Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Já se imaginaram a negociar por migalhas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 3/2/2011 15:57

Há vários tutoriais (salvo erro até com video) no site da IB.

Mas aquilo é fácil. Descarregas a folha de cálculo, abres a plataforma IB (com login) e fazes também o login no Excel.

A partir daí colocas os simbolos que queres no Excel e vês as cotações a 'mexer' no Excel, podes dar ordens a partir do Excel, ver a posição global, etc.

E com mais prática permite também personalizar as as próprias folhas de cálculo com facilidade (basta copiar uma das folhas e alterares ao teu gosto). Se fores muito letrado em DDEs (eu não sou) podes criar de raiz a tua folha e fazer macros, programas, etc. para interagir com a IB. É impecável.

Para quem tem conta real, a conta demo também funciona no Excel.

Para quem só tem conta demo não sei se o Excel funciona porque não tens o data feed pago.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Muhammad3010 » 3/2/2011 15:39

Por acaso nunca liguei a IB ao excel...

Boas, para quem não percebe nada dessa plataforma (experimentei ontem), como é que funciona a interacção entre Excel e IB? Existem por aí alguns tutoriais?

Abraço!

Registado: 20/6/2010 13:06

por Supermann » 3/2/2011 2:27

LTCM Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Não estou a dizer que estás errado mas eu acredito que existam traders com uma performance média mensal acima dos 5% nos últimos 10 anos.

Obviamente não sou o Ulisses, mas deixo algumas observações.8-)
Dentro daquilo que é (mais ou menos) conhecido apenas o HF Rentec se aproxima desses valores (muito graças ao HFT).

A rentabilidade anualizada do HF Rentec (+40%) é o dobro da do Warren Buffett (+20%) fazendo dele o melhor veículo de investimento do mundo real.
O trader/ investidor (T/I) dos 5% ao mês tem uma rentabilidade anualizada, completamente anormal, de 80%.

Um T/I com essa capacidade, transforma € 50.000,00 em mais de € 17.000.000,00 em dez anos, como tal, é detectado de imediato pela corretora, banco,…, por onde negoceia e, se não for obtuso, com extrema facilidade começa a gerir OPM.
Portanto se ele existe já gere/ou está para começar a gerir uma grande quantia de dinheiro.

Se por acaso o amigo o Fingerspitzengefuhl tiver conhecimento de um T/I (ainda não descoberto) que faça 5% (até mesmo 2,5%) ao mês avise, por favor, que estou interessado em que ele seja o gestor da minha Carteira e de mais algum Capital que consiga angariar hipotecando alguns bens.

Não pretendo pagar “management fee” mas pago, com gosto, um “performance fee” superior a 25%.:wink:

Bom na verdade existe alguém que faz os tais 80% ao ano, e isto durante os últimos 23 anos :mrgreen:

A Renaissance que referiste. Os 40% anuais que disseste são liquidos depois dos invvestidores levarem a talhada de 5% de management fee + 44% de performance fee :mrgreen:

Registado: 18/12/2009 18:54

por Automech » 2/2/2011 23:52

arnie Escreveu:A IB não transmite o volume tick by tick. Acumula parte do volume transaccionado e depois transmite-o passado alguns segundos, libertando deste modo largura de banda para o que realmente é a sua função, de broker e não de data feed.

Como não faço DT nunca me tinha apercebido disso Arnie.

por arnie » 2/2/2011 23:47

AutoMech Escreveu:A IB já permitia negociar no gráfico com 2 botões buy e sell no canto superior esquerdo. Os gráficos da IB são é inacreditavelmente maus (o que é estranho numa corretora que eu acho tão boa).

Já agora a talho de foice, algo que acho absolutamente espectacular na IB é poder usar o Excel em ligação à plataforma, seja para cotações, seja para alertas, trading, etc. Não troco isso por nada. :wink:

Por acaso nunca liguei a IB ao excel...

Os gráficos na plataforma da IB não são gráficos são anedotas :twisted:

Os gráficos da IB num 3rd party software já é outra historia.
No entanto, apenas gráficos de minutos são credíveis. Tudo o que envolva volume na IB é simplesmente proibido usar.
A IB não transmite o volume tick by tick. Acumula parte do volume transaccionado e depois transmite-o passado alguns segundos, libertando deste modo largura de banda para o que realmente é a sua função, de broker e não de data feed.

Daí que, quem necessite de usar o volume seja obrigado a subscrever um qualquer serviço de data feed separado do broker pois é a única solução de obter uma leitura correcta do volume.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 2/2/2011 23:18

pisão Escreveu:Na IG já é possível fazer isso hà muito tempo 8-)

Sim, na IG e em outras dezenas de plataformas existentes.

Mas o MC é o MC :wink:
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por pisão » 2/2/2011 21:04

arnie Escreveu:Confesso que estou fascinado com a possibilidade de negociar directamente a partir do gráfico. Era sem sombra de duvidas a ferramenta que faltava.

Na IG já é possível fazer isso hà muito tempo 8-)
Uma das maiores dificuldades é saber esperar. A impaciência é inimiga do êxito.

Registado: 12/3/2009 1:16

por Automech » 2/2/2011 20:20

A IB já permitia negociar no gráfico com 2 botões buy e sell no canto superior esquerdo. Os gráficos da IB são é inacreditavelmente maus (o que é estranho numa corretora que eu acho tão boa).

Já instalei o MC, mas devo estar a fazer alguma coisa má porque é suposto ter uma trading platform, não é ?

Eu abro o multicharts e vejo é gráficos mas nada para ligar ao trading. Que volta é que tem de se dar ?

Já agora a talho de foice, algo que acho absolutamente espectacular na IB é poder usar o Excel em ligação à plataforma, seja para cotações, seja para alertas, trading, etc. Não troco isso por nada. :wink:

por arnie » 2/2/2011 19:39

Era para abrir um novo tópico mas como aqui se fala de daytrading e este programa é essencialmente para essa área, deixo aqui a referencia.

Quem for cliente da IB e não só, pode agora usar uma versão gratuita do Multicharts que é uma versão "alpha" do tão aguardado MC 7 que deverá sair lá para meados do ano.

Poderão ler mais aqui.

Download aqui

Confesso que estou fascinado com a possibilidade de negociar directamente a partir do gráfico. Era sem sombra de duvidas a ferramenta que faltava.
Bons negocios,
arnie

por Automech » 2/2/2011 16:35

LTCM Escreveu:
A rentabilidade anualizada do HF Rentec (+40%) é o dobro da do Warren Buffett (+20%) fazendo dele o melhor veículo de investimento do mundo real.
O trader/ investidor (T/I) dos 5% ao mês tem uma rentabilidade anualizada, completamente anormal, de 80%.

Para efeitos de comparação com a performance individual (nem que seja por mero exercício intelectual), começa a ser difícil perceber (ou eu não sei procurar como deve ser) o que é que no mercado é conseguido via tecnologia que não está ao alcance do trader individual (HFT) e o que é realmente conseguido por "pessoas de carne e osso".

Claro que os computadores HFT são programados por pessoas de carne e osso, mas refiro-me a performances cuja origem está em picks de pessoas (qualquer que seja o método, até pode ser mecânico) mas que não HFT.

Eu sei que HFT é mecânico mas espero que entendam a mensagem - performances basicamente de tudo o que não inclui HFT (e até admito que hoje em dia esta pergunta acaba por ser estúpida).

The Flipper

por LTCM » 31/1/2011 14:42

TraderDaily: According to one report, you and Oliver Kinski first started trading on your own with $1.3 million in capital. Does one need more or less to start a successful trading operation today?

Rotter: At that time, we had some minimum margin requirements from our clearer. We were a DTB member and were thus connected directly into the exchange. There was no possibility for a pre-trade position limit; therefore, the clearer had to trust us to not overtrade. Today, the brokers offer you all kinds of trading software where they can set your limits based on your buying power or position size. Therefore, I think as a high frequency intraday trader, you could start with e.g. 300,000 EUR and aim for a profit of a few thousand Euros every day.

TraderDaily: How helpful are $250 forex mini-accounts and products like the CFD (Certificates For Difference) to individuals who hope to parlay a small amount of capital into a fortune? Are these valuable tools or just the malt liquor of the financial world?

Rotter: In my opinion, this is just a kind of gambling similar to online poker. I know some smart guys who consistently make money in online poker, just taking it from all the gamblers. If you are not just a gambler, you need some professional equipment like news feeds, etc., and then, with the right strategy, you might turn even a small amount into a fortune. The biggest problem with these products is that you do not trade on an exchange and it is not regulated. That means your counterparty is the broker who probably doesn’t even hedge your position. So, if you are too successful, the broker won’t like you, and kick you out or just not give you good fills. I’ve heard many stories like that. The broker is your counterparty; you must accept his prices and his fills. So, basically it is “malt liquor” for these brokers and not for the financial world. You definitely have much better chances playing online poker, as this is level playing field

TraderDaily: Long Term Capital Management’s Andrew Meriwether said in an interview with Michael Lewis that the downfall of LTCM was partly the result of copycat activity by executing brokers the firm had to use after the traders left Slomon Brothers. How do you avoid losing your “secret sauce” to institutions that clear or execute your trades?

Rotter: Unfortunately, I have always had worries about other participants watching my activity. It could be the clearer, the broker, the software provider, or even some technical staff at these companies. The main protection is to have accounts at different brokers so nobody knows your exact position. Generally, I try to get in and out of large trades pretty quickly to avoid that anybody [attempting] to trade against me, but I am never sure.

TraderDaily: What happened to Greenhouse Capital Management, the firm you formed in 1998? Did you learn anything from that experience that you would want to pass on to others attempting to start a trading business involving a small number of traders?

Rotter: Greenhouse was a tremendous success for a short period of time. Originally started by my good friends Oliver Kinski and Michael Mareneck in Dublin, it brought together some of the most active, creative and successful proprietary traders of the day into one company. It was a victim of its own success in a way. We wanted to raise capital to bring in even more traders and increase our market presence and we were positioning ourselves for an IPO when the Tech Bubble burst in March 2000. The banks – not unlike their reaction to the economic turmoil of the last 2 years – pulled in their horns and the situation changed overnight. We went from 8-10 banks courting us to no one even returning our phone calls.

http://www.traderdaily.com/08/insight-f ... ul-rotter/
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Zecatreca_1001 » 30/1/2011 22:13

SpecialX Escreveu: :wink: Tb me junto a lista !!! Meto logo a casa e o carro a venda 8-)
Relativamente ao tópico e a "nanonegociação" gostava de saber se os daytraders que aqui participam, conseguem " bater " consistentemente o mercado e que rentabilidades apresentam. Porque é muito bonito falar-se de psicologia, MM, disciplina, no entanto o que interessa são os números.

Abraço

Boa noite.

Fui acompanhando o tópico desde o início e prestei atenção algumas frases, nomeadamente a frase do Ulisses:

Ulisses Pereira Escreveu:Não é isso... Não há ninguém que consiga fazer esses números consistentemente ao longo dos anos. Não tem a ver com menor ou maior diversificação. Uma coisa é em um ou dois anos conseguires fazeres um grande resultado, outra coisa é, ao longo dos anos, conseguires isso. Ninguém o faz.

Apenas por ccuriosidade:
Gostava de te perguntar em que te baseias para afirmar isso?

Acho que a maior parte já percebeu que me enquadro como day/swing trade, com posições temporárias não superiores a duas semanas. Dedico-me sobretudo aos cfd´s de 3 índices: sp500, nas100 e dax.

O que eu faço para cada trade, é estabelecer um valor mínimo de perca e máximo de ganho. De preferência W/L superior a 1,5.
À primeira oportunidade (2ºresistencia/suporte), ou saio de algumas posições ou coloco stops na entrada e evito perdas.

Quando sou stopado, o dia fica por aí e aguardo por uma melhor leitura do mercado.

Com alguma disciplina, paciência e uns tantos post it´s colados perto do monitor, tenho-me dado bem.

A consistência dos ganhos tem sido boa.
Não vou comentar a minha rentabilidade anual até porque a afirmação do Ulisses faz-me pensar se irei continuar no mesmo sistema.

Será que tenho tido sorte?
Se sim, vou continuar enquanto a mão está quente e afasto-me quando arrefecer.

Cumprimentos, BN

Registado: 29/11/2007 10:54

por Fingerspitzengefuhl » 30/1/2011 20:04

Concordo na íntegra com o que o Migluso escreveu sobre a importância do factor mental na performance da carteira.

Uma regra importante para mim é não ter pressão para fazer X% ao dia/semana/mês, esse tipo de pressão é perigosa porque prejudica o pensamento racional que é essencial para um trader.

Tb me junto a lista !!! Meto logo a casa e o carro a venda
Relativamente ao tópico e a "nanonegociação" gostava de saber se os daytraders que aqui participam, conseguem " bater " consistentemente o mercado e que rentabilidades apresentam. Porque é muito bonito falar-se de psicologia, MM, disciplina, no entanto o que interessa são os números.

Depois de ler este tópico fiquei com a ideia de que ninguém está aqui a tentar vender nada nem a oferecer-se para gerir OPM, penso que a maior parte dos users participam no caldeirão para adquirir conhecimentos e partilhar experiências, não para se gabarem das suas performances quando as coisas correm bem ou para se lamentarem quando perdem dinheiro nos mercados.

Ser "day trader" e negociar time frames de 15 min ou mesmo de 1 min não é de todo sinónimo de ser um Rambo dos mercados que aposta 20% da carteira num trade.

Negociando os instrumentos certos um daytrader pode estabelecer regras de money management como qualquer outro, apostando 0.1% da carteira por trade se assim entender.

Concordo com quem diz que o daytrading é mais desgastante psicologicamente pois implica um maior investimento em termos de tempo para acompanhar os mercados do que uma estratégia que tenha como objectivo seguir trends nos gráficos diários, e num momento de descontrolo mental é bem mais fácil perder X% da carteira num dia. :wink:

O que mais me atrai no daytrading é a possibilidade de um trade que começa como algo de curto prazo se poder eventualmente tornar numa posição de médio prazo (dias ou até mesmo semanas) com um risk/return muito bom, se conseguirmos entrar no momento certo a favor do trend.

De resto, penso que a partir de um determinado momento cada trader individualmente se especializa mais num determinado mercado ou conjunto de mercados e em time frames que se ajustem melhor à sua maneira de negociar.

Conheço pessoalmente quem tenha feito milhões a negociar ouro, prata e "câmbios" apenas a seguir trends de longo prazo, sem AT nem grandes conhecimentos de AF, seguindo os preços do mercado pelo jornal diário...

Quanto a performances do outro mundo ao longo de anos, mesmo estando ao alcance de muito poucos, existem casos documentados.

In 2003 I received an email from a former Man Financial broker in London who said, “One of our private customers has been the highest volume trader on Eurex for the last 8 years. He trades approx 3 million lots a month and makes himself €50 million a year, which he has apparently been doing for the last 10 years.” In 2004 I learned that it is Paul Rotter. He is notoriously called “the flipper”.

n January 1998, Kinski, Rotter and some other traders formed a Dublin-based prop-trading firm, Greenhouse Capital Management.

Rotter’s balls-to-the-wall modus operandi helped Greenhouse prosper, but not without some tense moments. The firm began life with $1.3 million in seed capital and featured, in addition to Kinski and Rotter, two other standout own-accounters, Pino Curcio and Florian Albrecht, the latter one of Rotter’s closes boyhood pals. As a unit, they worked well together, though Rotter was clearly the star. “It was do or die,” Kinski recalls. “We knew Paul would have these large positions — in one day we could have been out of business.”

By the end of its first day, Greenhouse was up $526,000. Within three months the firm had made $6.5 million, though not without ruffling some feathers.

http://pipshift.com/2009/09/the-worlds- ... ul-trader/

Registado: 9/2/2010 6:36

por migluso » 29/1/2011 18:27

SpecialX Escreveu:Relativamente ao tópico e a "nanonegociação" gostava de saber se os daytraders que aqui participam, conseguem " bater " consistentemente o mercado e que rentabilidades apresentam. Porque é muito bonito falar-se de psicologia, MM, disciplina, no entanto o que interessa são os números.
Abraço

Relativamente à primeira parte, julgo já ter respondido à tua questão nos posts anteriores.
Mas acrescento, se não bates o mercado nanonegociando também não o baterás negociando. A nanonegociação, como lhe chamaste, permite ao pequeno investidor ou iniciante praticar as estratégias de MM de grandes fundos. Os instrumentos que não permitem negociar fracções de contrato limitam as estratégias de MM do pequeno investidor.

Experimenta ser day trader com uma estratégia semi discricionária e chegarás à conclusão que os números dependem, acima de tudo, do nosso controlo emocional.

Quando falamos que estamos em sintonia com o mercado, a que se deve isso? Aos astros? Ao divino espírito santo? Ao mercado? À nossa estratégia? Ou ao trader, à pessoa?
Se acreditas que é, na maior parte dos casos, devido ao trader (também pode ser devido à estratégia. Nas outras explicações não acredito, dado que não me considero esotérico), então é legítimo concluir que os factores psicológicos, que irão influenciar a nossa análise e execução, desempenham um papel fundamental no nosso sucesso ou insucesso.

A minha assinatura, por exemplo, descreve um estado psicológico de encarar o trading. Infelizmente, ainda não a consegui interiorizar profundamente.
Acredito que se e quando a interiorizar, deixarei de cometer erros como alargar o stop para dar tempo a uma posição perdedora para "respirar" ou fazer average down.

E eu sei o impacto que a eliminação desses erros terá nos meus números.

abraço
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Fingerspitzengefuhl » 29/1/2011 17:27

Caro LCTM, penso que não se pode comparar a performance de um Trader individual com uma conta relativamente pequena com a performance a de um Hedge Fund. :mrgreen:

Com uma conta relativamente pequena podes abrir e fechar posições quase instantaneamente e sem alterar o preço do activo, o caso de um HF ou de outro tipo de conta relativamente grande é completamente diferente.

por Specialx » 29/1/2011 16:29

LTCM Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Não estou a dizer que estás errado mas eu acredito que existam traders com uma performance média mensal acima dos 5% nos últimos 10 anos.

Dentro daquilo que é (mais ou menos) conhecido apenas o HF Rentec se aproxima desses valores (muito graças ao HFT).

Um T/I com essa capacidade, transforma € 50.000,00 em mais de € 17.000.000,00 em dez anos, como tal, é detectado de imediato pela corretora, banco,…, por onde negoceia e, se não for obtuso, com extrema facilidade começa a gerir OPM.
Portanto se ele existe já gere/ou está para começar a gerir uma grande quantia de dinheiro.

Se por acaso o amigo o Fingerspitzengefuhl tiver conhecimento de um T/I (ainda não descoberto) que faça 5% (até mesmo 2,5%) ao mês avise, por favor, que estou interessado em que ele seja o gestor da minha Carteira e de mais algum Capital que consiga angariar hipotecando alguns bens.

Não pretendo pagar “management fee” mas pago, com gosto, um “performance fee” superior a 25%.:wink:

:wink: Tb me junto a lista !!! Meto logo a casa e o carro a venda 8-)

Abraço

Registado: 11/5/2007 22:56

por pdcarrico » 29/1/2011 16:18

LTCM Escreveu:

Quando, em 2003, abri, pela primeira vez, conta num operador de forex, a FXCM, abri conta com margem maior que me permitia na altura ganhar os juros de rollover.

Para as contas mini, e porque poucas pessoas usavam a margem que garantia os juros de rollover, eles aproximavam grosseiramente o valor do juro a um dólar por contrato independentemente da taxa em cada zona económica e do valor do contrato.

Bastava para ganhar esse dolar estar longo na moeda com juro maior e curto na outra.

Então aí eu montei uma compra em cadeia de x contratos CHF/JPY, y CAD/CHF z EUR/CAD, x' USD/EUR, y' GBP/USD e depois fechava com contratos JPY/GBP.

A dimensão económica dos contratos era igual ou seja era com um ciclo fechado blindando o risco cambial. Eu recebia juros aproximados a 1 dolar nas 5 primeiras compras e pagava apenas na última.

Para cerca de 50.000USD de conta eu recebia sem risco cambial cerca de 180USD de juros cinco vezes na semana :)

Era o melhor dos mundos - eu tinha rentbilidade, sem risco e com previsibilidade completa do lucro.

Pior é que eles passados uns meses corrigiram essa aproximação e a minha festa durou apenas 7 meses, mas eu cheguei a fazer o que sugeriste embora com uma performance fee ligeiramente menor.
Editado pela última vez por pdcarrico em 29/1/2011 16:30, num total de 1 vez.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por LTCM » 29/1/2011 13:08

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Fingerspitzengefuhl » 29/1/2011 10:38

Ulisses Pereira Escreveu:5% ao mês? Ninguém faz isso consistentemente. Ninguém no mundo. Ninguém.

Um abraço,
Ulisses

Será? O que te leva a ter tanta certeza nisso?

Talvez seja como correr os 100 metros em menos de 10 segundos, talvez esteja apenas ao alcance de uma ínfima percentagem dos atletas.... Mas não deixa de ser um facto que existem corredores que o fazem todas as semanas :roll:

Não estou a dizer que estás errado mas eu acredito que existam traders com uma performance média mensal acima dos 5% nos últimos 10 anos.

Quanto ao capital mínimo para se viver exclusivamente do trading serem 250 mil eur penso que esse valor é muito relativo porque se uns precisam de 5000 eur por mês para as suas despesas normais outros passam bem com 2500, 1500 ou mesmo 1000 eur.

por migluso » 29/1/2011 2:16

arnie Escreveu:...usas 2 tipos de stop, o da "desgraça" e o "normal". Este stop "normal" tem que te permitir negociar os varios setups que o sistema gere por dia sem nunca atingir o stop da "desgraça".

100% de acordo.

arnie Escreveu:O MM é sempre o principal.

Sim, e apesar de ser da opinião que os factores psicológicos são, a este nível e a esta velocidade, a chave para o sucesso, reconheço que o MM oferece ferramentas para nos proteger dos nossos "desvarios emocionais".
Exemplos de regras de MM: 2 trades negativos e fecho a loja para esse dia, ou, 3 dias negativos e fico 2 sem negociar.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por migluso » 29/1/2011 2:01

arnie Escreveu:O confuso é ter que integrar o sistema de trading com o MM. O MM é sempre o principal.
Ou seja, é o sistema de trading que tem que ser integrado no MM e não o inverso.[/i]

Hoje em dia não é assim. Os dois são de facto indissociáveis, mas graças à possibilidade de dividirmos a posição em quantas partes quisermos torna o mm absolutamente flexível e adaptável ao método de trading. Isto é possível nos mercados que mencionei no post anterior.

arnie Escreveu:A partir daqui teremos que ser nós a investigar. Rever os trades, rever os setups, rever os stops, são demasiado curtos para o produto que estamos a negociar?

Mantendo o que disse atrás, não temos que ajustar o método ao mm, pois este é tão flexível que se ajusta a qualquer setup.

Bom fim-de-semana

por migluso » 29/1/2011 1:35

AutoMech Escreveu:Não sei se foi isso que o Arnie quis dizer mas inicialmente fez-me sentido porque ao colocar um trailing stop estamos a impedir que o stop (inicial) seja atingido.

Embora seja, na prática, outro stop claro.

Tens razão e, honestamente, nem me tinha lembrado do TS como forma automática de irmos reduzindo o risco. Mas nem neste caso te livras de ter que tomar uma decisão discricionária se não quiseres que o SL inicial seja atingido.
Imagina que tens um trigger de 5 pontos para que o TS seja activado. O preço inverte imediatamente após entrares e o trigger do TS não é activado. Se não actuares, o teu SL inicial é atingido.

Pessoalmente, não gosto de trailing stops automáticos.
Imagina que estou a negociar a tf 1 hora ou 4h, o trade está a meu favor e pretendo reduzir o risco ou mantê-lo mas aumentar a posição. O que faço é baixar à tf 5m ou 15m e encontrar um nível de S/R que faça sentido do ponto de vista da PA, colocando o novo SL abaixo ou acima desse nível. Caso a razão de mover o SL seja para aumentar a posição, esta dependerá sempre da nova distância do SL para o preço da entrada inicial (esta pode até já estar positiva) e da segunda, tanto podendo duplicar a posição como apenas comprar meio contrato ou um quarto de contrato, sendo que o importante é ir reduzindo o risco ou, melhor ainda, garantir desde logo um ganho. Isto é possível em spot forex e cfds.

Isto tudo para dizer o quê? Concordo em estipular como uma regra rígida e automática a fixação de um SL máximo para ser usado em situações excepcionais.
Mas, durante a gestão do trade, prefiro adoptar uma estratégia discricionária que se adapte ao movimento do preço.

Bom fim-de-semana.

por arnie » 28/1/2011 15:16

AutoMech Escreveu:Não sei se foi isso que o Arnie quis dizer mas inicialmente fez-me sentido porque ao colocar um trailing stop estamos a impedir que o stop (inicial) seja atingido.

Exacto, um trailing stop é um bom exemplo. Obrigado.

Eu referi $100 de stop para cada trade mas este poderá ser um titpico trailing stop baseado no ATR ou outro indicador qualquer.

Tudo o que seja do sistema de trading tanto poderá ser automático ou semi-automático, ou seja, o sistema dá as ordens e executa-as sem a nossa intervenção, ou então nós escolhemos se executamos a ordem ou não baseado nas condições actuais do mercado.

Tudo o que seja MM, é 100% automático.
Estabelecemos o máximo que aceitamos perder e prontos. A partir daqui pertence ao sistema de trading responder ao que lhe é pedido, PROTEGER AO MÁXIMO O CAPITAL INICIAL.
Bons negocios,
arnie

por arnie » 28/1/2011 15:08

migluso Escreveu:Mas, por exemplo, quando dizes que não devemos deixar atingir o stop estás a introduzir discricionariedade ao nível do mm, porque depende da análise do trader o momento do fecho da posição

A meu ver, e esta é a minha interpretação, o stop loss standard da AT tem que ter outro tipo de tratamento.

Imagina que tens um stop loss máximo de 2% da tua carteira. Não admites perder + de 2% num só trade.

Isto a nível diário faz todo o sentido. Se fizeres meia dúzia de trades por mês, faz todo o sentido este stop.

Se usares essa mesma regra no daytrade, em menos de um mês estás falido.
Não vais fazer meia duzia de trades por mês, vais sim fazer esses mesmos trades num só dia ou até mais. Como é óbvio, estamos aqui a discutir algo que está totalmente dependente do sistema de cada um.

Ora a ideia é usar esse stop loss de 2% não por trade, de preferência não por dia, mas sim para o inesperado, como já fiz referência.

Resultado, todos os trades que o teu sistema executar, os stops dos mesmos têm que estar sempre dentro dessa margem de 2% e quando digo dentro da margem, refiro DENTRO da margem, de tal forma que te permita executar mais trades depois de uma ou mais perdas.

Dito de outra forma, usas 2 tipos de stop, o da "desgraça" e o "normal". Este stop "normal" tem que te permitir negociar os varios setups que o sistema gere por dia sem nunca atingir o stop da "desgraça".

SE o stop da "desgraça" for atingido, tens o dia feito, provavelmente a semana.

O confuso é ter que integrar o sistema de trading com o MM. O MM é sempre o principal.
Ou seja, é o sistema de trading que tem que ser integrado no MM e não o inverso.

Se o teu stop máximo, o tal da desgraça, for os tais 2% da conta, imagina... $500, e usares $100 de stop para cada trade, bastam-te 5 trades perdedores e estás out. Já não podes negociar mais o resto do dia e se calhar o resto da semana pois algo de errado se passa.

E a partir daqui a coisa torna-se algo complicada de explicar pois começamos a entrar nos pormenores tecnicos do sistema de trading que cada um de nós negoceia.
A partir daqui teremos que ser nós a investigar. Rever os trades, rever os setups, rever os stops, são demasiado curtos para o produto que estamos a negociar?

É que existe aqui um 3º factor que já foi falado mas que é facilmente esquecido, que é o instrumento a negociar.
A margem necessária, o valor por tick, tudo isto tem que ser levado em conta aquando da aplicação do sistema de trading e do MM pois se a conta for demasiado curta, obriga-nos a ter stops demasiado curto, deixando-nos expostos a reversals repentinos e por vezes apenas para disparar stops.

[/i]
Bons negocios,
arnie

por Automech » 28/1/2011 14:57

Não sei se foi isso que o Arnie quis dizer mas inicialmente fez-me sentido porque ao colocar um trailing stop estamos a impedir que o stop (inicial) seja atingido.

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, Kury Yozo e 158 visitantes