Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OCDE : Perspectivas económicas melhoram para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Bakano » 15/2/2011 16:45

helderjsm Escreveu:
Bakano Escreveu:
helderjsm Escreveu:Já agora e em relação a essa notícia. Desafio-te a ir por esse país fora e bater porta a porta nesses supostos desempregados e verificar quantos estão realmente no desemprego.

:shock:

Bom, agora nem há desempregados...
A malta não quer é fazer nada.... :mrgreen:
Talvez se tu ou alguém do teu agregado familiar passasse por isso não tivesses este tipo de comentários.

Claro que há quem se aproveite, mas não se pode generalizar.

Se conheces casos desses denuncia-os, é tua responsabilidade enquanto cidadão e contribuinte.. :evil:

Engraçado. Tu não conheces? Se calhar vivemos em países diferentes só pode.

E se continuam a deturpar os meus comentários só para fazer ver o vosso ponto de vista vou-me calar porque não faz sentido bater em ceguinhos.

Só para terminar:

helderjsm Escreveu:BTW apesar de achar a taxa de desemprego preocupante.

Bakano Escreveu:Bom, agora nem há desempregados...

Ok leva lá a bicicleta se ficas contente. Não sei o que vocês pensam que estou a defender, mas asseguro-te que estás enganado.

helderjsm Escreveu:eu até nem quero defender ninguém até porque não há nada para defender

helderjsm Escreveu:acho incrível o quanto se dá destaque às notícias pela negativa neste momento de pessimismo geral

GET IT? Preciso fazer um desenho?

Bem, a tua forma de responder é cheia de requintes provocatórios e de má educação.

Não vou entrar por aí..

Volto a dizer, se conheces casos como os que relatas tens o dever de os denunciar...

Eu por mim faço a minha parte... :mrgreen:

Já agora diz lá então qual será percentagem real de pessoas que deveriam preencher os requisitos para ser consideradas desempregadas

Registado: 29/11/2007 2:11

por Automech » 15/2/2011 16:37

mais_um Escreveu:Não é a pensar, pensar é uma coisa diferente de dizer, tu és dos que dizem sempre mal.

Ah, OK. Se pensar mal é aceitável. Agora dizer mal (argumentando) isso é que já não. Parece o tempo da outra senhora.

mais_um Escreveu:Considerando que no fim de 2009 o FMI, OCDE, UE, Banco de Portugal previam um crescimento inferior a metade do que crescemos e o governo previa um crescimento de 0,7% e tivemos 1,4%, como é queres considerar? Mau? Sofrivel?

Nem mau, nem sofrível. Foi normal. E sabes porquê ? Porque tu só contas metade da história (a que te interessa)

Se leres a tal previsão da OCDE no final de 2009 para a zona Euro, referente a 2010, era de 0.9%. A Europa cresceu 2%, ou seja mais do dobro. Nós limitamos-nos a acompanhar essa subida em igual proporção:

No entanto, para os próximos dois anos, a OCDE acaba por se revelar mais optimista do que a Comissão (bem como do que o FMI e o Banco Central Europeu (BCE), que acabamos por atribuir menos relevância, dado as respectivas previsões terem sido publicadas há mais tempo), projectando um acréscimo de 0.9%, para o próximo ano (0.0%, nas previsões de Junho), e de 1.7%, em 2011

http://www.portugalvivo.com/spip.php?article4634

É por isso que não é 'óptimo'. É normal.

Dizer que foi ´óptimo' apresentando apenas os números de Portugal, como se fosse um pais sozinho, é uma desonestidade do governo (e de quem o acompanha - pelos vistos não és tu, o que me deixa mais descansado).

mais_um Escreveu:Bom já sabemos que não consideras, mas já agora quanto é que era para ti bom? 10%? E optimo, 20%? quiçá 50%?

Para quem me acusa de desconversar, isto é bom. Continuando no mesmo tom, sim, acho que 50% já era razoável.

Registado: 4/6/2010 12:12

por helderjsm » 15/2/2011 16:37

Bakano Escreveu:
helderjsm Escreveu:Já agora e em relação a essa notícia. Desafio-te a ir por esse país fora e bater porta a porta nesses supostos desempregados e verificar quantos estão realmente no desemprego.

Talvez se tu ou alguém do teu agregado familiar passasse por isso não tivesses este tipo de comentários.

Se conheces casos desses denuncia-os, é tua responsabilidade enquanto cidadão e contribuinte.. :evil:

Engraçado. Tu não conheces? Se calhar vivemos em países diferentes só pode.

E se continuam a deturpar os meus comentários só para fazer ver o vosso ponto de vista vou-me calar porque não faz sentido bater em ceguinhos.

Só para terminar:

helderjsm Escreveu:BTW apesar de achar a taxa de desemprego preocupante.

Bakano Escreveu:Bom, agora nem há desempregados...

Ok leva lá a bicicleta se ficas contente. Não sei o que vocês pensam que estou a defender, mas asseguro-te que estás enganado.

helderjsm Escreveu:eu até nem quero defender ninguém até porque não há nada para defender

helderjsm Escreveu:acho incrível o quanto se dá destaque às notícias pela negativa neste momento de pessimismo geral

GET IT? Preciso fazer um desenho?
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por Bakano » 15/2/2011 16:33

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Parece que não se percebeu (ou não se quis perceber). Queria dizer ficámos mais pobres em relação à média Europeia. OK assim ?

Mas ficamos mais ricos em relação ao ano anterior.
Curioso como se consegue ficar mais rico e mais pobre ao mesmo tempo..... :roll: :roll:

E a inflação de 2010 não conta para nada.
Ao que parece a inflação de 2010 ficou também em 1,4 %, logo não estamos mais ricos pois não?? :roll:

por Bakano » 15/2/2011 16:25

por mais_um » 15/2/2011 16:09

AutoMech Escreveu:
Opinião interessante que quem parece o representante do governo neste forum (e nisso realmente tens razão - não sou o único a pensar assim)

Não é a pensar, pensar é uma coisa diferente de dizer, tu és dos que dizem sempre mal. Só pelo facto de referires que parece que eu sou representante do governo demosntra que as tuas opiniões são sempre enviesadas porque tu estás sempre contra o governo, independentemente de fazerem bem ou mal. Como diz o ditado o bom julgador por si se julga.

AutoMech Escreveu:Não há argumentos quando alguém considera "óptimo" crescer o que crescemos em 2010, com um retrocesso no ultimo trimestre. Quando a ambição é pouca qualquer coisa satisfaz.

Considerando que no fim de 2009 o FMI, OCDE, UE, Banco de Portugal previam um crescimento inferior a metade do que crescemos e o governo previa um crescimento de 0,7% e tivemos 1,4%, como é queres considerar? Mau? Sofrivel? Bom já sabemos que não consideras, mas já agora quanto é que era para ti bom? 10%? E optimo, 20%? quiçá 50%?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 15/2/2011 15:55

helderjsm Escreveu:Acho que nunca disse que está tudo bem. Acho que me fartei de o repetir...
Mas se gostam de esmiuçar e continuar a ir pelo caminho das críticas tudo bem. Já disse mais que uma vez que a realidade nem sempre se traduz pelos dados económicos que são divulgados. E só não vê isso quem não quer.

Ah, então os dados económicos é só para quando interessa ? OK. Se as estatísticas da OCDE interessam, usam-se. Se o desemprego não interessa, nesse caso as estatísticas já não correspondem à verdade ?

helderjsm Escreveu:Continuo a reafirmar que não acho que está tudo bem. Está muita coisa mal. Mas o que está pior é a típica atitude do Português em criticar tudo o que os outros fazem.

Se leres o que tenho escrito por aqui eu critico é o que não fazem.

Aliás, há duas coisa que este governo faz bem. Uma é aumentar impostos. A outra é propaganda.

mais_um Escreveu:A tua atitude (não é o unico) é dizeres mal, de uma forma sistematica, mesmo do que não esta mal! Já basta quando há motivos para o fazer.

Opinião interessante que quem parece o representante do governo neste forum (e nisso realmente tens razão - não sou o único a pensar assim) :wink:

mais_um Escreveu:Em relação ao resto, enfim, quando te falta argumentos desconversas, também é tipico em ti.

Não há argumentos quando alguém considera "óptimo" crescer o que crescemos em 2010, com um retrocesso no ultimo trimestre. Quando a ambição é pouca qualquer coisa satisfaz.

por EuroVerde » 15/2/2011 15:43

Os EUA é que são os numero 1! 8-)

Em Março de 2009 Assim que Obama tomou o actual cargo, se bem se lembram, ele referiu que agora era o momento ideal para comprar acções numa óptica de longo prazo.

O SP500 subiu desde os 666pontos!

Actualmente, marca-se ja outra ERA, Obama mudou discurso seu, e refere agora que na próxima década os EUA vão tomar medidas para reduzir défice importar menos.

Actualmente o SP500 está em máximos desde os 666 pontos e está prestes a virar...

Se os EUA importarem menos vão comandar e ditar o rumo da CHINA! e o mundo oriental entra em colapso, enquanto o ocidental vai em estagnação até os défices deixarem do o ser. :idea:

Registado: 29/11/2007 11:19

por helderjsm » 15/2/2011 15:26

BTW apesar de achar a taxa de desemprego preocupante. É engraçado como as coisas ficam em perspectiva se olharmos para a seguinte tabela:

http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm/ta ... election=1

Ok não estamos entre os melhores. Estamos ligeiramente acima da média. Realmente nós somos mesmo muito maus quando comparados com o resto do mundo :shock: Ou será que não somos é muito diferentes?

Mas fica mais bonito dizer que Portugal tem a quarta taxa desemprego mais alta né?
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por mais_um » 15/2/2011 15:19

AutoMech Escreveu:Mais_um e Helder, ficamos por aqui.

Afinal estive a pensar e foi 'óptimo' como diz o mais_um. Não há razão nenhuma para as críticas e alarmes.

Ignorem também esta noticia de hoje que é, provavelmente, mais uma falsidade:

Portugal foi o quarto país da OCDE onde o desemprego mais subiu

Ao longo de 2010, a taxa de desemprego em Portugal sofreu um agravamento de 1,3 pontos percentuais. Terá terminado o ano em 10,9%.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=468525

A tua atitude (não é o unico) é dizeres mal, de uma forma sistematica, mesmo do que não esta mal! Já basta quando há motivos para o fazer.

Em relação ao resto, enfim, quando te falta argumentos desconversas, também é tipico em ti.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por helderjsm » 15/2/2011 15:12

AutoMech Escreveu:Mais_um e Helder, ficamos por aqui.

Afinal estive a pensar e foi 'óptimo' como diz o mais_um. Não há razão nenhuma para as críticas e alarmes.

Ao longo de 2010, a taxa de desemprego em Portugal sofreu um agravamento de 1,3 pontos percentuais. Terá terminado o ano em 10,9%.

Acho que nunca disse que está tudo bem. Acho que me fartei de o repetir...
Mas se gostam de esmiuçar e continuar a ir pelo caminho das críticas tudo bem. Já disse mais que uma vez que a realidade nem sempre se traduz pelos dados económicos que são divulgados. E só não vê isso quem não quer.

Continuo a reafirmar que não acho que está tudo bem. Está muita coisa mal. Mas o que está pior é a típica atitude do Português em criticar tudo o que os outros fazem.

Já agora e em relação a essa notícia. Desafio-te a ir por esse país fora e bater porta a porta nesses supostos desempregados e verificar quantos estão realmente no desemprego. E atenção que não quero desrespeitar aqueles que realmente estão numa situação complicada e que não conseguem arranjar emprego, simplesmente é do conhecimento geral (olha pelo menos onde vivo) que há muita gente que nem está a fazer descontos e muitos outros tantos andam a ver se vivem da segurança social.

AutoMech Escreveu:Afinal estive a pensar e foi 'óptimo'

Havia necessidade deste comentário?
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por Automech » 15/2/2011 14:23

Mais_um e Helder, ficamos por aqui.

por helderjsm » 15/2/2011 14:10

Realmente essa das exportações é curioso que quando é para atacar (e isto já reparei em várias vezes) a culpa é do governo que não faz o suficiente pelas exportações. Já quando as exportações sobem damos os louvores todos aos empresários e nada para o governo. Mas afinal em que ficamos?

Epá já chega de tanto criticar. Se estamos mal então ajudem a melhorar. A sério os fóruns já parecem o muro das lamentações. Vivemos numa democracia. Se acham que fazem melhor criem um partido e vão para lá fazer o mesmo que os outros a ver se fazem melhor. Até queria ver se sem recurso à alavancagem conseguiam fazer melhor neste mundo cada vez mais competitivo (ou melhor provavelmente até nem queria ver).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por mais_um » 15/2/2011 13:42

AutoMech Escreveu:Parece que não se percebeu (ou não se quis perceber). Queria dizer ficámos mais pobres em relação à média Europeia. OK assim ?

Mas ficamos mais ricos em relação ao ano anterior.
Curioso como se consegue ficar mais rico e mais pobre ao mesmo tempo..... :roll: :roll:

AutoMech Escreveu:
Eu estava a responder ao Helder. A OCDE não fez nenhum foguetório. Limitou-se a apresentar estatísticas e o artigo diz que há 'estabilização'.

A mais recente actualização do indicador avançado da OCDE, hoje divulgada, aponta para uma melhoria progressiva da economia portuguesa. Já para Espanha, Grécia e Irlanda, os sinais sugerem uma estabilização.

Como podes verificar a estabilização não é referente a Portugal. Para nós a OCDE preve uma melhoria progressiva.

AutoMech Escreveu:Já o governo:
Teixeira dos Santos congratulou-se com os números do crescimento económico.

http://www.rtp.pt/noticias/?t=Teixeira- ... 16108&tm=6

Ficavas satisfeito se chorassem?

AutoMech Escreveu:

Não, não esperava, agora não venham com a conversa que foi muito bom porque no essencial veio das exportações onde, felizmente, o governo não mete as mãos. As empresas só pedem é que o governo saia da frente e deixe trabalhar.

Tens razão, não foi bom, foi optimo!

Sobre as exportações as empresas pedem:

Empresários pedem apoios à exportação
O presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), Francisco van Zeller, afirmou esta terça-feira que o principal problema apontado pelos empresários nacionais reside na falta de apoios à exportação e não no crédito bancário.

Francisco van Zeller, em declarações aos jornalistas à saída da reunião do conselho nacional da CIP, esta manhã em Lisboa, disse que não há desespero nem desânimo entre os empresários. O responsável admitiu que esperava perceber um sentimento diferente por parte dos empresários que participavam na reunião.

"Ao contrário do esperado, não é no crédito bancário que está o principal problema", disse, adiantando que os empresários pedem antes apoios para o crédito à exportação.

As empresas queixam-se do mau funcionamento dos programas de apoio governamental e os seus responsáveis apelaram à CIP para intervir mais junto dos responsáveis políticos, acrescentou Francisco van zeller.

A opinião é partilhada por João Salgueiro, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), que afirmou que o acesso ao crédito bancário não está a condicionar os empresários e que as dificuldades sentidas pelas empresas resultam do "aperto dos mercados" - que condiciona a procura - e dos "atrasos do Estado face às empresas".

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... exportacao

Li bem? As empresas dizem que o problema das exportações é falta de apoios do Estado. Afinal parece que o Estado sempre pode fazer alguma coisa para ajudar as exportações.

Pois pois

por eba » 15/2/2011 13:06

Quando está mais que provado que para termos crescimento de emprego o PIB terá que crescer 2,5-3% então ainda não dá para comprar Champomix...

Podemos pensar como as agências governamenatais: se o PIB de 2010 fosse negativo seria pior.....

Registado: 29/11/2007 3:01

por JMHP » 15/2/2011 13:01

Eu sinceramente tenho dificuldade entender como as pessoas conseguem fazer leituras positivas da nossa economia e das finanças publicas que continuam assentes no mesmo modelo de governação e estrutural que tem paralisado o desenvolvimento do país há mais de uma década............ :roll:

Continuamos a viver e olhar somente as dificuldades do presente, agora cada vez mais do limiar da ruptura social e económica do país. As reformas que deverão permitir corrigir o nosso maior problema estrutural e conduzir ao crescimento e desenvolvimento no futuro, continuam adiadas e nem discutidas são.

Não admira que Portugal tenha um outlook negativo e desconfiança dos mercados, mesmo que aqui ou acolá surgem alguns indicadores positivos. Ao longo da ultima década Portugal já teve alguns períodos de crescimento e de esperança, mas isso nunca retirou o país de percorrer um caminho demasiado perigoso e desastroso que culmina na situação actual, apesar dos vários avisos que sempre ignoramos e continuamos a evita-los.
Editado pela última vez por JMHP em 15/2/2011 13:09, num total de 1 vez.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Automech » 15/2/2011 12:38

mais_um Escreveu:Não ficamos mais pobres,(apenas ficariamos mais pobres se a variação do PIB fosse negativa), não ficamos foi tão ricos como a média da Europa. Já que referes a previsão, a nossa era de 0,7% de crescimento do PIB.

Parece que não se percebeu (ou não se quis perceber). Queria dizer ficámos mais pobres em relação à média Europeia. OK assim ?

mais_um Escreveu:Neste caso o foguetório é da OCDE e é referente a 2011. :mrgreen:

Eu estava a responder ao Helder. A OCDE não fez nenhum foguetório. Limitou-se a apresentar estatísticas e o artigo diz que há 'estabilização'.
Já o governo:
Teixeira dos Santos congratulou-se com os números do crescimento económico.

http://www.rtp.pt/noticias/?t=Teixeira- ... 16108&tm=6

helderjsm Escreveu:Ou seja tu esperavas recuperar já toda a perda de 2009? Mesmo num ambiente destes e com várias medidas de austeridade em cima?

Não, não esperava, agora não venham com a conversa que foi muito bom porque no essencial veio das exportações onde, felizmente, o governo não mete as mãos. As empresas só pedem é que o governo saia da frente e deixe trabalhar.

helderjsm Escreveu:Dizes que crescemos 1.4 quando a Europa previa 2%? Não percebi. Então o nosso governo previa ainda menos do que os 1.4% e a Europa previa 2% de crescimento para Portugal?

Não, a Europa (como um todo) é que estava prevista crescer a 2.1%. Ou seja continuámos a divergir (o que já nem é novidade).

helderjsm Escreveu:Quanto ao "foguetório do governo" continuo a achar que estão a fazer o que é preciso para repor ordem. Mas se preferias que o nosso primeiro ministro andasse por aí a dizer que está tudo mau (assim tipo o nosso Presidente da Republica) ;) , ou ainda como aqueles que até já tinham data marcada para a intervenção do FMI.

Não Hélder, eu já não tenho é paciência para foguetórios estúpidos quando o país está de rastos. Mas se tu ainda tens podes divertir-te em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1 :wink:

Conheces a história do menino que dizia sempre que a casa estava a arder, não conheces ? Quando era verdade já ninguém acreditou.

helderjsm Escreveu:Mas olha que eu até nem quero defender ninguém até porque não há nada para defender. Mas acho incrível o quanto se dá destaque às notícias pela negativa neste momento de pessimismo geral. No entanto acredito que o mesmo fosse verdade ao contrário. Em alturas de optimismo geral todos fecham os olhos aos problemas (basta olhar para 2007).

Tanto agora como em 2007 o governo era o mesmo (e isto não tem a ver só com estes - estes só prolongaram a porcaria que vem do passado, o que mostra que são tão incompetentes como os que o Sócrates tanto criticou na oposição).

por Lion_Heart » 15/2/2011 12:02

Eu nem ia comentar esta noticia por não a achar relevante.

E não a acho relevante pelo seguinte: ja se esperava uma subida do PIB a rondar os 1,3% (é bom, sem duvida) , o que não me faz ficar mais contente é que mesmo assim foi necessario "aldrabar" as contas para o deficit ser abaixo do esperado.

De notar que essa quebra no ultimo trimestre foi um pau de dois bicos , pois nunca se venderam tantos carros mas também foram todos importados (em especial da Alemanha e ainda puseram os submarinos). O que quer dizer que nem a subida do consumo permitiu um crescimento do PIB.

Depois porque as exportações (ao contrario do que muitos pensam) não são responsabilidade do governo (o governo deve ajudar) , eu ficaria contente se fosse o governo a cortar nos gastos. Alias a noticia que ontem circulava com toda a pompa dos cortes em chefias na seg. social é hoje desmentida pelo Negocios que diz que a maioria desses cargos esta vazia!

Resumindo, um bom PIB sem duvida mas não chega. Basta ver a taxa de juro nas OT

AH e para finalizar , não era este famoso PM que dizia tempos atras que o crescimento teria de ser atraves do investimento publico?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por helderjsm » 15/2/2011 12:00

AutoMech Escreveu:
helderjsm Escreveu:O pessoal só gosta de comentar quando a notícia tem uma conotação negativa.

Incrível como ainda ninguém comentou neste tópico ;) Hoje só se falava de como o PIB contraiu 0,3% num trimestre. Quase nem se percebeu que houve um crescimento anual de 1.4% e que relativamente ao período homologo até cresceu 1.2%. Ora uma contracção em de 0.3% relativamente ao trimestre anterior que tinha sido muito bom superando todas as expectativas, não me parece muito mau.

Helder, o pessoal não comentou pela positiva porque não há razoes para festejar:

- Crescemos 1.4% quando a Europa previa 2.1% (e foi 2%), ou seja continuamos a ficar mais pobres

- O crescimento de 1.4% repõe apenas metade dos -2.6% que perdemos em 2009

- O PIB contraiu no ultimo trimestre quando a europa esperava crescer 0.4% (cresceu 0.3%)

- Apesar dos 'bons' resultados as Yields não se mostraram impressionadas e até subiram

Parece má vontade contra o foguetório do governo, não é ? :wink:

Ou seja tu esperavas recuperar já toda a perda de 2009? Mesmo num ambiente destes e com várias medidas de austeridade em cima?

Dizes que crescemos 1.4 quando a Europa previa 2%? Não percebi. Então o nosso governo previa ainda menos do que os 1.4% e a Europa previa 2% de crescimento para Portugal?

Quanto ao "foguetório do governo" continuo a achar que estão a fazer o que é preciso para repor ordem. Mas se preferias que o nosso primeiro ministro andasse por aí a dizer que está tudo mau (assim tipo o nosso Presidente da Republica) ;) , ou ainda como aqueles que até já tinham data marcada para a intervenção do FMI.

Mas olha que eu até nem quero defender ninguém até porque não há nada para defender. Mas acho incrível o quanto se dá destaque às notícias pela negativa neste momento de pessimismo geral. No entanto acredito que o mesmo fosse verdade ao contrário. Em alturas de optimismo geral todos fecham os olhos aos problemas (basta olhar para 2007).
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por mais_um » 15/2/2011 11:57

Umas pequenas correcções:

AutoMech Escreveu:- Crescemos 1.4% quando a Europa previa 2.1% (e foi 2%), ou seja continuamos a ficar mais pobres

Não ficamos mais pobres,(apenas ficariamos mais pobres se a variação do PIB fosse negativa), não ficamos foi tão ricos como a média da Europa. Já que referes a previsão, a nossa era de 0,7% de crescimento do PIB.

AutoMech Escreveu:

Neste caso o foguetório é da OCDE e é referente a 2011. :mrgreen:

por Automech » 15/2/2011 11:39

helderjsm Escreveu:O pessoal só gosta de comentar quando a notícia tem uma conotação negativa.

Incrível como ainda ninguém comentou neste tópico ;) Hoje só se falava de como o PIB contraiu 0,3% num trimestre. Quase nem se percebeu que houve um crescimento anual de 1.4% e que relativamente ao período homologo até cresceu 1.2%. Ora uma contracção em de 0.3% relativamente ao trimestre anterior que tinha sido muito bom superando todas as expectativas, não me parece muito mau.

Helder, o pessoal não comentou pela positiva porque não há razoes para festejar:

- Crescemos 1.4% quando a Europa previa 2.1% (e foi 2%), ou seja continuamos a ficar mais pobres

- O crescimento de 1.4% repõe apenas metade dos -2.6% que perdemos em 2009

- O PIB contraiu no ultimo trimestre quando a europa esperava crescer 0.4% (cresceu 0.3%)

- Apesar dos 'bons' resultados as Yields não se mostraram impressionadas e até subiram

por helderjsm » 15/2/2011 1:48

O pessoal só gosta de comentar quando a notícia tem uma conotação negativa.

Vamos lá ver se conseguimos voltar a crescer nem que seja 1% este ano apesar das dificuldades que temos pela frente.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

por mais_um » 14/2/2011 17:48

Não gosto muito de abrir topicos, mas como temos discutido economia/finanças em vários topicos, estou a inicar este de forma a tentar concentrar a discussão.

14 Fevereiro 2011 | 16:18
Eva Gaspar - egaspar@negocios.pt

A mais recente actualização do indicador avançado da OCDE, hoje divulgada, aponta para uma melhoria progressiva da economia portuguesa. Já para Espanha, Grécia e Irlanda, os sinais sugerem uma estabilização.
O indicador avançado subiu em Portugal de 101,5 em Novembro para 101,9 em Dezembro, no que traduz a subida mais ampla em quatro meses consecutivos de melhoria ligeira.

Este indicador, calculado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), tenta antecipar, em cerca de seis meses, pontos de inflexão da actividade económica em relação à sua tendência.

Aplicado ao caso português, a evolução do indicador (a subir desde Setembro) sugere que a economia volte a expandir-se a partir do final do primeiro trimestre deste ano e acelere moderamente a partir daí.

Este dado é conhecido no dia em que o INE divulgou a sua estimativa rápida relativa ao último trimestre de 2010, relevando uma contracção de 0,3% face ao trimestre anterior e uma progressão de 1,2% em termos homólogos (comparando com o mesmo trimestre de 2009).

As perspectivas de melhoria da actividade económica em Portugal acompanham a tendência que a OCDE observa na maior parte dos seus 30 países-membros, onde os indicadores “continuam a sinalizar uma expansão”.

Esse é o caso, em particular, da Alemanha, do Japão e dos Estados Unidos cujos indicadores “mostram de forma relativamente robusta uma expansão por comparação com a respectiva tendência”, refere o comunicado divulgado pela instituição dirigida por Angél Gurría (na foto com Teixeira dos Santos, ministro português das Finanças) .

Canadá, França e Reino Unido encaixam-se no grupo de países em vias de seguir uma “expansão moderada”, ao passo que os sinais revelam uma “inversão emergente” da economia italiana, a terceira maior da Zona Euro.

Ainda dentro da Zona Euro, e olhando para os países periféricos que estão a sofrer maior pressão dos mercados financeiros, Portugal compara relativamente bem, sendo o único que vê o seu indicador avançado subir. Os sinais para Espanha, Grécia e Irlanda apontam todos para uma estabilização. No caso grego, trata-se de uma estabilização abaixo dos 100 pontos, o que sugere a continuação da já longa recessão.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=468371

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, Mar58, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 188 visitantes