Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-TOPIC - Recebi o meu primeiro ordenado reduzido

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 27/1/2011 23:51

Mares Escreveu:Não serão os funcionáros publicos os que terão os maiores motivos para endignarem-se, já que em 2009 tiveram aumentos no salário de +2,9% (num ano em que houve deflação de -0,8%), o que corresponde a um ganho real de +3,7%, emprego garantído, etc, etc?

E tu a dares-lhe, se há coisa que não percebo é aquelas pessoas que lhes demonstram que as coisas não são assim mas "colocam uma talas ao lado dos olhos" e continuam a ver as coisas da mesma forma?!?
Já noutro tópico referiste isso, e porque é que não pegas nos outros anos todos da década?

E o resto? já comparaste os salários de cargos equivalentes do público e do privado?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Mares » 27/1/2011 23:41

MarcoAntonio Escreveu:Aliás, a tempo inteiro e em exclusividade, o vencimento base vai dos 3400 aos perto de 6000.

Enfim, não se pode olhar só para um valor e avaliar o vencimento por baixo (basicamente o contrário do que se faz com os professores em que toda a gente olha para o vencimento no topo da carreira).

Até porque em Portugal um problema que existe é precisamente esse: os vencimentos variam demasiado desde o início ao fim das carreiras (o que em certa medida é um contracenso, embora se justifique alguma evolução devido ao ganho de experiencia, etc). Mas a produtividade não cresce nem pouco mais ou menos na proporção da variação dos vencimentos, que em alguns casos é absurda, injusta e desincentivadora até para quem está em início de carreira.

Algo que a contenção dos últimos anos só agravou - aumentando na prática ainda mais a disparidade - porque os mais velhos apanharam os anos de vacas gordas de aumentos e progressões rápidas que os mais novos não apanharam...

Quanto aos cortes que foram feitos, com todo o respeito porque quem "leva na carteira" (e que entendo que custa sempre) era o que tinha de ser feito e está em linha com o mais justo que podia ser feito (mais virgula aqui menos virgula acolá). Faltou abranger porém os pensionistas (muitos deles reformados antecipadamente) na mesma ordem de grandeza, que é outra injustiça: sofre mais quem trabalha do que quem não trabalha e já não tem sequer tantos gastos decorrentes de trabalhar, como deslocações e refeições [fora de casa], etc, etc.

Enfim, mas isto já foi tudo debatido no Forum...

Concordo com todas as palavras que colocas aqui e reforço algumas das tuas colocações.

Um dos grandes buracos nos gastos do Estado é com os pensionistas (só para as reformas do Estado são 7 mil milhões de euros por ano, e crescendo de ano para ano).

A maioria destes reformados recebem reformas com valores referentes ao seu último salário (que foi inflado no tempo das vacas gordas), muitos deles reformaram-se antecipadamente, recebem o 13º e 14º, não tem filhos pequenos para cuidar ou despesas com transporte diariamente, etc, etc...

Já o funcionário público, que hoje ocupa o mesmo lugar (do outro que está na reforma com alguns milhares de euros/mês), sofre com os cortes, muitos destes com filhos pequenos, outros pagando empréstimos da casa/carro, tem gastos nos transportes diariamente, etc, etc.

Mas claro que os cortes nos salários são estritamente necessários para equilibrar as contas do Estado. Isso não tem volta a dar e vamos vêr se serão suficientes...possivelmente não...

Mas serão os funcionáros publicos os que terão os maiores motivos para endignarem-se, já que em 2009 tiveram aumentos no salário de +2,9% (num ano em que houve deflação de -0,8%), o que corresponde a um ganho real de +3,7%, emprego garantído, etc, etc?
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por artista_ » 27/1/2011 23:35

Quanto ao tópico propriamente dito, merece-me dois comentários.

1. Eu já escrevi aqui antes que acho esta solução do governo uma enorme injustiça, já que sacrificou apenas uma parte dos portugueses, os que trabalham para o estado, quando o problema é de todos, foi criado por todos... os trabalhadores do estado não são mais responsáveis do que os que trabalham para o privado, da criação do RSI, das Scut's, da nacionalização do BPN, etc...

2. Isto tem sempre algo de relativo, aquilo que é mau para uns seria excelente para outros. Eu quando me sinto mal pago, descontente, penso sempre na miséria que existe em África (ou noutros pontos do globo) e na sorte que tenho em não ter nascido lá! Mas nem é preciso ir a África, dando um exemplo, eu acho que os professores que viram os seus vencimentos reduzidos têm todo o direito de reclamar e de se sentir insatisfeitos (até pelo que disse no ponto anterior). Mas, os cerca de 40 mil professores contratados, não se importariam de estar na sua situação e verem os seus ordenados reduzidos em 20%, ficariam a ganhar o mesmo ou ainda mais, teriam muito mais regalias e teriam um vínculo à função pública que lhes daria muito maior estabilidade... e em muitos casos a grande diferença que existe entre uns e outros é apenas o facto de os primeiros serem um pouco mais velhos e terem começado a lecionar alguns anos antes!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MarcoAntonio » 27/1/2011 23:30

super_fm Escreveu:Perder 10% de um salário de 2500 € é mau? É sim senhor.

(...)

Desculpem lá, mas parece-me mais fácil alguém viver com menos 250 € mensais num salário de 2500 do que um qualquer trabalhador que tem que fazer face a todas as despesas do mês com 475 €...

O corte para quem aufere 2500 euros é de 6% (150 euros) e não de 10% (250 euros).

A tabela de cortes foi apresentada pelo Governo há meses atrás e está disponível online em vários sites (aliás foi colocada aqui no forum também na altura).

A redução total contando todas as medidas andará talvez na ordem dos 10% mas as restantes medidas (aumento de 1% nos descontos e subida das taxas de IRS) aplicam-se a toda a gente, incluindo os que auferem menos de 1500 euros.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/1/2011 23:36, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por artista_ » 27/1/2011 23:24

mais_um Escreveu:
aaugustobb Escreveu:Para não falar nos professores que andam por vezes mais de 10 anos para entrarem para os quadros...com horários imcompletos...longe da familia(por vezes dos filhos)...com a casa às costas de lado para lado...por vezes o que ganham não dá para pagar a renda, e visitar a familia 2 vezes por mês...e quando já estão a ficar velhos, é que conseguem aproximar da sua terra... :shock:

Em relação aos professores, quando escolheram o curso já sabiam que era assim.

Chiça que tu tens mesmo um ódio de estimação para com os professores, e tens tu uma irmã que é professora, fará se não tivesses!

Quem é que já sabia que era assim?! Quando eu tinha vinte, vinte e poucos anos, podia dar aulas com o 12º ano se quisesse porque havia falta de professores. Tenho um amigo meu que deu aulas de Educação Física só com o 12º ano de escolaridade e um curriculo com ligações ao desporto... quem nessa altura e nos anos seguintes (até pelo menos há 10 anos atrás) não fazia a mínima idéia do que viria aí, só se tivesse uma bola de cristal...

Mas mesmo que já houvesse sinais de alguma saturação queres com o teu comentário dizer que não deviam ter seguido a sua vocação?! Iriam para quê? Arquitectura? Direito? em qualquer um dos casos estariam ainda pior...

Acho o teu comentário completamente despropositado, sem sentido!

por super_fm » 27/1/2011 23:24

Perder 10% de um salário de 2500 € é mau? É sim senhor.
Os médicos trabalham muito? Com certeza que sim.
Mas não trabalham também muito os pedreiros, os canalizadores, os padeiros, as empregadas de limpeza? Desculpem lá, mas parece-me mais fácil alguém viver com menos 250 € mensais num salário de 2500 do que um qualquer trabalhador que tem que fazer face a todas as despesas do mês com 475 €...

Às vezes acho que se olha demasiado para o nosso umbigo e se fala demasiado quando temos a barriga cheia... É fácil falar quando não é preciso pensar onde se vai arranjar dinheiro para a consulta que está a chegar ou para comprar os manuais escolares para os filhos.

Por favor não tomem isto como um ataque pessoal, que não o é, mas custa-me pensar noutras pessoas que olhem para estes post e que estão numa situação de desemprego.

Abraço a todos...
Editado pela última vez por super_fm em 27/1/2011 23:25, num total de 1 vez.

Registado: 9/6/2009 18:55

por pdcarrico » 27/1/2011 22:45

Vi a tabela e fico com ideia de que os valores para dedicação exclusiva não são assim tão maus. É naturalmente a minha opinião e é por isso tão arbitrária quanto uma completamente diferente.

Agora diria que faz sentido qualquer profissional avaliar o que é importante para ele. Se é dinheiro que é mais importante, então que procure oportunidades no privado. O Estado dá formação, dá algumas condições mas nunca deverá ser tão competitivo quanto uma clínica particular, e para certas especialidades, o fosso ainda se agrava mais.

Agora temos de pensar nesta (e noutras) crises como reveses que fazem parte da vida. Eu sou engenheiro, apostei numa pós-graduação em finanças numa business school, mais tarde num MBA noutro País. Acho que não seria presunçoso de dizer que era um aluno de entre os melhores da turma, e até há 3/4 anos ganhava um salário variável raramente inferior a 10 mil euros/mês.

Entretanto fiquei desempregado, já hoje me posso considerar desempregado de longo prazo e vivo com 1/10 do orçamento que tinha antes (seria 1/20 se eu gastásse na época tudo o que ganhava). Apesar disso, tento aproveitar o lado bom (também existe) de estar numa fase pior - vou à natação a meio da tarde numa piscina a céu aberto, tenho aprendido a cozinhar melhor e vou à praia sempre que posso.

Para quem perdeu 10% do salário só terá que anular algumas despesas. Todo o mal é relativo
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por MarcoAntonio » 27/1/2011 22:41

Aliás, a este propósito pegue-se neste contra-argumento do vitcosta:

vitcosta Escreveu:Criar excedente de profissionais em qualquer área onde não são necessários, não é correcto seja ela qual for.
O problema não é ter poucos médicos, mas tê-los onde é necessário.

Qualquer um faz uma consulta a dez doente numa manhã, num hospital central de Lisboa, mas quem quer fazer uma manhã num banco numa urgência caótica em Bragança?
E a ganhar o mesmo?

Médicos de 2ª já temos (Palops, ucranianos, etc) fazem tarefa a 35 euros à hora, estão habitualmente nas triagens e a maioria é altamente incompetente, mas como ninguém quer fazer este serviço..

(...)

Ah, ok, portanto nós podemos ter "médicos de segunda"... desde que sejam estrangeiros.

Bom, para já, tenho um conhecimento razoável dos Hospitais e os médicos estrangeiros não são assim tão maus e costumam "bater" os portugueses nalguns aspectos, nomeadamente na relação com os doentes (os portugueses são tendencialmente mais frios e distantes, o que é importante em termos terapêuticos, de diagnóstico e etc).

Mas mesmo que fossem, então o resultado da política de admissões - segundo testemunho de um profissional da classe - é que:

1) Formam-se e empregam-se menos portugueses;

2) Temos "na mesma" médicos de segunda nos Hospitais mas estrangeiros e a receberem a 35 euros à hora!

Isto é suposto ser uma vantagem?

Se convence de alguma coisa é da necessidade de aumentar as vagas!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/1/2011 22:25

moppie85 Escreveu:Novamente a ideia errada que "a ordem dos médicos garante taxinho para todos".

A ordem não garante nada a ninguém.

Moppie, na prática garante sim. Enquanto as admissões nas faculdades for consideravelmente inferior às necessidades, os médicos portugueses têm "emprego garantido" (tanto que vêm médicos estrangeiros para Portugal, que se encontram em quantidade considerável nos Hospitais).

Pessoalmente sou pouco favorável a este formato (bem como a forma de admissão que pesa demasiado um factor que não é assim tão importante: as médias). Afinal, entre ser um bom cábula e um bom médico (incluindo a dimensão pessoal) vai uma certa distância.

Enfim, por muito que se defenda (como se defendem todas as classes, de resto) existem problemas em torno da classe médica e seguramente coisas que deveriam ser alteradas às quais a classe se opõe pois vão contra o seu interesse.

E entenda-se que isto são observações e nenhum "ataque" à classe. Eu vejo estas coisas com certa naturalidade...
Imagem

Administrador Fórum

por Las_Vegas » 27/1/2011 22:24

moppie85 Escreveu:
Las_Vegas Escreveu:É o mercado a funcionar...

Alguém que tem um curriculum fantástico, num país com uma ordem dos Médicos que garante taxinho para todos e ainda assim não consegue sacar mais do que 2500€ por mês, alguma coisa está a fazer mal.

Se calhar está na hora de parar para pensar.

Espero que interprete isto como uma crítica construtiva, o caro amigo com o curriculum que tem se se mexer um bocadinho fica com a faca e o queijo na mão.

Novamente a ideia errada que "a ordem dos médicos garante taxinho para todos".

Quanto aos médicos "terem emprego garantido", não é verdade. O que se passa é que um médico para trabalhar não o pode fazer sozinho - o Estado obriga a que este faça um período num Hospital Público. Basicamente, um recém-formado em medicina não pode exercer medicina fora do SNS, mesmo que queira...

Sinal que as regras são claras e bem conhecidas por todos.

Eu tentei deixar uma mensagem de ânimo, acho sinceramente um desperdício de talento.

Alguém que passou uma vida a estudar merece efectivamente mais. E parece-me que para tal basta mais um pequeno passo. Este bem mais simples de dar que o primeiro que exigiu tanto estudo e esforço.

Registado: 4/11/2002 23:12

por moppie85 » 27/1/2011 22:18

Las_Vegas Escreveu:É o mercado a funcionar...

Alguém que tem um curriculum fantástico, num país com uma ordem dos Médicos que garante taxinho para todos e ainda assim não consegue sacar mais do que 2500€ por mês, alguma coisa está a fazer mal.

Espero que interprete isto como uma crítica construtiva, o caro amigo com o curriculum que tem se se mexer um bocadinho fica com a faca e o queijo na mão.

Novamente a ideia errada que "a ordem dos médicos garante taxinho para todos".

Quanto aos médicos "terem emprego garantido", não é verdade. O que se passa é que um médico para trabalhar não o pode fazer sozinho - o Estado obriga a que este faça um período num Hospital Público. Basicamente, um recém-formado em medicina não pode exercer medicina fora do SNS, mesmo que queira...

Registado: 15/4/2008 14:12

por moppie85 » 27/1/2011 22:14

pvg80713 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:E eu estou solidária com o vitcosta: um médico formado em Portugal, com especialidade e a ganhar 2500 euros é uma miséria!

Um médico com especialidade, a tempo inteiro, ganha bem mais do que isso...

e se como a grande maioria entrar as 10 e sair as 11, a trabalhar no publico, consegue ganhar em média mais que o primeiro ministro e o presidente da republica juntos, com trabalho extra...

Depende do que faça.
(já deixei as tabelas numa mensagem para o mais_um).

Quanto a essa do "entrar às 10h e sair às 11h", não existe, pelo menos nos hospitais (até pq a maioria deles até tem leitores biométricos).

Pode-se ganhar bem, se se trabalhar bem. Ganha-se mais trabalhando no particular (tb tem maior risco e despesas associadas) ou, como muitos fazem (e eu discordo disso), sendo tarefeiros - recusam-se a fazer bancos pelo hospital (pq honestamente o valor n compensa), são contratados por empresas de tarefeiros e recebem 4 vezes mais...

por Las_Vegas » 27/1/2011 22:10

É o mercado a funcionar...

Registado: 4/11/2002 23:12

por moppie85 » 27/1/2011 22:09

PairOfJacks Escreveu:
moppie85 Escreveu:3 - "Outras profissões em que também se trabalha muito, ninguém recebe um tostão por noitadas ou fins de semana"

Dúvido, mas queres dar exemplos?

Sem estar a querer dar argumentos a nenhum lado da discussão eu respondo-te: os militares.

Não há horas extra, nem fins de semana nem nada pago. E olha que há ai muita gente a fazer serviços de 24horas de 4 em 4 dias. Não me estou a queixar atenção, já ninguém é militar obrigado, mas pediste um exemplo e aí está ele. :wink: Mas acho que já falamos sobre isto noutro tópico. Ah! E mantém-se o convite se quiseres ver a realidade de uma unidade militar.

Ora bem!
Mas aí és pago por essa disponibilidade (e acho bem que sejam pagos), embora, como discutimos, haja outras contrapartidas (para além das remuneratórias), em questão.

Temos de ver se combinamos isso por pm que, por acaso, fui dos que não teve nem SMO nem Dia da Defesa Nacional!

por MarcoAntonio » 27/1/2011 22:07

altrio Escreveu:A mim também me tiraram 350 euros líquidos e o que eu fiz foi repercutir essa perda de vencimento em serviços supérfluos que tinha (algumas das pessoas que recebiam parte desses 350 euros até achavam muito bem os cortes porque pensavam que era só para os outros, até sobrar para elas também).

Entendo o que dizes e acho mesmo que esse é um problema carismático dos portugueses em geral.

Em todo o caso, estou em crer que a prazo isso é bom: uma maior racionalidade nos gastos tenderá a conduzir-nos a uma economia menos deficitária. Se não há mercado para "serviços superfluos", as pessoas e as empresas terão de encontrar outras soluções ou áreas de actividade, o que nos tenderá a tornar mais competitivos.

Quem tenderá a sofrer com isto "por tabela" é a área dos serviços e parte do comércio mas não acho que a prazo isso seja mau de todo...
Imagem

Administrador Fórum

por moppie85 » 27/1/2011 22:05

mais_um Escreveu:
vitcosta Escreveu:Os meus 2500 são merecidos e suados, gostem ou não...

São 2500 iliquidos ou já com os descontos?
Ordenado base ou com horas extras e afins?

Podes ver aqui mais_um:

http://www.simedicos.pt/Pages/Tabela-salarial-2010.aspx

Depois, tens de "actualizar" com as taxas de penalização (até 2000€ 3,5%; o excesso 16%)

por altrio » 27/1/2011 21:57

Olá vitcosta,

não desmoralizes. A mim também me tiraram 350 euros líquidos e o que eu fiz foi repercutir essa perda de vencimento em serviços supérfluos que tinha (algumas das pessoas que recebiam parte desses 350 euros até achavam muito bem os cortes porque pensavam que era só para os outros, até sobrar para elas também).

Se o conseguires fazer também vais ver que te sentes logo melhor.

Registado: 11/12/2010 20:34

por mais_um » 27/1/2011 21:48

MarcoAntonio Escreveu:Quanto aos cortes que foram feitos, com todo o respeito porque quem "leva na carteira" (e que entendo que custa sempre) era o que tinha de ser feito e está em linha com o mais justo que podia ser feito (mais virgula aqui menos virgula acolá). Faltou abranger porém os pensionistas (muitos deles reformados antecipadamente) na mesma ordem de grandeza, que é outra injustiça: sofre mais quem trabalha do que quem não trabalha e já não tem sequer tantos gastos decorrentes de trabalhar, como deslocações e refeições [fora de casa], etc, etc.

100% de acordo! ficou a faltar equiparar os reformados aos activos, em termos de IRS, era o minimo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 27/1/2011 21:47

mais_um Escreveu:Em relação aos professores, quando escolheram o curso já sabiam que era assim.

Não propriamente: as regras de colocação e até de concurso (acabaram os mini-concursos por exemplo) foram imensamente alteradas nos últimos anos.
Imagem

Administrador Fórum

por mapaman » 27/1/2011 21:46

"Reza a História, que pouco depois do 25 de Abril de 1974, num encontro entre Otelo Saraiva de Carvalho e Olof Palme, o primeiro ministro Sueco que viria a ser assassinado, este perguntou-lhe o que pretendiam agora os Portugueses fazer com a revolução, ao que Otelo terá respondido "Acabar com os ricos". Olof Palme terá retorquido "Nós na Suécia estamos a tentar acabar com os pobres"...

Otelo reflectiu nessa altura uma postura que ainda hoje impera na sociedade portuguesa... o eterno nivelar por baixo!
Trinta e seis anos após o 25 de Abril, os ricos não foram extintos, mas em contrapartida há cada vez mais pobres..."

Neste cantinho quem ganha bem não se pode queixar pois vêm logo ao de cima aquele triste fadinho do " bem bom ,antes assim do que pior",pois, realmente o homem podia ganhar 2000 euros que ainda ganhava muito.

A mim o que me incomoda é existir muita gente neste País que ganha isso e muito mais á conta de um telefonema e da colagem de cartazes cheios de ranho no nariz como conheci alguns lá na terra e que agora são uns "doutores".

É o que chamo de ordenados sem responsabilidade.

Caminhamos para a eterna recessão e não é só económica.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por lsilva4 » 27/1/2011 21:40

Boas,

Para mim o problemas apenas reside nas chefias e naqueles a quem chamamos de gestores. A este país (e à Europa, excepto a Alemanha)falta liderança, este país precisa de quem promova a competência e eficiência. O nosso país possui muita gente competente e com capacidades de excelência!. Basta olhar para muitos dos que vão lá para fora(e não falo apenas daqueles com cursos superiores)...Somos um povo com uma enorme combatividade e criatividade! Não adianta olhar para o passado, mas ele assim o comprova. Se outrora soubemos ultrapassar os obstáculos nada nos impede de fazer o mesmo!

É possível colocar uma pessoa que produz pouco a produzir muito com uma boa liderança. Já com uma má liderança será difícil existir "disciplina" organização para alcançar o nosso potencial.

A muitos dos actuais "líderes" faltam princípios, ética e reais competências para o cargo que ocupam...

Tenho a certeza que estes "líderes" andam por aí, é preciso encontra-los e traze-los para a ribalta!
Creio que ninguém se importaria de "dar no duro" desde que pudesse colher os frutos desse trabalho.

Cumprimentos
Pensa e faz que pensas. Do cansaço dos outros faz a tua oportunidade. Faz tocar o despertador para emoções alheias. Mais importante que tudo, FAZ!

Registado: 12/11/2009 22:20

por mais_um » 27/1/2011 21:39

aaugustobb Escreveu:Para não falar nos professores que andam por vezes mais de 10 anos para entrarem para os quadros...com horários imcompletos...longe da familia(por vezes dos filhos)...com a casa às costas de lado para lado...por vezes o que ganham não dá para pagar a renda, e visitar a familia 2 vezes por mês...e quando já estão a ficar velhos, é que conseguem aproximar da sua terra... :shock:

Em relação aos professores, quando escolheram o curso já sabiam que era assim.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mais_um » 27/1/2011 21:34

vitcosta Escreveu:Os meus 2500 são merecidos e suados, gostem ou não...

São 2500 iliquidos ou já com os descontos?
Ordenado base ou com horas extras e afins?
Editado pela última vez por mais_um em 27/1/2011 21:42, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 27/1/2011 21:33

Aliás, a tempo inteiro e em exclusividade, o vencimento base vai dos 3400 aos perto de 6000.

Enfim, não se pode olhar só para um valor e avaliar o vencimento por baixo (basicamente o contrário do que se faz com os professores em que toda a gente olha para o vencimento no topo da carreira).

Até porque em Portugal um problema que existe é precisamente esse: os vencimentos variam demasiado desde o início ao fim das carreiras (o que em certa medida é um contracenso, embora se justifique alguma evolução devido ao ganho de experiencia, etc). Mas a produtividade não cresce nem pouco mais ou menos na proporção da variação dos vencimentos, que em alguns casos é absurda, injusta e desincentivadora até para quem está em início de carreira.

Algo que a contenção dos últimos anos só agravou - aumentando na prática ainda mais a disparidade - porque os mais velhos apanharam os anos de vacas gordas de aumentos e progressões rápidas que os mais novos não apanharam...

Quanto aos cortes que foram feitos, com todo o respeito porque quem "leva na carteira" (e que entendo que custa sempre) era o que tinha de ser feito e está em linha com o mais justo que podia ser feito (mais virgula aqui menos virgula acolá). Faltou abranger porém os pensionistas (muitos deles reformados antecipadamente) na mesma ordem de grandeza, que é outra injustiça: sofre mais quem trabalha do que quem não trabalha e já não tem sequer tantos gastos decorrentes de trabalhar, como deslocações e refeições [fora de casa], etc, etc.

Enfim, mas isto já foi tudo debatido no Forum...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/1/2011 21:35, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por pvg80713 » 27/1/2011 21:29

MarcoAntonio Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:E eu estou solidária com o vitcosta: um médico formado em Portugal, com especialidade e a ganhar 2500 euros é uma miséria!

Um médico com especialidade, a tempo inteiro, ganha bem mais do que isso...

e se como a grande maioria entrar as 10 e sair as 11, a trabalhar no publico, consegue ganhar em média mais que o primeiro ministro e o presidente da republica juntos, com trabalho extra...

Registado: 19/4/2005 11:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Nightrader, PacoNasssa, Shimazaki_2 e 161 visitantes