Momento de entrada (compra de acções)
Caro,
o que precisas não são conselhos de pontos de entrada mas sim uma conta demo para estourar dinheiro e um livro de AT,de preferência dos bons e outro do Livermore acerca de psicologia de mercados.
Esquece o Braga de Matos,que isso é tipo vender panelas às 4 da manhã.
http://thepatternsite.com/index.html
cumps
o que precisas não são conselhos de pontos de entrada mas sim uma conta demo para estourar dinheiro e um livro de AT,de preferência dos bons e outro do Livermore acerca de psicologia de mercados.
Esquece o Braga de Matos,que isso é tipo vender panelas às 4 da manhã.
http://thepatternsite.com/index.html
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Re: Momento de entrada (compra de acções)
joaoventura Escreveu:Olá rsacramento
O meu objectivo é perceber se existe uma técnica "preferida" e que tenha bons resultados, ou se a coisa é mais tipo feeling, etc..
no fundo, só depois de muito estudo e experiência é que sobrevêm as "técnicas preferidas"
joaoventura Escreveu:Já tenho percebido por alguns comentários que, por vezes são mais pacientes e esperam a "tal" altura certa. Estava a tentar perceber era se havia assim tipo uma técnica "mecânica" que funcionasse em muitos casos que dissesse "voilá, é agora ou nunca"!
também em bolsa a paciência é uma virtude
quanto a essa técnica milagrosa, eu vejo assim: a análise técnica, expressa numa entrada, não é mais do que uma aposta em que sabes que tens as probabilidades do teu lado
joaoventura Escreveu:Ok, bom exemplo. O preço está a tocar na Linha de Tendência Ascendente, se recuperar seria um bom sinal para comprar, senão, esperaria até novas ordens.. Eu compreendo as linhas de tendência, mas até que ponto podem estas ser boas para este caso? Passo a explicar:
Em anexo segue o gráfico da Jerónimo Martins com duas linhas de tendência (vermelho [mais ascendente] e amarelo). Por esse critério, depois da cotada passar negativamente a vermelha, já não seria boa para comprar, pois começou a "lateralizar". No entanto, há quem já esteja a guiar-se pela LTA amarela e a fazer o mesmo tipo de raciocínio. Portanto, os da linha amarela já estão a jogar uma partida em que vão de certeza perder (mesmo que a cotada suba pois o crescimento está a desacelerar), ou ambos estão certos mas em contextos diferentes?
Obrigado,
João Ventura
se me apontassem uma pistola para eu negociar a jmt, então a LT que escolhia não seria nenhuma das tuas mas sim a minha

provalvelmente outro "apostaria" antes no ressalto no suporte, outros ainda se calhar teriam vontade de entrar curto, e por aí fora
- Anexos
-
- J.MARTINS,SGPS.png (11.5 KiB) Visualizado 2223 vezes
-
- zoom.png (10.68 KiB) Visualizado 2220 vezes
menos é mais
LTCM Escreveu:Não existem entradas perfeitas.
A não ser que estejas num Bull Market secular, onde tudo resulta, existe uma probabilidade muito alta de entrares no mercado e começares de imediato a perder. Como isso acontece, com frequência, os “traders” usam STOPS para protecção do capital.
LTCM, também tenho usado stops, e serviram-me bem para o caso da descida "espectacular" de 20% da Nokia na semana passada, onde vendi com 10% de perdas.
No entanto, tenho tido casos de falsos stops que me travam os retrocessos para novas subidas. Por exemplo, comprei STM há uns tempos, depois com a apresentação de resultados, como tinha os stops muito curtos, fui corrido, e depois a cotação voltou a subir.
Também para não fugir muito à questão da entrada, como é que o pessoal se protege nestes casos? Colocam os stops em valores mecânicos invariavelmente (tipo, sempre a 5%, ou sempre a 10%), ou vão variando à medida do que acham que vai acontecendo (i.e., à medida que suportes vão sendo quebrados para baixo é que colocam stops..)?
João Ventura
joaoventura Escreveu:- simplesmente entrar..
Não existem entradas perfeitas.
A não ser que estejas num Bull Market secular, onde tudo resulta, existe uma probabilidade muito alta de entrares no mercado e começares de imediato a perder. Como isso acontece, com frequência, os “traders” usam STOPS para protecção do capital.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Olá rsacramento
Pelo que percebi até agora, há muitas técnicas diferentes. Por exemplo, o bull bull acima mencionou que segue o S&P500. O meu objectivo é perceber se existe uma técnica "preferida" e que tenha bons resultados, ou se a coisa é mais tipo feeling, etc..
Quando retrai um pouco, ok, é um bom conselho. Já tenho percebido por alguns comentários que, por vezes são mais pacientes e esperam a "tal" altura certa. Estava a tentar perceber era se havia assim tipo uma técnica "mecânica" que funcionasse em muitos casos que dissesse "voilá, é agora ou nunca"!
Ok, bom exemplo. O preço está a tocar na Linha de Tendência Ascendente, se recuperar seria um bom sinal para comprar, senão, esperaria até novas ordens.. Eu compreendo as linhas de tendência, mas até que ponto podem estas ser boas para este caso? Passo a explicar:
Em anexo segue o gráfico da Jerónimo Martins com duas linhas de tendência (vermelho [mais ascendente] e amarelo). Por esse critério, depois da cotada passar negativamente a vermelha, já não seria boa para comprar, pois começou a "lateralizar". No entanto, há quem já esteja a guiar-se pela LTA amarela e a fazer o mesmo tipo de raciocínio. Portanto, os da linha amarela já estão a jogar uma partida em que vão de certeza perder (mesmo que a cotada suba pois o crescimento está a desacelerar), ou ambos estão certos mas em contextos diferentes?
Obrigado,
João Ventura
rsacramento Escreveu:quanto à tua questão, a resposta depende do prazo de investimento: 1 dia, uns dias, uma semana, umas semanas, ou meses, ou anos... ?!, depende do teu temperamento, e de outras mil e uma coisas...
Pelo que percebi até agora, há muitas técnicas diferentes. Por exemplo, o bull bull acima mencionou que segue o S&P500. O meu objectivo é perceber se existe uma técnica "preferida" e que tenha bons resultados, ou se a coisa é mais tipo feeling, etc..
rsacramento Escreveu:mas admitindo que queres estar dentro faz de conta um mês, e se o papel estiver a subir consistentemente, normalmente um bom ponto de entrada é quando a acção retrai um bocado (até à linha de tendência, ou 40 ou 50% da subida imediatamente anterior, ou qualquer outra técnica que o estudo te vai disponibilizar)
Quando retrai um pouco, ok, é um bom conselho. Já tenho percebido por alguns comentários que, por vezes são mais pacientes e esperam a "tal" altura certa. Estava a tentar perceber era se havia assim tipo uma técnica "mecânica" que funcionasse em muitos casos que dissesse "voilá, é agora ou nunca"!

rsacramento Escreveu:pelo gráfico diário, e a acreditares na linha de tendência ascendente nele traçada, está naquilo que alguns chamam de buy point, ou seja está mesmo no ponto para entrar...
mas repara: ela vem a cair há já uns tempos, não apresenta qualquer sinal de melhoras, a crise na líbia, o euro, etc etc
Ok, bom exemplo. O preço está a tocar na Linha de Tendência Ascendente, se recuperar seria um bom sinal para comprar, senão, esperaria até novas ordens.. Eu compreendo as linhas de tendência, mas até que ponto podem estas ser boas para este caso? Passo a explicar:
Obrigado,
João Ventura
- Anexos
-
- CapturaEcra.png (14.01 KiB) Visualizado 2343 vezes
joaoventura Escreveu:Caros bolseiros/bolsistas,
tenho a seguinte "dúvida" que gostaria de saber como a malta costuma fazer na seguinte situação:
Suponhamos que por análise (técnica/outra), decido que uma determinada cotada tem tido um progresso ascendente nos últimos meses, e decido que talvez seja um negócio "seguro" e também decido entrar. A questão é, depois da decisão de entrar, qual realmente a melhor altura para isso? Ou seja:
- esperar que a acção pare temporariamente de subir e comprar quando voltar a subir, mas poder-se-á perder já algo se a cotada não parar de subir tão cedo!
- ignorar o anterior, mas fazer algo parecido no intraday?
- simplesmente entrar..
Vou dar um exemplo do porquê de colocar este tipo de questão: Recentemente entrei na Galp a 15.80€. No entanto, ela tem descido e houve quem comprasse a 14.70€, portanto, quando (e se) subir, esse alguém estará em vantagem em relação a mim, enquanto eu ainda estou a tentar "recuperar" a perda.. No livro "Ganhar em Bolsa", o autor diz que o mais difícil é saber quando sair, mas eu estou a achar muito difícil acertar nos timings de entrada. Para saída, os stops mecânicos resolvem-me muito do problema..
Gostaria de saber, então, se o pessoal tem alguma técnica eficiente, que eu e os restantes leitores mais maçaricos, possamos tentar aplicar para esta questão dos timings de entrada?
Cumprimentos,
João Ventura
desilude-te: não há negócios seguros

quanto à tua questão, a resposta depende do prazo de investimento: 1 dia, uns dias, uma semana, umas semanas, ou meses, ou anos... ?!, depende do teu temperamento, e de outras mil e uma coisas...
mas admitindo que queres estar dentro faz de conta um mês, e se o papel estiver a subir consistentemente, normalmente um bom ponto de entrada é quando a acção retrai um bocado (até à linha de tendência, ou 40 ou 50% da subida imediatamente anterior, ou qualquer outra técnica que o estudo te vai disponibilizar)
claro que entrar nestas alturas é sempre bastante difícil, e por várias razões:
- as notícias são terríveis
- o mercado está a ir contra ti
- há aquele ditado que diz que "caçar" fundos é o mesmo que apanhar facas em queda
deixo-te um exemplo:
pelo gráfico semanal convences-te que a acção xis está em grande
quando entrar?
pelo gráfico diário, e a acreditares na linha de tendência ascendente nele traçada, está naquilo que alguns chamam de buy point, ou seja está mesmo no ponto para entrar...
mas repara: ela vem a cair há já uns tempos, não apresenta qualquer sinal de melhoras, a crise na líbia, o euro, etc etc
- Anexos
-
- x semanal.png (10.11 KiB) Visualizado 2418 vezes
-
- x diário.png (10.83 KiB) Visualizado 2413 vezes
joaoventura Escreveu:Bull Bull Escreveu:A melhor altura de entrar é quando é dado os vários sinais de entrada, ai é entrar.
Depois só deve sair quando é dado o oposto
Bull Bull, e que "vários sinais" são esses, podes dar algumas ideias, ou mesmo exemplos concretos?
Sim, posso dar-te.
Eu ando sempre ligado ao SP500, por isso vou explicar o SP500.
Por exemplo, repara neste movimento, desde do mínimo 1040, podia neste caso entrar no SP500 aquando alguns indicadores, tais como, momentum, Rsi, M5 com a 10, Macd, desse o sinal de entrada na zona de compra. Analisava esses indicadores e à medida que ia ser gerando os sinais ia entrando.
Outro factor muito importante, para mim é o mais importante, é o cilco. Por exemplo, estamos em bull market como tal devemos comprar quando é despertado alguns sinais, pois se estamos em bull market quer dizer que o ultimo máximo deverá ser quebrado.
Outros factores que uso muito são os vários estudos, tais como % da correcção, % da valorização, quebra de resistências e suportes, etc
Nas minhas analises muitas vezes falo sobre isso tudo
A minha prudente experiência era não ir na onda. Quando se entra na bolsa e não se tem muitos conhecimentos de AT e AF procura entrar o mais próximo possível dos suportes mesmo que para isso tenhas de esperar alguns dias ou semanas. No tempo que estamos isto vai para cima e vem para baixo. A minha primeira fonte de informação foi a análise feita no Jornal de Negócios. É actualizada diariamente (penso eu) e a AT sobretudo dá-te muita informação extramente util. Como diz alguém aqui no forum: Estou na bolsa por loucura (mas espero não ficar louco).
No JN tens também gráficos interactivos onde podes traçar as várias linhas da AT.

No JN tens também gráficos interactivos onde podes traçar as várias linhas da AT.
Olá joaoventura, embora a minha experiencia não seja assim muita posso te dizer que é tão dificil entrar numa acção como saber sair dela! Posso no entanto aconselhar te a estudar bem o comportamento dessa acção, para saber determinar melhor o timing de entrada, embora eu ache numa opinião muito pessoal que encontar esse timing exacto é plena sorte!
A iniciar me...
http://atletismovalejas.blogspot.pt/
http://atletismovalejas.blogspot.pt/
- Registado: 30/6/2008 12:25
Caro João.
Os momentos de entrada para quem investe longo (em subida) deverão basear-se nos gráficos e na análise técnica para aproveitar o máximo dessa tendência ascedente.
É bom pegar nos teus gráficos e traçares linhas de suporte e resistência e linhas de tendência.
Trabalha bem os gráficos e observa a movimentação. Vais ver que com a prática e os erros (são necessários e quase obrigatórios) vais ter noção de onde se encontram, em teoria, os melhores pontos de entrada.
Contudo, nunca te esqueças que o afinal parecia um bom ponto de entrada pode não o ser e por isso: stops!
Espero ter ajudado um bocadinho, já que eu próprio também estou a aprender.
Abraço.
Os momentos de entrada para quem investe longo (em subida) deverão basear-se nos gráficos e na análise técnica para aproveitar o máximo dessa tendência ascedente.
É bom pegar nos teus gráficos e traçares linhas de suporte e resistência e linhas de tendência.
Trabalha bem os gráficos e observa a movimentação. Vais ver que com a prática e os erros (são necessários e quase obrigatórios) vais ter noção de onde se encontram, em teoria, os melhores pontos de entrada.
Contudo, nunca te esqueças que o afinal parecia um bom ponto de entrada pode não o ser e por isso: stops!
Espero ter ajudado um bocadinho, já que eu próprio também estou a aprender.
Abraço.
- Registado: 4/8/2010 10:09
Momento de entrada (compra de acções)
Caros bolseiros/bolsistas,
tenho a seguinte "dúvida" que gostaria de saber como a malta costuma fazer na seguinte situação:
Suponhamos que por análise (técnica/outra), decido que uma determinada cotada tem tido um progresso ascendente nos últimos meses, e decido que talvez seja um negócio "seguro" e também decido entrar. A questão é, depois da decisão de entrar, qual realmente a melhor altura para isso? Ou seja:
- esperar que a acção pare temporariamente de subir e comprar quando voltar a subir, mas poder-se-á perder já algo se a cotada não parar de subir tão cedo!
- simplesmente entrar..
Vou dar um exemplo do porquê de colocar este tipo de questão: Recentemente entrei na Galp a 15.80€. No entanto, ela tem descido e houve quem comprasse a 14.70€, portanto, quando (e se) subir, esse alguém estará em vantagem em relação a mim, enquanto eu ainda estou a tentar "recuperar" a perda.. No livro "Ganhar em Bolsa", o autor diz que o mais difícil é saber quando sair, mas eu estou a achar muito difícil acertar nos timings de entrada. Para saída, os stops mecânicos resolvem-me muito do problema..
Gostaria de saber, então, se o pessoal tem alguma técnica eficiente, que eu e os restantes leitores mais maçaricos, possamos tentar aplicar para esta questão dos timings de entrada?
Cumprimentos,
João Ventura
- simplesmente entrar..
Cumprimentos,
João Ventura
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Ferreiratrade, fincas, Garfield, jcpequeno, lito, malakas, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, silva_39, TheKuby, trilhos2006, zulu404 e 150 visitantes