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Caldeirão da Bolsa

TAP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Mais do mesmo............

por ocart » 7/3/2011 20:53

O á vontade com que se EXPLICAM estes aumentos é simplesmente um atestado de estupidez ao povo Português...!!!!!!!!!!!!!!!!!
Assim como o Exmo. Padre Milicias diz ter uma pensão aceitável de 7.450,oo € num País de 475.oo € de ordenamo minimo que pagam 100,00 € de transportes para ir trabalhar!!!!!!!
 
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por Elias » 7/3/2011 1:48

TAP avança com aumentos nos subsídios das chefias até 76%

Hermínia Saraiva
07/03/11 00:01
economico.pt

Pelo menos 15 dos cargos de chefia da TAP receberam em Janeiro aumentos dos subsídios de funções em terra. Em alguns casos, a revisão desta rubrica, com efeitos retroactivos a Setembro de 2010, chega aos 75,6%. Uma medida que surge numa altura em que a companhia aérea de aviação está, a par de todas as outras empresas públicas, a cortar 5% da massa salarial bruta anual. A TAP contesta que tenham existido aumentos e fala da "alteração do sistema de remuneração dos quadros superiores".

Os maiores aumentos foram atribuídos a um assessor do conselho de administração e ao director de operações, que passaram a receber mais 2.800 euros brutos por mês, auferindo actualmente um subsídio de função de 6.500 euros brutos. De acordo com a listagem a que o Diário Económico teve acesso, ao final de um ano isto representa um valor acumulado de 91.000 euros a somar ao salário.

Além destas revisões, há aumentos que variam entre 66,6% (mais 2.000 euros brutos) e os 4% (mais 100 euros), abrangendo diversas chefias intermédias. Ao que explicou ao Diário Económico uma fonte do sector isto inclui chefes de gabinete, directores e coordenadores de diversos gabinetes: projecto, qualidade, segurança de voo, instrução e chefia de frotas, entre outros.
 
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por Elias » 3/3/2011 19:29

Fernando Pinto admite que a TAP SGPS "não vai atingir lucros"
03 Março 2011 | 17:43
Ana Torres Pereira - atp@negocios.pt

Presidente da TAP admite que os resultados finais da empresa, incluindo a Groudforce e a TAP Manutenção e Engenharia Brasil "não vai atingir lucros".
“Provavelmente [a TAP SGPS] não vai atingir lucros”, disse Fernando Pinto.

A TAP S.A., holding que agrega o negócio da aviação, registou lucros de 62 milhões de euros, em 2010 valores que comparam com os 57 milhões de euros registados no período homólogo.

Contudo estes valores não incluem os contributos da Groundforce e nem da TAP Manutenção Brasil. Estas duas empresas terão atingido prejuízos.
 
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por Mares » 24/2/2011 1:21

CEO da brasileira Gol afasta negociações para comprar a TAP

O CEO da companhia aérea brasileira, Gol, Leonardo Pereira, afastou quaisquer negociações para adquirir a TAP.
Leonardo Pereira que falava numa conferencia telefónica recusou haver qualquer processo negocial para adquirir a transportadora portuguesa.

Na semana passada, o ministro das relações exteriores do Brasil, António Patriota, admitiu que uma empresa aérea brasileira estava a estudar comprar uma participação na companhia portuguesa TAP.

"Fala-se na possibilidade de aquisição de participação de uma companhia aérea brasileira na TAP", comentou o ministro, citado pelo jornal “Folha”.

Após estas declarações, a imprensa brasileira chegou a falar no interesse da Gol. Recorde-se que a TAP tem uma parceria comercial com outra companhia brasileira, a TAM que no ano passado fundiu as suas operações com a LAN Chile.

A TAP está no calendário do Governo das privatizações, não havendo ainda data estabelecida para arrancar com o processo. O CEO da TAP já admitiu haver interessados, sem detalhar nomes.

fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=470039



QUEM QUER CASAR COM DONA BARATINHA ?

http://www.youtube.com/watch?v=oJo6jtaCZ3E
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por Mares » 19/2/2011 23:07

Empresa brasileira quer comprar parte da TAP, diz Patriota

Uma empresa aérea brasileira estuda comprar uma participação na companhia portuguesa TAP. A informação partiu do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, durante a visita ao Brasil do chanceler de Portugal, Luís Amado.

Patriota ressaltou o aumento do mercado brasileiro para a TAP, tanto com a maior frequência dos voos quanto a maior procura de passageiros.

"Se fala na possibilidade de aquisição de participação de uma companhia aérea brasileira na TAP", comentou o ministro.

Patriota e Amado ressaltaram que as empresas privadas portuguesas são ainda umas das principais investidoras no Brasil. Para o ministro de Portugal, a crise financeira vivida pelo país não deve reduzir esse fluxo de investimentos.

Amado destacou, ainda, que no encontro não foi discutida a compra pelo Brasil de títulos públicos da dívida de Portugal.

Na visita ao Brasil nesta sexta-feira, o chanceler português esteve com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e almoçou com Patriota no Itamaraty.

VOOS

Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a TAP representa mais de um quarto do tráfego de passageiros entre Brasil e Europa, com uma fatia de 26,4%. A segunda colocada, de acordo com os dados de 2009 da agência, é a TAM, com 23%.

A TAP é a companhia estrangeira com maior número de voos diretos entre capitais brasileiras e uma cidade europeia. Ela adotou como estratégia expandir operações com voos a partir de capitais do Nordeste.

A empresa é destaque ainda no transporte de carga e ocupa o terceiro lugar neste segmento, com um percentual de 15,2%.

No mercado financeiro e nos jornais portugueses, o nome da Gol figura na lista de interessados no processo de privatização da empresa. O interesse seria uma reação à operação de fusão entre a TAM e a chilena LAN.

No começo do mês, no entanto, a Gol enviou nota respondendo a um questionamento da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) em que diz não ter qualquer fato relevante a divulgar sobre o assunto.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/87 ... iota.shtml
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por pdcarrico » 31/1/2011 18:05

BYPASS Escreveu:
EuroVerde Escreveu:A TAP devia mas era ser privatizada e deixar de pagar balurdios aos administradores com dinheiro do Estado/contribuintes! - dassssssssssssssss :oops:


O dinheiro do estado/contribuintes está proibido de entrar na TAP há vários anos.


Directamente sim, mas a TAP consegue financiamento provavelmente com aval público, ou seja numa hipótese (esperemos que remota) de falência e liquidação, poderá haver dinheiro público a ser pago a credores que terão financiado a empresa no mesmo período em que o Estado estava proibido de lá injectar dinheiro.
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por elbmurcs » 31/1/2011 18:02

BYPASS Escreveu:
EuroVerde Escreveu:A TAP devia mas era ser privatizada e deixar de pagar balurdios aos administradores com dinheiro do Estado/contribuintes! - dassssssssssssssss :oops:


O dinheiro do estado/contribuintes está proibido de entrar na TAP há vários anos.


Tecnicamente, sim, não há transferências directas. Então mas como paga a empresa os salários e o custo de operações, sem tem capital negativo? Com crédito. E quando a torneira fechar, quem tem de entrar para não entrar em falência?
 
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por BYPASS » 31/1/2011 17:50

EuroVerde Escreveu:A TAP devia mas era ser privatizada e deixar de pagar balurdios aos administradores com dinheiro do Estado/contribuintes! - dassssssssssssssss :oops:


O dinheiro do estado/contribuintes está proibido de entrar na TAP há vários anos.
 
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por EuroVerde » 31/1/2011 0:41

Elias Escreveu:E já te passou pela cabeça que pode não haver um único investidor interessado em comprar?


Não. Há gente a querer comprar certamente.
Basta ires à Assembleia da República assistir aos debates sobre privatizações.
Em youtube há filmes disso.

O Estado vai ter que ser reformulado e não pode continuar como está a esbanjar milhões endividando-se exponêncialmente dia após dia.
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por Elias » 31/1/2011 0:31

E já te passou pela cabeça que pode não haver um único investidor interessado em comprar?
 
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por EuroVerde » 31/1/2011 0:29

Elias Escreveu:Se bem percebi, tu achas que a empresa deve ser privatizada. Acontece que a privatização só é possível se houver gente interessada em investir.

No entanto, tu não estás disponível para comprar, ou seja, achas que devem ser outros a comprar porque tu não queres pôr lá o teu. Ora, se tu não queres pôr lá o teu, é porque consideras que não é um bom investimento, certo?
Sendo assim, porque é que achas que outros devem lá pôr o deles?


Não sei. Cada um sabe de si...
Quem tem mais dinheiro que eu, pode especular.
Eu mantenho-me com o que sei, e o que sei é que não investiria. Tal como fiz na Martifer, ficava a ver o comboio a passar ou melhor, o avião a aterrar.
Um dia quando levantasse voo, até podia perder esse voo.
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por Elias » 31/1/2011 0:24

Se bem percebi, tu achas que a empresa deve ser privatizada. Acontece que a privatização só é possível se houver gente interessada em investir.

No entanto, tu não estás disponível para comprar, ou seja, achas que devem ser outros a comprar porque tu não queres pôr lá o teu. Ora, se tu não queres pôr lá o teu, é porque consideras que não é um bom investimento, certo? Sendo assim, porque é que achas que outros devem lá pôr o deles?
 
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por EuroVerde » 31/1/2011 0:20

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Para o longo prazo, Não!

Podia especular a curto prazo. Tudo dependia do momento e do preço...


Deixa-me ver se percebi: tu defendes a privatização da TAP, não para investires (porque isso não te interessa) mas sim, para poderes especular, é isso?????


EuroVerde Escreveu:e tu?


Eu não, de todo. Não tenho por hábito investir em empresas que dão prejuízos crónicos.


Sim defendo privatização, e não só!
Porque a mim não me interessa nada também os portugueses/Estado andar a sustentar uma vaca magra doente e crónica. Privatizando a empresa seria o Estado ver-se livre de monstro que suga dinheiro. Assim seria menos um.

Agora quanto a mim, para investir a longo prazo, já disse que não. Podia era aproveitar alguma volatidade que podesse existir a curto prazo, mas nunca com muito dinheiro como é óbvio.
Deu para entender?
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por Elias » 31/1/2011 0:13

EuroVerde Escreveu:Para o longo prazo, Não!

Podia especular a curto prazo. Tudo dependia do momento e do preço...


Deixa-me ver se percebi: tu defendes a privatização da TAP, não para investires (porque isso não te interessa) mas sim, para poderes especular, é isso?????


EuroVerde Escreveu:e tu?


Eu não, de todo. Não tenho por hábito investir em empresas que dão prejuízos crónicos.
 
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por EuroVerde » 31/1/2011 0:09

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:A TAP devia mas era ser privatizada e deixar de pagar balurdios aos administradores com dinheiro do Estado/contribuintes! - dassssssssssssssss :oops:


Se a TAP fosse posta à venda (nomeadamente através da dispersão de capital em bolsa) tu ficavas comprador?


Para o longo prazo, Não!

Podia especular a curto prazo. Tudo dependia do momento e do preço... e tu?
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por helderjsm » 30/1/2011 22:41

EuroVerde Escreveu:A TAP devia mas era ser privatizada e deixar de pagar balurdios aos administradores com dinheiro do Estado/contribuintes! - dassssssssssssssss :oops:


Já estás a pensar em comprar acções da TAP? :P
Melhores cumprimentos,
Helder Magalhães
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por Elias » 30/1/2011 22:40

EuroVerde Escreveu:A TAP devia mas era ser privatizada e deixar de pagar balurdios aos administradores com dinheiro do Estado/contribuintes! - dassssssssssssssss :oops:


Se a TAP fosse posta à venda (nomeadamente através da dispersão de capital em bolsa) tu ficavas comprador?
 
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por EuroVerde » 30/1/2011 22:39

A TAP devia mas era ser privatizada e deixar de pagar balurdios aos administradores com dinheiro do Estado/contribuintes! - dassssssssssssssss :oops:
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por Mares » 30/1/2011 22:24

TAP poupa 400 mil euros por ano com corte de 10% no salário dos administradores

A administração da TAP aplicou em Janeiro os cortes salariais de 10% aos seus membros bem como ao conselho geral e de supervisão do grupo, numa poupança que se vai traduzir em 400 mil euros anuais.
"A equipa de Fernando Pinto (conselho de administração executivo), assim como os elementos do conselho geral e de supervisão já viram os seus salários reduzidos em 10%, tal como tinha sido definido pelo Governo. Só para os restantes trabalhadores da companhia aérea é que havia sido decidido que a redução ia acontecer em Fevereiro", disse à Lusa fonte da TAP.

De acordo com a mesma fonte, a redução dos salários dos dois órgãos sociais vai resultar numa poupança anual de 400 mil euros.

Estes 10 por cento de corte nos salários da gestão em 2011 juntam-se à redução de cinco por cento que foi efectuada às remunerações base dos gestores públicos em 2010.

O conselho de administração executivo da TAP, presidido por Fernando Pinto, é composto ao todo por seis administradores, enquanto o conselho geral e de supervisão, liderado por Manuel Pinto Barbosa, soma no total sete membros.

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, reiterou na quinta-feira na Assembleia da República que os cortes salariais definidos pelo Governo vão ser aplicados sem excepção.

"A partir de Janeiro, todas as empresas e todos os gestores têm cortes nos salários", afirmou Teixeira dos Santos, durante uma interpelação ao Governo sobre o Sector Empresarial do Estado (SEE).

"Se há alguma empresa que por qualquer razão operacional não o fez, fa-lo-á", assegurou o ministro, garantindo que as reduções nos salários serão aplicadas "sem excepção" e que, "a partir de Janeiro, toda a gente sofrerá o corte".

Na quarta-feira, fonte oficial da TAP já tinha dito à Lusa que a companhia aérea ainda não tinha aplicado os cortes salariais aos seus trabalhadores porque estava a procurar com o Governo "uma fórmula" que permitisse cumprir as orientações das Finanças.

A mesma fonte confirmou que os salários de Janeiro foram processados sem cortes, mas rejeitou que a TAP estivesse a contrariar as orientações das Finanças, esclarecendo que tal facto se ficou a dever à complexidade da folha de salários daqueles trabalhadores.

Os cortes salariais anunciados pelo Governo para combater o défice do Estado vão de 3,5% a 10% do salário e aplicam-se a quem ganhe mais de 1.500 euros por mês na Administração Pública e no SEE.

fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=465795[/b]
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por BYPASS » 30/1/2011 20:56

TAP pode render mil milhões ao Estado
30 de Janeiro, 2011Por Frederico Pinheiro

Unidade de Transporte aéreo é a mais apelativa da empresa pública. Viagens dão lucro em 2010.
O Estado pode receber um cheque chorudo com a privatização da TAP. A unidade de transporte aéreo do grupo, a TAP S.A., valerá entre 700 milhões e mil milhões de euros, segundo contas conjuntas do SOL e de analistas. Mil milhões comprariam , por exemplo, 25 aviões A320, um dos mais modernos utilizados pela empresa pública.

A TAP está nos planos de privatização do Governo para 2011. A empresa está dividida em várias unidades de negócios, sendo as principais a Groundforce, a Manutenção e Engenharia Brasil e a TAP S.A.. E é nesta unidade que está o negócio mais apetecível. Segundo apurou o SOL, a TAP S.A. vai registar resultados positivos em 2010, tal como em 2009. Por isso, os investidores deverão focar aqui as atenções.

Estes resultados contrastam com os das outras empresas do universo TAP. A Groundforce, responsável pela assistência em terra, teve prejuízos de 35,7 milhões de euros em 2010 e a sua situação financeira está no limite: o administrador-delegado, Fernando Melo, fechou no final de 2010 a escala de Faro e despediu 300 trabalhadores. A empresa está à venda desde o final de 2009 e a alienação terá de ser feita este ano.

Na TAP Manutenção e Engenharia do Brasil são esperados igualmente «maus resultados» para 2010, segundo disse o seu presidente, Luís Rodrigues.



Venda pode ser directa
Há vários anos que o Governo pretende vender a TAP, mas a escassez de dinheiro no mercado tem levado ao adiamento da operação. A receita será utilizada para abater à dívida pública, que deverá atingir os 158 mil milhões de euros no final do ano.

De acordo com as declarações desta semana do secretário de Estado das Obras Públicas, 2011 deverá ser o ano de venda da TAP. «Há muito tempo que temos recebido manifestações de interesse, que têm sido reforçadas nos últimos tempos de forma significativa», disse Paulo Campos. Estas declarações seguiram-se à notícia da SIC Notícias, segundo a qual a Qatar Airways estaria interessada em 40% da TAP. Fonte oficial da Qatar disse ao Público , contudo, tratar-se de «especulação».

O CEO da TAP, Fernando Pinto, concorda com a venda e um dos seus principais objectivos é finalizar o processo de privatização até à sair da empresa, em 2012. Por decidir está ainda o modelo de venda. Paulo Campos afirmou que ainda «não há qualquer decisão do Governo relativamente à forma como o procedimento será feito».

Assim, existem dois cenários possíveis: «O mais consensual é a abertura de um concurso público, mas a lei prevê que possa ser feita uma venda directa», diz Mafalda Teixeira de Abreu, da Abreu Advogados. Contudo, a abertura de um concurso público seria «mais transparente», observa João Carvalho das Neves, professor universitário de Gestão.



Transporte dá lucro
O principal negócio da TAP, o transporte aéreo, registou um resultado positivo em 2010, apurou o SOL. O ano foi particularmente negativo para o sector: uma nuvem de cinzas vulcânica paralisou o espaço aéreo europeu, o mau tempo obrigou ao encerramento dos principais aeroportos e o preço do petróleo bateu os 100 dólares no final do ano.

Os resultados da TAP foram, contudo, impulsionados pelo aumento de 7,7% no número de passageiros para 9,88 milhões. Já em 2009 a TAP S.A. registou lucros no transporte aéreo de 57,4 milhões. Contudo, não é expectável que o Grupo TAP SGPS tenha lucros em 2010.

As perdas de 35,7 milhões da Groundforce e os prejuízos, ainda não divulgados, da Manutenção e Engenharia Brasil vão pressionar o resultado líquido. As contas serão divulgadas entre o final de Março e meados de Abril.

frederico.pinheiro@sol.pt

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=10437
 
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por BYPASS » 15/1/2011 14:12

Ranking do Jet Airliner Crash Evaluation Center

TAP é a quarta companhia aérea mais segura do Mundo

Num ‘ranking’ anual divulgado esta sexta-feira pela Jet Airliner Crash Evaluation Center, organismo que analisa as quotas de segurança das 60 maiores transportadoras aéreas, a TAP foi distinguida como a quarta mais segura do mundo. No primeiro lugar da lista surge a transportadora Qantas, da Austrália, seguida pela Finnair e pela Air New Zealand.



De acordo com o relatório, a TAP não aparece num lugar mais destacado por a frota ter mais anos que a média da frota europeia, o que se deve, sobretudo, à aquisição da Portugália, que tinha algumas aeronaves de modelos mais antigos.
Outro factor desfavorável realçado no estudo tem a ver com as rotas da TAP para aeroportos em ilhas, com condições de aterragem difíceis.
Todas as companhias referidas e ainda a Cathay Pacific Airways, da região chinesa de Hong Kong, a All Nipon Airways e a alemã Air Berlin, receberam a pontuação máxima de 30 pontos, por não terem acidentes nos últimos 30 anos.
O último acidente grave da companhia aérea portuguesa ocorreu no aeroporto do Funchal, a 11 de Novembro de 1977, há mais de 33 anos, no qual morreram 131 pessoas.
A 'low cost' Easyjet surge à frente de grandes transportadoras europeias, em 18.º lugar. A British Airways está no 20.º lugar, seguida pela alemã Lufthansa, com a holandesa KLM em 23.º.
A Alitalia só aparece no 37.º lugar do ‘ranking’, a Air France em 41.º (que perdeu um Airbus no Atlântico, com 228 pessoas a bordo, em Maio de 2009) e a espanhola Iberia na 47.ª posição.
O último posto da lista é ocupado pela brasileira TAM, que teve um acidente há três anos, no qual morreram 199 pessoas.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... omentarios
 
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por PIKAS » 26/12/2010 19:15

A TAP ainda era uma das " resistentes ". A maioria das companhias já há muito que cortou com isto.

Pessoalmente, acho que em voos até 4 horas não deveria haver comidas. Sómente café, águas e outras bebidas e chocolates ou bolachas para os miúdos.

Muitas das vezes as cabines dos aviões têm um cheiro que é o mais parecido com peixe frito. Detestável ( não o peixe frito, que gosto muito ). Também faço periódicamente a A1 Lisboa/Porto, demoro mais de 3 horas, e só paro para descansar e beber um cafézinho. Agora num ambiente muito fechado para quê comer em períodos de tempo curtos?

Cumprimentos,
 
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por Elias » 26/12/2010 18:18

TAP corta refeições a bordo nos voos de curta duração
26 de Dezembro, 2010
Por Frederico Pinheiro

Transportadora aérea portuguesa subcontratou empresa para servir refeições no exterior do avião. Medida já está em vigor nos voos domésticos e objectivo é alargar a ligações até uma hora e meia.

A imagem idílica na qual um passageiro desfruta confortavelmente da sua refeição, servida por uma hospedeira, a bordo de um voo da TAP já passou à História. Desde a semana passada, os passageiros de voos internos da transportadora aérea portuguesa recebem, antes de entrarem no avião, uma merenda servida numa caixa de cartão. E a medida vai ser alargada a mais ligações fora de Portugal.

No dia 15 de Dezembro entrou em vigor o novo serviço de entrega de refeições na TAP, que veio substituir o tradicional serviço a bordo de cada voo, de acordo com a proposta efectuada pela TAP às empresas de catering, a que o SOL teve acesso.

O serviço foi contratualizado com a Cateringpor - Catering de Portugal até ao dia 15 de Janeiro e fonte oficial da TAP revelou ao SOL que o objectivo é continuar com este serviço, alargando-o a todos os voos com uma duração até uma hora e meia, dentro e fora de Portugal. Até ao dia 15 de Janeiro serão abrangidas por esta medida todas as ligações internas nas escalas de Lisboa, Porto, Funchal e Porto Santo.

Os passageiros poderão recolher a sua caixa de cartão «num balcão no aeroporto especialmente criado para o efeito» ou então, dependendo do aeroporto, «nas portas de embarque dos respectivos voos», explica a TAP na proposta enviada às empresas.

A transportadora espera reduzir custos, através da colocação de menos tripulantes em cada voo. «O objectivo é reduzir custos relativamente às companhias que concorrem directamente connosco», explica fonte oficial da companhia.

frederico.pinheiro@sol.pt
 
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por Manak » 8/12/2010 19:04

pvg,

Como já referi, não irei participar na greve, e concordo que o timing da sua marcação para épocas festivas em que há um maior fluxo de passageiros, não seja o mais correcto.

Mas já se sabe que para os sindicatos de empresas prestadoras de serviços, marcar greves para alturas em que esses serviços são mais necessários, é uma forma de dar mais força as suas reivindicações e causar maior pressão às administrações das empresas.

Um abraço
 
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por pvg80713 » 8/12/2010 18:28

ok manak, tens razão.

uma ultima pergunta, não achas que marcar uma greve para a véspera de Natal e passagem de Ano, é uma escolha "baixa".

abraço
pvg

edit 1 : em relação a greve dos controladores espanhois que eu apelidei de selvagem até acho que alguns deviam no minimo ser despedidos.
obviamente acho que todos têm direito à greve, mas não destas formas.
 
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