Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Apelo a Derrubar do trono o Louça do BE

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pdcarrico » 16/2/2011 17:54

Apesar de todos os méritos e de se poder olhar para o Brasil com bastante optimismo, diria que o incremento da produtividade e produção internas estão a criar um problema grave a curto/médio prazo.

Como o Brasil é um País razoavelmente desigual e onde o ensino público (por ter sido abandonado pela elite) está em estado profundamente degradado, existe agora um gargalo tremendamente difícil de resolver - não haverão quadros qualificados em quantidade para suportar a continuação deste processo de crescimento, e aí podemos ter um problema sério.

Possivelmente poderão ocorrer soluções de imigração de luxo. Neste momento em certas posições em falta, um bom técnico já é muito mais bem pago do que por exemplo em Portugal.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por pdcarrico » 16/2/2011 17:45

JMHP Escreveu:Apesar de todos os méritos do Lula da Silva como presidente do Brasil, é um facto que apareceu no momento certo sem precedentes na história do Brasil, com um crescimento económico impulsionado pela subida das matérias-primas e sobretudo devido ao facto da China se ter tornado no seu maior e melhor cliente. A performance e crescimento da economia brasileira foi impulsionado por factores externos e não pela politica interna apesar dos méritos da presidência de Lula da Silva.

Veremos então o que acontecerá ao Brasil e restantes países emergentes com forte crescimento quando a China sofrer um abrandamento económico e a procura diminuir levando a um arrefecimento dos preços das matérias-primas e certamente a uma contracção económica.

Tomara Portugal ter um décimo dos recursos naturais do Brasil e hoje até se poderia dar ao luxo de ter um 1º ministro comunista, do BE ou populista e demagogo... Em tempos de "vacas gordas" qualquer politico é vedeta.

Eu diria que é certo que o Brasil beneficia de uma conjuntura de apreciação do valor das commodities, mas é talvez excessivo considerar-se essa circunstância como a principal no desenvolvimento do País.

A provar a tese de que a economia adquiriu uma espécie de resiliência interna, está o facto de não ter entrado em recessão num ano (2009) em que todas as commodities viram os seus preços cair a pique. Inclusivamente surpreendendo analistas Brasileiros que bem se lembram da vulnerabilidade de há uma década da economia Brasileira a cada choque externo.

Também em relação ao comércio externo é interessante lembrar que a pauta de exportações está muito mais diversificada quer em termos de produto quer de País destino do que estava há 10 anos atrás. É certo que o comércio externo é uma peça importantíssima na expansão da economia Brasileira, mas convém lembrar que ao contrário da China que activamente desvaloriza a moeda para ganho de competitividade cambial suportando a balança comercial, o Brasil apenas procura mitigar a velocidade de desvalorização do dólar (com intervenções limitadas do banco central do Brasil). A consequência é um câmbio muito menos competitivo do que há apenas 4/5 anos e apesar disso o volume de exportados continua a crescer.

Ou seja há aumento da produtividade (agrícola e industrial) e há um crescimento continuado do mercado interno. A parcela do mérito do Lula neste processo é difícil de definir, mas é concerteza considerável.
Editado pela última vez por pdcarrico em 16/2/2011 17:58, num total de 1 vez.
Pedro Carriço

por JMHP » 16/2/2011 15:16

tugatuga11 Escreveu:Se não fosse um tal de partido dos trabalhadores e um tal de Lula da Silva decerto que o Brasil não estaria onde está hoje e com o sucesso económico que tem.
Lula? Partido dos Trabalhadores? Xiii! Mas isso são radicais de esquerda! Fujam catano!
E foi o que se viu!
Sairam as noticias do Banco de Inglaterra o que me agradou!
Se o BE está com este ou com aquele não faz diferença. Decerto até devo votar no Partido Pelos Animais :)

p.s- sou apartidário

Apesar de todos os méritos do Lula da Silva como presidente do Brasil, é um facto que apareceu no momento certo sem precedentes na história do Brasil, com um crescimento económico impulsionado pela subida das matérias-primas e sobretudo devido ao facto da China se ter tornado no seu maior e melhor cliente. A performance e crescimento da economia brasileira foi impulsionado por factores externos e não pela politica interna apesar dos méritos da presidência de Lula da Silva.

Veremos então o que acontecerá ao Brasil e restantes países emergentes com forte crescimento quando a China sofrer um abrandamento económico e a procura diminuir levando a um arrefecimento dos preços das matérias-primas e certamente a uma contracção económica.

Tomara Portugal ter um décimo dos recursos naturais do Brasil e hoje até se poderia dar ao luxo de ter um 1º ministro comunista, do BE ou populista e demagogo... Em tempos de "vacas gordas" qualquer politico é vedeta.

Registado: 19/5/2009 18:26

por pdcarrico » 16/2/2011 14:49

Este tópico é um contrasenso. Não discuto a empatia ou a utilidade política de um partido ou de um político, mas esta decisão, de escolha de líderes, pertence ao partido e não aos que exteriormente entendem que ele pode ser bom ou mau. Faz lembrar os juízos etnocêntricos Europeus ou Americanos que questionam a democracia noutros Estados, mas apenas e só se a postura desses Estados é hostil ao interesse ocidental.

No Iraque, no tempo do Saddam, o regime era repressivo e pouco democrático, como o era na Arábia Saudita, no Koweit ou até há bem pouco tempo no Egipto. E no entanto a nossa percepção de risco e de poder inadequado apenas se tornou mais evidente no Iraque, não por Governação própria mas pelo efeito em terceiros. Interessante que no Egipto foi uma revolta interna que nos abriu os olhos, à maior parte de nós, para a realidade política do País.

Na sua maior parte, os votantes/militantes do bloco são pessoas crescidas que lá defenderão o que querem e têm o direito de eleger este ou aquele como representante. Em cima disso, convém recordar que o bloco é uma manta de várias orientações políticas - antigo PSR (Louçã), antiga UDP (Luís Fazenda), antiga plataforma de esquerda (Boaventura Sousa santos, Ana Drago), e outros que não tendo identificação política com PS ou PCP e não fazendo parte de nenhum partido acabaram no BE (Miguel Portas).

Ou seja sugerir que não existe democracia interna num bloco partidário tão heterogéneo não faz muito sentido.
Pedro Carriço

por Camisa Roxa » 16/2/2011 14:46

a única coisa que me incomoda no BE é a sua representação nos órgãos de comunicação social, completamente desproporcionada face ao seu peso eleitoral nacional

bem, se calhar não é à toa que jornais como o Público se encaminham para a falência!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por rmachado » 16/2/2011 14:37

tugatuga11 Escreveu:Se não fosse um tal de partido dos trabalhadores e um tal de Lula da Silva decerto que o Brasil não estaria onde está hoje e com o sucesso económico que tem.
Lula? Partido dos Trabalhadores? Xiii! Mas isso são radicais de esquerda! Fujam catano!
E foi o que se viu!
Se o BE está com este ou com aquele não faz diferença. Decerto até devo votar no Partido Pelos Animais :)

p.s- sou apartidário

Pois...
Nem sempre o que é parece, e a realidade muitas vezes ultrapassa a ideologia.

Registado: 24/8/2004 10:42

por tugatuga11 » 16/2/2011 14:22

Se não fosse um tal de partido dos trabalhadores e um tal de Lula da Silva decerto que o Brasil não estaria onde está hoje e com o sucesso económico que tem.
E foi o que se viu!

p.s- sou apartidário

Registado: 27/4/2009 19:07

por FilRib » 16/2/2011 13:50

djovarius Escreveu:Boas,

Qual é mesmo o interesse deste tópico, num Forum sobre mercados financeiros !?

Que eu saiba isto é perder tempo, pois fala-se sobre uma entidade (!?) que tudo o que queria era "acabar com os especuladores".

Daí que não estou a ver o interesse público, neste espaço, para debate sobre essa coisa, a qual nada acrescenta às questões prementes da esfera financeira local ou global.

Abraço

dj

Eu não digo a entidade, mas sim o teor do tópico.

Registado: 4/8/2010 10:09

por Pastel » 16/2/2011 13:45

fugu Escreveu:Boas, só discursos de direita.

A sério?
Por favor experimente ler o meu post como se eu fosse militante do PCP, verá que o conteudo é o mesmo.

Registado: 29/11/2007 11:30

por djovarius » 16/2/2011 13:44

Boas,

Qual é mesmo o interesse deste tópico, num Forum sobre mercados financeiros !?

Que eu saiba isto é perder tempo, pois fala-se sobre uma entidade (!?) que tudo o que queria era "acabar com os especuladores".

Daí que não estou a ver o interesse público, neste espaço, para debate sobre essa coisa, a qual nada acrescenta às questões prementes da esfera financeira local ou global.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Adam hedge » 16/2/2011 13:43

fugu Escreveu:Boas, só discursos de direita. Quais é que são as maiores ditaduras cá em Portugal para além do PS (centro direita a caminhar para a direita) e PSD?
Aquando do pós 25 de Abril em que ia havendo uma guerra civíl e que a população portuguesa só cerca de 20% tinha escolaridade e o resto era analfabeta e que os partidos de direita PPD, CDS eram os que tinham os deputados com cursos superiores. O PCP e os outros partidos de esquerda eram representados pelos trabalhadores da industria, da agricultura, etc. Pois foi nesta altura que a direita soube enganar o zé povinho, de tal forma que hoje em dia os velhotes (maioria da população)só sabem votar PS e PSD.
Eu sou investidor a longo prazo e no entanto concordei com o Louçã, apesar de ficar a perder, em
aumentar para 20% o imposto. Foi o BE que fez esta proposta.
Porque é que no PS e PSD estão sempre a rodar o Big Boss? São sete cães a um osso. E o Portas, como já foi dito?

Caro fugu desejo-lhe uma grande Perestroika. Bem haja
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por fugu » 16/2/2011 13:33

Boas, só discursos de direita. Quais é que são as maiores ditaduras cá em Portugal para além do PS (centro direita a caminhar para a direita) e PSD?
Aquando do pós 25 de Abril em que ia havendo uma guerra civíl e que a população portuguesa só cerca de 20% tinha escolaridade e o resto era analfabeta e que os partidos de direita PPD, CDS eram os que tinham os deputados com cursos superiores. O PCP e os outros partidos de esquerda eram representados pelos trabalhadores da industria, da agricultura, etc. Pois foi nesta altura que a direita soube enganar o zé povinho, de tal forma que hoje em dia os velhotes (maioria da população)só sabem votar PS e PSD.
Eu sou investidor a longo prazo e no entanto concordei com o Louçã, apesar de ficar a perder, em
aumentar para 20% o imposto. Foi o BE que fez esta proposta.
Porque é que no PS e PSD estão sempre a rodar o Big Boss? São sete cães a um osso. E o Portas, como já foi dito?

Registado: 7/11/2008 19:45

por rmachado » 16/2/2011 12:16

Ferradura é só fazeres duas coisas:
Tornas-te aderente;
Concorres ao lugar de coordenador do BE.

Registado: 24/8/2004 10:42

por defst0ned » 16/2/2011 12:04

Por mim.. era acabar mas é com o bloco. Radicais de esquerda? Tenham dó.

Registado: 15/1/2009 15:14

por Pastel » 16/2/2011 11:54

AutoMech Escreveu:Teria a mesma dimensão se o líder fosse .. a Joana A. Dias?

Provavelmente maior :mrgreen:

Agora a sério, não vejo nada (de positivo) que o BE tenha acrescentado ao nosso país. Nem uma linha política coerente, só os vejo a navegar à vista, saltitando de oportunidade em oportunidade.
E ainda mais sinceramente, acho que o Louçã é um ressababiado de primeira. Até estou a imaginá-lo na 4ª classe a fazer queixinhas de dedo esticado, do colega do lado que copiou.

Por mim esse partido podia desaparecer.. (uii, a minha amiga bloquista que não leia isto)

Registado: 29/11/2007 11:30

por tugatuga11 » 16/2/2011 2:10

Ferradura não te preocupes com o BE que eu também não.
Preocupa-me mais os numeros que vão hoje na Grâ-Bretanha.
Abraço e bons trades. :wink:

Registado: 27/4/2009 19:07

por Automech » 16/2/2011 1:49

É caso para ver o outro lado: o que seria o BE (se é que seria alguma coisa) se não fosse o Louçã ?

Teria a mesma dimensão se o líder fosse o Miguel Portas, o Semedo, a Joana A. Dias, o Luis Fazenda ?

O Louça, quer se queira quer não, é um tipo inteligente (ainda que demagógico) que sabe pegar em meia dúzia de factos e manipula-los de forma às pessoas ouvirem o que querem. Teriam outros a mesma habilidade ?

Do outro lado vemos o Portas fazer algo semelhante.

Registado: 4/6/2010 12:12

por ferradura » 15/2/2011 21:56

O B.E é uma partido que nasceu, baseado em temas fraturantes (diria mais faturantes :) ), e só ganharam votos por isso.

Esses temas foram desaparecendo (casamento gay, aborto, etc).Depois veio a crise, e por isso, com o seu discursos do contra, ganham adpetos.

Mas isso irá ser efemere, e o B.E não irá ter muito espaço de manobra quando as coisas melhorarem.

O único drama, é que a infeliz geração NEM NEM, ou a geração DEOLINDA, que desgracadamente, por melhores qualificações que tenham, nada têm nem podem aspirar a ter, poderão dar corpo a este tipo de partidos que só sabem contestar e nada construir.

Registado: 5/4/2010 21:14

por Adam hedge » 15/2/2011 21:28

Caro ferradura, foi preciso chegar a fevereiro para saber que os partidos da extrema-esquerda são adversos á democracia?

Será que pelo mundo fora não há exemplos de que a democracia não funciona bem com a extrema- esquerda (ETA FARC ).

Qd o bloco e os comunistas falam em democracia e liberdade ainda não reparou que é tudo mentira para ganhar votos... Temos exemplos disso (coreia norte,china, vietname )
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por MarcoAntonio » 15/2/2011 21:24

ferradura Escreveu:Já agora, O Cunhal, esteve muito tempo na clandestinidade.

(...)

No tempo de Cunhal a história era outra.

O Álvaro Cunhal foi mais tempo líder do Partido no pós 25 de Abril (~18 anos) do que antes (~13 anos).

Ferradura Escreveu:Não era deputado, e por isso não ganhava dinheiro.

Foi deputado sim, entre 1975 e 1992*.

Já agora e para que fique claro, eu estou pouco importado com o tema de abertura do tópico. É caso para dizer: "sou apartidário e muito menos bloquista"!

:lol:

* tenho a vaga ideia que a prática no PCP é o dinheiro ir para o partido e o deputado recebe um valor do partido mas não me apetece ir confirmar... lol
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ferradura » 15/2/2011 21:10

Como costuma dizer os sindicatos:

"Está na hora, está na hora do Louça se ir embora "

:)
:)

por ferradura » 15/2/2011 21:08

Já agora, O Cunhal, esteve muito tempo na clandestinidade.

Dúvido que oLouça assim o fizesse.

Ele tem o melhor de dois mundos.

Só sabe dizer mal e não é obrigado a apresentar soluções crediveis.

E não existe PIDE.

No tempo de Cunhal a história era outra.

Não era deputado, e por isso não ganhava dinheiro.

Com o Louça, e poleiro é bom (deputado).

MarcoAntonio Escreveu:Já agora e a título de curiosidade, aqui ficam os líderes do PCP e respectivo espaço de tempo na liderança:

José Carlos Rates: 1922 - 1929 (7 anos)
Bento A. Gonçalves: 1929 - 1942 (13 anos)
Álvaro Cunhal: 1961 - 1992 (31 anos)
Carlos Carvalhas: 1992 - 2004 (12 anos)
Jerónimo de Sousa: 2004 - ??? (6 anos até agora)

por carf2007 » 15/2/2011 21:00

Por aqui vê-se como funciona o BE :

"Lisboa, 14 fev (Lusa) -- O membro da mesa nacional do Bloco de Esquerda Paulo Silva demitiu-se hoje em protesto pela decisão da comissão política e grupo parlamentar de apresentar uma moção de censura, que considerou um "profundo desrespeito" por este órgão, anunciou à Lusa.

Em declarações à Lusa, o responsável bloquista condenou o anúncio feito pelo líder do BE, Francisco Louçã, feito na passada quinta-feira durante o debate quinzenal, de que apresentará uma moção de censura ao Governo a 10 de março, cinco dias após a realização da reunião da mesa nacional, em que, garante, este assunto não foi abordado.

Paulo Silva apresentou a sua demissão, numa carta enviada por correio eletrónico esta madrugada à comissão política."

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/12153181.html
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por MarcoAntonio » 15/2/2011 20:58

Já agora e a título de curiosidade, aqui ficam os líderes do PCP e respectivo espaço de tempo na liderança:

José Carlos Rates: 1922 - 1929 (7 anos)
Bento A. Gonçalves: 1929 - 1942 (13 anos)
Álvaro Cunhal: 1961 - 1992 (31 anos)
Carlos Carvalhas: 1992 - 2004 (12 anos)
Jerónimo de Sousa: 2004 - ??? (6 anos até agora)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por ferradura » 15/2/2011 20:54

A ideia que passa (até pela moção de censura), a ideia que passa é que o B.E, não passa de uma partido totalitário, com o Louça no seu cerne.

Não há renovaçao ?

Porquê sempre o mesmo lider ?

Não acham estranho não aparecerem vozes dissonantes ?

Aposto que fosse por exemplo no PSD, esse suposto senhor já era um fachista que deveria ser preso.

Gosto muito dos que apontam para os outros com sendo os maiores pecadores.
E depois na sua propria casa, mais parece uma ditadura Stalinescas.

LOAMIL Escreveu:ferradura.

No teu conceito de ditador, terão que ser derrubados primeiro, tantos presidentes de Câmara, alguns presidentes de clubes, muitos presidentes de colectividades e associações.

Já agora, ao fim que quantas vezes em que se é leito, se passa a ser ditador?

Um abraço
ml

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, iniciado1, latbal, MP65, Shimazaki_2 e 189 visitantes