Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundo de Investimento- BPI África

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 9/3/2011 21:43

O facto deste fundo ter descido bastante não deverá ter muito com a situação de África como já aqui indicaram, mas sim também com a forma com o BPI gere os fundos.
:shock: então explica lá essa....

Os tipos da apfin vão ficar radiantes...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ninja1200 » 9/3/2011 20:04

O facto deste fundo ter descido bastante não deverá ter muito com a situação de África como já aqui indicaram, mas sim também com a forma com o BPI gere os fundos.
Eu tive o azar de ter investido nos fundos do Brasil, África e América precisamente no dia que desceu a pique.

De que outra maneira se explica este gráfico:
Imagem

Registado: 29/11/2007 11:03

por jcldsm » 9/3/2011 15:46

Registado: 22/11/2010 12:43

Re: ok

por Rockerduck » 21/2/2011 23:58

psi-20 Escreveu:Eu vi que o nome dele era esse, mas como era tão grande usei só duck para abreviar... peço desde ja desculpa pela minha falha...

É pá... eu estava no gozo... não tens de pedir desculpa pois não me senti ofendido.

Abraço.

Nota: Rockerduck é o nome original em inglês da personagem da Disney conhecida entre os portugueses e brasileiros por Patacôncio (o meu avatar)
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

ok

por psi-20 » 21/2/2011 22:36

Eu vi que o nome dele era esse, mas como era tão grande usei só duck para abreviar... peço desde ja desculpa pela minha falha...

Registado: 29/11/2007 12:15

Re: .

por tiago_ferreira » 21/2/2011 18:57

psi-20 Escreveu:De nada... e já agora..

Rockerduck Escreveu:Rockerduck sáchabôr... se eu tivesse o nome em "cristão" não chamarias ao Patacôncio nem Pata nem Côncio né? :lol:

o que????? não percebi nada do que disseste.

O nome do homem é Rockerduck, não é Duck :lol:

Registado: 27/1/2009 14:17

por psi-20 » 21/2/2011 18:56

NGRO Escreveu:
psi-20 Escreveu:Pois é elias, tens razão, fiz confusão, pensei que fosse ao contrário, 60% no egipto e marrocos e 10% na africa do Sul... Fui ver a carteira detalhada e mesmo assim, não sei como enganei-me. Obrigado, pela correção. um abraço.

Obrigado pelo gráfico Duck.

E isso leventa outra questão...Não se devem comprar fundos sem saber especificamente o que se está a comprar! O tema àfrica pode de certeza ser representado de várias maneiras com exposições a diferentes países, sectores, tamanhos de empresas,...

Eu sabia o que estava a comprar, tive a ver a carteira detalhada até tive a ver empresa a empresa, apenas fiz alguma confusão.

Pensei bem antes de subscrever o fundo, só correu mal foi o momento em que o fiz.

por psi-20 » 21/2/2011 18:54

De nada... e já agora..

Rockerduck sáchabôr... se eu tivesse o nome em "cristão" não chamarias ao Patacôncio nem Pata nem Côncio né? :lol:[/quote]

o que????? não percebi nada do que disseste.

por Rockerduck » 21/2/2011 1:07

psi-20 Escreveu:Obrigado pelo gráfico Duck.

De nada... e já agora..

Rockerduck sáchabôr... se eu tivesse o nome em "cristão" não chamarias ao Patacôncio nem Pata nem Côncio né? :lol:
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

por NGRO » 20/2/2011 23:05

psi-20 Escreveu:Pois é elias, tens razão, fiz confusão, pensei que fosse ao contrário, 60% no egipto e marrocos e 10% na africa do Sul... Fui ver a carteira detalhada e mesmo assim, não sei como enganei-me. Obrigado, pela correção. um abraço.

E isso leventa outra questão...Não se devem comprar fundos sem saber especificamente o que se está a comprar! O tema àfrica pode de certeza ser representado de várias maneiras com exposições a diferentes países, sectores, tamanhos de empresas,...

Registado: 29/11/2007 11:02

.

por psi-20 » 20/2/2011 12:32

Pois é elias, tens razão, fiz confusão, pensei que fosse ao contrário, 60% no egipto e marrocos e 10% na africa do Sul... Fui ver a carteira detalhada e mesmo assim, não sei como enganei-me. Obrigado, pela correção. um abraço.

por Rockerduck » 20/2/2011 9:51

sacado do tópico BPI Brasil e outros que tal

Pata-Hari Escreveu:Rockerduck, ao que parece, o BPI áfrica sofreu sobretudo pela desvalorização do rand e do mercado sul-africano. É isso que tens que seguir, sobretudo. A exposição a egipto é pequena e não é isso que fez a correcção. Pode é ter provocado parte da correcção do mercado sul-africano.

Gráfico 12 meses. Tirei do BEST porque no BPI não dá para o iPhone.

Imagem

Gráfico 12 meses JSE

Imagem

Gráfico 12 meses ZAR/EUR
Imagem

Re: Fundo de Investimento- BPI África

por Elias » 19/2/2011 23:04

psi-20 Escreveu:No entanto parece que mais uma vez parece que investi no fundo certo mas na hora errada, e isto, porque nos últimos 15 dias já desceu mais de 6 ou 7% numa descida a pique claramente devido à instabilidade política que se tem verificado no Norte de àfrica (que é precisamente a área geográfica onde o fundo investe).

Penso que estás equivocado relativamente à área geográfica de investimento do fundo.

Olhando para a composição da carteira do fundo BPI África, vejo que apenas um décimo é composto por empresas no Norte de África (Egipto + Marrocos).

Claramente o país mais bem representado é a África do Sul (mais de 60% da carteira), havendo também cerca de 10% investidos em empresas da Nigéria.

Os restantes 20% encontram-se dispersos por outros países, dos quais identifico Quénia, Tanzânia, Maurícias, Gana, Zâmbia), havendo também algumas empresas que não consigo associar a nenhum país.

Registado: 5/11/2002 12:21

.

por psi-20 » 19/2/2011 22:51

Muito obrigado pelo aconselhamento que me levou a não resgatar as participações e que parece ter sito, pelo menos por enquanto a escolha acertada, visto que o fundo parece estar a reagir bem.

Re: Wait and see.

por psi-20 » 9/2/2011 18:13

Visitante Escreveu:Considerando o teu prazo de investimento e peso na carteira nao deves vender a tua participação.
Quem investe em mercado emergentes deve esperar volatilidades entre 10% a 15%.
Africa ainda nem é um mercado emergente. Logo temos volatilidades maiores.

Quem quer menos risco faça um deposito a prazo.

Disclaimer: tenho UPs do BPI Africa.

Tens toda a razão visitante, mas a volatilidade verificada tem neste fundo tem uma origem mais que identificada, ou seja a instabilidade política que se verifica no medio oriente/africa do norte.

Se fosse volatilidade sem uma razão forte subjacente, ou seja, se fosse o chamado "funcionamento normal dos mercados" eu nem sequer pensava em resgatar o fundo, no entanto trata-se de uma situação que provavelmente trará perdas avultadas ao fundo. Pelo que não consigo decidir se será mais sensato resgatar e "re-constituir" depois ou se pura e simplesmente deixo tudo como está.

Muito obrigado pelo conselho visitante.

Wait and see.

por SJR_inv » 9/2/2011 17:42

Considerando o teu prazo de investimento e peso na carteira nao deves vender a tua participação.
Quem investe em mercado emergentes deve esperar volatilidades entre 10% a 15%.
Africa ainda nem é um mercado emergente. Logo temos volatilidades maiores.

Quem quer menos risco faça um deposito a prazo.

Disclaimer: tenho UPs do BPI Africa.

Registado: 29/11/2007 14:17

BPI Africa

por psi-20 » 9/2/2011 17:12

Antes de mais muito obrigado pelas opiniões, para responder ao MAV, o meu horizonte temporal de investimento é entre 5 a 10 anos, entrei nos fundos do BPI em 2007, no entanto no de africa entrei apenas em dezembro de 2010.

Sendo o horizonte temporal de 5 anos, a minha ideia de resgatar o fundo é com a intenção de voltar a entrar quando as coisas estiverem mais calmas...

O que eu queria era evitar perdas neste fundo na ordem dos 30 ou 40 % que podem ocorrem em casos extermos e voltar a entrar num momento em qu as coisas estejam mais calmas.

Como eu disse o problema não é tanto perder dinheiro porque como disse o fundo pesa menos de 10% dentro dos fundos que tenho, o que pretendia era maximizar os ganhos.

Mais uma vez muito obrigado pelos conselhos, acho que vou esperar para ver como correm os próximos dias.

por jcldsm » 9/2/2011 15:34

Também tenho UP's no BPI Africa. A carteira de acçõos do fundo parece ser assente em grande parte nas bolsas do Egipto, Quenia e Africa do Sul. A bolsa do Egipto est)á fechada desde 27/1 (se não me engano) tendo sofrido nos dois dias antes uma queda acumulada de 17%. Isso explica a evolução. Se leste o prospecto, este investimento de risco Alto (abaixo do risco muito alto)tem uma maturidade ideal de 3 a 5 anos. Retirar agora é além de perderes as mmebnos-valias ainda vais pagar 3% de resgate anticipado.

Acredito que a médio/longo prazos a coisa vai-se compor. A bolsa do Egipto volta a abrir Domingo dia 13 com novas regras.

Coragem :)

Estas variações são normais. Tenho também BPI América em 2 meses estive a ganhar 3%, depois a perder 2,5% e desde ontem a ganhar 1,5%. Prognósticos só no fim do jogo.

Registado: 22/11/2010 12:43

Re: Fundo de Investimento- BPI África

por MAV8 » 9/2/2011 15:18

psi-20 Escreveu:Boa tarde colegas, como já referi em outro post, subscrevi em Dezembro unidades de participação no fundo BPI África.

Fi-lo por várias razões, entre as quais o facto de àfrica ser um continente com um grande potencial de crescimento e pelo facto de o fundo ter tido um bom compartamento desde 2008 (já sei que rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras).

No entanto parece que mais uma vez parece que investi no fundo certo mas na hora errada, e isto, porque nos últimos 15 dias já desceu mais de 6 ou 7% numa descida a pique claramente devido à instabilidade política que se tem verificado no Norte de àfrica (que é precisamente a área geográfica onde o fundo investe).

Agora o meu problema é se resgato o fundo (perco mais 3% de comissão de resgate, mas pelo menos sei que não perco mais do que isso) e volto a subscrever mais tarde depois de isto passar. Ou se fico quietinho e espero 6 ou 7 meses que o fundo reupera sozinho.

O que acham??

Agradecia qualquer tipo de conselho.

Um abraço

Psi-20

P.S: O bpi Africa corresponde mais ou menos a 10% do valor total da minha carteira de fundos bpi.

A meu ver tudo depende do prazo temporal do teu investimento.

No meu caso, tenho o BES Africa desde Novembro de 2009, também se verificou uma queda acentuada nas últimas semanas mas como o meu investimento tem como prazo de resgate, (pessoal, quando fiz obriguei-me a um minimo), de pelo menos 5 anos nem considero saír. É a 2ª vez que o fundo perde cerca de 9/10% em pouco tempo mas nos 14 meses em que estou investido o saldo é claramente positivo. Ao final de 2 meses já tinha estado a ganhar mais de 5% e ao fim de 3 meses estava a perder cerca de 6%, ha 15 dias atrás estava com valorização na ordem dos 30% e agora de 22%, se investes nestes fundos tens de ter sangue frio, se as possiveis valorizações são grandes as possiveis perdas também tem de ser grandes, o risco em africa é sempre maior que na europa ou em países desenvolvidos e com democracias mais sustentaveis. Tudo depende do teu horizonte temporal e dos teus objectivos.

Quanto aos 3% de resgate - a meu ver, em 1º lugar devias evitar esse tipo de produto com resgates caros,em 2º lugar se pensas que deves vender não te deves prender pelo preço do resgate pois esse é um erro de que te arrependerás neste ou noutros negocios semelhantes. Quando entraste devias ter pensado em todas as situações possiveis e no que farias em cada uma delas independentemente do preço de resgate.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

Fundo de Investimento- BPI África

por psi-20 » 9/2/2011 14:23

Boa tarde colegas, como já referi em outro post, subscrevi em Dezembro unidades de participação no fundo BPI África.

Fi-lo por várias razões, entre as quais o facto de àfrica ser um continente com um grande potencial de crescimento e pelo facto de o fundo ter tido um bom compartamento desde 2008 (já sei que rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras).

No entanto parece que mais uma vez parece que investi no fundo certo mas na hora errada, e isto, porque nos últimos 15 dias já desceu mais de 6 ou 7% numa descida a pique claramente devido à instabilidade política que se tem verificado no Norte de àfrica (que é precisamente a área geográfica onde o fundo investe).

Agora o meu problema é se resgato o fundo (perco mais 3% de comissão de resgate, mas pelo menos sei que não perco mais do que isso) e volto a subscrever mais tarde depois de isto passar. Ou se fico quietinho e espero 6 ou 7 meses que o fundo reupera sozinho.

O que acham??

Agradecia qualquer tipo de conselho.

Um abraço

Psi-20

P.S: O bpi Africa corresponde mais ou menos a 10% do valor total da minha carteira de fundos bpi.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google [Bot], iniciado1, latbal, MP65, nbms2012, paul_invest, Shimazaki_2 e 199 visitantes