Pingo Doce e o efeito contrario!!!
Acredito que quando as grandes marcas produzem para as marcas brancas o controlo de qualidade seja o mesmo, mas acredito também que os produtos usados na laboração sejam de qualidade ou calibre inferiores...obviamente que se as ervilhas do Continente forem mais pequenas que as da Iglo, isto não será problema para maioria das pessoas.
Na minha opinião existem diferença entre as grandes marcas e as marcas brancas, não sei se as diferenças de preços correspondem na mesma proporção ao aumento da qualidade. Ás vezes compro e se gostar continuo com a linha branca, se não gostar volto à marca.
Mas estas discussões dão pano para mangas, são como os combustíveis das marcas vs os dos supermercados ou como as revisões dos carros nas marcas oficiais vs oficinas multi-marcas/locais.
De uma forma generalista, se não tivesse limitações finaceiras optava sempre por alimentação biológica, marcas estabelecidas, gasolina aditivada (tipo g-force) e revisões na marca!
Com isto estaria a comprar a sensação que teria menos problemas de saúde e mecânicos...
Sem dúvida que as limitações financeiras estão intimamente ligadas às nossas opções de consumo!
Na minha opinião existem diferença entre as grandes marcas e as marcas brancas, não sei se as diferenças de preços correspondem na mesma proporção ao aumento da qualidade. Ás vezes compro e se gostar continuo com a linha branca, se não gostar volto à marca.
Mas estas discussões dão pano para mangas, são como os combustíveis das marcas vs os dos supermercados ou como as revisões dos carros nas marcas oficiais vs oficinas multi-marcas/locais.
De uma forma generalista, se não tivesse limitações finaceiras optava sempre por alimentação biológica, marcas estabelecidas, gasolina aditivada (tipo g-force) e revisões na marca!


Sem dúvida que as limitações financeiras estão intimamente ligadas às nossas opções de consumo!
As fontes são mesmo as caixas de cereais da Nestlé que tenho cá em casa, passo a citar:
"Nestum - É único! Por isso a Nestlé não o produz para nenhuma outra marca"
Será que isto quer dizer que não produzem Nestum para outras marcas, mas produzem o primo do Nestum para as marcas brancas? Será!?
...estou-me a sentir enganado!
"Nestum - É único! Por isso a Nestlé não o produz para nenhuma outra marca"
Será que isto quer dizer que não produzem Nestum para outras marcas, mas produzem o primo do Nestum para as marcas brancas? Será!?


...estou-me a sentir enganado!
Em relação à promoção dos 10% que o Continente faz habitualmente, confirmei hoje que nesta promoção (ao contrário de algumas dos 50%) eles não aumentam os preços.
Preparei uma encomenda online na semana passada, sabendo que a partir de hoje tinha 10% de desconto. Gravei e imprimi.
Hoje voltei à encomenda e finalizei. Mais de 30 artigos e todos com o mesmo preço da semana passada (excepto um que até baixou uns cêntimos).
Portanto, o valor de 10% que acumula depois no cartão é mesmo verdadeiro e sem 'habilidades' (pelo menos desta vez).
Preparei uma encomenda online na semana passada, sabendo que a partir de hoje tinha 10% de desconto. Gravei e imprimi.
Hoje voltei à encomenda e finalizei. Mais de 30 artigos e todos com o mesmo preço da semana passada (excepto um que até baixou uns cêntimos).
Portanto, o valor de 10% que acumula depois no cartão é mesmo verdadeiro e sem 'habilidades' (pelo menos desta vez).
Neste último site que mencionei existe uma listagem das marcas que não produzem para linha branca:
http://marcasblancas.wikispaces.com/Mar ... para+otros
http://marcasblancas.wikispaces.com/Mar ... para+otros
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Vi o titulo deste tópico e tinha que vir postar, que ontem à noite, o anuncio do ping doce passou 4 vezes num intervalo de um programa que estava a ver...
E sim!!! já começa a criar o efeito contrário... ou seja, não tenho vontade nenhuma de ir ao Pingo Doce...
Aliás... se eles poupassem este dinheiro dos milhares de anuncios que correm na TV... tenho a certeza que podiam fazer preços mais baratos...
"Pingo Doceeee ... venha cá!"

E sim!!! já começa a criar o efeito contrário... ou seja, não tenho vontade nenhuma de ir ao Pingo Doce...
Aliás... se eles poupassem este dinheiro dos milhares de anuncios que correm na TV... tenho a certeza que podiam fazer preços mais baratos...
"Pingo Doceeee ... venha cá!"



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MarcoAntonio Escreveu:Tridion Escreveu:Julgo ter lido que a Nestlé não produzia para outras marcas, mas pode ter sido confusão minha...vou ver se encontro algumas fontes.
Talvez estejas a fazer confusão com a Kellog's ou a Danone, que já anunciaram publicamente que não produzem para marcas brancas. A Danone já produziu mas deixou de o fazer e no caso da Kellog's está escrito nas embalagens!
A Nestlé bem como a Panrico e várias outras marcas bem conhecidas e de "nome" fazem-no ainda, porém.
Outro exemplo de produto Nestlé, embalado como "Finessa" para o LIDL:
Leche condensada "Finessa" - Nestle España S.A. (Fabricado en la UE por SONEPA) (NºRGSA: 15.00337/PO)
http://marcasblancas.wikispaces.com/Lidl
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já agora, este site é capaz de ser mais interessante que o que coloquei antes:
http://marcasblancas.wikispaces.com/
(mais uma vez é para o mercado espanhol, infelizmente... mas já dá para ficar com uma ideia, porque há aqueles que têm aversão aos produtos de marca branca só por causa do rótulo)
http://marcasblancas.wikispaces.com/
(mais uma vez é para o mercado espanhol, infelizmente... mas já dá para ficar com uma ideia, porque há aqueles que têm aversão aos produtos de marca branca só por causa do rótulo)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu não percebo porque a maior parte de vós defende o Pingo Doce, o Continente, ou outros conforme o local onde compra. Mas só compra num local?
Eu e a minha Maria costumamos ir ao Continente no Norteshopping e ao Lidl, que fica no caminho de saída a 800m, e ao Pindo Doce ao lado de casa. Sim, conhecemos os preços, compramos as coisas que precisamos nos locais onde são mais baratos (há algumas variações em alguns produtos) e aproveitamos bem as promoções.
No fundo todos temos a lucrar com a guerra que eles vão fazendo entre si, não podemos é tomar partidos e ficar a defender bandeiras. Para isso já temos o futebol. :-))
Eu e a minha Maria costumamos ir ao Continente no Norteshopping e ao Lidl, que fica no caminho de saída a 800m, e ao Pindo Doce ao lado de casa. Sim, conhecemos os preços, compramos as coisas que precisamos nos locais onde são mais baratos (há algumas variações em alguns produtos) e aproveitamos bem as promoções.
No fundo todos temos a lucrar com a guerra que eles vão fazendo entre si, não podemos é tomar partidos e ficar a defender bandeiras. Para isso já temos o futebol. :-))
Tridion Escreveu:Julgo ter lido que a Nestlé não produzia para outras marcas, mas pode ter sido confusão minha...vou ver se encontro algumas fontes.
Talvez estejas a fazer confusão com a Kellog's ou a Danone, que já anunciaram publicamente que não produzem para marcas brancas. A Danone já produziu mas deixou de o fazer e no caso da Kellog's está escrito nas embalagens!
A Nestlé bem como a Panrico e várias outras marcas bem conhecidas e de "nome" fazem-no ainda, porém.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Quimporta, contudo é possível encontrar diferenças, pela simples razão que o produto não sai sempre igual...
Muito de acordo.
Aliás é uma das limitações destes testes da Deco. Mesmo assim há boas e más maneiras de lidar com isto. Uma boa maneira é ampliar o numero e a variedade de amostras/lotes. Não faço ideia como faz a DECO.
Seja como for este fenómeno é sempre possível de acontecer.
MarcoAntonio Escreveu:Eu compro por exemplo sistematicamente queijo Terra Nostra (porque dos queijos flamengo é o que mais gosto) e ele não é sempre igual. E o defeito não é meu porque chego a ter mais do que uma remessa e realmente ele não sai sempre igual (por vezes é mais "azedo").
Seguramente que o defeito não é teu.

O queijo é maturado (fermentado) e muda bastante com o tempo. No iogurte é a mesma coisa.
Na cerveja não deveria ser tanto assim, mas aceita-se alguma diferença entre lotes, que um painel especializado tem obrigação de "topar".
MarcoAntonio Escreveu:Isso e um rótulo diferente poderá ajudar na ilusão de que são produtos diferentes.
Eu acho que se o rótulo influenciasse o julgamento era um escândalo. Os testes sensoriais devem ser "blind".
Mas eu sei que vocês sabem, que eu sei aquela coisa que todos sabemos.

Abraço
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Outro exemplo (panrico, que como já disse tb embala para supermercados dos nossos):
Marca: Eroski
Presentación: 600 grs.
Fabricante: Panrico.
Web del fabricante: www.panrico.com
Lugar de fabricación: Barcelona (España)
Precio: 0,79 €
Relación calidad-precio: excelente.

Marca: Eroski
Presentación: 600 grs.
Fabricante: Panrico.
Web del fabricante: www.panrico.com
Lugar de fabricación: Barcelona (España)
Precio: 0,79 €
Relación calidad-precio: excelente.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
No site que já citei em cima, podem ver este exemplo no fundo da página na secção de productos lácteos:
http://www.blogmarcasblancas.com/search ... C3%A1cteos
L.Casei fresa (tipo Actimel) DIA
Marca: Dia %
Presentación: 12x100grs=1,2kg.
Fabricante: Lactalis Nestlé.
Web del fabricante: www.lactalis.fr
Lugar de fabricación: Barcelona (España)
Precio: 2,49 €
Relación calidad-precio: muy buena.

http://www.blogmarcasblancas.com/search ... C3%A1cteos
L.Casei fresa (tipo Actimel) DIA
Marca: Dia %
Presentación: 12x100grs=1,2kg.
Fabricante: Lactalis Nestlé.
Web del fabricante: www.lactalis.fr
Lugar de fabricación: Barcelona (España)
Precio: 2,49 €
Relación calidad-precio: muy buena.

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quimporta, contudo é possível encontrar diferenças, pela simples razão que o produto não sai sempre igual...
Eu compro por exemplo sistematicamente queijo Terra Nostra (porque dos queijos flamengo é o que mais gosto) e ele não é sempre igual. E o defeito não é meu porque chego a ter mais do que uma remessa e realmente ele não sai sempre igual (por vezes é mais "azedo"). Outro produto que já reparei que não sai sempre igual é iogurtes (o daníssimo por exemplo não sai sempre igual, umas vezes é mais suave do que outras). Provavelmente tudo o que é produtos que envolva fermentação poderão sofrer variações e não saiem sempre igual.
Isso e um rótulo diferente poderá ajudar na ilusão de que são produtos diferentes.

Eu compro por exemplo sistematicamente queijo Terra Nostra (porque dos queijos flamengo é o que mais gosto) e ele não é sempre igual. E o defeito não é meu porque chego a ter mais do que uma remessa e realmente ele não sai sempre igual (por vezes é mais "azedo"). Outro produto que já reparei que não sai sempre igual é iogurtes (o daníssimo por exemplo não sai sempre igual, umas vezes é mais suave do que outras). Provavelmente tudo o que é produtos que envolva fermentação poderão sofrer variações e não saiem sempre igual.
Isso e um rótulo diferente poderá ajudar na ilusão de que são produtos diferentes.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Este blog espanhol discute e compara produtos de branca marca, identificando o fabricante:
http://www.blogmarcasblancas.com/
http://www.blogmarcasblancas.com/
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Fazer a comparação entre produtos de marca branca e de fabricante é um exercício muito interessante. Mesmo para especialistas (supostamente, e acredito que sim) às vezes inventam-se diferenças onde não existem.
Em 2008 a DECO publicou um completíssimo estudo sobre as cervejas à venda no mercado.
Como conclusão escrevia-se:
Ora acontece que algumas cervejas do estudo são exactamente iguais. A citada "Finkbräu" era na altura fabricada e exactamente igual à "Cintra", à excepção do rótulo e do preço.
O que parece mentira, a julgar pelas diferenças detectadas pelos juizes do painel, nomeadamente nos aspectos sensoriais, "amargor", "gás" e "degustação".
Ele há coisas difíceis de explicar.
Eu cá não sou de intrigas! Que faria se fosse...
Em 2008 a DECO publicou um completíssimo estudo sobre as cervejas à venda no mercado.
Como conclusão escrevia-se:
A Sagres (entre € 0,41 e € 0,47) é a Melhor do Teste.
Pela boa relação entre qualidade e preço, a Finkbräu (entre € 0,21 e € 0,22), do Lidl, é Escolha Acertada. Se não encontrar este supermercado, a Continente é uma boa alternativa.
http://www.deco.proteste.pt/alimentacao ... 524031.pdf
Ora acontece que algumas cervejas do estudo são exactamente iguais. A citada "Finkbräu" era na altura fabricada e exactamente igual à "Cintra", à excepção do rótulo e do preço.
O que parece mentira, a julgar pelas diferenças detectadas pelos juizes do painel, nomeadamente nos aspectos sensoriais, "amargor", "gás" e "degustação".
Ele há coisas difíceis de explicar.
Eu cá não sou de intrigas! Que faria se fosse...
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"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
MarcoAntonio Escreveu:2. em relação aos produtos brancos, são muitas vezes de marcas bem conhecidas (e de qualidade), só muda mesmo a embalagem (com alguma atenção, é possível identificar qual é o [verdadeiro] fabricante).
Eu já tinha um pouco noção disto, mas desde que trabalho numa empresa onde os vejo o nosso produto ser embalado todo igual e etiquetado de forma diferente é que acreditei. É incrível o preço de um rótulo!
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Trisquel Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:2. em relação aos produtos brancos, são muitas vezes de marcas bem conhecidas (e de qualidade), só muda mesmo a embalagem (com alguma atenção, é possível identificar qual é o [verdadeiro] fabricante).
Olá Marco,
Já agora podes ajudar a perceber melhor esse ponto?
Como sou adepto de produtos de marca branca ficaria um pouco mais enriquecido em relação aos mesmos!
Nos produtos que tem o código da unidade industrial que fabrica/produz o produto e à sigla da União Europeia (UE ou CEE) todos no centro de uma oval, é facil descobrir quem fabrica.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
MarcoAntonio Escreveu:Nestlé, panrico e yoplait são alguns exemplos dos verdadeiros fabricantes de produtos de linha branca. Naturalmente, não é informação que encontres com facilidade pois não interessa aos fabricantes que se saiba que são os produtos deles que estão ali mais baratos mesmo à mão de semear...
![]()
Mas, pelos detalhes da composição dos produtos, consegues descobrir em muitos casos quem é o fabricante. Eu até, certa vez, dei-me ao trabalho de comprar umas tostas integrais de linha branca e da marca de que me pareciam ser. Abri as duas embalagens e experimentei das duas, indubitavelmente era o mesmo produto, só mudava mesmo a caixa (e o preço!).
Ok!

Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Atenção que não estou a falar dos produtos "é" e afins (que regra geral são de uma qualidade terrivelmente má) mas dos produtos "da marca da própria superficie"...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Nestlé, panrico e yoplait são alguns exemplos dos verdadeiros fabricantes de produtos de linha branca. Naturalmente, não é informação que encontres com facilidade pois não interessa aos fabricantes que se saiba que são os produtos deles que estão ali mais baratos mesmo à mão de semear...
Mas, pelos detalhes da composição dos produtos, consegues descobrir em muitos casos quem é o fabricante. Eu até, certa vez, dei-me ao trabalho de comprar umas tostas integrais de linha branca e da marca de que me pareciam ser. Abri as duas embalagens e experimentei das duas, indubitavelmente era o mesmo produto, só mudava mesmo a caixa (e o preço!).

Mas, pelos detalhes da composição dos produtos, consegues descobrir em muitos casos quem é o fabricante. Eu até, certa vez, dei-me ao trabalho de comprar umas tostas integrais de linha branca e da marca de que me pareciam ser. Abri as duas embalagens e experimentei das duas, indubitavelmente era o mesmo produto, só mudava mesmo a caixa (e o preço!).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:2. em relação aos produtos brancos, são muitas vezes de marcas bem conhecidas (e de qualidade), só muda mesmo a embalagem (com alguma atenção, é possível identificar qual é o [verdadeiro] fabricante).
Olá Marco,
Já agora podes ajudar a perceber melhor esse ponto?
Como sou adepto de produtos de marca branca ficaria um pouco mais enriquecido em relação aos mesmos!
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
SMALL1969 Escreveu:O que eu acho mais curioso neste tópico é que cada qual "acha" que determinada cadeia tem os preços mais baratos mas isto são apenas "achismos". Até agora ninguém apresentou números
É quase impossível apresentar números. Ninguém os tem nem ninguém os partilha para comparações. E só poderias falar de números médios anuais.
Mais importante que isso, e que ninguém fala, é a qualidade.
Como mera cenário hipotético, o que me interessaria pagar bifanas de porco a 1€, se a carne com o mínimo de qualidade (e dignidade para o animal) não pode ser produzida a menos de 3€?
É como os depósitos que o BPN oferecia a 8%. Acredita quem quer, mas depois não chorem. Neste caso, falamos da saúde e desenvolvimento do mundo rural, etc.
Produtos brancos? Aviação Low-Cost? Nivelamento por baixo à força? A última vez que ouvi falar disso, foi na educação pós-25 de Abril, que em vez de puxar pelos melhores, tínhamos que ser todos iguais.
Olhem bem onde isso nos levou....[/quote]
Small, duas coisas:
1. já várias pessoas discutiram qualidade neste tópico (para o bem e para o mal);
2. em relação aos produtos brancos, são muitas vezes de marcas bem conhecidas (e de qualidade), só muda mesmo a embalagem (com alguma atenção, é possível identificar qual é o [verdadeiro] fabricante).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
carrancho Escreveu:A prova de que os anuncios do PD foram, são e provávelmente ainda vão continuar a ser um sucesso por algum tempo é...
... este tópico!![]()
Mais que falar bem ou mal, o que importa mesmo é que se fale.
Pensei que o que importava era que se compre

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Elias Escreveu:O que eu acho mais curioso neste tópico é que cada qual "acha" que determinada cadeia tem os preços mais baratos mas isto são apenas "achismos". Até agora ninguém apresentou números
É quase impossível apresentar números. Ninguém os tem nem ninguém os partilha para comparações. E só poderias falar de números médios anuais.
Mais importante que isso, e que ninguém fala, é a qualidade.
Como mera cenário hipotético, o que me interessaria pagar bifanas de porco a 1€, se a carne com o mínimo de qualidade (e dignidade para o animal) não pode ser produzida a menos de 3€?
É como os depósitos que o BPN oferecia a 8%. Acredita quem quer, mas depois não chorem. Neste caso, falamos da saúde e desenvolvimento do mundo rural, etc.
Produtos brancos? Aviação Low-Cost? Nivelamento por baixo à força? A última vez que ouvi falar disso, foi na educação pós-25 de Abril, que em vez de puxar pelos melhores, tínhamos que ser todos iguais.
Olhem bem onde isso nos levou....
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