Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 3/2/2011 22:42

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Vem aqui à zona onde moro, eheheh. É só sobe e desce a 40 graus.

Ai essa mania dos exageros... :shame:

Ehehe, 40 graus não, mas é horrível. Se conheces a descida do IC22 para a AE8 (radial de Odivelas) tens ideia do que é a minha urbanização.

Com a diferença de que, como é ao sobe e desce (ao contrário do IC22 que é uma via continua), há ruas aqui muito mais inclinadas do que o próprio IC22.

De bicicleta aqui só Alberto Contador. E com compras de mercearia na bagagem, nem ele :lol:

Registado: 4/6/2010 12:12

por Elias » 3/2/2011 22:19

pedrom Escreveu:Os consumos dependem do pé que se tem!!!

Há alguns anos enchi o depósito na zona de tomar (toyota / 50L) e fui para o algarve. Antes da última area de serviço a chegar ao algarve já ia a poupar pois tinha a reserva acesa. Na vinda para cima enchi na mesma àrea de serviço (do outro lado claro :mrgreen: ) e quando cheguei a santarém tive que atestar pois já não dava para muito mais. Cada deposito deu para cerca de 350km.

Uma semana depois com o mesmo carro, atestei, fiz cerca de 110km nas voltas e nessa noite parti para o mesmo destino no algarve mas a minha esposa é que ia a conduzir. Fomos, andamos toda a semana por lá no "pára arranca" (sempre ela a conduzir) e viemos para cima e ainda fizemos cerca de 150km antes de voltar a atestar. O depósito deu para cerca de 910km

Tirem as vossa conclusões....

PS. Já agora o gasoleo deve subir novamente de domingo para segunda, aproveitem para atestar antes!!!

Com o meu VW Golf costumo fazer 800 a 850 km com um depósito. Com gasolina 98 chego facilmente aos 950 km e se fizer condução económica (tipo a 90-100 em auto-estrada) até consigo chegar aos 1000 km (já aconteceu por duas ou três vezes).

Agora a parte mais interessante: em 2009 fui de carro até à Suíça (onde aproveitei para atestar pois a gasolina lá é mais barata que em França - custa mais ou menos o mesmo que em Espanha). Acontece que na Suíça a velocidade máxima permitida é de 80 km/ nas estradas e 100 a 120 km/h nas auto-estradas; a tolerância é de 5 km/h e as multas são pesadas. Tendo presente estes dados, e sem qualquer preocupação de fazer hypermiling, durante o tempo que lá estive cumpri escrupulosamente os limites de velocidade. E o resultado surpreendente: foi a única vez na vida que fiz 1100 km com um depósito.

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 3/2/2011 22:18

pedrom Escreveu:Há alguns anos enchi o depósito na zona de tomar (toyota / 50L) e fui para o algarve. Antes da última area de serviço a chegar ao algarve já ia a poupar pois tinha a reserva acesa. Na vinda para cima enchi na mesma àrea de serviço (do outro lado claro :mrgreen: ) e quando cheguei a santarém tive que atestar pois já não dava para muito mais. Cada deposito deu para cerca de 350km.

(...)

Pudera, vinhas para cima!

Claro que a subir gasta mais, né?

:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pedrom » 3/2/2011 22:08

Os consumos dependem do pé que se tem!!!

Há alguns anos enchi o depósito na zona de tomar (toyota / 50L) e fui para o algarve. Antes da última area de serviço a chegar ao algarve já ia a poupar pois tinha a reserva acesa. Na vinda para cima enchi na mesma àrea de serviço (do outro lado claro :mrgreen: ) e quando cheguei a santarém tive que atestar pois já não dava para muito mais. Cada deposito deu para cerca de 350km.

Uma semana depois com o mesmo carro, atestei, fiz cerca de 110km nas voltas e nessa noite parti para o mesmo destino no algarve mas a minha esposa é que ia a conduzir. Fomos, andamos toda a semana por lá no "pára arranca" (sempre ela a conduzir) e viemos para cima e ainda fizemos cerca de 150km antes de voltar a atestar. O depósito deu para cerca de 910km

Tirem as vossa conclusões....

PS. Já agora o gasoleo deve subir novamente de domingo para segunda, aproveitem para atestar antes!!!
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Elias » 3/2/2011 19:50

AutoMech Escreveu:Vem aqui à zona onde moro, eheheh. É só sobe e desce a 40 graus.

Ai essa mania dos exageros... :shame:

por MarcoAntonio » 3/2/2011 19:34

nunofaustino Escreveu:Pior do que o excesso de velocidade são os percursos curtos... eu, todos os dias, faço 2 vezes 1 percurso de 400m (deixar a criança no infantário), seguido de um percurso de 2.5Km até ao trabalho. Se tiver de ir ao supermercado é mais uma viagem de 1Km... ou seja, com estas viagens curtas é difícil ter um consumo abaixo dos 8L...

Durante a semana faço o mesmo tipo de percurso, para levar os meus dois miúdos as respectivas escolas. A minha média de 6L/100 já inclui isso (ao fim de semana ando um pouco de auto-estrada). Bom, para falar a verdade, neste momento tou com uma media de 6.1...

:mrgreen:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Automech » 3/2/2011 18:54

otangas Escreveu:A pé faz-se facilmente 2.5 km em meia hora, de bicicleta pouco mais de 5 minutos. Não há grande necessidade de um carro para distâncias dessas.

Vem aqui à zona onde moro, eheheh. É só sobe e desce a 40 graus.

E depois vem da mercearia na bicicleta com 1 saco de batatas, 2 quilos de maças, 3 pacotes de leite e tenta subir a rampa em 5 minutos. Até te dou 10 minutos. :lol:

por otangas » 3/2/2011 18:48

AutoMech Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Pior do que o excesso de velocidade são os percursos curtos... eu, todos os dias, faço 2 vezes 1 percurso de 400m (deixar a criança no infantário), seguido de um percurso de 2.5Km até ao trabalho. Se tiver de ir ao supermercado é mais uma viagem de 1Km... ou seja, com estas viagens curtas é difícil ter um consumo abaixo dos 8L...

É como eu Nuno.

A não ser no fim de semana em que possa sair, praticamente todos os meus trajectos são desses de curta distância (até ao metro, mercearia, etc.), com bastantes semáforos e com o entra e sai da garagem, marcha atrás, estacionamento, etc.

Ando sempre nos 7.8 a 8L/100 (gasolina porque ando menos de 15.000 Kms por ano) e é difícil baixar disto.

O mais impressionante é por o computador de bordo no instantâneo e ver em tempo real quanto é que se está a gastar. Há manobras que até arrepiam em termos de consumo :|

Para percursos tão curtos há excelentes alternativas: Bicicleta (até dá para levar a criança ao infantário) e andar a pé.

A pé faz-se facilmente 2.5 km em meia hora, de bicicleta pouco mais de 5 minutos. Não há grande necessidade de um carro para distâncias dessas.

Registado: 25/3/2009 22:02

por Automech » 3/2/2011 18:41

É como eu Nuno.

A não ser no fim de semana em que possa sair, praticamente todos os meus trajectos são desses de curta distância (até ao metro, mercearia, etc.), com bastantes semáforos e com o entra e sai da garagem, marcha atrás, estacionamento, etc.

Ando sempre nos 7.8 a 8L/100 (gasolina porque ando menos de 15.000 Kms por ano) e é difícil baixar disto.

O mais impressionante é por o computador de bordo no instantâneo e ver em tempo real quanto é que se está a gastar. Há manobras que até arrepiam em termos de consumo :|

por nunofaustino » 3/2/2011 18:31

Pior do que o excesso de velocidade são os percursos curtos... eu, todos os dias, faço 2 vezes 1 percurso de 400m (deixar a criança no infantário), seguido de um percurso de 2.5Km até ao trabalho. Se tiver de ir ao supermercado é mais uma viagem de 1Km... ou seja, com estas viagens curtas é difícil ter um consumo abaixo dos 8L...
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Lion_Heart » 3/2/2011 18:23

Elias Escreveu:
rmachado Escreveu:
Elias Escreveu:
pasil74 Escreveu:Bem parece que cometi um crime ao admitir que ando com excesso de velocidade!

andar em excesso de velocidade não é crime, mas sim contra-ordenação.

Grave ou muito grave.

Pode ser leve.

Se for alguem ligado ao Estado ou ao Poder nem é nada. :mrgreen:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 3/2/2011 18:20

rmachado Escreveu:
Elias Escreveu:
pasil74 Escreveu:Bem parece que cometi um crime ao admitir que ando com excesso de velocidade!

Grave ou muito grave.

Pode ser leve.

por rmachado » 3/2/2011 18:05

Elias Escreveu:

Grave ou muito grave.

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 3/2/2011 17:22

por otangas » 3/2/2011 17:07

Mas não passo semáforos vermelhos, até paro nos STOPs não piso traços continuos, circulo pela direita nas autoestradas mesmo que vá a 130km/h como alguns admitem que andam e não foram crucificados.

se calhar alguns dos que me condenam já foram apanhados em radares por excesso de velocidade, apanharam multas por estarem mal estacionados, ou até por falarem ao tlm enquanto conduzem e eu apenas tenho uma multa por ter uma guia de transporte mal passada. :mrgreen:
Alguns se calhar já bateram na traseira de outro carro a 10km/h e isso é excesso de velocidade sabiam???

Mas o condutor perigoso sou eu!!! Tenham dó e fico por aqui.

ps.- não sou exemplo para ninguem, mas penso que se disse-se que ando sempre no limite legal de velocidade, não faz de mim eu exemplo a seguir, pois não posso andar a 120km/h na A1 na faixa da esquerda e ser um heroi a servir de rolha para mais ninguem se armar em corredor.

O tipo de condução aqui descrito, eu "apoio". Mas é o completo oposto do que escreveu anteriormente.

Mas voltemos ao tema do tópico...

por pasil74 » 3/2/2011 16:58

Bem parece que cometi um crime ao admitir que ando com excesso de velocidade!

Mas não passo semáforos vermelhos, até paro nos STOPs não piso traços continuos, circulo pela direita nas autoestradas mesmo que vá a 130km/h como alguns admitem que andam e não foram crucificados.

se calhar alguns dos que me condenam já foram apanhados em radares por excesso de velocidade, apanharam multas por estarem mal estacionados, ou até por falarem ao tlm enquanto conduzem e eu apenas tenho uma multa por ter uma guia de transporte mal passada. :mrgreen:
Alguns se calhar já bateram na traseira de outro carro a 10km/h e isso é excesso de velocidade sabiam???

Mas o condutor perigoso sou eu!!! Tenham dó e fico por aqui.

ps.- não sou exemplo para ninguem, mas penso que se disse-se que ando sempre no limite legal de velocidade, não faz de mim eu exemplo a seguir, pois não posso andar a 120km/h na A1 na faixa da esquerda e ser um heroi a servir de rolha para mais ninguem se armar em corredor.

Registado: 7/12/2007 0:29

por Krupper » 3/2/2011 16:32

pasil74 Escreveu:
otangas Escreveu:
pasil74 Escreveu:
artista Escreveu:
pasil74 Escreveu:Se vocês morassem na zona onde tivessem que circular no IP4, faziam como eu gás a fundo que quanto menos tempo lá circular menos probabilidade tenho de morrer nesta estrada das mais mortiferas do pais para além de poder cair em algumas crateras que se abrem de um instante para outro.

Não sei se já colocaste a hipótese de as probabilidades de se morrer nessa estrada não estarem directamente relacionadas com o tempo que se passa nela, mas antes com a velocidade a que nela se circula? Eu diria que o teu "gás a fundo" está sobretudo a aumentar bastante as probabilidades de teres um acidente, e não o contrário! :roll:

Já circulei bastantes vezes na IP4...

Esqueci-me dos smiles no fim :mrgreen: :mrgreen:
Posso ser maluco mas burro não e sei alguma coisa de probablidades.

Mas não conduzo de devagar, isso não, os meus maiores sustos a conduzir são quando circulo devagar, não ando concentrado. Ando normalamente fora dos limites de velocidade e posso tambem garantir que qualquer carro que venha para a minha mão tem de dar o "litro", é o vicio das corridas que corre nas veias!!! não sou "pro" mas não conduzo mal. Até agora os acidentes que tive foram outros a baterem-me!

Este tipo de pensamento/condução representa um dos grandes perigos das estradas de Portugal. É preciso mudar de mentalidade, para que ninguém ache "normal" estas atitudes.

"quando circulo devagar, não ando concentrado" - A condução exige sempre concentração total, a todo o tempo, a todas as velocidades.

"Ando normalamente fora dos limites de velocidade" - Conduzir "normalmente" fora-da-lei, é um perigo real para si e para os restantes utentes das estradas.

"qualquer carro que venha para a minha mão tem de dar o "litro", é o vicio das corridas que corre nas veias!!!" - Como condutor, posso-lhe garantir que esse tipo de condução é o mais perigoso, principalmente em ambientes urbanos.

"Até agora os acidentes que tive foram outros a baterem-me" - Pode não se aperceber, mas a velocidade excessiva reduz substancialmente a capacidade de reação dos restantes condutores. A culpa final até pode não ser sua, mas na origem do acidente pode estar a sua condução agressiva e de velocidade excessiva.

É preciso erradicar das nossas estradas conduções deste tipo, e condenar "confissões" como a que fez aqui no forum.

PRENDAM-ME, Matem-me se quizerem, mas deixem os velhinhos analfabetos andarem nas estradas com carrinhos "pápa reformas" que eles andam devagarinho e até fazem rotundas contra a mão!!! :mrgreen: :mrgreen:
Talvez nas grandes cidades vocês não assistam a este espetáculo, mas venham, ao interior norte despovoado e assistam a verdadeiros automobilistas!!! :mrgreen: :mrgreen:

Desculpa-me que te diga, mas pessoas com o teu pensamento deveriam ser proibidas de conduzir. São um perigo para todos os automobilistas responsáveis. E isso de desculpar as tuas atitudes com os velhinhos nos "papa-reformas"...

Registado: 30/9/2010 13:54

por pasil74 » 3/2/2011 16:24

otangas Escreveu:
pasil74 Escreveu:
artista Escreveu:
pasil74 Escreveu:Se vocês morassem na zona onde tivessem que circular no IP4, faziam como eu gás a fundo que quanto menos tempo lá circular menos probabilidade tenho de morrer nesta estrada das mais mortiferas do pais para além de poder cair em algumas crateras que se abrem de um instante para outro.

Não sei se já colocaste a hipótese de as probabilidades de se morrer nessa estrada não estarem directamente relacionadas com o tempo que se passa nela, mas antes com a velocidade a que nela se circula? Eu diria que o teu "gás a fundo" está sobretudo a aumentar bastante as probabilidades de teres um acidente, e não o contrário! :roll:

Mas não conduzo de devagar, isso não, os meus maiores sustos a conduzir são quando circulo devagar, não ando concentrado. Ando normalamente fora dos limites de velocidade e posso tambem garantir que qualquer carro que venha para a minha mão tem de dar o "litro", é o vicio das corridas que corre nas veias!!! não sou "pro" mas não conduzo mal. Até agora os acidentes que tive foram outros a baterem-me!

Este tipo de pensamento/condução representa um dos grandes perigos das estradas de Portugal. É preciso mudar de mentalidade, para que ninguém ache "normal" estas atitudes.

"quando circulo devagar, não ando concentrado" - A condução exige sempre concentração total, a todo o tempo, a todas as velocidades.

"Ando normalamente fora dos limites de velocidade" - Conduzir "normalmente" fora-da-lei, é um perigo real para si e para os restantes utentes das estradas.

"qualquer carro que venha para a minha mão tem de dar o "litro", é o vicio das corridas que corre nas veias!!!" - Como condutor, posso-lhe garantir que esse tipo de condução é o mais perigoso, principalmente em ambientes urbanos.

"Até agora os acidentes que tive foram outros a baterem-me" - Pode não se aperceber, mas a velocidade excessiva reduz substancialmente a capacidade de reação dos restantes condutores. A culpa final até pode não ser sua, mas na origem do acidente pode estar a sua condução agressiva e de velocidade excessiva.

É preciso erradicar das nossas estradas conduções deste tipo, e condenar "confissões" como a que fez aqui no forum.

PRENDAM-ME, Matem-me se quizerem, mas deixem os velhinhos analfabetos andarem nas estradas com carrinhos "pápa reformas" que eles andam devagarinho e até fazem rotundas contra a mão!!! :mrgreen: :mrgreen:
Talvez nas grandes cidades vocês não assistam a este espetáculo, mas venham, ao interior norte despovoado e assistam a verdadeiros automobilistas!!! :mrgreen: :mrgreen:

por otangas » 3/2/2011 13:41

pasil74 Escreveu:
artista Escreveu:

por pasil74 » 3/2/2011 13:32

AutoMech Escreveu:

LOL, ò Pasil, nesse caso o melhor é toda a gente circular a 250Hm/h no IP4 para sair de lá o mais depressa possível :mrgreen:

Infelizmente o meu de momento só dá 197Km/h :( depois da garantia acabar vai ter de dar mais não faz sentido estar limitado a tão pouco :mrgreen: :mrgreen:

por Automech » 3/2/2011 13:27

LOL, ò Pasil, nesse caso o melhor é toda a gente circular a 250Hm/h no IP4 para sair de lá o mais depressa possível :mrgreen:

por pasil74 » 3/2/2011 13:11

artista Escreveu:

por artista_ » 3/2/2011 12:49

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pasil74 » 3/2/2011 12:17

artista Escreveu:
tonirai Escreveu:
TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.

E é mesmo assim nos motores modernos... e se desengatares a mudança e fores em ponto morto, verificarás que marcará algum consumo;

Isso deve-se a que o carro corta a injecção de combustível (fuel cut-off), porque detecta que não precisa para mantê-lo a trabalhar (a rotação encarrega-se disso);
Já em ponto morto, é necessário uma quantia mínima para manter o motor a trabalhar.

Exacto, é mesmo isso que acontece... ainda assim, mesmo gastando um pouco mais, por vezes parece-me que compensa deixar o carro em "ponto morto" uma vez que perde muito menos velocidade do que engatado, só faço isto em situações que não há perigo do carro estar menos "agarrado à estrada"! :)

Nesse caso o melhor é desligar o carro, poupa-se ainda mais e quando for a subir, é empurra-lo assim poupa-se umas idas ao ginásio. :mrgreen: :mrgreen:

Se vocês morassem na zona onde tivessem que circular no IP4, faziam como eu gás a fundo que quanto menos tempo lá circular menos probabilidade tenho de morrer nesta estrada das mais mortiferas do pais para além de poder cair em algumas crateras que se abrem de um instante para outro.

por artista_ » 3/2/2011 11:50

tonirai Escreveu:
TheTraveler Escreveu:Os computadores de bordo não são 100% certos. Basta ver que alguns carros marcam 0 se forem em desaceleração.

E é mesmo assim nos motores modernos... e se desengatares a mudança e fores em ponto morto, verificarás que marcará algum consumo;

Isso deve-se a que o carro corta a injecção de combustível (fuel cut-off), porque detecta que não precisa para mantê-lo a trabalhar (a rotação encarrega-se disso);
Já em ponto morto, é necessário uma quantia mínima para manter o motor a trabalhar.

Exacto, é mesmo isso que acontece... ainda assim, mesmo gastando um pouco mais, por vezes parece-me que compensa deixar o carro em "ponto morto" uma vez que perde muito menos velocidade do que engatado, só faço isto em situações que não há perigo do carro estar menos "agarrado à estrada"! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], Luzemburg e 145 visitantes