Investimento a longo prazo
AutoMech Escreveu:E agora a pergunta do milhão de dólares em matéria de indexLTCM Escreveu:Na dúvida indexa-se com base nisto:
(estando a categoria decidida – Global, Europa,
E como escolher a(s) categoria(s) ?
Essa(s) aposta(s) acabam por ser o ponto crucial de partida.
Se a Europa (imaginando que é a nossa aposta) afundar e a Africa (ignorada por nós) explodir, bem podemos encontrar o melhor instrumento europeu, que provavelmente não vai bater um qualquer medíocre Africano.
É aqui (para definir essas apostas) que usas os reports de research ?
Os reports apresentam cenários que podem ser usados para criar o Mix que nos satisfaz.
Porém não são indispensáveis.
Na dúvida onde “apostar”...“equally weighted portfolio”
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
E agora a pergunta do milhão de dólares em matéria de index
Se a Europa (imaginando que é a nossa aposta) afundar e a Africa (ignorada por nós) explodir, bem podemos encontrar o melhor instrumento europeu, que provavelmente não vai bater um qualquer medíocre Africano.
LTCM Escreveu:Na dúvida indexa-se com base nisto:
(estando a categoria decidida – Global, Europa,
AutoMech Escreveu:LTCM Escreveu: o turnover está bastante correlacionado com a performance e isso eu já encaixo bem.
Historicamente fundos com um turnover elevado apontam para oportunidades de investimento com mais risco associado. Além disso os factos demonstram que os melhores fundo, óptica longo prazo (15-20 anos ), apresentam taxas de turnover reduzidas o que se pode ler como uma superior capacidade de escolha de activos.
Mas isto é o passado. Será assim no futuro? Não sei. Na dúvida Indexo.
Editado pela última vez por LTCM em 15/1/2012 16:22, num total de 1 vez.
LTCM Escreveu:Baixo turnover: implica, para o fundo, menos custos de negociação, menores diferenças entre o ASK e o BID obtidos (reduz o campo do HFT) e menos impostos sobre ganhos de capital.
Desculpa insistir LTCM, mas a performance para a qual olhamos (a liquida depois de fees) já reflecte todos esses custos de turnover que referiste, tornando o turnover irrelevante para a análise IMO.
Eventualmente em caso de empate entre dois fundos talvez possa ser utilizado, mas como variável base eu nem olharia para ela. Daí ter insistido porque continuo a não perceber em teres mencionado o turn over como uma das variáveis base da selecção.
A não ser que a tua experiência já te tenha dito que o turnover está bastante correlacionado com a performance e isso eu já encaixo bem.
AutoMech Escreveu:Porquê o baixo turnover ? Se o fundo tem boa performance e é um bom candidato, a minha tentação imediata é dizer que é irrelevante se mudam ou não muito as posições (até porque essa maior mudança poder ser a razão para a performance, não ?).
Baixo turnover: implica, para o fundo, menos custos de negociação, menores diferenças entre o ASK e o BID obtidos (reduz o campo do HFT) e menos impostos sobre ganhos de capital.
AutoMech Escreveu:E como é que tentas ver a "Performance em função do risco assumido" ? Depois de fazeres a escolha inicial, optas por tentar encontrar algo com um R-Square mais perto de 100 mas com um beta razoavelmente inferior a 1 ?
Então tu fazes as perguntas e já sabes as respostas?
Ao que sugeres junta a análise do:
Alpha (ou Jensen's Alpha);
Desvio Padrão
Obrigado LTCM.
Porquê o baixo turnover ? Se o fundo tem boa performance e é um bom candidato, a minha tentação imediata é dizer que é irrelevante se mudam ou não muito as posições (até porque essa maior mudança poder ser a razão para a performance, não ?).
E como é que tentas ver a "Performance em função do risco assumido" ? Depois de fazeres a escolha inicial, optas por tentar encontrar algo com um R-Square mais perto de 100 mas com um beta razoavelmente inferior a 1 ?
Porquê o baixo turnover ? Se o fundo tem boa performance e é um bom candidato, a minha tentação imediata é dizer que é irrelevante se mudam ou não muito as posições (até porque essa maior mudança poder ser a razão para a performance, não ?).
E como é que tentas ver a "Performance em função do risco assumido" ? Depois de fazeres a escolha inicial, optas por tentar encontrar algo com um R-Square mais perto de 100 mas com um beta razoavelmente inferior a 1 ?
AutoMech Escreveu:Assumindo que te decides por determinada aposta em fundos (sejam eles emergentes, commodities ou outra coisa qualquer), como é que passas à fase seguinte da escolha e com base em que critérios é que fazes essa escolha ?
Fundos com:
Taxa Global de custos baixa – de preferência abaixo de 1%;
Baixo Turnover - abixo de 50% é bom mas se for abaixo dos 25% é ainda melhor;
Totalmente investido – ou com reservas de “cash” próximas de zero.
Para os intervalos de 1-3-5-10 anos verificar:
Grau de Correlação com os pares e com o Benchmark;
Performance relativamente aos outros fundos e ao Benchmark;
Performance em função do risco assumido;
Consistência anual dos retornos;
Estabilidade da equipa de gestão: O gestor está no fundo desde sempre? Saíram gestores para outros fundos? Com as entradas e saídas a consistência dos resultados manteve-se?
+-+-+-+-
Mas como bem sabes, Little B oC S I, é extremamente difícil para nós, comuns mortais, detectar um excelente fundo. Os estudos demonstram que para ter algum grau de certeza, na escolha de um fundo que crie alpha de forma consistente, são precisas várias décadas de dados. Não é à toa que as entidades gestoras são obrigadas a declarar que: «As rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura», « o valor das unidades de participação pode diminuir ou aumentar dependendo da evolução dos activos que compõem o fundo, sendo que maiores rendibilidades estão normalmente associadas a maior risco. Em virtude dos riscos de ordem económica e de mercados, não poderá ser dada nenhuma garantia quanto ao facto de que o fundo ou, se aplicável, a sociedade gestora atingirá os seus objectivos»
Na dúvida indexa-se com base nisto:
(estando a categoria decidida – Global, Europa, Sector, Small, Value,…)
Taxa Global de Custos reduzida;
Baixo Turnover;
Totalmente investido.
AutoMech Escreveu:decides por determinada aposta em fundos (sejam eles emergentes, commodities ou outra coisa qualquer), como é que passas à fase seguinte da escolha e com base em que critérios é que fazes essa escolha ?
Usas os links que deixaste em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1 para elaborar a lista dos 'suspeitos' ?
Esses links são para HF, CTA, MF e similares.
O que pretendes saber é como escolher MF e ETF's?
Ou estou a perceber mal?
Editado pela última vez por LTCM em 3/2/2011 13:12, num total de 1 vez.
Já agora uma pergunta mais genérica também LTCM.
Assumindo que te decides por determinada aposta em fundos (sejam eles emergentes, commodities ou outra coisa qualquer), como é que passas à fase seguinte da escolha e com base em que critérios é que fazes essa escolha ?
Usas os links que deixaste em http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1 para elaborar a lista dos 'suspeitos' ?
Mas mesmo usando os links, que no fundo te dão listas de potenciais compras, que tipo de abordagem é que usas para trabalhar essas listas e efectuares a escolha final ?
Assumindo que te decides por determinada aposta em fundos (sejam eles emergentes, commodities ou outra coisa qualquer), como é que passas à fase seguinte da escolha e com base em que critérios é que fazes essa escolha ?
Mas mesmo usando os links, que no fundo te dão listas de potenciais compras, que tipo de abordagem é que usas para trabalhar essas listas e efectuares a escolha final ?
Re: Investimento a longo prazo
Pois, eu sei que aí disseste

Mas não consigo mesmo encontrar.
AutoMech Escreveu:LTCM, eu sei que já os mencionaste no forum (até penso que mais do que uma vez) mas não consigo encontrar. Importas-te de deixar aqui outra vez aquele que para ti é o melhor nesta categoria ?
Aqui disse qualquer coisa
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... um.php?f=3
Outros exemplos:
VWINX;
VGTSX;
Algo diferente:
PCA;
AOA;
Os argumentos para a escolha, que se aplicam a 90% dos investidores, já os conheces.
LTCM Escreveu:
IMHO: Fundo de acções à escala global com particular incidência nos mercados emergentes.
LTCM, eu sei que já os mencionaste no forum (até penso que mais do que uma vez) mas não consigo encontrar. Importas-te de deixar aqui outra vez aquele que para ti é o melhor nesta categoria ?
Dep.Prazo que permita fazer JUROS COMPOSTOS.
Claro que não é preciso dizer que deve ser o deposito com maiores tx de juros, eh eh eh.
Curiosidade:
No BANCOBEST, um deposito a prazo de 62 dias "rende mais" que um DP de 180 dias (claro que estou a referir a taxa de juro). Ver imagens abaixo:
Claro que não é preciso dizer que deve ser o deposito com maiores tx de juros, eh eh eh.
Curiosidade:
No BANCOBEST, um deposito a prazo de 62 dias "rende mais" que um DP de 180 dias (claro que estou a referir a taxa de juro). Ver imagens abaixo:
- Anexos
-
- img dp best 62 dias.png (50.25 KiB) Visualizado 2440 vezes
-
- img dp best 180 dias.png (37 KiB) Visualizado 2442 vezes
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.
p3droPT Escreveu:Uma duvida sobre obrigações:
Estou a pensar investir um pequeno montante numa obrigação de médio prazo.
Imaginemos a seguinte obrigaçao:
YTM: 6,3%
Valor Nominal: 1.000
Preço: 96%
Taxa Cupão: 4,4%
Data Maturidade: 13-05-2013
(valores arredondados)
Alguém me pode trocar isto por miúdos, ou seja no final quanto dinheiro vou realmente receber (excluindo possibilidade de incumprimento claro)
Tenho ideia que vou pagar 96% ou seja 960 euros pelo cupão de 1000. E depois recebo a taxa de 6.3% anualmente?
Vou tentar ajudar:
-se comprares hoje, pagas 960€ + juro corrido que neste caso é 260/365*0,044*1000€ ou seja 31,3425€=991,3425€
-recebes um crédito do imposto retido de 6,7386€ (31,3425€*0,215)
-dia 13/05/2012 recebes de juros 44€-9,46€=34,54€ liquidos
-dia 13/05/2013 recebes 1034,54€ liquidos (reembolso + juro - imposto sobre juro)
Espero que tenha sido claro

Uma duvida sobre obrigações:
(valores arredondados)
Alguém me pode trocar isto por miúdos, ou seja no final quanto dinheiro vou realmente receber (excluindo possibilidade de incumprimento claro)
Tenho ideia que vou pagar 96% ou seja 960 euros pelo cupão de 1000. E depois recebo a taxa de 6.3% anualmente?
(valores arredondados)
pellux Escreveu:Reislb Escreveu:El junior Escreveu:já agora:
Certificados do Tesouro
Para as subscrições de certificados do Tesouro em Fevereiro de 2011 a:
Taxa ilíquida dos juros distribuídos anualmente do 1.º ao 5.º ano - 1,55%;
Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 5 anos - 5,80%;
Taxa ilíquida de juro anual garantida para uma aplicação a 10 anos - 6,65%.
Desculpem estar a usar este tópico para fazer esta pergunta mas já faz um tempo que eu ando com esta dúvida.
Se a aplicação do certificados de tesouro for a 10 anos e retirar-mos o dinheiro passado uns 5 anos, por exemplo, teremos uma taxa de juro anual ilíquida de 1.55% durante esses anos ou teremos 6,65%.
Cumprimentos.
Se deixares completar os 5 anos, a taxa será de 5,80% no final desse ano.
Com retroactivos aos 4 anos anteriores. Ou seja, para 5 anos recebes 1,.. por ano, durante os primeiros 4 anos, ao 5º ano recebes 5,8% mais a diferença referente aos 4 anos anteriores.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
jaf00 Escreveu:Bom dia.
Dentro em pouco tempo a minha familia vai aumentar. Por esse motivo queria criar uma poupança para a criança.
No entanto não sei que tipo de produto escolher. Sei que quero algo que dê mais que os depositos a prazo e com uma percentagem baixa de risco. O investimento será a longo prazo (pelo menos 10 anos) e com reforços de tempos a tempos.
Gostava que me dessem a vossa opinião.
Obrigado
Alocar uma boa parte em CT (~6% a 10 anos);
Ler e estudar muito sobre mercados antes de avançar para o que quer que seja (fundos, acções, obrigações, etc...)
jcms qual mês a que te referes?
Certificados do Tesouro
Certificados do Tesouro
- Registado: 18/10/2010 23:30
Reislb Escreveu:El junior Escreveu:já agora:
Certificados do Tesouro
Desculpem estar a usar este tópico para fazer esta pergunta mas já faz um tempo que eu ando com esta dúvida.
Se a aplicação do certificados de tesouro for a 10 anos e retirar-mos o dinheiro passado uns 5 anos, por exemplo, teremos uma taxa de juro anual ilíquida de 1.55% durante esses anos ou teremos 6,65%.
Cumprimentos.
Se deixares completar os 5 anos, a taxa será de 5,80% no final desse ano.
Reislb Escreveu:El junior Escreveu:já agora:
Certificados do Tesouro
Cumprimentos.
1,55%.
- Registado: 29/11/2007 4:08
El junior Escreveu:já agora:
Certificados do Tesouro
Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."
Compra um barco a motor."
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, danielme1962, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MiamiBlue, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, trilhos2006 e 283 visitantes