Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FMI já não vem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: voltando á idade da reforma

por mais_um » 5/2/2011 20:35

pdcarrico Escreveu:Ou seja, faz sentido ter um regra que aponte para os 67 anos mas salvaguardar excepções, seja para profissões fisicamente muito exigentes, ou para problemas de saúde incapacitantes.

Isso já existe hoje, chama-se profissões de desgaste rapido.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re: voltando á idade da reforma

por pdcarrico » 5/2/2011 20:33

Iniciado Escreveu:Voltando á idade da reforma ....67 anos?
Ou mesmo os 65 actuais , não acham isso uma utopia?
È certo que a esperança média de vida ultimamente tem subido bastante.....mas estamos a falar em "esperança media de vida".
Eu faço 50 anos breve, felizmente não tenho algum problema de saúde (que eu saiba), mas conheço pessoas com a minha idade já com alguns problemas de saúde , que obrigam a consultas semanais ou mensais em centros especializados.
Mas estou a falar de 50 anos.....se entrarmos para os 60 as pessoas que necessitam de cuidados medicos regulares duplica ou triplica.
Como será a produtividade de um individuo que necessita de faltar pelo menos uma vez por mês ou mais , para fazer um tratamento?
Acho uma falácia tremenda falar na esperança media de vida...Porquê????
Porque dantes quando aparecia um "cancer" numa pessoa ela durava um ou dois anos....Hoje as pessoas vivem mais (e ainda bem) mas á custa de tratamentos intensivos e extensivos que acaba por incapacitar essas mesmas pessoas ou pelo menos torná las nada compensatórias para o patronato...
Se alguem discordar desta teoria que "poste" porque eu até gostava de mudar de opinião.

Eu tenho um tio que se reformou antes dos 50 por invalidez - tinha problemas de saúde que impossibilitavam uma rotina laboral. Naturalmente que um problema de saúde incapacitante deve continuar a ser razão suficiente para ter acesso a uma reforma antecipada.

Diria também que há gente com cancer muito mais cedo do que antes, mas ainda assim conseguem mais facilmente tratar esse problema e até por muitas vezes curar-se definitivamente.

Também é certo que o aumento da longevidade tem sido à custa de melhorias na medicina mas também por melhorias na qualidade de vida, que em última análise também contribuem para que gente mais idosa esteja física e mentalmente mais activa e disponível.

Uma pessoa com 50 anos tem valências diferentes de uma de 30. O que muitas vezes acontece é que batendo a reforma, a própria pessoa procura uma actividade para se manter activa, viva e independente, o que prova que não será assim tão pouco produtiva.

Ou seja, faz sentido ter um regra que aponte para os 67 anos mas salvaguardar excepções, seja para profissões fisicamente muito exigentes, ou para problemas de saúde incapacitantes.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por mais_um » 5/2/2011 20:28

Parece-me prematuro estar a comentar algo que não sabemos se vai alguma vez acontecer. Mas caso a idade da reforma passe dos 65 para os 67 não vou cortar os pulsos....há coisas bem piores.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

voltando á idade da reforma

por Iniciado » 5/2/2011 20:16

Voltando á idade da reforma ....67 anos?
Ou mesmo os 65 actuais , não acham isso uma utopia?
È certo que a esperança média de vida ultimamente tem subido bastante.....mas estamos a falar em "esperança media de vida".
Eu faço 50 anos breve, felizmente não tenho algum problema de saúde (que eu saiba), mas conheço pessoas com a minha idade já com alguns problemas de saúde , que obrigam a consultas semanais ou mensais em centros especializados.
Mas estou a falar de 50 anos.....se entrarmos para os 60 as pessoas que necessitam de cuidados medicos regulares duplica ou triplica.
Como será a produtividade de um individuo que necessita de faltar pelo menos uma vez por mês ou mais , para fazer um tratamento?
Acho uma falácia tremenda falar na esperança media de vida...Porquê????
Porque dantes quando aparecia um "cancer" numa pessoa ela durava um ou dois anos....Hoje as pessoas vivem mais (e ainda bem) mas á custa de tratamentos intensivos e extensivos que acaba por incapacitar essas mesmas pessoas ou pelo menos torná las nada compensatórias para o patronato...
Se alguem discordar desta teoria que "poste" porque eu até gostava de mudar de opinião.

Registado: 22/12/2005 15:42

por MiamiBlue » 5/2/2011 20:00

helderjsm Escreveu:
MiamiBlueHeart Escreveu:
Cada um interpreta como quiser. Por mim podem dizer que é um mentiroso que é isto que é aquilo. Até podem falar do Chavez e tal. Mas a verdade e o que eu vejo é que é uma pessoa que se mexeu. Estabeleceu relações aqui e ali e até dizem que implorou à Merkel. Fez o que foi preciso para evitar medidas mais drásticas.

Tal como eu disse... Também fez as suas asneiras. Mas tenho a certeza que se fosse com outros ou tínhamos aí o FMI ou já tinha abandonado o governo.

Aparte. O que interessa neste país é ter um BMW novo à porta, mesmo que não haja dinheiro para o pagar.

Valorizar um tipo porque ele se mexeu??? lololol..

O que falta a este país é principios, valores e premiar o mérito, quem se esforça, quem apresenta resultados.

JS é o nosso PM, e valorizá-lo porque ele se mexeu?? Sim, ele mexeu-se, enganou as pessoas (afinal o défice não era de 5% em 2008??) em proveito próprio.

Sinceramente o que valorizas? O BMW ou a competência e o mérito??

Registado: 17/10/2010 19:32

por helderjsm » 5/2/2011 19:46

MiamiBlueHeart Escreveu:Evitar o FMI é algum reconhecimento???? Eu de um PM espero é que não coloque o país nessa posição. e José Sócrates é PM á 6 anos!!! Antes das eleições, aumento os FP em quase 3 %!!!! Numa altura em que os males do país eram mais que evidentes e a econimia mundial estava péssima.Porquê?? Porque está agarrado ao poer e fez o que precisava em mprol dos seus interesss pontuais. Isso é um PM?? Cruzes..

Cada um interpreta como quiser. Por mim podem dizer que é um mentiroso que é isto que é aquilo. Até podem falar do Chavez e tal. Mas a verdade e o que eu vejo é que é uma pessoa que se mexeu. Estabeleceu relações aqui e ali e até dizem que implorou à Merkel. Fez o que foi preciso para evitar medidas mais drásticas.

Tal como eu disse... Também fez as suas asneiras. Mas tenho a certeza que se fosse com outros ou tínhamos aí o FMI ou já tinha abandonado o governo.

Sinceramente apesar de saber que os governos tiveram a maioria da culpa desta crise, também tenho a certeza que uma grande parte também deve-se à mentalidade do povo Português. Queria ver se Merkels, Sakozyis e afins tinham feito melhor com um povo com a mentalidade dos Portugueses.

Aparte. O que interessa neste país é ter um BMW novo à porta, mesmo que não haja dinheiro para o pagar.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por pvg80713 » 5/2/2011 19:34

Pata-Hari Escreveu:Soberania? só podem estar a reinar. Somos soberanos sobre o que nos pertence. Nós já nos vendemos a outros e foi de livre vontade, a soberania já foi pelo cano há muito. Basta olhar para a estruturada accionista das nossas empresas. Está na altura de nos começarmos a ver como cidadãos da Europa e a comparar-nos com eles.

E estou com o A330, por mim até poderiam importar o governo. Se pagam, têm direito de mandar. Só não sei é quem sofrerá mais, se os tugas se os alemães, hehe.

podia-mos por o Governo em outsourcing...

Registado: 19/4/2005 11:11

por MiamiBlue » 5/2/2011 19:32

helderjsm Escreveu:[Por mim até nos podiam por a falar inglês desde que a qualidade de vida melhorasse e a nossa economia crescesse tanto me faz dizer que sou Português ou dizer que sou Europeu...
quote]

Desculpa mas temos visões completamente diferentes. Temos uma História de séculos, que nos deve orgulhar. Esquecer isso, e olhar unicamente para o nosso próprio umbigo, nunca nos irá trazer beneficios a longo prazo. Um dos principais problemas deste país e á falta de amor pela pátria.. Sosmos egoistas ao máximo, por isso, muitos vão para carhos de poder, governar-se e não governar o pais.. cada um por si..

helderjsm Escreveu:[Pode ter feito as suas asneiras. Mas olha que muitos outros nem conseguiram evitar o FMI e muita da crise que se fala foi provocada por anos de abusos.

Evitar o FMI é algum reconhecimento???? Eu de um PM espero é que não coloque o país nessa posição. e José Sócrates é PM á 6 anos!!! Antes das eleições, aumento os FP em quase 3 %!!!! Numa altura em que os males do país eram mais que evidentes e a econimia mundial estava péssima.Porquê?? Porque está agarrado ao poer e fez o que precisava em mprol dos seus interesss pontuais. Isso é um PM?? Cruzes..

por artista_ » 5/2/2011 19:31

helderjsm Escreveu:Pode ter feito as suas asneiras. Mas olha que muitos outros nem conseguiram evitar o FMI e muita da crise que se fala foi provocada por anos de abusos.

Helder, com o mal dos outros podemos nós bem! :)

Não sei ao certo o que se passou nos outros países mas por cá sei relativemente bem o que se passou. Foi pena que os "malandros" dos especuladores não se tenham lembrado mais cedo de "atacar" os juros da dívida Portuguesa, talvez não tívéssemos de cortar tanto e de uma forma tão radical. Por outro lado se nunca a "atacassem" ainda estaria a ouvir o Sócrates a dizer que o país está muito bem e que não é preciso aumentar impostos! Como não há nenhum excesso que dure para sempre quanto mais depressa se começasse a ajustar menor seriam os problemas daí decorrentes... infelizmente, muito (ou quase totalmente) por culpa do Sócrates, acordámos muito tarde e agora será muito mais doloroso para todos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por helderjsm » 5/2/2011 19:17

MiamiBlueHeart Escreveu:Em mais um momento triste para a nação, com mais um acto de perda de soberania...

Isso afecta-te tanto?
Por mim até nos podiam por a falar inglês desde que a qualidade de vida melhorasse e a nossa economia crescesse tanto me faz dizer que sou Português ou dizer que sou Europeu...

Eu acho é que o povo Português quer continuar a reclamar muito e a trabalhar pouco :P

MiamiBlueHeart Escreveu:Até podiam mandar para cá um para por no lugar desse PM da treta.

Pode ter feito as suas asneiras. Mas olha que muitos outros nem conseguiram evitar o FMI e muita da crise que se fala foi provocada por anos de abusos.
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães

Registado: 23/10/2009 8:52

por MiamiBlue » 5/2/2011 19:15

MiamiBlueHeart Escreveu:Relativamente às questões levantadas pela Alemanha e França, como primeira medida, solicitava a convergência salarial!!!

Acho que não estás a perceber... se Portugal tivesse a maioria da dívida de um qualquer país Africano e esses não aceitassem nenhuma das nossas exigências acharias justo!? Também nesse caso acharias razoável que eles falassem em convergência salarial quando nem ganham para pagar os salários que têm?!

MiamiBlueHeart Escreveu:Agora a sério, enquanto não houver uma estratégia europeia séria, a Europa e o euro continuarão a ter graves problemas.

Pois, a estratégia passa por, entre outros aspectos, alguns países produzirem mais ou gastarem menos... não podem é continuar a gastar muito e a produzir pouco e esperar que eternamente haja que produza muito e gaste pouco... e ainda esteja disposto a pagar os défices dos outros! :lol:[/quote]

Relativamente aos salários estava a brincar, ~talvez não me tenha expressado da melhor forma.

Relativamente à questão estratégica, o Euro é fantástico para a Alemanha e França.
Obviamente que internamente temos que resolver os nossos problemas, coisa de que fujimos e aceitámos qualquer propaganga menirosa que nos digam..
As últimas eleições legislativas foram um belo exemplo. Mas a estratégia europeia tem que ter em conta os desiquilibrios que existem e não por medidas cegas que querem implementar. E medidas que apresentadas desta forma muito dificilmente serão aprovadas nos países. Portugal, faz o que lhe mandarem, mas Austria, Bélgica, por exemplo, são outra conversa..

P.S. Para portugal, vir alguém de fora talvez seja a melhor coisa que nos pode acontecer, face ao enorme buraco em que estamos metidos..

por artista_ » 5/2/2011 19:00

MiamiBlueHeart Escreveu:"José Sócrates, primeiro ministro português, considerou a decisão de ontem "histórica", por permitir "ir mais longe na coordenação económica e [na] integração política"

Em mais um momento triste para a nação, com mais um acto de perda de soberania, o nosso PM aplaude!!! Vale tudo para continuar no poder.. Impressionante.

Em parte concordo contigo, ele deixou-nos chegar a um ponto que agora é preciso aceitar tudo o que nos derem! Os aplausos dele são para a única saída que tem...infelizmente ele e o país! :|

MiamiBlueHeart Escreveu:Relativamente às questões levantadas pela Alemanha e França, como primeira medida, solicitava a convergência salarial!!!

Acho que não estás a perceber... se Portugal tivesse a maioria da dívida de um qualquer país Africano e esses não aceitassem nenhuma das nossas exigências acharias justo!? Também nesse caso acharias razoável que eles falassem em convergência salarial quando nem ganham para pagar os salários que têm?!

MiamiBlueHeart Escreveu:Agora a sério, enquanto não houver uma estratégia europeia séria, a Europa e o euro continuarão a ter graves problemas.

Pois, a estratégia passa por, entre outros aspectos, alguns países produzirem mais ou gastarem menos... não podem é continuar a gastar muito e a produzir pouco e esperar que eternamente haja que produza muito e gaste pouco... e ainda esteja disposto a pagar os défices dos outros! :lol:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MiamiBlue » 5/2/2011 18:52

"José Sócrates, primeiro ministro português, considerou a decisão de ontem "histórica", por permitir "ir mais longe na coordenação económica e [na] integração política"

Em mais um momento triste para a nação, com mais um acto de perda de soberania, o nosso PM aplaude!!! Vale tudo para continuar no poder.. Impressionante.

Relativamente às questões levantadas pela Alemanha e França, como primeira medida, solicitava a convergência salarial!!!

Agora a sério, enquanto não houver uma estratégia europeia séria, a Europa e o euro continuarão a ter graves problemas.

por Pata-Hari » 5/2/2011 18:38

Soberania? só podem estar a reinar. Somos soberanos sobre o que nos pertence. Nós já nos vendemos a outros e foi de livre vontade, a soberania já foi pelo cano há muito. Basta olhar para a estruturada accionista das nossas empresas. Está na altura de nos começarmos a ver como cidadãos da Europa e a comparar-nos com eles.

E estou com o A330, por mim até poderiam importar o governo. Se pagam, têm direito de mandar. Só não sei é quem sofrerá mais, se os tugas se os alemães, hehe.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pdcarrico » 5/2/2011 18:31

Eu acho óptimo que se aumente a idade da reforma. O que eu acho mau é não conseguirmos adequar o trabalho a pessoas mais idosas, que naturalmente não vão poder fazer as mesmas coisas que os mais jovens, mas podem fazer outras.

Na maior parte dos casos, uma pessoa nos seus 60 e qualquer coisa é uma pessoa útil, válida e que provavelmente só se torna inútil, letárgica e dependente, se lhe fecharem as portas do mercado de trabalho.

Para além disso, se tivermos um Estado a pagar uma média de 20 anos de reformas a aposentados, não há forma possível de equilibrar as finanças públicas.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

Re: FMI já não vem

por artista_ » 5/2/2011 18:18

mfsr1980 Escreveu:Isso não é um pau de 2 bicos, isso é perdermos a soberania, é deixarmos de poder mandar em nós próprios!
Lindoooo..gand'a sócas vais ficar prá stória, se saires vivo!

Qualquer um de nós que se endivide acima das suas capacidades deixa de ser soberano sobre a sua própria vida, tem de se sujeitar ás exigências dos seus credores, sejam eles quem forem... se tu pedires dinheiro ao banco que às tantas não podes pagar ele vai-te ficar com a casa e com os bens que te conseguir apanhar, ou então sujeitares-te às regras que o banco te exigir! Aqui é mais ou menos o mesmo... voltamos ao que defendo há já algum tempo, o nosso grande erro, ou deste governo, foi o ter deixado chegar as coisas a uma situação tão má, tão insustentável!

por mfsr1980 » 5/2/2011 17:43

cjmbarbosa Escreveu:"Alemanha obriga países da zona euro a abdicar de parte da soberania fiscal, salarial e social e aceita reforçar e flexibilizar fundo de emergência europeu. Recurso ao FMI deixa de ser necessário mas novas regras europeias são brutais" In Expresso

Isto parece-me um pau de dois bicos...

Isso não é um pau de 2 bicos, isso é perdermos a soberania, é deixarmos de poder mandar em nós próprios!
Lindoooo..gand'a sócas vais ficar prá stória, se saires vivo!

Registado: 3/5/2007 13:55

por rjmsilva » 5/2/2011 17:23

Há tempos era moda algumas pessoas dizerem que preferiam ser espanhóis, que estaríamos bem melhores, eu por mim digo que não me importo de seguir o exemplo alemão, que sem duvida é um modelo de sucesso.

Até acho que os alemães tiveram paciência demais com os seus parceiros europeus, eles a trabalhar para lá dos 65 anos para sustentar reformas dos gregos aos 55 anos, RSI em Portugal entre outras coisas.

Registado: 27/12/2010 21:02

por incrivel_raposo » 5/2/2011 17:21

pvg80713 Escreveu:só estou a perguntar onde conseguem ver o que se está a passar/decidir ?

por exemplo:

http://www.bloomberg.com/news/2011-02-0 ... eness.html

http://online.wsj.com/article/SB1000142 ... TopStories

Registado: 6/1/2011 16:34

por A330-300 » 5/2/2011 17:16

Pata-Hari Escreveu:Os 67 anos de hoje são os 80 de antigamente quando esta se iniciaram os sistemas de reforma aos 60 anos. Quando eu era miúda, era comum morrer-se aos 60 anos. Hoje em dia é comum morrer-se aos 80 e tal. Comparem as estatisticas de longevidade com as estatisticas quando foi definida a idade de reforma.

Eu acho fabuloso, simplesmente fabulosos que os alemães exijam. Eles, que produzem podem trabalhar até aos 67. Nós e os gregos queremos trabalhar até aos 55 ou 60. Mas eles que paguem. Quem paga, manda. E ainda bem que são eles a mandar porque eles, de facto, produzem e geram riqueza. Nós não.

Até que enfim uma excelente medida. Queremos os beneficios da Europa, teremos que aceitar as regras da Europa.

Até podiam mandar para cá um para por no lugar desse PM da treta.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por pvg80713 » 5/2/2011 16:42

pata,
eu nem sequer estou a fazer comentários... só estou a perguntar onde conseguem ver o que se está a passar/decidir ?

por Pata-Hari » 5/2/2011 16:36

Os 67 anos de hoje são os 80 de antigamente quando esta se iniciaram os sistemas de reforma aos 60 anos. Quando eu era miúda, era comum morrer-se aos 60 anos. Hoje em dia é comum morrer-se aos 80 e tal. Comparem as estatisticas de longevidade com as estatisticas quando foi definida a idade de reforma.

Eu acho fabuloso, simplesmente fabulosos que os alemães exijam. Eles, que produzem podem trabalhar até aos 67. Nós e os gregos queremos trabalhar até aos 55 ou 60. Mas eles que paguem. Quem paga, manda. E ainda bem que são eles a mandar porque eles, de facto, produzem e geram riqueza. Nós não.

Até que enfim uma excelente medida. Queremos os beneficios da Europa, teremos que aceitar as regras da Europa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por pvg80713 » 5/2/2011 16:36

artista Escreveu:
pvg80713 Escreveu:eu estou a procura de notícias de onde isto está a acontecer.
passar para 67 anos deve ser dificil... a França para passar de 60 para 62 ia sendo o fim do mundo... portanto agora virem os Alemães..... quais Nazis a dizerem... mandarem 67.... ia ser para rir..

Fui eu que percebi mal ou em Espanha mudaram a idade de reforma dos 65 para os 67 ainda nesta quinta-feira, há 2 dias atrás?!

Duvido que Portugal não siga o exemplo, nos cortes ou para tirar regalias vamos sempre atrás deles... ao contrário é que é mais complicado! :|

mas na França.... duvido que fosse fácil.

por artista_ » 5/2/2011 16:33

passar para 67 anos deve ser dificil... a França para passar de 60 para 62 ia sendo o fim do mundo... portanto agora virem os Alemães..... quais Nazis a dizerem... mandarem 67.... ia ser para rir..

Fui eu que percebi mal ou em Espanha mudaram a idade de reforma dos 65 para os 67 ainda nesta quinta-feira, há 2 dias atrás?!

Duvido que Portugal não siga o exemplo, nos cortes ou para tirar regalias vamos sempre atrás deles... ao contrário é que é mais complicado! :|

por Zecatreca_1001 » 5/2/2011 16:17

onde estão a conseguir saber notícias disto ?

Deu hoje na sic, Jornal da tarde...

Registado: 29/11/2007 10:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], nickforum, Shimazaki_2 e 179 visitantes