Sentimento (AAII Survey)
Bull Bull Escreveu:João, fica aqui uma parte do meu estudo.
Repara que no bear 2000-2003 tivemos swing de subidas na ordem dos 19%
Tive a ver e esses períodos também tiveram euforia.
Deixo apenas o exemplo do primeiro período.
- Anexos
-
- 01.PNG (5.21 KiB) Visualizado 8885 vezes
- Registado: 27/5/2010 18:17
Joao-D Escreveu:Bull Bull Escreveu:
João, ando a contabilizar todos os movimentos desde de 2000, e daquilo que me lembro é que os movimentos de subida são mais fortes em períodos bear market, mas é como estou a dizer, parece..
Sim, o recorde de subida de um dia penso que foi batido em 2008 quando estava em bear market.
Sucede devido ao short covering, a esses períodos de subida dá-se o nome de short covering rally.
http://ezinearticles.com/?Short-Covering-Rally&id=73504
João, fica aqui uma parte do meu estudo.
Repara que no bear 2000-2003 tivemos swing de subidas na ordem dos 19%
- Anexos
-
- CALCULADORA.png (416.13 KiB) Visualizado 8871 vezes
Bull Bull Escreveu:
João, ando a contabilizar todos os movimentos desde de 2000, e daquilo que me lembro é que os movimentos de subida são mais fortes em períodos bear market, mas é como estou a dizer, parece..
Sim, o recorde de subida de um dia penso que foi batido em 2008 quando estava em bear market.
Sucede devido ao short covering, a esses períodos de subida dá-se o nome de short covering rally.
http://ezinearticles.com/?Short-Covering-Rally&id=73504
Joao-D Escreveu:\Bull Bull Escreveu:Joao-D Escreveu:xxx
Joao-D, nesse movimento que colocaste euforia tivemos uma valorização dentro de valores normais
Não em um bear market.
Pelo AAII, em bull market, com o pessimismo próximo de 25% costuma ser uma boa zona de compra.
E em bear market, com o optimismo próximo de 50% costuma ser uma boa zona de venda.
Também pode-se calcular o rácio, tem duas maneiras de calcular, mas o resultado acaba por ser muito similar ao que disse.
\Bull Bull Escreveu:Joao-D Escreveu:xxx
Joao-D, nesse movimento que colocaste euforia tivemos uma valorização dentro de valores normais
Não em um bear market.
Em bull market, com o pessimismo próximo de 25% costuma ser uma boa zona de compra.
E em bear market, com o optimismo próximo de 50% costuma ser uma boa zona de venda.
Também pode-se calcular o rácio, tem duas maneiras de calcular, mas o resultado acaba por ser muito similar ao que disse.
Obrigado pela questão, provavelmente outras pessoas não compreenderam a frase, e assim posso explicar melhor.
Em Maio de 2008:
1-5-08 AAII Bullish 53,29%
8-5-08 AAII Bullish 52,81%
Nesse período já estava em bear market e havia euforia no indicador e também no Caldeirão.
(por acaso, escrevi no forum nessa altura com outro nick).[/b]
Em Maio de 2008:
1-5-08 AAII Bullish 53,29%
8-5-08 AAII Bullish 52,81%
Nesse período já estava em bear market e havia euforia no indicador e também no Caldeirão.
(por acaso, escrevi no forum nessa altura com outro nick).[/b]
- Anexos
-
- Euforia em bear market.PNG (30.73 KiB) Visualizado 8952 vezes
Constato que apenas temos ideias diferentes do que é a euforia, para mim não é um dia ou dois de subidas fortes que me faz ficar eufórico.
O periodo que referes foi apenas uma reacção à tendência primária e, quanto a mim, muito longe de ser um periodo de euforia. No entanto, era porreiro se colocasses aqui os dados da AAII dessa altura, até porque não tenho qualquer ideia dos mesmos.
Cumprimentos,
O periodo que referes foi apenas uma reacção à tendência primária e, quanto a mim, muito longe de ser um periodo de euforia. No entanto, era porreiro se colocasses aqui os dados da AAII dessa altura, até porque não tenho qualquer ideia dos mesmos.
Cumprimentos,
Joao-D Escreveu:Vou passar para aqui o que escrevi no tópico do S&P porque tem haver com este tópico.Joao-D Escreveu:Em bull market é normal o sentimento estar bull porque a maioria dos investidores ganha dinheiro.
O exagero de euforia em bull market é mais difícil de atingir do que em bear market.
Por exemplo, de 2003 a 2004, o inquérito da AAII teve bullish (>50%) por 28 semanas seguidas, e o bull market durou até 2007.
Há uma coisa que não entendo no que escreveste João, passo a citar-te:
"O exagero de euforia em bull market é mais difícil de atingir do que em bear market."
Mas achas que há euforia em bear market?
Mais, achas que pode haver exagero de euforia em bear market?
É certo que só invisto na bolsa desde finais de 2007, mas garanto-te que durante o bear que começou em 2008 não vi euforia nenhuma nos mercados, muito menos exagero de euforia.
Aliás, e no que a mim me diz respeito, senti-me deprimido

Cumprimentos
Vou passar para aqui o que escrevi no tópico do S&P porque tem haver com este tópico.
Joao-D Escreveu:Em bull market é normal o sentimento estar bull porque a maioria dos investidores ganha dinheiro.
O exagero de euforia em bull market é mais difícil de atingir do que em bear market.
Por exemplo, de 2003 a 2004, o inquérito da AAII teve bullish (>50%) por 28 semanas seguidas, e o bull market durou até 2007.
- Anexos
-
- AAII Bullish.PNG (8.35 KiB) Visualizado 9050 vezes
Mas por acaso, pensa-se que iriamos subir cerca de 100 pontos por mês ?.
Por esse andar, no final do ano estariamos nos 2500 pontos.
Temos que distinguir a razoabilidade.
Corrigir é uma coisa, e inverter a tendência é outra.
O que é um dos melhores indicadores contrários que já vi várias vezes, foi a euforia (que vi aqui no forum por exemplo) de sobe sobe sempre sem parar, 1600 pontos já ali, etc, etc.
Confesso que estou curto, pelo menos nestes tempos próximos.
Na minha optica a instabilidade politica (e a baixa do rating do Japão), ainda vão provocar as suas mossas.
O desemprego nos EUA piorou, mesmo depois dos estimulos.Este para mim é o dado mais preocupante.
É a minha visão.
Por esse andar, no final do ano estariamos nos 2500 pontos.
Temos que distinguir a razoabilidade.
Corrigir é uma coisa, e inverter a tendência é outra.
O que é um dos melhores indicadores contrários que já vi várias vezes, foi a euforia (que vi aqui no forum por exemplo) de sobe sobe sempre sem parar, 1600 pontos já ali, etc, etc.
Confesso que estou curto, pelo menos nestes tempos próximos.
Na minha optica a instabilidade politica (e a baixa do rating do Japão), ainda vão provocar as suas mossas.
O desemprego nos EUA piorou, mesmo depois dos estimulos.Este para mim é o dado mais preocupante.
É a minha visão.
- Registado: 5/4/2010 21:14
mapaman Escreveu:Mares,
não vou comentar a avaliação nem tentar prever o futuro mas só lembrar que estes valores são utilizados por "alguns" como indicador contrário,logo quanto mais bears no mercado mais bullish ele está.
O sp500 só caiu 23 pontos, o que a bem dizer da verdade não é nada,e sinceramente espero que vá aos 1220(zona) e que vá ficando por aqui algum tempo(1300/1220) a consolidar e dê oportunidade de abrir posições longas com o receio/medo instalado no mercado.
cumps
Mapaman,
pensei em ter colocado este alerta uma semana antes sobre os resultados apresentados. Não o fiz pois achei que sería muito "cedo".
Como dizes, S&P500 caíu muito pouco e não existem motivos para alarme. Mas as grandes quedas, sempre começam por pequenas quedas quase imperceptíveis.
Mas não pretendo fazer cafeomancia. É apenas uma opinião pessoal assente na interpretação dos resultados sobre "sentimento de mercado".
Abraço,
Mares.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Mares,
não vou comentar a avaliação nem tentar prever o futuro mas só lembrar que estes valores são utilizados por "alguns" como indicador contrário,logo quanto mais bears no mercado mais bullish ele está.
O sp500 só caiu 23 pontos, o que a bem dizer da verdade não é nada,e sinceramente espero que vá aos 1220(zona) e que vá ficando por aqui algum tempo(1300/1220) a consolidar e dê oportunidade de abrir posições longas com o receio/medo instalado no mercado.
cumps
cumps
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Elias Escreveu:Ursos acima de 34% - é o valor mais alto desde 2 de Setembro, que foi a data em que os índices americanos arrancaram a todo o gás.
Fazendo uma interpretação dos resultados apresentados na tabela "sentimento do mercado" leva-me a concluír que estamos apenas em início de uma correção mais forte.
(Consídero este indicador como muito importante).
Entre as semanas 6 a 13 de Janeiro vêmos uma perda directa do sentimento "bullish" para "bearish". Como referído antes, este poderá ser o factor mais importante para alarme. O sentimento "bulish" tem-se perdido, não para os "moderados" (neutral), mas sim para os pessímistas ("bearish").
Os índices americanos ainda não sinalizaram perdas fortes, excepto com uma queda mais forte (ontem) e que poderá ter sído apenas o início de uma série mais longa de outras quedas.
As correções começam por algo "sem explicação", que vão-se materializando no bolso dos investidores e por fim alargado à população (onde os meios de comunicação ajudam a espalhar o "pânico").
No final do cíclo terêmos as notícias que "explicam" as quedas, os gurus da desgraça prevendo o fim do mundo, e por final o desespero de quem não acreditou no impacto dessas notícias.
O que poderá estar na calha?
- Instabilidade no médio-oriente, estendendo-se aos maiores produtores de petróleo (Arábia Saudita, Irão, Iraque...? Consequências: disparar do preço do petróleo acimas dos 130 USD?
- Crise na dívida soberana na Europa, com a ída de Portugal ao FMI,... reestruturação da dívida grega...? Extender da críse irlandêsa a Inglaterra...?
- Crise política na Europa: Bélgica, Itália, Grécia ou em Portugal...?
- Baixar do "rating" às super-potências: depois do Japão, poderá ser a Inglaterra, ou uma nova ameaça aos EUA...?
- Arrefecimento das economias mais dinâmicas: Brasil... (Bovespa em queda....), China (índice Shangai em queda...)?
- Arrefecimento das matérias-primas: as mineradoras seguem em forte correção, depois de terem atingído os máximos....
Bem, vamos aguardar ... mas parece-me que, de momento, o lado de fora é o mais rentável....
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
Temos os ursos com 29% que é o valor mais alto desde 18 de Novembro. Da última vez que o número de ursos subiu até este valor, a correcção em curso acabou e o mercado arrancou para novos máximos.
- Anexos
-
- aaii.PNG (37.11 KiB) Visualizado 9479 vezes
- Registado: 5/11/2002 12:21
keijas Escreveu:zecatreca Escreveu:Bom dia...ontem tinha alertado para isto....
Reported Date Bullish Neutral Bearish
December 23: 63.28% 20.31% 16.41%
penso que é o valor mais alto de sempre.
Cumprimentos
Bom dia Zeca
Para uma melhor visibilidade e para alegria de alguns
(parece que estamos a ver a classificação da liga -invertida- dos dos 3 grandes)
Começa a ficar grande o sentimento bulish
http://img840.imageshack.us/img840/2050/zxpo.jpg
um abraço
keijas
Bom dia.
Keijas:
E continua acima dos 50%!!!
- Anexos
-
- AAII 6-1-2011.bmp (618.31 KiB) Visualizado 9755 vezes