2%

por jcldsm » 21/2/2011 21:03

Despesa corrente primária derrapa em Janeiro 0,2%

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=12369

:x
Editado pela última vez por jcldsm em 21/2/2011 21:04, num total de 1 vez.

Registado: 22/11/2010 12:43

por jcldsm » 21/2/2011 20:18

aaugustobb Escreveu:
Aveloz Escreveu:Alguém que me responda;
Estamos em Final de Fevereiro, certo?
Qual foi o défice de 2010? Alguém sabe?
Se calhar chamaram arquitectos famosos para o esculpirem...
E, entretanto atiram com numeros de 2011 para as noticias? Afinal, a contabilidade pública é permanente ou intermitente?
Ou seja a minha dúvida é:
Estas noticias servem para quê? Atirar areia para os olhos de pessoas que usam capacete e viseira? :mrgreen:

Isto são resultados provisórios...

Em relação aos de 2010, a surpresa é que eles vão ser bem abaixo dos 7%... :wink:

O melhor é fazer o cálculo pelo parte da tesouraria e da emissão de dívida nova em 2010. Isto é: em 2010 a dívida emitida cresceu 19 mil milhões. O PIB é de cerca de 175 mil milhões euros (230 mil milhoes USD). Isto dá que 1% do PIB é cerca de 1,75 mil milhões. Ou seja os 19 mil milhões são cerca de 10,8% do PIB mais coisa menos coisa.

A bem dizer tenho mais confiança nestes números que nos do governo como por exemplo: Fundo pensões da PT (+/- 1,8% do PB) mais venda edificos (+/- 0,17% do PIB), mais....sabemos lá o quê. :wink:

Já agora a dívida deve situar-se fim 2010 em cerca de 86% do PIB ou seja 150 mil milhões de euros. Se se dividir por 10 milhões de tugas, a tua parte será 15.000 euritos. :)

por aaugustobb_69 » 21/2/2011 19:44

Aveloz Escreveu:Alguém que me responda;
E, entretanto atiram com numeros de 2011 para as noticias? Afinal, a contabilidade pública é permanente ou intermitente?
Estas noticias servem para quê? Atirar areia para os olhos de pessoas que usam capacete e viseira? :mrgreen:

Isto são resultados provisórios...

Em relação aos de 2010, a surpresa é que eles vão ser bem abaixo dos 7%... :wink:

Registado: 29/11/2007 1:39

por aveloz » 21/2/2011 19:37

Alguém que me responda;

Registado: 27/9/2010 17:20

por jcldsm » 21/2/2011 19:22

aaugustobb Escreveu:Défice do subsector Estado registou uma queda de 31%, menos acentuada do que o registado na administração central.
Dados oficiais divulgados hoje pelo Ministério das Finanças revelam que o défice do Subsector Estado registou o valor provisório de 787 milhões de euros em Janeiro.
Este valor representa uma queda de 31%, ou 360 milhões de euros, face ao apurado no mesmo mês do ano passado.

No sábado o “Expresso” tinha noticiado uma descida de 58% no défice da Administração Central (mais abrangente do que o do Estado), o que foi confirmado pelo primeiro-ministro.

Os dados hoje revelados confirmam que o saldo da Administração Central na óptica da Contabilidade Pública, diminuiu 58,6% relativamente ao mês homólogo de 2010, para 398,2 milhões de euros.

A contribuir para a evolução do défice esteve também a redução da despesa. A despesa efectiva caiu 2,6%, em Janeiro, e a primária diminuiu 3,2%.

De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, a melhoria do défice da administração central ficou a dever-se também ao comportamento dos Serviços e Fundos Autónomos, que apuraram um saldo positivo de 505,3 milhões de euros. Este inclui o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que registou um excedente de 43,4 milhões de euros.

A Segurança Social apresentou um excedente de 310,5 milhões de euros e as receitas de contribuições pagas à Segurança Social cresceram ao mesmo ritmo da despesa com pensões (2,6%).

:wink:

UUFF. Que alívio! Estava a ver que nunca mais saíamos da crise. :mrgreen:

por aaugustobb_69 » 21/2/2011 19:14

Défice do subsector Estado registou uma queda de 31%, menos acentuada do que o registado na administração central.
Dados oficiais divulgados hoje pelo Ministério das Finanças revelam que o défice do Subsector Estado registou o valor provisório de 787 milhões de euros em Janeiro.
Este valor representa uma queda de 31%, ou 360 milhões de euros, face ao apurado no mesmo mês do ano passado.

No sábado o “Expresso” tinha noticiado uma descida de 58% no défice da Administração Central (mais abrangente do que o do Estado), o que foi confirmado pelo primeiro-ministro.

Os dados hoje revelados confirmam que o saldo da Administração Central na óptica da Contabilidade Pública, diminuiu 58,6% relativamente ao mês homólogo de 2010, para 398,2 milhões de euros.

A contribuir para a evolução do défice esteve também a redução da despesa. A despesa efectiva caiu 2,6%, em Janeiro, e a primária diminuiu 3,2%.

De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, a melhoria do défice da administração central ficou a dever-se também ao comportamento dos Serviços e Fundos Autónomos, que apuraram um saldo positivo de 505,3 milhões de euros. Este inclui o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que registou um excedente de 43,4 milhões de euros.

A Segurança Social apresentou um excedente de 310,5 milhões de euros e as receitas de contribuições pagas à Segurança Social cresceram ao mesmo ritmo da despesa com pensões (2,6%).

:wink:

por aaugustobb_69 » 21/2/2011 18:37

Trisquel Escreveu:
aaugustobb Escreveu:
Trisquel Escreveu:
aaugustobb Escreveu:Será que o Luka já vendeu cimpor e não veio aqui avisar a malta... :?

:!: :!: :!: "Avisar a malta" :!: :!: :!:

o Luka faz o favor de partilhar as suas visões com a comunidade mas não é conveniente fazeres trades baseados em análises de terceiros sem antes fazeres a tua própria análise. É a minha opinião, vale o que vale!

Eu tambem não estou à espera que ele venha avisar ninguem... :| (até que eu não tenho cimpor) ...apenas fiz este comentário porque ele como andava em compras na cimpor, achei estranho que passado algum tempo, viesse cá assustar a malta... :wink:

Não me digas que falar verdade é assustar a malta :shock:

Começa a ser preocupante na nossa sociedade de quem fala verdade assusta terceiros, agora percebo porque ninguém anda assustado com o nosso governo! :lol: :lol: :lol:

Ok não entendeste o meu comentário...ou melhor não te dá jeito entender... :wink:

por Trisquel » 21/2/2011 18:05

aaugustobb Escreveu:
Trisquel Escreveu:
aaugustobb Escreveu:Será que o Luka já vendeu cimpor e não veio aqui avisar a malta... :?

:!: :!: :!: "Avisar a malta" :!: :!: :!:

o Luka faz o favor de partilhar as suas visões com a comunidade mas não é conveniente fazeres trades baseados em análises de terceiros sem antes fazeres a tua própria análise. É a minha opinião, vale o que vale!

Eu tambem não estou à espera que ele venha avisar ninguem... :| (até que eu não tenho cimpor) ...apenas fiz este comentário porque ele como andava em compras na cimpor, achei estranho que passado algum tempo, viesse cá assustar a malta... :wink:

Não me digas que falar verdade é assustar a malta :shock:

Começa a ser preocupante na nossa sociedade de quem fala verdade assusta terceiros, agora percebo porque ninguém anda assustado com o nosso governo! :lol: :lol: :lol:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.

Registado: 17/3/2009 11:05

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], nickforum, Shimazaki_2 e 172 visitantes