Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ulisses: Mota-Engil - AT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por aveloz » 16/2/2011 19:26

Marco António, agora sim, percebi onde tenho cometido o erro. Porque, o que eu desconhecia era que ao dar o preço de disparo a ordem começa a ser cumprida até ao preço de venda, nunca abaixo.
Obrigado por esta explicação cabal;
Pelos vistos, não sou só eu que percebo pouco disto; o próprio funcionario do banco acabou por me aconselhar a dar ordens simples em vez de stop loss... :mrgreen:

Registado: 27/9/2010 17:20

por MarcoAntonio » 16/2/2011 19:19

Aveloz Escreveu:Queria aproveitar este tópico em que participa o Ulisses para pôr uma questão que me preocupa:
Já é a 2ª vez que coloco uma ordem stop loss e que não é executada.
A primeira foi na JMT em que só venderam uma parte das acções detidas. mas por um lado ainda bem porque a cotação já recuperou.
Ontem dei uma ordem stop loss de acções da Daimler porque hje saiam os resultados; coloquei um preço de disparo de 55.00 euro e preço de venda 54.99 euros.
Acontece que não venderam e acabei por anular a ordem vende-las a 54.14.
Segundo um funcionario do Banco, a ordem stop loss só vai ao mercado quando atinge o preço de disparo.
E que por tal motivo se calhar não houve tempo para ser executada a ordem.
O que eu queria era saber afinal qual a melhor opção para evitar perdas?

Se apertares a margem entre o valor de disparo e o de venda, a probabilidade da ordem não chegar a ser executada é relativamente elevada (no caso, estás a colocar a diferença mínima possível, logo a probabilidade é do mais elevado que há).

Se o teu receio é que "percas mais dinheiro" colocando um intervalo maior, deixa-me esclarecer-te que o facto de colocares o valor de venda mais baixo não significa que vendas necessariamente mais baixo. Significa que podes acabar por vender até a aquele valor.

Tipo, se colocares 54.50 significa que podes (e provaelmente vais) vender a 54.99, 54.98 ou 54.97 ou outro valor por aí. No limite poderás acabar por vender a 54.50 mas é apenas no limite e algo improvável!

A alternativa é teres um stop que é inoperacional (pode não ser activado e acaba por não ser segurança nenhuma) e depois quando decides colocar a ordem por ti, passados minutos, horas ou até dias, vais acabar por vender bastante abaixo...

Se vais utilizar stops, é preferível que os utilizes de forma adequada e o adequado é colocar um intervalo razoável, para garantir que o stop realmente funciona em 99% dos casos e os casos em que não funciona é precisamente aqueles em que tu não queres realmente que o stop funcione (a utilidade de por um valor limite em lugar de uma venda ao melhor é evitar vender a um valor absurdamente baixo perante uma situação anormal).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por FilRib » 16/2/2011 19:13

Aveloz Escreveu:Queria aproveitar este tópico em que participa o Ulisses para pôr uma questão que me preocupa:
A primeira foi na JMT em que só venderam uma parte das acções detidas. mas por um lado ainda bem porque a cotação já recuperou.
Ontem dei uma ordem stop loss de acções da Daimler porque hje saiam os resultados; coloquei um preço de disparo de 55.00 euro e preço de venda 54.99 euros.
Segundo um funcionario do Banco, a ordem stop loss só vai ao mercado quando atinge o preço de disparo.

Aveloz, lembro-me perfeitamente de ver o teu post com esta dúvida e as respostas que te foram dadas. Ou seja, voltaste a cometer o mesmo erro e não seguiste nenhum conselho.
Acosenlhei-te a alargares esse teu intervalo.
Stop-trigger -- stop loss....

Abraço.

Registado: 4/8/2010 10:09

por aveloz » 16/2/2011 19:05

Queria aproveitar este tópico em que participa o Ulisses para pôr uma questão que me preocupa:

Registado: 27/9/2010 17:20

por Ulisses Pereira » 16/2/2011 16:22

Se eu sou sério, sou demasiado sério, e brinco um pouco, é porque brinco. :)

Sim, foi à jogadora da bola. ;)

Um abraço do Ulisses :P
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por urukai » 16/2/2011 16:13

É à jogador da Bola... perdão, Bolsa! :)

Registado: 11/5/2007 14:09

por Redvil » 16/2/2011 16:13

"o Ulisses" na 3ª pessoa!!???

Registado: 15/10/2010 0:16

por Ulisses Pereira » 16/2/2011 15:39

Se repararem, com excepção dos off-topics, o Ulisses não chama a atenção a isso. Ou não tivessemos chamado a isto Caldeirão... :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por PAFS » 16/2/2011 14:06

FilRib Escreveu:Ulisses, tens de ter cuidado em falar da Mota aqui. Daqui a pouco levas uma reprimenda dos fanáticos dos tópicos próprios!!! :P

Eh eh eh.

Por acaso tinha reparado nisso e tive para chamar a atenção ao Alex e admira-me o Ulisses não o ter feito :wink:

Registado: 29/11/2007 11:26

por FilRib » 16/2/2011 13:52

Ulisses, tens de ter cuidado em falar da Mota aqui. Daqui a pouco levas uma reprimenda dos fanáticos dos tópicos próprios!!! :P

Eh eh eh.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Ulisses Pereira » 16/2/2011 13:27

Olá. Não gosto muito de definir "targets". Podemos ter ali um duplo fundo, mas sobretudo temos que ter em linha de conta a fortíssima resistência onde a acção se encontra. esse sim é o grande obstáculo que, se quebrado, dá um excelente sinal.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-mota1.jpg
forum-mota1.jpg (442.41 KiB) Visualizado 1803 vezes
forum-mota2.jpg
forum-mota2.jpg (233.53 KiB) Visualizado 1809 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Ulisses: Mota-Engil - AT

por Negocios Mendes » 16/2/2011 12:43

Olá Ulisses,

podes confirmar aqui que a Mota-Engil fez um duplo fundo nos 1,65/7 com target nos 2,50 Eur?

Muito obrigado!
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, Luzemburg, Opcard, Shimazaki_2 e 184 visitantes