Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic- "A prova dos nove", Educação em Portug

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 1/2/2011 2:37

AutoMech Escreveu:
artista Escreveu:
Em relação aos despedimentos penso que isso já não será um impedimento na maioria das escolas, a quantidade de professores contratados é tanta que não será difícil ajustar as necessidades de docentes a um maior ou menor número de turmas... e se não aumentarem os lugares de quadro não tardará muito a que isso deixe completamente de ser um impedimento!

Um professor que seja efectivo numa escola tem que tipo de estatuto ? É semelhante ao de um funcionário de uma conservatória que não pode ser despedido ?

Provavelmente sim, mas nem percebi se estás a falar de uma escola privada ou pública, de qualquer forma a minha resposta seria a mesma, "provavelmente sim"... eu estou habituado a contratos anuais por isso não sei ai certo! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mares » 1/2/2011 2:37

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Só uma ressalva Mares. Se o estado gastar X com um miudo numa escola publica, não há nenhuma razão para que não possa haver um cheque ensino nesse valor e os país meterem os filhos, onde bem entenderem.

Actualmente isso não é praticavel.
Em quase todo o pais tens um parque escolar publico dimensionado para a população estudantil. Assim o Estado gastava o dinheiro duas vezes, uma a manter a estrutura para receber os alunos e outra a dar dinheiro para esses mesmos alunos irem para escolas privadas (nos casos em que existe alternativa).

Só quando não existir impedimento de despedimentos na FP e acabar as indemnizações ao pessoal despedido é que podes implementar uma medida desse genero.

O que estás a dizer está correcto. A ministra referíu isso.

Só mesmo o dirigente das escolas privadas é que tentou contornar isso.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Mares » 1/2/2011 2:33

AutoMech Escreveu:
Mares Escreveu:Detestei as intervenções hipócritas evocando a "liberdade de escolha", desde que seja o contribuinte comum que entre com dinheiro... Esta gente não tem interese na educação, mas sim em fazer lucro!

Só uma ressalva Mares. Se o estado gastar X com um miudo numa escola publica, não há nenhuma razão para que não possa haver um cheque ensino nesse valor e os país meterem os filhos, onde bem entenderem.

Como referíu a ministra ..."SIM".. desde que não exista duplicidade na oferta (i.e., existír uma escola pública perto, à qual deva ser dada preferência).

O que foi referído é esse dinheiro não ser dado directamente às escolas partículares, que algumas delas poderão nao ser completamente idonias, e sim ser entregue ao encarregado de educação.

por Automech » 1/2/2011 2:33

artista Escreveu:
Em relação aos despedimentos penso que isso já não será um impedimento na maioria das escolas, a quantidade de professores contratados é tanta que não será difícil ajustar as necessidades de docentes a um maior ou menor número de turmas... e se não aumentarem os lugares de quadro não tardará muito a que isso deixe completamente de ser um impedimento!

Um professor que seja efectivo numa escola tem que tipo de estatuto ? É semelhante ao de um funcionário de uma conservatória que não pode ser despedido ?

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 1/2/2011 2:31

mais_um Escreveu:
AutoMech Escreveu:Só uma ressalva Mares. Se o estado gastar X com um miudo numa escola publica, não há nenhuma razão para que não possa haver um cheque ensino nesse valor e os país meterem os filhos, onde bem entenderem.

Sim, eu estava a discutir a ideia que já defendo há muito tempo. Nas condições actuais seria impossível.

Estou convencido que a educação é um sector que beneficiaria com a concorrência (e os verdadeiros professores também).

por artista_ » 1/2/2011 2:25

mais_um Escreveu:Nos casos que eu conheço, provavelmente o Estado andou a ser "mamado", se há casos em que não há alternativa publica e nesse caso justifica-se, há outros em que fruto de "contactos" (deduzo eu) dentro do ministério foram feitos contratos quando existia vagas dentro da rede publica.

Pois, penso então que é isso que este governo e os anteriores (e respectivos ministérios)têm de explicar aos Portugueses, porque é que só agora se deram conta disso?

O que me admira é que ninguém ainda lhes tenha perguntado isto!?? :shock:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 1/2/2011 2:24

mais_um Escreveu:

Em quase todo o pais tens um parque escolar publico dimensionado para a população estudantil. Assim o Estado gastava o dinheiro duas vezes, uma a manter a estrutura para receber os alunos e outra a dar dinheiro para esses mesmos alunos irem para escolas privadas (nos casos em que existe alternativa).

Só quando não existir impedimento de despedimentos na FP e acabar as indemnizações ao pessoal despedido é que podes implementar uma medida desse genero.

Penso que dependerá dos casos, mas dificilmente haverá uma duplicação, acho que haverá casos em que o que se poupa com a ida de um aluno para o privado não será grande, mas haverá casos em que sim...

por mais_um » 1/2/2011 2:23

artista Escreveu:
AutoMech Escreveu:
Mares Escreveu:Detestei as intervenções hipócritas evocando a "liberdade de escolha", desde que seja o contribuinte comum que entre com dinheiro... Esta gente não tem interese na educação, mas sim em fazer lucro!

Só uma ressalva Mares. Se o estado gastar X com um miudo numa escola publica, não há nenhuma razão para que não possa haver um cheque ensino nesse valor e os país meterem os filhos, onde bem entenderem.

Exacto, como princípio acho perfeitamente justificável e acertado!

Neste caso sinceramente custa-me a perceber quem tem razão, sendo que a razão depende de cerca de 10 mil euros por turma! :)

É um facto que o governo está a fazer tudo para poupar onde pode, não me admira que esteja a "esticar a corda" a querer pagar o mínimo possível... há uma questão que me parece fulcral neste assunto, infelizmente não a vi ainda ser feita por ninguém. Das duas uma, ou o estado está agora a pagar menos do que devia, fazendo as contas que lhe interessa, ou então andam há anos a dormir e a pagar muito mais do que deviam!!! Se só querem pagar 80 mil euros por turma, como é que pagaram no ano passado 114 mil!? Aqui parece-me que só há duas hipóteses, ou estão a obrigar as escolas a sujeitarem-se a orçamentos incomportáveis, ou andaram a esbanjar dinheiro durante muitos anos!

Por outro lado as escolas também podem ter-se habituado a viver "à grande" e agora custa-lhes a viver com "serviços mínimos"...

Entre estas duas visões estará a verdade, obviamente não conheço o assunto com a profundidade necessária para poder ter uma opinião mais concreta sobre o assunto!

Nos casos que eu conheço, provavelmente o Estado andou a ser "mamado", se há casos em que não há alternativa publica e nesse caso justifica-se, há outros em que fruto de "contactos" (deduzo eu) dentro do ministério foram feitos contratos quando existia vagas dentro da rede publica.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Automech » 1/2/2011 2:20

Pois Artista, eu também não sei, tanto pode ser uma coisa como outra.

Resta saber se o estado, ao calcular o custo por aluno no público, está a incluir mesmo todos os custos.

por artista_ » 1/2/2011 2:17

AutoMech Escreveu:

Exacto, como princípio acho perfeitamente justificável e acertado!

Neste caso sinceramente custa-me a perceber quem tem razão, sendo que a razão depende de cerca de 10 mil euros por turma! :)

É um facto que o governo está a fazer tudo para poupar onde pode, não me admira que esteja a "esticar a corda" a querer pagar o mínimo possível... há uma questão que me parece fulcral neste assunto, infelizmente não a vi ainda ser feita por ninguém. Das duas uma, ou o estado está agora a pagar menos do que devia, fazendo as contas que lhe interessa, ou então andam há anos a dormir e a pagar muito mais do que deviam!!! Se só querem pagar 80 mil euros por turma, como é que pagaram no ano passado 114 mil!? Aqui parece-me que só há duas hipóteses, ou estão a obrigar as escolas a sujeitarem-se a orçamentos incomportáveis, ou andaram a esbanjar dinheiro durante muitos anos!

Por outro lado as escolas também podem ter-se habituado a viver "à grande" e agora custa-lhes a viver com "serviços mínimos"...

Entre estas duas visões estará a verdade, obviamente não conheço o assunto com a profundidade necessária para poder ter uma opinião mais concreta sobre o assunto!

Re: Boa !!!

por Automech » 1/2/2011 2:17

bboniek00 Escreveu:
O Estado devia soo ficar com as prisoes e os urinois puublicos.

E mesmo esses de certeza que eram melhor geridos por empresas privadas. :roll:

por mais_um » 1/2/2011 2:17

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Boa !!!

por bboniek33 » 1/2/2011 2:09

AutoMech Escreveu:

Depois do cheque-beebee... so esta.

O Estado devia soo ficar com as prisoes e os urinois puublicos.

E, mesmo assim, em vez de manter os presos sob sua custoodia, podia dar-nos um cheque-pildra e a gente torcia-lhes o pescoc,o: o Estado poupava umas boas massas e a gente metia uns graneeis ao bolso.

Vou jaa telefonar pro Rato !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Automech » 1/2/2011 2:01

por Mares » 1/2/2011 1:39

Estou a gostar do debate e fiquei com uma opinião muito positiva sobre o esforço que tem sído feito na educação em Portugal.

Este "Prós & Contra" está a ser o programa mais participativo (entre os anteriore) em que os vários "actores" mostram interesse em melhorar o ensino em Portugal.

A minha opinião sobre a ministra da educação está muito positiva, por tudo o que ouvi dela neste programa.

Detestei as intervenções hipócritas evocando a "liberdade de escolha", desde que seja o contribuinte comum que entre com dinheiro... Esta gente não tem interese na educação, mas sim em fazer lucro!

É abominável este tipo de hipocrísia que infelizmente existe neste país!

por TTM62 » 1/2/2011 1:29

Como sou da Área da Educação, estou a acompanhar o programa com alguma atenção e parece-me que:
Em primeiro lugar, A FCF deveria estar mais informada sobre o assunto que está a tratar, denota muita falta de conhecimentos.
Em segundo lugar, a maioria dos participantes está a bater no ceguinho.Poderíam ser mais objectivos.
Em terceiro lugar, a ministra está a ter uma prestação bem fraquinha.
viva a vida k vai passar mt tempo morto

Registado: 5/11/2002 0:54

por artista_ » 1/2/2011 1:16

Como outros programas, "muita parra e pouca uva"... é mais inconclusivo que muitos debates aqui no caldeirão! :mrgreen:

Off topic- "A prova dos nove", Educação em Portug

por Mares » 1/2/2011 1:07

Off topic- "A prova dos nove-RTP1", debate sobre a educação em Portugal.

Abro este espaço para que os interessados possam colocar opiniões/debater sobre a educação em Portugal e sobre aspectos debatídos no programa "Prós & Contra" na RTP1.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 169 visitantes