OT- Armando Vara passa à frente de todos os doentes...
Re: OT- Armando Vara passa à frente de todos os doentes...
Artista Romeno Escreveu:artista romeno só pede investiguem vara mais a olivedesportos![]()
assim só para começar
https://www.transparency.org/
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
artista romeno só pede investiguem vara mais a olivedesportos
assim só para começar 

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Dom_Quixote Escreveu:LionH Escreveu:E... foi preso novamente![]()
É o 45?
Não sei se passou aqui este video, mas não podia deixar de o passar.
https://www.youtube.com/watch?v=1jELpUP0os4
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
LionH Escreveu:E... foi preso novamente![]()
É o 45?

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
E... foi preso novamente

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Devia ir para o tópico da descontra, mas fica perfeito aqui
http://aeiou.visao.pt/o-centro-de-saude ... ra=f593535

O Centro de Saúde de Armando Vara
Ricardo Araújo Pereira
Armando Vara passou à frente de dez doentes que esperavam por uma consulta no Centro de Saúde de Alvalade. É uma notícia que não pode deixar de nos envergonhar enquanto país. Como é possível que um homem que foi ministro só consiga passar à frente de dez pessoas?
De acordo com os jornais, Armando Vara passou à frente de dez doentes que esperavam por uma consulta no Centro de Saúde de Alvalade.
É uma notícia que não pode deixar de nos envergonhar enquanto país. Como é possível que um homem que foi ministro só consiga passar à frente de dez pessoas? É certo que a fila não tinha mais gente, mas, se houvesse decência em Portugal, os serviços do Centro de Saúde teriam ido à rua contratar transeuntes para engrossarem a fila, de modo a que Armando Vara pudesse ter a sensação de estar a usufruir de um privilégio mais ajustado à importância de um antigo governante.
Apesar de tudo, o que já não é mau, foi um privilégio - e foi um privilégio duplo.
Armando Vara foi privilegiado pelo centro de saúde, que lhe passou a declaração de que ele precisava antes de atender os doentes que tinham chegado primeiro, e pelos próprios doentes, que o deixaram passar. Se eu tentar passar à frente de dez utentes num centro de saúde, a única fila em que consigo galgar uns lugares é a das urgências.
Já Armando Vara, consegue ultrapassá-los sem dificuldade. Talvez tenham sido tomados pela perplexidade de ver, com pressa de ir ao médico, um homem cuja dieta, toda à base de robalos, não faria prever a existência de problemas graves de saúde.
O caso deve fazer pensar a administração dos centros de saúde e de todos os serviços de atendimento em geral. É urgente que os sistemas de senhas evoluam para acompanhar os tempos modernos.
Uma senha que contenha apenas um número não fornece informação suficiente. No talho, um cliente deve saber que é o número 127 se Armando Vara não precisar de bifanas, caso em que passa a ser o 128. Nos correios, é o 34 ou o 35, consoante Armando Vara tenha ou não encomendas postais urgentes para enviar.
Todas as senhas que não façam referência à eventualidade de Armando Vara precisar de nos passar à frente devem ser consideradas obsoletas.
Na loja do cidadão, os funcionários devem chamar os utentes de acordo com o novo modelo, a saber: "Número 21 ao balcão 3, a menos que Armando Vara precise de renovar o passaporte." O cidadão sensato, quando ouve chamar o seu número, deixará de se precipitar para o balcão.
Aguarda uns segundos e olha à volta, para perceber se Armando Vara se encontra nas mesmas instalações. Todos os centros de atendimento de Portugal são centros de atendimento a Armando Vara - e, se além disso houver disponibilidade, do resto dos cidadãos.
http://aeiou.visao.pt/o-centro-de-saude ... ra=f593535
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
voltando ao vara, a mim que estou por dentro do que se passa nos centros de saude, é estranho que uma medica passa um atestado medico ao vara em consulta de atendimento complementar, só isso...
claro que me faltam saber algumas coisas, por exemplo a medica é a medica de familia do vara? qual o centro de saude que o vara pertence?
o utente que se queixou, na minha opiniao e mesmo nao estando a 100% na posse de todos os elementos tem toda a razao...
entao o senhor com gripe inscreveu-se para ir a uma consulta, está a precisar de ser medicado, e um outro utente seja ele qual for, passa á frente e ainda por cima para que lhe seja passado um atestado médico? há aqui elementos que faltam ser esclarecidos, claramente...
claro que me faltam saber algumas coisas, por exemplo a medica é a medica de familia do vara? qual o centro de saude que o vara pertence?
o utente que se queixou, na minha opiniao e mesmo nao estando a 100% na posse de todos os elementos tem toda a razao...
entao o senhor com gripe inscreveu-se para ir a uma consulta, está a precisar de ser medicado, e um outro utente seja ele qual for, passa á frente e ainda por cima para que lhe seja passado um atestado médico? há aqui elementos que faltam ser esclarecidos, claramente...
nao se passam atestados medicos e baixas nas consultas de atendimento complementar...
mais_um vou dar-te um exemplo practico, um utente inscrito no centro de saude da graça que pertence ao agrupamento aces lll, sente-se mal disposto durante o dia, nao tem consulta marcada para esse dia, mas precisa de ir a um médico... acha que nao se justifica ir ao hospital, e telefona ou vai ao seu centro de saude, neste caso centro de saude da graça, e dizem-lhe , olhe o senhor nao tem consulta marcada, nao temos nenhum medico disponivel, o senhor por favor vá ao centro de saude da lapa, a uma consulta de atendimento complementar entre as 20h e as 22h.
nessa consulta, o medico de serviço entende que o utente nao pode ir trabalhar nos proximos 5 dias, passa a medicaçao, e diz-lhe para no dia seguinte ir ao seu centro de saude para que o seu medico de familia lhe passe um atestado medico para esses 5 dias... no caso de ser utente sem medico de familia, a sr admin tem de ver os medicos com marcaçoes ainda nao totalmente preenchidas e marcar uma consulta para esse medico lhe passar o atestado, mas do seu centro de saude...
mais_um vou dar-te um exemplo practico, um utente inscrito no centro de saude da graça que pertence ao agrupamento aces lll, sente-se mal disposto durante o dia, nao tem consulta marcada para esse dia, mas precisa de ir a um médico... acha que nao se justifica ir ao hospital, e telefona ou vai ao seu centro de saude, neste caso centro de saude da graça, e dizem-lhe , olhe o senhor nao tem consulta marcada, nao temos nenhum medico disponivel, o senhor por favor vá ao centro de saude da lapa, a uma consulta de atendimento complementar entre as 20h e as 22h.
nessa consulta, o medico de serviço entende que o utente nao pode ir trabalhar nos proximos 5 dias, passa a medicaçao, e diz-lhe para no dia seguinte ir ao seu centro de saude para que o seu medico de familia lhe passe um atestado medico para esses 5 dias... no caso de ser utente sem medico de familia, a sr admin tem de ver os medicos com marcaçoes ainda nao totalmente preenchidas e marcar uma consulta para esse medico lhe passar o atestado, mas do seu centro de saude...
Editado pela última vez por luis_k em 21/2/2011 19:00, num total de 2 vezes.
luis_k Escreveu:bem que confusao vai com o nosso sistema nacional de saude!!
deepo se tu tiveres uma gripe com uma estirpe que nem o medico sabe qual é, escreve uma cartinha e tu vais direitinho para o hospital , e só sais de lá quando fizeres todos os exames necessarios...
atestados medicos e baixas no sistema nacional de saude, só os medicos de familia podem passar... para os utentes sem medico de familia o centro de saude da area da sua residencia providencia uma consulta de recurso para o utente ser visto por um medico e passar esses documentos...
mas sempre no centro de saude da area da sua residencia, nao nas consultas de atendimento complemetar.
nas consultas de atendimento complementar, se o medico entender que o utente precisa de fazer exames por exemplo, diz-lhe para marcar uma consulta no seu medico de familia no seu centro de saude, para quem nao tem medico de familia , a sra administrativa marca uma consulta para o medico que esteja de recurso...
outra situaçao, se o medico diagnosticar algo de mais grave digamos assim, manda o utente para o hospital com uma cartinha para ser apresentada no atendimento de urgencia do hospital.
outra situaçao, o utente vai ao centro de saude a uma consulta de atendimento complementar e o medico acha que o utente nao pode ir trabalhar nos proximos 5 dias!!! o utente é medicado e enviado para casa, e depois tem de ir ao seu centro de saude tratar do respectivo atestado medico ou baixa dependendo do tempo de inactividade, para apresentar na empresa onde trabalha!!!
outra situaçao o utente vai passar o fim de semana fora, e no domingo á noite nao lhe apetece vir para casa... está frio e tal... vem só na 2 feira e falta ao trabalho na 2 feira... entao o que faz? vai a uma consulta de atendimento complementar, diz que lhe dói a cabeça ou qualquer coisa que invente e depois no fim da consulta chega á sr administrativa e pede uma declaraçao de presença para apresentar no dia seguinte na empresa!!! há empresas que aceitam essa declaraçao, as que nao aceitam o utente com essa declaraçao vai ao centro de saude da area da sua residencia e pede um atestado ao seu medico de familia para essa 2 feira...
pode se fazer muita coisa, mas há duas coisas que nao se podem fazer é em consultas de atendimento complementar passar atestados e baixas medicas...
nao sei se respondi a tudo, mas se tiverem mais duvidas é só perguntarem...
E os utentes que não tem médico de familia, nunca podem ficar doentes?

Serviços de Atendimento Complementar
Tipo de Serviço:
Atendimento Complementar
Missão:
Atendimento de situações de doença aguda; atendimento a utentes s/médico de família, utentes esporádicos ou quando o médico família está ausente
http://www.portaldasaude.pt/portal/serv ... iderid=456
Parece-me claro.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
bem que confusao vai com o nosso sistema nacional de saude!!
deepo se tu tiveres uma gripe com uma estirpe que nem o medico sabe qual é
, escreve uma cartinha e tu vais direitinho para o hospital , e só sais de lá quando fizeres todos os exames necessarios...
atestados medicos e baixas no sistema nacional de saude, só os medicos de familia podem passar... para os utentes sem medico de familia o centro de saude da area da sua residencia providencia uma consulta de recurso para o utente ser visto por um medico e passar esses documentos...
mas sempre no centro de saude da area da sua residencia, nao nas consultas de atendimento complemetar.
nas consultas de atendimento complementar, se o medico entender que o utente precisa de fazer exames por exemplo, diz-lhe para marcar uma consulta no seu medico de familia no seu centro de saude, para quem nao tem medico de familia , a sra administrativa marca uma consulta para o medico que esteja de recurso...
outra situaçao, se o medico diagnosticar algo de mais grave digamos assim, manda o utente para o hospital com uma cartinha para ser apresentada no atendimento de urgencia do hospital.
outra situaçao, o utente vai ao centro de saude a uma consulta de atendimento complementar e o medico acha que o utente nao pode ir trabalhar nos proximos 5 dias!!! o utente é medicado e enviado para casa, e depois tem de ir ao seu centro de saude tratar do respectivo atestado medico ou baixa dependendo do tempo de inactividade, para apresentar na empresa onde trabalha!!!
outra situaçao o utente vai passar o fim de semana fora, e no domingo á noite nao lhe apetece vir para casa... está frio e tal... vem só na 2 feira e falta ao trabalho na 2 feira... entao o que faz? vai a uma consulta de atendimento complementar, diz que lhe dói a cabeça ou qualquer coisa que invente e depois no fim da consulta chega á sr administrativa e pede uma declaraçao de presença para apresentar no dia seguinte na empresa!!! há empresas que aceitam essa declaraçao, as que nao aceitam o utente com essa declaraçao vai ao centro de saude da area da sua residencia e pede um atestado ao seu medico de familia para essa 2 feira...
pode se fazer muita coisa, mas há duas coisas que nao se podem fazer é em consultas de atendimento complementar passar atestados e baixas medicas...
deepo se tu tiveres uma gripe com uma estirpe que nem o medico sabe qual é

anjosear Escreveu:Pode ser uma apenas declaração de aptidão para viajar.
neste caso uma declaração de bom estado de saúde..
e assim vai dar processo?
eu acredito em 75% do que vejo e 25% do que me contam!
Quando li a noticia associei logo a essa situação. um atestado de bom estado de saude, para poder entrar em algum pais que o exiga.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
deepo Escreveu:luis_k Escreveu:The Mechanic Escreveu:Ao longo da vida, já fui várias vezes ao Centro de Saude. E por vezes , já fui só buscar receitas que ficaram com a médica para passar. E já aconteceu de esperar que o paciente sáia do consultório e , enquanto entra e não entra outro , "dar uma palavrinha " à médica em caso de duvida ou para ir buscar algum papel que lá ficasse de ir buscar .Como é médica de familia, até conhece os seus pacientes e facilita este ganhar de tempo a mim, a ela e aos outros pacientes .
Não veio daí mal ao mundo, não atrapalhei , nem tomei o tempo de ninguem ( a não ser da médica enquanto esperava o próximo paciente) e tratei do assunto , que de outra maneira , me obrigaria a estar ali 3 ou 4 horas , à espera da "minha vez!!" para ir buscar o tal papel .
Como não me chamo Armando Vara , nem sou uma figura publica da política, que os média possam aproveitar para estes "escadalos curriqueiros ", nem fui para a TV, nem nunca saíu nada nos jornais , nem houve reclamações de "doentes ultrajados" .
Se eu fosse uma figura publica simpática , tipo Bárbara Guimarães , além de me fartar de fazer amor comigo própria , ninguem levaría a mal ir lá buscar o atestado e as pessoas ainda me pediriam autográfos ou deixariam de bom grado passar à frente , só pra dizer lá em casa que hoje tinham visto , e fa-la-do! , com a Bárbara Guimarães .
Como era o Belzebu do Armando Vara, há que fazer um escandalo . Se fosse o Sócrates , era a loucura e haveria por certo barricadas, cocktail Molotov`s a voar contra os carros e saques aos supermercados .
Nem tanto ao mar , nem tanto à terra . Tanto escarcéu por uma coisa que , se calhar , até foi tão simples .
Bah...
Um abraço ,
The Mechanic
isso acontece em todos os centros de saúde, mas a horas de atendimento normais, nao em atendimento complementar (AC). no atendimento complementar nao se podem passar atestados nem baixas medicas, já escrevi isto um pouco mais acima... para simplificar as coisas, isto passa-se mais ou menos assim, os centros de saude estao agrupados , nesse grupo fazem parte uns 7 ou 8 centros de saude... nesse agrupamente há um, onde existe atendimento complementar, ou seja consultas de urgencia para quem está doente e nao tem consulta marcada.. nessas consultas que decorrem em apenas um centro de saude mas onde podem ir utentes que pertencem aos outros centros de saude que fazem parte do agrupamento (aces), decorrem consultas médicas... nessas consultas nao se pode passar nem atestados medicos nem baixas medicas... escrevo com conhecimento de causa, obviamente...
Boas,
Como não percebo nada do funcionamento dos CSaude, não tenho necessitado, vou por uma questão que me interessa.
Essa de no AC não passarem atestados...
Imaginem que eu estou com uma gripe do catano.
Só conseguiram arranjar-me consulta para o tal AC.
Vou lá (todo dofido, cheio de dores, com febre, e a espalhar gripe por todo o lado... bacano, não é?)
Sou atendido por um médico que constata que estou, efectivamente, com uma gripe que ele nem a estirpe sabe... Logo, não manda fazer análises às diferentesestirpes porque deve ser caro de carago e eu que me dofa...
Depois diz-me para tomar os medicamentos que ele prescreve e que fique em casa o tempo que ele bem entender.
Porque raios ele não há-de passar um atestado se me medicou e me disse para ficar no domicílio?
BN (E como diziam alguns velhotes, "Saudínha")
PS Deuses queiram que tal não me aconteça porque, se ele não me passar o atestado e disser que tenho de ir lá no dia seguinte (será para pagar duas vezes?!) pedir o atestado... não sei como vou reagir...
O serviço de atendimento complementar pode passar atestados médicos.
1º Nenhuma legislação ou normativos legais determinam que seja uma atribuição ou competência exclusiva do Médico de Família a emissão dos Atestados Médicos referidos aos utentes do Centro de Saúde (independentemente da sua estrutura organizacional)
http://usf-montecaparica.min-saude.pt/I ... dicos.aspx
Caro Varus,
Desculpe-me meter numa conversa para onde não fui chamado, mas fico curioso em saber a sua resposta a uma pergunta simples - se o ultramar era parte de um projecto ambicioso nacional, presumo que não tivésse interesse se as populações locais Africanas tinham ou não vontade de ser independentes de Portugal, porque afinal de contas, e segundo a sua opinião, o mais importante era o superior interesse Português.
Pergunto-lhe então o que acharia se o superior interesse nacional de outro País decidisse pela ocupação de Portugal e se se borrifásse para o desejo da população Portuguesa, porque de acordo com o interesse nacional deles, Portugal ficaria melhor sob o domínio externo.
Imagine agora que era Angola que tinha grande poder militar e decidia nos ocupar e manter Portugal como sua colónia para dar oportunidades de trabalho a jovens Angolanos na província ultramarina Portuguesa.
Já imaginou?
Desculpe-me meter numa conversa para onde não fui chamado, mas fico curioso em saber a sua resposta a uma pergunta simples - se o ultramar era parte de um projecto ambicioso nacional, presumo que não tivésse interesse se as populações locais Africanas tinham ou não vontade de ser independentes de Portugal, porque afinal de contas, e segundo a sua opinião, o mais importante era o superior interesse Português.
Pergunto-lhe então o que acharia se o superior interesse nacional de outro País decidisse pela ocupação de Portugal e se se borrifásse para o desejo da população Portuguesa, porque de acordo com o interesse nacional deles, Portugal ficaria melhor sob o domínio externo.
Imagine agora que era Angola que tinha grande poder militar e decidia nos ocupar e manter Portugal como sua colónia para dar oportunidades de trabalho a jovens Angolanos na província ultramarina Portuguesa.
Já imaginou?
Pedro Carriço
luis_k Escreveu:The Mechanic Escreveu:Ao longo da vida, já fui várias vezes ao Centro de Saude. E por vezes , já fui só buscar receitas que ficaram com a médica para passar. E já aconteceu de esperar que o paciente sáia do consultório e , enquanto entra e não entra outro , "dar uma palavrinha " à médica em caso de duvida ou para ir buscar algum papel que lá ficasse de ir buscar .Como é médica de familia, até conhece os seus pacientes e facilita este ganhar de tempo a mim, a ela e aos outros pacientes .
Não veio daí mal ao mundo, não atrapalhei , nem tomei o tempo de ninguem ( a não ser da médica enquanto esperava o próximo paciente) e tratei do assunto , que de outra maneira , me obrigaria a estar ali 3 ou 4 horas , à espera da "minha vez!!" para ir buscar o tal papel .
Como não me chamo Armando Vara , nem sou uma figura publica da política, que os média possam aproveitar para estes "escadalos curriqueiros ", nem fui para a TV, nem nunca saíu nada nos jornais , nem houve reclamações de "doentes ultrajados" .
Se eu fosse uma figura publica simpática , tipo Bárbara Guimarães , além de me fartar de fazer amor comigo própria , ninguem levaría a mal ir lá buscar o atestado e as pessoas ainda me pediriam autográfos ou deixariam de bom grado passar à frente , só pra dizer lá em casa que hoje tinham visto , e fa-la-do! , com a Bárbara Guimarães .
Como era o Belzebu do Armando Vara, há que fazer um escandalo . Se fosse o Sócrates , era a loucura e haveria por certo barricadas, cocktail Molotov`s a voar contra os carros e saques aos supermercados .
Nem tanto ao mar , nem tanto à terra . Tanto escarcéu por uma coisa que , se calhar , até foi tão simples .
Bah...
Um abraço ,
The Mechanic
isso acontece em todos os centros de saúde, mas a horas de atendimento normais, nao em atendimento complementar (AC). no atendimento complementar nao se podem passar atestados nem baixas medicas, já escrevi isto um pouco mais acima... para simplificar as coisas, isto passa-se mais ou menos assim, os centros de saude estao agrupados , nesse grupo fazem parte uns 7 ou 8 centros de saude... nesse agrupamente há um, onde existe atendimento complementar, ou seja consultas de urgencia para quem está doente e nao tem consulta marcada.. nessas consultas que decorrem em apenas um centro de saude mas onde podem ir utentes que pertencem aos outros centros de saude que fazem parte do agrupamento (aces), decorrem consultas médicas... nessas consultas nao se pode passar nem atestados medicos nem baixas medicas... escrevo com conhecimento de causa, obviamente...
Boas,
Como não percebo nada do funcionamento dos CSaude, não tenho necessitado, vou por uma questão que me interessa.
Essa de no AC não passarem atestados...
Imaginem que eu estou com uma gripe do catano.
Só conseguiram arranjar-me consulta para o tal AC.
Vou lá (todo dofido, cheio de dores, com febre, e a espalhar gripe por todo o lado... bacano, não é?)

Sou atendido por um médico que constata que estou, efectivamente, com uma gripe que ele nem a estirpe sabe... Logo, não manda fazer análises às diferentesestirpes porque deve ser caro de carago e eu que me dofa...
Depois diz-me para tomar os medicamentos que ele prescreve e que fique em casa o tempo que ele bem entender.
Porque raios ele não há-de passar um atestado se me medicou e me disse para ficar no domicílio?
BN (E como diziam alguns velhotes, "Saudínha")
PS Deuses queiram que tal não me aconteça porque, se ele não me passar o atestado e disser que tenho de ir lá no dia seguinte (será para pagar duas vezes?!) pedir o atestado... não sei como vou reagir...

Nós iremos prevalecer.
The Mechanic Escreveu:Ao longo da vida, já fui várias vezes ao Centro de Saude. E por vezes , já fui só buscar receitas que ficaram com a médica para passar. E já aconteceu de esperar que o paciente sáia do consultório e , enquanto entra e não entra outro , "dar uma palavrinha " à médica em caso de duvida ou para ir buscar algum papel que lá ficasse de ir buscar .Como é médica de familia, até conhece os seus pacientes e facilita este ganhar de tempo a mim, a ela e aos outros pacientes .
Bah...
Um abraço ,
The Mechanic
Caro e-finance :
Relativamente ao Ultramar , está completamente errado, mas como após 25A , o politicamente correcto , era dizer , que Portugal tinha perdido a guerra , para desculpabilizar a descolonização , que foi o maior desastre da toda história portuguesa .
A guerra estava ganha em Angola , em Moçambique também havia grandes hipóteses de se ganhar , a Frelimo está ter muitos problemas de logística, na tentativa de descer a sul, e estava a ter a a resistência, dos macuas , aliados dos portugueses.
A Guiné era o grande problema , mas os elementos do PAIGC , já estavam cansados, já não queriam largar a tabancas.
Em Angola , os movimentos já tinham dificuldades de recrutar novos elementos, devido ao grande desenvolvimento económico , e aos aumentos salários .
O estado português , sabendo do estado lastimoso , em que muitos países ficaram depois da saída das potencias colonizadoras , tentaram uma segunda via , completamente distinta, achando que era preferível continuar a luta, desenvolver as colónias , e não abandonar á sua sorte aliados e portugueses.
Tinha um preço , mas valia a pena, estes territórios estavam a ter um grande desenvolvimento , construção de barragens , estradas, melhoria sanitária, educação,etc,etc.
Agora dizer que era uma utopia , é uma profunda injustiça, basta ver a vitória militar na frente leste em angola, de 1969 a 1974.
O futuro sangrento destes territórios só provou , como era verdadeiro o projecto do estado novo.
As ditas democracias ocidentais , russos e chineses , mergulharam estes territórios , num período sombrio.
O estado novo estava certo , quis um destino melhor, para esses territórios , mas como ainda tem de ser politicamente correcto em defender os que fizerem o 25A.
A Guiné é actualmente uma placa giratória para droga.
Angola uma reduzida minoria vive como dizia um semanário esta semana ,um versão Saint-Tropez africana, e resto da população na miséria total .
Moçambique pode estar um pouco melhor , mas mergulhada na corrupção .
Relativamente ao Ultramar , está completamente errado, mas como após 25A , o politicamente correcto , era dizer , que Portugal tinha perdido a guerra , para desculpabilizar a descolonização , que foi o maior desastre da toda história portuguesa .
A guerra estava ganha em Angola , em Moçambique também havia grandes hipóteses de se ganhar , a Frelimo está ter muitos problemas de logística, na tentativa de descer a sul, e estava a ter a a resistência, dos macuas , aliados dos portugueses.
A Guiné era o grande problema , mas os elementos do PAIGC , já estavam cansados, já não queriam largar a tabancas.
Em Angola , os movimentos já tinham dificuldades de recrutar novos elementos, devido ao grande desenvolvimento económico , e aos aumentos salários .
O estado português , sabendo do estado lastimoso , em que muitos países ficaram depois da saída das potencias colonizadoras , tentaram uma segunda via , completamente distinta, achando que era preferível continuar a luta, desenvolver as colónias , e não abandonar á sua sorte aliados e portugueses.
Tinha um preço , mas valia a pena, estes territórios estavam a ter um grande desenvolvimento , construção de barragens , estradas, melhoria sanitária, educação,etc,etc.
Agora dizer que era uma utopia , é uma profunda injustiça, basta ver a vitória militar na frente leste em angola, de 1969 a 1974.
O futuro sangrento destes territórios só provou , como era verdadeiro o projecto do estado novo.
As ditas democracias ocidentais , russos e chineses , mergulharam estes territórios , num período sombrio.
O estado novo estava certo , quis um destino melhor, para esses territórios , mas como ainda tem de ser politicamente correcto em defender os que fizerem o 25A.
A Guiné é actualmente uma placa giratória para droga.
Angola uma reduzida minoria vive como dizia um semanário esta semana ,um versão Saint-Tropez africana, e resto da população na miséria total .
Moçambique pode estar um pouco melhor , mas mergulhada na corrupção .
- Registado: 21/3/2009 15:45
Há pessoas que são tão grandes, tão brilhantes no alto da sua figura que até enerva, mesmo ao mais comedido dos forçadamente adaptados. Começa a não haver pachorra para tamanhas vidas. Podiam ter uma ou outra dificuldadezinha... mas não, é só facilidades!
Eu no lugar deles seria solidário com quem tem vidas mundanas. Sentar-me-ia no banco da centro de saúde e noutros, sorrindo, esperando pela minha vez, aliás, dizendo, “passai à frente que eu sou fulano tal, o grande, o salvador redentor”. É assim, não é, redentor?
Eu no lugar deles seria solidário com quem tem vidas mundanas. Sentar-me-ia no banco da centro de saúde e noutros, sorrindo, esperando pela minha vez, aliás, dizendo, “passai à frente que eu sou fulano tal, o grande, o salvador redentor”. É assim, não é, redentor?
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!
Ao longo da vida, já fui várias vezes ao Centro de Saude. E por vezes , já fui só buscar receitas que ficaram com a médica para passar. E já aconteceu de esperar que o paciente sáia do consultório e , enquanto entra e não entra outro , "dar uma palavrinha " à médica em caso de duvida ou para ir buscar algum papel que lá ficasse de ir buscar .Como é médica de familia, até conhece os seus pacientes e facilita este ganhar de tempo a mim, a ela e aos outros pacientes .
Bah...
Um abraço ,
The Mechanic
Bah...
Um abraço ,
The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Caro e-finance :
É muito bonito e politicamente correcto dizer que nos tempos de Salazar , se vivia muito mal , e meu caro, como era no resto mundo ? Era um mundo de abundância ?
Nem cito países comunistas , aí estamos conversados .
Os EUA na grande depressão, a cise e miséria de muitos agricultores do midle-est , que inspira o livro " Vinhas da ira".
A Alemanha nos 20 , e depois da II Guerra , não houve muita fome , Itália , França ,Espanha, etc.
É que essa visão esquerdista , em que Portugal vivia no inferno, e o resto mundo vivia céu, é completamente louca.
Há rapaziada comunista , temos de lembrar as delicias comunistas de Stalin ,que mata á fome 6 milhões Ucranianos, em 1932, e quem era contra o partido, tinha direito a umas férias prolongadas nos resorts de luxo na Sibéria , para serem reeducados , para o bom caminho.
É muito bonito e politicamente correcto dizer que nos tempos de Salazar , se vivia muito mal , e meu caro, como era no resto mundo ? Era um mundo de abundância ?
Nem cito países comunistas , aí estamos conversados .
Os EUA na grande depressão, a cise e miséria de muitos agricultores do midle-est , que inspira o livro " Vinhas da ira".
A Alemanha nos 20 , e depois da II Guerra , não houve muita fome , Itália , França ,Espanha, etc.
É que essa visão esquerdista , em que Portugal vivia no inferno, e o resto mundo vivia céu, é completamente louca.
Há rapaziada comunista , temos de lembrar as delicias comunistas de Stalin ,que mata á fome 6 milhões Ucranianos, em 1932, e quem era contra o partido, tinha direito a umas férias prolongadas nos resorts de luxo na Sibéria , para serem reeducados , para o bom caminho.
As minhas origens familiares , são de uma classe média citadina, que nunca foi beneficiada pelo regime , embora tenha familiares que sempre foram contra o regime abertamente , e nunca tiveram qualquer problema, e alguns deles em cargos públicos de destaque , como vê , existem muitos mitos.
O problema do desenvolvimento , não tem haver com regime directamente, como já expliquei diversas vezes, mas sim com o atraso que vinha , da monarquia e república , em que a indústria era quase inexistente , e as tentativas que houveram de dinheiros trazidos pelos torna viajem , pouco sucesso tiveram , devido a falências das casas bancárias aos vários defaults da divida portuguesa, e instabilidade politica .
Com a república , Portugal perde tempo precioso , a instabilidade afugenta capitais , e o estado está falido e sem crédito.
Salazar tem de recuperar esse tempo, tem se sanear as contas públicas , recuperar a credibilidade internacional, mas tem a guerra civil espanhola , que perturba a nossa economia , mas o país continua a crescer, e depois tem a II Guerra Mundial, só nos anos 50 é que se começa em força com industrialização em força.
As décadas de 50 e 60 , Portugal começa a crescer , mais que a Europa, Angola é dos países que mais cresce a nível mundial .
Se fizermos uma correcção monetária os salários de 1973 , são muito semelhantes aos actuais.
Enquanto a Europa se desenvolve no século XIX e Principio XX, Portugal perdeu tempo , devidos às suas debilidades económicas e á instabilidade politica .
Por esse motivo que no após guerra os países destruídos recuperam rapidamente , devido às tradições industriais e empresariais que tinham , porque a industria de guerra e de abastecimentos nunca parou. A França ficou com a industria intacta .
O estado teve de recuperar um grande atraso, os capitais expatriados começam a regressar nos anos 30, a moeda estabiliza e tem credibilidade,a industria começa a se desenvolver , os agentes económicos tem confiança no país.
A divida externa começa a diminuir , a as reservas de ouro a crescer, teve que semear para colher, mas com muitas adversidades fez muito, e pôs o país no caminho certo.
Agora com esta "democracia" , o país está afundar-se, os jovens não tem emprego , nem futuro, os impostos quadruplicaram face a 1973 ( sem uma guerra !!!!), o país já não tem credibilidade , e pouco falta para não ter crédito, a verdadeira miséria começa a rondar as famílias, o desemprego a subir,etc.
Em 1973, praticamente , não havia desemprego, estes iluminados , são bem piores que os anteriores.
O problema do desenvolvimento , não tem haver com regime directamente, como já expliquei diversas vezes, mas sim com o atraso que vinha , da monarquia e república , em que a indústria era quase inexistente , e as tentativas que houveram de dinheiros trazidos pelos torna viajem , pouco sucesso tiveram , devido a falências das casas bancárias aos vários defaults da divida portuguesa, e instabilidade politica .
Com a república , Portugal perde tempo precioso , a instabilidade afugenta capitais , e o estado está falido e sem crédito.
Salazar tem de recuperar esse tempo, tem se sanear as contas públicas , recuperar a credibilidade internacional, mas tem a guerra civil espanhola , que perturba a nossa economia , mas o país continua a crescer, e depois tem a II Guerra Mundial, só nos anos 50 é que se começa em força com industrialização em força.
As décadas de 50 e 60 , Portugal começa a crescer , mais que a Europa, Angola é dos países que mais cresce a nível mundial .
Se fizermos uma correcção monetária os salários de 1973 , são muito semelhantes aos actuais.
Enquanto a Europa se desenvolve no século XIX e Principio XX, Portugal perdeu tempo , devidos às suas debilidades económicas e á instabilidade politica .
Por esse motivo que no após guerra os países destruídos recuperam rapidamente , devido às tradições industriais e empresariais que tinham , porque a industria de guerra e de abastecimentos nunca parou. A França ficou com a industria intacta .
O estado teve de recuperar um grande atraso, os capitais expatriados começam a regressar nos anos 30, a moeda estabiliza e tem credibilidade,a industria começa a se desenvolver , os agentes económicos tem confiança no país.
A divida externa começa a diminuir , a as reservas de ouro a crescer, teve que semear para colher, mas com muitas adversidades fez muito, e pôs o país no caminho certo.
Agora com esta "democracia" , o país está afundar-se, os jovens não tem emprego , nem futuro, os impostos quadruplicaram face a 1973 ( sem uma guerra !!!!), o país já não tem credibilidade , e pouco falta para não ter crédito, a verdadeira miséria começa a rondar as famílias, o desemprego a subir,etc.
Em 1973, praticamente , não havia desemprego, estes iluminados , são bem piores que os anteriores.
Apenas especulando, para mim o Vara só apareceu porque conhecia a médica e esta disse que podia aparecer. Esta situação parece-me muito mais plausível do que ele aparecer assim do nada. Agora toda a gente quer sacudir a agua do capote, incluindo a médica.
Cumps.
Cumps.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
varus Escreveu:e-finance :
Fico espantado com a tua ingenuidade , mas existe alguma relação entre o estado novo e o Irão, tens alguma noção do que estás a dizer ?
Antes do 25A podia-se falar sem qualquer problema, existem muitos mitos, actualmente é que acho que as pessoas tem medo de expressar a suas opiniões, por variados motivos , porque existem muitos tipos de pressões .
A democracia pode funcionar relativamente bem em meia dúzia de países no mundo.As outras são falsas democracias.
O estado novo , tinha uma estratégia , estava a desenvolver as províncias ultramarinas, que era um destino para os quadros que procuravam emprego, e criou muitas sinergias, no tecido industrial em Portugal.
Porque motivo é que os jovens não tem emprego, porque Portugal perdeu esses mercados, porque em 1973 , os jovens tinham emprego.
A Geração do 25A , não quis lutar em África , fez uma revolução, e o estado subiu os ordenados e cria 550 .000 na empregos na F.Pública, que representa encargos presentes e futuros para os contribuintes.Esta é que é a geração rasca, em que diabolizou o antigo regime , e leva o país para um buraco.
Ainda esta a ver na TV que um restaurante em Alcabideche , tinha sido assaltado muitas vezes desde o inicio do ano , pelo mesmo assaltante , e que agora dá-se ao luxos de assaltar duas vezes por dia, e a GNR, não faz nada.
Isto era impossível, de acontecer antes do 25A, a liberdade é muito bonita, mas quando o cidadão tenha segurança.
Perguntem a familiares vossos , se a segurança a todos os níveis, era infinitamente superior á actual, a resposta só pode ser uma . Era muito melhor.
Agora , depois 25A montou-se o circo, o povo gosta de palhaços e trapezistas, só que factura do espectáculo , já começa a ser muito, elevada.
Caro varus,
Acho que lhe ficava bem fazer um disclaimer com as suas origens e posição social no tempo do antigo regime, talvez assim todos possamos tirar ilações mais correctas a partir do que escreve em defesa do antigo regime.
Para dar o exemplo começo eu: nasci numa aldeia serrana de Trás-os-Montes em que as pessoas viviam da agricultura, comiam o que cultivavam, eu sou da década de 80 e ainda apanhei alguma da miséria do antigamente, nada que se compare com o que passaram os meus pais, posso afirmar que os actuais pobres da minha aldeia natal são mais ricos do que eu era na minha altura, e olhe que era remediado, havia muito pior.
Quanto à visão do ultramar por parte do antigo regime é uma visão completamente idiota e desfasada do seu tempo. Só alguém completamente virado para dentro e sem o conhecimento do exterior podia sonhar manter as províncias ultramarinas, quando todos os países estavam a dar a independência às suas possessões ultramarinas. Em vez disso fazer uma retirada faseada promovendo uma transição pacifica garantindo os bens dos portugueses, essa sim seria uma visão de futuro.
Resumindo o antigo regime era uma ditadura que mantinha um povo ignorante e por consequência na miséria, havia uma elite à qual você e os seus seguramente pertenciam.
Agora você aproveita falta de visão estratégica que houve em Portugal no pós 25 de Abril para enaltecer as poucas coisas boas que existiam antigamente.
Ainda vou ler algo seu a dizer que a debandada para França foi dos saudosistas de Salazar que saíram desiludidos com a queda de tão ilustre governo

Por ultimo não volto a comentar os seus posts porque eles só consideram uma ínfima parte da população portuguesa da altura, remetendo para a condição de pessoas de quarta ou quinta categoria todos os portugueses que viviam sem o mínimo de condições. Oprimidos pela pide, pelo padre, pela família pseudo rica da sua terriola que tudo controlava, sim essa que estava encarregue de distribuir a ajuda das Cáritas que o ilustre Salazar recebia vinda de fora, roupas, farinha e queijo enlatado. Viva Salazar, viva a fome, viva a opressão e a miséria do Povo.
Passe bem!!!
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1 e 164 visitantes