Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os portugueses não pedem factura.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 10/2/2011 1:18

Eu ja referi em muitos outros tópicos que este assunto fora deste País das bananas nem se coloca.

Aqui em Portugal é o Estado que ajuda a fuga, até a incentiva.

Em qualquer País não é o cliente que tem que pedinchar a factura , ela é dada na altura do pagamento.

Portugal é o unico País que conheço onde existe consulta de mesa, ora se existe é porque o estado permite, se permite e conivente.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por pdcarrico » 10/2/2011 1:17

Elias Escreveu:
A-330 Escreveu:Quando pago um serviço , e me perguntam se quero factura e eu digo que não , estou consciente que estou a fugir aos impostos.Assumo isso.Mas como me dão esse tipo de opção muuuuito de vez em quando , creio que não estou a prejudicar grandemente o país.

A330

Traduzindo: roubar não faz mal, desde que só se roube um bocadinho. 8-)

:lol: :lol: :lol:
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por pdcarrico » 10/2/2011 1:16

LOAMIL Escreveu:pdcarrico.

Eu não ponho em causa a necessidade e moralidade de pagamento dos impostos. Isso é outra questão.

Digo é que não se pode culpar o comprador pelo pagamento posterior de impostos relativos a bens ou serviços que adquiriu seja por que preço for.

Sim Loamil, eu não defendia que devemos culpabilizar o comprador porque na maior parte das vezes até desconhece o incumprimento do vendedor.

O que eu dizia é que quando sabemos que vamos pagar 100 se não nos derem factura ou 122 com factura é o equivalente a comprarmos um bem novo e funcional mas roubado por 100 em vez de um pela via "normal" por 150. No fundo fomos coniventes e beneficiamos de um gesto ilícito - a sonegação de uma operação. No outro caso fomos coniventes e beneficiamos de outro ilícito - um roubo.

Agora muitas das vezes o vendedor cobra 122 e não declara na mesma, sendo que o comprador por vergonha ou para não parecer desagradável não pede a factura. Nesse caso não houve benefício para o comprador nem me parece que tenha tido um comportamento amoral.
Pedro Carriço

por Elias » 10/2/2011 1:15

A-330 Escreveu:Quando pago um serviço , e me perguntam se quero factura e eu digo que não , estou consciente que estou a fugir aos impostos.Assumo isso.Mas como me dão esse tipo de opção muuuuito de vez em quando , creio que não estou a prejudicar grandemente o país.

A330

Traduzindo: roubar não faz mal, desde que só se roube um bocadinho. 8-)

Registado: 5/11/2002 12:21

por FilRib » 10/2/2011 1:08

Um colega meu disse-me que o Estado é que deveria criar mecanismos para nós nos sentíssemos incentivados a pedir o recibo....
Que o Estado é que deveria fiscalizar, que o Estado é que deveria punir.... que o Estado isto e aquilo...

Faz sentido? Não é demitirmo-nos uma certa responsabilidade e mudança de cultura? Isto não é um espécie de "desculpabilização"?

Ou também irão dizer que não pedir a factura é um direito?

Registado: 4/8/2010 10:09

por A330-300 » 10/2/2011 1:03

Quando me perguntam abertamente se quero factura ou não(por causa do preço) , digo que não. Mas para quase tudo o resto, inclusive restaurantes ,que é o serviço que uso com mais frequência,peço factura.

È claro que se vou a uma discoteca não vou pedir factura cada vez que pedir uma cerveja.Passaria a noite à espera delas.

Quando pago um serviço , e me perguntam se quero factura e eu digo que não , estou consciente que estou a fugir aos impostos.Assumo isso.Mas como me dão esse tipo de opção muuuuito de vez em quando , creio que não estou a prejudicar grandemente o país.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por LOAMIL » 10/2/2011 0:53

pdcarrico.

Eu não ponho em causa a necessidade e moralidade de pagamento dos impostos. Isso é outra questão.

Digo é que não se pode culpar o comprador pelo pagamento posterior de impostos relativos a bens ou serviços que adquiriu seja por que preço for.

Já vi publicidade nas tv's a anunciar a venda em promoção, durante um período de tempo limitado, de determinados produtos sem Iva para o consumidor ou noutro caso, sem o aumento do IVA de 21 para 23%. Será que quem for a esses hipermercados comprar algum produto está a cometer uma ilegalidade?

ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por artista_ » 10/2/2011 0:51

Pata-Hari Escreveu:...ainda vem o mais_um citar o regulamento dos CTT ou da Carris para me mostrar o contrário...

:mrgreen: :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pdcarrico » 10/2/2011 0:46

Camisa Roxa Escreveu:eu não peço recibo a menos que precise e incentivo todos a fugirem o mais que puderem!

fascismo fiscal não obrigado!

Eu diria mesmo nada de impostos e só economia paralela .. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Mas depois é claro, sem receita fiscal, teríamos que mandar para o desemprego toda a força policial, o exército, os médicos, professores etc... Não haveriam mais serviços públicos de qualquer espécie porque ninguém pagaria imposto.

Teríamos um sistema mais próximo ao farwest ... talvez houvesse quem gostasse.
Pedro Carriço

por pdcarrico » 10/2/2011 0:37

LOAMIL Escreveu:O consumidor final, não tem que ser fiscal das finanças.

Pode questionar-se a moralidade de pactuar com uma presumível ilegalidade mas, ao serem apresentados dois preços e após escolher o mais vantajoso a obrigação fiscal fica do lado do vendedor que terá de pagar o Iva correspondente ao valor da venda, seja de 100 ou 122 euros.

Um abraço
ml

Não tem que ser de facto. Mas suponhamos um outro tipo de acto ilícito - a receptação de bens roubados - um ladrão rouba uma carga e põe à venda um bem novo a um preço abaixo do mercado.

Quem compra não teria obrigação de verificar a procedência do bem. Mas se souber que o bem é roubado, pode ser acusado de crime de receptação.

Mas pode dizer-se - aqui há um prejudicado porque alguém foi roubado, mas no caso dos impostos também. Efectivamente, ao não se declarar a compra, todos os contribuintes foram lesados, porque o Estado (todos nós) perdeu receita. Foi literalmente roubado em IVA e IRC.

Mas como o Estado é uma entidade grande demais e nem sempre vista como simpática, acabamos por nem achar muito mal. Na verdade num crime de receptação, se o comprador final soubesse que a pessoa roubada era alguém por quem não nutria propriamente muita simpatia, provavelmente compraria a mercadoria roubada sem grande remorso. Mas isso não invalida e existência de um ilícito.
Pedro Carriço

Re: Os portugueses não pedem factura.

por atomez » 10/2/2011 0:31

FilRib Escreveu:Porque não pedimos recibo do jornal? Do café? E do almoço?

Porque não sou fiscal das finanças, não me pagam para isso e mesmo que pagassem não queria ser.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por LOAMIL » 10/2/2011 0:29

O consumidor final, não tem que ser fiscal das finanças.

Pode questionar-se a moralidade de pactuar com uma presumível ilegalidade mas, ao serem apresentados dois preços e após escolher o mais vantajoso a obrigação fiscal fica do lado do vendedor que terá de pagar o Iva correspondente ao valor da venda, seja de 100 ou 122 euros.

Um abraço
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"

Registado: 11/12/2007 13:34

por pdcarrico » 10/2/2011 0:15

Pata-Hari Escreveu:O vendedor tem que entregar o IVA das vendas. Se o tira dos 100 ou dos 120, é um problema dele e não meu e uma obrigação legal dele. Mas, como te digo, nessa não te vou citar nenhum código nem lei, porque não sou jurista, porque não tenho a pachorra de ir procurar nem de chatear alguém a perguntar. Estou só a usar senso comum.

Certíssimo, mas no exemplo que dás, referes que o vendedor te dá duas opções. Se escolhes uma, é porque tens conhecimento que o que varia entre ambas é ou não a incidência de IVA.

Seria muito diferente se ele te dissesse 100 e não te desse escolha, e te falasse que esse seria o preço único. Se ele te pergunta o que preferes, objectivamente te coloca como conivente e como co-responsável na fuga ao fisco. A menos que houvesse outra justificação para dois preços de 100 e 122.

E a fuga é a dois tributos - o IRC que caberia ao vendedor e o IVA que te caberia a ti.
Pedro Carriço

por Pata-Hari » 10/2/2011 0:15

(epá, eu não sou mocho, sou mais ave de rapina e levanto-me cedo! tchau!)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Pata-Hari » 10/2/2011 0:14

Elias, remetendo outra vez para a lei, é claro que a obrigatoriedade de passar factura está do lado do vendedor. Pela tua ordem de ideias, tão grave é o crime de venda de droga quanto o crime de consumir.
Administrador Fórum

por FilRib » 10/2/2011 0:13

Pronto Pata. Se calhar a maior parte das pessoas optava por não querer a factura. Então qual é a solução? Punir mais?

por Elias » 10/2/2011 0:12

pdcarrico Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Mas eu não sou obrigada a pedir. Se me disserem: "quer pagar 100 ou 122 com factura?" e eu responder que quero os 100 e não preciso da factura, eu não cometi nenhuma ilegalidade (acho - ainda vem o mais_um citar o regulamento dos CTT ou da Carris para me mostrar o contrário).

Por acaso acho que fizeste ... mas é daquelas ilegalidades que toda a gente tolera.

Quando compras um bem, tornas-te contraparte num contrato com um vendedor, e esse contrato tem incidência fiscal de IVA sobre o comprador - tu.

Se aceitas pagar 100 e não 122, permites fuga fiscal ao vendedor que não declara a venda, mas também foges à tua obrigação de pagamento de IVA. O vendedor é apenas o fiel depositário do IVA que tu pagas e que entregaria ao fisco depois.

precisamente, pdcarrico!

O vendedor deixa de pagar IRS/IRC sobre o lucro e o comprador deixa de pagar IVA.

Pata, tu sabes perfeitamente que estás a fugir ao fisco, ao aceitares pagar 100 em vez de 122. Quando escreves "deram-me dois preços e eu escolhi", não vale a pena fingires que não sabes que a diferença entre os dois preços corresponde ao IVA. Mesmo que isso não seja afirmado explicitamente quando te são propostos os dois preços.

É uma daquelas práticas instituídas de fuga ao fisco. Estás a alimentar a economia paralela.

por Pata-Hari » 10/2/2011 0:09

O vendedor tem que entregar o IVA das vendas. Se o tira dos 100 ou dos 120, é um problema dele e não meu e uma obrigação legal dele. Mas, como te digo, nessa não te vou citar nenhum código nem lei, porque não sou jurista, porque não tenho a pachorra de ir procurar nem de chatear alguém a perguntar. Estou só a usar senso comum.
Administrador Fórum

por pdcarrico » 10/2/2011 0:07

Pata-Hari Escreveu:Mas eu não sou obrigada a pedir. Se me disserem: "quer pagar 100 ou 122 com factura?" e eu responder que quero os 100 e não preciso da factura, eu não cometi nenhuma ilegalidade (acho - ainda vem o mais_um citar o regulamento dos CTT ou da Carris para me mostrar o contrário).

Por acaso acho que fizeste ... mas é daquelas ilegalidades que toda a gente tolera.

Quando compras um bem, tornas-te contraparte num contrato com um vendedor, e esse contrato tem incidência fiscal de IVA sobre o comprador - tu.

Se aceitas pagar 100 e não 122, permites fuga fiscal ao vendedor que não declara a venda, mas também foges à tua obrigação de pagamento de IVA. O vendedor é apenas o fiel depositário do IVA que tu pagas e que entregaria ao fisco depois.
Pedro Carriço

por Pata-Hari » 10/2/2011 0:05

Não, Elias. Eu pago o preço pedido e não pedi factura. Nao me recusei a pagar, deram-me dois preços e eu escolhi. Quem foge ao fisco é quem não passa a factura. Quanto muito sou conivente.
Administrador Fórum

por informaster » 10/2/2011 0:03

boas,
mas talvez na maioria dos casos pagues 122 em vez de 100 e sem um documento, "ele", entidade onde pagas-te, meteu o dinheiro do IVA ao bolso.
cump
como muitos outros, sou apenas mais um que nao sabe nada!!!

Registado: 29/11/2007 3:55

por Elias » 10/2/2011 0:01

Estás a cometer uma ilegalidade: fraude fiscal (ao optares pelos 100 sem factura estás deliberadamente a fugir ao pagamento do IVA, lesando conscientemente o Estado).

por Pata-Hari » 9/2/2011 23:58

Mas eu não sou obrigada a pedir. Se me disserem: "quer pagar 100 ou 122 com factura?" e eu responder que quero os 100 e não preciso da factura, eu não cometi nenhuma ilegalidade (acho - ainda vem o mais_um citar o regulamento dos CTT ou da Carris para me mostrar o contrário).
Administrador Fórum

por FilRib » 9/2/2011 23:55

Pata-Hari Escreveu:A regra é a obrigatoriedade de passar factura, não de a pedir.

Concordo em absoluto. Mas isso, julgo que é mesmo uma questão cultural. Nós não pedimos a factura porque temos vergonha e não sabemos (por ignorância) as implicações económicas que isso tem.

Agora pergunto, costumam pedir factura? Eu peço. E sei o que por vezes custa. Já tentarem elucidar alguém para o problema? As respostas são sempre as mesmas...

por Pata-Hari » 9/2/2011 23:49

A regra é a obrigatoriedade de passar factura, não de a pedir.

Em França, onde não existe sigilo bancário, sempre que há suspeita de fuga, entra-se na conta do sujeito em causa e verificam-se as entradas de montantes. É pelo controlo e pelo tamanho da punição que se resolvem as questões (as pessoas são iguais em todo lado, o modo como são tratadas, formatadas e dirigidas é que difere).
Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: nickforum, Shimazaki_2 e 152 visitantes